RESUMOS APRESENTADOS

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 2705 Resumo encontrados. Mostrando de 2591 a 2600


PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de pacientes odontológicos sobre hipertensão arterial
Luana Rivelli Fenandes, Cristiane de Cássia Bergamaschi, Juliana Cama Ramacciato, Rogério Heládio Lopes Motta
Campinas FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos demonstram que muitas pessoas não possuem o conhecimento adequado sobre hipertensão arterial e os problemas que essa doença pode acarretar, inclusive no tratamento odontológico. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivos: a) desenvolver um material informativo sobre hipertensão arterial para pacientes odontológicos; b) avaliar o conhecimento sobre hipertensão arterial e a percepção de pacientes odontológicos sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 50 pacientes atendidos em clínica de graduação que foram divididos em 2 grupos: Grupo 1 (n=25): pacientes do sexo feminino; Grupo 2 (n=25): pacientes do sexo masculino. A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos pacientes sobre hipertensão arterial. Na segunda etapa foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos pacientes sobre o material informativo desenvolvido. Os resultados obtidos foram submetidos aos testes do Qui-Quadrado, Exato de Fisher e teste T de Student com nível de significância de 5%. Foi possível observar que 10% dos voluntários não sabia os níveis de pressão arterial de normalidade (p<0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a saber mais sobre hipertensão arterial após consultar o material informativo (p>0,05).

Concluiu-se que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para o aprimoramento do conhecimento de pacientes hipertensos atendidos em clínicas de graduação.

PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Proposta de ensino com uso de prancha hospitalar para realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na cadeira odontológica
Marco Fiori Junior, Juliana Cama Ramacciato, Roberto Salvador Martins, Marcelo Amade Camargo, Daniel Gonçalves Campos, Rogério Fortunato de Barros, Rogério Heládio Lopes Motta
Pós-Graduação FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No contexto odontológico ainda não existe um consenso se as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) podem ser realizadas com a vítima apoiada na cadeira odontológica. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso de prancha hospitalar para o ensino de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na cadeira odontológica. Quarenta voluntários previamente treinados participaram do estudo e realizaram as manobras de RCP em robô simulador (Ressusci Anne Simulator - LAERDAL®) representando um paciente odontológico em três condições: G1 - com o robô simulador na cadeira odontológica (n = 40); G2 - com o robô simulador na cadeira odontológica e com apoio da prancha na região torácica (n=40) e G3 - com o robô simulador deitado no chão (n = 40). A ordem das avaliações foi determinada de forma randomizada. Cada voluntário realizou 5 ciclos de compressões cardíacas e ventilações (30x2) em cada condição, e o desempenho da realização das manobras foi avaliado pelo programa Session Viewer®. Os dados foram submetidos aos testes de Freedman e Qui-quadrado, com um nível de significância de 5%. Os voluntários obtiveram melhores desempenhos nos parâmetros proporção de compressões cardíacas com profundidade adequada, profundidade média das compressões cardíacas, proporção de compressões com retorno total do tórax e frequência média de compressões por minuto em G2 e G3 (p>0,05), e pior desempenho nos parâmetros avaliados em G1 (p<0,05). Em relação à qualidade geral da RCP realizada, o desempenho dos voluntários também foi melhor em G2 e G3 em relação a G1 (p<0,05).

Os resultados sugerem que o uso de prancha hospitalar como apoio do paciente na cadeira odontológica pode ser empregado no ensino de manobras de RCP para estudantes de Odontologia.

PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do ChatGPT para escrita científica em Odontologia: uma opção viável ou devaneio?
João Felipe Garcia Pacheco da Costa, Jônatas Alves Silveira, Nilton Alves, Caroline Brenner, Jeniffer Zettermann
Ciências da Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi realizar uma análise crítica do desempenho do programa ChatGPT 3.5 ao desenvolver uma monografia em Odontologia. A análise qualitativa foi feita seguindo as etapas: Escolha de um tema; Seleção manual de estudos por pesquisador experiente sobre o tema; fornecer comandos pré-estabelecidos para que o software escreva a introdução, revisão de literatura e conclusão; análise crítica por equipe de especialistas sobre as informações escritas pelo software, pontuando pontos positivos e negativos baseado nas evidências científicas atuais; análise crítica do uso das referências fornecidas e de "alucinações" (invenção de informações sem referencial teórico existente). Todas as respostas fornecidas pelo ChatGPT foram descritas de maneira literal em um programa de texto. O tema escolhido foi de manejo comportamental. Foram selecionados cinco artigos sobre o tema. Após análise dos textos fornecidos pelo ChatGPT, foi identificado que a plataforma foi útil na síntese das informações, escreveu de maneira coesa pontos mais simples, não conseguiu se aprofundar em temas técnicos e científicos e criou "alucinações" de modo sistemático.

Conclui-se que a plataforma ChatGPT possui capacidade de compilar e resumir informações sobre temas em Odontologia. Todavia, não é indicada para a escrita de monografias, pois inventa informações fictícias, que podem levar a decisões clínicas erradas, interferindo em tratamentos de saúde que impactam na qualidade de vida dos pacientes. Recomenda-se o uso do software com cautela, verificando referências de maneira manual por parte do profissional, identificando e contextualizando as informações dentro da correta prática baseada em evidências científicas.

PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da campanha O Endereço da Fada do Dente na doação de dentes humanos pós-pandemia e sua sistemática no Biobanco de Dentes de Humanos
Isabelle Elise Squillace Mendes, Gabriela Ferreira, Maria Clara de Souza, Beatriz Cavanha Valverde Vaz, Ana Carolina Cheron Gentile, José Carlos Pettorossi Imparato, Karla Mayra Pinto e Carvalho Rezende
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No início do ano de 2019, a ideia de realizar um projeto para incentivar a doação de dentes decíduos e permanentes visando aumentar sua disponibilidade para pesquisas e ensino foi concretizada. Dessa forma, de maneira lúdica e interativa, a campanha O Endereço da Fada do Dente ganhou vida na Universidade de São Paulo. Durante dez meses de campanha, a FOUSP recebeu cartas de diversos estados brasileiros e algumas de outros países. As doações totalizaram sete mil duzentos e noventa e nove dentes, sendo a maioria dentes decíduos e terceiros molares. Com a pandemia e o fechamento da escola o projeto ficou estagnado, sendo reativado no segundo semestre de 2022. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da campanha após a pandemia baseado no número de cartas recebidas e da interação do público através da rede social Instagram. Concluímos que até o mês de abril de 2024 foram recebidas 45 cartas e realizadas 33 postagens no instagram com crescimento de 27,5% de contas alcançadas e 121% de contas com engajamento.

Dessa forma, conclui-se que as mídias sociais e a internet oferecem inúmeras oportunidades para os cirurgiões-dentistas se conectarem diretamente com seus pacientes, além de ajudar pesquisadores na divulgação de conteúdo científico para o público leigo e outras pessoas da área odontológica, promovendo avanços na educação dos pacientes e dos profissionais da área, na pesquisa científica, no atendimento ao paciente revisado por pares e nas informações sobre cuidados e a importância da doação de dentes para estudos e pesquisas.

