Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2363 Resumo encontrados. Mostrando de 2051 a 2060


PI0524 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Efeito da unidade envelhecida na resistência de união de uma cerâmica reparada com resina composta
De Oliveira AS, Carvalho RF, Junqueira RB
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigou-se o efeito da unidade (bloco/palito) envelhecida por termociclagem sobre a resistência de união de uma cerâmica reparada com resina composta. Foram seccionados blocos cerâmicos CAD-CAM(15x12x10mm3) para obtenção de 18 blocos (10x6x6 mm3). As superfícies cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico 10% por 20 segundos, posteriormente silanizadas de forma ativa por 60 segundos. Um sistema adesivo foi aplicado e os blocos de resina composta (10x6x6 mm3) foram construídos em incrementos na superfície condicionada. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em grupos (n=6): C - Sem envelhecimento; TCB- Termociclagem (5-55°C, 6000 ciclos, banhos de 30 segundos)dos blocos; TCP-Termociclagem dos palitos. Para o grupo TCB, realizou-se o protocolo de envelhecimento e posteriormente os cortes em Isomet 1000 (250rpm, irrigação abundante, carga de 200g) para obtenção dos palitos (área adesiva de 1±0,05mm2, comprimento de 12 mm). Para os grupos C e TCP, o corte dos blocos foi realizados 24 horas após a construção do bloco em resina, anteriormente ao envelhecimento.Após o teste de microtração, as falhas foram classificadas. Os dados foram analisados estatisticamente (ANOVA,um fator e Tukey) (α=0,05). Constatou-se diferença significativa entre o grupo não envelhecido (C: 15,2±1,8a), termociclagem dos blocos (TCB: 31,2±2,1b) e termociclagem dos palitos(TCP: 26,5±2,7c).
As falhas adesivas foram predominantes. A unidade envelhecida influenciou significativamente nos valores de resistência de união da cerâmica reparada com resina composta.
PI0525 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação da estabilidade de cor de uma resina nanocerâmica após imersão em café e intervenções de higiene
Schneider LF, Silva J, Volpato CAM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou a cor de uma RNC submetida a imersão em café e intervenções de higiene. Amostras (n=80, Brava Block, HT e LT) foram confeccionadas com 0,5mm de espessura. Grupos ST-HT e ST-LT (n=10) não receberam intervenções após imersões; ESC-HT e ESC-LT foram escovados com escova elétrica (Oral B) e água por 10s; ECP- HT e ECP-LT foram escovados com escova elétrica e creme dental (Colgate Total 12) por 10s, e ENX-HT e ENX-LT foram imersos em enxaguante bucal (Listerine) por 30s. As amostras foram imersas em solução de café (Nescafé) por 15min, 48min, 1sem e 1mês. Após cada período de imersão, as intervenções foram realizadas e as amostras mensuradas em um espectrofotômetro (Minolta CM 3600d). Diferenças de cor foram calculadas (CIEDE2000) e analisadas por ANOVA 2 critérios. Diferenças de luminosidade, croma e matiz foram avaliadas por ANOVA de medidas repetidas. Teste Tukey HSD foi empregado nas comparações (p<0,05). HT e LT apresentaram ΔE 00 significantes em relação aos grupos, tempos e interações (p˂0,001), com maiores ΔE 00 para ST-HT (7,88). A maioria dos grupos apresentou aumento crescente nas ΔE 00 com o passar do tempo, enquanto os grupos ECP-HT e LT apresentaram a melhor estabilidade de cor (p˂0,001). ΔL', ΔC', ΔH' significantes foram observados em relação aos grupos, tempos e interações (p˂0,001), com aumento do croma e matiz, e redução da luminosidade. As menores ΔL', ΔC', ΔH' foram encontradas nos grupos ECP, seguidos por ENX (p˂0,001).
Apesar da pigmentação pelo uso do café aumentar com o passar do tempo, a escovação com pasta reduziu-a na nanocerâmica testada.
