Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas TCC019 a TCC026 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


TCC021 - TCC Caso Clínico
Área: 6 - Oclusão / ATM

Uma abordagem multidisciplinar como alternativa no tratamento da desordem temporomandibular miogênica
Veloso EM, Nascimento ELP, Barbosa MCSA, Carvalho RF, Junqueira RB
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

De etiologia multifatorial, a desordem temporomandibular exige uma abordagem terapêutica multiprofissional em estreita colaboração. O presente caso clínico, avaliou os efeitos de uma abordagem multidisciplinar no tratamento de uma paciente diagnosticada com desordem temporomandibular miogênica. Após aprovação na Plataforma Brasil (parecer n° 3.292.066), aplicou-se um protocolo de exercícios de resistência muscular associado ao uso de dispositivo interoclusal à uma voluntária do sexo feminino, que se queixava de dores faciais, principalmente ao acordar. Para se chegar ao diagnóstico e realizar um comparativo da evolução do tratamento, utilizou-se os Critérios de Diagnóstico para Pesquisa em Desordem Temporomandibular (RDC/TMD), a Escala Visual Analógica (EVA) e a Avaliação Eletromiográfica (EMG). O tratamento fisioterapêutico consistiu na realização de exercícios duas vezes por semana, durante oito semanas. A avaliação do tempo de fadiga e da dor percebida foi feita em três momentos após o início do tratamento. Conjuntamente, o tratamento odontológico consistiu na utilização de um dispositivo interoclusal por 3 meses, reexaminado e ajustado periodicamente. Este foi confeccionado após montagem em articulador semi-ajustável na posição de relação cêntrica, com o auxílio do JIG de Lúcia.
A abordagem multidisciplinar como alternativa no tratamento da desordem temporomandibular miogênica se mostrou efetiva, promovendo melhora do quadro clínico e maior conforto ao paciente.
TCC022 - TCC Caso Clínico
Área: 6 - Prótese

Individualização de transferente para obtenção de perfil de emergência em prótese sobre implantes: relato de caso
Alves ILA, Giampaolo ET, Moffa EB
São João da Boa Vista - CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No tratamento reabilitador, a beleza e arte tornaram-se dominante na odontologia. Para alcançar a excelência no tratamento com implantes dentários, um adequado perfil de emergência, além de potencializar o resultado estético também auxilia na higienização da prótese, contribuindo ainda mais para a saúde periimplantar. O objetivo do presente trabalho foi ilustrar, através de um caso clínico a importância da individualização de um transferente para se obter um adequado perfil de emergência durante a moldagem de transferência melhorando a estética na região anterior. Caso Clínico: paciente 56 anos, procurou a clínica de prótese dentária com desejo de melhorar a estética anterior do elemento 21. Após o diagnóstico e planejamento, foi realizada a moldagem de transferência para obtenção de um adequado perfil de emergência na região estética e posteriormente confeccionada uma coroa cerâmica sobre um pilar de zircônia.
A técnica relatada permitiu que o perfil de emergência se apresentasse natural e em perfeita harmonia com os tecidos periimplantares, o paciente demostrou satisfação com o resultado.
TCC023 - TCC Caso Clínico
Área: 7 - Estomatologia

SÍNDROME DE SJOGREN: diagnóstico e abordagem terapêutica odontológica
Souza LCB, Costa BRM, Almeida LP, Horta MCR, GROSSMANN SMC
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Síndrome de Sjogren(SS) é uma patologia autoimune crônica com envolvimento de glândulas salivares e lacrimais. Alterações nas glândulas salivares interferem diretamente na composição e no fluxo salivar o que pode acarretar: xerostomia, atrofia papilar, mucosa oral avermelhada, dolorida e sensível, interferindo na progressão da cárie e da doença periodontal, infecções oportunistas e disfagia. Portanto, o conhecimento do cirurgião-dentista (CD) no diagnóstico e no manejo desses pacientes é importante para a promoção da qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho foi a descrição dos critérios para o diagnóstico de SS, bem como as condutas terapêuticas odontológicas no atendimento desses pacientes, incluindo a laserterapia de baixa potência (LTBP) como modalidade terapêutica para hipossalivação.
Em razão de exigir habilidades e interpretações específicas, o diagnóstico deve ser realizado por um especialista, porém a maior parte da conduta terapêutica pode ser realizada por CD clínicos-gerais com garantia de alta resolubilidade, incluindo a laserterapia, mediante habilitação comprovada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. São necessários novos estudos in vivo e trabalhos com boa casuística para afirmar a efetividade de LTBP no tratamento de xerostomia em SS, apesar de nesse caso clínico a terapia ter apresentado melhora na secreção salivar após 03 sessões com efeito prolongado. Enfim, assegurado por uma prática clínica ética, esse trabalho torna-se referência para um possível protocolo de atendimento de pacientes com SS.
TCC024 - TCC Caso Clínico
Área: 8 - Periodontia

