RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2928 Resumo encontrados. Mostrando de 2421 a 2430


RCR186 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

O uso de scanner intraoral para detecção de desgaste dentário erosivo: uma revisão de literatura
Sousa RMP, Rabelo CS, Leal IC, Terto CNN, Mesquita MLM, Gomes EAB, Oliveira MV, Passos VF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre do uso de scanners intraorais (SI) na detecção de desgaste dentário erosivo (DDE). Para isso, foi feita uma busca na base de dados PubMed, utilizando os descritores "tooth wear", "scan" e "intraoral", sem filtros aplicados. Foram encontrados 7 artigos e selecionados 5 após leitura de títulos e resumos, excluindo os que não relatavam erosão dentária na metodologia. O diagnóstico precoce e o monitoramento do DDE têm sido um desafio na área clínica. As ferramentas existentes utilizadas para acompanhar a progressão desses casos possuem limitações, como a subjetividade dos índices de desgaste, a carência de sensibilidade na detecção de pequenas alterações nos tecidos duros do dente, além das alterações dimensionais dos materiais usados na confecção de modelos de estudo. O uso de SI vem se mostrando uma ferramenta promissora, por ter potencial de detectar essas características precocemente, além de sua aplicabilidade na teleodontologia. Entretanto, na detecção de DDE, o uso de SI apresentou limitações para alterações mínimas de superfície, sendo considerada uma ferramenta auxiliar para obtenção de dados clínicos, pois alguns estudos detectaram ima confiabilidade inferior. Além disso, método de captura de dados, software utilizado e métrica de medição podem influenciar no resultado da avaliação.
Desse modo, sua aplicação apresenta potencial para detectar DDE, pois padroniza a forma de obtenção dos dados referentes à erosão dentária, desde que haja o uso do software adequado.
RCR187 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Efeito dos agentes antioxidantes na resistência adesiva em restaurações realizadas imediatamente após o clareamento dentário
Silva JLP, Rodrigues AKS, Araújo-Filho RF, Pimentel KF, Domingos ILS, Rodrigues LKA, Vieira PHAGP, Lima RA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura do efeito dos diferentes tipos de agentes antioxidantes na resistência adesiva após o clareamento dentário. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Science Direct, utilizando as palavras-chaves "Antioxidant, Dental Bleaching, Tensile Strength". Os critérios de inclusão foram: artigos publicados de 2011 a 2021, estudos in vitro e estudos clínicos foram selecionados. Revisões de literatura, artigos fora do tema foram desconsiderados. Um total de 45 artigos foram encontrados e 12 artigos selecionados. Estudos demonstram que o oxigênio residual resultante do clareamento dentário, inibe a polimerização dos compostos resinosos e diminui a resistência de união, contraindicado a restauração imediata. Dessa forma, os agentes antioxidantes foram sugeridos para diminuir o intervalo entre o procedimento clareador e restaurador. O Ascorbato de Sódio 10% (gel e solução) e a solução de Bicarbonato de Sódio 10% apresentam resultados promissores no efeito de reversão. O alfa-tocoferol não demonstrou resultado expressivo e o gel de chá verde 10% aplicado por 1h apresentou bons resultados com limitação de aplicabilidade.
Conclui-se que a conduta mais segura é aguardar de 7 a 30 dias para realizar a restauração, sendo o tempo necessário para a retomada dos valores de resistência de união e estabilidade da cor. Portanto, é necessário mais estudos que avaliem a adesão em dentes clareados para que a restauração imediata seja indicada.
RCR188 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 3

