RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2947 Resumo encontrados. Mostrando de 2541 a 2550


RCR300 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

Planejamento digital associado à cirurgia periodontal e procedimento restaurador para harmonização do sorriso - relatos de casos
Costa VC, Borges JS, Bragança GF, Irie MS, Soares CJ, Soares PBF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A estética do sorriso é cada vez mais almejada pelos pacientes. Diferenças na cor, forma, volume e contorno dos dentes anteriores podem afetar a harmonia do sorriso e consequentemente a estética. Fatores como a saúde periodontal e a relação dentogengival tem destaque na construção do sorriso harmônico. O objetivo deste trabalho é relatar dois casos clínicos com planejamento integrado periodontal e restaurador para correção da estética dental e gengival do sorriso. Os pacientes foram diagnosticados com alterações na linha gengival do sorriso causada por erupção passiva alterada e discrepâncias dentais. Após a análise dos casos, confirmação dos pacientes ao planejamento digital do sorriso- DSD (Digital Smile), enceramento diagnóstico e mock-up com resina bisacrílica, optou-se pela cirurgia periodontal com osteotomia para aumento da coroa clínica. Após a cicatrização foi realizado protocolo restaurador adesivo direto com reanatomização dos dentes anteriores com resina composta direta com auxílio de guia de silicone.
Com o planejamento integrando terapia cirúrgica periodontal e protocolo restaurador adesivo direto guiados por DSD e mock-up foi possível estabelecer resultado com satisfação do paciente e previsibilidade de sucesso. A integração entre a periodontia e dentística restauradora foi fundamental para alcançar as proporções estéticas ideais do sorriso e a solução reabilitadora com desfecho centrado na satisfação do paciente.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR301 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

O uso da quitosana como biomaterial no tratamento da periodontite
Balduino TY, Piardi CC, Silveira RCR
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite é uma infecção, decorrente de processos inflamatórios localizados no periodonto de sustentação. Na impossibilidade de erradicar completamente os microrganismos da cavidade oral, a busca por novos materiais eficazes, na prevenção de patologias orais, têm sido motivadas. A quitosana tem despertado atenção devido às suas características como biocompatibilidade, ação anti-inflamatória e cicatrizante. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi revisar a literatura existente sobre a utilização da quitosana como biomaterial e avaliar a sua capacidade em auxiliar no tratamento de doença periodontal. O estudo constituiu de uma revisão integrativa da literatura, o qual resultou em 270 estudos que abordaram o uso da quitosana na área odontológica, datados entre 1980 a 2019, publicados em inglês, português e espanhol. Após aplicados os critérios de inclusão e de exclusão e remoção das duplicatas, 10 estudos permaneceram. Dentre os trabalhos selecionados 3 eram ensaios clínicos em humanos, 1 era ensaio clínico em animais, 5 eram estudos in vitro e 1 era revisão de literatura.
Na tentativa de minimizar os efeitos sistêmicos da terapia antimicrobiana, pesquisas tendem a verificar aplicações oro-dentárias que abram novos caminhos para o tratamento eficaz das periodontites. Apesar das limitações encontradas nos estudos incluídos nesta revisão, os resultados de uso da quitosana parecem ser promissores.
RCR302 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

Tratamento cirúrgico periodontal com laser de alta potência em bebê com síndrome de temple-baraitiser e zimmermann laband
Souza IA, Carvalho AJC, Roriz VM, Dias AD, Moreira FCL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As síndromes Temple-Baraitser (STB) e Zimmermann Laband (SZL) são distúrbios genéticos raros do desenvolvimento que afetam genes codificantes de proteínas dos canais de potássio, afetando sobretudo o desenvolvimento do sistema nervoso central. Apesar de poucos relatos mostrarem as características bucais destes pacientes, a fibromatose gengival sempre se faz presente, dificultando a erupção dentária e higiene bucal. O objetivo deste trabalho foi relatar, além das manifestações bucais de uma paciente com STB e SZL, o tratamento de fibromatose gengival com laser de alta potência (LAP). Paciente com 1 ano e 3 meses, sexo feminino, levada pela mãe à Faculdade de Odontologia da UFG, até o momento o único caso relatado no Brasil, com a queixa principal de "dificuldade para nascer os dentes de leite", devido à fibromatose gengival. Esta apresentava além das características como aparência facial miopática, palato ogival, atraso na cronologia de erupção, hipotonia muscular, ainda se observou agenesia ungueal, hipoplasia do hálux, que são peculiares dessas síndromes. Foram realizadas as ulectomias dos dentes 51,61, 71 e 81, com LAP de diodo, sendo procedimento simples, com ausência de sangramento e rápida reparação tecicual.
Assim, pode-se concluir que o LAP foi uma excelente alternativa para o tratamento da fibromatose gengival em bebê com doença rara, mostrando resultados bastante satisfatórios, oportunizando um pós-cirúrgico mais confortável e cicatrização mais rápida.
RCR304 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

