Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0087 a AO0090 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


AO0087 - Apresentação Oral
Área: 7 - Estomatologia

Impacto da aplicação tópica de curcumin nanoparticulado em lesões de líquen plano oral refratário: estudo clínico randomizado, duplo cego
Godoi MA, Ferrisse TM, Silveira HA, Primo FL, León JE, Bufalino A, Rossa-Junior C, Stabili MRG
Cirurgia e Diagnóstico Bucal - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Baseando-se nas propriedades imunomodulatórias do curcumin e no potencial das nanopartículas em aumentar a biodisponibilidade de fármacos, este estudo avaliou os efeitos da aplicação tópica do curcumin nanoparticulado sobre sintomas e sinais clínicos do líquen plano oral (LPO), bem como sobre a expressão de células T e do fator de transcrição NF-ҝB presente nas lesões. 15 pacientes com diagnóstico clínico-histopatológico de LPO foram selecionados. Após tratamento tópico com corticosteroide, pacientes foram randomicamente alocados no grupo experimental (curcumin a 0,5%, n=7) ou veículo (nanopartícula vazia, n=8). As aplicações foram realizadas 3x/dia, por 30 dias. Sintomas e sinais clínicos das lesões foram avaliados 1x/semana durante o tratamento e após 7, 30 e 60 dias. Sintomatologia e sinais clínicos foram avaliados através da escala VAS e Classificação de Thongprasom, respectivamente. A expressão de células T (CD3 +, CD4 +, CD8 +), do fator de transcrição NF-ҝB, e a presença de processo inflamatório foram avaliados nas biópsias das lesões antes e após tratamento. Não observamos diferença nos sinais clínicos da doença após o tratamento em nenhum dos grupos; no entanto, curcumin reduziu a sintomatologia em todos períodos analisados durante o tratamento, e manteve seu efeito durante o acompanhamento. O composto reduziu significativamente a expressão das células T, mas não modulou NF-ҜB.
Os resultados demonstraram que a a aplicação tópica de curcumin nanoparticulado foi efetiva na redução dos sintomas de LPO, e modulou o infiltrado de sutbipos de células T.
(Apoio: CAPES)
AO0088 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Distorção volumétrica da cavidade pulpar avaliada em imagens de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico e micro Tomografia
Costa C, Carneiro ALE, Spin Neto R, Zambrana NRM, Salgado DMRA, Zambrana JRM
Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar quantitativamente e qualitativamente as distorções volumétricas da câmara pulpar de pré molares inferiores escaneados em seis tomógrafos computadorizados de feixe cônico (TCFC) e comparados à micro CT. A amostra contou com 15 dentes escaneados nos tomógrafos Prexion 3D Elite, iCat Next Generation, NewTom 5G, Cranex 3D, X1, e Orthophos SL 3D. Os volumes das cavidades pulpares (mm³) foram obtidos por meio de segmentação semiautomática realizada no software ITK Snap por dois observadores calibrados. Os volumes obtidos dos equipamentos de TCFC foram comparados àqueles obtidos da micro CT (padrão ouro). A avaliação qualitativa da precisão das reconstruções tridimensionais, em comparação ao padrão ouro, também foi realizada. O coeficiente de correlação intraclasse avaliou a concordância intra e inter-observador. O teste ANOVA para medidas repetidas e o teste de Friedman foram realizados para comparar os resultados volumétricos obtidos dos equipamentos de TCFC com a micro CT. A concordância intra-observador foi boa a excelente, e a concordância inter-observador foi boa. Os volumes obtidos por meio dos seis aparelhos de TCFC foram estatisticamente diferentes daqueles obtidos por meio da micro CT (p<0,001). Qualitativamente, Prexion 3D Elite, X1 e Orthophos SL 3D forneceram as segmentações que mais se assemelharam ao padrão ouro.
Pode-se concluir que foi observada significante distorção no volume das cavidades pulpares, quantitativamente e qualitativamente, quando obtidos por meio de segmentação semiautomática em TCFC e comparados à micro CT.