Avaliação clínica do uso de resina composta em restaurações classe ii: revisão de literatura
Terto CNN, Freitas CJA, Rabelo CS, Sousa RMP, Figueredo GAA, Oliveira MV, Mesquita MLM, Passos VF
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetiva revisar literatura para investigar a longevidade e causas de falhas de restaurações de resina composta em cavidade Classe II. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo, incluindo estudos publicados de 2008 a 2021, através dos termos "randomized clinical trial", "composite resin" e "class II". Foram encontrados 190 trabalhos, que após análise, 32 se adequaram aos critérios de análise. Para obtenção de melhores resultados clínicos, diversas alterações foram avaliadas: modificações na composição da resina, variações nas técnicas de fotopolimerização, uso dos diversos tipos de sistemas adesivos, utilização de diferentes tipos de resinas, emprego de uma camada intermediária de resina de baixa viscosidade, diferenças de comportamento entre a resina fotoativada e quimicamente ativada, de aplicação direta e indireta. As taxas de falha anual e total resultaram em uma média de 2,15% e 13,49%, respectivamente. No critério retenção, a média da taxa de falha foi de 1,15%. A taxa de sobrevivência entre os estudos variou de 56,5% a 100%.
As alterações desenvolvidas nas técnicas restauradoras e na composição das resinas obtiveram resultados favoráveis.
RCR190 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Planejamento digital para reabilitação estética do sorriso
Oliveira NC, Cunha LF, Gaião U, Gorny Junior CL, Garcia FCP
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente a reabilitação funcional e estética com cerâmicas odontológicas é destaque pelos excelentes resultados alcançados. As ferramentas digitais facilitam o diagnóstico, planejamento e execução para alcançar a excelência no tratamento reabilitador estético. O presente caso clínico relata um paciente no qual foram realizados laminados cerâmicos utilizando o sistema Digital Smile Design (DSD App). Inicialmente foram obtidas fotografias pré-operatórias e inseridas no programa. Com as referências faciais e dentárias, o aplicativo foi usado para planejar as margens gengivais e contorno dental. A cirurgia periodontal e os laminados planejados de forma digital foram realizados e o resultado alcançado foi como o planejado no programa.
O planejamento digital do sorriso oferece um ótimo suporte para o dentista otimizar a execução do tratamento, estudando detalhadamente cada caso, facilitando um diagnóstico. Além disso, a ferramenta facilita a comunicação dentro da equipe e proporciona uma participação ativa do paciente.
RCR191 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Tratamento Multidisciplinar em Paciente Submetido a Transplante Dentário
Silva RR, Rodrigues AOLJ, Camargo ES, Luczyszyn SM, Souza EM
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse relato é apresentar um caso clínico de restabelecimento estético, iniciado com transplante dentário, tratamento endodôntico, tratamento ortodôntico e procedimentos de gengivectomia e gengivoplastia. Paciente 19 anos, gênero masculino, queixava-se da estética nos dentes anteriores devido à perda do elemento 21 após trauma e transplante do dente 45 no lugar. A partir da anamnese e exame clínico, foi estabelecido o planejamento do caso, que iniciou por clareamento dental associando as técnicas de consultório e caseira. Após 3 semanas, foi realizada microabrasão nas manchas do dente 11. Posteriormente, foi realizado o preparo no dente 45 (correspondente ao dente 21), moldagem superior e inferior e registro de mordida, para confecção de enceramento diagnóstico dos dentes 12, 21 e 22. As reconstruções estéticas dos dentes anteriores foram executadas com a técnica direta em resina composta com auxílio de guias incisal e palatina.
Para permitir a reabilitação estética e funcional do caso, foi imprescindível um tratamento multidisciplinar, resultando na satisfação do paciente e longevidade do caso.
RCR192 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Relato de um caso clínico de amelogênese imperfeita: significâncias de um atendimento humanizado em uma UBS
Santos KKT, Silva MI, Otaviano MLC, Almeida LE, Brandt WC
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAMINAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A amelogênese imperfeita é caracterizada como um grupo diverso de desordens hereditárias que apresentam anormalidades de desenvolvimento na quantidade ou qualidade do esmalte dentário e ausência de alterações de ordem geral ou sistêmica. Ocorre durante a odontogênese resultando em um esmalte mais fino, poroso ou hipoplásico. As principais manifestações clínicas são: alteração na coloração dentária, alteração no tamanho do dente, comprometimento estético e sensibilidade dentinária. O objetivo do estudo foi apresentar um caso clínico de amelogênese imperfeita realizado através de uma técnica conservadora de restauração direta com resina composta em uma paciente jovem e ressaltar a significância do atendimento humanizado em uma UBS. Os procedimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aeroporto de Muriaé-MG, visando restabelecer a função e a estética de uma paciente dentro das limitações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tendo em vista os aspectos analisados, observou-se que o tratamento conservador se mostrou resolutivo, mesmo com as limitações do SUS. Houve melhoria na aparência dos dentes, no sorriso e no bem-estar da paciente, demonstrando a relevância do atendimento na melhoria da vida social e resgaste da autoestima dos pacientes. E também a importância da atuação odontológica ter como alicerce o equilíbrio entre a técnica, a formação científica e a visão humanística na promoção da saúde, contribuindo para que o paciente/usuário alcance melhoria em sua qualidade de vida.
RCR194 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Cimentação com resina composta direta pré-aquecida: revisão de literatura
Reis VSC, Souza APC, Caires C, Ritta FPS, Rocha PVB, Carvalho AO