PI0526 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Investigação da associação entre padrão facial, disfunção temporomandibular dolorosa e bruxismo do sono em adolescentes
Cruz BF, Campi LB, Jordani PC, Gonçalves DAG
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O bruxismo do sono (BS) pode influenciar o desenvolvimento e/ou manutenção da disfunção temporomandibular (DTM). A morfologia craniofacial também é considerada fator relacionado à DTM. O objetivo desse estudo foi investigar a relação entre padrão facial e a presença de DTM dolorosa em adolescentes, e a influência do BS nessa relação. A amostra foi composta por 690 adolescentes de 12 a 14 anos. O padrão facial foi avaliado por exame clínico, seguindo 3 classificações: 1) face curta, balanceada ou longa, 2) relação anteroposterior dos maxilares (padrão I, II ou III), e 3) assimetria facial. A DTM dolorosa foi classificada conforme os Critérios de Diagnóstico de Pesquisa para DTM - Eixo I. A presença de BS foi avaliada pelo Questionário sobre Comportamento do Sono. Análises univariadas estimaram a associação entre DTM dolorosa, padrão facial e BS. DTM dolorosa foi diagnosticada em 112 (16,2%) e BS em 52 (7,6%) indivíduos. A maioria dos adolescentes apresentavam face equilibrada (86,1%), padrão I (86,7%) e ausência de assimetrias (91,8%). Foi encontrada associação significante entre DTM dolorosa e BS (p=0,001). Não foi encontrada associação entre DTM dolorosa e padrão facial (p>0,05), já o BS esteve associado aos três padrões faciais avaliados (p<0,001).
Conclui-se que, na presente amostra, DTM dolorosa e BS estão associados, assim como BS e padrão facial (face curta/balanceada/longa; relação anteroposterior dos maxilares; assimetria facial). No entanto, DTM dolorosa não está associada ao padrão facial em adolescentes, independente da presença do BS.
(Apoio: CNPq  N° 53090)
PI0527 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Potencial antifúngico do extrato de Terminalia catappa Linn. sobre biofilme de Candida albicans desenvolvido em resina acrílica
Pinheiro ES, Diniz RS, Costa FS, Gonçalves LM
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo investigou se a imersão de discos de resina acrílica para prótese dental em extrato hidro-alcóolico de Terminalia catappa Linn. (TCE) foi eficiente na redução de biofilmes de Candida albicans. Foram realizados os testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração fungicida mínima (CFM) do TCE em suspensões planctônicas de C. albicans. Discos de resina acrílica (10x2mm) foram fabricados e tiveram sua rugosidade de superfície padronizada. Biofilmes de C. albicans foram desenvolvidos sobre os discos durante 24h e, imersos nos tratamentos durante 8h: solução salina tamponada com fosfato (PBS,controle), TCE nas concentrações CIM,5xCIM e 10xCIM. O biofilme foi investigado quanto a viabilidade através da contagem de células (células/mL) e microscopia de fluorescência. Os dados foram analisados por ANOVA seguido pelo teste de Tukey (p<0,05). A concentração mínima de TCE necessária para inibir o crescimento de C. albicans foi de 6,25 mg/mL, enquanto o CFM foi de 12,5 mg/mL. A imersão do biofilme na CIM se mostrou suficiente para reduzir 80% das células viáveis em comparação com o grupo controle (p < 0,001). As imagens obtidas na microscopia confirmaram que a imersão em 5xCIM e 10xCIM apresentaram uma atividade tipicamente fungicida, não havendo diferenças significativas entre estas concentrações em relação a contagem de células viáveis (p>0,05).
Considerando as limitações deste estudo, foi possível concluir que a imersão em TCE foi eficiente na redução de biofilme de C. albicans desenvolvidos em disco de resina acrílica para prótese dental.
(Apoio: FAPEMA  N° 200283/2018)
PI0528 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Influência de diferentes métodos de envelhecimento na resistência de união à microtação
Dias TLM, Carvalho RF, Junqueira RB
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A literatura descreve uma grande variedade de métodos de envelhecimento para diferentes situações experimentais. Investigou-se o efeito do envelhecimento por termociclagem e do envelhecimento por armazenamento em água sobre a resistência de união de uma cerâmica reparada com resina composta. Foram seccionados blocos cerâmicos CAD-CAM (15 x 12 x 10 mm3, Vita Mark II, Vita) para obtenção de 18 blocos (10 x 6 x 6 mm3). As superfícies cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico 10% por 20 segundos e posteriormente silanizadas de forma ativa por 60 segundos. Um sistema adesivo foi aplicado e os blocos de resina composta (10 x 6 x 6 mm3, Opallis, FGM) foram construídos de forma incremental na superfície condicionada. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=6): C - Sem envelhecimento dos blocos; TC - Termociclagem (5-55°C, 6000 ciclos, banhos de 30 segundos) dos blocos; A - Armazenamento (Em água à 37°C, por 6 meses) dos blocos. Após o teste de microtração, os tipos de falha foram classificadas. Os dados (MPa) foram analisados estatisticamente (ANOVA, um fator e Tukey) (α=0,05). O tipo de envelhecimento influenciou significativamente nos resultados. Considerando os valores de resistência de união, houve diferença significativa entre termociclagem (TC: 33,2 ± 2,4b) e armazenamento de água (A: 21,4 ± 2,8c). As falhas adesivas foram superiores a 96% das amostras analisadas.
