RESUMOS APRESENTADOS

2705 Resumo encontrados. Mostrando de 2611 a 2620
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Dental case: um serious game como recurso educacional no ensino em Odontologia
Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Josiely Araújo Nogueira, Lorena Lúcia Costa Ladeira, Mario Antonio Meireles Teixeira, Cecilia Claudia Costa Ribeiro, Ana Estela Haddad , Eulla Pamela Nascimento do Lago, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
PPGO/UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar um serious game enquanto recurso educacional de Odontologia por meio da experiência do usuário. Estudo transversal, de avaliação da usabilidade e da jogabilidade de um serious game para o ensino em Odontologia. O Dental Case conta com 44 casos clínicos (português e inglês), com etapas de anamnese até a comunicação ao paciente, como atendimento odontológico na Atenção Primária à Saúde (SUS). Foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente por meio dos sistemas operacionais iOS e Android, como produção da Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Participaram do estudo acadêmicos (n=103) do curso de graduação/pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade de São Paulo, que jogaram e avaliaram o Dental Case. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base no Questionário de Usabilidade do Sistema Pós-estudo validado (PSSUQ). Para análise estatística descritiva utilizou-se o Stata 14.0. Quanto à satisfação dos usuários, 44,76% dos usuários afirmaram estar satisfeitos com a facilidade de uso do game e 59,62% sentiram-se confortável usando/jogando. Para 56,19%, as informações de ajuda online e mensagens fornecidas no game foram encontradas facilmente. Quanto à avaliação da interface e funções do game, para 59,05%, as cores, gráficos, imagens e linguagem eram agradáveis. Ademais, destacaram a importância do feedback automático, sugeriram a inclusão de mais casos clínicos e de mais perguntas ao paciente.
O Dental Case mostrou-se um recurso educacional potente e significativo junto ao seu público-alvo, com relevante satisfação e aceitação pelos usuários, que contribuíram com a identificação de suas potencialidades e de melhorias futuras ao software.
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tecnologia assistiva: a impressão 3D na inclusão de pessoas com baixa visão no estudo de anatomia humana
Fernanda Borges Victor, Paulo Eduardo Capel Cardoso, Israel Chilvarquer, Cicero Moraes, Janaina Paiva Curi Beaini, Lucia Maria Sebastiana Veronica Costa Ramps, Fábio Siviero, Thiago Leite Beaini
ODONTOLOGIA LEGAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A inclusão da pessoa com deficiência, como a baixa visão, compreende a adaptação da possibilidade de aprendizado e representa um desafio e uma oportunidade para aprimorar as práticas educacionais. A Lei Brasileira da Inclusão (LBI - 13.146/2015) define a tecnologia assistiva como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade e a inclusão. O objetivo deste trabalho é descrever ações que visam o desenvolvimento de material didático a fim de auxiliar pessoas com deficiência visual a compreender a complexidade da anatomia do crânio. Utilizando a modelagem 3D, um crânio com os ossos segmentados foi criado por meio do software livre Blender®. Cada peça foi exportada em formato STL e impressa em 3D pela técnica aditiva de filamentos, assim como material com marcações em Braille que foram confeccionados e impressos. O material foi apresentado com QR codes que conduziam para uma audiodescrição das estruturas anatômicas. Utilizando técnica semelhante, uma placa em alto relevo foi prototipada, contendo a lateral do modelo deste crânio para que também possa ser tocada. Parte destas peças foi levada a um evento com temática da inclusão deste grupo de pessoas, tendo grande aceitação por parte daqueles que puderam manusear o material.
A inclusão de pessoas e estudantes por meio da tecnologia assistiva possibilita cumprir as recomendações da LBI, mas também representa uma oportunidade na qual os cirurgiões dentistas podem utilizar suas habilidades para auxiliar a população de maneira ampla e significativa.
