Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0538 a PN0547 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0538 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação de preenchimento e extrusão empregando novo sistema para obturação para cimento biocerâmico pronto para uso
Silva LR, Torres FFE, Pinto JC, Souza PHF, Santos-Junior AO, Tavares KIMC, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A obturação visa preenchimento do sistema de canais radiculares. Bio-C Sealer (Angelus) é um novo cimento endodôntico biocerâmico pronto para uso com excelente escoamento, e consequentemente, maior possibilidade de permitir extravasamento de material obturador. Este estudo investigou preenchimento e extrusão empregando novo sistema de obturação - Sealer Injection System (SIS, Angelus) que apresenta agulha com aberturas laterais, em comparação com o sistema convencional de abertura apical. Foram utilizados modelos de resina acrílica com canal principal curvo e canais laterais simulados nos terços apical, médio e cervical. O canal principal foi preparado até instrumento de NiTi #35/05. Bio-C Sealer foi levado ao canal por meio de seringa convencional do fabricante ou por meio de SIS, seguido da colocação do cone de guta-percha #35/05. Escaneamento em micro-CT foi realizado para quantificação da porcentagem de falhas no canal principal e laterais, além do volume de extravasamento de cimento. Os dados foram submetidos aos testes Kolmogorov-Smirnov e teste-t (p<0,05). Não houve diferença entre os sistemas no preenchimento do canal principal, e canais laterais dos terços médio e apical. Porém, SIS mostrou melhor preenchimento no do canal lateral do terço cervical, além de menor extravamento apical.
Conclui-se que ambos os sistemas apresentam adequada capacidade de preenchimento do canal principal. Porém, o Sealer Injection System demonstra maior capacidade de preenchimento lateral além de menor extravasamento apical, sugerindo sua indicação clínica.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0)
PN0539 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Prevalência de bactérias do complexo vermelho em lesões periapicais
Davidian MES, Bronzato JD, Soares AJ, Marciano MA, Ferraz CCR, Zaia AA, Almeida JFA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dentre os micro-organismos característicos da fase avançada da doença periodontal, encontra-se a comunidade clímax do complexo vermelho, que compreende Porphyromonas gingivalis (Pg), Treponema denticola (Td) e Tannerella forsythia (Tf). Estas bactérias são consideradas patógenos periodontais putativos, fazendo parte da formação do biofilme dentário. O objetivo deste estudo foi investigar a presença do complexo vermelho em lesões periapicais (LP) através de uma variação do método de reação em cadeia da polimerase (Nested-PCR). Amostras microbianas foram coletadas durante cirurgia parendodôntica de 25 LP. O DNA foi extraído das amostras e primers específicos foram utilizados para detecção dos 3 patógenos. O teste exato de Fisher foi realizado para testar a frequência e a média de espécies bacterianas individuais e do complexo vermelho (α = 5%). Pg, Td e Tf foram detectadas em 16%, 8% e 20%, respectivamente. O complexo bacteriano vermelho foi encontrado em 4% dos casos.
Concluiu-se que a baixa prevalência de Pg, Td e Tf nas amostras examinadas sugere que essas bactérias podem não estar relacionadas à etiologia das lesões periapicais.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303852/2019-4  |  FAPESP  N° 2015/23479-5)
PN0540 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise através da cromatografia gasosa da pasta experimental contendo hidróxido de cálcio e óleo essencial de melaleuca alternifolia
Ferreira RCC, D'agosto LV, Doerl DM, Oliveira THS, Resende LM, Lacerda MFLS, Faria Pinto P, Leite APP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os óleos essenciais vêm sendo analisados como potenciais substâncias para medicação intracanal. O estudo objetivou identificar e quantificar os componentes da pasta experimental de hidróxido de cálcio e óleo essencial de Melaleuca alternifolia através de cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas correlacionando-os à atividade antimicrobiana apresentada pela pasta frente ao E. faecalis e C. albicans. O óleo foi analisado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram utilizados 0,1g de hidróxido de cálcio P.A., 50 µL de óleo essencial e glicerina. A identificação dos constituintes foi realizada comparando-se os espectros de massa, obtidos com os do banco de dados da NIST 9.0 e confirmado pelo seu índice de retenção (Índice de Kováts) calculado para cada constituinte sendo posteriormente comparados aos dados relatados na literatura. Os resultados demonstraram que a pasta experimental continha em sua composição: 80,83% B- Terpine-4-ol, 10,53% Y-Terpinene, 4,04% L- terpineol, 3,62% L- Terpinene e 0,98% Eucalyptol. Observou-se, que a composição química é quase em sua totalidade composta por Terpenos, o qual dispõe de atividade antimicrobiana. Foi verificado que a interação do óleo essencial com o hidróxido de cálcio não alterou a atividade do óleo.
