Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0867 a PN0875 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


PN0867 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

A tomografia computadorizada de feixe cônico como ferramenta na avaliação da largura do seio maxilar de edêntulos parciais
Terrero-Pérez A, Peralta-Mamani M, Honório HM, Rubira CMF, Bullen IRFR, Capelozza ALA
Cirurgia, Estomatologia e Radiologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a largura do seio maxilar (SM) e determinar sua classificação em edêntulos parciais usando tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). A amostra teve 125 exames de TCFC (73 mulheres, 52 homens, idade média 49,1 anos), com altura óssea residual (AOR) <10mm. Realizou-se simulação pré-operatória para levantamento de SM, considerando-se o meio da área edêntula, como região edêntula de interesse (REI). A largura do SM (parede medial-lateral) foi mensurada na REI (reconstrução coronal). As mensurações foram na altura de 5, 7, 10, 13 e 15mm desde a crista óssea residual e classificada em estreito, moderado e amplo. AOR foi classificada em severamente deficiente (<4mm), moderadamente deficiente (4 a 7mm) e ligeiramente deficiente (>7 a 10mm). Para a análise dos dados (Média, desvio padrão, mediana, 33° e 67° percentil) usou-se o software Statistica 10.0. A AOR severamente deficiente foi de 2.41±0,99, moderadamente deficiente de 5.57±0.85 e ligeiramente deficiente de 8.15±0.68 (média 5.38mm±0.84mm). A média da largura do SM nas diferentes alturas foram de 5.90±1.88, 8.10±2.20, 9.84±2.51, 12.49±3.29 e 14.31±4.04, 5, 7, 10, 13 e 15mm, respetivamente. A classificação foi segundo as medidas e valores de 33º e 67º percentis, sendo a borda inferior da janela lateral de aceso classificada em estreito <6mm, moderado 6-8mm e amplo >8mm, já na borda superior da janela lateral foi estreito <12mm, moderado 12-16mm e amplo >16mm.
Assim, a TCFC fornece informações da largura do SM de edêntulos parciais, podendo ser classificado em SM estreito, moderado e amplo.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0868 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Alterações na percepção do paladar e xerostomia de pacientes em quimioterapia antineoplásica
Silva IMV, Donaduzzi LC, Couto SAB, Johann ACBR, Azevedo-Alanis LR, Werneck RI, Souza PHC
Mestrado - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar alterações na percepção do paladar e o sintoma de xerostomia em pacientes nos primeiros ciclos do tratamento quimioterápico. Estudo observacional, prospectivo e analítico com 33 pacientes indicados para tratamento quimioterápico. Os pacientes foram questionados sobre as alterações na percepção do paladar utilizando a uma adaptação da escala CiTAS (Chemotherapy-Induced Taste Alteration Scale). Já para o diagnóstico de xerostomia utilizou-se critérios clínicos já estabelecidos na literatura incluindo queixas dos pacientes e sinais identificados ao exame físico intrabucal. As coletas ocorreram em três momentos: t1 = Antes do início do tratamento quimioterápico; t2 = Após primeiro ciclo do tratamento quimioterápico; t3 = Após o segundo ciclo do tratamento quimioterápico. Dos 33 pacientes, 23 (69,70%) eram mulheres com idade média de 59,96 (±8,90) anos e 10 (30,30%) homens com idade média de 56,90 (±13,69) anos. As alterações no paladar e a xerostomia aumentaram estatisticamente quando comparados os tempos 1 e 2 (p=0,0000). Os escores totais da escala CiTAS foram estatisticamente maiores para aqueles pacientes que se queixavam de xerostomia, quando comparados com aqueles que não se queixavam de xerostomia, nos três momentos estudados: t1 (p=0,000), t2 (0,008) e t3 (0,043).
A quimioterapia antineoplásica combinada influenciou negativamente na percepção do paladar e exacerbou o sintoma de xerostomia nos primeiros ciclos do tratamento. As alterações do paladar foram maiores para os pacientes que se queixaram de xerostomia.