Crescimento gengival na infância: um relato de caso
Silva GIL, Cota LOM, Borges-Oliveira AC, Costa AA, Carneiro NCR, Milagres RMC, Matoso BSM, Cyrino RM
Cpc - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Um menino com Paralisia Cerebral, oito anos, compareceu à clínica de pacientes especiais da Faculdade de Odontologia da UFMG. Os pais apresentaram o encaminhamento médico para tratamento de crescimento gengival com o objetivo de melhorar a condição respiratória da criança.Segundo relato, o paciente apresentava quadro de síndrome hipóxico-isquêmica, dificuldade respiratória, secreção brônquica e salivar abundantes e nutrição administrada via enteral. Após exame periodontal, a criança foi diagnosticada com crescimento gengival grau III, apresentando hipotonia muscular e anatomia dos rebordos modificada pelo excessivo crescimento gengival,que a impossibilitava de fechar a boca. A tomografia mostrou a presença exclusiva de tecido mole cobrindo os elementos dentais. Foram realizadas duas intervenções cirúrgicas gengivais ressectivas, uma para cada arco, com intervalo de cinco meses entre elas, sob anestesia local, sedação oral e acompanhamento da equipe de enfermagem da UFMG, para monitoramento da resposta da dor, sinais vitais e aspiração.
Os exames histopatológicos da arcada superior apresentaram diagnóstico de hiperplasia fibrosa e aqueles obtidos na arcada inferior diagnosticaram lesão hemartomatosa, sugerindo alguma síndrome genética associada, ainda em avaliação com a equipe médica. Os pais relataram melhora do quadro respiratório do filho, com redução da secreção pulmonar.
TCC025 - TCC Caso Clínico
Área: 8 - Periodontia

