RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2954 Resumo encontrados. Mostrando de 1531 a 1540


PN1420 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Compatibilidade de cor das Pastas Try-in com seus respectivos cimentos resinosos em diferentes substratos
Régis MA, Vardasca IS, Malcher LBMG, Cesar PF, Francci C
Biomateriais e Biologia Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a compatibilidade de cor entre a pasta try-in e o seu cimento resinoso correspondente na polimerização imediata (T0) e após 24h (T24), em substratos de diferentes cores, calculando a diferença de cor (∆E00) através dos parâmetros L*, a* e b* de refletância. A combinação de três níveis de translucidez da cerâmica de dissilicato de lítio IPS e.max CAD (HT, MT e LT) (12x0,5mm) com duas cores do cimento resinoso Allcem Veneer (Trans e Opaque White) cimentados sobre substratos de resina composta (12x3mm) em duas escalas (Opallis, cor A1 e A4) resultou em 12 grupos (n=10). A análise de cor foi realizada através de um espectrofotômetro, as leituras foram realizadas nos momentos da pasta try-in, T0 e T24. Foi realizado Teste t de uma amostra para comparar as médias de variação de cor (∆E00) de pastas try-in e seus cimentos fotopolimerizados com os limites de perceptibilidade (LP= 0.8) e aceitabilidade (LA= 1.8): os grupos se mantiveram entre os dois limites, com exceção do grupo com LTOW em A1, permanecendo abaixo de LP. Os ∆E00 obtidos em A1 foram analisados por ANOVA (p=0.008) e teste de Tukey que indicou diferenças estatísticas insignificantes entre grupos. Os dados de ∆E00 obtidos em A4 foram analisados pelo teste de Kruskal Wallis (p=0.213) que indicou ausência de diferenças estatísticas, todos ao nível de significância 5%.
Todos os grupos em substrato A4 e A1 mostraram ∆E00 entre LP e LA em T0 e T24, apenas LTOW em A1 apresentou uma diferença de cor imperceptível. As cores do Try-in foram compatíveis com as cores do cimento resinoso polimerizado imediato e após 24 horas.
PN1421 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Avaliação da microdureza do esmalte bovino antes e após clareamento com peróxido de hidrogênio a 35% e diferentes fontes de luz
Ferreira ACD, Fernandes-Neto JA, Batista ALA, Simões TMS, Barros DD, Farias LG, Catão JSSB, Catão MHCV
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a morfologia superficial do esmalte dental perante a ação do peróxido de hidrogênio a 35% com e sem ativação de LED´s, por meio da mensuração dos parâmetros de rugosidade e microdureza da superfície de esmalte bovino. Foram utilizados 70 incisivos bovinos, com superfície do esmalte 4x4x3 mm de área, preparadas para leitura de microdureza de superfície (inicial e final) e rugosidade. Os espécimes foram casualmente distribuídos e divididos em 7 grupos experimentais (n=10); G1= saliva artificial; G2 = PH35% - 2 sessões (3x15´); G3 = Ácido Fosfórico + PH 35% - 3 sessões (3x15´); G4 = PH 35% - 2 sessões (3x15´) + luz LED verde; G5 = PH 35%- 2 sessões (3x15´) + LED azul; G6 = PH 35% - 2 sessões (3x20´) + LED violeta; G7 =PH 35% + LED violeta 2 sessões (3x20´) com intervalo de 7 dias. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio de Anova, Wilcoxon, teste de Dunnett e Tukey (α = 0,05). O grupo G4 (0,028) seguido do grupo G3 (0,059) apresentou maior alteração da microdureza, com relação a rugosidade não houve diferença significativa. A microscopia óptica mostrou uma superfície de esmalte de textura lisa nos grupos G2, G5 e G7.
Os resultados sugerem que a técnica clareadora causou maior alteração de microdureza superficial do esmalte, mas sem alterações significativas na rugosidade, onde os LED´s (verde e violeta) resultaram na exposição de uma superfície lisa, característica essa não encontrada quando do uso do PH35% isolado ou ativado pelo LED azul.
PN1422 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Avaliação in vitro da durabilidade de união de restaurações semidiretas: um estudo piloto
Cordeiro TO, Silva RRG, Dias JN, Borges BCD, Assunção IV
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo piloto foi definir qual estratégia cimentante garante melhores propriedades físico-mecânicas às restaurações semidiretas, possibilitando uma longevidade satisfatória. Para isso, foram utilizados dentes incisivos bovinos (n=20) distribuídos em 2 grupos, sendo cada um composto por 10 dentes distribuídos de forma aleatória de acordo com a estratégia de cimentação, autocondicionante (Cimento resinoso RelyX Ultimate + Adesivo Single Bond Universal) ou autoadesiva (Cimento resinoso RelyX U200). As propriedades avaliadas foram resistência de união, através do teste push-out em máquina de ensaio universal e padrão de fratura, em estereomicroscópio com aumento de 50x. Observou-se que as restaurações cimentadas através da estratégia autocondicionante obtiveram maior média de resistência de união e as restaurações cimentadas com a estratégia autoadesiva apresentaram maior número de falha adesiva.
