Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN1206 a PN1217 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN1207 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Efeito do fitoterápico Fitoprot na diferenciação de osteoclastos in vitro
Vasconcelos VHF, Araújo MGB, Silva ACG, Souza PPC
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Fitoprot é um fitoterápico a base de extrato de Bidens pilosa e Curcuma longa com propriedades anti-inflamatórias, imunomodulatórias e antioxidantes. Compostos a base de Curcuma longa têm sido investigados como agentes terapêuticos no tratamento ou prevenção de doenças inflamatórias e osteolíticas em função dos seus efeitos sobre a diferenciação de osteoclastos. O objetivo deste trabalho foi investigar, in vitro, os efeitos do Fitoprot sobre a osteoclastogênese. Macrófagos murinos (RAW 264.7) foram cultivados em placas de 96 poços e tratados com diferentes concentrações de Fitoprot (0,5-0,0039%) por 24h, para posterior determinação da citotoxicidade. Para avaliar o efeito do Fitoprot sobre a osteoclastogênese, foi realizada análise citoquímica para a enzima TRAP, coloração de anéis de actina com faloidina fluorescente, e expressão gênica (Ctsk, Acp5, Nfatc1), por RT-qPCR, em células estimuladas com RANKL (10 ng/ml) por 96h na presença ou ausência de Fitoprot. Os dados obtidos foram analisados em nível de significância de 5% (p<0,05). A concentração não citotóxica de 0,015625% foi determinada pelo teste de MTT e utilizada nos ensaios subsequentes. O número de osteoclastos, a formação de anéis de actina e expressão de marcas fenotípicas de osteoclastos foram reduzidos no grupo tratado com RANKL + Fitoprot em comparação com o grupo controle.
Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o Fitoprot inibiu a diferenciação de osteoclastos in vitro, mostrando-se promissor para futuras avaliações como agente terapêutico de desordens do metabolismo ósseo.
PN1208 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Associação Entre Saúde Bucal, Funcionalidade e Qualidade de Vida Após Acidente Vascular Cerebral: Resultados Preliminares
Franco AM, Leão TSS, Ramos RSD, Marrone LCP, Deon PH, Mestriner RG, Gomes MS
Odontologia - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de avaliar a associação entre saúde bucal, funcionalidade e qualidade de vida após a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), testando a hipótese de que parâmetros de saúde bucal desfavoráveis estão associados de modo independente com um maior déficit funcional e pior qualidade de vida pós-AVC. Foram incluídos 49 pacientes com histórico recente de AVC. As variáveis de exposição bucais foram coletadas a partir de angiotomografia, sendo avaliada a presença de perda óssea periodontal (PO), periodontite apical (PA), perda dentária (PD) e carga inflamatória bucal (CIB), esta obtida pela conjunção de PO e PA. Os desfechos funcionalidade e qualidade de vida foram obtidos através dos questionários de Frenchay (FR) e da escala de auto eficácia após AVC (SSEQ-B). Modelos de regressão de Poisson com variação robusta estimaram a associação entre parâmetros bucais e os desfechos, através do cálculo da razão de prevalência (RP) e intervalos de confiança (IC), ajustando para variáveis sociodemográficas (idade, sexo) e médicas (hipertensão, diabetes, IMC, dislipidemia, fumo), com α=5%. A idade média dos participantes foi de 60,7±13,1 anos, com 55,1% de homens. Houve associação significativa entre PO (RP=1,66 IC95%=1,02-2,70), CIB (RP=2,14 IC95%=1,11-4,11) e FR, bem como entre CIB (RP=3,06 IC95%=1,06-8,83) e SSEQ-B.
Os resultados preliminares sugerem que a hipótese testada foi confirmada, havendo uma associação entre a carga de parâmetros endodônticos e periodontais (CIB) e maior déficit funcional e pior qualidade de vida pós-AVC.
(Apoio: CNPq)
PN1209 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Cartilha de orientação ao clínico para utilização da nova classificação das condições gengivais e periodontais
Simões PS, Cornacchia GM, Costa DV, Abreu FAM, Soares RV, Mendes PA, Zenóbio EG
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Para facilitar as novas determinações estabelecidas em 2017 pela AAP e EFP para a nova classificação para as condições periodontais e peri-implantares foi elaborada uma cartilha física e virtual que facilitasse para os clínicos e alunos da graduação a compreensão destes critérios. Seguindo a sequência estabelecida no Workshop Mundial e os artigos nele produzidos, foram criadas tabelas resumidas com os aspectos principais. Esta distribuição procurou facilitar o olhar clínico para o que deve ser observado no diagnóstico diferencial. A cartilha física contém 8 tabelas e 12 páginas com facilidade de visualização e compreensão. A cartilha virtual e em formato pdf foi disponibilizada para os alunos da PUC Minas para acesso de forma remota.
