Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 411 a 420


PN0169 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Validação de metodologia para aferição de movimentos dentários tridimensionais
Cunha AS, Casagrande CPM, Alencar DS, Carvalho FAR, Moura KLM, Quintão CCA
Odontologia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi descrever e validar uma metodologia reprodutível para aferição de movimentos dentários tridimensionais, planejados em setup virtual. Participaram do estudo 10 pacientes adultos, de ambos os gêneros, tratados com alinhadores ortodônticos da marca Smart Aligner (Smart Solutions 3D, RJ), com movimentações restritas aos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos). Foram analisados arquivos em formato STL do modelo inicial (T1) e do modelo virtual com o tratamento proposto (T2), produzido pelo software OrthoAnalyzer. Os arquivos foram inseridos no software Geomagic Qualify, para confecção de planos para aferição dos movimentos de rotação, inclinação e angulação. Para a comparação entre os valores encontrados pelos avaliadores e pelo software OrthoAnalyzer, o teste de Wilcoxon foi utilizado adotando 5% ao nível de significância. O Coeficiente de Correlação Intraclasse, demonstrou excelente correlação para os movimentos avaliados. Na comparação por grupo de movimentos, não houve diferença estatisticamente significante p> 0,05 (0,745) no movimento de inclinação. Para os movimentos de rotação p<0,05 (0,000) e angulação (0,000) foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a medição da metodologia utilizada e a tabela de referências do OrthoAnalyzer.
Este estudo demonstrou que a metodologia proposta apresenta reprodutibilidade adequada, podendo fornecer informações adicionais e clinicamente significantes das alterações nos movimentos de rotação, inclinação e angulação.
PN0170 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Propriedades físicas de fios Níquel Titânio e aço trançado
Santos MRR, Scheicher GV, Macedo AP, Stuani MBS, Romano FL, Shimano AC, Matsumoto MAN
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar as forças de atrito, flexão e torção; avaliar as superfícies, por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e quantificar as substancias presentes através do espectrômetro de raios-X por dispersão de energia (EDS), de fios ortodônticos .016", .018"x .025" de Níquel Titânio estabilizado (LowLand), termo ativado (Sentalloy e NeoSentalloy), acrescido de cobre (Copperlloy) e de fios de aço trançado (Multibraid) .019"x.025". No teste de atrito analisou-se as forças movendo o fio ao longo dos bráquetes. No teste de flexão registrou-se a força de descarregamento em 0,5, 1, 2 e 3mm de deformação. No teste de torção de 90º, manutenção por 2 segundos e retorno. Os resultados revelaram que entre os fios .016", o Lowland apresentou menor força nos ensaios de atrito, flexão e torção e Copperlloy e Sentalloy foram semelhantes, sem diferenças na MEV. O fio Multibraid, teve bom desempenho nos ensaios de atrito e torção liberando forças mais baixas que os fios .018"x.025" de memória, na MEV observou-se desgastes nos filamentos no teste de atrito e mudança na espessura no teste de flexão. Os fios .018"x.025" apresentaram maior força, dos quais Copperlloy apresentou menor força, seguido por NeoSentalloy e Lowland. Na MEV, somente Copperlloy e NeoSentalloy apresentaram ranhuras na superfície, no teste de atrito.
Portanto, os fios devem ser indicados respeitando suas propriedades e as fases do tratamento ortodôntico, para se obter melhor desempenho no movimento dentário, dentro dos limites biológicos e se evitar danos à raiz dentária e tecido de suporte.
PN0171 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação do rastreamento do olhar virtual e real da face com sorriso ideal
Miyoshi CS, Vitral RWF, Mota-Júnior SL, Pacheco AAR, Hartmann GC, Bastos SQ, Meira TM, Tanaka OM
Ciências da Vida - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O rastreamento do olhar convencional é realizado a partir do reflexo óptico da córnea obtido através de um hardware, e auxilia na obtenção de informações sobre percepção na Odontologia. Avaliar a efetividade do rastreamento do olhar real da face e sorriso obtidos a partir do software OGAMA em conjunto com o hardware TheEyeTribe com o rastreamento virtual a partir do website Feng-GUI. Utilizou-se o Adobe Photoshop® para edição do sorriso de uma modelo, tornando a imagem simétrica e com um sorriso considerado ideal e salva em alta qualidade de resolução. Após o upload da imagem, o website Feng-GUI simulou o rastreamento do olhar virtual para 40 obervadores em um tempo de 5 segundos de exposição. A mesma imagem foi usada para realizar o rastreamento do olhar real com o conjunto hardware/software com 30 observadores leigos, que observaram a imagem por 3 segundos, no software OGAMA. O rastreamento do olhar forneceu resultados a partir do mapa codificado por cores, do verde para o vermelho, representando a densidade de fixação, de fraco para alto, respectivamente. A partir da análise do mapa codificado por cores obtido com o Feng-GUI e do conjunto software/hardware, ambos apresentaram alto grau de atenção nos olhos. Na área da boca com o sorriso, ambos apresentaram resultados semelhantes, com fraca densidade de fixação.
