Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0771 a PN0782 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0771 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Análise comparativa das condições de saúde bucal de crianças em estado crítico atendidas em domicílio ou em ambiente hospitalar
França K, Costa LS, Silveira FC, Herval AM, Turrioni AP
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo comparar as condições de saúde bucal e o potencial cariogênico dos hábitos alimentares de crianças de alta complexidade acompanhadas em domicílio (n=14) ou sob internação hospitalar (n=14). Foi realizado um estudo transversal em que apenas um examinador avaliou a presença de placa visível e cálculo, a experiência de cárie, a hiperplasia gengival e o sangramento gengival. O potencial cariogênico foi avaliado por meio de questionário aplicado aos cuidadores, considerando consumo de massas (com e sem sacarose), doces, cereais e frequência média de ingestão. Os testes estatísticos Qui-quadrado e Exato de Fisher foram utilizados, considerando nível de significância de 5% (poder do teste calculado). Foi observada diferença estatística significante entre os grupos para as variáveis cálculo (p=0,001, domicílio - 78,6%/hospital - 14,3%) e hiperplasia gengival (p=0,037, domicílio - 50,0%/hospital- 14,3%), sendo mais prevalente em crianças no domicílio. Para os índices de cárie, não foi observada diferença estatística entre os grupos (p>0,05). Além disso, verificou-se diferença na via de alimentação (p=0,010), consistência de alimento (p=0,014) e potencial cariogênico (p=0,010).
Pôde-se concluir que os pacientes domiciliados ou sob internação hospitalar apresentaram diferença no estado de saúde bucal e no potencial cariogênico da alimentação.
(Apoio: CAPES  N° 88887.341523/2019-00.)
PN0772 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Alterações no perímetro do arco após perda precoce de dentes decíduos anteriores: série de casos em bebês e crianças em idade pré-escolar
Nadelman P, Gárate KMS, Oliveira ARS, Pithon MM, Souza IPR, Castro ACR, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a associação entre a perda precoce de dentes decíduos anteriores e as alterações do perímetro do arco em bebês e crianças em idade pré-escolar, bem como avaliar influência de variáveis clínicas (hábito oral deletério, tipo de arco decíduo, envolvimento da linha média e caninos irrompidos) nas alterações do perímetro do arco, por meio de um estudo preliminar. Pacientes de 1 a 6 anos, com avulsão ou extração dentária devido a injúrias dentárias traumáticas (IDT), foram avaliados. Após a perda, dois operadores, independentes e treinados, mediram o espaço do(s) dente(s) perdido(s) com paquímetro digital e compasso de pontas secas. Foram realizadas fotografias e radiografias dos pacientes. Visitas de acompanhamento ocorreram a linha de base (até 15 dias após a perda) e a cada dois meses, por 12 meses. Teste qui-quadrado foi utilizado para avaliar a associação entre alterações do perímetro do arco e variáveis clínicas. Realizou-se estatística descritiva para explorar a magnitude das alterações de espaço após a perda, com intervalo de confiança de 95% (IC). Dezoito pacientes (idade média 2,78 ± 1,39 anos) foram incluídos. Nove (50,0%) apresentaram perda de espaço (média -1,32 mm), 6 (33,3%) ganharam espaço (média +1,55 mm) e 3 (16,7%) apresentaram manutenção do espaço. As variáveis clínicas não influenciaram nas alterações no perímetro do arco (p>0.05).
As alterações do perímetro do arco dentário não foram associadas à perda precoce de dentes decíduos anteriores, assim como as variáveis clínicas não influenciaram nas alterações no perímetro do arco.
(Apoio: CAPES  N° 88882.424816/2019-01 )
PN0773 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Reprodutibilidade da segmentação 3D de primeiros molares a partir de tomografias computadorizadas de feixe cônico
Santos RO, Cury JLM, Carvalho FAR, Artese F
Ortodontia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apesar da importância da segmentação de estruturas anatômicas para as superposições 3D, a precisão dos métodos de reconstrução 3D de dentes ainda não foi determinada. Objetivou-se com esse estudo avaliar a reprodutibilidade da segmentação 3D de primeiros molares, intra e interoperadores, e se os artefatos metálicos na imagem, devido à presença de bráquetes ortodônticos, interfere na precisão da segmentação. Foram segmentados os primeiros molares superiores e inferiores de 5 pacientes a partir de tomografias computadorizada de feixe cônico (TCFC) pré e pós-tratamento por 2 operadores e por 2 vezes com intervalo de 14 dias. Para isso utilizou-se os softwares ITK-SNAP 3.2 e Geomagic Qualify 2013. As diferentes segmentações dos mesmos dentes foram superpostas, comparadas por meio de mapas coloridos e avaliadas pelo teste de Mann-Whitney. A precisão da segmentação na presença de artefato metálico foi avaliada através da comparação dos deslocamentos dos mapas coloridos das superposições dos tempos pré e pós-tratamento pelo teste estatístico de Wilcoxon. O nível de significância estabelecido foi de 5%. Nas análises intra e interavaliadores a acurácia do método de segmentação 3D a partir de TCFC foi alta, com diferenças menores que 0,25mm.
