Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0001 a PN0012 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PN0002 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Efeito de soluções contendo extratos de plantas sobre a sobrevivência de bactérias associadas à cárie dentária
Braga AS, Melo FPSR, Saldanha LL, Dokkedal AL, Conrads G, Magalhães AC, Esteves Oliveira M
Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito de soluções contendo extratos de plantas sobre a sobrevivência de bactérias cariogênicas. Biofilme microcosmo foi produzido a partir da saliva de 10 doadores sobre esmalte bovino (n=36) e cultivado por 5 dias, utilizando saliva de McBain (0,2% sacarose), a 37º C e sob anaerobiose. A partir do 2º dia, os tratamentos foram aplicados (1x60s/dia): Vochysia tucanorum Mart (folha, 10 mg/mL); Myrcia bella Cambess (folha, 5 mg/mL); Matricaria chamomilla L. (flor, 80 mg/mL); Malva sylvestris, fluoreto e xilitol (Malvatricin Plus®); 0,12% Clorexidina-CHX (PerioGard®) e PBS (controle negativo). O pH do biofilme foi medido diariamente. Realizou-se q-PCR para Streptococcus mutans e Lactobacillus spp. Os dados foram comparados por Kruskal-Wallis/Dunn e ANOVA a dois critérios/ Bonferroni. O pH do biofilme diminuiu em todos os grupos; somente a CHX restabeleceu o pH inicial (> 5,5). CHX também causou completa eliminação de Lactobacillus spp.; já M. chamomilla (1,97E+08±1,75E+08), V. tucanorum (1,65E+08±1,26E+08) e Malvatricin Plus® (2,39E+07±3,74E+07) não diferiram entre si, enquanto que M. bella aumentou significativamente o número deste gênero bacteriano (4,78E+08±1,58E+08, p=0,0002). Com exceção da CHX, nenhum tratamento diferiu significativamente do PBS. Em relação a S. mutans, os extratos não diferiram significativamente do PBS (2,15E+06 ± 3,97E+06, p>0,05), enquanto houve redução desta espécie para Malvatricin Plus® e CHX.
Os extratos não comerciais foram ineficazes contra microrganismos cariogênicos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/00556-0  |  FAPs - FAPESP  N° 2017/17249-2  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/26506-1)
PN0003 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Identificação de Candida spp. em portadores do virus HIV com estomatite relacionado a próteses totais
Mendes FSF, Silva-Lovato CH, Paranhos HFO
Materiais Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo coletou dados de prontuário, realizou exame clínico e avaliou o biofilme protético de 10 pacientes usuários de próteses totais, portadores do vírus HIV e em tratamento com terapia antirretroviral (TARV). O biofilme foi avaliado por meio da quantificação e identificação de cepas de Candida spp.. As próteses superiores foram retiradas, enxaguadas em água, transferidas para recipiente com 150 mL de PBS e submetidas à agitação em cuba ultrassônica (5 minutos). Após retirada da prótese, o conteúdo obtido foi transferido para tubo estéril, o qual foi armazenado em refrigeração e centrifugado por 5 minutos. Após descarte do PBS, o pellet foi diluído (100 a 10-3) e semeado em placas com meio cromogênico (CHROMagarTM Candida). Após incubação (37º C/ 48h) as cepas foram identificadas segundo a cor adquirida por suas colônias. Os resultados mostraram uma amostra de 7 mulheres (70%) e 3 homens (30%), com idades entre 45 e 72 anos (média 62,3 anos), carga viral média de 536 cópias/mL e contagem de células T CD4+>200/mm3. Foram diagnosticados 7 casos de candidíase eritematosa e 3 de candidíase pseudomembranosa. Foram isoladas 16 cepas de Candida spp., sendo 7 Candida albicans (43,5%), 6 Candida tropicalis (37,5%), 2 Candida krusei (12,5%) e 1 Candida glabrata (6,25%).