O presente produto técnico facilitou o acesso e entendimento, melhorando a aplicabilidade na rotina clínica e de ensino as mudanças estabelecidas pelos grupos de pesquisadores.
(Apoio: CAPES)
PN1210 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Eficácia de bochecho com água ozonizada sobre a formação do biofilme bucal e inflamação gengival: um ensaio clínico randomizado cruzado
Nicolini AC, Rotta IS, Langa GPJ, Friedrich SA, Bonilla DAA, Weidlich P, Rosing CK, Cavagni J
Odontologia Conservadora - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do bochecho de água ozonizada sobre a formação do biofilme e inflamação gengival. Este ensaio clínico randomizado, controlado, cruzado e duplo-cego foi realizado em dois períodos experimentais de 96 horas cada, com 10 dias de washout entre eles. 42 alunos compuseram a amostra, sendo divididos em dois grupos: Grupo Teste que recebeu água ozonizada e Grupo Controle que recebeu água bidestilada. Os participantes realizaram o bochecho supervisionado a cada 24 horas e foram instruídos a não realizarem higiene bucal. Para a avaliação da formação inicial do biofilme subgengival, foi utilizado o Índice de Zona Livre de Placa nas 24, 48, 72 e 96 horas. No baseline e nas 96 horas o volume de fluido crevicular gengival foi aferido. Questionários de percepção gustativa e de eventos adversos também foram aplicados. Os resultados não demonstraram diferenças significativas no percentual de conversão dos escores 0 e 1 em 2 no Índice de Zona Livre de Placa entre os grupos Teste e Controle, com 19.07 e 19.79, respectivamente. Não foram observadas diferenças significativas na frequência dos escores em cada um dos tempos de avaliação, com uma frequência de escore 2 de 19.1 no Grupo Teste e 19.8 no Grupo Controle nas 96 horas. A avaliação do fluido gengival demonstrou que nas 96 horas não houve diferença entre os grupos. Ainda, o Grupo Teste apresentou todos os eventos adversos relatados e teve uma pior avaliação de percepção gustativa.
Conclui-se que a água ozonizada parece não afetar a formação de biofilme supra/subgengival e a inflamação gengival.
PN1211 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Análise comparativa in vitro do crescimento bacteriano sobre barreiras de polipropileno e titânio para reconstrução ósseo guiada
Bastos TG, Dominguete MHL, Ciotti DL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A regeneração óssea guiada é um dos maiores desafios da implantodontia atual, sendo o uso de barreiras teciduais um método conservador e previsível. Estas barreiras deveriam possuir algumas propriedades a fim de diminuir a inflamação tecidual local. Este estudo propôs comparar o crescimento bacteriano na superfície de duas barreiras não reabsorvíveis: Titânio (Titânio Seal - Bionnovattion - SUPEX) e Polipropileno (BoneHeal). Foi reproduzido uma colônia bacteriana contendo 33 espécies, encontradas no substrato gengival capaz de desenvolver reações inflamatórias. Nove amostras (n=9) de cada membrana, de tamanho 9x5 mm foram colocadas em uma placa de 96 poços. O caldo contendo a cepa bacteriana foi adicionado a placa e incubado a 37C em uma câmara de anaerobiose durante 7 dias. Foi realizado avaliação do crescimento bacteriano através de hibridização de DNA. Teste de comparação de Tukey foi realizado para análise estatística. Houve diferença significantes entre as membrana quanto ao crescimento bacteriano.
A membrana de titânio apresentou significativa diferença em relação ao crescimento bacteriano em sua superfície, podendo agregar valor para a preservação óssea em implantodontia ou periodontia.
