36ª Reunião da SBPqO

LUNCH & LEARNING


 
QUINTA-FEIRA - 05/09/2019

LL01 - PROPRIEDADES DOS DIFERENTES SAIS FLUORETADOS USADOS EM DENTIFRÍCIOS

Ministrador: Jaime Cury  - FOP/UNICAMP

RESUMO: Fluoreto de sódio (NaF), monofluorfosfato de sódio (MFP), fluoreto estanhoso (SnF2) e fluoreto de amina (AmF) são sais geralmente adicionados à dentifrícios e o objetivo desse L&L é apresentar e discutir suas propriedades em termos da relevância social e benefício para a saúde bucal. MFP é relativamente compatível com abrasivos contendo Ca++, e a vantagem de formulação à base de MFP/CaCO3 é socio-econômica porque o custo de produção é menor que de outras formulações, mas o desafio é produzir formulação quimicamente estável pelo prazo de validade do produto. NaF, SnF2, AmF e MFP apresentam potencial para interferir com o processo físico-químico de desenvolvimento de lesões de cárie. SnF2 é o único sal de fluoreto que possui ação antigengivite devido ao efeito antimicrobiano do estanho. Com relação a erosão ácida do esmalte, SnF2 é o mais promissor sal de fluoreto devido ao sinergismo de efeito de produtos estanhosos formados na superfície dental com o efeito remineralizante do íon flúor. MFP não tem efeito antierosivo porque o íon MFP (PO3F2) não tem poder remineralizante. Todos sais de fluoreto usados em dentifrícios apresentam potencial para interferir com cárie, mas somente MFP e SnF2 possuem propriedades únicas.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL02 - SIGNIFICÂNCIA CLÍNICA E ESTATÍSTICA: QUAL A DIFERENÇA?

Ministrador: Paulo Antônio Martins Jr - UFMG

RESUMO: A estatística possui um papel fundamental na forma como interpretamos a literatura científica. Será que o valor de p é realmente a estimativa mais importante para diferenciar efeitos "reais" daqueles ocorridos "ao acaso"? Nesse sentido, muitas pesquisas que apresentam resultados estatisticamente significativos não necessariamente possuem relevância em termos clínicos. Neste Lunch & Learning, os participantes serão incentivados a discutir sobre o que é valor de p e como interpretá-lo adequadamente. Também serão abordadas definições e interpretações de effect size e diferença mínima clinicamente importante. Além disso, conceitos de significância clínica e estatística serão esclarecidos com o objetivo de auxiliar na melhor interpretação de resultados de pesquisas científicas em Odontologia.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL03 - PROTOCOLO DIGITAL: UMA REALIDADE NA CLÍNICA E NA PESQUISA EM ODONTOLOGIA

Ministrador: Marco Antonio Bottino – ICT/UNESP

RESUMO: Apesar das dificuldades atuais da nossa economia, a Odontologia avança a passos largos para o caminho digital, diria que hoje é um caminho sem volta. Uma tecnologia que temos que rapidamente entender para podermos aplicar. Temos a obrigação de nos preparar para esta tecnologia para praticar na clínica, ensinar e pesquisar porque toda nova técnica temos que aprender seu funcionamento para podermos tirar os melhores resultados e benefícios. Vamos discutir como entendemos esta tecnologia, o estado atual e o que vislumbramos para o futuro, como poderemos agregar esta tecnologia no nosso cotidiano, no ensino e na pesquisa.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL04 - UTILIZAÇÃO DE UM NOVO SOFTWARE DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NAS DIFERENTES ESPECIALIDADES DA ODONTOLOGIA

Ministrador: Mike Bueno - UNIC

RESUMO: A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) promoveu mudanças nas abordagens na Odontologia e melhorou a tomada de decisões em casos clínicos complexos. Apesar dos avanços tecnológicos no hardware da TCFC, a interpretação da imagem adquirida ainda é comprometida pela visualização dos softwares, que muitas vezes têm ferramentas de navegação limitadas e falta de filtros adequados para superar estes desafios, como artefatos. As limitações atuais da TCFC estimulou o desenvolvimento de um novo software (e-Vol DX, CDT-Brasil) para superar estes aspectos e apoiar o diagnóstico, planejamento e monitoramento de casos clínicos em diferentes áreas da odontologia. Este novo software de TCFC pode apoiar as tomadas de decisões para o tratamento odontológico de casos clínicos complexos e melhorar os resultados do diagnóstico e do tratamento. A melhoria efetiva da qualidade da imagem favorece a prescrição e a interpretação racional das imagens de TCFC.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL05 - ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS - UM DESENHO EXPERIMENTAL IMPRESCINDÍVEL PARA A GERAÇÃO DE EVIDÊNCIAS