PE035 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Desafios Financeiros no Ensino Superior em Odontologia: Percepção dos Estudantes
Najara Barbosa da Rocha, Leandra Maria Silva, Nathália Santos de Melo, Rhaylla Resende Muniz Dos Santos, Hebertt Gonzaga dos Santos Chaves, Leniana Santos Neves, Lucas Guimarães Abreu
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A lei de cotas pode ter alterado o perfil dos estudantes na graduação em Odontologia, e considerando o alto custo de materiais para frequentar o curso, o graduando pode enfrentar dificuldades financeiras. Assim, objetivou-se analisar se há dificuldade financeira na perspectiva do estudante no curso de Odontologia, além de fatores envolvidos. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo em estudantes de uma Universidade pública federal, com questionários auto aplicados, pré testado em estudo piloto. Foram estudadas variáveis: dados sociodemográficos (cor de pele, idade, sexo e fonte do apoio financeiro), forma de ingresso (cota e ampla concorrência) associadas ao desfecho sobre dificuldade financeira para manutenção do curso. Os dados foram digitados no excel e exportados para análise no Programa SPSS. Os preceitos éticos foram respeitados. A idade média dos estudantes (n=347) foi 23.3(±3.0) anos, com predomínio do sexo feminino (73,8%) e pele branca (59,1%). Uma parte dos alunos possui assistência estudantil (23,6%) e dificuldade financeira (47,6%). Sobre forma de ingresso, 56,2% entraram por ampla concorrência e 43,5% por cotas. A grande maioria é mantido por familiares (79%) e não aponta dificuldades no ensino (70,3%). As variáveis cor da pele (p=0.00); fonte financeira (< 0.0001), forma de ingresso (p=0.00), assistência financeira (p=0.00) e dificuldades no ensino (p=0.00) estavam associadas de forma significativa com o desfecho (dificuldade financeira).
Os resultados sugerem que o estudante de Odontologia apresenta dificuldades financeiras para a manutenção do curso e diversos fatores estão relacionados a esta condição. Esses resultados podem subsidiar a proposição de ações para permanência do estudante no curso.
(Apoio: Prograd)
PE036 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Odontologia do esporte: Análise do conhecimento de estudantes e profissionais sobre a especialidade
Giulia da Silva Nagel, Andreza Vasques, Fernanda Komorowski, Gustavo Diamantopoulos Neme, Marianna Gimenes e Silva, Silvana Batalha Silva, Renata Gondo
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A odontologia do esporte, reconhecida como especialidade no Brasil em 2015, se dedica ao tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema estomatognático de atletas. Entretanto, ainda existe uma lacuna de conhecimento quando se trata dessa área. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de profissionais e estudantes de odontologia em relação a especialidade. A pesquisa foi realizada por meio de formulário online, desenvolvido na plataforma Google Forms, com 18 questões sobre: lesões orais, protetor bucal, doping e traumas. Oitenta e um voluntários participaram, sendo 34 profissionais e 47 graduandos em odontologia. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes associa a odontologia do esporte à prevenção de lesões. Também ficou claro que todos reconhecem a maior suscetibilidade dos atletas a problemas dentários não relacionados à cárie. No entanto, a maior parte não está preparada para atender um paciente com traumatismo dental e facial, apesar de saber que todos os atletas devem utilizar protetor bucal esportivo. Com relação ao barotrauma, a grande maioria também não tem conhecimento acerca das orientações. Onze cirurgiões-dentistas e 27 alunos admitiram não ter pacientes atletas, muitas vezes, por não incluírem questões específicas relacionadas ao esporte durante anamnese. Além disso, 44% dos participantes profissionais e 19% dos estudantes não tiveram qualquer contato com a odontologia do esporte durante sua formação acadêmica.
Concluiu-se que há uma falta de entendimento sobre os conceitos básicos da odontologia do esporte. Dessa forma, o conteúdo pode ser introduzido nos cursos de graduação para que os profissionais possam retribuir de maneira satisfatória para a comunidade.