PN1212 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Avaliação longitudinal de 17 anos das condições periodontais de pilares de próteses parciais fixas
Freitas NR, Cambiaghi L, Guerrini LB, Job PHH, Cota RME, Costa MSC, Costa SMS, Almeida ALPF
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar longitudinalmente a condição periodontal de pilares de próteses parciais fixas (PPFs) sobre dentes e implantes. Foram avaliados os seguintes parâmetros clínicos periodontais: profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), índice de sangramento (IS) e índice de placa (IP) de dentes/implantes pilares anteriores (a) e posteriores (p) de 8 pacientes, em dois tempos, no estágio inicial da reabilitação (T1) e o estado atual (T2 - 17 anos após a instalação da prótese). Foram avaliados 105 pilares de 8 pacientes (4 homens e 4 mulheres). Os parâmetros clínicos avaliados não apresentaram diferença estatisticamente significativa (p>0,05), entre os tempos T1 (PSa 2,7 mm/PSp 3,1 mm; NICa 3,3 mm/ NICp 3,6 mm; ISa 0,5 / ISp 0,5; IPa 0,79/ IPp 0,62) e T2 (PSa 2,8mm/ PSp 3,5 mm; NICa 4,2 mm/ NICp 4,0 mm; ISa 0,63 / ISp 0,66; IPa 0,69/ IPp 0,84).
Dentro dos limites desse estudo, os autores concluíram que não houve alteração na condição periodontal dos pilares das próteses fixas após 17 anos.
(Apoio: CAPES)
PN1213 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Correlação entre interleucinas salivares e doenças bucais crônicas (cárie dentária e doenças periodontais) em adolescentes
Prado IA, Carmo CDS, Franco MM, Ribeiro CCC, Benatti BB
Saúde Coletiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação entre cárie dentária, parâmetros clínicos periodontais e níveis salivares de citocinas inflamatórias - interleucina 1β (IL-1β), interleucina 6 (IL-6), interleucina 4 (IL-4) e interleucina 10 (IL-10) em adolescentes. Trata-se de um estudo observacional que incluiu adolescentes de 17 e 18 anos matriculadas em escolas públicas estaduais de São Luís - MA - Brasil. A coleta de dados incluiu a aplicação de questionário sociodemográfico, exame clínico odontológico, coleta salivar e leitura de citocinas salivares. O coeficiente de Pearson foi calculado utilizando o programa STATA 14.0 (Stata Corp. College Station, TX), considerando o nível de significância de 5%. Em relação aos parâmetros clínicos, o índice de CPOD foi correlacionado positivamente com o nível de inserção clínica (NIC) (p <0,05) e o índice PUFA foi correlacionado positivamente com os parâmetros periodontais: profundidade de sondagem (PS), CAL e índice de sangramento gengival (p <0,05). A IL-1β foi correlacionada positivamente com PS e NIC (p <0,05). As interleucinas IL-4 e IL-10 foram negativamente correlacionadas com a NIC (p <0,05). A IL-6 foi correlacionada positivamente com o CPOD (p <0,05).
Nossos achados apontam para correlações entre citocinas inflamatórias salivares, doença periodontal e cárie dentária em adolescentes, além da correlação positiva entre cárie dentária e doença periodontal, sugerindo a coexistência dessas condições em adolescentes.
PN1214 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Regulação da expressão gênica de GHS-R1a e adiponectina após estímulo bacteriano e mecânico em células e tecidos periodontais
Marcantonio CC, Nogueira AVB, de Molon RS, Pinheiro IJ, Cirelli T, Nokhbehsaim M, Deschner J, Cirelli JA
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar in vivo e in vitro a regulação da expressão gênica (EG) de adiponectina (adipo) e receptor de grelina (GHS-R1a) em células e tecidos periodontais após estímulo bacteriano e mecânico. Para isso foram utilizados 48 ratos divididos em 4 grupos: C - controle, DP - doença periodontal, M - movimento ortodôntico e DPM - DP + M. A DP foi induzida 5 dias antes do início do M e os períodos de sacrifício foram de 3, 7 e 15 dias após M. Hemimaxilas foram coletadas para análise histológica de perda óssea alveolar (POA) na região de furca dos 1os molares superiores e para remoção de tecido gengival. Para o estudo in vitro células do ligamento periodontal humano (hPDL) foram tratadas por 1 e 2 dias: controle - sem nenhum estímulo, F.n. - Fusobacterium nucleatum, STSH - força mecânica tensional alta e F.n. + STSH. EG de GHS-R1a e adipo foram avaliadas nos tecidos gengivais dos animais e nas células hPDL por qPCR. No estudo in vivo, o grupo DPM apresentou maior POA comparado ao grupo DP nos períodos de 7 e 15 dias e aos grupos M e C em todos os períodos. DPM apresentou aumento na EG de GHS-R1a após 3 e 7 dias. P, M e DPM apresentaram redução na EG de adipo após 3 e 15 dias e DP teve redução após 7 dias. No estudo in vitro, houve aumento na EG de GHS-R1a e redução na EG de adipo no grupo F.n. + STSH em todos os períodos.