Possíveis impactos na saúde periodontal do tratamento hormonal transgênero
Ferreira CC, Almeida RFP, Oliveira PAD, Silva JS, Souza EC, Corrêa JD
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é descrever os possíveis efeitos do tratamento hormonal na saúde periodontal de pessoas transgêneros, orientando o periodontista para os cuidados específicos de cada um, bem como identificar as lacunas de conhecimento que existem atualmente para orientar futuras pesquisas voltadas para essa população. A literatura atual sobre as populações transgênero em odontologia é muito escassa. Diante disso, foi feita uma revisão das evidências existentes e uma análise a respeito do tratamento hormonal e seus efeitos no tecido ósseo, no sistema imune e nos tecidos periodontais. Os dados encontrados mostram que os hormônios sexuais medeiam as ações dos fibroblastos gengivais e das células epiteliais, bem como dos fibroblastos do ligamento periodontal, contribuindo, portanto, para a manutenção desse tecido. Afetam as células do sistema imune e na presença de inflamação podem ter influência positiva ou negativa sobre o tecido, dependendo do tipo hormonal. A secreção de sinais solúveis (fatores de crescimento e citocinas) e insolúveis (componentes da matriz extracelular) de células sensíveis aos hormônios ditará o fenótipo do periodontal, bem como a resposta do periodonto a agressões.
A interpretação correta dos dados clínicos que dizem respeito aos hormônios sexuais e sua associação à doença periodontal é de extrema importância para a aplicação de protocolos clínicos. Além disso, é importante atentar para o perfil de marginalização que essa população sofre no país, combater o preconceito e promover o atendimento humanizado de todos os pacientes.
(Apoio: CNPq  N° 2020-26848)
RCR305 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

Influência do filme de fibroína de seda no processo de cicatrização de feridas palatinas: relato de caso
Bonafé ACF, Miguel MMV, Dalmolin LF, Muñoz JBV, Lemos CN, Lopez RFV, Santamaria MP, Mathias-Santamaria IF
Biopatologia Bucal - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A utilização do enxerto gengival livre (EGL) ainda é considerada padrão ouro em diversos procedimentos para reconstruções gengivais, no entanto, favorece alto grau de morbidade. Com a finalidade de diminuir complicações, alguns biomateriais podem ser explorados. O filme de fibroína de seda (SF) é um biomaterial capaz de modular a cascata inflamatória e de fornecer suporte à adesão e migração celular. Portanto, é de grande valia a análise do seu emprego no tratamento de feridas em área doadora. Paciente masculino, 42 anos, foi submetido a extração dentária com preservação de rebordo para instalação de implante. Após a extração do elemento, o EGL foi removido do palato com 8 mm de diâmetro, prontamente redimensionado, adaptado e suturado na entrada do alvéolo. Posteriormente, a base da área doadora foi recoberta com a SF, sendo mantida em posição por meio de suturas em configuração de trama, proporcionando hemostasia. Aos 7 dias de pós operatório observou-se redução da área da ferida, pouco edema e não foi relatado desconforto pelo paciente. Aos 14 dias, cerca de 80% da ferida encontrava-se reepitelizada e nenhum edema foi observado. Aos 30 dias não foi observado qualquer sinal de inflamação, estando a ferida completamente reepitelizada e cicatrizada.
Conclui-se que a membrana apresentou resultados satisfatórios ao que era proposto, sem desencadear reações adversas ou morbidades adicionais. Contudo, mais estudos precisam ser realizados para comprovar e entender seu efeito adjuvante no fechamento de feridas de palato.
(Apoio: CNPq  N° 409141/2018-6)
RCR306 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 2