Conclui-se que a maioria dos pacientes apresentaram a forma eritematosa da infecção e que Candida albicans foi e a cepa mais incidente, seguida pela Candida tropicalis, sendo tais dados importantes para o entendimento da infecção por Candida spp. e da conduta terapêutica em pacientes com fatores predisponentes
(Apoio: FAPESP  N° 2019/10299-0)
PN0004 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Escore gravidade do instrumento CAST para avaliação da cárie dentária em adolescentes de 11 a 14 anos de idade
Ribeiro CS, Rodrigues HB, Pinheiro SAA, Guaré RO, Leal SC, Diniz MB
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi, por meio do escore CAST gravidade, classificar um grupo de adolescentes entre 11 e 14 anos de idade quanto ao grau de acometimento da doença cárie em leve, moderado e severo. Foram avaliados 439 adolescentes, com média de idade 12,5 ± 1,1, ambos os sexos, matriculados em escolas municipais de Patos-PB. O instrumento CAST (Caries Assessment Spectrum and Treatment) foi utilizado para avaliar lesões de cárie em esmalte (CAST 3), em dentina (CAST 4-7) e perda dentária por cárie (CAST 8) por dois examinadores calibrados (Kappa = 0,90). O escore CAST gravidade foi determinado pela fórmula (F): 0,25*CAST3 + 1*CAST4 + 2*CAST5 + 4*CAST6 + 5*CAST7 + 6*CAST8. Empregou-se o teste Qui-quadrado para análise dos dados (α=5%). Da amostra, 14,5% dos adolescentes eram saudáveis (CAST 0-2). A média do escore gravidade foi de 4,6 ± 5,4 (mediana = 2,5). Para a categorização das crianças, o escore gravidade foi agrupado em tercis (33%-66%), sendo 34,2% classificadas em nível leve da doença (0-1,00), 31,9% em nível moderado (1,00-4,77) e 33,9% em nível severo (>4,77), sem diferença significativa (p=0,8128). Verificou-se ausência de associação significativa entre escore CAST gravidade e série escolar (p=0,2609), idade (p = 0,9111), sexo (p=0,1819) e raça (p=0,6255).
Conclui-se que o escore gravidade CAST permitiu determinar a severidade da doença cárie nos adolescentes de 11 a 14 anos e que a condição de saúde bucal da maioria deles é precária (graus moderado e severo).
(Apoio: CAPES)
PN0005 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Susceptibilidade Reduzida ao Diamino Fluoreto de Prata e a Clorexidina na Microbiota Cariogênica
Piovesan ETA, Maia LJ, Martins VP
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a susceptibilidade de bactérias isoladas de amostras de dentina de pacientes submetidos a 3 diferentes agentes antimicrobianos: clorexidina 2% (CHX), diamino fluoreto de prata (SDF) 30% e SDF 38% com iodeto de potássio (KI). Foram selecionadas 40 crianças apresentando lesão cariosa em molares decíduos. Após as intervenções, colônias bacterianas que cresceram em meio de cultura Mitis Salivarius com Bacitracina (MSB) foram cultivadas em Brain Heart Infusion (BHI). As Concentrações Inibitórias Mínimas (CIMs) dos agentes atimicrobianos foram determinadas in vitro e comparadas às linhagens de referência Streptococcus mutans (ATCC 25175) e Streptococcus sobrinus (ATCC 27607). O rDNA 16S dos isolados clínicos foram amplificados por PCR e sequenciados para confirmação da espécie. Os isolados clínicos apresentaram menor sensibilidade ao SDF e a CHX comparado às linhagens de referência S. mutans e S. sobrinus . A associação de KI ao SDF teve um efeito negativo para a atividade antimicrobiana, reduzindo sua sensibilidade nas linhagens referência e principalmente nas bactérias isoladas de pacientes.
