Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2369 Resumo encontrados. Mostrando de 61 a 70


AO0061 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Efeito de fármacos inibidores de histonas deacetilase sobre células tronco tumorais de carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar
Aguiar EMG, Heguedusch D, Sousa LF, Miguita L, Rodrigues MFD, Siqueira JM, Sanches GT, Nunes FD
Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento quimioterápico para o carcinoma mucoepidermoide é usualmente reservado para casos agressivos e metastáticos, devido a sua baixa resposta à radio e quimioterapia, a qual é associada à presença de células tronco tumorais (CTTs). Neste estudo, foram avaliados os efeitos de Panobinostat (PAN) e Romidepsin (ROM), dois inibidores de histonas deacetilase, em linhagem de CME (UM-HMC1) quanto a: (i) viabilidade e migração celular; (ii) expressão de genes associados a CTTs; (iii) capacidade de formação de esferas e colônias. Esses parâmetros foram avaliados por ensaios de dose e resposta (IC50 dos fármacos), Citotoxicidade, RT-qPCR (Nanog, CD44 e BMI-1), ferida (migração celular) e formação de colônias e esferas após 48h de tratamento. Houve redução significante da viabilidade celular com ambos os fármacos (p≤0,05), com diferença marcante nos valores de IC50 (PAN 6,9nM; ROM 1,9nM). Apenas o tratamento com ROM foi capaz de reduzir significantemente o número de esferas (Controle 3 +/- 0,6; PAN 4 +/- 3,5; ROM 4 +/- 1), colônias (Controle 18 +/- 6,5; PAN 11,3 +/- 0,6; ROM 5 +/- 4,3) e a migração celular (Controle 38,3 +/- 7,4%; PAN 48,4 +/- 5,4%; ROM 32,9 +/- 4,1%). Adicionalmente, foi observada redução significante na expressão do gene BMI-1(Controle 2,4 +/- 0,4%; PAN 2 +/- 0,6%; ROM 1,6 +/- 0,2%) após tratamento com a ROM.
Desta maneira, a ROM foi capaz de diminuir não somente a viabilidade de células de CME mas também características associadas com a manutenção do fenótipo tronco, tornando-se uma alternativa terapêutica com potencial no tratamento do CME.
(Apoio: CNPq  N° 60778216.0.0000.0075)
AO0062 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Influência do tamanho de voxel e do método de segmentação de imagens de micro-CT na avaliação do preenchimento de canais radiculares
Torres FFE, Pinto JC, Lucas-Oliveira E, Bonagamba TJ, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou a influência do método de segmentação e do tamanho de voxel na avaliação da presença de vazios em canais radiculares obturados por diferentes cimentos. Canais mesiais curvos de molares inferiores extraídos foram preparados por HyFlex EDM 25/.08 e obturados com Bio-C Sealer ou AH Plus, pela técnica de cone único. Após escaneamento em microtomografia computadorizada (micro-CT. SkyScan 1272) a 5 µm, a porcentagem volumétrica de vazios foi avaliada em imagens reconstruídas a 5, 10 e 20 µm. Escolheu-se comparar a segmentação visual das imagens, realizada por dois examinadores, e a segmentação automática. Análise radiográfica da radiopacidade dos cimentos (mm Al) foi realizada. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA/Tukey e teste-t (α=0.05). AH Plus apresentou a maior radiopacidade (P<0.05). Para todos os tamanhos de voxel avaliados, não houve diferença entre os observadores, que foram semelhantes aos resultados obtidos com a segmentação automática (P>0.05). Os canais radiculares preenchidos com AH Plus ou Bio-C apresentaram porcentagem semelhante de vazios (P>0.05).
