Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 1091 a 1100


PN0938 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação da ação antioxidante do MTA associado ao resveratrol e/ou curcumina
Silva VFFME, Andrade RS, Campos LM, Soares VCG, Silva JB, Berger SB, Guiraldo RD, Lopes MB
Odontologia - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O MTA é considerado o material padrão-ouro para os procedimentos endodônticos. Apesar disso, ainda existe uma alta taxa de insucesso quanto ao processo de reparação tecidual que pode estar relacionada ao processo inflamatório gerado na presença do material. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a associação de agentes antioxidantes ao MTA a fim de melhorar a modulação inflamatória. O ensaio antioxidante foi realizado pelo método colorimétrico através do DPPH a partir de amostras de MTA, resveratrol e cúrcuma e suas interações, quercertina foi utilizado sozinho como grupo controle. As amostras foram armazenadas por 40 minutos e analisadas no espectrofotômetro com comprimento de onda de 515 nm. Um ensaio de citotoxicidade pelo método colorimétrico MTT foi realizado para determinar o potencial tóxico dos grupos experimentais à cultura celular de fibroblastos. Após a cultura celular e o tratamento com os grupos experimentais, as amostras foram analisadas nos tempos de 24, 48 e 72 horas. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA e teste Tukey (⍶=0,05). Verificou-se diferença estatística entre os grupos experimentais. Os grupos Resveratrol e MTA+Resveratrol apresentaram os maiores índices de atividade antioxidante sendo semelhantes estatisticamente ao grupo controle. No entanto, todos os grupos, exceto o MTA, causaram degradação celular.
Concluiu-se que apesar da atividade antioxidante ser adquirida pelo MTA, as associações foram tóxicas para as células independente da concentração e dos tempos experimentais.
(Apoio: CAPES)
PN0940 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Adaptação interna de restaurações classe I extensas com resinas compostas convencionais e Bulk Fill: uma análise por micro-ct
Floriani DH, Souza EM
Dentística - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a adaptação interna de restaurações em preparos de Classe I extensos utilizando resinas compostas bulk-fill e convencionais associadas ou não a base. Sessenta terceiros molares hígidos extraídos receberam preparos de Classe I com socavamento das cúspides. Os dentes foram divididos em grupos a serem restaurados com resinas nanoparticuladas (grupos F) e nanohíbridas (grupos G e AFB). Os grupos FBF e GXF (n=10) receberam uma camada de 3 mm de espessura de resina bulk-fill flow como base e uma camada de 1 mm de espessura de resina composta convencional. Os grupos FBP e AFB foram restaurados com um único incremento de 4 mm de espessura de resina bulk-fill. Os grupos FTZ e GDS foram restaurados com resinas convencionais com incrementos oblíquos. Todos os dentes foram submetidos a termociclagem e fadiga mecânica antes da análise de adaptação interna por micro-CT. Os dados de desadaptação interna foram analisados por ANOVA e teste Games-Howell (p<0,05). As restaurações com a resina nanoparticulada com e sem base (FTZ e FBF) apresentaram significativamente menor desadaptação interna comparadas aos restaurados com resina nanohíbrida sem base (GDS) (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significantes entre os outros grupos (p> 0,05).
Entre as diferentes abordagens restauradoras avaliadas, a resina composta nanoparticulada, inserida de forma incremental com ou sem base mostrou maior adaptação interna do que a resina composta nanohíbrida sem base.
