Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0321 a PN0331 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PN0322 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeitos dos envelhecimentos na flexão biaxial da zircônia monolítica parcialmente estabilizada
Jabr CL, Cardoso KV, Oliveira LP, Mantovani MLR, Lima ALO, Adabo GL, Arioli Filho JN
Materiais Odontológicos e Próteses - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do envelhecimento hidrotérmico, mecânico e químico sobre a microestrutura cristalográfica e morfológica, além da resistência da flexão biaxial da zircônia monolítica parcialmente estabilizada por ítria (ZMP). Discos de Prettau Zirkonzahn (ZMP) foram obtidos, com dimensões de 12mm de diâmetro e 1,2mm de espessura. Os espécimes foram divididos em 3 grupos (n=15) de acordo com o envelhecimento realizado: hidrotérmico (H), em autoclave por 28h; mecânico (M), até 2x106 ciclos e químico (Q), em ácido acético a 4% por 300h. Após os envelhecimentos, os espécimes foram submetidos a uma análise cristalográfica e de microestrutura, através da difração de raios-x (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), respectivamente. Para o ensaio de flexão biaxial, utilizou-se máquina de ensaios mecânicos (EMIC), conforme a especificação ISO 6872:2015. Para avaliação dos dados, foi utilizado os testes de ANOVA com correção de Welch e pós-teste de Games-Howell (α=0,05). Para a análise cristalográfica, foram constatados novos picos de fase monoclínica em todos os grupos, diminuição de fase tetragonal nos grupos H e Q, e aumento de fase cúbica em M. As imagens de MEV evidenciaram alterações morfológicas como o espaçamento entre os grãos. Para a flexão biaxial, houve uma diferença estatística significativa apenas entre os grupos H e M (p=0,03).
Os envelhecimentos proporcionaram alterações na microestrutura de ZMP, influenciando sobretudo entre os grupos H e M, onde H apresentou uma resistência biaxial superior comparada ao grupo M.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0323 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Bond strength evaluation of bulk fill composites combined with different bonding agents approaches
Santi MR, Sebold M, Lins RBE, Sahadi BO, Martins LRM, Giannini M
Dentistica Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

This study evaluated the dentin bond strength of bulk fill resin-based composites combined with different dentin adhesive systems. Standardized class-I cavities were prepared in sixty-four human teeth and randomly allocated into 8 restorative treatment groups: two bulk-fill resin composites (Sonic-Fill/SF, Kerr and Admira Fusion X-tra/AF, Voco) combined with one three-steps etch-and-rinse adhesive system (Scotchbond Multipurpose/SM, 3M Oral Care), one two-steps self-etch (Clearfil SE Bond/CL, Kuraray Noritake), and single-step self-etch (Optibond All-in-one/OP, Kerr; Futurabond U/FU, Voco). Twenty-four hours after restorative procedures, teeth were sectioned to obtain samples for microtensile bond strength, which was performed using universal testing machine (EZ-Test). Failure modes were analyzed by scanning electron microscopy and the interface morphology by confocal laser scanning microscopy (CLSM). Data were analyzed by two-way ANOVA and Bonferroni post-hoc test (α=5%). Failure mode and CLSM were submitted to descriptive analyzes. SM bonded to AF presented higher bond strength than that obtained for CL, while OP and FU did not differ from SM and CL. For SF, the interaction between resin composite and adhesive system did not present differences. Adhesive, cohesive within composite and dentin failures were the most prevalent fractures, regardless the groups. CLSM showed hybrid layer formation for all groups, except for FU group.
Unlike the SF, the results suggest the bond strength of the AF was influenced by the type of adhesive used.
(Apoio: CAPES)
PN0324 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito da técnica restauradora na geração de tensão de contração em molares com cavidades classe II
Oliveira AA, Costa PVM, Almeida LM, Firmiano TC, Soares CJ, Versluis A, Veríssimo C
Odontologia - Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar as tensões residuais de contração de polimerização em molares variando a técnica restauradora direta: incremento único, incremental horizontal (11 incrementos), oblíqua (13 incrementos), e incremental modificada (7 incrementos). Um modelo tridimensional de um molar inferior foi criado a partir de um arquivo *.STL no software de CAD (Rhinoceros 3D). Uma cavidade MOD de 4x4mm e as técnicas restauradoras foram criadas utilizando ferramentas específicas do software de CAD. A malha volumétrica tridimensional foi gerada no software Patran e exportada para o software Marc/Mentat. Neste software, foram definidas as condições de contorno e contato. As propriedades mecânicas das estruturas foram consideradas lineares, isotrópicas e homogêneas. O módulo de elasticidade da resina (Filtek One/3M ESPE) foi obtido por meio de microdureza Knoop. Foi calculada a resistência à compressão e tração. A contração pós-gel foi calculada por meio do teste de extensometria. A contração de polimerização foi simulada por analogia térmica, e as tensões residuais avaliadas pelo critério de Von Mises modificado (MPa). A técnica restauradora influenciou diretamente no padrão de distribuição de tensões. A técnica horizontal gerou maiores valores de tensão na resina e na dentina. Os menores valores de tensão foram observados para a técnica de incremento único. A técnica horizontal gerou maior deformação/deflexão de cúspide.