(Apoio: CAPES  N° DS 23139)
AO0089 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Avaliação da performance diagnóstica em radiografias panorâmicas digitais obtidas sob protocolos de baixa dose de radiação
Martins LAC, Brasil DM, Forner LA, Viccari C, Haiter Neto F, Freitas DQ, Oliveira ML
Diagnóstico Oral - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Otimização em radiologia odontológica consiste na redução da dose de radiação recebida pelo paciente sem afetar a qualidade do diagnóstico final. O presente estudo teve como objetivos comparar a performance diagnóstica de radiologistas em radiografias panorâmicas adquiridas sob baixa dose e estimar a dose efetiva em órgãos da cabeça e pescoço. Oito fantomas de imagem foram submetidos à técnica radiográfica panorâmica digital sob seis protocolos de redução progressiva dos parâmetros energéticos de exposição: (1) 70 kVp e 12.5 mA; (2) 66kVp e 10 mA; (3) 66 kVp e 8 mA, (4) 66 kVp e 5 mA, (5) 66 kVp e 4 mA, (6) 66 kVp e 3.2 mA. A dose absorvida nos protocolos foi registrada por 132 dosímetros termoluminescentes e a dose efetiva foi calculada. Cinco radiologistas odontológicos avaliaram independentemente as imagens e relataram os achados radiográficos. Os dados entre os protocolos foram analisados pelos testes Kappa ponderado e McNemar (α=0.05). As doses absorvida e efetiva foram comparadas pelo teste Anova one-way com post-hoc de Tukey (α=0.05). O performance de diagnóstico nos protocolos de dose reduzida não mudou significantemente do de alta dose(p>0.05). O protocolo 1 apresentou os valores de dose mais elevados. Os protocolos 4, 5 e 6 apresentaram os menores valores de dose absorvida (p≤0.05), enquanto os protocolos 5 e 6 apresentaram os menores valores de dose efetiva (p≤0.05).
Conclui-se que embora a radiografia panorâmica digital seja um exame de baixa dose, a dose de radiação pode ser ainda mais reduzida sem afetar a performance de diagnóstico.
(Apoio: CAPES)
AO0090 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Fotobiomodulação e naringenina inibem a resposta inflamatória de fibroblastos gengivais
Miotto LN, Cardoso LM, Pansani TN, Hebling J, de-Souza-Costa CA, Basso FG
Fisiologia e Patologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da associação entre fotobiomodulação com laser de baixa intensidade (FBM) e naringenina (NA), um bioflavonóide de origem sintética, na resposta inflamatória de fibroblastos gengivais (FG). Para isso, células cultivadas em placas de 24 compartimentos foram submetidas aos seguintes tratamentos: controle negativo (sem tratamento), controle positivo (TNF-α - 100ng/mL), FBM (4J/cm2), TNF-α+FBM, NA (10 μg/mL), TNF-α+NA, FBM+NA, TNF-α+FBM+NA). A FBM foi aplicada utilizando o dispositivo LaserTABLE (780 nm, 0,025W, 2 cm2, 4J/cm2). O efeito da associação das terapias propostas foi determinado por meio da avaliação da viabilidade celular (PrestoBlue) e da síntese de MMP-2 e IL-6 (ELISA). Os dados foram avaliados por meio dos testes de ANOVA e Tukey (α=0,05). O tratamento com TNF-α reduziu a viabilidade celular, bem como aumentou a síntese de IL-6 e MMP-2. A terapia com FBM ou NA não afetou a viabilidade dos FG, porém reduziu a síntese de IL-6 e MMP-2. A associação destas terapias (FBM+NA) aumentou a viabilidade dos fibroblastos de gengiva e resultou em menores níveis de síntese de IL-6 e MMP-2.
Concluiu-se que a FBM e a NA inibem a resposta inflamatória de fibroblastos gengivais, sendo este efeito potencializado quando estas terapias são associadas.
(Apoio: CNPq)