Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0495 a PN0505 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0495 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Acurácia da tcfc de campo reduzido e alta resolução na medição da espessura das paredes do canal radicular
Chaves DMS, Schulz T, Corrêa M, Dias-Junior LCL, Teixeira CS, Garcia LFR, Duque TM, Bortoluzzi EA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a acurácia da TCFC de campo reduzido e alta resolução na medição da espessura das paredes de dentina radicular. Dez pré-molares inferiores selecionados e incluídos em resina acrílica de poliestireno. A seguir, foram seccionados transversalmente em duas marcações pré-determinadas. Imagens fotográficas das secções foram obtidas e mensuradas no programa Image J, gerando uma medida anatômica da espessura das paredes vestibular, palatina, mesial e distal dos canais radiculares (grupo controle = padrão ouro). As imagens tomográficas das secções correspondentes foram obtidas no aparelho Prexion 3D®, com resolução de 0.09mm e FOV de 5 cm, e mensuradas no software CoDigital®. Os dados obtidos foram submetidos ao teste Anova (Two-Way) e ao de Tukey HSD para localizar as diferenças entre os grupos (α=5%). A diferença entre as médias das espessuras tomográficas em relação ao padrão ouro nos terços médio e apical foi de apenas 0.09 e 0.15 mm, respectivamente. No terço médio não houve diferença significante entre os grupos (p>0,05), mesmo havendo uma leve superestimação das medidas tomográficas em relação ao padrão ouro. No terço apical houve diferença estatística entre os grupos (p<0,05), devido a uma superestimação das medidas tomográficas. A TCFC de campo reduzido e alta resolução mostrou acurácia em medir as paredes do canal radicular do terço médio, porém superestimou as do terço apical.
A TCFC de campo reduzido e alta resolução mostrou acurácia em medir as paredes do canal radicular do terço médio e sobrestimou as do terço apical.
PN0496 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito do sangue nas propriedades físico-químicas e escurecimento de cimento de silicato experimental e do MTA
Titato PCG, Canali LCF, Zancan RF, Morais CAH, Andrade FB, Vivan RR, Duarte MAH
Dentísitica, Endodontia e Materiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo investigou cimentos experimentais à base de cimento Portland contendo diferentes radiopacificadores comparado ao MTA HP (Angelus) quanto á interferência do sangue verificando possíveis alterações nas suas propriedades. Os materiais foram divididos em seis grupos: I- Cimento de Portland (CP), II - 60% CP + 30% tungstato de cálcio (TC) e 10% sulfato de bário (SB), III- 60% CP + 20% TC e 20% SB, IV - 60% CP + 30% TC e 10% óxido de zircônio (OZ), V- 60% CP + 20% TC e 20% OZ, e VI - MTA HP. Os cimentos experimentais foram manipulados utilizando 70% de água destilada e 30% de glicerina, em volume. O tempo de presa dos cimentos foi seguindo a norma ASTM C266/08. A análise de radiopacidade foi de acordo com a norma ISO 6876/2001. O teste de escoamento e espessura realizados de acordo com a norma ISO 6876/2001. Para a espectrofotometria foram utilizados critérios pela International Commision on Illumination. A força de compressão realizado de acordo com a ISO 1997.
Os cimentos experimentais comparados com o MTA HP resultaram em um tempo de presa mais prolongado e sem interferência quando exposto ao sangue, a radiopacidade em ambos os grupos se apresentou dentro do recomendado pelas normas ou ainda acima dela; os cimentos experimentais apresentaram um escoamento maior e uma menor espessura de filme em comparação ao MTA HP, a espectrofotometria indicou ausência de alteração de cor para os cimentos com exceção do G2 e MTA HP, e na força de compressão os cimentos experimentais apresentaram uma boa resistência a força de compressão sem interferência quando em contato com sangue.
(Apoio: CAPES)
PN0497 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

"Avaliação da capacidade de remoção de material obturador do canal radicular dos sistemas WaveOne Gold e Prodesign R: um estudo ex vivo"
Ortega EM, Fontana CE, Bueno CES, Pelegrine RA, Rocha DGP, De Martin AS
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar a capacidade de remoção do material obturador de canais radiculares com os sistemas reciprocantes WaveOne Gold Medium(WOG) 35/.06 e ProDesign R(PDR) 35/.05. O tempo para desobturação também foi determinado e comparado. Quarenta dentes pré-molares inferiores humanos, extraídos com canal único, retos e achatados, foram preparados e obturados. Divididos em dois grupos (n = 20): Grupo WOG e Grupo PDR e então desobturados. Foram então clivados e fotografados com microscópio operatório e aumento de 8 vezes. A quantidade de material remanescente foi avaliada com o software Image Tool 3.0. Os resultados foram analisados com o teste de Kruskal-Wallis (p < 0.05). Não houve diferença significativa entre os grupos quanto à quantidade de material obturador residual (p > 0.05). Nenhum sistema conseguiu remover completamente o material obturador. Com relação ao tempo despendido, houve sim diferença estatisticamente significativa (p < 0.05). Concluiu-se que os sistema WaveOne Gold e ProDesign R apresentaram resultados equivalentes na quantidade do material obturador removido, entretanto, no tempo para remoção, o sistema ProDesign R mostrou-se mais rápido que o Wave One Gold. Palavras-chave: Cavidade pulpar. Endodontia. Retratamento. Cinemática Reciprocante
Com os resultados obtidos, concluiu-se que nenhum dos sistemas promoveu a remoção completa do material obturador do canal radicular. E ainda, os sistemas foram semelhantes quanto à efetividade de desobturação, porém a Prodesign R despendeu menos tempo para essa finalidade.