PE037 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontogeriatria
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Idadismo contra pessoas idosas entre estudantes de graduação em Odontologia: um estudo transversal
Eunice Ellen Gontijo de Menezes, Cláudio Rodrigues Leles, Leonardo Marchini, Túlio Eduardo Nogueira
Faculdade de odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Nota-se um aumento considerável de pacientes geriátricos nos serviços de saúde, sendo crucial avaliar a perspectiva de futuros cirurgiões-dentistas acerca do preconceito de idade, o idadismo, o qual pode impactar negativamente a qualidade dos cuidados prestados. Objetivou-se investigar a ocorrência de idadismo contra pessoas idosas e fatores associados entre estudantes de Odontologia da região metropolitana de Goiânia. Estudantes do 3º ao 5º ano de graduação foram convidados a responder um questionário, contendo: Escala de Idadismo para Estudantes de Odontologia (ASDS-Braz), Escala Jefferson de Empatia (JSE-Br), Índice de religiosidade da Universidade Duke, além de informações sociodemográficas. Os dados foram analisados no SPSS 25.0 com estatísticas descritivas, testes de comparação (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Participaram 807 estudantes de sete Instituições de Ensino Superior, a maioria do sexo feminino (n=587;73%). Foi observada correlação negativa significativa entre os escores de idadismo e empatia (p<0,001; ⍴=-0,235). A maioria dos participantes (n=652;81,1%) não conhecia o termo idadismo, com escores de idadismo mais altos em comparação aos que relataram conhecer (p<0,01). Apenas 34,9% (n=282) dos participantes relataram exposição prévia a atividades de Odontogeriatria, tendo estes menores escores de idadismo (p<0,01) em relação aos não-expostos.
Estudantes de graduação em Odontologia com exposição prévia à atividades relacionadas à Odontogeriatria e com familiaridade ao termo idadismo apresentaram menores escores de idadismo. Além disso, foi observada correlação negativa significativa entre escores de idadismo e empatia.
(Apoio: CAPES)
PE038 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise do perfil e da motivação de estudantes no curso de graduação de Odontologia em uma universidade federal
Leandra Maria Silva, Nathália Santos de Melo, Rhaylla Resende Muniz Dos Santos, Hebertt Gonzaga dos Santos Chaves, Rosa Núbia Vieira de Moura, Leniana Santos Neves, Lucas Guimarães Abreu, Najara Barbosa da Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar o perfil dos estudantes de graduação em Odontologia e sua motivação com o curso. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com estudantes de Odontologia de uma universidade federal. Os estudantes responderam ao questionário auto aplicado, voluntariamente, elaborado a partir da literatura, pré-testado em estudo piloto. O questionário avaliava dados sociodemográficos, apoio estudantil, além de dificuldades no ensino e problemas financeiros, bem como a motivação dos estudantes. Os dados foram analisados no Programa SPSS Estatística descritiva e análise bivariada foram feitas. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da universidade envolvida. Participaram do estudo 347 alunos, com idade média de 23.3 (±3.0) anos, sendo a maioria de cor branca (59,1%), sexo feminino (73,8%) e com auxílio de familiares como principal fonte de recursos (79%). A maioria não possuía deficiência (95,7%). Parcela importante (43,5%) entrou pelo sistema de cotas e dos 347, 23,6% recebiam auxílio financeiro da universidade. Questionados sobre ter dificuldades, 70,3% não apresentaram dificuldades no ensino, mas, financeiramente, quase metade dos estudantes (47,6%) apresentou problemas. Parte dos estudantes estava motivada com o curso (76,1%), e a motivação foi significativamente associada à ausência de dificuldades no ensino (p<0.0001). As outras variáveis não tiveram associação com motivação no curso.
Infere-se que o perfil desses estudantes de Odontologia mudou em decorrência do sistema de cotas, visto pela quantidade de estudantes não brancos no curso. Os resultados apontam para a importância de se conhecer o público discente e tê-lo como um dos norteadores das ações do ensino graduação em Odontologia.