O software OGAMA e o website Feng-GUI apresentaram eficácia nos resultados. No Feng-GUI, mesmo os resultados não sendo reais foram capazes de simular virtualmente o rastreamento do olhar.
PN0172 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação em TCFC da inclinação dos caninos superiores durante a retração em alvéolos preservados com plasma rico em fibrina e leucócitos
Hartmann GC, Pacheco AAR, Gasparello GG, Taffarel IA, Guimarães LK, Antelo OM, Meira TM, Tanaka OM
Escola de Ciências da Vida - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar as alterações na inclinação dos caninos superiores durante a retração em alvéolos preservados com plasma rico em fibrina e leucócitos (L-PRF) em pacientes adultos utilizando tomografia computadorizada de feixe cónico. Dezessete pacientes com indicação de exodontia dos primeiros pré-molares superiores foram incluídos no estudo. O estudo foi do tipo split mouth, o lado experimental foi preservado com L-PRF e o outro lado foi o controle. Para a aleatorização foi realizada uma planilha usando a função de números aleatórios do Microsoft Excel (Microsoft Office 2016). As inclinações foram medidas em graus (°). O coeficiente de correlação intraclasse de Pearson apresentou boa correlação (ICC= 0,9). O teste de Shapiro-Wilk mostrou distribuição não normal (p=0,024) no lado preservado com média 5,8°. O lado controle apresentou distribuição normal (p=0.35) com média de 8,5°. A diferença entre os lados foi de 2,7°. O teste de Wilcoxon mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os lados. O nível de significância foi definido em 5% (P ˂ .05).
A utilização do L-PRF diminuiu a inclinação dos caninos superiores em pacientes adultos quando comparado com o lado não preservado
PN0173 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Influência da inserçāo e esterilizaçāo na micromorfologia de Dat's de aço inoxidável e liga de titânio indicados para reutilização
Campolina DFF
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi comparar a micromorfologia de superfície de diferentes marcas comerciais de dispositivos de ancoragem ortodôntica (Dat's) após processos de inserção óssea e esterilização por calor úmido. Foram avaliadas 3 marcas comerciais de Dat's, sendo 2 compostas por liga de titânio (Morelli e PecLab) e uma de liga de aço (Datsteel). Foram realizadas análises de micromorfologia de superfície com uso de microscopia eletrônica de varredura com aumentos de 20 a 2000 vezes, análise qualitativa por espectrometria de energia dispersiva de Raios X (EDS) e análise química através da espectroscopia de fluorescência de Raio X em diferentes momentos (n=15): antes (novos), após a simulação de inserção dos dispositivos em tecido ósseo (mandíbula de suíno) associado à imersão em solução de saliva por 60 dias, e após processo de esterilização em autoclave.
Os resultados mostram e permitem concluir que os Dat's Datsteel e Morelli novos apresentam superfície com menos defeitos de usinagem. Os Dat's novos apresentaram diferentes característica de usinagem e qualidade superficial de acabamento. Quando inseridos no tecido ósseo, apresentaram superfície mais lisa e regular para a marca PecLab, sugerindo desgaste superficial do mesmo. Detritos orgânicos aderiram a superfície de todas a marcas comercias . Os Dat's esterilizados apresentaram superfície com menor índice de detritos orgânicos superficiais. Pequenas alterações na característica de usinagem foram detectada. A composição química dos Dat's não foi alterada pelos processos de inserção e esterilização.