Ministrador: Cassiano Kuchenbecker Rösing - UFRGS

RESUMO: Os ensaios clínicos randomizados e a união de seus resultados em revisões sistemáticas da literatura são o topo da pirâmide de geração de evidência. Entretanto, muitos ensaios realizados apresentam limitações importantes, que diminuem sua qualidade. O objetivo desta atividade é discutir aspectos relevantes para o planejamento, execução, análise e interpretação de resultados de ensaios clínicos randomizados, incluindo aspectos éticos para sua realização.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL06 - ACELERAÇÃO DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO: ATÉ ONDE VÃO AS EVIDÊNCIAS?

Ministrador: Dauro Douglas Oliveira - PUC/MG

RESUMO: A demanda por métodos para encurtar a duração do tratamento ortodôntico é crescente tanto por parte dos pacientes, quanto pelos ortodontistas. Diferentes abordagens têm sido tentadas para acelerar o movimento ortodôntico, como por exemplo, corticotomias alveolares, piezoincisões, microperfurações ósseas, vibração e fotobiomodulação. Essa apresentação definirá, ilustrará e discutirá a evidência disponível para embasar a utilização dessas alternativas cirúrgicas e não cirúrgicas para acelerar a movimentação dentária ortodôntica.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL07 - CÂNCER DE BOCA: TENDÊNCIAS ATUAIS E OS IMPACTOS NO DIAGNÓSTICO

Ministrador: Danyel Elias Da Cruz Perez - UFPE

RESUMO: Apesar do tabaco e o álcool representarem os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca, as tendências atuais mostram um número crescente de casos em pacientes não-tabagistas e não-etilistas, incluindo pacientes jovens. O HPV, que é descrito mais recentemente como um agente envolvido também na carcinogênese bucal, pode explicar parte desses casos. Boa formação profissional e orientação da população, não só fumantes e etilistas, são fundamentais. Para isso, algumas perguntas são importantes: estamos preparados para o diagnóstico do câncer de boca? A população recebe orientações sobre a doença? Em fontes importantes de informação, sites e mídias sociais, os dados disponíveis são confiáveis? Nesta atividade, apresentaremos quais as prováveis causas para o número crescente de casos em pacientes não-tabagistas e não-etilistas e como essa tendência atual pode impactar de forma significativa o diagnóstico da doença. Além disso, discutiremos se estamos preparados para o desafio do diagnóstico.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL08 - DOR, ANSIEDADE E CONFORTO EM ODONTOPEDIATRA: COMO APLICAR AS EVIDÊNCIAS?

Ministradora: Luciane Ribeiro Rezende Sucasas da Costa - UFG

RESUMO: Evidências científicas têm fortalecido o impacto negativo de condições adversas na infância no desenvolvimento do ser humano. A Odontopediatria, área do conhecimento voltada à saúde bucal integrada à saúde geral da criança, tem papel essencial na abordagem de situações estressantes que possam ocorrer no contexto odontológico. O objetivo desta atividade é discutir as evidências relacionadas à etiologia, ao diagnóstico e à abordagem da dor e da ansiedade na criança, enfatizando sua aplicabilidade em odontologia. 


