Siga-nos nas redes sociais:

Carta da Presidente sobre a 37ª Reunião Anual Virtual


Estimado(a) associado(a),

Espero que você e sua família estejam bem!

O ano de 2020, indubitavelmente, nos trouxe novos desafios e enfrentamentos, testando nossa resiliência e requerendo tolerância e compreensão.

Enquanto vários eventos nacionais e internacionais decidiram por seu cancelamento, a SBPqO optou por reafirmar a importância do debate científico na área da Odontologia e assumiu o grande desafio de organizar nossa 37ª Reunião Anual na modalidade remota.

Em março, instituímos um Comitê de Crise que, semanalmente, tem se reunido para acompanhar a tendência epidemiológica da COVID-19. Ao mesmo tempo, em conjunto com os Conselhos Diretor e Consultor, foram construídas duas estratégias para a realização da Reunião na modalidade presencial e remota.

Contudo, em 24 de junho, o Governador do Estado de São Paulo definiu que eventos presenciais estão proibidos para o segundo semestre de 2020. Portanto, no dia seguinte a esta determinação, a SBPqO anunciou que a nossa Reunião ocorreria na modalidade remota. Esta definição só foi possível por já estarmos trabalhando com ambos cenários em mente. Assim, a SBPqO se viu forçada a atender uma determinação do Governo de São Paulo tornada pública ao final do mês de junho.

Para garantirmos a qualidade de nossa Reunião, depois de consultarmos cinco diferentes empresas especializadas em congressos online, contratamos aquela que julgamos ser a melhor plataforma de eventos online. Tivemos, inclusive, duas empresas que mencionaram não possuir a infraestrutura necessária para atender às especificidades do nosso evento. No momento está sendo customizada uma plataforma virtual que supra todas as necessidades do nosso evento, tais como as avaliações simultâneas dos trabalhos nas suas diferentes modalidades e a realização de cursos e simpósios.

Outro ponto importante da nossa Reunião e que talvez passe desapercebido por muitos, é a realização da Assembleia. Este momento deve cumprir os rigorosos preceitos estabelecidos por lei e que, se realizados inadequadamente, comprometeriam a manutenção legal da nossa Sociedade. Essencial destacar aqui também que esta plataforma virtual deve ainda resguardar a segurança dos sócios protegendo dados pessoais relevantes.

Além de garantir uma transmissão ao vivo com estrutura de internet dedicada e com back-up, outros aspectos foram cuidadosamente planejados desde detalhes que vão da filmagem à edição dos diferentes cursos e simpósios nacionais e internacionais, o controle de presença dos participantes para emissão de certificados, não só de apresentação de trabalhos como também de participação nos cursos. E mais, para que tudo isso aconteça com qualidade e segurança, é necessário o acompanhamento por uma equipe técnica especializada em tempo integral.

Teremos 30 salas com atividades simultâneas, nas quais os cerca de 3.000 trabalhos selecionados serão apresentados por nossa comunidade científica e avaliados por experientes pesquisadores, mantendo o rico debate de ideias. Ofereceremos ainda 35 cursos e simpósios desenvolvidos por palestrantes nacionais e internacionais sobre temas atuais e relevantes para a nossa Área. E, em todas essas atividades, nossos associados poderão transitar virtualmente, tanto de forma síncrona com uma interação ao vivo, como de forma assíncrona, pois as palestras ficarão gravadas.

Entretanto, é importante ressaltar que, para realizar uma reunião nesses moldes e com a qualidade que nossos associados merecem, há um custo financeiro. Neste novo cenário, há uma significativa mudança nas rubricas, que deixam de ser custos presenciais como aluguel de espaço, coffee-break, dentre outros, e passam a figurar os custos para realizar um evento remoto, tais como desenvolvimento de plataforma virtual especializada, rede de wi-fi exclusiva de alta performance (especialmente para upload) para garantir a continuidade das atividades, técnicos de informática e mídia digital, auditórios para transmissão de atividades, dentre outros. Definitivamente, um evento do porte da SBPqO não conseguiria acontecer da mesma forma que uma live de 60 minutos em um Instagram ou uma palestra na Plataforma Zoom na modalidade gratuita para 100 participantes com duração de 40 minutos. E, mesmo para essas atividades mais simples e hoje cotidianas, há custo quando se consideram os elementos necessários para sua realização.

Por compreendermos o momento que todos nós estamos vivenciando e pensando, única e exclusivamente, em nossos membros, a SBPqO tomou duas decisões:

  • absorver parte desses custos ao reduzir em cerca de 40% os valores inicialmente projetados para 2020,
  • assumir os encargos financeiros ao permitir que, excepcionalmente, o valor de inscrição possa ser parcelado em até duas vezes sem juros no cartão de crédito.

Sentimentos de suspeição, prejuízo e desvalorização não coadunam com o esforço diuturno que a SBPqO tem feito ao assumir este enorme desafio. Esses sentimentos se alinhariam melhor com a palavra desistência, o que não reflete nosso respeito e compromisso com a nossa comunidade científica.

Venho finalizar afirmando que, frente a todas as restrições e incertezas que estamos vivenciando, este é, sobretudo, um momento de união! Posto que dissidências, disputas e incompreensões tornarão este nosso período ainda mais solitário, angustiante e doloroso. E, contando com a sua reflexão e compreensão, gostaríamos de ter você conosco este ano! Todo o esforço que estamos investindo para o sucesso de nossa Reunião só será compensado com a presença de nossa comunidade científica.

Com apreço, despeço-me, desejando saúde e harmonia.

Meu abraço cordial,
Isabela Pordeus