Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2367 Resumo encontrados. Mostrando de 141 a 150


AO0144 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Efeitos do treinamento físico sobre a micromorfologia alveolar de ratos submetidos a periodontite induzida: análise microtomográfica
Ferreira RO, Souza-Monteiro D, Lima RR
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando a patogênese da doença periodontal, os hábitos de saúde são integrantes do processo de manutenção da saúde do periodonto. Estudos reportam que a prática de exercício físico regular pode contribuir para a redução da prevalência da doença periodontal. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de um protocolo de treinamento físico de moderada intensidade na micromorfologia óssea alveolar de ratos submetidos a indução de periodontite por ligadura. Quarenta ratos machos foram divididos em quatro grupos, considerando a presença/ausência de indução de periodontite e presença/ausência de treinamento. O protocolo de treinamento foi realizado em esteira, 30 min/dia, 5 dias por semana, por 4 semanas. Nos grupos com indução por ligadura com/sem treinamento, foram posicionadas ligaduras nos primeiros molares inferiores no 14º dia de experimento, sendo acompanhadas até o fim do protocolo. Findado o treinamento, os ratos foram eutanasiados e as mandíbulas coletadas para avaliação microtomográfica da espessura trabecular, número de trabéculas, perda óssea alveolar, espaço trabecular e proporção volume ósseo/volume trabecular. A análise estatística considerou o teste ANOVA duas vias. Nossos resultados mostram que o treinamento físico durante 4 semanas foi capaz de minimizar o dano a microestrutura óssea e a perda óssea alveolar quando comparado ao grupo periodontite não submetido ao treinamento físico.
O treinamento físico de moderada intensidade foi capaz de minimizar o dano ósseo alveolar em modelo de periodontite induzida por ligadura.
AO0145 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Exposição ao fluoreto de sódio durante gestação e lactação promove alterações bioquímicas e comportamentais no cerebelo da prole
Aragão WAB, Ferreira MKM, Bittencourt LO, Lopes GO, Dionizio A, Buzalaf MAR, Lima RR
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O fluoreto de sódio (NaF) é um composto adicionado à água de abastecimento para prevenção de cárie dentária, porém seus efeitos após administração prolongada podem causar alterações no sistema nervoso central. Dessa forma, este estudo investigou os efeitos do NaF sobre o comportamento motor e na bioquímica oxidativa do cerebelo da prole. Ratas Wistar foram divididas em grupo controle (água destilada) e em grupos com doses de áreas de fluoretação artificial (10mg/L) e de áreas de fluorose endêmica (50mg/L). O período de exposição consistiu em 21 dias de gestação e 21 dias de lactação. Após isso, foram realizados os testes comportamentais do campo aberto e plano inclinado para avaliar a capacidade motora e equilíbrio. Após a eutanásia, os cerebelos foram avaliados nos parâmetros bioquímicos de peroxidação lipídica (LPO) e capacidade antioxidante contra radicais peroxil (ACAP). Foi utilizado o teste ANOVA de uma via com nível α 0,05. O teste do campo aberto mostrou uma redução da distância total percorrida (10 mg/L: p=0,0002; 50mg/L: p<0,0001) e da distância percorrida no centro (10 mg/L: p=0,0227; 50mg/L: p=0,0050). O teste do plano inclinado mostrou uma redução do ângulo de queda (10 mg/L: p=0,0167; 50mg/L: p<0,0001) e do tempo de queda (10 mg/L: p=0,0081; 50mg/L: p<0,0001). Ademais, houve um aumento da LPO (10 mg/L: p=0,0003; 50mg/L: p=0,0018) e redução da ACAP (10 mg/L: p=0,0019; 50mg/L: p<0,0001).
A exposição ao NaF durante a gestação e lactação promove estresse oxidativo no cerebelo da prole contribuindo para alterações na função motora e no equilíbrio.