(Apoio: Prograd)
PO001 - POAC
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Democratização dos conhecimentos sobre disfunção temporomandibular
Cinthia Patron Gonçalves, Monique Lalue Sanches
Graduação Odontologia UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Disfunção temporomandibular (DTM) é uma doença muito prevalente, mas pouco conhecida pela população. Quando mal diagnosticada, pode desencadear quadros de dores crônicas de difícil resolução. O objetivo deste estudo foi democratizar e difundir o conhecimento sobre a doença e levantar a prevalência de DTM na população. Este é um estudo observacional de corte transversal, onde foram convidadas a participar mulheres assistidas por uma associação de defesa de direitos sociais denominada "Casa de Mãe". Durante primeiro semestre de 2023, 85 mulheres assistiram a uma palestra informativa sobre DTM e após a palestra responderam o Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) para identificarmos a presença de sintomas de DTM na amostra. No segundo semestre de 2023, foi enviado para as participantes de pesquisa um questionário de satisfação e 54 mulheres (63,53%) responderam. Foram realizadas análises descritivas dos dados coletados. Os resultados mostraram que, quase um terço das mulheres apresentou DTM moderada e severa (30,59%). Nas pesquisas de satisfação, identificamos que 46 mulheres (85%) não conheciam a DTM antes da palestra e, 47 (87%) participantes, após a palestra, confirmaram saber da necessidade de buscar um dentista especialista em DTM, caso tratamentos médicos não surtam efeito nos sintomas que podem ter relação com DTM. Todas as 54 participantes relataram terem recebidos novos conhecimentos sobre DTM.
Foi possível concluir que, apesar da DTM ser uma doença muito prevalente na população, ainda existe grande falta de conhecimento de como conseguir ajuda especializada. Por esse motivo, há uma crescente e eminente necessidade de educação tanto dos profissionais de saúde, quanto da população em geral sobre o assunto.
(Apoio: PIBIC/UMESP N° 796/22)
PO002 - POAC
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Estereofotogrametria na mensuração da alteração volumétrica facial de pessoas trans em terapia hormonal de afirmação de gênero
Alex Moreira Mélo, Melissa de Oliveira Melchior, Manoel Damião Sousa-neto, Fabiane Carneiro Lopes-Olhê, Lais Valencise Magri, Lucia Alves da Silva Lara, Jardel Francisco Mazzi-Chaves
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A terapia hormonal de afirmação de gênero (THAG) modifica o perfil dos esteroides sexuais inerentes ao sexo biológico em transgêneros (trans). A THAG influência nas modificações corporais, como no desenvolvimento de pelo e redistribuição de gordura corporal pelas modificações nos níveis hormonais, no entanto carece de estudos que investigaram a modificação de volume facial. Este estudo avaliou o efeito da THAG na presença de disfunção temporomandibular (DTM) e na estrutura da face. A amostra foi composta por pessoas trans em seguimento no Ambulatório de Incongruência de Gênero do HC/FMRP. Foi avaliada a presença de DTM (DC/TMD) e o volume dos tecidos moles faciais pela estereofotogrametria, antes e após seis meses da THAG. Participaram do estudo 26 homens e mulheres com idade média de 26,38 ± 9,15 anos, e 24,24 ± 8,49 anos, respectivamente. Antes da THAG, 66,66% de participantes que apresentaram sinais de DTM, sendo maior entre os homens trans (p<0,05). Após a THAG, houve redução no número de participantes com DTM (48,15%), principalmente entre os homens trans (35,17%). Houve também aumento do peso corporal (2,12 kg) e volume facial total (29,00 cm³) em homens trans, principalmente na região da mandíbula (10,63 cm³). Mulheres trans mostraram diminuição mais branda (14,71 cm³) e localizada na mandíbula (5,94 cm³). Conclui-se que a THAG influencia na DTM, no peso e na estrutura facial, sendo mais expressivo em pessoas trans masculinas que utilizam testosterona.
Conclui-se que a THAG influencia na DTM, no peso e na estrutura facial, sendo mais expressivo em pessoas trans masculinas que utilizam testosterona.