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL09 - MODULAÇÃO INTRÍNSECA DAS DORES OROFACIAIS E OS DESAFIOS NA TERAPIA DE PACIENTES CRÔNICOS

Ministrador: Paulo César Rodrigues Conti – FOB/USP

RESUMO: As dores orofaciais representam uma série de manifestações dolorosas na cavidade oral e face que são mediadas pelo sistema trigeminal. Tais eventos dependem de uma complexa interação entre a qualidade e severidade dos estímulos nocivos e a qualidade e eficácia dos processo modulatórios, representados pela atividade de diversos sistemas endógenos e que culminam com a modificação do estímulo inicial, antes deste ascender ao córtex e ser entendida como dor.  Tem sido bem documentado que pacientes com dores crônicas apresentam alterações significativas tanto na excitabilidade neuronal (aumentada) assim como uma diminuição na eficácia dos processos opióides endógenos, sendo esses processos envolvidos diretamente na cronificação dos casos. Por meio de testes de Modulação Condicionado da Dor (CPM, em inglês) e Somação Temporal da Dor (TSP, em inglês) tem se conseguido determinar tais alterações e determinar estratégias de terapia baseada em mecanismos patofisiológicos. Ainda, tais parâmetros são usados em situações pré-cirúrgicas como ferramentas de predição de dor pós-operatória, como no caso dos implantes e exodontia de terceiros molares. Serão discutidas técnicas de determinação de tais parâmetros e como esses achados tem modificado a maneira como pacientes crônicos são abordados, resultando em tratamentos mais eficazes.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL10 - COMO IDENTIFICAR E RELATAR VARIÁVEIS COLINEARES EM UM MODELO MULTIVARIADO

Ministradora: Joana Ramos Jorge - UFMG

RESUMO: O advento das análises multivariadas promoveu avanços extraordinários na avaliação de modelos teóricos. Associações naturais entre múltiplos fatores podem ser preservadas e os efeitos separados desses fatores podem ser estudados sem causar um isolamento de indivíduos ou variáveis. Entretanto, é frequente que pesquisadores deixem de relatar nos artigos científicos variáveis independentes que perderam a significância em um modelo multivariado. Nesse Lunch & Learning, discutiremos como identificar e relatar variáveis colineares, já que esse é um passo importante para explicação de um modelo teórico.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00


SEXTA-FEIRA - 06/09/2019

LL11 - CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA EM EXPERIMENTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS

Ministrador: Claudio Mendes Pannuti - FOUSP

Resumo da atividade:

- delineamento de experimentos

- fundamentos do cálculo do tamanho da amostra

- exercícios de cálculo do tamanho da amostra


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL12 - ALTERAÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS ASSOCIADAS À INFECÇÃO PELO ZIKA VÍRUS: PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS E DELINEAMENTO DE PROJETOS

Ministrador: Fabricio Bitu Sousa - UFC

RESUMO: Nossa atividade terá como objetivo abordar as principais perspectivas científicas associadas às manifestações estomatognáticas em pacientes com Síndrome Congênita do Zika.  Dados de vários estudos clínicos no Brasil estabelecem uma forte ligação entre a infecção em mulheres gestantes com vírus Zika. As anormalidades incluem morte fetal, microcefalia, calcificação ventricular ou outras lesões do sistema nervoso central e volume anormal de líquido amniótico. Outras alterações relacionadas que vêm sendo detectadas nos bebês infectados são graves lesões oculares, a perda auditiva, a falta de tônus muscular, artrogripose e alterações estomatognáticas. Avaliaremos as alterações em partes moles orais, dentes e ossos gnáticos, bem como os impactos desses achados na qualidade de vida desses pacientes. Nosso curso também abordara alguns delineamentos de estudos qualitativos referentes ao impacto dessa síndrome em familiares e cuidadores.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL13 - SAÚDE BUCAL NOS PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA: A ODONTOPEDIATRIA NA PERSPECTIVA DOHaD

Ministradora: Cecilia Claudia Ribeiro - UFMA

RESUMO: As origens do desenvolvimento da saúde e da doença (Developmental Origins of Health and Disease - DOHaD) é uma abordagem baseada nas associações das alterações nas fases iniciais do desenvolvimento somático com o aumento do risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na vida adulta. Na cavidade bucal, a cárie e a doença periodontal são também DCNT associadas com a obesidade, e capazes predizer risco de outras DCNT no futuro, como diabetes e doenças cardiovasculares.  Assim, temas de interesse da Odontologia emergem nos caminhos das origens precoces das doenças dos adultos. Como possíveis mecanismos envolvidos na perspectiva  DOHaD, estariam os estressores ambientais presentes nos primeiros mil dias de vida - o período desde a concepção até os 2 anos de idade. Serão discutidas as fronteiras do conhecimento de interesse do Odontopediatra ligando a obesidade gestacional, cesárea, nascimento pretermo, macrossomia, aleitamento artificial/ açúcares de adição, asma, excesso de peso da criança com a cárie e os primeiros sinais da doença periodontal.  