PN0498 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Relação entre o estado de ansiedade do paciente endodôntico, sua percepção de dor e aspectos moleculares: um estudo clínico
Stuber M, Rosa LN, Kublitski PMO, Leite LRV, Fariniuk LF, Baratto-Filho F, Brancher JA, Tomazinho FSF
Pós Graduação - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre o estado de ansiedade do paciente e sua percepção de dor, além da presença de polimorfismos genéticos nos genes DRD2, ANKK1 e COMT e sua relação com dor após tratamento endodôntico. Vinte cinco pacientes foram incluídos na pesquisa, sendo 12 no grupo sessão única e 13 no grupo múltiplas sessões. Foi realizado a coleta de saliva para avaliação genética e aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-E), para avaliar o estado de ansiedade dos pacientes no momento do tratamento endodôntico. A presença de dor pós-operatória também foi registrada. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, utilizando o teste exato de Fisher (p<0,05). Houve associação entre a ansiedade moderada e a dor-pós-operatória em ambos os grupos, única sessão (p=0,028) e múltiplas sessões (p=0,032). Não houve diferenças significativas entre os indivíduos com e sem dor quando avaliado o gene ANKK1 (p=0,60), o gene DRD2 (p=0,81) e no polimorfismo rs165656 no gene COMT (p=0,33). No polimorfismo rs174675 do gene COMT houve associação com a dor pós-operatória (p=0,018), os indivíduos portadores do genótipo CT apresentaram mais dor pós-operatória (66,7%) quando comparados aos portadores dos genótipos CC e TT.
Pode-se concluir que os pacientes que foram classificados com ansiedade moderada tiveram uma associação à maior incidência de dor pós-operatória assim como os pacientes que apresentaram polimorfismo rs 174675 do gene COMT quando comparados os alelos CT e CC
PN0499 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Influência da umidade e da solução irrigadora residual no tempo de presa do cimento Bio C Sealer®
Rodrigues HMS, Lima LF, Fonseca-Filho PFO, Kublitski PMO, Alberton CS, Gonzaga CC, Baratto-Filho F, Tomazinho FSF
Doutorado - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a influência da concentração de água destilada e do tipo de solução irrigadora residual no tempo de presa do cimento Bio-C Sealer®. O tempo de endurecimento foi avaliado de acordo com a norma ISO 6876 e ASTM C 266 - 03. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas. Inicialmente foi avaliado se a concentração de umidade interferia na presa do cimento. Foram avaliados 3 grupos (n=3): Grupo 1 - sem adição de água destilada; Grupo 2 - foi adicionado 1% de água destilada ao volume total do cimento e Grupo 3 - foi adicionado 2,5% de água destilada ao volume total do cimento. Com base nos resultados encontrados nesta análise, foi realizada a segunda etapa avaliando o efeito residual de soluções irrigadoras na presa do cimento. Foram avaliados 4 grupos (n=3): água destilada, hipoclorito de sódio 2,5%, EDTA 17% e clorexidina 2%. Em cada grupo foi adicionada 2,5% da solução teste ao volume total do cimento. Os tempos de presa inicial e final foram registrados e os dados foram analisados utilizando os testes estatísticos de Kruskal Wallis e Mann-Whitney (p<0,05).Na primeira análise houve diferença entre o grupo 1 e o grupo 3 tanto para a presa inicial quanto para a final. E na segunda análise houve diferença entre o grupo água destilada e o grupo clorexidina para a presa inicial e entre o grupo água destilada e os demais grupos para a presa final.
Pode-se concluir que a presença de água destilada acelera a presa e que a presença de resíduos de soluções irrigadora retarda o processo de endurecimento do cimento Bio-C Sealer®.