Pontos chave sobre o impacto dos cuidados periodontais em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva
Mazurek C, Souza AA, Fischer RG, Zuza EP
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Revisamos a literatura sobre o atendimento odontológico em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), observando se existem benefícios nos cuidados periodontais para o desfecho do quadro de saúde do paciente, incluindo associação à pneumonia e redução de tempo de internação. Foram encontrados 191 artigos, e após leitura dos resumos, 36 foram selecionados, para sintetizar as evidências sobre o tema. Existem poucos estudos clínicos randomizados que avaliam a condição bucal e periodontal em pacientes em UTI e uma grande variabilidade de metodologias. Embora associações tenham sido estabelecidas entre a microbiota periodontal e doenças respiratórias, como a pneumonia associada ao ventilador (PAV) e a pneumonia nosocomial (PN), nenhuma ligação causal pode ser estabelecida no momento. Não há um consenso se as intervenções como escovação dentária ou administração de clorexidina 0,12% ou iodo povidona reduziram a taxa de PN ou PAV. Nenhum dos estudos encontrados incluiu instrumentação periodontal, como raspagem e alisamento radicular, visando a eliminação e/ou controle da inflamação periodontal. Também não há relatos sobre uma possível redução do tempo de internação com o controle de focos orais de inflamação.
Estudos clínicos controlados, com protocolos de tratamento e monitoramento do paciente, iniciados no momento da internação até a alta hospitalar, com observação dos possíveis desfechos devem ser conduzidos para que se compreenda o efeito da redução da inflamação oral no quadro de saúde geral dos pacientes em unidades de terapia intensiva.
RCR307 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 2

Impacto da pandemia da Covid-19 na vida de crianças com trissomia do 21 ou transtorno do espectro autista e das famílias
Angelo-Dornas GL, Freitas LV, Mattos FF, Borges-Oliveira AC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo realizou uma revisão narrativa sobre o impacto da pandemia da COVID-19 na vida das crianças com Trissomia do 21 (T21) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das famílias. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico. As mudanças de rotina causadas pela pandemia da COVID-19 trouxeram consequências intensas para as crianças com deficiência e familiares. Houve modificações dos hábitos alimentares, padrão de sono, maior ansiedade e irritabilidade e aumento de comportamentos agressivos. Além da interrupção presencial da escola, também foram suspensas, ou diminuíram, as atividades terapêuticas que a grande maioria dessas crianças realizava rotineiramente. Deve-se considerar também que o ensino remoto emergencial é ainda mais difícil para alunos com T21 ou com TEA. Essas crianças possuem maior vulnerabilidade ao coronavírus e à COVID-19. Elas possuem dificuldades para seguirem medidas de segurança, como distanciamento social e intolerância sensorial ao uso de máscara. Além disso, fatores como baixa imunidade, hipotonia muscular, problemas respiratórios e cardíacos deixam muitas dessas crianças mais vulneráveis ao adoecimento e complicações da doença.
O estudo buscou trazer visibilidade e clarificar como as crianças com T21 ou TEA vem sendo impactadas com a pandemia da COVID-19, abrangendo questões físicas e comportamentais trazidas pelo isolamento social.
RCR308 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 2

Estimativa de idade à morte de dois indivíduos de coleção arqueológica brasileira por métodos da odontologia forense: relato de caso
Maciel DR, Bento MIC, Fidalgo DFF, Costa C, Santos VWA, Biazevic MGH
Odontologia Social - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi estimar a idade à morte de dois esqueletos recuperados de sambaqui fluvial do Estado de São Paulo, datado entre 5895 ± 45 anos AP (antes do presente) e 4511 ± 32 anos AP, através da análise dos estágios de mineralização de Demirjian em terceiros molares e da proporção das áreas câmara pulpar/dente em caninos. Utilizando aparelho de raios X portátil, foram radiografados os quatro terceiros molares e três caninos de um indivíduo e um terceiro molar e dois caninos do outro. As radiografias foram analisadas em DICOM em softwares livres: os estágios de Demirjian foram avaliados no Stellar View e as áreas pulpar e dental dos caninos foram mensuradas no ImageJ. Posteriormente, os estágios dos terceiros molares foram aplicados na fórmula de Soares et al. (2015) e os valores obtidos nas mensurações dos caninos foram aplicados na fórmula de Cameriere et al. (2007). A idade do primeiro indivíduo foi estimada em 13,4 anos pelos terceiros molares e entre 13,5 e 14,5 pelos caninos, e a do segundo em 17 anos pelo terceiro molar e entre 21 e 24,1 pelos caninos. De acordo com os registros do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP), a idade estimada desses indivíduos é entre 13 e 14 anos e entre 25 e 34 anos, respectivamente. A idade do segundo indivíduo foi subestimada, principalmente pelo terceiro molar, que é um dente com desenvolvimento variável.
Com a análise desses casos, foi possível concluir que os métodos podem ser aplicados para estimar a idade de indivíduos arqueológicos e serem associados aos métodos usuais da Arqueologia para fornecer intervalos etários menores.
(Apoio: CAPES)
RCR309 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 2

