Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0313 a PI0323 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


PI0315 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Hábitos bucais deletérios e maloclusão: estudo transversal
Franzoi G, Mattos IN, Evangelista ME, Brancher GP, Bolan M, Cardoso M, Santana CM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi investigar a associação entre Mordida Aberta Anterior (MAA) e Mordida Cruzada Posterior (MCP) com hábitos de sucção em crianças da rede pública municipal de ensino da cidade de Florianópolis-SC. Estudo transversal com escolares de 8-10 anos selecionados por amostragem por conglomerado. A coleta de dados clínicos ocorreu em ambiente escolar, com 4 avaliadores treinados (kappa >0.7), avaliando MAA (presente/ausente) e MCP (presente/ausente). As variáveis: sexo, idade, renda familiar (≤2 ou >2 salários mínimos), escolaridade dos responsáveis (≤8 ou >8 anos), presença de hábito de mamadeira (presente/ausente), sucção dedo/chupeta (presente/ausente) e sucção de dedo/chupeta concomitante a mamadeira (presente/ausente) foram coletadas através de questionário respondido pelos responsáveis. Aos dados foi aplicado estatística descritiva e regressão de Poisson uni e multivariada. 808 crianças participaram, a prevalência de MAA foi de 4,1% e MCP de 10,1%, e MAA teve associação com a presença do hábito de sucção de dedo/chupeta (p=0.017) e sucção de dedo/chupeta e mamadeira concomitantemente (p=0.010). Dentre os escolares com hábito de chupar dedo/chupeta, 61,9% também usavam mamadeira.
Concluiu-se que houve associação entre MAA e o hábito de sucção de dedo/chupeta e hábito de sucção de dedo/chupeta concomitante com mamadeira.
(Apoio: CAPES)
PI0316 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Teen oral health-related quality of life: equivalência semântica para o português brasileiro
Freire-Maia J, Clementino LC, Perazzo MF, Sohn W, Jones JA, Garcia R, Paiva SM, Martins-Júnior PA
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a equivalência semântica entre a versão em Português Brasileiro do Teen Oral Health-Related Quality of Life (TOQOL) e a versão original em inglês. O TOQOL é um instrumento desenvolvido para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de adolescentes (13 a 18 anos), com foco em indivíduos de populações de baixa renda ou minorias. A equivalência semântica abrangeu as seguintes etapas: (1) duas traduções do TOQOL para o Português Brasileiro, realizadas por dois tradutores independentes (ambos nativos no Brasil e fluentes no inglês); (2) unificação das duas traduções; (3) duas retrotraduções feitas independentemente por dois tradutores (ambos nativos em país de língua inglesa e fluentes no português brasileiro); (4) unificação das duas retrotraduções; (5) envio da versão unificada para os autores do instrumento original para avaliação; (6) revisão das traduções e retrotraduções seguindo as considerações dos autores originais e de um grupo de especialistas; (7) pré teste em um grupo de adolescentes brasileiros dentro da faixa etária proposta; (8) produção do instrumento final. Após a finalização de todas as etapas, foi obtida a versão final do TOQOL no Português Brasileiro. Esta versão se mostrou semanticamente equivalente à original.
As traduções e retrotraduções, avaliadas pelos autores originais e por especialistas, e a incorporação das sugestões da população do estudo, permitiu o desenvolvimento de uma versão semanticamente equivalente do TOQOL original para o Português Brasileiro.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPs - FAPEMIG)
PI0321 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Conhecimento e conduta clínica de cirurgiões-dentistas formados após a definição do termo Hipomineralização molar-incisivo
Silveira ABV, Miranda-Filho AEF, Tamburini ABF, Baldim AA, Gomes HS, Pereira MSS, Marinho VA, Marques NCT
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou o conhecimento e conduta clínica de cirurgiões-dentistas (CD) graduados após a definição do termo Hipomineralização molar-incisivo (HMI) em 2001. Para tanto, foram aplicados questionários a CD atuantes na cidade de Alfenas-MG, que concluíram a graduação em Odontologia antes (G1) e após (G2) 2001. Os questionários incluíram informações sobre o perfil dos profissionais, conhecimento de conceitos, conduta clínica e dificuldades no atendimento de pacientes com HMI. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística pelo teste Qui-quadrado e teste de Mann-Whitney (P<0,05) (software SPSS 23.0). No total, 55 questionários foram divididos em G1 (n=23) e G2 (n=32). A maioria em G2 compreende HMI como defeito qualitativo do esmalte que envolve primeiros molares permanentes, podendo estar associado a incisivos permanentes. Enquanto, grande parte do G1 não compreende o conceito desta condição (P=0,002). G1 tem maior dificuldade para distinguir HMI de defeitos localizados do esmalte que G2 (P=0,012). A maior parte do G1 não tem confiança, enquanto profissionais do G2 se sentem confiantes para tratar dentes com HMI (P=0,042). G1 sente menos necessidade de treinamento e atualização para o atendimento de pacientes com HMI do que G2 (P=0,001).