PN0941 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Estratégias para remoção do cimento à base de resina epóxi da dentina da câmara pulpar
Souza V, Escalante-Otárola WG, Castro-Núñez GM, Leandrin TP, Silva JKA, Zaniboni JF, Lima RO, Kuga MC
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar avaliar o potencial de limpeza e os efeitos na persistência de resíduos, incidência dos túbulos dentinários abertos e microdureza na dentina da câmara pulpar das seguintes soluções: acetato de amila, acetona, etanol a 95%. Foram selecionados 180 fragmentos de incisivos bovinos e divididos em 9 grupos (n = 20): protocolos de limpeza acetato de amila (AA), acetona (AC), etanol a 95% (ET); protocolos experimentais AA-AC (E1), AA-ET (E2), AC-ET (E3), AA-AC-ET (E4); e controle positivo (PC) e negativo (NC). Todos os grupos foram impregnados com cimento à base de resina epóxi, exceto NC, e submetidos aos protocolos de limpeza, exceto PC e NC. A partir dessa seleção, foram selecionados 90 espécimes e divididos em 9 grupos (n=10) e submetidos ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) para avaliar a persistência de resíduos (500x), e a quantidade de túbulos dentinários abertos (2.000x). Os outros 90 espécimes foram divididos em 9 grupos (n = 10) e submetidos à avaliação da microdureza dentinária. Os testes utilizados foram Kruskal Wallis e Dunn, Anova one-way e Mann Whitney (α = 0,05). A análise do MEV mostrou em ordem decrescente: Persistência dos resíduos: NC> AA = E4> AC = ET = E1 = E2 = E3> PC. Incidência de túbulos dentinários abertos: NC = E4> AA> E1> AC = E2 = E3> ET> PC. Redução da microdureza da dentina: PC = NC> ET = E4> AC = E1 = E2> AA = E3.
O protocolo de limpeza contendo AA, AC e ET (E4) é a maneira mais eficaz e segura de remover resíduos de cimento à base de resina epóxi na dentina da câmara pulpar.
(Apoio: CAPES  N° 88882.432516/2019-01 )
PN0942 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Teste de espécimes controle e experimental para microtração (µTBS) obtidos a partir de um único dente
Batista JMN, Geraldeli S, Pires-De-souza FCP, Shen C, Sinhoreti MAC
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Testou a hipótese de que um único dente pode ser usado para alocar o grupo experimental e controle para testes de microtração em dentina, requerendo assim menor quantidade de dentes para estudos em adesão dental. Sessenta terceiros molares foram alocados nos grupos QD (quarto dentinário; n=20) e DU (dente único; n=40). Após a exposição da dentina por meio de um disco diamantado sob refrigeração, cada dente de QD foi cortado no sentido mésio-distal e vestíbulo-lingual, formando quatro quartos proporcionais. Para cada quarto dos dentes de QD e dez dentes do grupo DU, um sistema adesivo foi aplicado: Clearfil SE Bond, Scotchbond Multi-Purpose, Scotchbond Universal (condicionamento e enxágue) e Scotchbond Universal (autocondicionante). O compósito Filtek Z250 foi utilizado para a construção de blocos sobre a superfície dentária. Os espécimes foram seccionados nas direções x e y usando disco diamantado. Cada dente de DU deu origem a 8-14 palitos e cada quarto de QD, 2 a 6 palitos. Os palitos foram armazenados em água por 24 horas antes do teste de resistência à microtração numa máquina de ensaios OM-100 (Odeme). Os dados obtidos foram submetidos a uma regressão não linear (SAS 9.4) para determinar os módulos de Weibull (m) e a resistência à tração característica (σc). Os valores obtidos foram utilizados para comparação entre os grupos. O grau de ajuste de cada regressão não linear foi superior a 98%. Não houve diferença entre QD e DU.
O QD produziu um intervalo menor de módulos Weibull do que o DU, com um número menor de palitos testados em cada grupo. Desse modo, a hipótese foi aceita.