Pode-se concluir que a pasta foi eficaz podendo o oléo de Melaleuca ser uma alternativa de veículo para a pasta a base de hidróxido de cálcio empregada como medicação intracanal.
PN0541 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito antibiofilme e citotoxicidade de sistemas PNVCL contendo combinações de antibióticos para uso endodôntico
Braga GPA, Caiaffa KS, Santos VR, Rabelo RL, Silva LR, Abuna GF, Camargo ER, Duque C
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar a ação antibiofilme e citotoxicidade de um hidrogel associado a antibióticos para uso endodôntico. Os hidrogéis de poly N-vinylcaprolactama (PNVCL) foram sintetizados por meio da polimerização radicalar dos monômeros N-vinilcaprolactama e acetato de vinila. Os antibióticos metronidazol (ME), ciprofloxacina (CI) e fosfomicina (FO) foram combinados e incorporados ao hidrogel PNVCL. Os espécimes de dentina radicular bovina foram infectados com culturas de E. faecalis e incubados a 37°C por 14 dias. Então randomizados, foram divididos nos grupos - 1 - controle água estéril; 2 - PNVCL contendo clorexidina (CHX), 3 - PNVCL com Hidróxido de cálcio (HC); 4- PNVCL com ME + CI + FO, tratados por 48 horas, e analisados por microscopia confocal à laser. Avaliando a citotoxicidade, células odontoblastóides foram expostas aos compostos isolados e hidrogéis contendo ou não os compostos e avaliados por meio do método de metiltetrazólio. Os dados foram submetidos à ANOVA e teste Tukey p<0,05. O PNVCL associado aos antibióticos promoveu uma considerável redução do biofilme de E. faecalis nos túbulos dentinários (86,15%), similar ao PNVCL contendo CHX (85,38%) e superior ao PNVCL com HC (56,31%). Quanto a citotoxicidade, os antibióticos isolados e associado ao hidrogel não afetaram a viabilidade celular (acima de 80 %).
O hidrogel de PNVCL associado aos antibióticos apresentou efeito antibiofilme sobre E. faecalis sem causar toxicidade às células odontoblastóides, podendo ser uma opção de medicação endodôntica para dentes permanentes jovens.
(Apoio: PIBIC/CNPq  N° 48237  |  FAPESP  N° 2017/10940-1)
PN0542 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Suplementação com probióticos reduz a inflamação e reabsorção óssea na periodontite apical
Pereira BM, Cosme-Silva L, Fabbro RD, Cintra LTA, Ervolino E, Plazza FA, Bonfim SRM, Gomes Filho JE
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os efeitos da administração sistêmica de probióticos na severidade da periodontite apical (PA) induzida em ratos. Foram utilizados 24 ratos Wistar divididos em três grupos: Controle, Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus acidophilus. Os probióticos foram administrados via oral (gavagem) por 30 dias durante o desenvolvimento da PA. No 30º dia, o sangue foi coletado para análise da concentração de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina no plasma. Em seguida, os animais foram sacrificados e os maxilares removidos para avaliar a PA através de microtomografia computadorizada e análise imuno-histopatológica para ativador de receptor de ligante NF-jB (RANKL), osteoprotegerina (OPG) e fosfatase ácida resistente a tartarato (TRAP). Os resultados das análises foram submetidos à testes estatísticos (P <0,05). O nível de fosfatase alcalina foi significativamente maior nos grupos que consumiram probióticos (P <0,05). Um volume significativamente menor de reabsorção óssea foi observado nos grupos que consumiram probióticos. O infiltrado inflamatório e a marcação imunológica para RANKL e TRAP foram menores nos grupos que consumiram Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus acidophilus em comparação ao Controle (p<0,05). Além disso, a imunorreatividade para OPG maior no grupo Lactobacillus acidophilus quando comparada aos grupos Lactobacillus rhamnosus e Controle (p<0,05).