Os isolados clínicos apresentaram sensibilidade reduzida ao CHX quando comparados ao SDF e SDF + KI. Apesar disso, a associação de KI com SDF possivelmente compromete seu efeito antibacteriano. Ambos os tratamentos foram mais eficazes nas cepas de referência em comparação com as cepas clínicas. Isso enfatiza a cautela com o uso de anti-sépticos e o desenvolvimento de resistência por microrganismos associados à doença no microbioma oral.
PN0006 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Análise de textura radiográfica para comparar superfícies proximais hígidas e com lesões de cárie em esmalte: estudo piloto
Castro AMGS, Almeida SB, Rosa CS, Ribeiro CS, Lopes SLPC, Costa ALF, Diniz MB
Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo piloto in vitro teve por objetivo avaliar a habilidade da análise de textura para comparar superfícies proximais hígidas e com lesões de cárie em esmalte em dentes permanentes. Foram analisadas 24 superfícies proximais selecionadas visualmente por meio do instrumento CAST (Caries Assessment Spectrum and Treatment), sendo 12 hígidas (CAST 0) e 12 com lesões de cárie em esmalte (CAST 3). Inicialmente, realizou-se a aquisição das imagens radiográficas interproximais digitais usando placas de armazenamento de fósforo (PSP), com simulação de contato proximal utilizando-se dois dentes hígidos extras. Em seguida, o software MaZda® foi utilizado aplicando a matriz de co-ocorrência para análise de 11 parâmetros de textura: contraste (CO), correlação (COR), momento da diferença inversa (IDM), soma dos quadrados SO), momento angular secundário (ASM), entropia (E), média da soma (AS), variância da soma (SV), entropia da soma (SE), variância da diferença (DV) e entropia da diferença (DE). A análise estatística foi realizada pelo teste de Mann-Whitney (α=5%). Observou-se diferença significativa entre os dois grupos de superfícies para os parâmetros de textura: DV, CO, COR e DE (p<0,05), com valores maiores para superfícies hígidas, exceto para COR, com valor maior para superfícies com lesões de cárie em esmalte.
A análise de textura mostrou ser capaz de diferenciar superfícies hígidas e com lesões de cárie em esmalte, podendo tornar-se uma ferramenta promissora auxiliar na detecção de lesões de cárie proximais.
(Apoio: CAPES  N° 88882.366514/2019-01)
PN0010 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Associação entre hipomineralização de molares e incisivos e cárie dentária em crianças: dados parciais
Silva FG, Varela GLF, Ribeiro CS, Rangel M, Diniz MB, Guaré RO
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre Hipomineralização de Molares e Incisivos (HMI) e cárie dentária em crianças de uma Clínica Escola de São Paulo-SP. Esse estudo foi realizado com 69 crianças entre 6 e 12 anos de idade (8,2 ± 1,9), de ambos os sexos, que procuraram atendimento odontológico no período de março a dezembro de 2019. Após profilaxia profissional, um examinador calibrado (Kappa = 0,91) realizou o exame clínico para avaliar a cárie dentária pelo índice ceo-d/CPO-D e HMI de acordo com o sistema de classificação baseado na gravidade (leve, moderada e grave). Foram utilizados o Testes do Qui-quadrado e Mann-Whitney (α=5%). As médias do ceo-d/CPO-D foram 2,4 ± 2,8 e 0,5 ±1,0, respectivamente. A maioria das crianças era livre de cárie (72,5%) na dentição permanente (CPO-D=0) (p=0,0003) e sem a presença de HMI (63,8%) (p=0,0302). Das 25 crianças (36,2%) que tinham HMI, a média dos dentes afetados foi 3,2 ± 2,3, sem diferença em relação ao sexo (p=0,4273). Em relação à severidade do HMI, 56,0% apresentaram o grau leve (p=0,0049). Não se observou associação significativa entre crianças com cárie (ceo-d/CPO-D≥1) e presença de HMI (p>0,05). A média do número de dentes acometidos por cárie em ambas as dentições, de acordo com a severidade do HMI foi: (leve): ceo-d = 1,8 ± 2,7/CPO-D = 0,4 ± 0,6; (grave): ceo-d = 3,0 ± 2,0/ CPO-D = 1,2 ± 1,4, sem diferença significativa (p>0,05).