Conclui-se que os métodos de segmentação visual e automática podem ser aplicados às imagens de micro-CT adquiridas entre 5 e 20 µm, para avaliação da presença de vazios em canais radiculares obturados. A segmentação automática deve ser considerada por ser um método mais rápido e sem influência do operador. Bio-C Sealer e AH Plus apresentam similar capacidade de preenchimento de canais curvos.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2016/00321-0, 2018/19665-6, 2017/19049-0  |  CAPES  N° 001)
AO0063 - Apresentação Oral
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Bioprospecção de produtos naturais como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica contra Staphylococcus aureus e Candida albicans
Oliveira AB, Ferrisse TM, Annunzio SR, Franca MGA, Silva MGV, Cavalheiro AJ, Fontana CR, Brighenti FL
Clinica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A resistência bacteriana causada pelo uso indiscriminado de antibióticos é um dos maiores problemas mundiais. Assim, pesquisas com o objetivo de estudar novos tratamentos para infecções devem ser motivadas. Nesse contexto, a terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDa) é considerada uma terapia alternativa eficaz e promissora. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial in vitro de óleos essenciais e extratos vegetais como fotossensibilizadores em TFDa. Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Candida albicans ATCC 90028, bem como três óleos essenciais (Coffea arabica, Eugenia uniflora e Matricaria recutita) e três extratos vegetais (Senna splendida, Senna reticulata e Senna macranthera) foram utilizados. O resultado da TFDa foi avaliado por meio da contagem de células viáveis após o tratamento. A produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) foi avaliada por meio da utilização de sondas específicas. A citotoxicidade dos materiais vegetais foi avaliada utilizando queratinócitos orais e o teste MTT. Significância estatística foi considerada para α<0,05. Foi observada redução microbiana total para ambas as espécies microbianas em 4 dos 6 compostos testados, sendo que os extratos vegetais de S. macranthera e S. reticulata produziram maior quantidade de EROs e apresentaram maior viabilidade celular dos queratinócitos quando expostos a luz em relação aos demais compostos naturais.
Os resultados do presente estudo mostraram que a TFDa mediada por diferentes compostos naturais foi eficiente contra suspensões microbianas de S. aureus e C. albicans.
(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)   N° 2018184400  |  CAPES  N° 001)
AO0064 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Associação do polimorfismo rs946252 do gene AMELX com a cárie dentária em uma população do sul do Brasil
Schwertner C, Brown AA, Grando D, Boquett JA, Schüler-Faccini L, Hashizume LN
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar se o polimorfismo rs946252 do gene AMELX (envolvido na formação do esmalte dentário) está associado com a cárie dentária em uma população do sul do Brasil. A composição da amostra se deu por 77 adultos jovens (18 e 40 anos), autodeclarados brancos e residentes em Porto Alegre, RS. A amostra foi dividida em dois grupos: livres de cárie (controle) composto por 33 indivíduos, e com experiência de cárie (caso) composto por 44 indivíduos. Foi realizado exame clínico bucal nos participantes e aplicado questionário socioeconômico. Para a determinação genotípica do polimorfismo rs946252 do gene AMELX utilizou-se PCR através do método TaqMan SNP, em amostras de DNA salivar. O grupo caso apresentou um CPOD (índice de cárie) médio de 4,3. Os índices IPV (índice de placa visível), ISG (índice de sangramento gengival), e DDE modificado (índice dos defeitos de desenvolvimento do esmalte modificado) não apresentaram diferenças entre os grupos, e não houve correlação entre o DDE modificado e o índice CPOD. Não foi verificada associação de nenhum dos genótipos com experiência de cárie dentária nos homens. O genótipo CC nas mulheres foi mais frequente no grupo caso. Observou-se associação na distribuição alélica do alelo C para o desfecho de experiência de cárie dentária (p = 0,045).
Os resultados sugerem que existe uma associação entre o polimorfismo rs946252 do gene AMELX e cárie dentária em uma população adulta do sul do Brasil.