Avaliação da filtração glomerular e pressão arterial sistêmica antes e após tratamento periodontal em pacientes com doença renal crônica
Bechtlufft NOM, Carvalho RFF, Rezende NS, Bastos JA
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença renal crônica (DRC) consiste em uma alteração da estrutura dos rins apresentando uma redução ou limitação da capacidade de filtração glomerular. A periodontite (PC) é uma infecção subgengival, crônica, associada a inflamação local e ao aumento da inflamação sistêmica. Dessa forma, os pacientes com DRC serão submetidos a tratamento periodontal não cirúrgico com o objetivo de avaliar os níveis da taxa de filtração glomerular (TFG) e hipertensão arterial sistêmica (HAS), antes e após tratamento periodontal não cirúrgico. O estudo teve a aprovação no comitê de ética local sob nº 3.187.600. A função renal foi adotada de acordo com a classificação da National Kidney Foundation de 2002. A avaliação da periodontite foi baseada na classificação de 2003 da Centers for Disease Control/American Academy of Periodontology (CDC/AAP). O estudo está em andamento, foram analisados dados referentes a dois pacientes submetidos aos procedimentos de raspagem, alisamento radicular e exodontia. Quanto aos valores médios apresentados antes e após os procedimentos, não houve diferença nas medidas de pressão arterial sistólica e diastólica antes do procedimento, 170 mmHg e 93 mmHg quando comparado aos valores após procedimento odontológico, 179 mmHg e 95 mmHg. Contudo, houve uma diminuição na TFG, com média de 212 ml/min/1,73 m2, após o tratamento proposto 167 ml/min/1,73 m2.
Os dados são preliminares e o estudo está em andamento. Dessa forma, sugerimos que a TFG de indivíduos com DRC e PC, possam estar diminuídas após o tratamento periodontal não cirúrgico.
TCC019 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Facetas cerâmicas com preparo e sem preparo: revisão de literatura
Poliseli NT, Pereira RP, Silva SB
Ccs - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A longevidade dos casos reabilitados com facetas cerâmicas está associada ao conceito conservador de mínimo desgaste e, a alta taxa de sucesso clínico, por sua vez, está diretamente relacionada a adesão ao substrato dental, sobretudo ao esmalte, o que fundamenta a necessidade de se preservar essa estrutura. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre preparo dental para facetas cerâmicas. Para o levantamento dos dados foram feitas buscas nas principais bases de dados como Pubmed, LILACS, Scielo e Google Acadêmico entre os anos 2010 a 2019. As palavras-chave referentes ao escopo da pesquisa foram: facetas dentárias, facetas cerâmicas, laminados dentários. Foram selecionados 30 artigos. Os estudos apontaram que a utilização de facetas cerâmicas é uma alternativa eficaz e segura para reabilitação estética e que a ocorrência de fraturas pode ser minimizada atentando-se para a espessura homogênea da cerâmica e do compósito cimentante, além de adequado protocolo clínico, mantendo sempre que possível o preparo ou as margens em esmalte. O planejamento sem preparo deve ser cautelosamente indicado, pois não cabe a generalização, devendo-se, sempre que possível, buscar o preparo mínimo, preservando a estrutura dental.
Conclui-se que tratamentos com facetas cerâmicas devem ser os mais conservadores possíveis visando sempre a preservação da estrutura biológica. No entanto, é imprescindível que haja um conhecimento aprofundado sobre a técnica reabilitadora, os tipos de preparos, bem como suas indicações e suas limitações.
TCC020 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Influência do adesivo autocondicionante no desempenho de restaurações em dentes com cárie relacionada à radiação
Wanghon ZML, Pereira RP, Grando LJ, Camargo AR, Lisboa ML, Gondo R
Odt - Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie relacionada à radiação apresenta comportamento biológico atípico e agressivo, com danos na microdureza e mineralização dos tecidos dentais duros, sendo considerada um dos efeitos adversos tardios da radioterapia. Falhas adesivas são frequentes em restaurações realizadas após a radioterapia. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o desempenho de adesivos autocondicionantes em procedimentos restauradores de dentes com cárie relacionada à radiação. A busca de artigos foi realizada no site PubMed, com as palavras-chave: "Radiotherapy"; "Adhesive"; "Composite Resins". Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2009-2019, estudos laboratoriais, revisões literárias e sistemática. Foram selecionados 5 artigos. Estudos apontaram que os adesivos autocondicionantes quando aplicados em dentes irradiados apresentam o mesmo desempenho de dentes não irradiados, fato este que pode estar associado à forte ligação entre os monômeros funcionais do material com os íons cálcio da hidroxiapatita dental, o que favorece uma maior coesão da resina infiltrada após a polimerização e melhor resistência durante a hidrólise. Ainda, as resinas compostas permaneceram estáveis por seu alto potencial adesivo, sua capacidade de vedação, suas propriedades ópticas e sua insolubilidade.
Concluiu-se que os adesivos autocondicionantes apresentam um bom desempenho em restaurações de dentes acometidos por cárie relacionada à radiação. Todavia, mais pesquisas são necessárias neste campo.
TCC026 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Técnicas para acelerar o processo de consolidação de enxertos ósseos
Silva JCC, Ferrairo BM, Stuani VT, Cardoso MV, Manfredi GGP, Ferreira R
Centro de Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - CAMPUS DE JACAREZINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As técnicas regenerativas são uma das opções mais utilizadas para o tratamento de defeitos ósseos ao redor de dentes/implantes e de rebordos ósseos atróficos. Dependendo do grau de severidade do defeito o organismo não é capaz de se regenerar, sendo necessário o uso de enxertos ósseos em bloco ou particulados, associados ou não com membranas. Para ter neoformação óssea são necessários eventos como a angiogênese e migração/proliferação de células ósseas no local. Com intenção de acelerar este processo de regeneração, algumas técnicas foram desenvolvidas, como: perfuração do leito receptor; aplicação de laser de baixa potência; utilização de fatores de crescimento e o uso de agentes desmineralizantes nas superfícies ósseas. Sendo assim, o propósito desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e Cochrane, com a finalidade de elaborar uma revisão sobre as diferentes técnicas usadas para acelerar a consolidação do enxerto ósseo ao leito receptor. Foi verificado que as técnicas possuem um grande potencial para promover a migração e proliferação celular, e a técnica de perfuração do leito receptor propicia, também, a irrigação sanguínea do enxerto.
Embora com vantagens promissoras em estudos in vitro e pré-clínicos, são poucos os ensaios clínicos randomizados em humanos a respeito dessas técnicas, portanto, são necessários mais estudos para assegurar o potencial dos procedimentos e estabelecer protocolos clínicos.