(Apoio: Fapesp  N° 2014/11301/4)
PN0944 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito da escovação dentária e da pigmentação extrínseca na molhabilidade e energia de superfície de zircônias monolíticas
Goyeneche DZ, Ramos AP, Ribeiro RF, Rodrigues RCS, Faria ACL
Reabilitação Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito dos métodos de pigmentação e da escovação dentária na molhabilidade (M) e energia de superfície (ES) de zircônias monolíticas. Para isso, foram testados 2 tipos de zircônia: alta translucidez imersa em solução para coloração (SHT); e alta translucidez pré-tonalizada (SHTC). Blocos foram cortados em cortadeira de precisão. Após o corte, e imersão do grupo SHT, amostras foram sinterizadas (12,0x12,0x2,0mm). As amostras foram subdivididas em 2 subgrupos (n=3): que recebeu pigmentação extrínseca (PIG) e polimento (POL). As amostras foram submetidas a 650.000 ciclos de escovação dentária (180 ciclos/min) utilizando dentifrício/água (1:1). M e ES foram avaliadas mensurando o ângulo de contato com auxílio de um goniômetro. As avaliações foram realizadas após a sinterização (T1), após PIG ou POL (T2) e após escovação dentária (T3). Os resultados foram avaliados pelo modelo linear generalizado de medidas repetidas (α=0,05). Não houve diferença entre as zircônias para M (p=0,513) e ES (p=0,132), mas PIG apresentou maior M (p<0,05) e ES (p<0,05) do que POL. As interações tempo*zircônia (M, p=0,004; ES, p<0,05) e tempo*acabamento (M, p<0,05; ES, p<0,05) foram significativas. Em T1, SHTC apresentou maior M e ES do que SHT, mas não houve diferença em T2 e T3, sendo menor em T1. PIG apresentou maior M e ES do que POL em T2 e T3, sem diferença em T1. PIG aumentou M e ES enquanto POL diminuiu.
Os resultados sugerem que PIG ou POL e a escovação dentária interferem na M e ES das zircônias estudadas.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/15470-3.)
PN0945 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Citotoxicidade de scaffolds de celulose bacteriana, fosfato de cálcio amorfo e alginato de sódio para uso em reparação óssea
Lara M, Coelho F, Guastaldi AC, Chanfrau JER, Pelizaro TAG, Capote TSO
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial citotóxico de scaffolds à base de celulose bacteriana (CB), fosfato de cálcio amorfo (FCA) e alginato de sódio (AS) com as seguintes composições: FCA (50%),CB (10%) e AS (20%) (CART1); variando a concentração de AS(30%) (CART2). Foram realizados os ensaios XTT e Sobrevivência Clonogênica. Células CHO-K1 foram cultivadas (2×104 - XTT; 4×104 - SC) em placas de 24 poços. Foram preparados eluatos com os materiais de acordo com a ISO 10993-12 em diferentes concentrações (100%, 75%, 50%, 25%), permanecendo em contato com as células por 24 horas. Células sem eluato foram usadas como controle negativo (CN). Cloridrato de doxorrubicina foi utilizado como controle positivo para o XTT (3µg/mL) e SC (0,3µg/mL). Para ambos os testes, foram feitas três repetições independentes. Os dados foram submetidos à ANOVA, seguido dos testes Tukey e Dunnett, com nível de significância de 5%. O material avaliado demonstrou alto efeito citotóxico (XTT) em CART1 100%, em comparação com o CN. Houve um comprometimento na capacidade proliferativadas células (SC) em CART1-100%, 75% e CART2-100% e 75% em comparação com CN. CART1-25%, CART2-50% e 25% apresentaram um aumento significativo da capacidade proliferativa das células em comparação com CN.
Concluiu-se que as menores concentrações de CART1 e CART2 não apresentaram efeitos citotóxicos nas células CHO-K1, além de aumentarem capacidade proliferativa das células, podendo-se dar continuidade a outros testes para verificação de sua atividade para uso em reparação óssea.
