Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 1031 a 1040


PN0869 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Fotobiomodulação extraoral na prevenção do hipofluxo salivar em pacientes tratados com radioterapia em cabeça e pescoço: ECR duplo-cego
Albuquerque RF, Ribeiro LN, Lima MHCT, Gusmão TPL, Santos AB, Carvalho AAT, Silva IHM, Leao JC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi realizado um ECR duplo-cego a fim de avaliar a eficácia da fotobiomodulação extraoral na prevenção do hipofluxo salivar em pacientes tratados com radioterapia para câncer de cabeça e pescoço. Amostra de 52 pacientes divididos em grupo intervenção com 23 pacientes submetidos a fotobiomodulação extraoral e grupo controle com 29 pacientes submetidos a fotobiomodulação extraoral placebo, três vezes por semana em dias alternados, durante todo o período da radioterapia. Os parâmetros utilizados foram: 30mW, 7,5J/cm2, 10s/ponto, 0,3J/ponto, comprimento de onda de 830nm e área de 0,028cm². Foram avaliados o fluxo salivar em repouso e o inventário de xerostomia em três momentos do início ao fim da radioterapia e um mês após o término. O desfecho primário foi ausência de hipofluxo salivar. Quando comparados os volumes salivares antes e depois da radioterapia, a maior parte da amostra permaneceu com fluxo salivar > 0,2 ml/min (controle 69% x intervenção 65% p>0,05). A prevalência de xerostomia foi maior no grupo controle (21% x 17% p>0,05) assim como a queixa de xerostomia severa ao término da radioterapia (35% x 30% p>0,05). Dor oral foi a complicação mais frequente (controle 26% x intervenção 20% p>0,05).
A fotobiomodulação extraoral não foi eficaz para impedir a redução do fluxo salivar durante a radioterapia, porém foi responsável por valores de fluxo maiores quando comparado ao grupo controle. Permitiu uma menor prevalência e severidade da xerostomia, possibilitando menos complicações secundárias como infecções fúngicas, dor oral, mucosite oral e disfagia.
(Apoio: CAPES)
PN0870 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Expressão de NANOG em leucoplasia bucal de acordo com o sistema de classificação binária
Tiboni F, PEREIRA AB, Michels AC, Ferreira de Aguiar MC, Scariot R, Modolo F, Ignácio SA, Johann ACBR
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Leucoplasia bucal é a desordem potencialmente maligna mais frequente. O sistema binário de classificação de KUJAN de 2006 é o que apresenta maior concordância entre observadores, mas requer validação. O NANOG, um marcador de células tronco tumorais, é um potencial marcador na avaliação do potencial de transformação maligna da leucoplasia bucal. Nesse trabalho comparou-se a imunoexpressão do NANOG em leucoplasia bucal em relação à mucosa normal. Foram classificados por classificação binária 65 casos de leucoplasia bucal, desses 32 casos de baixo risco, 33 casos de alto risco e 12 grupo controle. Os grupos foram submetidos a imunohistoquímica para NANOG e contagem das células positivas e negativas no epitélio. Os testes incluíram Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Dunn. O nível de significância adotado em todos os testes foi de 95%. Não houve diferença estatística na porcentagem de células positivas para NANOG entre a leucoplasia bucal de baixo risco (14,58%), alto risco (4,34%) e grupo controle (0,65%). Devido ao agrupamento das lesões na classificação binária não foi possível identificar com relação a porcentagem total de células positivas, maior expressão do NANOG em lesão de leucoplasia bucal.
Não houve diferença estatística na porcentagem de células positivas para NANOG entre a leucoplasia bucal de baixo risco (14,58%), alto risco (4,34%) e grupo controle (0,65%). Devido ao agrupamento das lesões na classificação binária não foi possível identificar com relação a porcentagem total de células positivas, maior expressão do NANOG em lesão de leucoplasia bucal.
PN0871 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Avaliação citomorfométrica de células epiteliais orais de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne em uso de bisfosfonatos
Macedo DS, Pallos D, Ortega KL, Braz-Silva PH, Sendyk WR, Martins F
Odontologia - UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma grave desordem genética ligada ao X, os pacientes apresentam deterioração muscular e baixa expectativa de vida. O tratamento para DMD consiste em atrasar o progresso da doença com medicamentos como corticosteróides, bifosfonatos orais (BPO) e vitaminas. Esse estudo avaliou esfregaços citológicos de células epiteliais orais em pacientes DMD em uso de alendronato (DMDA), sem uso de alendronato (DMD) e normorreativos pareados por idade. Foram incluídos 9 pacientes com DMD e 5 controles foram incluídos no estudo. Os esfregaços citológicos foram obtidos da mucosa jugal direita e esquerda, transferidos para lâmina de vidro e processados para avaliação citomorfológica pela técnica de Papanicolaou. As imagens foram capturadas usando uma câmera (Canon Eos Rebel Xsi), conectada a um computador e microscópio. Cinquenta células foram claramente definidas e, em seguida, a razão entre diâmetro do núcleo e citoplasma e a razão núcleo / citoplasma foram medidas usando o software Axiovision®️ Rel 4.8. Um programa de computador (Graphpad - Prism 5.0 para MAC OS X®️) foi utilizado para análise estatística.
