RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2959 Resumo encontrados. Mostrando de 701 a 710


PN0473 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Eficácia de restaurações de classe ii utilizando base de resina Bulk-Fill versus cimento de ionômero de vidro: ensaio clínico randomizado
Guimarães AS, Silveira RE, Barnabé W, Barata TJE, Silva JDS, Corrêa-Faria P, Lopes LG
Ppgo - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo se propôs avaliar comparativamente a eficácia de bases intermediárias em restaurações de cavidades classe II, por meio de três técnicas restauradoras: G1= cavidades restauradas completamente com resina Z350XT (3M ESPE), sem base intermediária; G2= cavidades restauradas com base prévia de resina bulk-fil flow (3M ESPE); G3= cavidades restauradas com base prévia de cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) (Vitrebond, 3M ESPE). As restaurações do G2 e G3 foram finalizadas com resina Z350XT (3M ESPE). Trata-se de um ensaio clínico prospectivo controlado randomizado duplo cego. Os 35 participantes atenderam os critérios da pesquisa tiveram os dentes restaurados alocados em três grupos (n=35).As restaurações foram avaliadas utilizando os critérios Fédération Dentaire Internationale, no baseline (7 dias) (T0), 6 meses (T1) e 12 meses (T2). Critérios avaliados: descoloração marginal; fratura e retenção; adaptação marginal; sensibilidade pós-operatória e vitalidade pulpar; e cárie recorrente. Nível de significância de 5%. Houve mudança significativa nos resultados da avaliação das restaurações do G3, em relação ao parâmetro descoloração marginal, ao se comparar T0 e T1, e T0 e T2 (p<0,01). Para o critério adaptação marginal, houve diferença significativa entre T0 e T2 para o G3 (p=0,02).
Após o período de um ano G1 e G2 mostraram desempenho clínico similar para todos os parâmetros avaliados. Para G3 os resultados mostraram influência negativa do tempo na eficácia das restaurações para os parâmetros descoloração e adaptação marginal.
PN0474 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Avaliac¸a~o da autopercepc¸a~o da este´tica denta´ria e seu impacto na qualidade de vida e bem-estar psicossocial
Paulart MM, Rosa RV, Saab RC, Scariot R, Gonzaga CC, Correr GM
Dentística - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a autopercepção da estética dentária e seu impacto no bem-estar psicossocial de adultos jovens. Foram selecionados 119 indivíduos de ambos os gêneros, com dentes anterossuperiores e inferiores hígidos com ausência de restaurações diretas ou indiretas, lascas ou fraturas, sem patologias periodontais, diastemas ou apinhamento ou histórico de tratamento ortodôntico ou trauma. Para avaliação da autopercepção da estética dentária, os voluntários utilizaram uma escala visual analógica (EVA) atribuindo uma nota de 0 a 10 (0 - pior estética possível a 10 - melhor estética). Após, os voluntários responderam os questionários sobre o impacto da estética oral na qualidade de vida (Oral Aesthetic Subjective Impact Scale, OASIS) e no bem-estar psicossocial (PIDAQ). Os dados foram submetidos a análise estatística (testes U de Mann-Whiteney e Kruskal-Wallis (α=0,05). Pode-se observar que a maioria dos voluntários atribuiu nota considerada alta com relação a autopercepção da estética dentária tanto pela escala EVA quanto no questionário OASIS, não observando diferença significativa entre a autopercepção da estética dentária e os dados demográficos (gênero, idade, raça e peso corporal). Houve associação significativa (p<0,05) entre impacto na qualidade de vida (PIDAQ) e EVA dentário e entre PIDAQ e OASIS, para os domínios D2-impacto social, D3-impacto psicológico e D4-aspectos estéticos.
Conclui-se que a autopercepção da estética dentária gerou impacto no seu bem-estar psicossocial e na sua qualidade de vida dessa população.