(Apoio: CNPq  N° 132600/2020-0)
PN0946 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito antimicrobiano de biomateriais nanocompósito de poliamida 6 e nanopartículas de trimetafosfato de sódio com nanopartículas prata
Morais LA, Souza Neto FN, Hosida TY, Cavazana TP, Frollini E, Campana Filho SP, Camargo ER, Delbem ACB
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito antimicrobiano de biomateriais nanocompósito de poliamida 6, trimetafosfato de sódio (TMP) e nanopartículas de prata (Ag) contra Streptococcus mutans e Candida albicans. As cepas dos microrganismos foram reativadas em BHI-ágar e em seguida, colônias de cada espécie foram inseridas em caldo BHI individualmente e incubadas por 24 horas. Uma alíquota de cada suspensão bacteriana e fúngica foram homogeneizadas em BHI-ágar e após a geleificação do meio de cultura, discos de 5mm de diâmetro dos nanocompósito de P(6), 2,5% TMP, 5% TMP e 10% TMP com e sem Ag foram colocados sobre a superfície do meio ágar. Como controle, foi utilizada solução de Clorexidina 0,2%. As placas foram incubadas por 24 horas (5% CO2; 37°C). Duas medidas de cada halo de inibição foram mensuradas por um paquímetro digital e as médias calculadas. Os dados foram analisados por ANOVA, seguido do teste de Student-Newman-Keuls (p<0,05). Para C. albicans, os grupos de 5% e 10% TMP decoradas com Ag apresentaram melhores resultados em relação aos outros grupos testados. Para o S. mutans, os grupos P(6) e TMP associado com prata foram os grupos com maiores halos de inibição comparados com os outros grupos testados. Para ambos os microrganismos, os grupos P(6), 2,5%, 5% e 10% TMP sem prata não apresentaram atividade antimicrobiana e a CLX, apresentou os maiores halos de inibição.
Conclui-se que os nanocompósito de poliamida 6 com Ag possui ação antimicrobiana contra microrganismos testados.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/16041-1; 2017/17993-3; 2016/17577-7)
PN0947 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação dos perfis de liberação de nistatina contida em micropartículas poliméricas
Ribeiro JL, Alves MRS, Klein T, Farago PV, Bombarda N
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Visando o aumento da disponibilidade da nistatina no tratamento da candidíase oral, foram obtidas pelo método de spray dryer 6 formulações de micropartículas poliméricas (MP) contendo nistatina (N) a 10 e 20%, a partir dos polímeros X (XN10 e XN20), Y (YN10 e YN20) e de sua combinação (XYN10, XYN20). Para comparar os perfis de liberação do fármaco e MP, um ensaio de dissolução foi realizado utilizando pastilhas de lactose contendo 1mg de fármaco puro ou equivalente em MP. O meio selecionado foi água destilada e lauril sulfato de sódio a 0,1%, o experimento conduzido em agitador magnético múltiplo a 36ºC ± 1, ao qual foram adicionados béqueres com 400 mL de meio. As pastilhas foram acomodadas em um dispositivo e inseridas nos béqueres. Amostras foram coletadas (1, 3, 5, 8, 10, 15, 20, 25, 30, 45, 60, 120, 240, 360, 720, 1080 e 1440 min) e analisadas por cromatografia líquida de alta eficiência em método previamente desenvolvido e validado. Para determinar os perfis, foram utilizadas as médias do percentual de concentração (razão entre obtida e teórica), feita a correção de Bolton e multiplicada pela eficiência de encapsulação. A relação das concentrações pelo tempo decorrido ilustrada em gráfico e os perfis de liberação comparados. Observou-se que as formulações XN10 e XN20 não liberaram o fármaco no tempo avaliado, YN10, YN20 e XYN20 melhoraram sua solubilidade e XYN10 início de liberação prolongada.
Considerando os perfis avaliados, todas as formulações melhoraram a solubilidade do fármaco, exceto XN10 e XN20 e podem representar uma alternativa para o tratamento da candidíase.