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL14 - PARÂMETROS ANATÔMICOS E CLÍNICOS NO PREPARO DO CANAL RADICULAR

Ministrador: Álvaro Henrique Borges - UNIC

RESUMO: Parâmetros anatômicos e condições clínicas são determinantes para a definição da correta terapêutica endodôntica. Partindo desse pressuposto, decisões a serem tomadas durante o tratamento endodôntico, em especial, na fase do preparo do canal radicular devem ser meticulosamente analisadas. O profissional deve estar muito mais preocupado com os aspectos intrínsecos ao elemento dental a ser tratado do que somente escolhas em relação a qual sistema de instrumentos a ser empregado. Dessa forma, será oportuno a discussão de características anatômicas dos diversos elementos dentais, importantes no tratamento endodôntico, e correlacionando-as com as diversas condições clinicas. Ao final, chegar ao consenso de qual estratégia de tratamento é mais apropriada naquela situação.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL15 - ASPECTOS ESSENCIAIS PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS ALIMENTARES E SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA

Ministrador: Fabian Calixto Fraiz - UFPR

RESUMO: As práticas alimentares apresentam dimensões sociais, culturais e econômicas que certamente devem ser consideradas na interpretação da relação entre alimentação e saúde bucal. A formulação de hipóteses de estudo deve basear-se na especificidade biológica e sócio cultural das crianças, as quais influenciam as práticas alimentares desse grupo. Além disso, embora seja coerente supor uma estreita relação entre alimentação e saúde bucal, ainda é necessária a produção de evidencias mais consistentes. Para isso é fundamental a identificação correta das variáveis de confusão, mediadoras e modificadores de efeito que podem interferir nessa relação. Essa não é uma tarefa fácil e para cumpri-la adequadamente é fundamental aproximar-se da realidade das práticas alimentares das populações que se pretende estudar. Assim, essa atividade tem por objetivo principal discutir o contexto alimentar das crianças brasileiras e as dificuldades encontradas em pesquisas que envolvam a relação entre saúde bucal e alimentação na infância.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL16 - SOLUÇÕES DIGITAIS COM IMPLANTES PARA PACIENTES EDÊNTULOS TOTAIS

Ministrador: Luis André Mendonça Mezzomo - UFSC

RESUMO: Avanços recentes na Odontologia Restauradora incluem o Planejamento Digital do Sorriso (DSD), cirurgia guiada, e a fabricação de restaurações diretamente por métodos de fresagem ou impressão (CAD/CAM). Estas ferramentas nos permitem planejar tanto os aspectos cirúrgicos quanto protéticos de restaurações de arco total implanto-suportadas com previsibilidade. Enquanto estas tecnologias parecem ser simples, o fluxo requer tanto um domínio completo dos princípios básicos de Prótese Dentária junto com o manuseio de programas avançados de computador. A palestra irá abordar a apresentação de casos de pacientes totalmente edêntulos reabilitados com restaurações de arco total fabricadas por CAD/CAM usando o sistema Straumann. Os aspectos mecânicos, estéticos e biológicos pré- e pós- colocação dos implantes necessários para a excelência dos resultados, baseado em parâmetros bem documentados, serão discutidos.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL17 - A ESCOLHA DO TESTE ESTATÍSTICO PARA PESQUISAS EM ODONTOLOGIA

Ministrador: Antonio David Corrêa Normando - UFPA

RESUMO: a seleção de métodos apropriados para a análise estatística pode parecer complexa. Nesta seção, apresentaremos um tutorial de Bioestatística desenvolvido em uma apresentação em PowerPoint que possibilitará a escolha do teste mais apropriado para executar comparações entre grupos, examinar correlações e regressões ou analisar o erro do método. Também pode ser obtido auxílio para checar a distribuição dos dados (normal ou anormal) e a escolha do gráfico mais adequado para a apresentação dos resultados. Esse guia* pode ainda ser de bastante utilidade para revisores de periódicos examinarem, de forma rápida, a adequabilidade do método estatístico apresentado em um artigo submetido à publicação.

