RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2959 Resumo encontrados. Mostrando de 681 a 690


PN0452 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 23

Influência do gel de ascorbato de sódio sobre a resistência adesiva de um adesivo universal em esmalte clareado
Mendonça RP, Ornellas GD, Correa LSA, Batista HS, Marins SS, Gonçalves SEP, Calazans FS, Barceleiro MO
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou in vitro a capacidade do gel de ascorbato de sódio 40% (AS) em reverter o efeito deletério de clareadores à base de peróxido de hidrogênio (PH) na resistência adesiva imediata de um adesivo universal em esmalte tratado de forma convencional ou autocondicionante. Trinta dentes bovinos foram clareados com PH a 40% e então divididos em 6 grupos (n=5): RIA e RI (Restaurados Imediatamente com e sem Ácido); RTA e RT (Restaurados Tardiamente após 7 dias com e sem Ácido); e RASA e RAS (Restaurados Imediatamente após 40 min de AS, com e sem Ácido). Houve ainda dois grupos controle com restaurações realizadas sem clareamento prévio, com (CA) e sem condicionamento ácido (C). O sistema restaurador utilizado foi o Single Bond Universal (3M) e resina composta Z350XT flow (3M). As unidades foram armazenadas em estufa 37ºC por 24h, e submetidas ao ensaio mecânico de microcisalhamento. Os resultados foram tratados estatisticamente por ANOVA, Holm e Bonferroni (p<0,05), demonstrando que os grupos com AS não mostraram diferença estatística significativa quando comparados aos grupos controle e aos restaurados tardiamente, com valores de resistência adesiva superiores aos grupos restaurados imediatamente sem AS. Todas as fraturas observadas foram do tipo adesiva.
A aplicação de gel de ascorbato de sódio a 40% por 40 minutos é capaz de reverter a ação do oxigênio residual após o clareamento, permitindo restaurações adesivas em esmalte imediatamente após o clareamento em consultório.
PN0453 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 23

Influência da aplicação sônica de diferentes tipos de resinas compostas usadas para reforço radicular em raízes enfraquecidas
Taques LV, Chidoski-Filho JC, Jitumori RT, Bittencourt BF, Gomes JC, Gomes GM
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência do tipo e modo de aplicação da resina composta usado para reforço radicular na adesão do pino de fibra de vidro em canais radiculares enfraquecidos. Foram selecionados 72 dentes permanentes unirradiculares que tiveram suas coroas removidas e raízes tratadas endodonticamente. As raízes foram divididas em 6 grupos (n=12): grupo controle positivo (canais sem alargamento), grupo controle negativo (canais com alargamento sem reforço), e nos grupos seguintes, os canais foram alargados para receber reforço radicular, de acordo com: tipo de resina composta (bulk-fill ou convencional) e aplicação sônica (ativa/passiva). Após a cimentação do pino de fibra de vidro, seis fatias foram obtidas para cada raiz (terço cervical, médio e apical), onde uma fatia de cada terço foi selecionada aleatoriamente para teste de resistência de união e as outras três fatias selecionadas para a avaliação da microdureza e avaliação de gap interfacial em microscopia eletrônica de varredura. Ambos os testes submetidos a ANOVA de dois fatores e teste de Tukey (α = 0.05). O reforço radicular com aplicação sônica teve a resistência de união superior comparado com a aplicação passiva. O modo de aplicação não apresentou diferença significativa na microdureza. A aplicação sônica de ambas as resinas reduziu a formação de gap.
O uso da aplicação sônica deve ser escolhido para reforço radicular de raízes enfraquecidas com canal radicular alargado. O uso de resina composta bulk fill com aplicação passiva é a opção selecionada quando não é possível o uso de aplicação sônica.
(Apoio: CAPES)
PN0454 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 23