AO0146 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Análise microtomográfica da utilização de membranas de células-tronco e da fotobiomodulação no reparo da fratura de côndilo em ratos
Cavalcanti SCSXB, Pedroni ACF, Marques MM, Luz JGC
Cirurgia, Prótese e Traumatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O reparo da fratura de côndilo (FC) com desvio ocorre por formação de calo ósseo e reorganização da articulação temporomandibular (ATM). Uma intervenção cirúrgica, associada à terapia celular por células-tronco e à fotobiomodulação (PBMT), poderia ser aplicada para melhorar o desfecho do reparo. O objetivo foi avaliar por microtomografia computadorizada (MicroCT) o efeito da utilização de membranas celulares (CS-Cell Sheet) de células-tronco da polpa dentária humana, associada ou não à PBMT no reparo da FC em ratos. O estudo teve 2 etapas: in vitro (obtenção das CSs) e in vivo (modelo experimental de FC). 72 ratos Wistar, machos, adultos foram divididos em 4 grupos. GI: Controle (FC); GII: FC+PBMT; GIII: FC+CS e GIV: FC+CS+PBMT. A PBMT foi realizada com laser infravermelho (808 nm, 40 mW, 0,028 cm2, 1,42 W/cm2, 3 s, 5 J/cm2 e 0,14 J) imediatamente, 48 e 96 horas após a cirurgia. Em 15, 30 e 90 dias de pós-operatório (n=6) os animais foram anestesiados, eutanasiados e o crânio submetido a MicroCT. O peso dos animais foi documentado. Das imagens foram coletados o volume ósseo total e relativo, o número, espessura, separação e conectividade entre trabéculas e o índice de estrutura de modelo. Os dados foram submetidos à ANOVA e Tukey (α = 0,05). Os animais recuperaram peso, exceto em GIII que em 90 dias apresentavam assimetria facial. A área de neoformação óssea observada foi maior no GIII principalmente no período de 15 dias (p < 0,01).
Células-tronco aumentam a neoformação e aceleram o reparo ósseo na FC dificultando a reorganização das estruturas da ATM causando assimetria facial
(Apoio: FAPESP  N° 2018/04403-6)
AO0147 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Efeito da diacereína no tratamento da doença periodontal induzida em molares de ratos
Silva RCL, Sasso Cerri E, Cerri PS
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi proposto avaliar se a diacereína, um inibidor de interleucina-1 (IL-1), interfere no processo inflamatório na mucosa gengival em molares de ratos com periodontite (P). 54 ratos foram distribuídos em 3 grupos (n = 18/grupo). A P foi induzida com ligadura no 1º molar superior durante 7 dias. Após a remoção da ligadura, os ratos receberam diariamente 100 mg/kg de peso corpóreo de diacereína (GPD) ou solução fisiológica (GPS) por gavagem durante 7, 15 e 30 dias. No grupo controle (GC; n = 18), os animais não receberam tratamento. Após 24 horas do término do tratamento, as maxilas foram processadas para inclusão em parafina. A densidade de volume de células inflamatórias (VvCI), distâncias da junção cemento-esmalte ao epitélio juncional (JCE-EJ) e da JCE à crista do processo alveolar (JCE-PA) foram medidas nos cortes corados com HE. O número de células imunopositivas à IL-1β e à metaloproteinase da matriz-8 (MMP-8) foi computado. Os dados foram submetidos ao two-way ANOVA e pós-teste de Tukey (p ≤ 0,05). Em todos os períodos, diferenças significantes nas distâncias de JCE-EJ e JCE-PA não foram detectadas entre GPD e GPS, mas nestes grupos as distâncias foram significantemente maiores em comparação ao GC. Na mucosa gengival, a VvCI, o número de células IL-1β- e MMP-8-imunopositivas foram significantemente menores no GPD em comparação ao GPS, em todos os períodos.