(Apoio: CAPES)
PN0869 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Fotobiomodulação extraoral na prevenção do hipofluxo salivar em pacientes tratados com radioterapia em cabeça e pescoço: ECR duplo-cego
Albuquerque RF, Ribeiro LN, Lima MHCT, Gusmão TPL, Santos AB, Carvalho AAT, Silva IHM, Leao JC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi realizado um ECR duplo-cego a fim de avaliar a eficácia da fotobiomodulação extraoral na prevenção do hipofluxo salivar em pacientes tratados com radioterapia para câncer de cabeça e pescoço. Amostra de 52 pacientes divididos em grupo intervenção com 23 pacientes submetidos a fotobiomodulação extraoral e grupo controle com 29 pacientes submetidos a fotobiomodulação extraoral placebo, três vezes por semana em dias alternados, durante todo o período da radioterapia. Os parâmetros utilizados foram: 30mW, 7,5J/cm2, 10s/ponto, 0,3J/ponto, comprimento de onda de 830nm e área de 0,028cm². Foram avaliados o fluxo salivar em repouso e o inventário de xerostomia em três momentos do início ao fim da radioterapia e um mês após o término. O desfecho primário foi ausência de hipofluxo salivar. Quando comparados os volumes salivares antes e depois da radioterapia, a maior parte da amostra permaneceu com fluxo salivar > 0,2 ml/min (controle 69% x intervenção 65% p>0,05). A prevalência de xerostomia foi maior no grupo controle (21% x 17% p>0,05) assim como a queixa de xerostomia severa ao término da radioterapia (35% x 30% p>0,05). Dor oral foi a complicação mais frequente (controle 26% x intervenção 20% p>0,05).
A fotobiomodulação extraoral não foi eficaz para impedir a redução do fluxo salivar durante a radioterapia, porém foi responsável por valores de fluxo maiores quando comparado ao grupo controle. Permitiu uma menor prevalência e severidade da xerostomia, possibilitando menos complicações secundárias como infecções fúngicas, dor oral, mucosite oral e disfagia.
(Apoio: CAPES)
PN0870 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Expressão de NANOG em leucoplasia bucal de acordo com o sistema de classificação binária
Tiboni F, PEREIRA AB, Michels AC, Ferreira de Aguiar MC, Scariot R, Modolo F, Ignácio SA, Johann ACBR
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Leucoplasia bucal é a desordem potencialmente maligna mais frequente. O sistema binário de classificação de KUJAN de 2006 é o que apresenta maior concordância entre observadores, mas requer validação. O NANOG, um marcador de células tronco tumorais, é um potencial marcador na avaliação do potencial de transformação maligna da leucoplasia bucal. Nesse trabalho comparou-se a imunoexpressão do NANOG em leucoplasia bucal em relação à mucosa normal. Foram classificados por classificação binária 65 casos de leucoplasia bucal, desses 32 casos de baixo risco, 33 casos de alto risco e 12 grupo controle. Os grupos foram submetidos a imunohistoquímica para NANOG e contagem das células positivas e negativas no epitélio. Os testes incluíram Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Dunn. O nível de significância adotado em todos os testes foi de 95%. Não houve diferença estatística na porcentagem de células positivas para NANOG entre a leucoplasia bucal de baixo risco (14,58%), alto risco (4,34%) e grupo controle (0,65%). Devido ao agrupamento das lesões na classificação binária não foi possível identificar com relação a porcentagem total de células positivas, maior expressão do NANOG em lesão de leucoplasia bucal.
Não houve diferença estatística na porcentagem de células positivas para NANOG entre a leucoplasia bucal de baixo risco (14,58%), alto risco (4,34%) e grupo controle (0,65%). Devido ao agrupamento das lesões na classificação binária não foi possível identificar com relação a porcentagem total de células positivas, maior expressão do NANOG em lesão de leucoplasia bucal.