PN0500 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise de resistência à fadiga cíclica e torcional de dois instrumentos reciprocantes
Ribeiro TE, Loureiro MAZ, Calefi PHS, Siqueira PC, Vivan RR, Decurcio DA
Endodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente investigação teve como objetivo analisar a resistência à fadiga cíclica e torcional de sistemas reciprocantes Prima Gold® e WaveOne Gold®. Foram testados 60 instrumentos de dois sistemas reciprocantes: Prima Gold® (PRG) e WaveOne Gold® (WOG) (n = 30). O teste de resistência a fadiga cíclica foi cronometrado em segundos até a falha do instrumento em um ângulo de curvatura de 60º, raio de curvatura de 5 mm (n = 10). O teste de resistência torcional foi realizado sob os parâmetros da ISO 3630-1, mensurando torque e ângulo de deflexão até a fratura do instrumento na distância de 3 mm da ponta (n = 10). Por fim, o teste de fadiga cíclica foi aplicado novamente a uma temperatura de 36,5ºC nas mesmas condições do primeiro teste (n = 10). Análise estatística dos dados utilizou teste paramétrico Kolmogorov-Smirnov, seguido do teste t para comparação entre os grupos. Os valores para resistência à fadiga cíclica no grupo PRG foram significativamente maiores (367,7s) do que o grupo WOG (188,7s) (p<0,05). Para o teste de fadiga cíclica sob temperatura de 36,5ºC, o grupo WOG apresentou menor resistência (135,4s) do que PRG (225,5s) (p<0,05). O teste de resistência torcional mostrou que o grupo PRG apresentou menor valor de força de torção (p<0,05). O grupo PRG (407,7º) apresentou maior ângulo de deflexão comparado ao grupo WOG (286,9º) (p<0,05).
Os instrumentos do grupo PRG apresentaram maior valor de resistência à fadiga cíclica independente da temperatura, além de maior ângulo de deflexão. O grupo WOG apresentou maior torque comparado ao grupo PRG.
PN0501 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise da desinfecção do canal radicular contra E. Faecalis sob a influência da concentração, volume e do tempo em contato do irrigante
Fernandes ALR, Kato AS, Pelegrine RA, De Martin AS, Rocha DGP, Fontana CE, Bueno CES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo ex vivo avaliou a eficácia de duas técnicas de irrigação contra biofilme de E. Faecalis: irrigação convencional com seringa e agulha (IC) e PUI. Ainda, um possível efeito cumulativo de desinfeção, em uma irrigação final, sob a influência da concentração e volume. 63 pré-molares, em 9 grupos amostrais (n=7), foram inoculados com E. Faecalis e a contaminação foi certificada através da contagem de unidades formadoras de colônias (UFC). Grupos IC com NaOCl a 2,5% e 5,25% respectivamente, 6 mL por 1 min. Grupos ICPUI: IC + PUI com NaOCl a 2,5% e 5,25% respectivamente, 12 mL por 2 min. Grupos ICPUIR2,5-2 (14 mL por 4 min) e ICPUIR2,5-5 (14 mL por 7 min): IC + PUI, acrescidos de repouso final do NaOCl por 2 ou 5 min respectivamente, com NaOCl a 2,5%. Grupos ICPUIR5,25-2 (14 mL por 4 min) e ICPUIR5,25-5 (14 mL por 7 minutos): IC + PUI, acrescidos de repouso final do NaOCl por 2 ou 5 min respectivamente com NaOCl a 5,25%. Grupo CP: IC + PUI, acrescido de repouso final por 5 min com solução fisiológica estéril. A desinfecção foi avaliada através da UFC. Grupo ICPUI5,25 apresentou redução de E. faecalis significativamente maior que no grupo ICPUI2,5.
A IC associada a PUI, foram suficientemente capazes de reduzir a carga bacteriana de E. faecalis. O tempo em repouso do liquido irrigante não demonstrou relevância neste estudo. Trocas sucessivas do liquido irrigante, resultando em maior volume, demonstraram melhor resultado na desinfecção do sistema de canais radiculares. O NaOCl 5,25% (ICPUI5,25) apresentou redução de E. faecalis significativamente maior que o NaOCl 2,5% (ICPUI2,5)
PN0502 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Influência do aquecimento de cimentos biocerâmicos na resistência de união à dentina radicular
Silveira MPC, Lopes GRC, Schuldt DPV, Nomura LH, Garcia LFR, Bortoluzzi EA, Alves AMH, Teixeira CS
Odt - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do aquecimento dos cimentos biocerâmicos na resistência de união (RU) à dentina do canal radicular. Foram utilizados 30 dentes de humanos uniradiculares. Destes, foram obtidas 60 secções transversais com 1 mm de espessura, a partir dos terços cervical e médio da raiz. Em cada fatia foram feitas 3 cavidades com 0,8 mm de diâmetro, equidistantes entre si e o canal. Após irrigação com EDTA 17% e de NaOCl 2,5% por 1 min cada, as fatias foram fixadas em placa de vidro e os orifícios preenchidos com: BioC Sealer, ou Bioroot RCS ou AH Plus. Em metade das fatias (n=30) cada cimento foi manipulado e inserido em um dos orifícios (Grupo não aquecido, GAm). No restante, os cimentos foram aquecidos a 100°C por 1 min (Grupo aquecido, GAq) antes da inserção. Após 07 dias, foram lixados e submetidos ao teste push-out (Instron 4444). As falhas foram analisadas em estereromicroscópio e MEV. A análise dos dados (ANOVA de 2-Vias e Tukey, α = 5%) mostrou diferença significativa apenas entre o GAq e GAm do AH Plus (p=0,001). Os outros cimentos não apresentaram diferença de RU quando aquecidos ou não (p > 0.05). Quando comparados entre si e não aquecidos, houve diferença entre o AH Plus e BioC Sealer (p<0,001) e BioRoot e BioC Sealer (p<0,001). Já, quando aquecidos, observou-se valores médios de RU do AH Plus > BioRoot > BioC Sealer (p<0,001).
