Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0332 a PN0342 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PN0342 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Análise in vitro da eficácia e alterações em estrutura dentária sob o uso de diferentes géis clareadores de consultório, com e sem LED Violeta
Mendonça RP, Oliveira AC, Lopes LS, Monnerat AF, Miragaya LM, Calazans FS, Barceleiro MO, Miranda MS
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi de avaliar a ação do LED Violeta na estrutura dentária, e sua eficácia na mudança de cor com o uso ou não de géis clareadores de consultório de diferentes pHs, tal como o uso ou não da luz, em contato com o esmalte de dentes bovinos. Quarenta incisivos bovinos foram separados em 4 grupos (n=10) numerados. A aferição do pH foi realizada ao início e ao final de cada aplicação nos grupos com gel, por meio de um pHmetro portátil. A avaliação estrutural de uma amostra aleatória de cada grupo foi feita por microscópio de força atômica (AFM) antes e após o clareamento, segundo recomendação das fabricantes. Para avaliação da cor, foram calculados valores de variação por escores numéricos dos dados das escala Vita Clássical (VC) e Vita 3D Master (VM). Os dados do pH foram tabelados e avaliados estatisticamente por teste de Tukey. Os resultados do AFM não mostraram alterações com a aplicação do LED. As amostras que sofreram ação de géis clareadores obtiveram resultados positivos no clareamento nos 2 grupos, com uso de LED (VC - 3,9 e 5,7 ; VM - 5,2 e 7,3), tal como no grupo sem o uso do LED (VC - 5,9 ; VM - 8,5), enquanto as amostras sem gel não obtiveram alteração significativa (VC - 1,5 ; VM - 1,5). Além disso, não houve diferença estatística (p>0,05) entre a variação de pH com e sem a aplicação do LED (Δ pH= -0,29 e Δ pH= -0,39) entre grupos com a mesma marca de gel.
O uso de LED Violeta sozinho, portanto, não foi capaz de promover alterações significativas na cor do substrato dental, muito menos promoveu alterações estruturais, tal como no comportamento de eficácia e do pH dos géis clareadores.