A presença de artefatos metálicos, afetou significativamente a acurácia da obtenção dos modelos 3D, nas avaliações intra e interavaliadores com diferenças abaixo de 1,0 mm. Apesar da significância, estas diferenças foram consideradas sem relevância clínica. Desta forma, estes resultados indicam a boa reprodutibilidade do método
PN0774 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação da forca friccional e rugosidade superficial com o uso de selantes de nanopartículas em fios Ortodônticos
Estacia da Silveira R, Elias CN, Amaral FLB
Doutorado Em Ortodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estima-se que grande parte da força empregada para a movimentação dentária seja perdida devido a forças friccionais, diversos fatores mecânicos e biológicos podem alterar a força friccional gerada durante o movimento ortodôntico. O uso de selantes nanoparticulados de TiO2 e SiO2 vem ganhando espaço devido suas características antimicrobianas e hidro-repelentes, evitando a aderência de sujidade e acúmulo bacteriano, sua utilização é empregada pela capacidade de reduzir a rugosidade superficial de materiais, diminuir retenção de placa bacteriana e pela biocompatibilidade com tecidos biológicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a força friccional, em máquina de ensaio universal, em microscópia eletrônica de varredura e em rugosímetro óptico, de fios ortodônticos com a aplicação de selantes de nanopartículas de TiO2 e SiO2. Segmentos de fios de aço ortodôntico foram divididos em 3 grupos: Controle, G2 e G3, com uso de selante de nanopartículas de SiO2 e TiO2, respectivamente.
Foi observado que o uso de selantes de SiO2 diminui o atrito gerado, reduzindo a força friccional necessária para movimentação e aumenta a lisura de superfície, diferentemente do selante de TiO2 que aumentou o atrito e mostrou topografia de superfície mais irregular. A utilização de selantes de nanotecnologia em fios ortodônticos mostrou-se promissora.
PN0775 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Análise de e-mails potencialmente predatórios na área de Odontopediatria por um período de 12 meses
Sousa FSO, Dhyppolito IM, Nadanovsky P, Santos APP
Odontologia Preventiva e Comunitária - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a abordagem predatória de editores e revistas através de emails recebidos por uma pesquisadora e professora da área de Odontopediatria de uma universidade pública. Em 2019, ela recebeu 2812 emails potencialmente predatórios, que foram inseridos em uma planilha Excel para extração de dados e análise segundo critérios do Ottawa Hospital Research Institute (OHRI): ter baixo valor de processamento, ter fator de impacto falso e não ser listado no Directory of Open Access Journals nem no Committee on Publication Ethics. Foram recebidos, em média, 234 emails/mês, sendo julho o mês com o maior número (280). Por erro de criptografia, 4 emails não puderam ser avaliados. Embora 1497 emails não tenham assinalado sua origem, os Estados Unidos (742; 26%) foi o país mais citado e o inglês, o idioma mais usado (2777; 98%). Dentre outras propostas, havia 293 (10%) convites para apresentação oral em congresso e 1837 (65%) solicitações de manuscritos (resumo, comentário ou artigo), dos quais 1018 (55%) eram da área odontológica. Houve solicitações de outras áreas, como geologia e engenharia, acompanhadas de elogios ilusórios sobre a eminência da autora na referida área. Taxas de processamento foram citadas em 5% dos emails e variaram de US$25 a US$2000. Um falso fator de impacto foi relatado em 248 emails (13%). Apenas 41 emails (2%) de 18 revistas foram considerados não predatórios segundo os critérios do OHRI.
O assédio massivo de revistas e eventos predatórios são uma realidade e um risco à pesquisa e divulgação de evidências científicas de qualidade.