O tipo de técnica restauradora influenciou no padrão de distribuição e nos valores de tensões gerados em molares com cavidades MOD.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)
PN0325 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Comparação da mensuração de cor feita por espectrofotômetro e por imagens obtidas com celular ou câmera DSLR
Denegredo RMFB, Faria-E-silva AL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de espectrofotômetro para mensurar cor pode ser limitado pelo alto custo e impossibilidade de mensurar cor em áreas diferentes da ponta do aparelho. Uma alternativa é a análise de cor de imagens fotográficas. Este estudo objetivou comparar a diferença entre as cores de resinas mensurada com um espectrofotômetro ou através de imagens obtidas com celular ou câmera DSLR. Amostras cilíndricas de compósito nas cores DA1, DA2, DA3 e DA4 foram confeccionados, e a cor (sistema CieLab) e opacidade destas mensuradas com espectrofotômetro. Imagens destas, individualmente ou agrupadas em pares, foram obtidas com um celular ou câmera DSLR. A cor das amostras nas imagens foi mensurada (sistema RGB) em programa computacional e convertida ao sistema CIELab. O índice de brancura (IB) das amostras e as diferenças de cor (ΔE00) entre os pares foram calculados. Os dados de opacidade e IB foram analisados por ANOVA de uma via, e os dados de ΔE00 por ANOVA de 2 vias (α = 0,05). Análises de regressão linear estimaram os valores de ΔE00 calculados com o espectrofotômetro a partir dos dados obtidos nas imagens. Todas as amostras apresentaram opacidade maior que 90%, e cores mais escuras foram observadas com imagens da câmera DSLR. Maior similaridade de valores de ΔE00 com os dados do espectrofotômetro foram obtidos usando imagens individuais das amostras com celular. Em geral, coeficientes de correlação mais fortes foram observados para imagens do celular.
O uso de imagens do celular para medir a diferença de cor entre amostras é viável e resulta em valores semelhantes aos do espectrofotômetro.
PN0326 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Influência do Tipo de Unidade Fotopolimerizadora de LED sem Fio na Resistência Flexural de Resina Composta Nanoparticulada
Almeida LM, Silva JDS, Oliveira AA, Ribeiro MLP, Veríssimo C
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A adequada fotopolimerização de compósitos é essencial para obtenção de propriedades biomecânicas satisfatórias, viabilizando uma maior longevidade de tratamentos restauradores. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de diferentes unidades fotoativadoras de LED sem fio por meio do teste de resistência flexural de um compósito nanoparticulado (Z350 XT - 3M ESPE). Foram utilizadas 5 diferentes unidades de LED sem fio: Valo - Ultradent, Elipar - 3M ESPE; e outras três com ausência de certificação pela ANVISA, obtidas por sites internacionais de compras (Dental Wireless - Ebay 1, LY A180- Ebay 2 e Lyang Ya - Ebay 3 ). Amostras de resina composta para o teste de flexão de 3 pontos foram confeccionados de acordo com a ISO - 4049 (n=50). A resina foi inserida em uma matriz metálica e a fotopolimerização ocorreu em 3 etapas, 40 segundos em cada terço do espécime. Os espécimes (após 24 horas a 37ºC sob armazenamento em água destilada) submetidos ao teste de resistência flexural de 3 Pontos em máquina de ensaio universal - Instron 5965. Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA One-way e post hoc de Tukey (α=0,05). Houve diferença estatisticamente significante entre as diferentes unidades de LED (p=0.012). Os valores de média (DP) foram: Valo: 121,4 (9,5) A; Elipar: 104,8 (12,6) B; Ebay 1: 116,1 (15,8) A; Ebay 2: 112,7 (13,3); Ebay 3: 122,9 (6,89).
A resistência flexural foi influenciada pelo tipo de unidade fotopolimerizadora de LED sem fio
(Apoio: CNPq  |  CAPES)
PN0328 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Analysis of Vickers hardness and elastic modulus of national glass-ceramics
Vallerini BF, Soares VO, Silva LD, Vallerini FF, Villas Bôas MOC, Zanotto ED, Pinelli LAP
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this study was to evaluate the Vickers hardness (VH) and the elastic modulus (E) of the lithium disilicate (LS2 LaMaV) and the lithium metasilicate (Meta 3), both glass-ceramics developed in the Laboratory of Vitreous Materials of the Federal University of São Carlos; adopting the IPS e.max CAD as a control group. Eight discs were made per group (12mm ø x 1.2mm) to perform both mechanical tests, adopting 4 measurements by specimens. The analysis of VH indentations was made in microdurometer (300gf, 15s) according to ASTM C 1327 99. E was determined by means of the Impulse Excitation Technique according to ATSM E 1876. The VH data were analyzed by ANOVA oneway followed by the Games-Howell post-test with Welch correction (α = 5%) and the data of E by ANOVA one-way with Tukey post-test (α = 5%). The means of VH (GPa) were: LS2 LaMaV = 5.69 ± 0.1; Meta 3 = 6.40 ± 0.3 and IPS e.max CAD = 6.43 ± 0.3, with only Meta 3 showing statistical equality to the control group (p = 0.974); the means of E (GPa) were: LS2 LaMaV = 98.39 ± 4.10; Meta 3 = 116.72 ± 3.07; IPS e. max CAD = 100.40 ± 2.09, with Meta 3 significantly different from the other groups (p<0.05) and LS2 LaMaV statistically equal to the control group (p = 0.436).
