RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2938 Resumo encontrados. Mostrando de 2511 a 2520


RCR277 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Abordagem interdisciplinar no tratamento de fratura corono-radicular complexa: Relato de acompanhamento de 3 anos
Teixeira LHS, Vilela ABF, Reis NTA, Moura CCG, Soares CJ, Soares PBF
Periodontia e Implantodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A fratura corono-radicular é um dos traumatismos mais comuns que requerem preciso diagnóstico, pronto e correto atendimento para que se possa obter bom prognóstico do caso. Paciente do sexo masculino, 18 anos, vítima de acidente de trânsito, buscou atendimento na Clínica de Traumatismo Dento-alveolar (FOUFU). Ao exame clínico, notou-se extrusão do dente 11 em relação ao 21, contato prematuro e mobilidade grau II, sugerindo possível fratura radicular. O teste de sensibilidade foi inconclusivo. A radiografia evidenciou linha radiolúcida horizontal, confirmando o diagnóstico de fratura corono-radicular no terço médio-cervical. Como tratamento, o dente foi reposicionado digitalmente, realizada contenção semi-rígida com resina composta e fio de aço 0,6mm, ajuste oclusal e radiografado para confirmar o reposicionamento. O paciente foi acompanhado trimestralmente por 1 ano até redução do grau de mobilidade e remoção da contenção. O teste de sensibilidade pulpar foi realizado em todas consultas verificando-se resposta positiva ao teste de sensibilidade pulpar. Nas radiografias de controle notou-se formação de tecido radiopaco, sugestivo de formação de tecido de reparo na linha de fratura, que pode ter determinado diminuição da mobilidade dental. Após a remoção da contenção o paciente continua em manutenção semestral há 2 anos mostrando eficiência do protocolo terapêutico realizado.
Conclui-se que a fratura corono-radicular é um traumatismo dental de alta complexidade, porém, passível de tratamento conservador com prognóstico satisfatório.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR278 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Cirurgia estética periodontal no tratamento do sorriso gengival: relato de caso
Barbosa VL, Oballe HR, Oliveira T, Daudt LD, Sanada IWJR, Braga C, Dalla Vecchia CF, Reston EG
Odontologia Conservadora - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Paciente A.A.B., sexo feminino, trinta anos, buscou atendimento na Universidade Luterana do Brasil, por estar insatisfeita com a exposição de gengiva no seu sorriso, o pequeno comprimento das coroas dentárias, o diastema anterior, o formato das incisais dos dentes anteriores superiores e o excessivo volume ósseo da maxila. A queixa dela, em relação ao sorriso gengival, abrangia a área do 15 ao 25 e o volume observado, do lado direito, trazia maior desconforto estético. Ela relatou que isto a impedia de sorrir naturalmente, trazendo desconforto à aparência. Ela preenchia os critérios de inclusão exigidos, tais como: queixa estética autopercebida em relação ao seu sorriso gengival, saúde periodontal, saúde sistêmica e indicação de cirurgia periodontal de aumento de coroa clínica para tratamento do sorriso gengival. Para diagnóstico e estudo do caso, foram feitos exame clínico, moldagem e fotos pré-operatórias, enceramento diagnóstico do tratamento restaurador, assim como tomografia cone bean da arcada superior. Esta foi realizada com afastamento do lábio superior, para avaliação dos tecidos moles periodontais. A partir das avaliações realizadas, foi feito diagnóstico de erupção passiva alterada, coroas curtas e possível crescimento vertical excessivo da maxila. Após exposto à paciente os riscos e benefícios do tratamento proposto, ela assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este caso foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da ULBRA.
O tratamento foi satisfatório e resolutivo para a queixa apresentada.