A análise citomorfométrica entre os grupos estudados (DMDA, DMD, controle) revelou diferenças estatisticamente significantes no tamanho citoplasmático e na relação N / C (p <0,001), mas não foram observadas diferenças no tamanho nuclear de todos os grupos. Esses resultados sugerem que os medicamentos utilizados e / ou a condição sistêmica dos indivíduos com DMD podem contribuir para tais alterações.
(Apoio: Unisa)
PN0872 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Acurácia da ferramenta stitching em imagens de tomo grafia computadorizada de feixe cônico adquiridas com múltiplos volumes de imagens
Araujo JP, Meloti AF, Silva E, Nascimento MCC
Mestrado - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia de medidas lineares usadas no diagnóstico 3D em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) costuradas, que foram adquiridas por meio de múltiplos FOVs de 8x8 cm e que foram fusionadas para a formação de um volume único. Foram utilizados 10 crânios com mandíbulas em oclusão. Cada crânio foi posicionado no aparelho de TCFC para realizar seis aquisições volumétri-cas com o FOV (de 8x8 cm) das diferentes regiões de interesse do crânio. Todos os seis volumes de cada crânio foram unidos através da ferramenta stitching do software dol-phing para formação de um volume único costurado. Os mesmos crânios foram es-caneados no aparelho de TCFC com FOV (22x17cm) adquirindo um volume único sem costura, considerado como padrão-ouro. Em seguida, medições lineares das imagens em 3D dos volumes costurados e não costurados, foram mensuradas por um único avaliador. Após 30 dias as mensurações foram repetidas. Os seguintes pontos anatômicos foram marcados nas imagens e interligados por uma linha para obtenção da mensuração linear: Orbital D/E; N- Po; Go D/E; Sutura zigomática D/E; Pório D/E; NA, NB. O teste t pareado e o erro aleatório foi utilizado. Os resultados mostraram um desvio não significativo (p> 0,05) das mensurações lineares entre o volume não costurado e o volume costurado.
Conclui-se que as imagens de TCFC costuradas através da ferramenta stitching, podem ser utilizadas para mensurações lineares utilizadas no diagnóstico 3D.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0873 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Fotobiomodulação extraoral e avaliação do fluxo salivar em pacientes submetidos à radioterapia
Ribeiro LN, Lima MHCT, Barros AWP, Barros AMI, Albuquerque RF, Sousa VM, Carvalho MV, Silva IHM
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar as alterações no fluxo salivar de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento com radioterapia, submetidos à fotobiomodulação extra oral. Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado no Hospital de Câncer de Pernambuco, no período de janeiro a agosto de 2019. Amostra composta por 23 pacientes de ambos os sexos, tratados com radioterapia para câncer na região de cabeça e pescoço. Os pacientes foram submetidos à fotobiomodulação com laser infravermelho, aplicações intraorais para prevenção de mucosite e extraorais para estímulo das glândulas salivares. As aplicações foram feitas três vezes por semana em dias alternados durante todo o período da radioterapia. Foram avaliados sintomas subjetivos e objetivos mensurando-se o fluxo salivar em repouso (FSR) através da técnica de spitting antes, durante e após o tratamento radioterápico. A maioria dos pacientes eram homens (70%) e a idade média de 60 anos. No início do tratamento 22 pacientes apresentavam FSR > 0,2ml/min (grau 1), ao término 15 pacientes permaneceram sem alteração e apenas 3 pacientes evoluíram para grau 3. Quanto à classificação subjetiva a maior parte (52%) permaneceu em grau 1 (ausência de incapacidade) durante todo o tratamento.