Avaliação das propriedades mecânicas de resinas compostas de diferentes viscosidades
Xavier GMB, Fonseca AH, Ribeiro MES, Almeida AS, Sano IS, Alves EB, Silva CM, Araújo JLN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro avaliou a microdureza Knoop (KHN), resistência flexural (RF) e rugosidade superficial (Ra) da resina composta convencional Filtek Z350XT-3M/ESPE (G1-Z350) e das resinas do tipo bulk fill Filtek Bulk Fill One-3M/ESPE (G2-FBF) e Filtek Bulk Fill Flow-3M/ESPE (G3-FBFF). Foram confeccionados 90 corpos de prova (n=10) com auxílio de matriz circular bipartida (5x2mm), para KHN e Ra, e retangular (12x2x2mm) para RF. As resinas foram inseridas em incremento único, fotoativadas por 20s/1200mW/cm2 (Bluephase-Ivoclar/Vivadent) e armazenadas em estufa a 37°C por 48h. Para a KHN foram realizadas três endentações nos corpos de prova com carga de 100Kgf por 20 segundos, a Ra foi avaliada por meio de três medições com cut off de 0,25mm e para a RF foi utilizada uma carga de 500Kgf e velocidade de 0,5mm/min. A diferença entre os grupos foi determinada por ANOVA (α=0,05) e teste post hoc de Tukey. Foram observadas diferenças estatísticas significativas nos grupos G1-FBF e G2-FBFF e entre G2-FBFF e G3-Z350 (p<0,01), para KHN. Para a RF houve diferença significativa entre todos os grupos analisados (p<0,01) e, para Ra nenhuma diferença foi detectada (p=0,2968).
As propriedades mecânicas das resinas compostas podem se distinguir frente à diferentes composições e viscosidades, exceto no que se refere a propriedade de rugosidade superficial
PN0455 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 23

Efeito da pigmentação na resistência a flexão e rasgamento de um silicone nacional para próteses faciais
Magdalena CMAP, Liu PL, Silva-Lovato CH
Materiais Dentários e Próteses - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da pigmentação na resistência a flexão e rasgamento de um silicone nacional (2420 - DimClay) para próteses faciais. Para confecção dos espécimes o silicone foi pesado em balança de precisão, espatulado a vácuo por 120 segundos, levado a panela pneumática por 15 min e polimerizado em estufa por 60 min a 100ºC. Durante a confecção, eles receberam pigmentação intrínseca (G1; n=15), pigmentação intrínseca e extrínseca (G2, n=15) ou foram obtidos incolor (GI; n=15). Para o ensaio de resistência a tração (RT) foram confeccionados espécimes em forma de halter (Norma ISO 37) e para o de rasgamento (RR), em forma de "calça" (Norma ISO 34-1). Os ensaios foram realizados em máquina de ensaios mecânicos empregando velocidade de 500mm/min para RT e taxa de deformação de 100mm/min para RR. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA (p0,05). Para o ensaio de tração, houve diferença entre os grupos (p=0,00), sendo o GI e G1 semelhantes entre si e o G2 com menor valor. Para a resistência ao rasgamento não houve diferença entre os grupos (p=0,09).
Conclui-se que apesar da pigmentação intrínseca + extrínseca ter resultado em menor resistência a tração, os valores são clinicamente aceitáveis. Entretanto, são necessários estudos que avaliem esse material por um maior período e frente a outros fatores que possam influenciar sua estabilidade.
PN0456 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

Padrão de condicionamento, microdureza e resistência de união aos substratos dentais com ácidos glicólico e ferúlico
Darzes FM, França FMG, Amaral FLB, Turssi CP, Basting RT
Clinica Odontologica - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o padrão de condicionamento, microdureza de superfície e resistência de união ao esmalte (E) e dentina (D) imediata e após 12 meses submetidos ao tratamento com ácidos fosfórico (F), glicólico (G) e ferúlico (Fe). E e D foram tratados com F, G e Fe para avaliação por microscopia eletrônica de varredura da superfície (1000 x) e da interface adesiva (2000 x). Microdureza de superfície (Knoop) foi avaliada antes e após o condicionamento, comparando-se a resistência de união (RU) por microtração ao se empregar adesivo (Adper Single Bond). ANOVA e o teste de Tukey mostraram redução da microdureza para todos os ácidos e substratos (p<0,0001); percentual de redução foi significativamente maior para E tratado com F (59,9%) e G (65,1%) do que para o Fe (16,5%) (p<0,0001), e maior para D que recebeu F (38,3%) do que para G (27,8%) e Fe (21,9%) (p<0,0001). F e G levaram à desmineralização homogênea de E e promoveram abertura dos túbulos dentinários; Fe não desmineralizou a superfície do E e removeu parcialmente a smear layer. A interface adesiva em E com uso de F e G mostrou embricamento do adesivo nos espaços interprismáticos. Fe apresentou tags inexistentes.RU em ambos os tempos e substratos foi menor com Fe (p=0,0003/ E; p=0,0011/ D; Kruskal Wallis e Dunn). Para E e D, houve menor RU ao se utilizar F e G no tempo de 12 meses em (p<0,05).
O ácido glicólico apresentou padrão de condicionamento e microdureza semelhantes ao fosfórico.O Ácido ferúlico não foi efetivo para condicionar e promover resistência de união satisfatória aos substratos dentais.
PN0457 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