Portanto, a diacereína exerceu uma ação inibitória sobre a IL-1β, promovendo uma redução no infiltrado inflamatório e na imunoexpressão de MMP-8, apresentando um efeito benéfico na regressão da doença periodontal.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/11757-9)
AO0148 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Efeito do antagonismo do receptor Cistenil Leucotrieno-1 sobre o processo de reparo ósseo alveolar em camundongos
Carmo-Ribeiro KHA, Biguetti CC, Parra da Silva RB, Oliva AH, Simionato GB, Duarte MAH, Matsumoto MA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os leucotrienos são conhecidos por sua atuação inflamatória, mas também possuem um efeito importante sobre diferenciação e ativação de osteoclastos. O objetivo do presente estudo piloto é analisar o efeito do antagonismo do receptor Cistenil Leucotrieno-1 (CisLTR1), por meio do uso de Montelucaste de sódio (MTK), sobre o processo de reparo ósseo alveolar. Para tanto, 20 camundongos machos adultos da linhagem 129Sv, foram submetidos à exodontia do incisivo superior direito e divididos em dois grupos de 10 animais cada: Controle veículo (administrado 20μL SF 0,9% V.O); e MTK (2mg/Kg, diluído em 20μL V.O). O tratamento iniciou-se um dias antes da exodontia continuando até o final dos períodos experimentais de 7 e 21 dias, quando os animais foram eutanasiados para análises microtomográfica e histopatológica dos alvéolos em reparação. Os resultados microtomográficos revelaram maior volume de tecido ósseo (BV/TV%), bem como aumento da espessura de trabéculas (Tb.Th) no grupo MTK em comparação ao controle nos períodos de 7 e 21 dias (p<0,05). Na análise histopatológica por coloração em HE, observou-se resposta inflamatória moderada aos 7 dias em ambos os grupos, com início da formação óssea. Aos 21 dias, ambos os grupos apresentaram alvéolos preenchidos por trabéculas ósseas maduras, canais medulares e áreas de remodelação óssea com presença de osteoclastos evidenciando o turnover ósseo.
Em conclusão, os resultados do presente estudo piloto sugerem que o uso do MTK favoreceu o processo de reparo alveolar após exodontia em camundongos.
(Apoio: FAPs - FAPEAM)
AO0150 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Avaliação das vias aéreas e da qualidade de vida de pacientes com deformidade esquelética classe II submetidos à cirurgia ortognática
Fernandez AM, Haas Junior OL, Velasques BD, Rosa BM, Gil APS, Reolon LZ, Favoreto AXP, Oliveira RB
Ctbmf - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da cirurgia ortognática bimaxilar em pacientes com deformidade esquelética Classe II que relataram queixa respiratória pré-operatória e as repercussões no espaço aéreo faríngeo e na qualidade de vida no período pós-operatório. Estudo de acompanhamento longitudinal com 17 pacientes os quais foram submetidos à cirurgia ortognática de avanço bimaxilar. A avaliação das vias aéreas foi feita através de tomografias computadorizadas de feixe cônico nos períodos pré (T0) e pós-operatório (T1 mínimo 4 meses). A avaliação da qualidade de vida foi realizada através do questionário de qualidade de vida WHOQOL-BREF nos períodos pré (T0) e pós-operatório (T1 - 4 meses). Houve aumento estatisticamente significativo do espaço aéreo faríngeo e da área de maior constrição das vias aéreas. A percepção dos pacientes em relação à respiração e ao sono teve melhora significativa. Ao analisar a qualidade de vida observou-se melhora estatisticamente significativa no conjunto dos domínios do questionário WHOQOL-BREF e em todos os domínios por separado.