O uso da fotobiomodulação extraoral não interferiu significativamente na queixa de xerostomia dos pacientes em tratamento radioterápico, porém, pareceu impedir que os pacientes evoluíssem para graus mais elevados quando mensurado o fluxo salivar
PN0875 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Relação do canino impactado com incisivo lateral adjacente por meio de radiografia panorâmica e tomografia de feixe cônico de alta resolução
Garcia KVI, Soares MQS, Junqueira JLC, Panzarella FK, Costa AF, Nascimento MCC
Radiologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o posicionamento de dentes caninos impactados e sua relação com o grau de reabsorção do incisivo lateral adjacente por meio da radiografia panorâmica (RP) e da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Um total de 104 exames (54 radiografias panorâmicas e 54 imagens de TCFC) foram avaliados quanto ao grau de reabsorção e o terço da raiz do dente incisivo lateral envolvido, a sobreposição e o posicionamento vertical do canino impactado em relação ao incisivo lateral adjacente. A comparação entre as variáveis diagnósticas da RP e TCFC foi realizada pelo teste de homogeneidade marginal a nível de significância de 5%. A presença de reabsorção no incisivo lateral foi detectada mais frequentemente na TCFC (p<0,001) quando comparada a radiografia panorâmica, principalmente nos casos em que a reabsorção se encontrava no terço apical da raiz (p<0,001) e com grau de reabsorção discreta (p<0,001). Já para a avaliação de sobreposição do canino em relação ao incisivo lateral, a reabsorção radicular no dente incisivo lateral foi mais frequentemente observada quando o canino se encontrava mais sobreposto ao incisivo lateral. Entretanto, para o posicionamento vertical do canino, não houve relação com a presença de reabsorção.
Conclui-se que as imagens de TCFC devem ser indicadas para avaliação de reabsorção radicular de incisivos laterais adjacentes aos caninos impactados.
(Apoio: CNPq  N° 2.431.648)
PN0876 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Análise química da dentina radicular irradiada e sua interação com cimentos resinosos
Pelloso AM, Miranda RR, Rossi ME, Carvalho AJD, Simamoto-Júnior PC, Novais VR
Dentistica e Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou analisar as alterações químicas da dentina radicular submetida à radiação ionizante e se isso afeta sua interação com cimentos resinosos. Quarenta pré-molares foram divididos aleatoriamente em dois grupos (n=20): não irradiado e irradiado e, posteriormente, subdivididos de acordo com o tipo de cimento resinoso (n=10): convencional e autoadesivo. Após cimentação de pinos de fibra de vidro, as raízes foram seccionadas e analisadas por espectroscopia infravermelha transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia Raman e microscopia confocal. Dados do FTIR foram analisados por ANOVA one-way com medidas repetidas (terço), seguido de Tukey (α=0,05). Dados Raman foram submetidos à ANOVA two-way e as imagens da microscopia analisadas qualitativamente. FTIR revelou alterações principalmente no terço cervical do grupo irradiado para fosfato, carbonato e amida III (p=0,015; p=0,002; p=0,038, respectivamente). Nas razões mineral/matriz e amida I/CH2, houve diferença significativa apenas para terço (p<0,001; p=0,007, respectivamente). Na razão carbonato/mineral, ANOVA mostrou diferença significativa apenas para irradiação (p=0,001). Espectroscopia Raman não mostrou diferença significativa entre os grupos (irradiação p=0,818; cimento p=0,381 e interação p=0,273). A microscopia confocal mostrou menor interação dos cimentos com a dentina irradiada.
A radiação ionizante foi capaz de alterar as moléculas da dentina radicular, principalmente no terço cervical, o que resultou numa menor interação com os cimentos resinosos.
PN0877 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Protocolos de tratamento de superfície para reparo de resina composta bulk-fill com resina convencional
Nunes LP, Oliveira JAP, Santana VB, Souza LT, Ramos NC, Sivieri-Araújo G, Bordin D, Roscoe MG
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro objetivou avaliar a influência de diferentes protocolos de tratamento de superfície (TS) na resistência de união de reparo (Ru) de resinas compostas bulk-fill e convencional. Foram confeccionadas 40 amostras de resina bulk-fill com dimensões de 8mm de diâmetro e 4mm de espessura. As amostras foram submetidas à 3000 ciclos térmicos com variação de temperatura de 5-55°C. Posteriormente, foram divididas aleatoriamente em 4 grupos (n=10). Foram avaliados 4 TS previamente ao reparo: G1: Ácido fosfórico (AC) + adesivo universal (AdUniv); G2: Jateamento (J) + AdUniv; G3: AC + J + Adesivo Convencional (AdConv) e G4: AC+ J + silano+ AdConv. Após a realização dos TS, foi simulado o reparo com resina composta convencional, obtendo-se amostra de 8mm de diâmetro e 8mm de espessura. Após secção para obtenção dos corpos de prova em formato de palitos, a Ru foi avaliada por meio de ensaio mecânico de microtração. Os dados foram analisados estatisticamente, utilizando ANOVA (one-way), seguido de Teste de Tukey (p< 0,05). Os grupos que realizaram TS utilizando AdConv apresentaram valores médios de resistência à microtração inferiores (G3=60,87B; G4=60,35B) aos que utilizaram AdUniv, não diferindo estatisticamente do grupo em que foi associado J + AdUniv (G1=73,19A; G2=67,99AB). O grupo em que o TS foi realizado com AC + AdUniv foi estatisticamente superior aos demais grupos.