Obs.: Os participantes devem levar um computador portátil (com Windows) e baixar os seguintes arquivos:

Tutorial: https://www.dentalpress.com.br/portal/bioestatistica/

Artigo: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n1/12.pdf

Programa BioEstat: https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas/


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL18 - OS DESAFIOS DA ODONTOLOGIA MODERNA COM CAD/CAM

Ministrador: Guilherme Saavedra - ICT/UNESP

RESUMO:  A incessante busca por métodos rápidos, confiáveis e seguros para restaurar as estruturas dentais é reflexo das necessidades da vida moderna. O objetivo da aula será informar de maneira simples e objetiva o papel da tecnologia e a sua efetividade em nosso dia a dia. Como diagnosticar, planejar e executar tratamentos reabilitadores com agilidade e auxílio da tecnologia CAD/CAM.  Apresentar detalhes das fases clínicas e laboratoriais fundamentado em evidências científicas para a aplicação imediata no dia a dia clínico com resultados satisfatórios diminuindo o estresse e horas de dedicação e a sugestão de um protocolo clínico simples e racional para potencializar o fluxo de trabalho e preencher a lacuna entre as limitações de habilidade técnica, produtividade e qualidade final dos trabalhos.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL19 - GRADE PARA AVALIAÇÃO DA CERTEZA DA EVIDÊNCIA EM REVISÕES SISTEMÁTICAS

Ministradora: Carolina Castro Martins - UFMG

RESUMO: O GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation) foi desenvolvido pelo GRADE Working Group da Cochrane, sendo uma abordagem sensível para avaliar a certeza da evidência e força da recomendação em saúde. O GRADE já é bem consolidado em guidelines e revisões sistemáticas na área médica e seu uso em pesquisas da área da Odontologia tem crescido. Desde 2006, a BMJ tem solicitado o uso do GRADE nas “Instruções para Autores”, a fim de encorajar os autores a fazerem uma avaliação criteriosa da evidência científica melhorando assim a qualidade das revisões sistemáticas publicadas. O objetivo deste Lunch & Learning é fazer uma introdução do GRADE para pesquisadores que estão interessados em usá-lo em revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados (ECR) e estudos observacionais. O uso do GRADE requer extenso treinamento para julgamento da certeza da evidência através de seus domínios. Nesta oportunidade, iremos falar sobre risco de viés (risk of bias), inconsistência (inconsistency), imprecisão (imprecision), evidência indireta (indirectness), efeito de grande magnitude (magnitude of effect), dose-resposta (dose-response) e efeito residual de possíveis confundidores e vieses (residual plausible confounding and bias).


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL20 - ENSAIOS DE CULTIVO CELULAR E MODELOS ANIMAIS PARA PESQUISA DE NOVAS TERAPIAS APLICADAS A ODONTOLOGIA

Ministradora: Manoela Domingues Martins – UFRGS

RESUMO: Novos materiais e terapias vem sendo desenvolvidos para melhorar a atuação clínica nas diferentes áreas da odontologia. O objetivo desta sessão será apresentar os principais ensaios de cultivo celular e modelos animais usados para avaliar o desempenho de terapias como fotobiomodulação, fitoterápicos e novos materiais aplicados a endodontia. Discutiremos a aplicação e desenvolvimento de cada metodologia com vistas a embasar a utilização dos mesmos em ensaios clínicos futuros ou para entender os mecanismos envolvidos nas respostas celulares e teciduais de terapias já utilizadas na prática clínica.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00


SÁBADO - 07/09/2019

LL21 - IMPLANTES DE DIÂMETRO REDUZIDO COMO RETENTORES DE OVERDENTURES: EVIDÊNCIAS CLÍNICAS BASEADAS EM ESTUDOS LONGITUDINAIS