Conclui-se que, profissionais que se formaram após a definição do termo HMI (G2) compreendem melhor este conceito, identificam com maior facilidade e tem maior confiança para tratar dentes com esta condição. Ainda assim, estes CD sentem necessidade de atualização para o atendimento de pacientes com HMI.
PI0322 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

A presença de maloclusão influencia na relação de confiança entre consumidor e vendedor?
Pereira CP, Lacerda-Santos R, Paranhos LR, Andrade ACDV, Tanaka OM, Maia LC, Pithon MM
Saúde i - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi determinar se a presença de maloclusão influencia na relação de confiança entre consumidor e vendedor. Inicialmente foram selecionados dez pacientes com necessidade de tratamento ortodôntico com as mais diversas maloclusões. Obteve-se desses, fotografias faciais sorrindo, as quais foram alteradas digitalmente (correção ortodôntica dos dentes), sendo que um sujeito manteve-se com o sorriso ideal nas duas pesquisas (controle positivo) e outro sujeito com o sorriso não ideal (controle negativo). Duas pesquisas paralelas foram construídas, uma com a foto mostrando um sorriso ideal e a outra com sorriso não ideal de cada sujeito. As imagens foram avaliadas por 100 indivíduos leigos consumidores. Em cada pesquisa foram feitos 4 questionamentos quanto a honestidade, eficiência, qualidade do produto vendido e garantia do serviço prestado. Os resultados demonstraram que as fotografias dos indivíduos com as mais diversas maloclusões, em média, foram pior avaliadas (p<0.05) quanto a todos os quesitos avaliados. O apinhamento dental e o diastema anterior geraram maior impacto que as demais nos quesitos qualidade do produto e garantia do serviço prestado.
Conclue-se que vendedores que possuem uma boa oclusão são considerados mais honestos, eficientes, vendem um produto de melhor qualidade e prestam melhor garantia.
(Apoio: CNPq  N° 309800/2019-6)
PI0323 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Associação entre Hipomineralização Molar Incisivo e Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos em escolares de Bauru
Souza IMR, Mendonça FL, Regnault FGC, Bisaia A, Grizzo IC, Honório HM, Cruvinel T, Rios D
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é uma alteração do esmalte de origem sistêmica, que atinge um ou mais molares permanentes associados ou não com os incisivos permanentes. O mesmo tipo de má formação do esmalte tem sido observado em segundos molares decíduos denominada Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos (HMD). Esse estudo avaliou a associação entre HMI e HMD em uma mesma amostra de escolares de Bauru (SP). Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com 682 escolares de 6 a 10 anos matriculados em escolas municipais abrangendo todas as regiões geográficas da cidade. O levantamento epidemiológico foi realizado por dois pesquisadores treinados e calibrados para o diagnóstico de HMI e HMD (Kappa=0,85) utilizando o critério de Ghanim. As crianças foram examinadas nas escolas com a ajuda de espelho, sonda OMS, luz artificial e gaze para secagem das superfícies dentárias. Os dados foram analisados utilizando análise descritiva e teste qui-quadrado (p <0,05) para avaliar a associação entre HMI e HMD. Os resultados mostraram que a prevalência de HMI e HMD foi de 25% e 8,65%, respectivamente. Uma associação positiva (p<0,0001) foi encontrada entre as duas condições, das crianças com HMD, 44% apresentaram HMI e das crianças que não apresentavam HMD, apenas 23,2% foram diagnosticadas com HMI.
A prevalência de HMI na cidade de Bauru foi elevada. Conclui-se que a presença de hipomineralização em segundo molar decíduo está associada a ocorrência deste tipo de defeito no esmalte em primeiros molares permanentes.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/02735-4)