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi descrever sobre o uso da resina composta restauradora previamente aquecida como alternativa na cimentação de peças protéticas, assim como relatar sua eficiência clínica em virtude dos materiais já aclamados na Odontologia clínica. A revisão da literatura foi conduzida a partir de buscas nas bases de dados Scielo e PubMed através dos descritores: Resinas Compostas, Cimentos Resinosos, Facetas Dentárias e Cimentos Dentários. As buscas dos 20 artigos utilizados foram realizadas no período entre Março e Dezembro de 2020. Através da interpretação e concatenação destes artigos observou-se que a energia térmica é capaz de aumentar a mobilidade dos monômeros e conversão polimérica, diminuindo a viscosidade e aumentando a fluidez do material. Essas características qualificam seu uso para cimentação. Esse material tem como vantagem o menor custo, menor contração de polimerização, alta estabilidade de cor e menor degradação marginal. Em relação aos cimentos resinosos tem como limitações a ausência de pastas de teste (try-in) e o desempenho da técnica depende da seleção do material e da experiência do operador.
No entanto pôde-se concluir que, a resina composta aquecida mostra-se uma alternativa viável para a cimentação de peças protéticas.
RCR195 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Abordagens de mínima intervenção para tratamento estético de hipoplasia do esmalte.
Monção JBCN, Amaral SF
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipoplasia do esmalte acontece por um defeito de formação da matriz orgânica do dente durante a amelogênese. A escolha do tratamento para as alterações do esmalte depende de vários fatores, sendo as abordagens minimamente invasivas preferenciais por maior preservação de tecido sadio. Este caso clínico teve por objetivo apresentar o uso de técnicas minimamente invasivas (MI) como solução estética para um caso de hipoplasia de esmalte em dentes anteriores. Paciente do sexo masculino, 23 anos, procurou atendimento com queixa estética nos dentes anteriores. No exame clínico foram observadas lesões de mancha branca hipoplásica localizadas nos terços médio e incisal dos dentes anteriores superiores. Considerando a idade do paciente e profundidade das lesões foi proposto um tratamento envolvendo técnicas MI. Inicialmente, o clareamento de consultório foi realizado com peróxido de hidrogênio a 40% (Opalescence Boost, Ultradent) de acordo com o fabricante. Em seguida, foi realizada sessão de microabrasão com aplicação de pasta abrasiva pré-fabricada (Opalustre, Ultradent) sobre as manchas hipoplásicas, seguida da sessão de aplicação do infiltrante resinoso (ICON, DMG) seguindo as recomendações dos fabricantes. Ao final, pequenos acréscimos de resina composta (Filtek Z350, A2E, 3M) foram inseridos nas bordas incisais para melhor recontorno.
A melhora no mascaramento das lesões foi observada ao final dos tratamentos, demonstrando que a associação das técnicas resultou em uma melhora da aparência estética das lesões, com preservação de estrutura dental sadia.
RCR196 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 1

Efetividade de materiais restauradores adesivos em dentes com cárie relacionada à radiação
Wanghon ZML, Pereira RP, Grando LJ, Camargo AR, Lisboa ML, Gondo R
Odt - Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento restaurador da cárie relacionada à radiação é um desafio ao cirurgião dentista, devido às alterações nos tecidos dentais e no ambiente oral. Este conjunto de alterações frequentemente provocam falhas adesivas de materiais restauradores. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura para analisar a efetividade de materiais restauradores adesivos em dentes com cárie relacionada à radiação. A busca de artigos foi realizada no site PubMed com as palavras-chaves: "Radiotherapy"; "Glass Ionomer Cements"; "Composite Resins". Os critérios de inclusão foram artigos publicados de 2014 a 2020, estudos laboratoriais e clínicos, revisões literárias e sistemáticas. Oito artigos foram selecionados. De acordo com os estudos, não é recomendável a utilização de cimento de ionômero de vidro convencional (CIVC) como material restaurador em dentes de pacientes irradiados, devido a hipossalivação prejudicar sua adesividade. Por outro lado, o cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVM) é uma boa alternativa, devido a melhor integridade estrutural e marginal e por apresentar grande resistência à erosão superficial. Já a utilização das resinas compostas se torna viável em decorrência do alto potencial adesivo, da capacidade de selamento, das propriedades ópticas, da biocompatibilidade, da estética e da resistência ao desgaste.
Portanto, pode-se concluir que o CIVM e a RC podem ser alternativas adequadas para a restauração de dentes com cárie relacionada à radiação. Entretanto, são essenciais mais pesquisas sobre o tema.
RCR198 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 1

Reanatomização dos dentes anteriores superiores com resina composta: relato de caso
Pellizzaro V, Mueller B, Carneiro AFF, Rauber GB, Linhares LA, Bernardon JK, Pottmaier LF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho é relatar um caso clínico de reanatomização dental com resina composta. Paciente do sexo masculino, 25 anos, apresentava queixa estética nos dentes anteriores superiores. Ao exame clínico observou-se pequenos diastemas, irregularidades no bordo incisal e ausência de guia canina. Através de fotografias avaliou-se a altura da linha do sorriso, exposição dental e gengival, proporções dentais e realizou-se o planejamento digital. Fez-se uma moldagem para executar o enceramento diagnóstico, baseado no planejamento digital, permitindo a confecção de mock-up. A cor foi selecionada através de ensaio restaurador. Confeccionou-se uma guia palatina para permitir a reanatomização dos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23, que foi realizada sob isolamento absoluto, restaurando-se um dente por vez. Fez-se o condicionamento ácido, aplicação do sistema adesivo e fotoativação. O procedimento restaurador iniciou pela confecção do esmalte palatal com resina composta de alta translucidez sobre a guia palatina, seguido da reprodução dos mamelos dentinários com um incremento de dentina e resina de efeito para criar o halo opaco. Por último, foi adicionado um incremento de esmalte para dentes clareados. Ao final, fez-se o ajuste da oclusão, devolvendo a guia canina, acabamento e polimento das restaurações e confecção de placa oclusal. Restaurações diretas em resina composta, além de conservadoras, permitem mimetizar propriedades ópticas dos dentes naturais.
Observou-se, nesse caso, melhorias na harmonia do sorriso, atingindo a expectativa do paciente.