(Apoio: Fundação Araucária   N° N° Protocolo 16521)
PN0948 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Avaliação de diferentes vernizes fluoretados na prevenção da progressão de lesão erosiva inicial em esmalte
Lima BFA, Sousa ET, Lopes RM, Amaral SF

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o comportamento de diferentes vernizes fluoretados quanto à liberação de íons cálcio (Ca2+), fósforo (HPO42-) e flúor (F-) em meio ácido e na prevenção da progressão de lesão erosiva inicial no esmalte. O estudo foi conduzido em duas fases independentes: fase 1, 5 vernizes foram selecionados: MI VarnishTM (CPP-ACP), ClinproTM White Varnish (5% NaF / fTCP / Xilitol), ClinproTM XT Varnish (glicerofosfato de cálcio), EnamelastTM (5% NaF / Xilitol), Duraphat (NaF, C+) e água deionizada (C-). Uma amostra de verniz foi aplicada em tira de PVC (n=10), imersa em solução de ácido cítrico (AC) 0,3%; pH 3,8 e armazenada a 37°C nos tempos (T1 / T4 / T24 / T48 horas) para análise da liberação dos íons. Na fase 2, 60 blocos de esmalte bovino foram usados (n=10). Uma lesão inicial de erosão (AC 0,1%; pH 2,5) foi criada e uma única camada de verniz aplicada. Os espécimes foram submetidos a ciclos de erosão-remineralização (6x dia / 5 dias / AC 0,3%; pH 3,8) com avaliação de perda de superfície (PS) por perfilometria óptica. Os dados obtidos foram analisados (ANOVA; teste de Tukey p<0,05). Os valores mais significativos para liberação de íons foram: HPO42- - Duraphat no T1 (p<0,05); Ca2+ - MI Varnish e Clinpro XT no T24 (p<0,05); F- - Clinpro White e Enamelast no T48 (p<0,05); o verniz Clinpro White apresentou menor valor de PS comparado aos demais grupos (p<0.05).
Embora todos os vernizes tenham apresentado valores detectáveis de liberação dos íons em meio ácido, apenas o verniz contendo fTCP/Xilitol foi capaz de prevenir a progressão de lesão erosiva inicial em esmalte.
(Apoio: CAPES  N° 1502241)
PN0949 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação da compatibilidade de cor entre pasta de prova e agente cimentante fotoativado na cor final de lentes de contato de resina composta
Mueller B, Mota KM, Bernardon JK, Moreira JM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a compatibilidade de cor entre o material de prova e o agente cimentante fotoativado, bem como, o seu efeito na cor final de restaurações do tipo lentes de contato de resina composta. Para isso, foram confeccionadas 40 bases de resina composta na cor A3 e 40 lentes de contato de resina composta na cor Bleach XL, com 0,3 a 0,5 mm de espessura. Primeiramente, foram avaliados os materiais de prova (Variolink Esthetic LC® nos valores Warm+, Light+ e Neutral - Ivoclar Vivadent / Opallis Flow® na cor A1 pré cura - FGM / Gel hidrossolúvel - KY, Johnson & Johnson®). Subsequentemente, após a limpeza adequada das peças, foi realizada a cimentação com diferentes agentes cimentantes (Variolink Esthetic LC® nos valores Warm+, Light+ e Neutral- Ivoclar Vivadent / Opallis Flow® na cor A1- FGM). O conjunto base de resina + material de prova/agente cimentante + lente de contato foi avaliado pelo espectrofotômetro. A cor foi determinada pelo sistema CIE L*a*b*, onde, L* indica a luminosidade, enquanto a* e b* indicam o croma. Os resultados mostraram que, segundo o teste ANOVA, houve diferenças estatísticas significativas nos valores de L* e ∆E (Diferença cromática) entre os agentes cimentantes e entre as pastas de prova. Portanto, quando comparados diferentes agentes cimentantes, observou-se que houve diferença nos valores de luminosidade entre eles, assim como quando comparadas diferentes pastas de prova.
Não foi possível observar em todos os grupos a correspondência de cor, por meio da ∆E, entre agente cimentante e o material de prova do mesmo matiz.