De acordo com os resultados encontrados nesse estudo laboratorial, foi observado um melhor desempenho para as restaurações semidiretas que utilizaram a estratégia de cimentação em que o cimento resinoso é associado ao adesivo universal.
PN1423 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Efeito de diferentes espessuras e cores de compósito vitrocerâmico na transmissão de luz de diferentes fontes fotoativadoras
Oliveira HLQ, Braga SSL, Ribeiro MTH, Mazão JD, Price RBT, Soares CJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar potência (mW), espectro de emissão (mW/cm²/nm) e perfil de feixe de diferentes fontes de luz através de compósito vitrocerâmico (BRAVA Block, FGM) em diferentes espessuras, cores e distâncias da fonte de luz. Foi utilizado BRAVA em 5 espessuras: 0,5; 0,75; 1,0; 1,5 e 2,0 mm, em três cores: Bleach; A2 e A3,5. Foram usadas duas fontes de luz de pico único (EL, Elipar DeepCure-S, 3M e OP, Optilight Max, Saevo) e uma de múltiplos picos (VL, VALO Grand, Ultradent). As fontes de luz foram posicionadas a 0 e 2 mm da superfície do compósito. A potência e o espectro de emissão foram obtidos por meio de esfera integradora e os perfis de feixe por meio de laser beam profiling. Os picos de comprimento de onda azul na cor A2 foram menos afetados pela distância da amostra, espessura e tipo de fonte de luz, seguidos das cores Bleach e A3,5. Na avaliação dos perfis de feixe foi observada maior transmissão de luz para a cor A2. Dentre as fontes de luz utilizadas, VL apresentou perfil de feixe mais homogêneo.
Não houve influência no perfil do feixe em função da distância das fontes fotoativadoras de 0 a 2 mm da superfície do compósito. O comprimento de onda violeta da fonte VL foi completamente bloqueado na espessura de 2,0 mm de BRAVA. Houve redução exponencial da potência e espectro de emissão com o aumento da espessura do compósito.
(Apoio: CAPES 001  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PN1424 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 20

Estudo clínico randomizado do desempenho de adesivo autocondicionante contendo 10-MDP em lesões cervicais não cariosas
Paula BLF, Oliveira RP, Pompeu DS, Cardoso MEOP, Araújo JLN, Alves EB, Silva CM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico, randomizado, controlado, duplo-cego avaliou o desempenho de adesivo autocondicionante contendo o monômero funcional 10-MDP na restauração de lesões cervicais não cariosas (LCNC) durante um ano de acompanhamento. Sessenta restaurações foram realizadas em 17 pacientes por um único operador: G1(n=20) - Clearfil SE (10-MDP + HEMA), G2 (n=20) - Optibond All-in-One (HEMA) e G3(n=20) Prime e Bond Universal (controle). Nenhum preparo foi realizado antes das restaurações. Após um ano, as restaurações foram avaliadas por dois examinadores previamente treinados utilizando o critério USPHS modificado para retenção (kappa=1.00) e adaptação/manchamento marginal (kappa=0.81). A sensibilidade pós-operatória (SPO) também foi avaliada. Os resultados foram avaliados pelo teste exato de Fisher e Kruskal-Wallis, considerou-se um nível alfa de 0.05. Todos os grupos apresentaram uma taxa de retenção de 100%, sendo estatisticamente semelhantes (p≥0.05). Para adaptação marginal, observou-se que apenas o G3 mostrou diferença estatística em relação ao G1 (p=0.376) e G2 (p=0.0433). Enquanto que, para o manchamento marginal, a única diferença estatística detectada foi entre o G1 e G3 (p= 0.0301), sendo o G2 semelhante ao G1 (p=0.0812) e ao G3 (p=0.0532). Apenas dois participantes do G3 relataram SPO (11%) após um ano de acompanhamento.
O monômero funcional 10-MDP não influenciou na retenção de restaurações em LCNC após um ano de acompanhamento, mas influenciou positivamente na adaptação marginal e na manutenção da coloração marginal destas restaurações.