PN0475 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Avaliação da resistência de união e do padrão de fratura após a utilização do Monobond Etch & Prime em cerâmica a base de dissilicato de lítio
Costa LR, Madeira GF, Namorato KSC, Massahud MLB, Antunes ANG, Seraidarian PI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os diferentes métodos de tratamento de superfície em relação aos valores de resistência ao cisalhamento. Foram utilizados blocos sinterizados de cerâmica a base de dissilicato de lítio, onde foram cimentados discos de resina composta. Foram formados 5 grupos G1 ácido fluorídrico 5% + RelyX Ceramic Primer + Single Bond Universal + RelyX Ultimate; G2 Monobond Etch & Prime (MEP) + Single Bond Universal + RelyX Ultimate; G3 óxido de alumínio 50 µm + RelyX Ceramic Primer + Single Bond Universal + RelyX Ultimate; G4 óxido de alumínio 50 µm + ácido fluorídrico a 5% + RelyX Ceramic Prime + Single Bond Universal + RelyX Ultimate; G5 óxido de alumínio 50 µm + MEP + Single Bond Universal + RelyX Ultimate. As amostras foram fotopolimerizadas 40s na potência de 1200 mW/cm² e armazenadas em água destilada por 24hs em temperatura ambiente. Após esse período, foi realizado o ensaio de resistência ao cisalhamento em máquina de ensaio universal com célula de carga de 500 N. A velocidade constante foi de 1,0 mm/min até o deslocamento do disco de cimentação. As superfícies foram analisadas sob microscopia óptica para a caracterização das superfícies fraturadas. Após a análise estatística, os resultados demonstraram que não houve diferença estatística entre os grupos 1 e 2, 3 e 5. Houve diferença estatisticamente significante entre o grupo 1 e 4 e do grupo 4 em relação ao grupo 5 (p<0.05). A falha do tipo adesiva foi predominante em todos os grupos.
Pode-se concluir que o MEP pode ser utilizado como forma de tratamento das superfícies cerâmicas à base de dissilicato de lítio.
PN0476 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Efeito da severidade e presença de restauração de lesão cervical não cariosa no comportamento biomecânico e previsibilidade de falha
Peres TS, Mesquita CM, Raposo LHA, Soares PV, Soares CJ, Machado AC
Dentística e Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar, utilizando o método de elementos finitos (MEF), o efeito da severidade da lesão cervical não cariosa (LCNC) e presença de restauração em resina composta no comportamento biomecânico e na previsibilidade de falha da estrutura dental. A partir de um incisivo central superior, foram gerados, em software CAD, modelo hígido e quatro modelos com LCNC de diferentes níveis de profundidades (0,5, 1,0, 1,5 e 2,0 mm); e os respectivos modelos restaurados com resina composta. Os modelos receberam três tipos de carregamento (100 N): carregamento em 45º com a superfície do terço médio palatino (TMP); carregamento em 45º com a superfície do terço incisal palatino (TIP); e carregamento axial na borda incisal (I). Os dados de Tensão Máxima Principal (MPa), Tensão Mínima Principal (MPa) e Fadiga Mecânica (ciclos) foram obtidos. Os critérios de Tensão Máxima Principal e Tensão Mínima Principal mostraram maior concentração de tensão nos modelos com LCNC não restaurada quando associada ao tipo de carregamento TIP, seguido pelo TMP, com previsibilidade de sobrevida menor a 240.000 ciclos (1 ano de atividade clínica) para esmalte (modelo hígido) e dentina (modelos com LCNC). Os modelos restaurados com resina composta demonstraram padrão homogêneo de distribuição de tensão semelhante ao observado ao modelo hígido.
A presença de LCNC promoveu alta concentração de tensão na estrutura cervical dentária, sendo esta progressivamente agravada com a profundidade da lesão. A restauração da cavidade com resina composta se mostrou eficaz na redução do acumulo de tensão das LCNCs.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG  |  UFU  |  CNPq)
PN0477 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Efeito da terapia fotodinâmica sobre a resistência de união e a penetrabilidade dentinária de diferentes protocolos de cimentação de pinos
Nogueira CHP, Alencar CM, Gelio MB, Zaniboni JF, Manzoli TM, Kuga MC, Saad JRC