RCR279 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Abordagens para Correção de Sorriso Gengival: Relato de Caso
Rodrigues AF, Becker RP, Daudt LD, Dalla Vecchia CF, Sanada IWJR
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é descrever um caso clínico de uma paciente com queixa de sorriso gengival, solucionado através de cirurgia periodontal. Paciente do sexo feminino, 24 anos, estava insatisfeita com a grande exposição de gengiva ao sorrir, com o comprimento pequeno das coroas dentárias e com o volume ósseo exagerado da maxila na região do dente 15 ao 25. Após realização da tomografia cone bean da arcada superior, feita com afastamento do lábio e exames clínicos, confirmou-se o diagnóstico de erupção passiva alterada e de crescimento excessivo da maxila, confirmando a indicação de cirurgia periodontal com osteotomia. Para planejamento do tratamento, foi avaliada a proporção coronária, através da razão da largura/altura e as distâncias da margem à junção cemento-esmalte e à crista óssea. Após anestesia, foi realizada a sondagem transperiodontal para confirmação das medidas, seguida de gengivectomia com bisel interno. Após incisão intrasulcular, o colar foi removido, e um retalho de espessura total foi levantado. Com auxílio de pontas diamantadas e microcinzeis, fez-se a osteotomia e a osteoplastia, buscando-se 3mm da crista óssea até a margem gengival, para reposicionamento das estruturas da inserção supracrestal e do sulco gengival. Foram realizadas suturas interproximais simples. Após, o paciente recebeu orientações pós operatórias e o controle pós cirúrgico seguiu por um ano.
Conclui-se que o tratamento proposto apresentou resultados satisfatórios e estabilidade marginal.
RCR280 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Evidências da associação entre açúcares de adição e as doenças periodontais
Araujo VCMA, Mendonça RB, Ribeiro CCC, Branco-de-Almeida LS
Program de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudo revisou a literatura na busca de evidências da associação entre o consumo excessivo de açúcares de adição (AA) e as doenças periodontais (DPs). Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE-Pubmed, Scielo e LILACS sobre o objeto de estudo, incluindo estudos com modelos animais , estudos observacionais e ensaios clínicos. As evidências coletadas foram organizadas em forma de revisão de literatura a fim de descrever o conhecimento disponível sobre o tema. Um estudo com modelo animal mostrou que o maior consumo de AA aumentou a perda óssea alveolar em camundongos com periodontite espontânea. Cinco estudos epidemiológicos mostraram associação do consumo de AA e DPs. Um ensaio clínico randomizado de curta duração mostrou que a eliminação do consumo de AA teve influência nas alterações dos parâmetros periodontais (profundidade de sondagem e sangramento à sondagem) em quatro semanas. O efeito dos AA nas DPs poderiam se dar por um mecanismo local ou na menor diversidade bacteriana do biofilme. Ou ainda, o consumo excessivo do AA poderia ter influência na saúde do periodonto via estresse oxidativo e inflamação sistêmica de baixo grau, resultando em alterações microvasculares periféricas e, consequentemente na saúde vascular periodontal.
Há evidências emergentes do efeito do consumo excessivo de AA na saúde periodontal, mostrada por diferentes modelos de estudos, porém os mecanismos explicativos para a associação entre AA sobre o periodonto ainda não foram elucidados, podendo acontecer por via local, sistêmica ou um combinação entre estas.
RCR281 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Retalho posicionado lateralmente associado ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial em incisivos inferiores: série de casos
Furquim EMA, Matheus HR, Martins TM, Piovezan BR, Vitória OAP, Turini HD, Fiorin LG, Almeida JM
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho é a apresentação do retalho posicionado lateralmente (RPL) associado ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETC) utilizando a técnica dos biseis invertidos para tratamento de recessões gengivais localizadas e profundas em incisivos inferiores, através da descrição de oito casos clínicos. Oito pacientes apresentando quadro clínico de recessão gengival (2 casos RT1 e 6 casos RT2) localizada nos incisivos inferiores (31 ou 41), após terapia periodontal básica foram tratados utilizando o RPL- ETC para recobrimento radicular. Os retalhos foram confeccionados pela técnica dos biseis invertidos na margem da recessão. Os leitos receptores foram preparados biomecanicamente e o ETCs obtidos do palato foram posicionados e estabilizados por suturas compressivas sobre os leitos receptores e os retalhos foram deslocados lateralmente e mantidos por suturas suspensórias. Os parâmetros clínicos observados no início e no acompanhamento de 18, 24 e 48 meses foram: profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), cobertura total da raiz (CTR), cobertura média da raiz (CMR), profundidade da recessão (PR) e largura do tecido queratinizado (LTQ). Nos períodos de acompanhamento observou-se nos oito casos cobertura total das raízes e ganho de tecido queratinizado em altura e espessura.