Efeito do número de aplicações na longevidade do clareamento em consultório e autopercepção dos pacientes: ensaio clínico randomizado
Santos ME, Dantas RVF, Sarmento HR, Meireles SS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a influência do número de aplicações do peróxido de hidrogênio a 37,5% (37,5PH) na longevidade do clareamento de consultório e autopercepção dos pacientes. Quarenta indivíduos foram randomizados (n = 20) de acordo com o número de aplicações do gel clareador: duas (37,5PH2) ou três aplicações (37,5PH3) de 8 minutos/ sessão, sendo realizadas três sessões. O registro da cor (ΔE*ab, ΔE00 e ΔWID) foi realizado por espectrofotômetro no baseline, 1 semana (1s), 6 (6m) e 12 meses (12m) após o tratamento. Foi aplicado um questionário para avaliação da autopercepção estética dos pacientes no baseline, 1s e 12m. Os dados foram analisados pelos testes t-pareado e Friedman (α= 0,05). Ambos os grupos resultaram no clareamento efetivo após 1s (p< 0,05) e não foram observadas diferenças entre eles para nenhum parâmetro de cor ou período avaliado (p> 0,5). Após 6m, observou-se regressão da cor para ambos os grupos (p< 0,05). Após 12m, um aumento da regressão da cor pôde ser observado para ambos grupos em relação a ΔE00 (p< 0,05) e ∆WID (p< 0,003) para 37,5PH3 quando comparados à avaliação de 6m. No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos para ∆E*ab, ∆E00 ou ∆WID (p> 0,5). Após 12m, indivíduos de ambos os grupos relataram estar satisfeitos com a aparência dentária.
Concluiu-se que não houve diferença na estabilidade de cor do clareamento realizado com duas ou três aplicações de 37,5PH após 12m. A regressão da cor foi observada para ambos os grupos quando comparados a 1s e os dois protocolos melhoraram a autopercepção dos pacientes após 1s e manteve-se após 12m.
PN0458 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

Um novo composto termoviscoso bulk-fill em restauração de lesões cervicais não cariosas: acompanhamento de 6 meses
Bernardi LG, Favoreto MW, Carneiro TS, Matos TP, Bandéca MC, Reis A, Loguercio AD, Gomes JC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado duplo-cego, boca dividida, tem como objetivo comparar o desempenho clínico de 6 meses de uma nova resina composta termoviscoso bulk-fill (BULK - VisCalor bulk, Voco) em relação a uma resina composta convencional (CONV - Admire Fusion, Voco) em lesões cervicais não cariosas (LCNCs). Foram realizadas 120 restaurações com duas estratégias restauradoras (n = 60): CONV e BULK. Foi realizado isolamento relativo com fio retrator e aplicado adesivo universal na estratégia condicionamento seletivo do esmalte. Para o grupo CONV o material restaurador foi colocado em um dispensador manual e inserido em incrementos de 2 mm. Para o grupo BULK foi realizado o aquecimento a 68° C por 3 min, o material restaurador foi colocado em um dispensador manual e inserido em um único incremento. As restaurações foram avaliadas após 6 meses de acordo com os critérios do FDI: retenção/fratura, adaptação marginal, coloração marginal, combinação de cores, sensibilidade pós-operatória, recorrência de cárie e retenção de biofilme. Duas restaurações foram perdidas/fraturadas, ambas do grupo CONV. As taxas de retenção de 6 meses (intervalo de confiança de 95%) foram 100% para o grupo BULK e 97% (89% -99%) para o grupo CONV, sem diferença estatística entre os grupos (p> 0,05). Dezoito restaurações apresentaram pequenos defeitos de adaptação marginais e todas foram consideradas clinicamente aceitáveis.
A nova resina composta termoviscosa bulk-fill mostrou resultados promissores após 6 meses de avaliação clínica quando aplicado em LCNCs.
(Apoio: CAPES)
PN0459 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