A cirurgia ortognática em pacientes com deformidade esquelética Classe II aumenta o espaço aéreo faríngeo, melhora a percepção do paciente em relação à respiração e ao sono e tem um impacto positivo na qualidade de vida, quando comparados os resultados nos períodos pré e pós-operatório. Quando analisados os resultados observamos correlação entre o aumento significativo do volume da orofaringe com melhora na qualidade de vida.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)
AO0151 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Efeito da diabetes mellitus tipo 2 nos processos de proliferação e diferenciação osteoblástica de células-tronco mesenquimais
Weffort D, Pitol-Palin L, Souza ATP, Adolpho LF, Freitas GP, Beloti MM, Okamoto R, Rosa AL
Dctbmf - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) representa até 95% das doenças metabólicas caracterizadas por altas concentrações de glicose sanguínea que interferem negativamente no tecido ósseo. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da DM2 sobre a diferenciação osteoblástica de células-tronco mesenquimais (CTM). DM2 foi induzida em ratos Wistar por dieta de cafeteria e injeção de estreptozotocina (35mg/kg, ip) e a glicemia após 30 dias, quando foram eutanasiados, era 287±90 mg/dL. CTM da medula óssea dos fêmures foram cultivadas em meio osteogênico com o mesmo nível glicêmico dos ratos (DM2-HG) e comparadas com CTM de ratos saudáveis (ND-NG) cultivadas em meio osteogênico normoglicêmico. Foram avaliadas proliferação (n=5) e diferenciação osteoblástica pela atividade de fosfatase alcalina (ALP: n=5), expressão gênica (n=3) de Runx2, Alp e osteocalcina (Oc) e mineralização (n=5). Dados comparados por ANOVA, p≤0,05. A proliferação aumentou de 3 para 7 dias, sem diferença para 10 dias e foi maior nas ND-NG. A atividade de ALP diminuiu de 7 para 10 dias e foi maior nas DM2-HG, a expressão de Runx2, Alp e Oc aumentou com o tempo (3<7<10 dias), mas enquanto Runx2 e Alp foram maiores em DM2-HG, Oc foi maior em ND-NG. A mineralização aumentou de 17 para 21 dias e foi maior em DM2-HG.
Os resultados mostram que CTM de ratos com DM2 cultivadas em condições osteogênicas hiperglicêmicas têm proliferação diminuída, mas diferenciação osteoblástica estimulada, o que sugere que a perda óssea causada pela DM2 não se deve aos seus efeitos sobre a diferenciação de CTM em osteoblastos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/18711-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2017/12622-7)
AO0152 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Eficácia de diferentes sistemas de ativação na redução da microbiota das bactérias pertencentes ao complexo vermelho
Aveiro E, Chiarelli-Neto VM, Soares AJ, Zaia AA, Ferraz CCR, Almeida JFA, Marciano MA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O complexo vermelho é constituído por três bactérias anaeróbias, que são consideradas patógenos periodontais, mas que podem estar presentes em canais infectados, tais como: Porphyromonas gingivalis, Treponema denticola e Tannerella forsythia. Sistemas de ativação foram desenvolvidos com o intuito de otimizar a remoção do conteúdo bacteriano infeccioso dos canais radiculares durante o preparo químico mecânico (PQM). Este estudo avaliou a eficácia de diferentes sistemas de ativação na redução do complexo vermelho. Foram avaliados 24 casos de infecção endodôntica primária sem envolvimento periodontal, preparados com o sistema Reciproc e irrigados com hipoclorito de sódio (NaOCl) a 6% e EDTA a 17%. Amostras foram coletadas antes e após o PQM e divididas em 3 grupos segundo o método de ativação de ambas as soluções: grupo sem ativação (SA, n=8), grupo com ativação reciprocante (AR, n=8) e grupo com ativação ultrassônica (AU, n=8). As amostras foram analisadas através da técnica do Checkerboard. Os escores de concentração das bactérias foram analisados pelos testes não paramétricos de Kruskal Wallis e Dunn para comparações entre os grupos e Wilcoxon para as comparações entre os tempos, com nível de significância de 5%. Todas as bactérias investigadas estavam presentes nas amostras iniciais. Houve uma diminuição significativa das mesmas após o PQM somente no grupo ativado com ultrassom (p<0,05).