O protocolo de envelhecimento influenciou significativamente nos valores de resistência de união da cerâmica reparada com resina composta.
PI0529 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação da qualidade de vida de indivíduos com deformação orofacial reabilitados com prótese total removível obturadora
Diniz LA, Soares DS, Arruda JAA, Jardilino FDM, Goyatá FR, Lanza CRM, Santos EG, Moreno A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida e a satisfação de indivíduos portadores de deformação adquirida por neoplasia com necessidade de reabilitação com prótese total obturadora (PTO). Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 82077717.4.0000.5149) foram selecionados 11 pacientes entre indivíduos portadores de deformação adquirida por neoplasia, e indicados para reabilitação com PTO de palato e/ou faringeana. Estes indivíduos foram examinados e dados demográficos e clínicos de interesse coletados. As PTO foram confeccionadas durante 60 dias, e realizadas entrevistas com dois questionários no período de 15 dias antes, e após 60 dias de instalação da PTO. Os pacientes responderam a dois questionários: University of Washington (UWQOL), que avalia a qualidade de vida relacionada as atividades diárias; e a Escala de Obturador Funcional (OFS), que verifica a satisfação em relação a funcionalidade do obturador. A média de idade dos pacientes foi de 65 anos, sendo a maioria aposentados e com diagnóstico de carcinoma espinocelular. A maioria dos itens do UWQOL apresentou impacto significativo na aparência, deglutição, fala e mastigação com as PTO (P<0,05). Os dados do questionário OFS indicaram que os pacientes apresentaram melhorias (P < 0,05) em termos de engolir alimentos líquidos, fala nasal e compreensão da voz em público.
Conclui-se que o tratamento protético maxilofacial realizado foi eficaz para melhora da qualidade de vida, com aspecto funcional obturador satisfatório para os pacientes reabilitados.
(Apoio: CNPq  N° EDITAL PRPq - 04/2019)
PI0530 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes atendidos no serviço de dor orofacial de um hospital universitário
Ribeiro MVF, Almeida-Leite CM, Vieira IG, Pedras RBN, Paula JS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As dores orofaciais acometem 12 a 22% da população mundial. Dentre as dores orofaciais crônicas, as disfunções temporomandibulares (DTM), que incluem alterações nos músculos da mastigação, articulações temporomandibulares (ATM) e estruturas associadas, são as mais prevalentes, sobretudo em mulheres de 20-40 anos. Este trabalho visa descrever o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos pelo Serviço de Dor Orofacial da Clínica da Dor do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG. Trata-se de estudo descritivo transversal retrospectivo com levantamento de dados a partir de prontuários dos pacientes atendidos no referido serviço de 2015 a 2018. Dos 192 pacientes, 84,4% eram do sexo feminino, com idade média de 42,4 +/- 17,2 anos. Com relação à escolaridade, 45% possuíam de 9 a 12 anos de estudo, 39,5% de 1 a 8 anos e 15,5% mais de 12 anos. Quanto à procedência, 61,4% residiam em Belo Horizonte e 38,6% em outras cidades de Minas Gerais. A queixa principal foi dor para 89% dos pacientes, com localização na face (62,8%), cabeça (3%) ou face e cabeça (34,2%) e intensidade leve (9,4%), moderada (37,8%) e intensa (52,8%). Com relação ao diagnóstico, 63,5% dos pacientes apresentavam dor musculoesquelética crônica/DTM e 40% relataram comprometimento importante nas atividades diárias.
O perfil sociodemográfico e clínico da população estudada está de acordo com a literatura que evidencia a DTM como a dor orofacial crônica mais prevalente, acometendo sobretudo mulheres jovens.