(Apoio: CAPES)
PN0776 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Efeito de polifosfato e polióis, associados ou não ao fluoreto, sobre o pH de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans
Zen I, Delbem ACB, Martins TP, Hosida TY, Morais LA, Sampaio C, Monteiro DR, Pessan JP
Odontologia Infantil e Social - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de soluções contendo trimetafosfato de sódio (TMP), xilitol (X) e eritritol (E), associados ou não ao fluoreto (F) sobre o pH de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans, antes e após a exposição à sacarose. Os biofilmes foram formados em exposição a soluções de tratamento contendo: TMP (0,025%), X (1,6%), E (0,4%), 20 ppm F (20F), 110 ppm NaF, sozinhos ou nas seguintes associações: X+E, TMP+X+E, 20F+X+E, 20F+TMP, 20F+TMP+X+E (experimental - EXP). Como controle negativo, foi utilizado saliva artificial. Após o período total de formação (96 h), o pH dos biofilmes foi mensurado antes ou após a exposição a uma solução de sacarose (20%, 3 min), sendo o pH do biofilme total aferido 1 min após remoção da sacarose. Os dados foram submetidos à ANOVA a dois critérios, seguida pelo teste de Fisher LSD (p <0.05). Nos grupos sem exposição à sacarose, observou-se que o grupo EXP apresentou valor de pH significativamente maior quando comprado aos demais grupos. Após a exposição à sacarose, notou-se que o grupo 20F+X+E apresentou o pH mais próximo do neutro, em comparação aos demais grupos.
Desta forma, pode-se concluir que exposição a polifosfato e polióis durante a formação do biofilme foi efetiva em manter o pH deste mais próximo de valores neutros, mesmo após a exposição à sacarose.
(Apoio: CAPES  N° 88881.068437/2014-01  |  CAPES  N° código 001)
PN0777 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Bullying, cárie e funcionamento familiar são preditores do bruxismo do em crianças
Lima LCM, Leal TR, Bernardino VMM, Granja GL, Perazzo MF, Paiva SM, Silva SE, Granville-Garcia AF
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a associação entre bullying, cárie dentária, funcionamento familiar e variáveis sociodemográficas e possível bruxismo do sono (PBS) e possível bruxismo em vigília (PBV) em crianças de 8 a 10 anos de idade. Foi um estudo transversal realizado com 739 escolares no Nordeste do Brasil. Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre dados sociodemográficos, sobre bruxismo e funcionamento familiar (FACES-III). As crianças responderam uma entrevista sobre bullying. Utilizou-se o índice ICDAS para o diagnóstico da cárie dentária por quatro examinadores (Kappa>0,81). As análises foram realizadas por meio de regressão logística (α = 5%) e do Directed Acyclic Graph para determinar as variáveis de ajuste no modelo. A prevalência do PBS foi de 29,0%, do PBV foi 24,5% e 13,3% das crianças relataram já ter sofrido bullying em consequência a condições bucais. No modelo final, a renda familiar (OR=0,60; 95%IC:0,38-0,95, p=0,03), a escolaridade materna (OR=1,55; 95% IC:1,00-2,38, p= 0,04), a adaptabilidade familiar (OR=0,46; 95% IC:0,25-0,83, p=0,01) e o bullying (OR = 2,01; 95%IC: 1,17-3,43, p<0,01) foram associados ao PBS. Enquanto a renda familiar (OR=2,74; 95% IC: 1,40-5,35, p<0,01), a adaptabilidade familiar (OR=3,31;95%IC:1,39-7,86,p=0,00) e a cárie não tratada (OR=0,55;95%IC:0,30-0,99,p=0,04) mantiveram-se associados ao PBV.
A renda familiar, escolaridade materna, adaptabilidade familiar e bullying influenciam a atividade do PBS. Adicionalmente, a renda familiar, adaptabilidade familiar e cárie dentária são preditores do PBV em crianças.
PN0778 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Análise de custo da sedação em odontopediatria na perspectiva do sistema único de saúde
D´Almeida PVB, Vieira LAC, Costa LRRS
Ppgcs - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Análises econômicas são necessárias para a tomada de decisão em saúde. O objetivo deste estudo foi comparar os custos da sedação moderada pelas vias intranasal e oral em odontopediatria com cetamina e midazolam, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) na moeda brasileira Real (BRL). A tecnologia analisada foi o atomizador intranasal (LMA MAD Nasal, San Diego, Ca, USA).Para a análise de custos diretos foram usados dados de um ensaio clínico (ClinicalTrials.gov - NCT 02447289), realizado com 84 crianças menores de 7 anos. As crianças foram distribuídas em grupos de acordo com o regime sedativo administrado: midazolam por via oral (MO), midazolam associado à cetamina por via oral (MCO) e midazolam associado à cetamina por via intranasal (MCI) e receberam tratamento restaurador em um dente, sob anestesia local e isolamento absoluto. O sucesso da sedação baseou-se na avaliação do comportamento da criança por meio da Ohio State University Behavioral Rating System (OSUBRS). A sedação era considerada eficaz se o comportamento silencioso (pontuação 1 do OSUBRS) ocorresse em pelo menos 60% da duração da sessão. Os eventos adversos foram avaliados de acordo com a World SIVA International Sedation Task Force Tool. Os custos foram obtidos em consulta no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos(SIGTAP). O valor do atomizador foi obtido no mercado livre. O horizonte temporal foi de 24 hs.