PN0174 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Resposta dos músculos da mastigação em indivíduos com e sem assimetria facial evidente
Galisteu-Luiz K, Herzog MB, Martins AP, Marañón-Vásquez G, Paes-Souza SA, Castro ACR, Garcia MAC, Nojima MCG
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a magnitude da força máxima voluntária de mordida (FMVM) e a resposta dos músculos da mastigação em indivíduos com e sem assimetria facial evidente. A casuística incluiu 46 participantes submetidos à avaliação da face, por registro fotográfico em vista frontal, e de eletromiografia de superfície (sEMG) dos músculos masseter superficial e temporal anterior, nas tarefas de repouso, FMVM e 30% da FMVM. Os sujeitos foram divididos em Grupo Simétrico (GS, n=19, com desvio do ponto Mento (Me') entre 0 e 1,0 mm) e Grupo Assimétrico (GA, n=12, com desvio do Me' maior ou igual a 3,0 mm), excluindo-se aqueles com desvio entre 1,01 a 2,99 mm. O sinal de sEMG foi analisado pelo valor da raiz média quadrática (RMS) e frequência média (FM), aplicando um Índice de Assimetria (IA). Dados de força de mordida foram analisados por ANOVA de dois fatores (grupo x lado) e o IA foi testado por ANOVA de dois fatores (grupo x tarefa) para RMS e FM, com nível de significância de 5% (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas entre GS e GA (p=0.81169) e entre os lados desviado e não desviado (p=0.86985) comparando-se os dados de força de mordida (kgf). Quanto ao sinal de sEMG, não foram detectadas significâncias estatísticas relacionadas ao valor RMS e à FM entre os grupos (p=0,47414 e p=0,58978, respectivamente) e as tarefas (p=0,55281 e p=0,52760, respectivamente).
Conclui-se não haver diferenças na magnitude da FMVM e no padrão de recrutamento dos músculos analisados entre indivíduos com e sem assimetria facial evidente, dentro dos parâmetros considerados.
(Apoio: CAPES  N° CAPES-DS-001)
PN0175 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Estabilidade em longo prazo do tratamento precoce da mordida aberta anterior
Furtado AVG, Justulin AF, Rossato PH, Oltramari PVP, Conti ACCF, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Fernandes TMF
Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a estabilidade do tratamento precoce da mordida aberta anterior (MAA) em modelos digitais. Amostra de 20 pacientes que finalizaram o tratamento da MAA com trespasse vertical (TV) positivo sem tratamento ortodôntico no intervalo de 5 anos. Os pacientes que mantiveram TV positivo formaram o grupo estável, e aqueles negativos o grupo instável. Foram digitalizados os modelos antes (T0), 12 meses (T1) e 5 anos após o tratamento (T2) pelo scanner 3D 3Shape R700, software OrthoAnalyzerT 3D versão 2013 (3Shape A/S, Copenhagen, Dinamarca). Foram avaliados: perímetro, comprimento, inclinação dos incisivos e desenvolvimento vertical dentoalveolar dos arcos dentários superior e inferior, altura dos incisivos superiores, linha média, trespasse horizontal, TV e distâncias transversais. Avaliação do erro intraexaminador pelo Bland-Altman e CCI em 30% da amostra após trinta dias da primeira avaliação. Análise da diferença entre as variáveis em T0, T1 e T2 realizada com o teste ANOVA para medidas repetidas e pós-teste de Bonferroni. Comparação entre grupos realizada pelo teste t, nível de significância de 5 %. Teste de correlação de Pearson utilizado na análise da influência da estabilidade a longo prazo. 85% da amostra apresentou TV positivo após 5 anos do tratamento. Não houve diferenças após o tratamento (T1-T2). Em 5 anos (T2-T1), o grupo instável apresentou aumento do comprimento e desenvolvimento vertical do arco superior e uma redução no TV comparado com o grupo estável (p<0,05).
O tratamento precoce da MAA apresenta estabilidade dos resultados.
