Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 1001 a 1010


PN0835 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Efeito do LLLT (660 nm) na cicatrização pós-operatória de terceiros molares
Bilci T, Fabre HSC, Fernandes MM, Oliveira RF, Pires DAA, Navarro RL, Fernandes KBP, Oltramari PVP
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a efetividade da terapia a laser de baixa potência (LLLT, 660 nm) em relação às complicações pós-operatórias de cirurgias bucais. Quarenta e dois pacientes submetidos à extração de terceiros molares inferiores foram divididos em dois grupos (LLLT e controle). O grupo LLLT recebeu quatro sessões diárias consecutivas de LLLT, iniciando 24 horas após a cirurgia, enquanto o grupo controle não recebeu outra intervenção além do tratamento farmacológico. As aplicações intraorais foram realizadas com o laser de diodo, com comprimento de onda de 660 nm, no modo de varredura contínua, cobrindo toda a área da reserva supurativa, dividida em quatro quadrantes, cada um com 1 cm2 a uma distância de cerca de 1 cm. A energia aplicada em cada ponto foi de 5 J / cm2, com duração de 8 segundos. Observou-se uma redução acentuada da intensidade da dor no grupo laser 24 horas após a aplicação (t2) até o quinto dia (t5), (p <0,001). Além disso, também foi observado um menor edema no grupo laser 48 horas após a cirurgia (t2) quando comparado ao grupo controle (p = 0,01). No entanto, não foram observadas diferenças em relação aos grupos no sétimo dia pós-operatório (p = 0,44). Da mesma forma, a abertura interincisal também foi maior no grupo laser quando comparado ao grupo controle (p = 0,0003). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos no sétimo dia (p = 0,20).
O LLLT é eficaz na redução da intensidade da dor, inchaço e abertura interincisal, sendo uma abordagem não farmacológica adequada para obter menos complicações e ajudar na reabilitação oral dos pacientes.
(Apoio: CAPES)
PN0836 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Resultante do torque em diferentes angulações de bráquetes convencionas, autoligados ativos e passivos com sistema de ligadura metálica
Avila MA, Correr-Sobrinho L, Santamaria-Jr M, Correr AB, Santos ECA, Valdrighi H, Costa AR
Ortodontia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a expressão do torque equivalente a 5 N.mm e 20 N.mm de bráquetes metálicos convencionais, autoligados ativos e passivos amarrados ou não com ligadura metálica. Todos os bráquetes (incisivo central superior direito, prescrição Roth e slot 0,022" x 0,028") foram fixados com cianocrilato em cilindros redondos de acrílico. Quinhentos segmentos dos fios retangulares em formato retangular (0,019"x0,025") foram dobrados e soldados (20 mm x 10 mm), amarrados ou não com amarrilho metálica (0,010") nos 10 grupos experimentais (n=10). Em seguida, o conjunto foi fixado na máquina de ensaio universal e uma força vertical foi aplicada na extremidade livre do fio promovendo um deslocamento de 10 mm. Os dados equivalentes a expressão de torque foi transformada e os valores médios dos ângulos (º) foram submetidos a Análise de Variância 1 fator e teste complementar de Tukey (α=0,05). Os bráquetes passivo Dentsply sem amarrilho (11,6 ± 1,7) e com (15,6 ± 4,4) apresentaram os menores valores de ângulos sendo estatisticamente inferiores aos demais grupos (p=0,000). Os bráquetes Morelli passivo (com e sem amarrilho) e ativo (com amarrilho) requerem valores médios de ângulos superior a 27º. Nenhuma diferença significativa foi observada nos demais grupos, com ângulos variando de 20,8 ± 2,9 (convencional e ativo Morelli) a 21,2 ± 0,4 (convencional e ativo Dentsply com ou sem amarrilho).
A expressão do torque foi influenciada pelo tipo de bráquete, fabricante e amarrilho. Os bráquetes passivo Dentsply amarrados ou não expressaram o torque de 5 N.mm e 20 N.mm no menor ângulo.
PN0837 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Corticopuntura da sutura palatina mediana em casos de insucesso da expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes em adultos
Jesus AS, Oliveira CB, Suzuki SS, Silva PCH, Santos-Pinto A
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores relacionados aos insucessos da expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes em pacientes adultos e mostrar casos onde foi realizada uma segunda abordagem de disjunção maxilar associando ao expansor MARPE a corticopuntura na área da sutura palatina. Foram avaliadas tomografias de 25 indivíduos, de ambos os sexos, de 15 a 37 anos (23 ± 7,2), apresentando deficiência transversa da maxila e maturação esquelética completa tratados com MARPE. O sucesso do MARPE foi confirmado pela abertura da sutura palatina mediana e insucesso quando não houve abertura ou separação limitada. Os dados foram analisados por meio do teste t para amostras independentes para diferenças nas variáveis de casos de sucesso e insucesso e o teste de correlação de Pearson para avaliar a relação de sucesso com idade, posição do expansor, densidade óssea, estágio de maturação sutural, comprimento e espessura de palato. Idade e espessura óssea em 12 e 16 mm atrás do forame incisivo apresentaram resultados estatisticamente significantes (p <0,05).