(Apoio: Programa Unificado de Bolsas (PUB))
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de ferramentas de ensino-aprendizagem em Cariologia usando gamificação e co-design mediado pela percepção dos usuários
Mariana Paes Muro, Gabriele de Oliveira, Lucas Freitas Carnevali, Jhandira Daibelis Yampa-vargas, Gabriela do Manco Machado, Laura Regina Antunes Pontes, Mariana Minatel Braga
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O treinamento laboratorial tutorado em detecção de cárie tem mostrado resultados promissores em diversos centros (Braga et al., 2017). Essa metodologia é complementar à aula teórica expositiva e inclui discussão de casos clínicos mostrados em fotos. Este trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de uma nova proposta para desenvolvimento de habilidades práticas e de tomada de decisão relacionadas à detecção de lesões de cárie, incluindo, à atividade original, uso de recurso gamificado, no qual treze casos clínicos são apresentados com diferentes formas de pergunta. As respostas dos alunos no jogo são o ponto de partida e estes devem defender suas respostas. Assim, os tutores, mediadores da atividade, se utilizam desses recursos para desenvolver os objetivos da atividade de se trabalhar os tópicos em estudo. Recentemente, perguntas intermediárias, para trazer a percepção e dificuldade dos alunos, foram incorporadas ao jogo como uma forma de guiar os tutores no bloco seguinte de treinamento (co-design). Criou-se, assim, um mínimo produto viável (MVP) - jogo em detecção de cárie. Oito turmas já utilizaram o recurso gamificado com sucesso para substituir o anteriormente feito com slides de fotos clínicas. Uma turma já utilizou o recurso de co-design, o qual se mostrou interessante para lapidar a atividade, ressaltando, ao longo da mesma, novos pontos de dificuldade a serem trabalhados. Um maior engajamento dos alunos também tem sido notado em função do espírito competitivo.

O MVP criado representa potencial avanço de uma estratégia pedagógica em Cariologia já bem-sucedida, permitindo a inclusão de recursos educacionais inovadores e explorando potencialidades deles, além da visão do usuário poder ser incorporada no recurso.

(Apoio: CNPq  N° 400736/2014 - 4  |  PUB - USP  |  PIBIC - CNPq  N° 758)
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção de estudantes de graduação em Odontologia sobre a importância da disciplina Estágio em Ações Coletivas I na formação profissional
Sara Cristina Barbosa Aquino, José Gabriel Victor Costa Silva, Saul Martins Paiva, Fernanda Morais Ferreira, Joana Ramos-jorge, Jéssica Madeira Bittencourt, Paulo Antônio Martins-júnior, Raquel Gonçalves Vieira-Andrade
Saúde bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de graduação do quarto período do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a importância da disciplina Estágio em Ações Coletivas I (EAC I) para a formação como cirurgião dentista. Foi aplicado um questionário estruturado que coletou dados individuais, sociodemográficos e relacionados à percepção da disciplina EAC I. Foram realizadas análises descritiva e bivariada a partir dos dados coletados (p<0,05). Participaram da pesquisa 61 discentes, sendo 59% (n = 36) mulheres, com média de idade de 22,8 anos e 77% (n = 47) de estado civil solteiro. Dentre os estudantes, foi observado que 50,8% (n = 30) possuem renda de até 6 salários mínimos e que 55,7% (n = 34) tinham uma perspectiva prévia média em relação à disciplina. Um total de 60,7% (n = 37) dos entrevistados não esperavam cursar uma disciplina como EAC I quando ingressaram no curso. A importância da disciplina EAC I para a formação como cirurgião dentista foi considerada alta ou muito alta por 72,1% (n = 44) dos discentes, sendo essa importância maior nos estudantes de sexo feminino (79,5%; n = 31) (p = 0,003), naqueles que apresentaram uma maior percepção final da disciplina (86,4%; n = 38) (p = 0,001), e entre os indivíduos que atribuíram um maior impacto das ações educativas extramuros executadas nas escolas públicas de Belo Horizonte (93,2%; n = 41) (p = 0,032).

A maioria dos estudantes considerou a importância da disciplina EAC I alta ou muito alta para a formação como cirurgião dentista, sendo maior entre as mulheres e por quem apresentou uma maior percepção final da disciplina e do impacto das ações educativas executadas extramuros.