AO0065 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Eugenia selloi reduz a migração de neutrófilos no processo inflamatório: elucidação do mecanismo de ação
Franchin M, Lazarini JG, Massarioli AP, Soares JC, Cunha GA, Mariano RC, Alencar SM, Rosalen PL
Ciências Fisiológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigou-se a composição fitoquímica e o mecanismo de ação anti-inflamatório da subfração purificada (S8) de Eugenia selloi. Os frutos da E. selloi (SisGen # AD4B64F) foram coletados em Campina de Monte Alegre (S23º53'57.06";W48º51'24.68"), SP, Brasil. A S8 foi obtida por subfracionamento em coluna com fase reversa C18 e o seu perfil químico determinado por LC-ESI-QTOF-MS. Os estudos in vitro foram realizados em cultura de RAW 264.7, onde avaliou-se a ativação do NF-κB e níveis de citocinas. Os estudos in vivo foram realizados em camundongos C57BL/6, n=5 (CEUA/UNICAMP # 4371-1) e os seguintes ensaios foram aplicados: migração de neutrófilos, microscopia intravital e expressão de ICAM-1. A toxicidade da S8 foi determinada em larvas de Galleria mellonella. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA (Tukey, p<0.05). De acordo com os resultados, na composição química da S8 foram identificados isômeros dos compostos quercetrina, ácido vanílico e ácido cumárico. Nos testes anti-inflamatórios in vitro verificou-se que a S8 (10-100μg/mL) reduziu a ativação de NF-κB e os níveis de TNF-α e CXCL2/MIP-2. Os ensaios in vivo mostraram que o tratamento via oral com S8 (3-10mg/kg) reduziu o rolamento, adesão e migração de neutrófilos no processo inflamatório, bem como a expressão de ICAM-1. Por fim, a S8 (0,1-10mg/kg) não apresentou toxicidade em G. mellonella.
A S8 de E. selloi é uma fonte promissora de compostos bioativos que podem ser aplicados em diferentes setores como o agronegócio, as indústrias farmacêutica e alimentícia propiciando novos produtos para a saúde humana.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2016/02926-6 e 2017/09898-0)
AO0066 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Efeito da combinação da exposição diurna à sacarose com a noturna à lactose na desmineralização do esmalte
Vieira JC, Cury JA, Ricomini-Filho AP
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A associação do leite humano e o aumento do risco de cárie em crianças com amamentação prolongada poderia ser explicada por dieta cariogênica diurna combinada à fermentação noturna de lactose, condição avaliada neste estudo experimental. Biofilmes de S. mutans UA159, formados sobre blocos de esmalte bovino com dureza de superfície (DS) conhecida, foram expostos 8x/dia, 3 min à sacarose 10% (dieta diurna cariogênica), ou a solução de NaCl 50 mM. Em seguida, foram expostos ao meio com lactose a 0,7% por 2 h (retenção noturna do leite na boca) ou somente ao meio. Foram avaliadas 4 condições (n=12): Ctr, controle negativo; Lac, exposição noturna à lactose; Sac, exposição diurna à sacarose; e Sac→Lac, exposição diurna à sacarose seguida de exposição noturna à lactose. O meio foi trocado 3x/dia, no início do dia, após os tratamentos diurno e noturno, sendo avaliado o pH. Após 96 h, os biofilmes foram coletados para avaliar células viáveis (UFC), biomassa e polissacarídeos extracelulares (PEC). A porcentagem de perda de DS (%PDS) foi calculada. Os dados foram analisados por ANOVA um critério e teste de Tukey (α=5%). A %PDS diferiu entre os grupos (p<0,05), sendo maior em Sac→Lac (40,6 ± 6,8) quando comparada aos demais, Sac (32,1 ± 7,2), Lac (6,6 ± 4,5) e Ctr (2,4 ± 3,1). Apenas o grupo Ctr apresentou menores contagens de UFC (p<0,05). Para biomassa e PEC, os grupos Sac→Lac e Sac apresentaram valores semelhantes (p>0,05), mas superiores a Lac e Ctr (p<0,05).
Os dados sugerem que biofilme formado sob exposição diurna à sacarose pode aumentar a cariogenicidade da exposição noturna à lactose.