O sucesso do MARPE foi relacionado à idade e a uma maior espessura óssea de 12 a 16mm atrás do forame incisivo. Nos casos de insucesso, a posterior realização de corticopuntura proporcionou o sucesso da disjunção maxilar pelo provável aumento da atividade osteoclástica na região da sutura que reduz a resistência à disjunção maxilar.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0838 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Nível de evidência e eficácia diagnóstica dos estudos que utilizam tcfc publicados no dentomaxillofacial radiology journal
Younan KZ, Krueger GF, Zimmer R, Miguens-Jr. SAQ
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo verificou as características dos artigos que utilizaram tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) publicados no periódico Dentomaxillofacial Radiology e investigou seus níveis de evidência e eficácia diagnóstica. Foi realizada análise bibliométrica dos artigos publicados no período entre 2010 e 2019 por três revisores independentes e calibrados que selecionaram os artigos conforme os critérios de elegibilidade. Foram coletadas variáveis demográficas e metodológicas para verificação dos níveis de evidência e eficácia diagnóstica dos estudos. Dos 262 artigos incluídos, 17% eram originários do Brasil e a maioria teve publicação entre 2012 e 2013 (n=70). Delineamentos experimentais laboratoriais (32,8%), transversais (27,5%) e de acurácia diagnóstica (22,1%) foram prevalentes. A tendência dos temas publicados foi de investigação dos recursos técnicos de equipamentos e da capacidade diagnóstica de patologias ou alterações. Prevaleceram os níveis de eficácia técnica (53%), seguidos da eficácia de acurácia diagnóstica (30%) que teve associação com o tipo de delineamento do estudo (p<0,000).
Os artigos são na sua maioria, sobre recursos técnicos e capacidade diagnóstica desenvolvidos sob delineamento laboratorial ou transversal, portanto, com baixo poder de evidência e baixo nível de eficácia diagnóstica para a tomada de decisão clínica.
(Apoio: CAPES)
PN0839 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Efeito antioxidante, inflamatório e comportamental da Curcuma Longa em Mucosite Oral induzida em Hamsters Golden Sirius
Matos IAF, Costa ICC, Santos MA, Araujo AA, Barbalho AAA, Mafra CACC, Silva EM
Pós-graduação Periodontia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos evidenciam que a curcumina pode exercer diversos benéficios no trato gastrointestinal, devido suas propriedades pleotrópicas. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante e anti-inflamatória de Curcuma longa na mucosite oral experimental. Análise fitoquímica do extrato bruto de Curcuma longa (CLE) para detectar a presença de curcumina por TLC e HPLC. Os hamsters sírios dourados foram pré-tratados com LEC oral (5, 50 ou 100 mg / kg). As amostras de bolsas de bochecha foram submetidas a análises histopatológicas de IL-1β e TNF-α, estimativa de superóxido dismutase (SOD), glutationa (GSH) e malondialdeído (MDA) por análise espectroscópica visível por ultravioleta. A análise do comportamento foi realizada pelo teste de campo aberto. O conteúdo de curcumina no LEC foi de 0,55% m / m ± 0,0161 (2,84%). O grupo tratado com LEC na dose de 5 mg / kg mostrou presença de eritema com evidência de erosão e ausência de ulceração, escore 2 (0,5-2,75) (p <0,05) e histopatológico reepitelização, mononucleares discretos infiltrado inflamatório e ausência de edema, escore 0 (0-1,5) (p <0,05). O tratamento com 5 mg / kg de CLE aumentou os níveis de glutationa e reduziu os níveis de MDA e a atividade da SOD (p <0,05). Houve uma redução nos níveis de IL-1 beta (p <0,05) e TNF-alfa (p <0,01). Observou-se redução significativa da frequência em pé, de ambulação, velocidade e criação da atividade motora.
A curcumina obteve efeito antioxidante e anti-inflamatório, e redução na locomoção motora com um possível efeito na emocionalidade em hamsters com MO induzida por 5FU.
(Apoio: CNPq)
PN0840 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Cigarro eletrônico: Uma nova forma de consumo e os mesmos danos para as células epiteliais da mucosa bucal?
