Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN1218 a PN1229 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PN1228 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Associação entre periodontite, diabetes mellitus gestacional e diabetes mellitus tipo 1 e 2 em mulheres grávidas
Brant RA, Pereira GHM, Belém FV, Cyrino RM, Cota LOM, Costa FO, Lima RPE
Colegiado de Pós-graduação - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O diabetes é considerado um fator de risco para periodontite. No entanto, é possível que a periodontite induza um processo inflamatório sistêmico que possa iniciar e propagar uma resistência à insulina. Este estudo analisou a associação entre periodontite, diabetes mellitus gestacional (DMG), diabetes mellitus tipo 1 (DM 1) e diabetes mellitus tipo 2 (DM 2) em gestantes. A amostra consistiu em estudar 20 gestantes com DM 1 ou DM 2, 20 gestantes com DMG e 40 gestantes sem endocrinopatia. O exame periodontal incluiu análise de sangramento na sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS) e nível de inserção clínica (NIC). A periodontite foi definida como a presença de quatro ou mais dentes com pelo menos um local com PS ≥ 4 mm e CAL ≥ 3 mm com SS associada no mesmo sítio. Os resultados demonstraram associação entre DMG e idade materna elevada, índice de massa corporal (IMC) e hipertensão. A prevalência de periodontite observada foi de 55%, 40% e 42,5% para mulheres com DM 1 ou DM 2 (p = 0,360), com DMG (p = 0,853) e no grupo controle, respectivamente.
A amostra mostrou alta prevalência de periodontite; entretanto, não houve diferença significativa entre mulheres grávidas com DM 1 ou DM 2, as mulheres com diabetes gestacional ou mulheres grávidas no grupo controle.
PN1229 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Impacto das doenças crônicas sistêmicas controladas na condição periodontal e qualidade de vida geral
Ferreira MD, Santos FA, Taques-Neto L, Lopez LZ, Pochapski MT, Huller D, Dalmolin AC
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos atuais apontam uma associação entre as doenças crônicas sistêmicas e a doença periodontal. Os fatores agressores destas doenças podem impactar na saúde geral de um indivíduo e consequentemente atuar sobre a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi determinar se as doenças crônicas sistêmicas controladas se tornam fatores de risco para o desenvolvimento da doença periodontal e se estas doenças podem interferir na qualidade de vida geral. Foram incluídos no estudo 252 pacientes que se encontravam em acompanhamento médico para doenças crônicas sistêmicas em um Hospital Universitário. Para obtenção dos dados foram utilizados: ficha clínica específica, prontuário médico digital do sistema de gestão ambulatorial, o instrumento SF-36 e exame clínico periodontal. Os resultados evidenciaram que as doenças crônicas sistêmicas interferem na qualidade de vida geral, porém não se encontram associadas, nem se caracterizam como fatores de risco para periodontite em pacientes que se encontram com a doença controlada e sob acompanhamento médico permanente.
Concluímos então que a condição periodontal não está relacionada com as doenças crônicas controladas, porém estas doenças interferem na qualidade de vida geral.
(Apoio: CAPES)