PN0871 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Avaliação citomorfométrica de células epiteliais orais de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne em uso de bisfosfonatos
Macedo DS, Pallos D, Ortega KL, Braz-Silva PH, Sendyk WR, Martins F
Odontologia - UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma grave desordem genética ligada ao X, os pacientes apresentam deterioração muscular e baixa expectativa de vida. O tratamento para DMD consiste em atrasar o progresso da doença com medicamentos como corticosteróides, bifosfonatos orais (BPO) e vitaminas. Esse estudo avaliou esfregaços citológicos de células epiteliais orais em pacientes DMD em uso de alendronato (DMDA), sem uso de alendronato (DMD) e normorreativos pareados por idade. Foram incluídos 9 pacientes com DMD e 5 controles foram incluídos no estudo. Os esfregaços citológicos foram obtidos da mucosa jugal direita e esquerda, transferidos para lâmina de vidro e processados para avaliação citomorfológica pela técnica de Papanicolaou. As imagens foram capturadas usando uma câmera (Canon Eos Rebel Xsi), conectada a um computador e microscópio. Cinquenta células foram claramente definidas e, em seguida, a razão entre diâmetro do núcleo e citoplasma e a razão núcleo / citoplasma foram medidas usando o software Axiovision®️ Rel 4.8. Um programa de computador (Graphpad - Prism 5.0 para MAC OS X®️) foi utilizado para análise estatística.
A análise citomorfométrica entre os grupos estudados (DMDA, DMD, controle) revelou diferenças estatisticamente significantes no tamanho citoplasmático e na relação N / C (p <0,001), mas não foram observadas diferenças no tamanho nuclear de todos os grupos. Esses resultados sugerem que os medicamentos utilizados e / ou a condição sistêmica dos indivíduos com DMD podem contribuir para tais alterações.
(Apoio: Unisa)
PN0872 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Acurácia da ferramenta stitching em imagens de tomo grafia computadorizada de feixe cônico adquiridas com múltiplos volumes de imagens
Araujo JP, Meloti AF, Silva E, Nascimento MCC
Mestrado - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia de medidas lineares usadas no diagnóstico 3D em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) costuradas, que foram adquiridas por meio de múltiplos FOVs de 8x8 cm e que foram fusionadas para a formação de um volume único. Foram utilizados 10 crânios com mandíbulas em oclusão. Cada crânio foi posicionado no aparelho de TCFC para realizar seis aquisições volumétri-cas com o FOV (de 8x8 cm) das diferentes regiões de interesse do crânio. Todos os seis volumes de cada crânio foram unidos através da ferramenta stitching do software dol-phing para formação de um volume único costurado. Os mesmos crânios foram es-caneados no aparelho de TCFC com FOV (22x17cm) adquirindo um volume único sem costura, considerado como padrão-ouro. Em seguida, medições lineares das imagens em 3D dos volumes costurados e não costurados, foram mensuradas por um único avaliador. Após 30 dias as mensurações foram repetidas. Os seguintes pontos anatômicos foram marcados nas imagens e interligados por uma linha para obtenção da mensuração linear: Orbital D/E; N- Po; Go D/E; Sutura zigomática D/E; Pório D/E; NA, NB. O teste t pareado e o erro aleatório foi utilizado. Os resultados mostraram um desvio não significativo (p> 0,05) das mensurações lineares entre o volume não costurado e o volume costurado.