Concluiu-se que a ativação ultrassônica do NaOCl 6% e EDTA 17% foi o único sistema capaz de reduzir significativamente a carga microbiana das bactérias do complexo vermelho.
(Apoio: FAPESP  N° 2015/23479-5  |  CNPq  N° 308162/2014-5, 132155/2017-6, 303852/2019-4  |  CAPES  N° 001)
AO0153 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Resposta tecidual de uma medicação intracanal à base de silicato de cálcio (Bio-C Temp) em subcutâneo de ratos
Lopes CS, Delfino MM, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M, Sasso Cerri E, Cerri PS
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a resposta tecidual promovida pela medicação intracanal (MIC) à base de silicato de cálcio, Bio-C Temp (Angelus, Brasil), em comparação ao Calen (SS.White, Brasil). Sessenta tubos de polietileno foram distribuídos nos grupos Bio-C Temp (GBIO), Calen (GCAL) e Controle (GC; tubos vazios) e implantados no subcutâneo de ratos adultos. Após 7, 15, 30 e 60 dias, os implantes foram removidos e processados para inclusão em parafina. Os cortes longitudinais foram corados com HE, picrosirius-red e submetidos as reações imuno-histoquímicas para detecção de interleucina-6 (IL-6) e IL-10. Os dados foram submetidos à ANOVA e teste Tukey (p≤0,05). A espessura das cápsulas adjacentes às MICs foi maior nos animais dos grupos GBIO e GCAL aos 30 dias, com uma redução significante aos 60 dias (p<0,0001). Com o decorrer do tempo, as cápsulas dos grupos GBIO e GC mostraram uma redução significante (p<0,0001) no número de células inflamatórias. Em todos os grupos, houve uma redução significante na imunoexpressão de IL-6 (p<0,0001) concomitante ao aumento no número de células imunopositivas à IL-10 ao longo do tempo. Aos 60 dias, as cápsulas do GBIO mostraram redução no número de células inflamatórias e IL-6-imunopositivas enquanto que o conteúdo de colágeno foi significantemente maior em comparação ao GCAL (p<0,0001).
Conclui-se que os danos teciduais, inicialmente provocados pelo Bio-C Temp, são suprimidos mais rapidamente em comparação àqueles provocados pelo Calen, favorecendo a reparação do tecido conjuntivo.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/16848-2)
AO0154 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Abordagens pedagógicas para avaliação de condutas mediante avulsão dentária com educadores de Pato Branco, Brasil
Lima J, Caldarelli PG, Rocha JS, Tomazinho FSF, Fariniuk LF, Baratto-Filho F, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foram empregadas diferentes abordagens pedagógicas para serem avaliados conhecimentos e ações em resposta à avulsão dentária entre educadores. Com desenho transversal e quanti-qualitativo, participaram 197 professores e 24 coordenadores pedagógicos (CP) das escolas públicas de Pato Branco, Paraná, Brasil. Inicialmente, foi aplicado a todos um questionário sobre o conhecimento da avulsão dentária. Passados 30 dias os professores leram um manual informativo e responderam ao questionário novamente. Os CP foram divididos em (n = 12): G1 - manual + cenário fictício de avulsão; G2 - metodologia ativa + cenário fictício. O questionário foi então reaplicado a todos. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente em SPSS versão 21.0. Para a etapa qualitativa, duas questões foram propostas e a análise de conteúdo de Bardin foi realizada. Para os professores, o conhecimento sobre avulsão aumentou após a intervenção (p <0,001), exceto no que se refere à limpeza do dente (p = 0,213). As atividades envolvendo G1 e G2 também levaram ao aumento do conhecimento, mas não houve diferença nesse aumento entre as abordagens (p = 0,143). A análise qualitativa destacou a necessidade de calma e a realização de ações que favoreçam um bom prognóstico nos casos de avulsão.
O nível de conhecimento aumentou após as intervenções, mas não foram encontradas diferenças significativas entre as abordagens pedagógicas propostas.