(Apoio: PBEXT/UFMG)
PI0531 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação de diferentes softwares de fotogrametria para digitalização de modelos de gesso
Albuquerque BB, Silva TJ, Campos AR, Senna PM
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O fluxo de trabalho digital tem se difundido na clínica odontológica. Entretanto, este processo esbarra no analfabetismo digital e no alto custo dos equipamentos de digitalização das arcadas dentárias. O objetivo foi avaliar o desempenho de softwares gratuitos para fotogrametria com relação ao tempo de processamento demandado em um computador com baixa capacidade de processamento gráfico (PC-1; i3/8GbRAM/GPU integrada) e outro com elevada capacidade (PC-2; i7/16GbRAM/6GbGPU). Cinco séries de 75 fotografias foram tomadas de um modelo de gesso. Cada série de imagens (n=5) foi carregada em um dos softwares gratuitos: Meshroom, Regard3D e VisualSFM, rodando em ambiente Windows 10 Home, recém inicializado e sem nenhum outro processo em segundo plano. Com auxílio de um cronômetro, o tempo de cada etapa até a geração do modelo virtual tridimensional foi registrado em cada computador. As etapas incluem: (1) carregamento das imagens, (2) alinhamento das fotografias - matches; (3) triangulação - sparse reconstruction; (4) refinamento da triangulação - dense reconstruction, e (5) criação da superfície - meshing. Cada grupo foi comparado através do teste ANOVA/Tukey. Observou-se que o tempo de processamento foi sensivelmente menor utilizando o PC-2 (p<0,05). Não houve diferença significativa entre o tempo de processamento total entre os softwares (p>0,05)
Foi possível concluir que computadores de maior capacidade de processamento gráfico facilitam a construção de modelos digitais através da técnica da fotogrametria, independentemente do software utilizado.
PI0532 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Carga microbiana e a qualidade de vida de pacientes com Estomatite relacionada à prótese. Estudo clínico randomizado
Campos EN, Araújo CB, Bueno FL, Oliveira VC, Macedo AP, Paranhos HFO, Silva-Lovato CH, Ribeiro AB
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo correlacionou a carga microbiana de desdentados totais com estomatite relacionada à prótese (ERP) e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVSB). Cem usuários de próteses totais maxilares foram aleatorizados em quatro grupos paralelos: 1) escovação do palato/imersão da prótese em solução de hipoclorito de sódio 0,25% (controle positivo); 2) escovação do palato/imersão da prótese em solução de Triclosan 0,15%; 3) escovação do palato/imersão da prótese em solução de ácido cítrico e 4) escovação do palato com ácido cítrico e lactose monohidratada/imersão da prótese em solução de ácido cítrico. A carga microbiana foi quantificada por meio da contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) e a QVSB foi obtida pelo OHIP-EDENT no Baseline e após 10 dias de uso dos protocolos. Os dados foram submetidos ao teste de Correlação de Spearman (p˂0,05). A carga microbiana não apresentou correlação com a qualidade de vida geral (p=0,721) antes e após o tratamento, porém, no domínio "impacto social" àqueles que apresentaram maior carga microbiana de Candida spp. relataram maior intolerância ao convívio social e irritação frente aos problemas orais (p˂0,01).
A ERP correlacionada à carga microbiana pode interferir no convívio social, por isso, orientações de higiene oral e da prótese são importantes.
(Apoio: CNPq  N° 155390/2018-0)
PI0533 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Efeito do envelhecimento hidrotérmico na probabilidade de sobrevida e modo de falha de pilares retos de zircônia
Gouvea MVR, Campos TMB, Lopes ACO, Zahoui A, Bonfante EA, Bergamo E
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência do envelhecimento hidrotérmico na microestrutura e conteúdo cristalino de pilares retos de zircônia, bem como na probabilidade de sobrevida e modo de falha de coroas anteriores. Pilares de zircônia foram divididos em 2 grupos de acordo com as condições de armazenamento: (i) imediato e (ii) envelhecido em autoclave (134oC, 20 horas, 2,2 bar). A microestrutura e o conteúdo cristalino foram caracterizados através de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Teste de fadiga acelerada progressiva foi realizado através da aplicação de carga na borda incisal das coroas até a falha ou suspensão. As curvas de probabilidade de Weibull e a probabilidade de sobrevida para uma missão de 50000 ciclos a 150 N foram calculadas e plotadas. Análise fractográfica foi realizada em estereomicroscópio. MEV denotou um arranjo microestrutural denso, com grãos compactados e a presença de defeitos, especialmente após envelhecimento. DRX demonstrou um aumento do conteúdo monoclínico após envelhecimento (36%) em relação ao imediato (16%). Os valores de Beta indicaram que enquanto a fadiga foi um fator de aceleração para as falhas no grupo imediato, defeitos intrínsecos ao material controlaram as falhas no grupo envelhecido. O grupo imediato (99%) apresentou maior probabilidade de sobrevida em relação ao envelhecido (75%) para a missão estimada em 150 N. O modo de falha dos pilares consistiu principalmente da fratura do parafuso e/ou do pilar.
O envelhecimento hidrotérmico influenciou a probabilidade de sobrevida de pilares de zircônia.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/19542-4)