Gênero, fase do curso e qualidade de vida de estudantes de odontologia de uma Universidade pública do Estado Rio de Janeiro
Bastos MVS, Silva AN, Nascimento TQ, Lucietto DA
Saúde e Sociedade - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A vida universitária apresenta importantes desafios de ordem emocional, psicológica, social e financeira que podem afetar a qualidade de vida dos estudantes. Compreender a qualidade de vida dos estudantes de Odontologia a partir de uma perspectiva voltada à rotina acadêmica é fundamental para subsidiar estratégias de promoção da saúde. O presente estudo teve por objetivo avaliar a relação entre gênero, fase do curso e qualidade de vida de estudantes de graduação de Odontologia. Através de questionários foram coletados dados sociodemográficos dos estudantes de Odontologia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. A qualidade de vida (QV) foi avaliada através do Questionário Avaliação da Qualidade de Vida do Estudante e do Residente na Área da Saúde (VERAS-q) que aborda 4 domínios: gestão do tempo, psicológico, físico e ambiente de ensino. Foram utilizados os testes Mann Whitney e Kruskal- Wallis para análise dos dados. Participaram do estudo 233 estudantes (92% dos matriculados), sendo 82,5% do gênero feminino. O escore total da QV dos estudantes foi 123,19. Estudantes do gênero feminino apresentaram menores escores de QV em todos os domínios do VERAS-q (físico, psicológico, gestão do tempo ambiente acadêmico) (p<0,05).Estudantes no meio do curso de graduação avaliaram pior a QV no tocante aos domínios psicológico, gestão do tempo e ambiente acadêmico (p<0,05). Conclui-se que o gênero feminino e estar no meio do curso de graduação de odontologia foram associados à uma pior avaliação da qualidade de vida entre os estudantes. (Apoio: CNPq N° PIBIC UFF 2019/202O)PI0549 - Painel Iniciante
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Condição de saúde bucal de idosos restritos ao domicílio em Florianópolis (SC)
Oliveira TFS, Embaló B, Pereira MC, Borges SC, Mello ALSF
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivo: Descrever a condição de saúde bucal de idosos restritos ao domicílio, cadastrados pelas equipes de atenção primária, em Florianópolis (SC). Método: Estudo epidemiológico transversal, exploratório, de base domiciliar com amostra aleatória. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, respondido pelo idoso ou cuidador, e exame clínico, e incluiu informações sociodemográficas, número de dentes presentes e restos radiculares, presença de lesão de cárie, mobilidade dental, placa visível, lesões na mucosa, auto-percepção de boca seca, dificuldade de comer alimentos duros e auxílio para higiene bucal. Resultados: Participaram 123 idosos, idade entre 61 e 107 anos, 62,6% mulheres; 60% restrito por até 5 anos; cuidador presente em 87% dos domicílios e 89,4% considerados frágeis. Em relação à presença de dentes, 56,1% era edêntulo e 70% possuía até 6 dentes. Restos radiculares foram observados em 12,8%, lesões de cárie não tratada em 25,2%, placa visível em 69,9%, mobilidade dental em 57,7% e lesões na mucosa em 8,9% dos idosos. O desconforto com boca seca foi relatado por 50,4% e 56% não conseguiam comer alimentos duros, quando comparado aos 6 últimos meses; 45,5% necessitava de auxílio para higiene bucal diária. Conclusão: A saúde bucal dos idosos estudados é precária pela presença de problemas bucais que demandam intervenção. O estudo aponta a necessidade de atendimento odontológico no domicílio no âmbito dos serviços públicos de saúde. (Apoio: CNPq)PI0550 - Painel Iniciante
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Knowledge, conduct and management of dental avulsion situation by sport educators: a pilot-study
Veiga P, Figueiredo-de-Almeida R, Ferraz CCR, Marciano MA, Gomes BPC, Almeida JFA, Soares YO, Soares AJ
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Traumatic dental injuries (TDI) are arising from acute transmission of energy or strength to the tooth and structures that support it. Sport injuries are majority causes in teenagers (6 to 14-years old), phase where there is mixed dentition and incomplete dental roots. TDI are time-dependent of dentistry attendance. Including avulsion situations and the missing teeth storage mode. In order to conducting and manage the situation, several educatives programs and control methods have been applied aiming support young sportsmen and sport educators. This study purpose to investigate knowledge of prevalence, prevention and previously manage in dental avulsion situations by sport educators and analyze their conduct. Thirty-three sport educators from public school answered a 4-session questionnaire: professional, TDI knowledge, conduct against avulsion and mouthguards using. 50% respondents have 10 to 20 professional-experience-years, 42.4% post-graduate and 81.8% did first-aid course. 76% responders knew what TDI is but 89% could not define avulsion. 42.4% experienced 1 or 2 TDI-situation during their work. Despite 82% affirm that would have not reimplant an avulsed tooth by their own, 73% would have took to the dentist. All responder had informations about mouthguards. Indeed, all of them would indicate it for young sportsmen. Low knowledge about what to do in avulsion-situation was observed among sport educators. Due to it, we might suggest continuing education to prevent and conduct TDI-situations.