Concluiu-se que o tratamento odontológico sob sedação intranasal teve um custo aproximadamente duas vezes maior que o sedativo administrado pela via oral.
(Apoio: CAPES  N° 449950/2014-0  |  CNPq  N° 305315/2015-3)
PN0779 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Posição dos terceiros molares após tratamento da classe II subdivisão com extrações assimétricas
Valerio MV, Almeida J, Aliaga-Del-castillo A, Garib DG, Janson G

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a angulação dos terceiros molares e o espaço disponível para eles após o tratamento de má oclusão de Classe II subdivisão com extrações assimétricas de pré-molares. A amostra foi constituída por 37 pacientes (17 homens, 20 mulheres, idade média 13,18 ± 1,99 anos) no grupo 1 (Classe II subdivisão Tipo 1) e 25 (10 homens, 15 mulheres, idade média 13,56 ± 2,46 anos) no grupo 2 (Classe II subdivisão Tipo 2). No grupo 1, foram realizadas extrações bilaterais maxilares e no quadrante mandibular do lado da Classe I. No grupo 2, a extração foi realizada no quadrante superior do lado da Classe II. Ortopantomografias foram usadas para avaliar as angulações dos terceiros molares e seu espaço disponível antes e depois do tratamento, com o programa Dolphin® Imaging 11.9. Testes t pareados foram utilizados para comparação intragrupo entre estágios e lados. No Tipo 1, houve melhora semelhante nas angulações dos terceiros molares e aumento do espaço disponível nos quadrantes maxilares. No arco mandibular houve melhora significativamente maior na angulação e maior disponibilidade de espaço no quadrante da extração. No Tipo 2, houve melhora significativamente maior na angulação e no espaço para o terceiro molar no quadrante da extração. No arco mandibular houve melhora semelhante no espaço disponível para os terceiros molares em ambos os lados.
Ambos os grupos demonstraram angulação mais favorável e espaço significativamente maior para erupção dos terceiros molares nos quadrantes das extrações, em comparação com os quadrantes homólogos de não extração.
(Apoio: CAPES  N° 8888182794/2018-01)
PN0780 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

A influência dos fatores familiares e psicossociais no alfabetismo em saúde bucal no início da adolescência
Moura MFL, Neves ETB, Firmino RT, Ferreira FM, Paiva SM, Granville-Garcia AF
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a associação entre ambiente familiar, sinais do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e alfabetismo em saúde bucal (ASB) no início da adolescência. Realizou-se um estudo transversal com amostra representativa de 448 adolescentes de 12 anos de idade matriculados em escolas públicas e privadas de Cajazeiras, Brasil. Os adolescentes responderam um questionário validado sobre coesão e adaptabilidade familiares (FACES III) e um instrumento de mensuração do ASB (BREALD-30). Os pais e professores responderam um questionário sociodemográfico e a subescala de desatenção e hiperatividade/impulsividade do questionário SNAP-IV (Swanson, Nolan e Pelham Questionarie). A regressão múltipla de Poisson com variância robusta foi utilizada para a análise dos dados. Maior ASB foi encontrado nos adolescentes com baixa (RR: 1,12; IC95%: 1,04- 1,22) e média (RR: 1,11; IC95%: 1,03- 1,19) adaptabilidade familiar, que possuíam mães com mais de 8 anos de escolaridade (RR: 1,07; IC95%: 1,03-1,12) e com renda familiar de mais de um salário mínimo (RR: 1,08; IC95%: 1,03-1,12). Uma baixa coesão familiar (RR: 0,88; IC95%: 0,82-0,95) e mais sinais de TDAH (relato dos professores) (RR: 0,94; IC95%: 0,91- 0,98) foram associados ao menor ASB.
O ASB nos adolescentes foi influenciado pela adaptabilidade e coesão familiares, sinais de TDAH, escolaridade materna e renda familiar.