Carvalho BFC, Gueri G, Tavares LA, Alves MGO, Almeida JD
Biociências e Diagnóstico Bucal - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O cigarro eletrônico (E-cig) foi desenvolvido para favorecer e facilitar a cessação tabágica, no entanto, pouco se sabe quanto ao seu efeito em células da mucosa bucal. O objetivo deste estudo foi avaliar esfregaços bucais de vaporizadores de E-cig e compará-las com tabagistas, ex-tabagistas e não tabagistas. Foi realizada citologia esfoliativa, de borda de língua de 80 pacientes: Grupo E-cig: 20 vaporizadores de e-cig; Grupo tabagista: 20 fumantes de cigarro industrializado; Grupo ex-tabagista: 20 abstêmios de cigarro industrializado; Grupo controle: 20 não fumantes e não vaporizadores. Os esfregaços foram corados e analisados segundo Papanicolaou e Traut (1941). O perfil tabágico foi estabelecido pelo Teste de Fagerström para Dependência a Cigarros (TFDC) e concentração de monóxido de carbono (CO), nos tabagistas e, pela análise da cotinina capilar e CO, nos vaporizadores. Os dados foram submetidos aos testes de Kruskal-Wallis, post-hoc de Dunn e, ao índice de correlação de Sperman. Os grupos diferiram quanto aos padrões citológicos (p= 0,0011). No grupo E-cig, observaram-se alterações quanto ao infiltrado inflamatório (p=0,0001), colônias bacterianas (p=0,0001), grânulos de querato-hialina (p=0,0001) e células superficiais sem núcleo (p=0,0001).
Concluiu-se que vaporizadores de e-cig, mesmo na ausência de alterações clínicas visíveis, apresentaram alterações inflamatórias e de maturação celular do epitélio bucal. Ainda, estas alterações encontradas são semelhantes às alterações vistas nos fumantes de cigarro industrializado.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/22657-5)
PN0841 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Influência do posicionamento, tamanho do FOV e modos de aquisição na formação de artefatos no ORTHOPHOS XG 3D
Pinto MGO, Melo SLS, Suassuna FCM, Leite JBS, Freitas APLF, Ferreira JEV, Bento PM, Melo DP
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a influência do posicionamento dos dentes, o tamanho campo de visão (FOV) e modos de aquisição do ORTHOPHOS XG 3D na formação de artefatos. Foram selecionados 40 dentes unirradiculares e divididos de acordo com o material intracanal (Níquel-Cromo e Prata-paládio). Na aquisição das imagens, dentes foram posicionados no alvéolo de um incisivo central superior direito em uma maxila dentada. As imagens foram adquiridas no Orthophos XG 3D utilizando os protocolos de exposição: 1- modo SM (85Kv, 7mA; voxel- 0,100), 2- modo HD (85Kv, 5mA; voxel- 0,100) ambos com o FOV-80 mm x 55 mm, 3- modo SM (85KV, 7mA; voxel- 0,100), 4- modo HD (85KV, 5mA; voxel- 0,100) ambos com o FOV-50mm x 55mm. Foram estabelecidos dois métodos de posicionamento dos dentes: 1- pré-estabelecido pelo fabricante -posição central (região de dentes anteriores) e posição lateral (regiões de dentes posteriores esquerdo); 2- estabelecido pelo operador - quatro posicionamentos diagonais constituindo quatro quadrantes (Q1, Q2, Q3 e Q4). O software ImageJ quantificou os artefatos, e os dados analisados pelos testes ANOVA Two-way e Tuckey. Os grupos NiCr e AgPd apresentaram menos artefatos hiperdensos nas posições central e Q2. Quanto ao modo de aquisição, as posições Q1 e Q2 para NiCr e a posição Q1 para AgPd difeririam estatisticamente para FOV 50mm x 55mm para as áreas hiperdensas. Entre os tamanhos de FOV, NiCr diferiu estatisticamente em todas as posições para áreas hiperdensas.
Conclui-se que os posicionamentos dos dentes no interior do FOV e o tamanho do FOV interferem na formação dos artefatos.
PN0842 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Influência dos sistemas de avaliação digital na detecção de reabsorção radicular interna simulada
Fagundes FB, Hora MN, Rosado LPL, Neves FS, Rebello IMCR, Vasconcelos TV
Radiologia Odontológica - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi comparar a eficácia de diagnóstico de diferentes dispositivos de visualização de imagens digitais na detecção de reabsorção radicular interna simulada. Vinte e seis dentes humanos unirradiculares foram seccionados em seu longo eixo e divididos em dois grupos, aleatoriamente. Em seguida, foram submersos em ácido clorídrico (HCL) P.A 37% em tempos diferentes para confecção de 2 tipos de defeitos: Tipo 1 (02 horas) e Tipo 2 (03 horas). Radiografias periapicais digitais foram adquiridas em 3 momentos: antes da secção, após secção e após submersão no ácido. As imagens foram avaliadas em 3 diferentes dispositivos: Desktop iMac de 27 polegadas, Tablet Android de 8 polegadas e iPhone 8 Plus de 5,5 polegadas, usando uma escala de 5 pontos. Os valores de sensibilidade e acurácia foram maiores com o uso do Tablet Android, para ambos tipos de defeitos. Para os valores da curva ROC observou-se maiores resultados com o Tablet Android e menores resultados com o iMac, apresentando diferença significante, quando comparado o uso do iMac com o Tablet Android e iPhone 8, para defeitos do tipo 1. Ao comparar os diferentes dispositivos, na avaliação de imagens de defeitos do tipo 2, os valores não apresentaram diferença estatística, independente do dispositivo avaliado.