(Apoio: CAPES  N° 88887.931858/2024- 00  |  CNPq  N° 406840/2022-9)
PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso da ferramenta re-aim para avaliação de um modelo de ensino híbrido em ortodontia: uma alternativa com tecnologias educacionais
Marian Vilardo Moutinho, Maria Cardoso de Castro Berry, Vandilson Pinheiro Rodrigues, Flavia Artese, Catia Cardoso Abdo Quintão
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente, tornou-se necessário associar as mudanças socioambientais, a inclusão da internet no cotidiano e as mudanças no perfil das novas gerações de estudantes. Nesse cenário, com objetivo de analisar a experiência de aprendizagem desses alunos através do instrumento RE-AIM(Reach,Effectiveness, Adoption, Implementation and Maintenance), que avalia os domínios alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção de um método foi desenvolvido e implementado um modelo de ensino híbrido à disciplina de graduação de Ortodontia, nos períodos de 2020 a 2022, com toda parte teórica desenhada segundo o modelo Flipped Learning, ministrada de forma online, com atividades síncronas e assíncronas. Foi aplicado um questionário com questões relativas a: dados sociodemográficos, tecnologia e educação, pandemia e percepção da disciplina e foram coletados dados somativos a partir das notas de atividades, prova teórica e média final. Foram realizadas uma análise descritiva e uma análise quali-quantitativa. Participaram desse estudo 102 alunos sendo 74 do sexo feminino e 28 do sexo masculino, com média de idade de 23,4 anos (±2,3). A maioria desses alunos tinha conexão via WiFi (95,1%) e acessavam as aulas por notebook (69,6%). De acordo com os domínios do RE-AIM os alunos consideraram a disciplina eficaz (97%) e de boa qualidade (68,6%), de forma que se sentiram preparados para o futuro profissional (70,6%) e não foi apresentada diferença na média dos escores das notas das turmas (P>0,05).

Portanto, o método de ensino aplicado e desenvolvido foi efetivo e percebido positivamente pelos estudantes, sendo uma alternativa para disciplinas que desejem integrar tecnologias educacionais.

(Apoio: FAPERJ   N° 201.514/2022 )
PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de dentes de acrílico simulando diferentes texturas de cárie em dentina no treinamento pré-clínico: percepção dos acadêmicos
Rafaela Cabral de Oliveira, Fábio da Costa Anastácio, Bárbara Luiz Alonso, Stella Ferreira do Amaral
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos acadêmicos de Odontologia acerca da remoção seletiva de tecido cariado (RSTC) durante o treinamento pré- clínico, comparando o uso de dentes de acrílico convencionais e dentes de acrílico preparados simulando texturas de cárie em dentina. Vinte participantes, matriculados no curso e aprovados na disciplina de Dentística Pré-Clínica participaram do estudo. Quarenta dentes de acrílico, comercialmente disponíveis foram obtidos: 20 dentes (grupo convencional) contendo uma simulação de cárie oculta e, 20 dentes (grupo teste) preparados simulando uma lesão de cárie oculta, contendo diferentes texturas de lesão de cárie em dentina (amolecida, coriácea e firme). Os participantes receberam uma aula sobre a temática, seguida de prática para o treinamento da atividade. Ao final, os participantes responderam um questionário eletrônico para avaliar a sua experiência, comparando o uso dos dois tipos de dentes. Os dados foram tabulados e apresentados na forma de estatística descritiva. Dezenove acadêmicos completaram o questionário (95%) e destes, a maioria dos participantes (89,5%) relatou que o uso dos dentes preparados facilitou o aprendizado e a compreensão, melhorando suas habilidades motoras, comparado ao dente convencional. Estes participantes sentiram-se mais preparados para compreender o acesso à lesão de cárie em dentina e 84,2% sentiram-se mais confiantes na identificação dos diferentes estágios da lesão de cárie em dentina.

Concluiu-se que o uso de dentes de acrílico simulando diferentes texturas de cárie em dentina nas atividades pré-clínicas, oferece vantagens pedagógicas, promovendo um melhor aprendizado e habilidades motoras.