Os resultados demonstraram que a combinação dos estímulos bacterianos e mecânicos levou a um aumento significante na POA em ratos e alterou o perfil inflamatório de células e tecidos periodontais com o aumento de GHS-R1a (ação pró-inflamatória) e redução de adipo (ação anti-inflamatória).
(Apoio: CAPES  N° 88887.370721/2019-00  |  German Academic Exchange Service, DAAD  N° 57391253  |  CAPES  N° 88887.370725/2019-00)
PN1215 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Efeito da ozonioterapia na expressão gênica de marcadores de osteoclastogênese em osteoblastos in vitro
Matias LA, Peruzzo DC, Martinez EF, Teixeira LN, Joly JC, Sperandio M
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A ozonioterapia tem mostrado efeito estimulador no metabolismo celular de vários tecidos, inclusive do osso, com potencial clínico promissor em abordagens regeneradoras. A despeito dos achados clínicos favoráveis, pouco se sabe sobre o efeito específico do ozônio no processo de osteoclastogênese orquestrada por osteoblastos. O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão gênica de RANKL, SOFAT e PRDX4 frente ao estímulo de ozônio em meio aquoso. Osteoblastos da linhagem comercial SaOS-2 foram cultivados in vitro e tratados com solução salina ozonizada a 60 mcg/ml por 5 minutos enquanto o grupo controle foi tratado apenas com solução salina por 5 minutos. As culturas foram então coletadas, lisadas e RNA total isolado para transcrição reversa e RT-PCR. Os experimentos foram realizados em triplicata e os dados de expressão gênica foram analisados pelo teste t (p<0,05). Houve redução significativa na expressão de RANKL no grupo tratado em relação ao controle (p=0,003), sem diferença na expressão de SOFAT (p=0,09) e PRDX4 (p=0,07) entre os grupos.
Em conclusão, a ozonioterapia reduziu a expressão gênica do principal fator osteoclastogênico RANKL e não alterou a expressão de fatores secundários.
PN1217 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Análise histológica da reparação óssea de substituto ósseo xenógeno associado à membranas de colágeno de origem bovina e suína
Azambuja GH, Daur SA, Martinez EF, Borges RR, Lamounier-Cardoso LC, Reino DM, Ciotti DL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As membranas de colágeno são amplamente utilizadas para regeneração óssea de defeitos ósseos bucais. Por serem absorvíveis não é necessária sua remoção, no entanto pouco se sabe sobre o seu tempo de absorção, variável que interfere na qualidade da regeneração futura. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o reparo ósseo em defeitos críticos em calvárias de ratos, utilizando duas membranas de colágeno de origens distintas, uma bovina e outra suína, associadas a enxerto xenógeno particulado de origem bovina. Para a pesquisa foram utilizados 30 ratos, machos, da espécie Rattus Norvegicus, da linhagem Wistar, com idades entre 2 e 3 meses. Os animais foram separados em 2 grupos, o grupo teste recebeu a membrana bovina e o grupo controle recebeu a membrana suína. As eutanásias ocorreram após 3, 6 e 12 semanas das cirurgias. Foi analisado a intensidade do infiltrado inflamatório e análise histomofometrica da neoformação óssea na região do defeito crítico. Os dados obtidos foram analisados através da Anova (Análise de Variância) e subteste de Tukey, obtendo diferença estatística significativa (p<0,05). Os resultados evidenciam que no período de 12 semanas o grupo controle apresentou ausência de indução inflamatória e área neoformada de 66,59 ± 6,86% enquanto o grupo teste constatou moderada indução inflamatória e área neoformada de 10,52 ± 2,47%.
Após análise dos dados obtidos pela pesquisa pode-se observar que ocorreu um processo de reação a corpo estranho nas amostras do grupo teste quando comparado ao controle, e menor formação óssea.