(Apoio: CNPq  N° 430224/2018-4  |  FAPEMA  N° 08790/17)
AO0067 - Apresentação Oral
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Avaliação do efeito fototóxico de diferentes comprimentos de onda de luz LED sobre a expressão da topoisomerase II de Staphylococcus aureus
Jordão CC, Sousa TV, Dias LM, Carmello JC, Klein MI, Pavarina AC
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Staphylococcus aureus é uma das espécies mais prevalentes em infecções nosocomiais. A instalação dessa bactéria em implantes médicos e no tecido do hospedeiro, associada a formação de um biofilme maduro representa um desafio para o sistema de saúde. Assim, a fototerapia é uma modalidade de tratamento para essa condição, seu mecanismo de ação consiste na produção de espécies reativas de oxigênio que são capazes de promover a inativação celular. A enzima topoisomerase II (TOPO II) é alvo bacteriano vital para replicação, transcrição, recombinação e reparo do DNA. Dessa forma, o presente estudo avaliou a ação da fototerapia mediada por LED nos diferentes comprimentos de onda e doses de luz sobre a expressão gênica da TOPO II em S. aureus. Suspensões padronizadas de S. aureus foram submetidas aos tratamentos com luz LED: para o LED azul (455 nm): 15 e 50 J/cm2; vermelho (660 nm): 5 e 50 J/cm2; amarelo (590 nm): 0,1 e 10 J/cm2 e branco (multicromático): 300 lux e 500 lux. A quantificação da expressão gênica foi realizada por "Reverse Transcription-Quantitative Polymerase Chain Reaction" (RT-qPCR) usando primer específico para TOPO II. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA um critério fixo, seguido pelo pós-teste de Tukey (p≤0.05). Os resultados demonstraram que as duas doses de luz azul e luz vermelha diminuíram a expressão de topo II (p≤0.0001). As luzes amarela e branca, promoveram aumento significativo na expressão dessa enzima.
Podemos concluir que os diferentes comprimentos de onda de luz LED utilizados para o tratamento afetam a expressão da enzima TOPO II em S. aureus.
(Apoio: CNPq  N° 47721  |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2017/02559-6  |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2016/13868-7)
AO0068 - Apresentação Oral
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Otimização dos parâmetros da técnica direta usando EIE para determinação de fluoreto em dentifrícios à base de Na2FPO3/CaCO3 e NaF/SiO2
Miranda LFB, Tabchoury CPM, Cury JA
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho avaliou se os parâmetros estabelecidos no protocolo de Cury et al. (Braz Dent J. 2010;21:396-400) para a determinação da concentração de fluoreto total (FT) e fluoreto solúvel total (FST) em dentifrícios com eletrodo íon-específico (EIE) pela técnica direta poderiam ser flexibilizados. Foram avaliados os efeitos do(a): (i) concentração da suspensão de dentifrício preparada (0,25% a 4%; p/v) em FT; (ii) velocidade de centrifugação (1.000 a 12.000 g por 10 min) e (iii) tempo de centrifugação (1 a 10 min a 1.000 e 3.000 g) em FST no sobrenadante e (iv) tempo de incubação (15 a 60 min a 45 °C) para hidrólise de monofluorfosfato (FPO32-) e dissolução de F-insolúvel (F-ins). A amostra consistiu em dentifrícios à base de Na2FPO3/CaCO3 fresco e envelhecido (1.450 µg F/g) e NaF/SiO2 (1.100 µg F/g) (n=9 repetições). Os resultados foram expressos em μg F/g ou % de FPO32- hidrolisado e F-ins dissolvido. Os dados foram analisados por análise de variância um fator e teste de Tukey. A concentração de FT encontrada diminuiu com o aumento da concentração da suspensão de dentifrício (p<0,05). Para formulações de Na2FPO3/CaCO3, a centrifugação a 1.000 g por 5 min foi suficiente para precipitar F-ins (p>0,05) e 99% de FPO32- foi hidrolisado e 97% de F-ins dissolvido com 30 min de incubação.
A validade dos parâmetros do protocolo foi confirmada e podem ser flexibilizados, permitindo aumentar a amplitude da concentração da suspensão de dentifrício e reduzir a velocidade, tempo de centrifugação e tempo de incubação para formulações de Na2FPO3/CaCO3 sem prejuízos à determinação de FT e FST.