Ministradora: Fernanda Faot - UFPEL

O envelhecimento populacional está entre as transformações globais mais importantes tornando-se um desafio para a saúde pública, pois devido as modificações observadas na pirâmide populacional, doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade contemporânea, como por exemplo, o edentulismo. A principal dificuldade associada ao tratamento da população idosa com alto tempo de edentulismo está ligada as características morfológicas do rebordo alveolar decorrentes da atrofia óssea mandibular. Como alternativa para a reabilitação de mandíbulas atróficas, implantes de diâmetro reduzido (IDR, menores que 3mm) têm sido utilizados na reabilitação com overdentures mandibulares (OM), permitindo a realização de cirurgias menos invasivas. O sistema Facility-Equator é um sistema de IDR relativamente novo indicado para retenção de OM com conexão morse de angulação de 5 graus, e baseado na retenção por fricção a um sistema de encaixe do tipo botão, sem parafuso. Este Lunch Learning tem como objetivo apresentar os resultados positivos desta intervenção em pacientes desdentados totais com mandíbula atrófica baseados em estudos clínicos pareados e randomizados realizados na Universidade Federal de Pelotas. Com foco em evidências clínicas serão discutidos desenhos de estudos clínicos utilizados para a caracterização da adoção segura deste sistema de retenção para OM, na modalidade de carregamento convencional e imediato quanto: i) previsibilidade em curto e médio prazo; ii) melhoria da função mastigatória e qualidade de vida de acordo com o quadro de atrofia óssea mandibular, morfologia facial, idade e tempo de edentulismo; e iii) possíveis intercorrências e manutenções protéticas que geram impacto significativo nos custos clínicos deste tratamento.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL22 - ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL: SERÁ QUE ESTAMOS SABENDO NOS COMUNICAR?

Ministradora: Fernanda de Morais Ferreira - UFMG

RESUMO: Recentemente, a OMS posicionou a alfabetização em saúde como uma das três estratégias fundamentais para alcançar desenvolvimento sustentável e equidade em saúde. Alfabetismo em Saúde (AS) é o grau em que os indivíduos podem obter, processar, entender e comunicar informações relacionadas à saúde necessárias para tomar decisões adequadas. Como um campo de pesquisa, uma abordagem viável para melhorar os resultados em saúde e uma importante área de ação política, a alfabetização em saúde vem experimentando uma considerável evolução desde sua introdução. Nos últimos 20 anos, houve uma proliferação de estudos que forneceram definições, modelos conceituais, ferramentas de medição, descreveram sua prevalência populacional e sua relação com desfechos de saúde. Estas pesquisas vêm produzindo evidências de que o baixo nível de AS, e no caso específico da odontologia de Alfabetismo em Saúde Bucal (ASB), é um desafio de saúde pública em todas as partes do mundo, pois pessoas com baixo AS podem não ser capazes de autogerenciar sua saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas por meio da modificação de fatores de risco relacionadas ao estilo de vida. Baixos níveis de ASB têm sido associados a dificuldade de entender as instruções de saúde bucal ou a importância dos procedimentos odontológicos preventivos. Por outro lado, um aumento de ASB está associado a uma melhor comunicação paciente-dentista, que pode contribuir para diminuir a ansiedade dentária e, portanto, para uma maior probabilidade de busca por tratamento odontológico. O objetivo deste Lunch & Learning será apresentar o estado da arte referente ao ASB e discutir os desafios enfrentados neste campo de estudo, assim como suas potencialidades.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL23 - REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS

Ministradora: Alessandra Reis - UEPG

RESUMO: O objetivo deste Lunch & Learning é apresentar os passos básicos envolvidos no desenvolvimento de uma revisão sistemática com ou sem meta-análise e também discutir as críticas que geralmente são apresentadas a este tipo de metodologia. A professora também estará disponível para aconselhamento em algum tipo de dúvida que os participantes possam ter na respectiva metodologia.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL24 - TERAPIAS PRÓ-MICROBIANAS NO MANEJO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS E PERI-IMPLANTARES: EVIDÊNCIAS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O USO DE PREBIÓTICOS, PROBIÓTICOS E PREDADORES BACTERIANOS

Ministrador: Michel Reis Messora - FORP/USP

RESUMO: O surgimento mundial de resistência a agentes antibacterianos é um problema crescente que torna urgente a necessidade de novos tratamentos antimicrobianos para combater infecções bacterianas Neste contexto, novas estratégias de combate a infeções devem ser investigadas, como a bacterioterapia. Esta terapia caracteriza-se pelo uso de bactérias inofensivas para deslocar organismos patogênicos sem promover o desenvolvimento de resistências bacterianas. Essa contemporânea estratégia terapêutica está alinhada com os novos conceitos envolvendo microbioma bucal e etiopatogenia das doenças periodontais e peri-implantares, ou seja, conceitos que consideram essenciais a existência de inflamação e microbiota simbióticas como sinônimo de saúde bucal.