(Apoio: CAPES N° 33002029032P4)
PO003 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Saúde bucal e acesso aos serviços odontológicos na percepção de cuidadoras de pacientes oncopediátricos: um estudo qualitativo preliminar
Kauana da Silva Andrade, Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima Martins, Ayla Miranda de Oliveira, Paula Maria Maracajá Bezerra, Fabio Gomes Dos Santos, Eliane Batista de Medeiros Serpa, Ana Maria Gondim Valença, Simone Alves de Sousa
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se compreender a percepção sobre a saúde bucal e o acesso aos serviços odontológicos de cuidadoras de crianças e adolescentes com câncer, assistidos em um hospital de referência em João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo qualitativo com realização de entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado, elaborado com base no instrumento Health Literacy in Dentistry (HeLD-14) e um formulário com dados sociodemográficos. O estudo foi aprovado, com parecer nº 6033209, pelo CEP da UFPB. Participaram seis responsáveis por pacientes em tratamento antineoplásico. As entrevistas foram realizadas individualmente, com gravador digital, transcritas e sistematizadas. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e sistematizadas em categorias pré-estabelecidas. As participantes eram mães dos pacientes, com idades entre 28 e 43 anos, a maioria autodeclarou-se parda (50%, n=3), cursou o ensino médio completo (50%, n=3) e possuía renda mensal de um salário mínimo (50%, n=3). As falas retrataram entraves das mães em relação ao acesso de serviços odontológicos públicos, motivados por vagas limitadas e ausência de atendimentos humanizados. Os obstáculos financeiros impediram a utilização de serviços privados e dificultaram o deslocamento aos serviços públicos devido à condição de vulnerabilidade socioeconômica. As mães compreendiam conceitos básicos sobre hábitos de higiene bucal e relataram entender as orientações fornecidas pelos profissionais. Existiu uma predominância de falas que retrataram a priorização da saúde dos filhos em relação à saúde das mães.
Assim, as cuidadoras compreendem a importância dos cuidados em saúde bucal, mas enfrentam barreiras de acesso aos serviços odontológicos do serviço público.
PO004 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise da eficácia de 8 anos do Programa de Atenção Odontológica de Gestantes de Alto Risco no cuidado à saúde e na formação de recursos humanos
Paula de Matos Fagnani, Lia Borges de Mattos Custódio, Tânia Adas Saliba, Nemre Adas Saliba, Suzely Adas Saliba Moimaz
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A gestação de alto risco manifesta alterações fisiológicas que podem desencadear um desfecho desfavorável para mãe e bebê. Objetivou-se analisar a eficácia do Programa de Atenção Odontológica à Gestante de Alto Risco mediante análise descritiva, documental, de cunho histórico, quanto aos resultados alcançados em 8 anos de realização do programa. Em 2016 foi iniciado o Programa de Atenção Odontológica à Gestante de Alto Risco pela integração entre FOA-Unesp, com o solicitante Ambulatório Médico de Especialidades do Estado de São Paulo - AME-Araçatuba. Foram avaliadas as seguintes dimensões: cuidado à saúde da gestante de alto risco e ações de educação em saúde; qualificação profissional e produção bibliográfica. Em 8 anos do programa, no AME-Araçatuba foram realizadas 3783 consultas odontológicas às gestantes de alto risco; na FOA-Unesp foram atendidas 677 pacientes, realizando 4214 procedimentos preventivos e 1311 procedimentos curativos. As práticas de educação em saúde incluíram 200 reuniões com rodas de discussão sobre: alterações fisiológicas; mitos e tabus sobre atendimento odontológico na gestação; e promoção do aleitamento materno. O programa associa graduação e pós-graduação, totalizando a colaboração de 640 graduandos, 32 capacitações com 64 extensionistas e formação de 6 mestres e 3 doutores. Na produção bibliográfica, foram produzidos 12 artigos, 36 resumos em anais de eventos, 36 apresentações de trabalho em eventos científicos e 7 trabalhos de conclusão de curso e 6 dissertações de mestrado.
Conclui-se que o programa foi eficaz com base nos resultados positivos da abordagem integrada no cuidado à saúde das gestantes de alto risco, na capacitação de recursos humanos e na produção bibliográfica.