It was concluded that both national glass-ceramics have great potential for application in dentistry, with Meta 3 being the most promising, as it showed hardness values similar to the control group and higher elastic modulus. This material is also considered an innovation regarding glass-ceramics materials because it presents lithium metasilicate as the final phase of crystallization.
(Apoio: CNPq  N° 141339/2020-9  |  FAPs - CEPID Project  N° 2013/07793-6)
PN0330 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

As propriedades adesivas dos adesivos universais são influenciadas pela umidade dentinária?
Brito GMAP, Cavalcanti KGBA, Wendlinger M, Siqueira FSF, SAMPAIO RF, Reis A, Loguercio AD, Cardenas AFM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a resistência de união (μTBS) e nanoinfiltração (NI) de 3 adesivos universais, em superfícies dentinárias úmidas e saturadas. 60 molares humanos foram alocados dentre de 12 grupos : Sistemas adesivos universais: (Ambar Universal APS [AMB]; Prime & Bond Active [PBA]; Scotchbond Universal Adhesive [SBU]; Estratégias adesivas: (etch-and-rinse [ER] ou self-etch [SE]); e Grau de umidade superficial: (Dentina úmida ou saturada). Após a restauração, os espécimes foram seccionados em palitos de resina-dentina e testados para μTBS e NL. ANOVA 3-fatores e pós-Tukey, foram usados para análise estatística (5%). Nenhuma diferença significativa foi observada em μTBS (p>0,14) entre os adesivos testados, independentemente da estratégia adesiva quando a dentina foi mantida úmida. AMB (ER e SE) resultou em médias mais altas de μTBS quando a dentina foi mantida saturada (p<0,001). Uma diminuição significativa de μTBS (p<0,0001) foi observado para PBA (ER) e SBU (ER e SE) quando a dentina foi mantida saturada. Para ER e SE, a SBU mostrou um aumento significativo de NI na dentina saturada em comparação com dentina úmida (p < 0,001).
Os sistemas de adesivos universais mostraram um bom desempenho adesivo à dentina quando esta era mantida úmida. No entanto, na dentina saturada, a resposta é dependente do material.
PN0331 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Influência da técnica restauradora direta e semidireta no comportamento biomecânico de molares com restaurações classe II (MOD) extensas
Costa PVM, Oliveira AA, Almeida LM, Silva VAS, Torres EM, Silva MAG, Veríssimo C
Areá Dentística - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das técnicas direta (TD) e semidireta (TSD) na resistência à fratura (RF), padrão de falha (PF), microdureza Knoop (MDK), módulo de elasticidade (E) e adaptação marginal de molares restaurados com resina composta. 60 molares foram restaurados em 4 grupos: G1- TSD DieSilicone, G2- TSD ScanDie, G3- TSD Fujirock e G4- TD. Preparos MOD foram realizados com profundidade e istmo de 5mm. Para o teste de RF dez amostras por grupo foram submetidas à carregamento axial de compressão e os dados analisados por ANOVA One-way/Tukey. O PF foi classificado em fraturas reparáveis e catastróficas. A MDK e E foram avaliados pelo método de endentação Knoop e analisados por ANOVA Two-way/Tukey. As interfaces adesivas foram avaliadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os valores médios (DP) para RF (N) foram: G1- 1835,4 (324,1) A; G2- 1732,4 (384,1) AB; G3- 1419,3 (318,7) BC; G4- 1100,6 (224,8) C. Todos os grupos apresentaram maior ocorrência de fraturas reparáveis. Os dados de MDK apresentaram diferenças estatísticas para o fator técnica restauradora (TR) (p<0,001) sendo que G1 e G2 apresentaram maiores valores. Os dados de E apresentaram diferenças para o fator TR (p<0,001) e interação entre TR e profundidade de polimerização (PP) (p<0,001) sendo que G1, G2 e G3 apresentaram maiores valores independente da profundidade. A MEV apresentou mais de 83% de margens contínuas para todos os grupos.
Concluímos que G1 e G2 apresentaram maiores valores de RF e MDK e que maiores valores de E foram encontrados nos grupos G1, G2 e G3.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)