(Apoio: CAPES  N° 88882.329875/2019-01  |  CNPq  N° 435955/2018-7)
AO0069 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Comparação termográfica do comportamento dos músculos temporal e masseter entre gêneros em atletas de Crossfit® na avaliação de força molar
Cardoso AHLS, Fioco EM, Fabrin SCV, Gomes GGC, Silva NS, Prandi MVR, Verri ED, Regalo SCH
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A termografia é um método diagnóstico que estabelece aplicações distintas na odontologia e no esporte. As exigências atléticas necessitam de ajustes fisiológicos específicos que podem refletir em alterações térmicas. Esse trabalho objetivou comparar, por meio da termografia, o comportamento dos músculos do sistema estomatognático entre gêneros em atletas de Crossfit® na avaliação de força molar. Para tanto, foram avaliados 14 atletas, experientes na modalidade, divididos em 2 grupos: 7 homens (GH) e 7 mulheres (GM). A avaliação termográfica foi feita após a avaliação da força molar bilateral, a câmera utilizada foi uma Flir modelo C2, no momento da coleta o laboratório estava com uma temperatura média de 25ºC e umidade relativa do ar de 73%. A regiões de interesse foram: músculo temporal direito (TD), temporal esquerdo (TE), masseter direito (MD) e masseter esquerdo (ME). Para coleta das imagens termográficas, se respeitou uma distância de 1,5m e se registrava 3 imagens nas hemifaces. Para análise estatística, empregou-se o teste t. Os resultados mostraram o seguinte comportamento térmico. GH: TD 35,81º ± 1,57; TE 35,35º ± 1,76; MD 35,02º ± 1,95 e do ME 35,61º ± 1,83) e GM: TD 36,80º ± 0,79; TE 36,92º ± 0,49; MD 35,77º ± 0,77 e ME 35,74º ± 0,56), foi observado uma discrepância significativa, apenas no músculo TE, pois o GM apresentou valores maiores de temperatura (1,57º) em relação ao GH, para as demais variáveis não houve diferença significativa.
Foi possível concluir que, apesar da dominância funcional, acontece um equilíbrio térmico bilateral entre os gêneros.
AO0070 - Apresentação Oral
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Relação entre saúde bucal e características nutricionais de adultos com obesidade mórbida: uma análise multivariada
Marquezin MCS, Chaves-Junior SC, Rasera-Júnior I, Pacheco ERP, Gavião MBD, Lamy ECCS, Castelo PM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar características nutricionais e de saúde bucal em 113 indivíduos (19-68 anos) em tratamento para obesidade mórbida. O exame bucal, antropométrico e de aspectos salivares foram realizados, assim como aspectos da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e sintomas de xerostomia. Os dados foram analisados por análise de agrupamentos K-means e comparações entre grupos por ANOVA (α=5%). Foram gerados três Clusters: Cluster 1 (n=77) foi caracterizado por participantes mais jovens, com maior IMC, que relataram menor número de refeições/dia e uso de distratores durante a refeição e que consumiram bebidas açucaradas e alimentos processados ​​no dia anterior. Cluster 2 (n=12) foi caracterizado por participantes mais velhos, diabéticos (73% faziam uso de insulina), menor IMC, maior índice CPOD e maiores escores de impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal e xerostomia, embora com relato de marcadores dietéticos mais saudáveis. O Cluster 3 (n=24) incluiu participantes com pior condição periodontal, menor fluxo, pH e capacidade tampão salivares. Indivíduos com obesidade mórbida, diabéticos e usuários de insulina apresentaram maior necessidade de aconselhamento dietético devido aos níveis mais altos de glicemia, perdas dentárias e sintomas orais e de xerostomia.
Indivíduos com obesidade mórbida mostraram características e necessidades específicas de cuidados nutricionais e de saúde bucal que devem ser identificados para melhorar a assistência desta condição.
(Apoio: 2017/26400-6  N° FAPESP  |  FAPESP  N° 2016/10940-9)