Desta forma, pode-se concluir que RPL- ETC com a técnica dos biseis invertidos é uma abordagem previsível, segura e efetiva para tratamento de recessões gengivais RT1 e RT2 localizadas e profundas em incisivos inferiores.
RCR282 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Utilização da Nano-Hidroxiapatita no Tratamento da Hipersensibilidade Dentinária Cervical: Revisão de Literatura
Oliveira JA, Silva IS, Silva ALP, Alves RO, Carrera TMI, Soares LFF, Rodriguez LS, Pigossi SC
Periodontia e Implantodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipersensibilidade dentinária cervical (HSDC) é considerada um dos problemas mais dolorosos e menos bem-resolvidos que afeta os dentes. A remoção do esmalte, como resultado da atrição, abrasão e erosão, ou a desnudação da superfície radicular pela perda do cemento e dos tecidos periodontais são os principais fatores etiológicos associados a essa condição. O uso de agentes dessensibilizantes que promovem a obliteração dos túbulos dentinários (OTD) por meio deposição de cristais minerais na superfície e/ou dentro dos túbulos dentinários é uma das principais abordagens utilizadas no tratamento da HSDC. Nesse contexto, um elemento potencial que tem sido utilizado é a nano-hidroxiapatita (Nano-HA), considerada um dos materiais mais biocompatíveis e bioativos utilizados na remineralização dentária. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura narrativa para avaliar a eficácia do uso da Nano-HA no tratamento da HSDC. Sete estudos in vitro foram incluídos e demonstraram que a Nano-HA foi eficaz na OTD demonstrando superioridade em relação aos demais agentes dessensibilizantes testados. A eficácia aumentada da Nano-HA na OTD foi atribuída ao tamanho das partículas em nano escala. Ademais, 11 estudos clínicos foram incluídos e demostraram que os agentes dessensibilizantes contendo Nano-HA foram eficazes em proporcionar um alívio rápido dos sintomas da HSDC de forma segura, eficaz e de baixo custo para o paciente.
Conclui-se que a Nano-HA é eficaz na OTD e na redução da sintomatologia dolorosa associada à HSDC.
RCR283 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Materiais sintéticos e impressão 3D para regeneração óssea alveolar. Revisão de literatura
Moreira TMJ, Neves DP, Santinoni CS, Mori GG
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Tendo em vista o surgimento e evolução da engenharia de tecidos com uma gama de materiais e tecnologias que promovem a regeneração tecidual guiada, é importante conhecer essas novas possibilidades, bem como seu uso principalmente na regeneração óssea alveolar. O propósito do presente estudo foi abordar o uso de materiais sintéticos para confecção de scaffolds e para impressão 3D como alternativa para a regeneração do tecido ósseo alveolar. Foi realizada uma busca e seleção de artigos que abordassem o uso de materiais sintéticos na regeneração do osso alveolar. Ensaios clínicos e revisões sistemáticas de 2010 a 2020 foram considerados. A busca foi realizada na base de dados PubMed. Na Odontologia, a busca pelo reparo e / ou regeneração dos tecidos periodontais é constante. Os materiais sintéticos têm sido amplamente utilizados na engenharia de tecidos. A confecção de estruturas de suporte denominadas scaffolds permite combinar materiais sintéticos, fatores de crescimento, células e outros componentes, criando estruturas extremamente semelhantes aos tecidos naturais.
Biomateriais sintéticos e o uso de impressão 3D são excelentes alternativas para promover a regeneração óssea alveolar. Porém, não está estabelecido na literatura qual técnica, tratamento e qual biomaterial é ideal para a regeneração óssea alveolar. O uso combinado de biomateriais e a associação da impressão 3D apresentam o melhor potencial de regeneração do osso alveolar, mas estudos adicionais devem ser realizados.
