Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0948 a PN0959 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


PN0949 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Avaliação da compatibilidade de cor entre pasta de prova e agente cimentante fotoativado na cor final de lentes de contato de resina composta
Mueller B, Mota KM, Bernardon JK, Moreira JM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a compatibilidade de cor entre o material de prova e o agente cimentante fotoativado, bem como, o seu efeito na cor final de restaurações do tipo lentes de contato de resina composta. Para isso, foram confeccionadas 40 bases de resina composta na cor A3 e 40 lentes de contato de resina composta na cor Bleach XL, com 0,3 a 0,5 mm de espessura. Primeiramente, foram avaliados os materiais de prova (Variolink Esthetic LC® nos valores Warm+, Light+ e Neutral - Ivoclar Vivadent / Opallis Flow® na cor A1 pré cura - FGM / Gel hidrossolúvel - KY, Johnson & Johnson®). Subsequentemente, após a limpeza adequada das peças, foi realizada a cimentação com diferentes agentes cimentantes (Variolink Esthetic LC® nos valores Warm+, Light+ e Neutral- Ivoclar Vivadent / Opallis Flow® na cor A1- FGM). O conjunto base de resina + material de prova/agente cimentante + lente de contato foi avaliado pelo espectrofotômetro. A cor foi determinada pelo sistema CIE L*a*b*, onde, L* indica a luminosidade, enquanto a* e b* indicam o croma. Os resultados mostraram que, segundo o teste ANOVA, houve diferenças estatísticas significativas nos valores de L* e ∆E (Diferença cromática) entre os agentes cimentantes e entre as pastas de prova. Portanto, quando comparados diferentes agentes cimentantes, observou-se que houve diferença nos valores de luminosidade entre eles, assim como quando comparadas diferentes pastas de prova.
Não foi possível observar em todos os grupos a correspondência de cor, por meio da ∆E, entre agente cimentante e o material de prova do mesmo matiz.
PN0951 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Efeito da aplicação de Laser e fosfato de cálcio na permeabilidade e resistência de união da dentina humana
Campos RP, Pampuri CR, Benitez PLS, Mafetano APVP, Lopes SR, Matuda AGN, Torres CRG, Pucci CR
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se os efeitos da aplicação de fosfato de cálcio e laser na resistência de união da superfície dentinária. Foram produzidos 40 discos de dentina de molares humanos, com 6mm de diâmetro e 1,5mm de altura, subdivididos: AL- Adesivo + Laser, FAL- Fosfato de Cálcio + Adesivo + Laser, LAL- Laser + Adesivo + Laser, FLAL- Fosfato de Cálcio + Laser + Adesivo + Laser. Os tratamentos utilizados foram o sistema adesivo Single Bond Universal (3M-ESPE), Teethmate desensitizer (Kuraray-Notitake Dental Inc.) e o laser Nd;YAG com energia de 60mJ. A permeabilidade foi mensurada antes e depois do tratamento. Os espécimes foram submetidos a 5000 ciclos térmicos e 120.000 ciclos mecânicos e teste de microtração. Os resultados obtidos submetidos aos testes ANOVA, para Tukey (α= 5%) e teste t pareado. Os resultados para permeabilidade(%) antes e depois dos tratamentos foram respectivamente: AL 44,95(±23,42)a, 39,09(±18,96)a; LAL 47,40(±10,64)a, 35,78(±11,01)b; FAL 35,84(±11,13)a, 34,23(±15,99)a; FLAL 49,42(±17,82)a, 30,25(±17,42)b. Para a microtração (MPa±DP), os resultados foram: AL 29,67(±2,30)a; LAL 29,72(±3,07)a; FAL 31,52(±2,45)a; FLAL 31,36(±1,77)a. Os grupos LAL e PLAL demonstraram significante redução na permeabilidade.