(Apoio: CNPq  N° 88882.445619/2019-01)
PN1425 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Modelo pulp-in-a-chip para avaliação de biomateriais em estratégias cell-homing
Silva ISP, Bordini EAF, Leite MLAS, Hebling J, de-Souza-Costa CA, Soares DG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi testar uma plataforma pulp-in-a-chip para avaliar o potencial quimiotático e bioativo de scaffolds desenvolvidos para engenharia da dentina. Para tanto, uma cultura 3D de células pulpares humanas foi formulada por meio de sua encapsulação em matriz de colágeno tipo 1. A cultura foi transferida para o compartimento de uma câmara de acrílico em íntimo contato com scaffolds de quitosana (CH), quitosana-cálcio (CH-Ca) e quitosana-aluminato de cálcio (CH-AlCa). O sistema foi preenchido com meio de cultura, e acoplado a uma coluna de líquido a fim de simular pressão de 15 cm.H2O, estabelecendo-se o modelo pulp-in-a-chip. A viabilidade da cultura 3D foi monitorada pelos ensaios de live/dead e alamar blue (1, 3, 7 e 14 dias). A superfície dos scaffolds foi avaliada para quantificação de células migrantes (Hoescht), e detecção da viabilidade (live/dead) e expressão de DSP (Imunofluorescência). Os dados foram avaliados por ANOVA/Tukey (alfa=5%). As células permaneceram viáveis na cultura 3D em todos os períodos. Migração de células viáveis foi observada nos scaffolds, sendo mais intensa para os grupos CH-Ca e CH-AlCa. Também foi possível detectar células positivas para DSP aos 14 dias na interface scaffold/cultura 3D para estes grupos experimentais.
Assim, concluiu-se que o modelo pulp-in-a-chip permitiu uma avaliação preliminar do potencial dos scaffolds CH-Ca e CH-AlCa em induzir a quimiotaxia de células pulpares para sua superfície e expressão de fenótipo odontogênico, em um ambiente similar ao complexo dentina-polpa in vitro.
(Apoio: FAPESP  N° 2016/15674-5  |  FAPESP  N° 2018/09378-0)
PN1426 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Síntese e caracterização de scaffolds poliméricos associados à nanopartículas de Hidroxiapatita e Hidroxiapatita-Óxido de Grafeno
Souza APC, Neves JG, Rocha DN, Lopes CC, Moraes AM, Correr-Sobrinho L, Correr AB
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo no presente estudo foi sintetizar e caracterizar fisico-química e mecanicamente scaffolds poliméricos associados à nanopartículas de Hidroxiapatita (HA) e Hidroxiapatita-Óxido de Grafeno (HAGO). Os scaffolds foram alocados nos seguintes grupos: 1) Quitosa-Xantana (QX); 2) QX+5%HA; 3) QX+5%HA0,5%GO; 4) QX+5%HA1,0%GO; 5) QX+5%HA1,5%GO. As amostras foram caracterizadas por meio das análises de Difração de Raio X (DRX) (n=3), Espectroscopia de Infravermelho Transformada de Fourrier (FTIR) (n=3), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) (n=3), e Resistência à Compressão (n=10). Os dados da resistência a compressão foram analisados estatisticamente por ANOVA um fator, seguido do teste de Tukey (α=0,05). A análise de DRX indicou a fase amorfa de QX e picos principais das fases de fosfato de cálcio nos grupos com HA. Na análise de FTIR observa-se a presença de bandas de amida I e II, característicos da Quitosana, e grupo carboxila, característico da Xantana. Foram observadas bandas de OH em todos os grupos, bandas associadas à PO4 nas amostras que continham HA e bandas de CO nos grupos contendo GO. A análise MEV permitiu a visualização de poros, além de HA incorporada e aderida ao polímero. A resistência a compressão dos grupos HA, HA0,5%GO e HA1,5%GO foi significativamente maior que dos demais grupos (p<0,05).
A adição de partículas de hidroxiapatita e óxido de grafeno (0,5% e 1,5%) melhora a propriedade mecânica desse biomaterial. As análises fisico-químicas e morfológicas mostraram que os scaffolds produzidos são promissores para terapia regenerativa.
(Apoio: Fapesp  N° 2018/188906  |  CAPES  |  CNPq)
PN1427 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Autopercepção estética facial e bucal de pacientes submetidos ao clareamento dental caseiro
Pozzobon L, Naufel FS, Schmitt VL, Souza MDB, Maran BM
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A alteração de cor do dente é frequentemente motivo de procura ao cirurgião-dentista por se tratar de um comprometimento da estética dental que pode interferir na autoestima do paciente. Assim, o propósito desse trabalho foi verificar se ocorreu melhora da autoestima pós-clareamento dental e se houve uma correlação da autopercepção com a alteração de cor e a sensibilidade dental. Para tanto foi utilizado um questionário específico antes e depois do clareamento dental caseiro em 80 pacientes contendo itens relacionados à autopercepção da estética facial e bucal para mensurar a melhora na autoimagem que os indivíduos submetidos ao tratamento tiveram. Também foi solicitado aos pacientes a registrar diariamente o escore de dor durante e após o tratamento para avaliar se apresentaram sensibilidade dental. Foi demonstrado que para todos os fatores (facial, boca, dentes e geral) avaliados após o clareamento dental, houve uma melhora na autoestima dos pacientes. Além disso, em relação à autopercepção estética facial e bucal, houve uma correlação fraca entre os fatores dentes e boca, ou seja, quem teve uma maior alteração no clareamento dental com a escala Vita Classical (∆SGU), também teve uma melhora na autoestima. O estudo ainda demonstrou que não houve correlação entre a intensidade de sensibilidade dental e a autoestima.