Ciências Odontológicas - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os efeitos de três protocolos de remoção do azul de metileno (AM) (solução salina (SS), Hipoclorito de sódio 2,5% (HS) ou agitado com irrigação ultrassônica passiva (IUP) na resistência de união e formação de tags de dentina usando sistema de cimentação convencional com adesivos de condicionamento e enxágue (RelyX ARC e Scotchbond Multipurpose (ARC)) ou universal (Relyx Ultimate e Scotchbond Universal (ULT)). Sessenta caninos humanos foram tratados endodonticamente e preparados para pino. O espaço foi preenchido com AM e irradiado com laser de diodo. Os dentes foram alocados (n = 10): G1 (SS-ARC); G2 (HS-ARC); G3 (IUP-ARC); G4 (SS-ULT); G5 (HS-ULT); e G6 (IUP-ULT). Após a cimentação dos pinos, as raízes foram seccionadas e analisadas usando microscopia confocal a laser para avaliação da formação de tags. Os espécimes foram submetidos a resistência de união push out. Os dados obtidos foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey com nível de significância de 5% (p = 0,05). Nos terços cervical e médio, o G1 apresentou maior formação de tags. No terço apical, G1, G2 e G3 foram semelhantes entre si e maior que G4, G5 e G6 (p<0.05). Para o teste push out, nos terços cervical e médio, o G4 apresentou a maior resistência de união quando comparado aos demais grupos (p<0.05). Por outro lado, G2 e G3 demonstraram os menores valores (p<0.05). No terço apical, G1, G4, G5 e G6 apresentaram valores superiores aos demais protocolos (p<0.05)
Portanto, a remoção do azul de metileno com hipoclorito de sódio, afeta negativamente a resistência de união e a formação de tags do espaço para pino
(Apoio: CNPq  N° 132486/2020-2)
PN0478 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Hidrogel à base de quitosana para tratamento de artrites da articulação temporomandibular
Lima FS, Melo WGG, Braga MFR, Vieira EG, Argolo-Neto NM, Silva-Filho EC, Fialho ACV
Biomateriais e Biologia Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Introdução: A osteoartrite é uma doença articular crônica que se caracteriza pela degeneração da cartilagem articular e alterações estruturais na cartilagem e osso subcondral. As vias de tratamento tradicionais trazem uma variedade de efeitos colaterais e alívios sintomáticos de curto prazo. Os polissacarídeos ou biopolímeros têm sido investigados e utilizados por suas aplicações clínicas e biomédicas associadas à sua biodegradabilidade, compatibilidade e funcionalidade. O estudo teve como objetivo produzir um hidrogel à base de quitosana para viabilizar futuras aplicações no tratamento de degenerações articulares. Metodologia: Produção do biohidrogel. Caracterização: Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (IFTR) e análise termogravimétrica (TGA). Teste in vitro: Ensaio com brometo de 3-(4,5-dimetil-2-tiazolil)-2,5-difenil-2H-tetrazólio (MTT). Resultados: A composição final do biomaterial foi de Gelana Kelcogel® (58%), quitosana (22,3%), hidroxiapatita dopada com cério (10,7%) e colágeno bovino (9%), o material revelou aspecto físico gelatinoso, possível de ser injetado. A composição do biomaterial foi comprovada nos testes de IFTR e TGA, que também forneceu a temperatura máxima suportada. No ensaio MTT, apesar da redução em relação ao grupo controle, a viabilidade celular permaneceu próxima de 90%.
Conclusão: Nos testes IFTR e TGA, foi comprovada a composição e características do material. O hidrogel não apresentou comportamento citotóxico para células e tem potencial para ser utilizado de forma terapêutica.
(Apoio: CNPq)
PN0479 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Caracterização de resinas compostas contemporâneas: da convencional, bulk fill á autoadesiva
Peña CLD, Suárez CEC, Cardoso GC, Isolan CP, Lauer FM, Moraes RR, Münchow EA, Silva AF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar as propriedades físicas e biológicas de diferentes resinas tipo flow e sua capacidade de união à dentina. As resinas compostas flow testadas foram: duas autoadesivas (Y-flow, SA_YF; e Dyad Flow, SA_DF); uma bulk fill (Filtek, Bulk fill FBFF); e uma convencional usada como controle (Opallis Flow, OF). A resistência de união ao cisalhamento (RU) à dentina bovina (n=20) foi avaliada as 24 h e 6 meses. Os materiais também foram caracterizados quanto a grau de conversão (n=3), densidade de ligações cruzadas (n=3), ângulo de contato (n=3), estabilidade de cor (n=3) e viabilidade celular do acordo à ISO 10993-5: 2009 (n = 6). Os dados foram analisados mediante uma análise de variância de com teste post hoc de Tukey (α = 0,05). Às 24 horas, os valores de RU foram maiores para os espécimes do grupo controle (p≤0.003). Contudo, foram semelhantes entre os grupos após 6 meses. Somente a SA_YF aumentou a RU ao longo do tempo. A falha adesiva foi o padrão mais frequente em ambos intervalos de tempo. O grau de conversão aumentou na seguinte ordem: SA_YF (28,6% ± 1,4) A composição química parece ser um fator influente no comportamento físico-mecânico e biológico dos materiais testados.