Não houve diferença entre os grupos em relação a resistência de união, entretanto para no teste de Tukey os grupos com a aplicação de fosfato de cálcio apresentaram valores superiores (31,44±2,08)a comparados a ausência de fosfato de cálcio (29,69±2,64)b.
PN0959 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Efeitos do fosfato ou silicato de cálcio no sistema adesivo Clearfil SE Bond aplicado sobre substrato dentinário erodido
Nogueira CHP, Souza V, Leandrin TP, Escalante-Otárola WG, Castro-Núñez GM, Kuga MC, Saad JRC
Ciências Odontológicas - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar por meio de Teste de Microtração (μTBS) a resistência de união do sistema adesivo self-etch Clearfil SE Bond aplicado sobre dentina cervical erodida e tratada com agentes remineralizantes à base de fosfato ou silicato de cálcio. Cinquenta espécimes foram obtidos do segmento cervical de incisivos bovinos e previamente submetidos à erosão dentinária. Os espécimes foram distribuídos em 5 protocolos (n=10): (NP), Desensibilize NanoP; (RD), MI Paste Plus RecaldentTM; (NR), Regenerate NR-5TM; (KF), Desensibilize KF 2% e CO, sem tratamento. Cada um dos protocolos foi aplicado no total de 4 sessões, com intervalos de 7 dias. Na sequência, o sistema adesivo Clearfil SE Bond (Kuraray) foi aplicado no substrato dentinário. Os espécimes foram submetidos a μTBS para avaliação da resistência de união e padrão de fratura (200N). NP demonstrou os valores mais altos de resistência de união, enquanto, NR e KF apresentaram menor resistência de união que CO (P<0.05).
A aplicação do agente NP e RD não evidenciou diminuição da resistência de união do sistema adesivo Clearfil SE Bond. Entretanto, a aplicação do NR diminuiu a resistência de união.
(Apoio: CNPq)
PN0958 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito biomodificador da emulsão de Copaifera multijuga - Hayne na dentina e sua influência na qualidade da camada híbrida: estudo in vitro
Melo LAS, Andrade JO, Araújo EAM, Antonaccio GBM, Conde NCO, Bandeira MFCL, Toda C
Ppgo - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou avaliar o efeito das emulsões à base de óleo de copaíba a 10% na qualidade da camada híbrida (CH) com o sistema adesivo convencional (SAC) e autocondicionante (SAA) nas dentinas hígida e afetada por cárie após nove meses de armazenamento em água. Foram testadas duas emulsões: emulsão A-pH ácido (EA) e a emulsão B-pH alcalino (EB), utilizando terceiros molares hígidos (n=32), sendo 16 armazenados em soro fisiológico 0,9% e 16 induzidos de lesão de cárie em dentina. Após 14 dias, removeu-se a dentina infectada (n=16) e dividiu-se em 4 subgrupos: clorexidina 2% (CHX), EA, EB e água destilada (AD), sendo que cada subgrupo foi tratado com SAC ou com SAA. As análises em Microscopia Eeletrônica de Varredura demonstraram que todos os espécimes que receberam tratamento prévio ao sistema adesivo com AD tiveram intensa degradação e deslocamento da CH. Destaca-se nos resultados, as características da superfície dentinária tratadas com a EA e adesivo Adper Single Bond 2® onde a CH formada apresentou-se fina e irregular; já nos dentes hígidos foi observada uma CH mais regular e contínua. O mesmo adesivo com a EB apresentou-se com camada espessa, contínua e homogênea. Com relação ao adesivo Clearfil SE Bond®, as dentinas hígida e afetada tratadas com a EA, apresentaram uma CH fina, contínua e homogênea. A CH formada na dentina afetada e dentina hígida tratadas com a EB apresentou-se fina.
Assim, pode-se afirmar que as emulsões testadas tiveram efeito positivo na manutenção da CH, com perspectiva de ser um promissor agente biomodificador do substrato dentinário.
(Apoio: CNPq - CT Amazônia  N° 406457/2013-1)