Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2369 Resumo encontrados. Mostrando de 2361 a 2369


TCC006 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Alterações pulpares causadas pela radiação ionizante: uma revisão de literatura
Czornobay LFM, Dotto MEP, Duque TM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum no mundo e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes afetados. A radioterapia é um dos possíveis tratamentos de escolha para essa patologia. No entanto, apresenta uma série de efeitos colaterais. A polpa dental é um tecido conjuntivo frouxo altamente especializado, vascularizado e inervado. Também apresenta células tronco totipotentes e frequentemente está dentro do campo de radiação durante o tratamento. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito das alterações pulpares que podem ocorrer após o contato com a radiação ionizante. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2004 a 2019 nas bases de dados Pubmed, MedLine, Lilacs e Science direct, utilizando as palavras-chave "pulp", "root canal", "radiotherapy" e "radiation". Foram encontrados 210 trabalhos e dez artigos foram incluídos na revisão com base nos critérios de elegibilidade. Os critérios de inclusão foram: estudos em animais e seres humanos que foram publicados nos últimos quinze anos. Os critérios de exclusão foram artigos que não estivessem redigidos em inglês ou português e que não estivessem disponíveis para leitura completa.
Apesar da escassez de estudos mais específicos, ficou evidente que as células pulpares são modificadas após radioterapia. Todavia, este parece ser um evento transitório. Assim, sugere-se que a morfologia celular, condutibilidade sanguínea e o potencial de reparo pulpar não é afetada a longo prazo pela radiação devido a presença de células tronco.
TCC007 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Fatores de influência nos desfechos da avulsão dentária - revisão de literatura e relatos de casos clínicos
Costa VC, Mesquita GC, Almeida GA, Soares CJ, Soares PBF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avulsão dentária é uma lesão grave com prognóstico dependente de fatores do paciente e manejo do dente avulsionado. O objetivo deste estudo foi investigar fatores de influência no desfecho de avulsão e demonstrar protocolos de tratamento por meio de relatos de casos. Foram avaliados artigos entre 2008 e 2018. Quanto mais jovem o paciente, a substituição é mais rápida, com reabsorções inflamatórias progridem devido à rápida taxa de renovação óssea e aos túbulos dentinários amplos. A permanência por 15 min seco é associada a aumento da reabsorção. O leite é descrito como meio de armazenamento mais acessível e eficaz. Lesões no dente avulsionado podem facilitar o fluxo de bactérias contribuído para reabsorção. Antibióticos sistêmicos não podem impedir ou interromper reabsorção inflamatória, mas podem melhorar a condição geral do paciente. O hidróxido de cálcio é indicado para evitar reabsorção de reposição, mas não por mais de 20 dias, caso contrário pode ocorrer reabsorção inflamatória. Contenções semirrígidas são recomendadas por até 14 dias quando não há fratura óssea. Características imunológicas influenciam a ocorrência de reabsorção. Os 3 casos de reabsorção, 1 adulto e 2 crianças, todos dentes mantidos em meios de armazenamento não ideais até 1 hora.
Quanto mais jovem o paciente, a anquilose se torna mais impactante no desenvolvimento maxilar. Reabsorção radicular pode ocorrer em casos de reimplante. Pais e profissionais devem ter expectativas realistas em relação aos casos de reimplante em pacientes mais jovens.
(Apoio: CAPES  N° 001)
TCC011 - TCC Revisão de Literatura
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Transtorno dismórfico corporal: a importância do conhecimento por profissionais na área de harmonização orofacial
Borba CS, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno que acomete a percepção que um indivíduo tem com seu próprio corpo. E, a partir de uma percepção errada, o indivíduo passa a ter uma preocupação exorbitante com determinada parte do seu corpo em que ele acredita ter um defeito. Diante disto, esses pacientes buscam tratamentos estéticos, o que reflete na incidência de 6% a 12 % de pacientes portadores de TDC em tratamento estético. Considerando a alta prevalência do TDC, em pacientes dermatológicos e clínicas de cirurgia plástica, e que os tratamentos cosméticos raramente melhoram seus sintomas, a revisão da incidência, prevalência, evolução e tratamento do TDC foi proposto. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos obtidos nas bases de dados Scielo, Bireme, Pubmed (Medline) e Google Acadêmico referentes aos anos de 1990 até 2019 na língua portuguesa e inglesa. Diante dos resultados obtidos fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC.
É de fundamental importância que o profissional da área estética e médica tenham conhecimento e seja treinado para identificar os pacientes que tenham queixas que sinalizem a presença do TDC, pois estão em uma posição estratégica para reconhecer os sintomas dos pacientes e conduzi-los ao tratamento apropriado. O encaminhamento desses pacientes para o psiquiatra é delicado, visto que, pacientes com TDC possuem o senso crítico prejudicado, e não reconhecem que sua visão pode estar distorcida e que as queixas com a aparência podem estar relacionadas com um transtorno psiquiátrico. Os profissionais da área estética e médica devem adquirir a consciência de que os procedimentos estéticos não são capazes de diminuir os sintomas do TDC, bem como diminuição dos níveis de insatisfação desses pacientes, o que faz desses pacientes não elegíveis para o tratamento estético, sendo fundamental o encaminhamento para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico e posterior acompanhamento. Diante do exposto, fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC e também ao treinamento dos profissionais que atuam na área de estética e médica para o diagnóstico e encaminhamento desses pacientes.