Concluiu-se que o aquecimento proporcionou maior RU do cimento à base de resina epóxica à dentina do canal radicular, mas não influenciou os cimentos biocerâmicos testados, onde o BioC Sealer teve os piores resultados.
PN0503 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise comparativa da resistência a fratura por fadiga cíclica de instrumentos de glide path
Rosa YMG, Lima LFS, Bueno CES, Rocha DGP, De Martin AS, Pelegrine RA, Pinheiro SL, Fontana CE
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A preparação adequada dos canais através do glide path pode reduzir significativamente a incidência a fratura dos instrumentos utilizados no interior do canal. O presente estudo avaliou em relação ao tempo e o número de ciclos até a fratura (NCF) em flexão rotativa dos instrumentos endodônticos Grupo 1: X1 Glide Path® (G1: 150 graus no sentido horário seguido de rotação de 30 graus no sentido anti-horário) e Grupo 2: ProGlider® (G2: 150 graus no sentido horário seguido de rotação de 30 graus no sentido anti-horário). Um total de 10 limas de 25 mm por sistema foram submetidos ao teste de fadiga. O ensaio foi interrompido com a fratura dos instrumentos no interior do canal mediante detecção visual e / ou audível da fratura, registrado em segundos. Os segmentos fraturados foram avaliados qualitativamente por microscopia eletrônica de varredura. Os grupos apresentaram distribuição normal sendo o p > 0,05 e foram analisados utilizando-se o teste paramétrico de análise de variância (ANOVA), considerando um intervalo de confiança de 95%.
Os resultados obtidos mostraram que a morfologia da superfície influencia no tempo de vida dos instrumentos e o tipo de movimento (contínuo ou reciprocante) também influencia no mesmo. Os instrumentos X1 Glide Path® apresentaram maior resistência (455,65 + 12,98 s) comparados aos instrumentos ProGlider® , os quais apresentaram menor tempo para a fratura (184,49 + 13,23 s). Como conclusão os instrumentos X1 Glide Path® apresentaram o melhor acabamento superficial e a maior a resistência à fratura por fadiga.
PN0504 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise comparativa da resistência a fratura por fadiga cíclica de instrumentos reciprocantes
Lima LFS, Rosa YMG, Bueno CES, Rocha DGP, De Martin AS, Pelegrine RA, Pinheiro SL, Fontana CE
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a relação de tempo e o número de ciclos até a fratura (NCF) em flexão rotativa dos instrumentos endodônticos WaveOneGold Glider e R-Pilot, 150 graus no sentido horário seguido de rotação de 30 graus no sentido anti-horário. Um total de 10 limas de 25 mm por sistema foram submetidas ao teste de fadiga. O ensaio foi interrompido com a fratura dos instrumentos no interior do canal mediante detecção visual e / ou audível da fratura, registrado em segundos. Foi utilizado um canal de aço inoxidável e os instrumentos foram empregados através do motor VDW silver reciproc em modo Reciproc All com irrigação com água destilada 37 graus. Os segmentos fraturados foram avaliados qualitativamente por microscopia eletrônica de varredura. Os grupos apresentaram distribuição normal sendo o p > 0,05 e foram analisados utilizando-se o teste paramétrico de análise de variância (ANOVA), considerando um intervalo de confiança de 95%. Os resultados obtidos mostraram que a morfologia da superfície influencia no tempo de vida dos instrumentos e o tipo de movimento também influencia no mesmo.
Os resultados mostraram que os instrumentos WaveOne apresentaram menor tempo para a fratura (235,65 + 12,39 s) seguido da VDW R-pilot (315,13 + 26,63s). Conclui-se que o instrumento WaveOne gold Glider apresentou maior resistência a fadiga cíclica comparado ao R-Pilot.