Não foi observada associação significativa entre HMI e cárie dentária em crianças escolares atendidas em uma Clínica Escola.
(Apoio: CAPES)
PN0012 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Efeito antibiofilme e citotóxico de um nanocarreador de clorexidina
Araujo HC, Caldeirão ACM, Frasnelli SCT, Oliveira SHP, Pessan JP, Monteiro DR
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito antimicrobiano de um nanocarreador de clorexidina (CHX) sobre biofilmes de Candida glabrata e Enterococcus faecalis, bem como testou seu efeito citotóxico sobre fibroblasto murino. Nanopartículas de óxido de ferro foram revestidas com quitosana e carregadas com CHX nas concentrações de 31,2, 78 e 156 µg/mL. A concentração inibitória mínima (CIM) foi obtida pelo método da microdiluição em caldo. Biofilmes pré-formados (48 h) foram tratados (24 h) com as diferentes concentrações do nanocarreador e quantificados através da contagem de células cultiváveis, biomassa total e atividade metabólica. Para citotoxicidade, células L929 foram cultivadas em meio específico, e a viabilidade foi avaliada pelo ensaio de MTT após 24 e 48 h de exposição ao nanocarreador. Os dados foram submetidos a ANOVA seguida dos testes de Fisher LSD ou Tukey (α=0,05). Os resultados de CIM mostraram uma interação indiferente entre os componentes do nanocarreador para as duas cepas avaliadas. CHX e nanocarreador contendo 156 µg/mL de CHX não diferiram entre si na redução do número de células cultiváveis dos biofilmes. Contudo, o nanocarreador contendo CHX a 156 µg/mL promoveu as maiores reduções na biomassa total e atividade metabólica dos biofilmes, superando o efeito da CHX sozinha. Após 24 e 48 h de contato, o nanocarreador reduziu a toxicidade da CHX para a célula L929 em baixas concentrações.
Estes resultados sugerem que o nanocarreador de CHX tem capacidade de ser usado no controle de doenças orais associadas aos biofilmes de C. glabrata e E. faecalis.
(Apoio: CNPq  N° 404721/2016-8  |  CAPES  N° Código 001)
PN0011 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Diferença no proteoma salivar entre idosos ativos e sedentários
Bordallo V, Nery GB, Santana TV, Lopez MJ, Borges LS, Braga PLG, Silva SG, Heller D
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi identificar e comparar biomarcadores proteômicos salivares em 5 idosos ativos e 5 sedentários. Saliva total não estimulada foi coletada para análise proteômica, realizada por espectrometria de massas (LC-MS / MS). Foi avaliada a saúde bucal (CPO-D), condição periodontal, fluxo salivar (ml / min) e capacidade funcional (IGAF - Índice Geral de Aptidão Física) dos idosos. Foram encontradas 148 proteínas exclusivas no grupo ativo, 154 exclusivas no grupo sedentário, e 240 proteínas comuns aos dois grupos. Dez proteínas apresentaram diferença estatística significativa entre os grupos (p<0.05): Macroglobulina alfa 2, Componente 3 do complemento, Serotransferina e Proteína solúvel no ácido cerebral 1 (menos expressas nos idosos ativos); Lactotransferrina, alfa-amilase 1, S100-A8, S100-A9, lactoperoxidase e proteína de ligação à galectina-3 (mais expressas nos idosos ativos).
O proteoma salivar mostrou diferenças na presença de biomarcadores para doença de Alzheimer, câncer de tireóide e de ovário e um potencial biomarcador para prever metástases linfonodais de câncer de mama. Este estudo inovador pode resultar no desenvolvimento de um método melhor de tratamento de doenças relacionadas à idade.
(Apoio: CAPES)