TCC019 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Facetas cerâmicas com preparo e sem preparo: revisão de literatura
Poliseli NT, Pereira RP, Silva SB
Ccs - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A longevidade dos casos reabilitados com facetas cerâmicas está associada ao conceito conservador de mínimo desgaste e, a alta taxa de sucesso clínico, por sua vez, está diretamente relacionada a adesão ao substrato dental, sobretudo ao esmalte, o que fundamenta a necessidade de se preservar essa estrutura. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre preparo dental para facetas cerâmicas. Para o levantamento dos dados foram feitas buscas nas principais bases de dados como Pubmed, LILACS, Scielo e Google Acadêmico entre os anos 2010 a 2019. As palavras-chave referentes ao escopo da pesquisa foram: facetas dentárias, facetas cerâmicas, laminados dentários. Foram selecionados 30 artigos. Os estudos apontaram que a utilização de facetas cerâmicas é uma alternativa eficaz e segura para reabilitação estética e que a ocorrência de fraturas pode ser minimizada atentando-se para a espessura homogênea da cerâmica e do compósito cimentante, além de adequado protocolo clínico, mantendo sempre que possível o preparo ou as margens em esmalte. O planejamento sem preparo deve ser cautelosamente indicado, pois não cabe a generalização, devendo-se, sempre que possível, buscar o preparo mínimo, preservando a estrutura dental.
Conclui-se que tratamentos com facetas cerâmicas devem ser os mais conservadores possíveis visando sempre a preservação da estrutura biológica. No entanto, é imprescindível que haja um conhecimento aprofundado sobre a técnica reabilitadora, os tipos de preparos, bem como suas indicações e suas limitações.
TCC020 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Influência do adesivo autocondicionante no desempenho de restaurações em dentes com cárie relacionada à radiação
Wanghon ZML, Pereira RP, Grando LJ, Camargo AR, Lisboa ML, Gondo R
Odt - Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie relacionada à radiação apresenta comportamento biológico atípico e agressivo, com danos na microdureza e mineralização dos tecidos dentais duros, sendo considerada um dos efeitos adversos tardios da radioterapia. Falhas adesivas são frequentes em restaurações realizadas após a radioterapia. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o desempenho de adesivos autocondicionantes em procedimentos restauradores de dentes com cárie relacionada à radiação. A busca de artigos foi realizada no site PubMed, com as palavras-chave: "Radiotherapy"; "Adhesive"; "Composite Resins". Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2009-2019, estudos laboratoriais, revisões literárias e sistemática. Foram selecionados 5 artigos. Estudos apontaram que os adesivos autocondicionantes quando aplicados em dentes irradiados apresentam o mesmo desempenho de dentes não irradiados, fato este que pode estar associado à forte ligação entre os monômeros funcionais do material com os íons cálcio da hidroxiapatita dental, o que favorece uma maior coesão da resina infiltrada após a polimerização e melhor resistência durante a hidrólise. Ainda, as resinas compostas permaneceram estáveis por seu alto potencial adesivo, sua capacidade de vedação, suas propriedades ópticas e sua insolubilidade.
Concluiu-se que os adesivos autocondicionantes apresentam um bom desempenho em restaurações de dentes acometidos por cárie relacionada à radiação. Todavia, mais pesquisas são necessárias neste campo.
TCC026 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Técnicas para acelerar o processo de consolidação de enxertos ósseos
Silva JCC, Ferrairo BM, Stuani VT, Cardoso MV, Manfredi GGP, Ferreira R
Centro de Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - CAMPUS DE JACAREZINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As técnicas regenerativas são uma das opções mais utilizadas para o tratamento de defeitos ósseos ao redor de dentes/implantes e de rebordos ósseos atróficos. Dependendo do grau de severidade do defeito o organismo não é capaz de se regenerar, sendo necessário o uso de enxertos ósseos em bloco ou particulados, associados ou não com membranas. Para ter neoformação óssea são necessários eventos como a angiogênese e migração/proliferação de células ósseas no local. Com intenção de acelerar este processo de regeneração, algumas técnicas foram desenvolvidas, como: perfuração do leito receptor; aplicação de laser de baixa potência; utilização de fatores de crescimento e o uso de agentes desmineralizantes nas superfícies ósseas. Sendo assim, o propósito desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e Cochrane, com a finalidade de elaborar uma revisão sobre as diferentes técnicas usadas para acelerar a consolidação do enxerto ósseo ao leito receptor. Foi verificado que as técnicas possuem um grande potencial para promover a migração e proliferação celular, e a técnica de perfuração do leito receptor propicia, também, a irrigação sanguínea do enxerto.
