Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0027 a AO0030 ]
 2 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 2


AO0028 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Impacto dos componentes estéticos e oclusais do DAI na determinação da necessidade de tratamento ortodôntico
Araujo CVS, Silva DAF, Carneiro DPA, Santamaria-Jr M, Meneghim MC, Vedovello SAS
Pós Graduação Em Odontologia- Ortodontia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a influencia dos componentes estéticos e oclusais do Índice de Estética Dental (DAI) na determinação da necessidade de tratamento ortodôntico. Estudo observacional transversal foi realizado com 1,296 adolescentes com 12 anos. A necessidade de tratamento definida pelo DAI foi considerada variável desfecho: DAI 1 + 2 (moderada) e DAI 3 + 4 (definida). Os componentes do DAI foram considerados variáveis independentes: estéticos (perdas dentárias, apinhamento, espaçamento, diastema, desalinhamento maxilar e mandibular) oclusais (overjet maxilar e mandibular, mordida aberta anterior (MAA) relação molar). Foram construídas tabelas de distribuição de frequências e ajustados modelos de regressão logística simples para a variável de desfecho, estimando-se os odds ratio brutos. As variáveis com p-valor<0.20 nas análises individuais foram testadas em modelo de regressão logística múltipla, permanecendo aquelas com p≤0.05. Os resultados mostraram que diastema, desalinhamento maxilar e mandibular, overjet mandibular, MAA e alteração da relação molar apresentaram 5.34 (IC95%: 3.59-7.94), 2.36 (IC95%: 1.61-3.44), 2.63 (IC95%: 1.76-3.91), 3.56 (IC95%: 1.88-6.73), 8.73 (IC95%: 5.15-14.79) e 5.16 (IC95%: 3.65-7.29) mais chance de apresentar DAI 3 + 4 (p ≤0.05), respectivamente
Concluiu-se que dentre os componentes estéticos, o diastema e o desalinhamento maxilar e mandibular Em relação aos componentes oclusais: o overjet maxilar, a MAA e a alteração da relação molar, foram as características determinantes na necessidade de tratamento.
AO0030 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Avaliação de indicadores odontológicos antes e após a qualificação de profissionais do SUS
Antoniassi CP, Fujimaki M
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Política Nacional de Saúde Bucal aponta a necessidade de aprimorar a gestão do cuidado e do trabalho no SUS para garantir uma atenção à saúde resolutiva. Nessa perspectiva, as Universidades têm um importante papel de oportunizar a educação dos profissionais. O Curso de Qualificação da Gestão do SUS em saúde bucal utilizou uma ferramenta para o diagnóstico situacional, possibilitando a reflexão e a elaboração de propostas de intervenção para a melhoria da gestão e da atenção à saúde bucal no Estado do Paraná. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar procedimentos odontológicos (escovação supervisionada, bochecho fluoretado e exodontia de dentes permanentes) em duas Regionais de Saúde do Paraná, uma com maior e outra com menor conclusão no referido Curso, ocorrido entre os anos de 2012-2019. Trata-se de um estudo exploratório por meio de consulta ao DATASUS. Verificou-se que na Regional de Saúde com 28% de conclusão, houve uma redução de 7%, 68% e 55% em relação à escovação, bochecho e exodontia, respectivamente. Já na Regional com 88% de conclusão, houve um aumento de 20% e 34% em relação a escovação e bochecho, respectivamente e diminuição de 74% das exodontias.
Conclui-se que o curso de Qualificação pode ter auxiliado no impacto das práticas preventivas e clínicas dos profissionais, verificado pelo aumento de procedimentos preventivos coletivos e maior redução de exodontias nas regionais avaliadas, reforçando a importância da integração ensino/serviço em benefício da população.