O objetivo desta sessão será demonstrar os impactos decorrentes da utilização de probióticos e prebióticos na prevenção e tratamento das doenças periodontais e peri-implantares. Serão abordados os princípios da bacterioterapia alicerçados nos conceitos envolvendo manipulação direta da microbiota bucal e modulação da resposta imuno-inflamatória do hospedeiro. Os resultados de estudos pré-clínicos e clínicos realizados por nosso grupo serão apresentados, bem como será também discutido o estado da arte atual da literatura científica neste campo e as futuras perspectivas de aplicações terapêuticas. Resultados inéditos decorrentes do uso in vivo de predadores biológicos em modelos de periodontite experimental serão também discutidos.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL25 - INTERAÇÕES ENTRE OS MATERIAIS RESTAURADORES E BIOFILME ORAL

Ministradora: Carmem Pfeifer - OHSU (USA)

RESUMO: Os materiais para restaurações diretas apresentaram desenvolvimento significante nos últimos anos em relação à propriedades mecânicas e estéticas. No entanto, desafios ainda existem, e estão principalmente relacionados à formação de cáries secundárias, seja em consequência da tensão de polimerização e formação de gaps na interface, seja em função da degradação do material e do substrato na interface. Um fator importante neste contexto é a interação entre os materiais restauradores e o biofilme oral. Durante esta atividade serão discutidas estratégias para melhorar o entendimento desta interação, bem como alternativas comerciais e experimentais para materiais com potencial antimicrobiano.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL26 - DESCOMPLICANDO A BIOESTATÍSTICA: CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO TESTE ESTATÍSTICO EM ESTUDOS LABORATORIAIS

Ministrador: Martinho Campolina Rebello Horta - PUC/MG

RESUMO: A escolha do teste estatístico está baseada em uma sequência de raciocínio que envolve a avaliação dos seguintes critérios: tipo de inferência; tipo de variável; número de grupos; relação de independência ou dependência entre as amostras. Nesta atividade abordaremos os critérios para a escolha do teste estatístico, utilizando exemplos práticos do dia a dia do pesquisador, com ênfase em estudos laboratoriais. 


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL27 - IDENTIFICANDO AS ORIGENS DE FRATURAS EM PRÓTESES CERÂMICAS

Ministrador: Paulo Francisco Cesar - FOUSP

RESUMO: O objetivo desta atividade será discutir, com base em evidências científicas, como identificar as origens que são os pontos de iniciação de falhas em próteses dentárias totalmente cerâmicas. A discussão deverá permitir que, ao final da atividade, os participantes sejam capazes de reconhecer como os defeitos presentes nos materiais cerâmicos podem ser gerados: na indústria, pelo clínico, no laboratório de prótese ou pelo paciente. Os principais tipos defeitos encontrados em cerâmicas dentárias serão abordados: poros, riscos, trincas, inclusões e aglomerados. Os conceitos de análise fractográfica também serão explorados.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL28 - DIAGNÓSTICO DE DESGASTE DENTÁRIO EROSIVO: DESAFIOS PARA O CLÍNICO