(Apoio: CNPq  N° 88887.903981/2023-00)
PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Plataforma digital para automação do planejamento em Prótese Parcial Removível
Vinicios Silva Moreira Santos, Bruno Costa, Roberto Chaib Stegun, Marcelo Silva de Sousa, Alessandra Pucci Mantelli Galhardo, Gustavo Raime Santos, Júlia Martins Mafra Dos Santos, Marcio Katsuyoshi Mukai
Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O planejamento da prótese parcial removível (PPR) demanda a associação da condição integral das arcadas às condições individuais de dentes remanescentes e suas respectivas estruturas de suporte. Essas características são analisadas a fim de que sejam selecionados os componentes protéticos mais adequados para a condição clínica, visando a reabilitação funcional do paciente. Considerando que a escolha dos elementos que compõem a PPR é feita de maneira lógica, é possível interpretar o processo de planejamento como um sistema lógico, onde os parâmetros de decisão e filtragem deste sistema são baseados nos conceitos acadêmicos já estabelecidos para esse tipo de reabilitação. Sendo assim, este trabalho objetiva o desenvolvimento de uma plataforma digital para planejamento virtual em prótese parcial removível. Esse desenvolvimento se iniciou com a representação gráfica digital e categorização dos componentes disponíveis na PPR. Os mesmos elementos tiveram suas indicações e associações estabelecidas com base nos conceitos da disciplina de Prótese Parcial Removível da Universidade de São Paulo. Essas associações foram convertidas em parâmetros de filtragem e, posteriormente, em informação de programação. Dessa forma, o processo de planejamento pôde ser quantificado e automatizado através desta plataforma digital.

O processo de desenvolvimento demanda a habilidade de conversão dos conceitos de reabilitação da PPR em dados quantificáveis para viabilizar a programação do processo de planejamento. Observa-se que, uma vez que a plataforma passa a ser utilizada, aprimoramentos baseados em casos específicos podem ser feitos para que esse sistema contemple cada vez mais informações e que seu desempenho se torne cada vez mais assertivo.

(Apoio: Programa Unificado de Bolsas - USP)
PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Exame Clínico Objetivo Estruturado presencial e em seu formato online: perspectiva de estudantes e examinadores
Mateus Antunes Ribeiro, Fernanda Ribeiro Porto, Karina Lopes Devito, Ana Elisa Matos de Oliveira, Bruno Salles Sotto-maior
Doutourado UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Quando métodos inovadores com capacidade de avaliar alunos em níveis mais elevados de cognição são implementados, é importante analisar sua eficácia. O objetivo do presente estudo foi investigar através de meta-avaliações, a perspectiva dos alunos e dos avaliadores envolvidos no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) presencial, e em seu formato online (VOSCE), em exames práticos nas disciplinas de Radiologia Odontológica do curso de graduação em Odontologia. Para isso foi realizada uma avaliação objetiva e estruturada de conteúdos de Radiologia Odontológica com um grupo estudantes (n=41) por meio de OSCE e VOSCE, em circuitos com seis estações para cada um dos métodos. Os estudantes foram avaliados por examinadores capacitados. Tanto os alunos quantos os avaliadores, responderam meta-avaliações a respeito dos exames no final de cada processo. As respostas dos questionários, foram respondidas utilizando a escala de Likert. Os instrumentos OSCE e VOSCE foram submetidos à avaliação da confiabilidade, calculado pelo alpha de Cronbach. A associação entre as respostas dos questionários foi calculada pelo teste de Wilcoxon. Os resultados indicaram que os estudantes preferiram o OSCE para avaliação de habilidades práticas, habilidades técnicas e cognitivas, porém o VOSCE foi mais eficiente em avaliar habilidade afetiva(p<0,05). Já os avaliadores perceberam que o OSCE apresenta vantagens nos quesitos de minimizarem falhas avaliativas e padronização do exame para todos os alunos(p<0,05).

Pode-se concluir que ambos os exames são boas ferramentas avaliativas de habilidades práticas em odontologia, mesmo que o VOSCE apresente algumas limitações em relação ao OSCE sob a ótica do estudante e do avaliador.

(Apoio: CAPES)