Embora com vantagens promissoras em estudos in vitro e pré-clínicos, são poucos os ensaios clínicos randomizados em humanos a respeito dessas técnicas, portanto, são necessários mais estudos para assegurar o potencial dos procedimentos e estabelecer protocolos clínicos.
TCC027 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Alterações Periodontais em Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico
Andrade BN, Vidal PPP, Galhardi MPW
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As alterações periodontais em pacientes que possuem Lúpus Eritematoso Sistêmico ainda são pouco esclarecidas, e por muitas vezes, controversas. Avaliar como essas alterações aparecem em uma pessoa portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico é necessário. Verificar a relação e comportamento da Doença Periodontal (DP) e do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) quando presentes em um mesmo organismo e como o tratamento delas podem influenciar a remissão ou não, tanto do LES quanto da DP. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a possibilidade de existir uma relação entre a DP e o LES. Foram pesquisados artigos de 1990 a 2018 nas bases de dados PubMed e Med Line e google acadêmico utilizando palavras chaves como doenças periodontais, lúpus eritematoso sistêmico, periodontite.
A doença periodontal é uma doença de caráter inflamatório, que sofre influência de agentes infecciosos, assim como o LES. Considerando todo o estudo feito acerca deste trabalho, pode-se dizer, que é possível existir uma associação entre a DP e o LES. Porém, necessita-se que os estudos sobre essa relação sejam mais aprofundados, para melhor entendimento dos mecanismos imunológicos dessas duas patogenias em um mesmo paciente. Devido ao paciente portador de lúpus utilizar uma carga muito grande de corticoides e imunoterápicos, além de antimaláricos, ainda não se sabe, se o tratamento da doença periodontal realmente influenciaria a remissão do LES nos pacientes. São necessários mais estudos longitudinais para investigar essa vertente.
TCC028 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Penetração bacteriana em membranas utilizadas na regeneração tecidual guiada: uma revisão integrativa
Gil ACK, Schuldt Filho G, Schuldt DPV, Coelho BS, Figueiredo DR, Almeida J
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa, se as membranas empregadas nos procedimentos de regeneração tecidual guiada (RTG) são permeáveis às bactérias. A busca da literatura foi conduzida usando as seguintes bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs). Foram usados os seguintes descritores e suas combinações: [guided tissue regeneration*] OR [guided bone regeneration*] OR [absorbable membrane*] OR [nonabsorbable membrane*] AND [bacteria*] OR [microrganisms*]. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 8 artigos foram analisados de acordo com o objetivo proposto. Diferentes tipos de membranas foram estudados, como e-PTFE, d-PTFE, colágeno, fibra glicólida, ácido poliglicólico e ácido polilático. A penetração de diversas espécies bacterianas, com destaque para P. gingivalis, S. mutans, A. actinomycetemcomitans, F. nucleatum e S. oralis, foi avaliada por meio de microscopia eletrônica de varredura, análise histológica ou contagem de unidades formadoras de colônias, em períodos que variaram entre 2 horas e 4 semanas. Membranas incorporadas com antimicrobianos demonstraram um retardo na penetração bacteriana. No entanto, a maioria das membranas mostrou-se permeável às bactérias.
A presente revisão identificou 8 estudos, nos quais a maioria das membranas reabsorvíveis e não-reabsorvíveis utilizadas em RTG permitiram a penetração bacteriana.
TCC030 - TCC Revisão de Literatura
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Conflitos na relação entre Cirurgiões-dentistas e operadoras de Odontologia suplementar
Feitosa LBL, Santos RMC
CENTRO UNIVERSITARIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de analisar os conflitos na relação entre as operadoras de planos de saúde e os cirurgiões-dentistas quanto à autonomia, remuneração e satisfação com os serviços. Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir das bases de dados Lilacs, Scielo e Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO). Foram utilizadas as palavras-chave "saúde suplementar" e "assistência odontológica" e selecionados os artigos publicados nos últimos 10 anos, com textos completos disponíveis para o acesso. Os resultados evidenciaram que o sistema de saúde suplementar se desenvolveu no Brasil ao longo de trinta anos sem interferência governamental, culminando em um crescimento alarmante, desordenado e desregulado, influenciado pelo excesso de oferta de cirurgiões-dentistas no mercado liberal e redução do desembolso direto pelos pacientes. Nesse contexto, os profissionais passaram a se associar aos planos de saúde numa tentativa de se reposicionar no mercado de trabalho mas tem se deparado com mecanismos nas relações de trabalho que interferem o seu plano de tratamento, limitam seu trabalho ao tratamento menos oneroso e utilizam tabelas de preços desatualizadas para pagamento dos procedimentos clínicos, levando a uma percepção negativa e a um descontentamento destes em relação à atuação das operadoras.
Concluiu-se que o crescimento do sistema de saúde suplementar afetou a prática odontológica e que medidas de controle e supervisão são necessárias para corrigir assimetrias nas relações corporativas e evitar condições precárias da profissão.