Ministradora: Ana Carolina Magalhães - FOB/USP

RESUMO: O desgaste dentário erosivo (DDE) é uma condição bucal que pode acometer um grupo de dentes, a qual é causada por ácidos não microbianos associados a desafios mecânicos como abrasão. O primeiro relato de sua ocorrência foi registrado em 1945, porém atenção a esta condição bucal se tornou evidente a partir dos anos 2000, o que se deve em parte à redução da prevalência de lesões cariosas e ao aumento da ocorrência desta lesão (DDE) e também pela melhoria na formação do cirurgião-dentista em relação ao diagnóstico precoce. De acordo com revisões sistemáticas, a prevalência do DDE é em torno de 30-50% na dentição decídua e 20-45% na dentição permanente jovem, podendo afetar negativamente a qualidade de vida da população especialmente em casos de lesões severas em dentina. O consumo de alimentos ácidos aumenta entre 1,16-2,24 vezes a razão de chance de ocorrência do DDE, enquanto a presença de desordem alimentar com vômito pode aumentar em 19,6 vezes a sua ocorrência. Algumas características da superfície dentária podem auxiliar a execução do diagnóstico precoce como a ausência de periquimácias, alterações na translucidez do esmalte, a presença de borda de esmalte intacta na região cervical e de “cuppings” na superfície oclusal. Para um correto diagnóstico sobre o fator prevalente no DDE (químico x mecânico) é importante associar as características clínicas (como localização e número de dentes acometidos) com a anamnese. Existem vários índices na literatura que podem ajudar a determinar a severidade das lesões, a sua prevalência em estudos populacionais e possibilitar o acompanhamento do paciente. Dentre eles, destaca-se o BEWE (Basic Erosive Wear Examination), que será aplicado neste Lunch & learning, durante a apresentação de casos clínicos para a discussão, associando-o à determinação do tratamento reabilitador, que só deverá ser realizado nos casos patológicos. Diante às dificuldades no diagnóstico precoce do DDE e na determinação de sua severidade, discussões como esta são extremamente válidas para melhorar o preparo do profissional no manejo desta condição clínica.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL29 - TOMADA DE DECISÃO NA PRÁTICA ENDODÔNTICA USANDO O e-Vol DX

Ministrador: Carlos Estrela - UFG

RESUMO: O sucesso do tratamento endodôntico deve sempre ser o principal objetivo em todas as situações clínicas, evitando-se dentro do possível a perda do dente. O entendimento dos fatores de riscos associados aos fracassos alerta para a importância terapêutica. A lógica é reverter o quadro de doença presente, o que demanda intervenção para neutralizar a agressão e romper biofilme bacteriano presente no complexo anatômico. As características de sucesso do tratamento (ausência de dor, regressão de periodontite apical (PA), espaço do canal radicular e coronário completamente obturado, e dente em função) devem ser avaliadas ao longo do tempo. Nos casos de dúvida, entre sucesso ou fracasso, a correta localização ou detecção da periodontite apical pode ser feita por tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). A possibilidade de uma navegação pela imagem da TCFC com o emprego de um novo software (e-Vol DX) pode caracterizar a realidade diferente de uma estrutura multidimensional, auxiliando com informação precisa sobre a presença, ausência ou regressão da periodontite apical, reabsorção radicular, fratura radicular, perfuração radicular, dentre outras complexas condições clínicas.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00

LL30 - ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA E CONFIRMATÓRIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

Ministradora: Cristiane Baccin Bendo - UFMG

RESUMO: O desenvolvimento de um questionário tem muitas vezes o objetivo de mensurar um constructo, como por exemplo qualidade de vida ou autopercepção de saúde bucal. Para isso, o questionário é composto por itens, que são as variáveis observáveis, que em conjunto mensuram o constructo (variável latente). Neste processo, é fundamental definir a dimensionalidade de um constructo, ou seja, quantos fatores compõem este constructo (ou quantos domínios compõem um determinado questionário), e quais itens fazem parte de cada fator. A Análise Fatorial é um método estatístico que permite que sejam definidas as variáveis latentes (não observáveis) a partir de variáveis observáveis. A Análise Fatorial Exploratória (AFE) é considerada uma análise “data driven”, sendo útil na definição da estrutura de um conjunto de variáveis baseada nos dados coletados, assumindo-se que cada fator pode afetar cada uma das variáveis observáveis presentes no questionário. Desta forma, a AFE nos fornecendo a melhor estrutura fatorial para o questionário, tanto na definição do número de domínios que irão compor este questionário, quanto quais itens compõe determinado domínio. Enquanto isso, a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) é “theory driven”, permitindo aos pesquisadores testar uma determinada estrutura fatorial de acordo com uma hipótese determinada a priori, especificando o número de fatores e o efeito de cada variável latente nas variáveis observáveis que o compõe. As Análises Fatoriais não são apenas utilizadas no desenvolvimento de questionários, sendo também extremante úteis no processo de adaptação e validação de questionários para outra cultura e idioma. Neste Lunch & Learning serão abordados os conceitos básicos da Análise Fatorial, bem como serão discutidas as diferenças e aplicações da AFE e AFC. Também serão discutidas noções básicas para a realização e interpretação das análises.


Horário: 11:45 - 13:00
Valor: 110,00


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