PN0176 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Impacto da má oclusão nas diferentes fases de desenvolvimento oclusal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal
Nabarrette M, Carneiro DPA, Santos PR, Cortellazzi KL, Meneghim MC, Vedovello SAS
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da má oclusão nas diferentes fases do desenvolvimento oclusal na qualidade de vida relacionada á saúde bucal (OHRQoL). Estudo observacional transversal foi realizado com 2.234 crianças de ambos os sexos e idade entre 5 a 14 anos, nas fases de dentadura decídua (n=603), mista (n=870) e permanente jovem (n=761). O impacto das alterações oclusais na OHRQoL foi determinado pelo ECOHIS (Early Childhood Oral Health Impact Scale), CPQ8-10 (Child Oral Health Quality of Life Questionnaires) e CPQ11-14 (Child Oral Health Quality of Life Instrument). A presença da má oclusão foi determinada pelo índice de Foster; Hamilton (1969), Grabowski (2007) e IOTN-DHC (Index of Orthodontic Treatment Need - Dental Health Component). As variáveis foram analisadas em um modelo de regressão logística simples, estimando-se odds ratios brutos. As variáveis com p<0,20 nas análises simples foram testadas em modelos de regressão logística múltipla, estimando-se os odds ratios ajustados com os respectivos intervalos de 95% de confiança. Nas fases de dentadura decídua e mista não houve associação significativa entre OHRQoL e as variáveis independentes analisadas (p>0,05). Na dentadura permanente, ser menina e a presença de má oclusão tem, respectivamente, 2.79 (IC95%:2.03-3.82) e 1.40 (IC95%:1.03-1.90) vezes mais chance da apresentar um impacto negativo na OHRQoL (p<0,05).
Pode-se concluir que a má oclusão causa impacto negativo na OHRQoL na fase de dentadura permanente jovem.
PN0177 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Conhecimento e percepção sobre saúde bucal por escolares da rede privada em Caruaru- PE
Arena FPN, Guimarães MSS, Campos PH, Oliveira AVA, Guaré RO, Diniz MB, Novaes TF
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estratégias lúdicas e educativas em ambiente escolar são popularmente utilizadas em ações preventivas. Nosso objetivo foi avaliar a aquisição de conhecimento e a percepção sobre saúde bucal em escolares da rede privada de Caruaru-PE antes e após uma palestra sobre prevenção à cárie dentária. Foram selecionados 163 escolares (5 a 10 anos de idade), matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em uma escola particular de Caruaru. Um questionário ilustrativo/estruturado com perguntas de múltipla escolha foi utilizado para avaliar o conhecimento inicial dos participantes a cerca da doença cárie; figuras coloridas foram disponibilizadas como opções de resposta. Em seguida, foi realizada uma palestra lúdica-educativa sobre saúde bucal. Ao final, o mesmo questionário foi reaplicado para comparar o efeito da palestra na aquisição de conhecimento sobre saúde bucal. De modo geral, observou-se que na segunda aplicação do questionário, as crianças indicaram respostas mais coerentes, com a diminuição de respostas errôneas sobre a cárie dentária (p<0,05).
Pôde-se concluir que uma palestra lúdico-educativa sobre saúde bucal melhora o conhecimento imediato de alunos de escolas particulares no que se refere à prevenção da cárie dentária.
PN0178 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Impacto da adenotonsilectomia e da expansão rápida da maxila nas vias aéreas superiores em crianças apneicas - estudo clínico randomizado
Magalhaes MCMM, de Rezende Barbosa GL, Soares CJ, Almeida GA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo clínico randomizado foi avaliar a alteração volumétrica nas vias aéreas de crianças diagnosticadas com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) após receberem os dois tipos de tratamentos, adenotonsilectomia e expansão rápida da maxila. Amostra de trinta crianças diagnosticadas com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Os participantes foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo recebeu adenotonsilectomia como primeiro tratamento e, posteriormente, expansão rápida da maxila; o segundo grupo recebeu a expansão rápida da maxila como primeiro tratamento e posteriormente a adenostonsilectomia. Os exames de tomografia computadorizada de feixe cônico foram obtidos antes, 5-6 meses após o primeiro tratamento e 5-6 meses após o segundo tratamento. A avaliação volumétrica das vias aéreas foi realizada no software de imagem: Mimics Research 21.0 A análise intragrupo foi realizada pelo teste de Friedman, a análise intergrupo foi realizada pelo teste de Mann Whitney (α = 0,05). Resultados: Houve diferença estatisticamente significante nos dois grupos ao comparar o volume inicial e final dos tratamentos. A análise intergrupos mostrou diferença estatisticamente significante no volume total das vias aéreas superiores e na orofaringe
Adenotonsilectomia e expansão rápida da maxila promoveram um aumento volumétrico nas vias aéreas superiores; e com o uso combinado dos dois tipos de tratamentos foi encontrado maior ganho volumétrico das vias aéreas superiores quando a adenotonsilectomia foi realizada como a primeira opção de tratamento.