A suplementação probiótica sistemica teve efeito significativo na redução da inflamação e reabsorção óssea no desenvolvimento periodontite apical induzida em ratos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/08314-5   |  FAPs - FAPESP  N° 2017/08312-2)
PN0543 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação da dor pós-obturação na residência em endodontia e a relação com o tempo de encaminhamento e outros fatores de risco
Marques IV, Alves ACG, Pavan NNO, Queiroz AF, Morais CAH, Pereira LF, Stülp P, Endo MS
Odontologia - Dod/uem - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar a incidência e a intensidade de dor pós-obturação nos tratamentos endodônticos realizados pela residência em Endodontia, da Universidade Estadual de Maringá, após 24h, 48h e 72h. 99 pacientes compuseram a amostra, e inicialmente, testes clínicos foram realizados no dente a ser tratado. Caso houvesse alguma dor, esta seria classificada em uma Escala de Classificação Numérica (ECN). Após a obturação, os pacientes receberam a ECN e foram orientados a registrar o nível de dor nos períodos de 24h, 48h e 72h. Realizou-se uma análise para verificar a relação entre idade, sexo, medo de dentista, grupo e arco dental, diagnóstico pulpar e periapical, lima usada, concentração do agente irrigador, realização de patência, número de sessões, uso de medicação intracanal, cimento, técnica de obturação, material restaurador, nível de experiência do operador e tempo de encaminhamento e dor pós-operatória, a um nível de significância de 5%. As taxas de dor encontradas foram baixas, de apenas 16%, 11% e 7%, nos períodos de 24h, 48h e 72h respectivamente. Apenas um caso de flare-up foi registrado. As variáveis: dor à palpação, uso de lima reciprocante e a utilização de hipoclorito de sódio à 2,5% tiveram resultados significativos (p<0,05). O tempo médio de encaminhamento foi de 6,28 meses, não sendo estatisticamente significativo.
Conclui-se que a incidência e a intensidade de dor pós-operatória reduziu de forma significativa após 72 horas, e foi associada à dor à palpação, uso de lima reciprocantes e irrigação com hipoclorito à 2,5%.
PN0544 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise por micro-CT de alta resolução do retratamento de canais obturados por biocerâmico pronto para uso ou AH Plus
Pinto JC, Torres FFE, Lucas-Oliveira E, Bonagamba TJ, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Bio-C Selar (BC, Angelus) é um novo cimento a base de silicato de cálcio pronto para uso. Este estudo avaliou a remoção de material obturador durante retratamento realizado com instrumentos rotatórios de níquel e titânio (NiTi) com tratamento térmico CM em canais obturados por BC ou AH Plus (resina epóxica). Canais radiculares de raízes mesiais de molares inferiores com curvatura entre 25° e 35° foram preparados por instrumento ProDesign Logic (PDL) 30/.05 e obturados com os cimentos AH Plus ou BC pela técnica do cone único (n=12). O retratamento foi realizado por instrumentos rotatórios ProDesign Logic RT (30/.10, 25/.08 e 20/.06) e ampliação apical com Logic 35/.05. As raízes foram escaneadas em micro-CT (Skyscan 1272), com voxel isométrico de 5 µm, antes e após o retratamento. As análises do volume do material obturador no terço apical após a obturação e após o retratamento foram realizadas por segmentação automática (Global) usando o software CTAn (Bruker), determinando o percentual de material remanescente. Foi realizado teste t não pareado (α=0,05). Os canais que foram obturados pelo cimento AH Plus apresentaram maior percentual de material obturador remanescente após o retratamento em comparação a Bio-C Sealer, 16,32% e 8.33%, respectivamente (P<0.05).
Conclui-se que nenhum dos cimentos obturadores foi completamente removido do terço apical de canais curvos após retratamento. O retratamento empregando instrumentos rotatórios de NiTi com tratamento térmico promove maior remoção do cimento biocerâmico Bio-C Sealer em relação ao AH Plus.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/19665-6  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0  |  CAPES  N° 001)
PN0545 - Painel Aspirante
Área: 2 - Biologia pulpar

Análise proteômica quantitativa e qualitativa de diferentes condições da polpa dentária
Loureiro C, Buzalaf MAR, Pessan JP, Moraes FRN, Ventura TMO, Pelá VT, Ribeiro APF, Jacinto RC
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa teve como finalidade comparar quantitativamente a diferença na expressão de proteínas na progressão da patogênese pulpar, bem como descrever suas funções biológicas. As amostras foram obtidas de seis pacientes e divididas em três grupos: polpa normal (PNo), polpa inflamada (PI) e polpa necrótica (PNe). As amostras foram analisadas em triplicada biológica e técnica, e processadas para análise proteômica quantitativa livres de marcadores em um sistema nanoACQUITY UPLC-Xevo QTof MS. A diferença de expressão entre os grupos foi calculada usando o software Protein Lynx Global Service usando o algoritmo de Monte Carlo. Um total de 465 proteínas humanas foram identificadas em todos os grupos. As proteínas mais expressas no grupo PI em relação ao grupo PNo foram hemoglobinas, peroxirredoxinas e imunoglobulinas, enquanto as menos expressas foram as tubulinas. Os níveis de expressão de albuminas, imunoglobulinas e alfa-2-macroglobulina foram maiores no grupo PI do que no grupo PNe. Quanto à análise qualitativa, as funções proteicas mais prevalentes no grupo PNo foram vias metabólicas e energéticas; no grupo PI: comunicação celular e transdução de sinal; e regulação e reparo de DNA/RNA, enquanto no grupo PNe associadas à resposta imune.