Assim sendo, o clareamento dental é um procedimento que cumpre seu papel estético proporcionando consequências para autoestima e autoimagem do paciente, podendo promover melhora na qualidade de vida nos pacientes que realizam o tratamento clareador.
PN1428 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Estabilidade de cor e grau de conversão de cimentos resinosos fotoativados
Freitas MR, Andreucci AC, Catelan A, Zanatta RF, Liporoni PCS
Odontologia - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a estabilidade de cor e grau de conversão de cimentos resinosos fotoativados. Foram confeccionadas e distribuídas em 10 grupos, 80 amostras de acordo com os cimentos testados (Variolink Esthetic LC, Ivoclar Vivadent; RelyX Veneer, 3M; Resina Filtek Z350XT flow, 3M; Allcem Veneer, FGM; NX3 Light cure, Kerr) e Leds (Valo Grand, Ultradent; Elipar Deep Cure, 3M). A cor de cada cimento foi mensurada através de uma amostra cerâmica ( IPS e.max CAD; Ivoclar Vivadent) de alta translucidez com 1 mm de espessura por meio de um espectrofotômetro colorimétrico de refletância e os dados coletados segundo o sistema CIE L* a* b* em dois tempos. O grau de conversão (GC) foi calculado por meio de um espectrômetro de infravermelho por energia transformada de Fourier (FTIR/ATR) pelo método de absorbância. A análise estatística foi feita por meio dos testes ANOVA e post hoc Tukey (p < 0,05). Na análise de cor, houve diferença significativa para o tipo de cimento (p < 0.01), já para o fotopolimerizador (p = 0,504) e interação entre eles (p = 0.738), não houve diferença. Na analise de GC mostrou diferença estatística para os dois fatores em estudo, cimentos resinosos (p<0,01) e unidades de luz (p<0,01).
O cimento Relyx veneer foi o que apresentou menor valor de ΔE em 7 dias, o cimento Variolink veneer apresentou o melhor GC em tempo imediato e os Leds avaliados apresentaram mesma efetividade de polimerização.
PN1429 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Formação de nanoprecursores de hidroxiapatita pela adição de partículas bioativas em cimentos de ionômero de vidro modificados por resina
Nunes FRS, Carvalho EM, Moraes TG, Oliveira TBM, Ferreira PVC, Macêdo RFC, Carvalho NMP, Bauer JRO
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da adição de vidros bioativos 45S5 e niobofosfato (NbG) em diferentes concentrações (5, 10 e 20%), em dois cimentos de ionômero de vidro modificados por resina (CIVMR). As propriedades avaliadas foram: atividade de alcalinização (pH), liberação de íons fluoreto (F-), cálcio (Ca2+) e fosfato (PO43-), resistência e módulo flexural, microdureza de Knoop e bioatividade de dois CIVMR: Vitro Fil LC (DFL) e Resiglass F (Biodinâmica), modificados pela adição dos vidros bioativos 45S5 e NbG, em diferentes concentrações: 5, 10 e 20% (wt%). As análises das superfícies foram realizadas usando microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), após 28 dias em armazenamento a 37oC em fluido corporal simulado (SBF). Os dados foram submetidos à análise de variância ANOVA One-way (comparação múltipla vs controle) e Holm-Sidak (α = 0,05). A adição de 45S5 aumentou o pH, enquanto a adição de NbG neutralizou o pH do CIVMR Vitro Fil. O CIVMR Resiglass manteve a acidez do seu pH em quase todas as condições. A adição de 45S5 e NbG em alta concentração aumentou a liberação de íons F-, Ca2+ and PO43-. Resiglass não reduziu suas propriedades mecânicas com a adição de vidros bioativos (p>0,05). A adição de 45S5 e NbG contribuiu para a formação de nanoprecursores de hidroxiapatita.
A obtenção de CIVMR bioativo é dependente da composição do material. O vidro NbG provê a neutralização do pH, o aumento da liberação iônica e da quantidade de precipitados sem prejudicar as propriedades mecânicas do CIVMR.
(Apoio: CNPq  N° 426145/2018-6  |  CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPEMA  N° 01087/18)