O TS com AC + AdUniv promoveu uma maior média de Ru entre os materiais, sendo estatisticamente semelhante ao grupo que associou J+AdUniv e estatisticamente superior aos demais grupos.
PN0878 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Efeito de dentifrícios branqueadores nas propriedades físicas de resinas microparticulada e bulk fill após a escovação simulada
Gonçalves IMC, Sobral-Souza DF, Hormazabal AVC, Véliz LAZ, Dias CTS, Botelho JN, Aguiar FHB, Lima DANL
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar as propriedades físicas de resinas compostas microparticulada (M) e bulk-fill (BF) após a escovação simulada com diferentes dentifrícios branqueadores. Um total de 50 amostras cilíndricas de cada resina com 8 mm de diâmetro foram divididas aleatoriamente em 5 grupos (n=10): Controle (sem tratamento); Colgate Máxima Proteção Anticáries (CMP); Colgate Luminous White Advanced (CLWA); Oral-B 3D White Perfection (OWP) e Curaprox Black is White (CP). Foram realizadas análises quantitativas nas resinas compostas: determinação do brilho, análise de cor através da espectrofotometria de reflectância (ΔWID, ΔEab e ΔE00) e rugosidade superficial (Ra), nos tempos: antes e 24 horas após escovação e análise qualitativa dos dentifrícios através da microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises estatísticas foram realizadas com auxílio do programa R Core Team (2019) considerando α=0,05. A resina BF apresentou diminuição significativa do brilho em todos os grupos tratados, já a resina M teve redução do brilho para o grupo CMP e aumento para o grupo OWP (p<0,05). Na resina BF, o grupo escovado com CP apresentou maior média para ΔE00, diferindo estatisticamente dos demais grupos. Quanto ao ΔWID, houve variação maior no grupo CLWA para a resina M e no grupo CP para a resina BF (p<0,05).
A resina microparticulada teve aumento do brilho enquanto que na bulk-fill houve redução. Os dentifrícios branqueadores não alteraram a rugosidade da resina microparticulada, mas promoveram aumento da rugosidade da resina bulk fill escovada com OWP.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0879 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Avaliação de três agentes de união na produção de artefatos em tomografia computadorizada de feixe cônico em dentes com pinos de fibra de vidro
Mendonça LS, Melo EL, Espíndola-Castro LF, Arruda JAA, Costa LM, Correia TC, Silveira MMF
Pós Graduação - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a presença de artefatos em dentes tratados endodonticamente (DTE) com pinos de fibra de vidro cimentados com diferentes agentes de união resinosos através de tomografia computadoriza de feixe cônico, e mensurar a taxa contraste ruído através de um programa de computador. Pré-molares inferiores foram divididos em 06 (seis) grupos (n=10): G1: DTE com pino e agente de união Nexus 3; G2: DTE com pino e agente de união Duo Link; G3: DTE com pino e agente de união AllCem Core; G4: DTE com a prova do pino; G5: DTE e G6: dentes hígidos. Os dentes foram montados numa mandíbula humana parcialmente desdentada e expostos com Fov 16cm, resolução de 0,2 voxel, 37,07mAs e 90kVp no Tomógrafo i-Cat New Generation®. Após obtenção das imagens, os grupos G1, G2, G3 e G4 participaram da avaliação da taxa contraste-ruído. Através do programa Image J foram mensurados valores médios dos tons de cinza nas imagens axiais dos terços (cervical, médio e apical) do comprimento do pino. Observou-se diferença estatisticamente significativa na média da região do terço médio em relação aos grupos analisados (p≤0,026). Porém, artefatos foram observados em todos os grupos estudados. A diferença estatística observada entre os terços cervical e apical quando os grupos foram avaliados em conjunto não caracterizou ausência de artefatos entre os cimentos estudados inclusive quando somente o pino de fibra de vidro se fez presente.
A escolha do cimento deve ser baseada na facilidade de manipulação, tempo de trabalho, relação custo benefício, modos de ativação e aspectos clínicos.