É possível concluir que o tamanho da lesão interfere na capacidade de detecção na imagem. Entretanto, o uso de dispositivos portáteis não prejudica o diagnóstico da reabsorção radicular interna, independente do tamanho, podendo ser adequadamente utilizados sem qualquer tipo de prejuízo.
PN0843 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Efeito de formulações da própolis vermelha de Alagoas em linfócitos: viabilidade, citotoxicidade e apoptose celular
Queiroga DEU, De Carvalho Silva LT, Oliveira LMM, Borges ALTF, Almeida CAC, Nascimento TG, Ferreira SMS, Panjwani CMBRG
Pós Graduação Strictsensu - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a citotoxicidade, a viabilidade e grau de apoptose de seis concentrações da Própolis Vermelha de Alagoas (PVAL) em cultura de linfócitos de Sangue Periférico (SP). Foram preparadas seis formulações: nanopartículas da fração hexânica com 40%, 30% e 20% de PVAL, extrato etanólico da Borra da PVAL (BPVAL) e 1º e 2º extratos hexânicos da BPVAL. Posteriormente, construiu-se curvas de diluições variando de 200 a 1500 µg/mL (200, 400, 600, 1000,1500 µg/mL). Linfócitos de SP foram isolados a partir de voluntários saudáveis e plaqueados a uma densidade celular de 54.000 cel/90μl em placa com 96 poços em meio de cultura próprio. Adicionou-se 10μl de cada formulação e após 24h realizou-se os ensaios de Viabilidade, Citotoxicidade e Apoptose usando o Kit Apotoxi-Glo Triplex® da Promega, seguindo o protocolo do mesmo. Verificou-se que nos extratos hexânicos de BPVAL não ocorreu citotoxicidade. As nanopartículas do extrato hexânico de PVAL apresentaram alta citotoxicidade e alto grau de apoptose ((NPV20%:46-94%), (NPV30%:40-66%), (NPV40%:41-67%). A fração hexânica da 1ª extração da BPVAL apresentou baixo grau de apoptose (63% de apoptose) e nenhum processo de apoptose foi encontrado no 2º extrato hexânico da BPVAL e no extrato etanólico de BPVAL. O óleo de graviola foi utilizado como controle positivo e demonstrou 100% citotoxicidade e 100% de apoptose.
Os extratos da BPVAL e HBPVAL apresentaram segurança farmacêutica em linfócitos in vitro. Mais estudos são necessários em novas concentrações e formulações da PVAL.
(Apoio: FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas  N° 60030001356/2018  |  )
PN0845 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Levantamento epidemiológico das anomalias dentárias de número e posição na população de Belo Horizonte
Silva FE, Tomagnini CC, Bicalho MB, Limongi MC, Azevedo MN, Mancía MAF, Manzi FR, Silva AIV
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da pesquisa foi avaliar as anomalias de número e posição dentária na população de Belo Horizonte através de radiografias periapicais de boca toda e/ou panorâmicas de 2.032 pacientes, de ambos os sexos, selecionados do Sistema Único de Saúde. As anomalias avaliadas quanto ao número foram:agenesia, dentes ausentes e dentes supranumerários e, quanto à posição: transposição, transmigração, transalveolar, mesialização, distalização, horizontal para mesial e para distal, giroversão, inversão, infraoclusão, extrusão, anquilose, dente incluso, semi-incluso e impactação. Após a coleta dos dados, foi realizado análise estatística descritiva. Como resultado as anomalias de dentes ausentes e dentes mesializados foram as mais observadas em ambos os sexos. As anomalias de número foram observadas em maior quantidade no sexo masculino enquanto que as de posição foram mais observadas no sexo feminino.
Nota-se que na analise amostral a ausência dentária foi à anomalia mais observada, em ambos os sexos, e acredita-se que a etiologia dos dentes ausentes seja por condições adquiridas. Outras anomalias como os dentes mesializados e os girovertidos, apresentaram alta prevalência. Esse resultado pode estar relacionado com a ausência dos dentes adjacentes. Cuidados prévios com a saúde bucal, diagnóstico precoce, tratamento multidisciplinar são importantes para minimizar casos de anomalias e os resultados descritos podem auxiliar os clínicos no planejamento do tratamento.