RCR284 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Tratamento com laser de alta potência na remoção de fibromatose gengival generalizada associada à Síndrome de Murray-Puretic-Drescher
Fernandes ACA, Barboza JVM, Silva MAG, Roriz VM, Moreira FCL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Síndrome de Murray-Puretic-Drescher (SMPD), que representa uma desordem na produção de mucopolissacarídeos, está comumente associada a uma condição bucal denominada de Fibromatose Gengival. Trata-se de um crescimento lento, difuso e progressivo da gengiva ceratinizada que em casos severos necessita de correção cirúrgica. Este trabalho teve como objetivo relatar o caso de uma paciente com a SMPD tratada com laser de alta potência para remoção de fibromatose gengival generalizada. Paciente do sexo feminino, 23 anos, portadora da SMPD foi encaminhada a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás com queixa de um crescimento gengival generalizado que acarretava dificuldades na mastigação e higienização. Após avaliação, a paciente foi submetida ao tratamento periodontal básico e a três sessões cirúrgicas com laser de diodo de alta potência para excisão do tecido gengival fibroso, com acompanhamento subsequente de 6 meses. Como resultado do tratamento, foram observadas importantes reduções teciduais, tanto em altura quanto em espessura, com pós-operatório confortável e sem sangramentos.
Constatou-se, por fim, que procedimentos realizados com laser cirúrgico para redução de fibromatose gengival em paciente com SMPD proporcionaram resultados bastante satisfatórios, contribuindo para melhor qualidade de vida da paciente, visto que houve maior facilidade de higienização, melhora na função mastigatória, bem como na estética periodontal.
RCR285 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Uso de antibióticos locais e sistêmicos no tratamento periodontal não cirúrgico de pacientes com Diabetes Mellitus: Revisão de Literatura
Belizário LCG, Camilo FS, Rodrigues JVS, Souza EQM, Ervolino E, Garcia VG, Theodoro LH
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão integrativa de literatura foi avaliar o efeito do tratamento periodontal não cirúrgico associado ao uso de antibióticos sistêmicos ou locais em indivíduos com Diabetes Mellitus. Os parâmetros periodontais de análise dos estudos foram: profundidade de sondagem, nível de inserção clínica e sangramento à sondagem. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE/ PubMed, Scopus e Web of Science até abril de 2021. A estratégia foi desenvolvida usando vocabulário controlado (Medical Subject Headings). Foram encontrados 400 estudos e após a remoção dos duplicados, 286 artigos foram identificados. Após a leitura do título, 189 foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Dos 97 artigos remanescentes selecionados para leitura do resumo, 32 artigos foram incluídos para leitura completa do texto sendo que destes, 7 foram excluídos. Vinte e cinco estudos foram incluídos e processados para extração de dados para análise qualitativa. Foram analisados 8 estudos de administração tópica e 17 de administração sistêmica de antibióticos. Na maioria dos parâmetros clínicos avaliados, houve benefícios tanto nos grupos teste quanto controle, quando foi realizada a terapia de raspagem e alisamento radicular concomitantemente à terapia coadjuvante com antibióticos.
Concluiu-se que a associação de antibioticoterapia local ou sistêmica ao tratamento periodontal não cirúrgico em indivíduos com Diabetes Mellitus demonstra benefícios clínicos adicionais.
RCR286 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Periodontite e COVID-19, onde estamos? Uma revisão de literatura
Costa LGC, Menezes KM
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Periodontite é uma doença inflamatória multifatorial que tem relação com doenças respiratórias, dentre elas a asma e a pneumonia nosocomial. A síndrome respiratória aguda grave nos pacientes com COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), tem dizimado parte da população mundial desde 2019 ocasionando uma pandemia reconhecida pela OMS, em 2020. O objetivo deste trabalho é analisar estudos de coorte e caso-controle que observaram a gravidade da covid-19 em pacientes com periodontite. Foram incluídos artigos indexados na base de dados PUBMED, publicados em inglês a partir de 2020. Através da busca manual nas referências dos artigos selecionados, um total de dois artigos foram selecionados dentre os 52 estudos encontrados com os descritores COVID-19, doenças periodontais e periodontite. Os estudos revisados descrevem relações entre os mecanismos inflamatórios dos agravos que podem induzir inflamação ou infecção nos pulmões. Observou-se associação entre a periodontite e receptores essenciais de entrada do coronavírus. Além disso, em ambos os estudos o prognóstico de pacientes COVID-positivo e doença periodontal foi pior.
É possível sugerir uma relação entre a periodontite e um quadro severo de pacientes acometidos pela COVID-19, estando a doença periodontal associada ao maior risco de admissão na UTI e óbitos. Entretanto há necessidade de estudos clínicos controlados randomizados para maiores esclarecimentos.