Influência da emissão de luz em diferentes comprimentos de onda nas propriedades mecânicas de resinas compostas
Almeida AS, Xavier GMB, Sano IS, Bentes AGS, Santos CD, Alves EB, Silva CM, Araújo JLN
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro avaliou a microdureza Knoop (KHN) e rugosidade superficial (Ra) de resinas compostas frente a utilização de diferentes unidades de fotoativação. Foram confeccionados 90 corpos de prova (n=10) com matriz circular bipartida (5x2mm), das resinas Filtek Z350XT-3M (Z350), Forma-Ultradent (F) e IPS Empress Direct-Ivoclar/Vivadent (IPS), divididas em grupos de acordo com a unidade fotoativadora: Z350-BP, F-BP e IPS-BP (Bluephase-Ivoclar/Vivadent,20s/1200mW/cm2); Z350-V, F-V e IPS-V (Valo-Utradent,24s/1000mW/cm2); Z350-DC, F-DC e IPS-DC (Elipar Deep Cure-3M,16s/1470mW/cm2). Os espécimes foram armazenados em estufa a 37ºC, por 48 horas. Para a KHN realizou-se três endentações nos corpos de prova com carga de 100Kgf por 20 segundos e para Ra três medições com cut off de 0,25mm. Os dados foram analisados por ANOVA 2-fatores (resina e unidade de fotoativação) e Tukey(α=0,05). Foi observada interação significativa entre as variáveis analisadas para a KHN (p=0,005) e para Ra (p=0,004). O tipo de resina composta denotou diferença significativa tanto para a KHN (p<0,001) quanto para a Ra (p=0,002), porém o tipo de unidade de fotoativação teve maior relevância na KHN (p=0,037).
As propriedades mecânicas das resinas compostas podem sofrer influência mediante a utilização de unidades de fotoativação com diferentes comprimentos de onda.
PN0460 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

Agentes biomodificadores de colágeno em dimetilsulfóxido influenciam as propriedades adesivas da dentina erosionada
Araujo LCR, Wendlinger M, Brito GMAP, Moreira PHA, Reis A, Loguercio AD, Siqueira FSF, Cardenas AFM
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito do DMSO associado a agentes reticuladores de colágeno na resistência de união (μTBS) e nanoinfiltração (NL) de sistemas adesivos universais em dentina erosionada. 112 molares foram erosionados e divididos em 16 grupos: (1) Tratamento: Controle (DE); Primer de DMSO (DE + DMSO); Primer com 6,5% de proantocianidina (DE + DMSO-PA), Primer com 0,1% de riboflavina (DE + DMSO-RI); (2) Sistemas adesivos: iBond Universal e Scotchbond Universal; e (3) estratégia adesiva: etch-and-rinse ou self-etch. Após restauração, as amostras foram seccionadas em palitos e testadas para μTBS e NL. Os dados de μTBS (MPa) e NL (%) foram analisados (ANOVA de 3 fatores e teste de Tukey; α = 5%). A aplicação do DMSO aumentou os valores de μTBS (p = 0,003) com diminuição significativa da NL (p = 0,03) quando comparado a DE para os adesivos e as estratégias adesivas. Associando o DMSO a agentes reticuladores, não ocorreu diferença nos valores de NL (p> 0,05). No entanto, foi observado um aumento dos valores de μTBS foi observado quando o DMSO foi associado aos agentes reticuladoes (DE + DMSO-PA ou DE + DMSO-PRI) em comparação DE + DMSO (p = 0,003).
A aplicação do DMSO associado a agente reticulador de colágeno contribuiu para o aumento da μTBS na dentina erosionada, ao mesmo tempo em que reduz significativamente a NL nesse substrato.
PN0461 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 23

O pré-condicionamento com EDTA melhora as propriedades adesiva do esmalte fluorotico?
Muniz LP, Loguercio AD, Soares CJ, Wendlinger M, Cardenas AFM, Reis A, Moreira PHA, Siqueira FSF
Pós Graduação - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo:Avaliar o efeito do condicionamento com EDTA na resistência de união ao esmalte (SBS) e grau de conversão (GC) da interface adesiva no esmalte fluorótico. Material e método: Cento e vinte molares humanos (60 sem fluorose- TFI 0 e 60 com fluorose- TFI 4) foram seccionados em quatro partes (bucal, lingual, mesial e distal) e divididos em 24 grupos de acordo com: (1) Tipo de esmalte (esmalte sadio e esmalte fluorótico); (2) sistema adesivo (Clearfil Universal Bond, Futurabond U, IBond Universal e Scotchbond Universal); (3). Condicionamento da superfície: etch-and-rinse (ER), self-etch (SE) e EDTA aplicado ativamente por 30s. Após a preparo dos espécimes de acordo com os grupos experimentais, foram realizados os testes de RU e GC da interface adesiva. Os valores de RU e GC foram submetidos a ANOVA três-fatores e pós-teste de Tukey (5%). Resultados: Valores de SBS foram estatisticamente maiores para o esmalte sadio (p=0,001) quando comparada ao esmalte fluorótico exceto quando o condicionamento com EDTA foi aplicado antes do sistema adesivo SBU. Para todos os adesivos universais, o uso do EDTA foi tão eficaz quanto o ER em esmalte sadio e fluorótico (p= 0,001), sem comprometer o DC (p>0,05).
Conclusão: O condicionamento com EDTA pode ser considerado uma alternativa de condicionamento para obter uma adequada adesão em esmalte fluorótico sem comprometer o GC.