A influência da atenção à saúde bucal de pessoas com deficiências de ordem física ou cognitiva para formação de cirurgiões-dentistas
Silva FL, Silveira FM, Tavares SJO, Assaf AV
Odontopediatria - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Pessoas com deficiência (PcD) são aquelas que apresentam impedimentos de longo prazo de ordem física, sensorial, intelectual ou social. Na perspectiva odontológica são indivíduos que precisam de atendimento especializado e profissionais capacitados para atenderem às suas necessidades específicas. No Brasil, 23,9% da população declara ter algum tipo de deficiência, e têm previsto na Constituição Federal que tenham acesso à saúde e a profissionais capacitados. Ocorre que, nas Faculdades de Odontologia brasileiras, a disciplina com foco no atendimento às PcD não é obrigatória por lei. Esta revisão bibliográfica narrativa objetivou analisar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação de cirurgiões-dentistas (CD). Foi realizada uma busca de artigos de 2010 a 2020 nas bases de dados: Bvs, PubMed, Scopus e Web of Science. Foram encontrados inicialmente 135 artigos, após a remoção das duplicatas restaram 55, destes 23 foram incluídos e realizada a análise de conteúdo. Os critérios de inclusão foram: abordar a temática proposta e responder sobre a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação de CD. Observou-se que a oportunidade desta experiência tem amplo impacto em uma formação generalista, humanista e reflexiva, para que estes profissionais estejam preparados a receber PcD e oferecer um tratamento humanizado, no qual se sintam seguros em promover saúde a esta população.
Os resultados obtidos mostram a influência positiva da atenção à saúde bucal nos constructos de dimensão técnica e dimensão ética e social na formação de cirurgiões-dentistas.
RCR310 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 2

Prontuários eletrônicos nos cursos de Odontologia: uma Revisão de Literatura
Feitosa RR, Beserra LRM, Azevedo DAIC, Rocha LNFC, Freire JCG, Farias GD, Mélo CB, Piagge CSLD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Para um atendimento de qualidade, o cirurgião-dentista deve registrar os dados pessoais e clínicos do paciente. O prontuário eletrônico odontológico (PEO) surge como ferramenta eficaz para cumprir tal função de forma segura, rápida, fácil e econômica, dentre vários outros benefícios. Os cursos de Odontologia devem primar, estimular e antecipar o manuseio adequado dos PEO, bem como a sua guarda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre a implantação de PEO nos cursos de Odontologia, avaliando a importância da sua implantação. Trata-se de uma busca realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e na literatura cinzenta, por meio do Google Acadêmico, a partir das palavras-chaves: Dentistry, Electronic Health Record, Electronic Medical Record e Dental Record. A estratégia de busca nas bases de dados resultou na identificação de 1142 publicações, com a retirada das duplicatas e com a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, durante a leitura de título e resumo, 20 estudos foram selecionados para leitura na íntegra, desses, 8 artigos constituíram a amostra do trabalho. As clínicas escolas de Odontologia que compuseram a amostra estão cada vez mais adotando os PEO, visando a formação de profissionais aptos para utilização de tecnologias na prática odontológica, assim como superar as limitações do prontuário odontológico tradicional.
Há uma grande variação entre os PEO implantados nos cursos de Odontologia, apresentando diferentes experiências e avaliações.
(Apoio: CNPq)