A análise proteômica mostrou diferenças quantitativas na expressão proteica em diferentes condições pulpares e revelou que a inflamação pulpar induz à maior expressão de proteínas relacionadas a transdução de sinal. No entanto, com o avanço para a necrose pulpar as proteínas estavam mais associadas à resposta imunológica.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/14995-0  |  FAPs - Fapesp  N° 2018/18741-0  |  CAPES  N° 001)
PN0546 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Eficácia da remoção de material obturador remanescente em canais curvos por ProDesign Logic 50/.01 ou XP-Endo Finisher
Ferraz DC, Pinto JC, Torres FFE, Santos-Junior AO, Tavares KIMC, Berbert FLCV, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Endodontia e Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Ampliação apical por instrumentos de níquel-titânio com tratamento térmico CM e instrumentos MaxWire de expansão em temperatura corporal visam maior limpeza no retratamento endodôntico. O objetivo deste estudo foi comparar a remoção de material obturador por ProDesign Logic (PDL) 50/.01 ou XP-Endo Finisher, empregando micro-CT em alta resolução. Canais radiculares de raízes mesiais de molares inferiores com curvatura entre 25° e 35° foram preparados por PDL 30/.05 e obturados pela técnica do cone único e cimentos Bio-C Sealer ou AH Plus. Os canais foram retratados por instrumentos rotatórios ProDesign Logic RT (30/.10, 25/.08 e 20/.06) e ampliação apical com PDL 35/.05. Após redistribuição em dois grupos de acordo com material obturador, etapa complementar foi realizada com instrumento rotatório PDL 50/.01 ou XP endo Finisher (n=12). As raízes foram escaneadas em micro-CT (Skyscan 1272), na resolução de 5 µm, antes e após o retratamento e após etapa complementar. Foi avaliado o percentual de material remanescente no terço apical após as etapas de retratamento. Teste t não pareado e teste t pareado foram realizados (α=0,05). Não houve diferença significativa de material obturador remanescente após etapa complementar com PDL 50/.01 ou XP Endo Finisher (p>0,05). Os sistemas reduziram o percentual de material obturador remanescente em 48,55% e 53,50% para PDL 50/.01 e XP-Endo Finisher respectivamente (p<0,05).
Conclui-se que uso complementar de PDL 50/.01 e XP-Endo Finisher promove maior limpeza apical no retratamento de canais radiculares curvos.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0 , 2018/19665-6)
PN0547 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Identificação da presença de Enterococcus faecalis em lesões periapicais persistentes por método molecular
Dourado TTH, Coelho JA, Dionísio TJ, Bramante CM, Duarte MAH, Rodini CO, Andrade FB
Endodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou identificar a presença do microrganismo Enterococcus faecalis, na lesão periapical persistente, em dentes submetidos à cirurgia parendodôntica. O projeto foi submetido e aprovado pelo comitê de ética local. Foram coletadas dez lesões periapicais durante as cirurgias, somente o tecido mole, e cada lesão foi armazenada em nitrogênio líquido. Todos os pacientes submetidos às cirurgias possuíam dentes com indicação para o procedimento e assinaram o termo de consentimento. A amostra congelada foi submetida à maceração para a extração de DNA bacteriano. O DNA purificado foi analisado por espectrofotômetro Nanodrop®, para ser submetido à reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). Foram utilizados os primers específicos para o E. faecalis e o primer universal bacteriano 16S. Foi realizada a qPCR de DNA bacteriano obtendo-se curvas de amplificação dos genes de identificação de E. faecalis e 16S. Os dados obtidos foram analisados através de software, comparados com as curvas de DNA de Enterococcus faecalis de coleção de cultura ATCC e também com o controle negativo água ultra pura. Após 4 repetições, não foi observado presença de qualquer microrganismo nas lesões periapicais obtidas.
Assim, dentro dessa amostragem, não foi possível constatar a presença de bactérias em tecido mole de lesões periapicais persistentes de dentes tratados endodonticamente submetidos à cirurgia parendodôntica, demonstrando que a causa do fracasso endodôntico nestes casos selecionados ocorreu devido a outro fator que não a infecção periapical.