(Apoio: FAPERGS  N° 19/2551-0001639-5)
PN0480 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 25

Avaliação da microdureza Knoop e módulo de elasticidade de resina composta polimerizada com diferentes unidades fotoativadoras de LED
Barbosa GM, Oliveira AA, Costa PVM, Silva JDS, Almeida LM, Veríssimo C
Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar microdureza knoop e módulo de elasticidade de uma resina composta polimerizada com diferentes unidades fotoativadoras de LED. 50 corpos de prova da resina composta Filtek Z350 XT- A2E (4 mm x 2 mm) foram produzidos e cada grupo (n=10) polimerizado por uma das 5 unidades fotoativadoras testadas, sendo três sem certificação pela ANVISA e INMETRO, Dental Wireless (E1), Li A180 (E2) e Lyang Ya (E3), e duas com certificação, Valo Cordless (VL), Elipar Deep-Cure L (EL). As amostras foram armazenadas por 24 horas em estufa seca e escura a 37ºC e, em seguida, foram embutidas em cano PVC com resina epóxi. As amostras foram polidas com lixas d'água de granulação 600, 1200 e 2000 por 10 min. O teste de microdureza Knoop foi feito com 5 endentações no topo de cada amostra. As diagonais maiores e menores foram usadas para determinar microdureza e módulo de elasticidade. Os dados foram submetidos aos testes de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade, Levene, ANOVA one-way e Tukey HSD (α=0,05). VL apresentou o maior valor de microdureza (76,63) e E1, o menor valor (67,10); não houve diferença estatisticamente significante entre E2 e E3 (p=0,920). VL (16,16) e E2 (15,98) apresentaram os maiores valores de módulo de elasticidade e não apresentaram diferença estatística significante (p=0,052); não houve diferença estatisticamente significante entre EL e E2 (p=0,951) e entre E3 e E1 (p=0,590). As menores médias de módulo de elasticidade foram E1 e E3.
Os valores de microdureza knoop e módulo de elasticidade foram influenciados pelo tipo de unidade fotoativadora de LED.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)
PN0481 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 25

Prevalência de lesões cervicais não cariosas relacionadas á má oclusão em alunos da faculdade de odontologia da Universidade Federal do Pará
Sano IS, Ribeiro AO, Xavier GMB, Almeida AS, Silva CM, Alves EB, Araújo JLN
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As lesões cervicais não cariosas (LCNC) são caracterizadas pela perda de estrutura dentária sem a participação de microorganismos. Considerando que uma das possíveis etiologias das LCNCs é a má oclusão, torna-se importante a compreensão da relação entre a prevalência destas lesões e os aspectos oclusais. Esse estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de LCNC relacionadas a má oclusão em alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Foi realizado anamnese e exame clínico com auxílio de espelho odontológico e sondas periodontal e exploradora para diagnostico da presença, localização, forma e gravidade da lesão, assim como qualquer tipo de instabilidade oclusal em 39 discentes selecionados. Aspectos oclusais foram avaliados para determinar a presença ou não de características de má oclusão, como presença de contatos oclusais excêntricos, protrusão e lateralidade através de fita de demarcação de contatos oclusais. Os dados obtidos foram tabulados no programo Microsoft Excel (Versão PT/2016) para análise das frequências. A partir dos resultados observou-se prevalência de LCNC em 69,2% dos pacientes, sendo encontrado interferências oclusais em 44% lado de balanceio e 66,7% em protrusão. Além disso, 66,8% dos dentes com lesão possuíam desequilíbrio nos contatos em MIH.
Concluiu-se então, que a ocorrência de LCNC está associada a diversos fatores e pode ter relação com contatos oclusais desfavoráveis.
PN0484 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 25

Influência do sistema de cimentação e da espessura dos laminados cerâmicos de zircônia ultratranslúcida na estabilidade de cor
Zanchin AN, Basting RT, Turssi CP, Amaral FLB, França FMG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi verificar a estabilidade de cor de laminados cerâmicos de Zircônia Ultratranslúcida (Katana UTML, A2 Kuraray Noritake Dental Inc.) associados a diferentes sistemas de cimentação (foto ativado e dual sem amina). Foram obtidos 40 fragmentos (5x5x3mm) da face vestibular de dentes bovinos e laminados (5X5mm) com espessuras de 0,7mm (n=20) e 1,0mm (n=20). A superfície dos laminados foi asperizada com jateamento de óxido de alumínio (50 μm) e cimentados com cimento resinoso dual sem amina (n=10 - Panavia V5 Kuraray, Noritake) ou fotoativado (n=10 RelyX Veneer 3M/ESPE). Após a cimentação, realizou-se a ciclagem térmica (10.000 a 5° e 55°C). A avaliação de cor foi realizada antes e após ciclagem térmica com espectrofotômetro. Para avaliar os valores de L, a e b, foram empregadas ANOVA a três critérios para medidas repetidas e teste de Tukey. Para CIEDE2000 utilizou-se a ANOVA a dois critérios ao nível de significância de 5%. Observou-se que o cimento resinoso fotoativado apresentou aumento significativo dos valores do parâmetro L após ciclagem térmica e foi maior do que o cimento dual. Após a ciclagem térmica ocorreu diminuição dos valores dos parâmetros a e aumento do b independente dos cimentos ou espessuras avaliadas. Para os dados de CIEDE não houve diferença entre os cimentos ou espessuras dos laminados.
Conclui-se que o fator ciclagem térmica influenciou nos valores de L, a e b. O cimento fotoativado apresentou-se mais claro que o cimento dual sem amina, porém não houveram efeitos das espessuras dos laminados sobre a avaliação da cor.