Conclui-se que as imagens de TCFC costuradas através da ferramenta stitching, podem ser utilizadas para mensurações lineares utilizadas no diagnóstico 3D.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0873 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Fotobiomodulação extraoral e avaliação do fluxo salivar em pacientes submetidos à radioterapia
Ribeiro LN, Lima MHCT, Barros AWP, Barros AMI, Albuquerque RF, Sousa VM, Carvalho MV, Silva IHM
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar as alterações no fluxo salivar de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento com radioterapia, submetidos à fotobiomodulação extra oral. Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado no Hospital de Câncer de Pernambuco, no período de janeiro a agosto de 2019. Amostra composta por 23 pacientes de ambos os sexos, tratados com radioterapia para câncer na região de cabeça e pescoço. Os pacientes foram submetidos à fotobiomodulação com laser infravermelho, aplicações intraorais para prevenção de mucosite e extraorais para estímulo das glândulas salivares. As aplicações foram feitas três vezes por semana em dias alternados durante todo o período da radioterapia. Foram avaliados sintomas subjetivos e objetivos mensurando-se o fluxo salivar em repouso (FSR) através da técnica de spitting antes, durante e após o tratamento radioterápico. A maioria dos pacientes eram homens (70%) e a idade média de 60 anos. No início do tratamento 22 pacientes apresentavam FSR > 0,2ml/min (grau 1), ao término 15 pacientes permaneceram sem alteração e apenas 3 pacientes evoluíram para grau 3. Quanto à classificação subjetiva a maior parte (52%) permaneceu em grau 1 (ausência de incapacidade) durante todo o tratamento.
O uso da fotobiomodulação extraoral não interferiu significativamente na queixa de xerostomia dos pacientes em tratamento radioterápico, porém, pareceu impedir que os pacientes evoluíssem para graus mais elevados quando mensurado o fluxo salivar
PN0875 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Relação do canino impactado com incisivo lateral adjacente por meio de radiografia panorâmica e tomografia de feixe cônico de alta resolução
Garcia KVI, Soares MQS, Junqueira JLC, Panzarella FK, Costa AF, Nascimento MCC
Radiologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o posicionamento de dentes caninos impactados e sua relação com o grau de reabsorção do incisivo lateral adjacente por meio da radiografia panorâmica (RP) e da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Um total de 104 exames (54 radiografias panorâmicas e 54 imagens de TCFC) foram avaliados quanto ao grau de reabsorção e o terço da raiz do dente incisivo lateral envolvido, a sobreposição e o posicionamento vertical do canino impactado em relação ao incisivo lateral adjacente. A comparação entre as variáveis diagnósticas da RP e TCFC foi realizada pelo teste de homogeneidade marginal a nível de significância de 5%. A presença de reabsorção no incisivo lateral foi detectada mais frequentemente na TCFC (p<0,001) quando comparada a radiografia panorâmica, principalmente nos casos em que a reabsorção se encontrava no terço apical da raiz (p<0,001) e com grau de reabsorção discreta (p<0,001). Já para a avaliação de sobreposição do canino em relação ao incisivo lateral, a reabsorção radicular no dente incisivo lateral foi mais frequentemente observada quando o canino se encontrava mais sobreposto ao incisivo lateral. Entretanto, para o posicionamento vertical do canino, não houve relação com a presença de reabsorção.
Conclui-se que as imagens de TCFC devem ser indicadas para avaliação de reabsorção radicular de incisivos laterais adjacentes aos caninos impactados.
(Apoio: CNPq  N° 2.431.648)
PN0874 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Avaliação da qualidade de vida e do custo efetividade da Fotobiomodulação em pacientes com Líquen Plano Oral
Sobral SS, Gallo CB, Silva DFT, Motta LJ, Rodrigues MFD
Biofotônica - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O líquen plano oral (LPO) é uma doença mucocutânea crônica, cujo tratamento consiste no uso de corticoides. A Fotomiomodulação (FBM) tem sido indicada para controlar a dor e o aspecto clínico das lesões de LPO. Neste estudo, o impacto do tratamento com a FBM e seu custo efetividade foram avaliados utilizando-se dados obtidos a partir de um estudo clínico, controlado, randomizado e duplo cego. Desta maneira, 34 pacientes com LPO foram divididos em dois grupos: corticoide (tratamento com propionato de clobetasol 0.05% por 30 dias consecutivos e FBM placebo duas vezes por semana) e FBM (680±20nm, 100mW, 177J/cm2, 5 segundos, 0,5J, duas vezes por semana durante 30 dias e gel placebo). O questionário OHIP-14 foi aplicado no baseline e ao término do tratamento e os custos de cada tratamento foram levantados, sendo realizada a análise do custo-efetividade levando-se em consideração a qualidade de vida. Resultados: Houve melhora na qualidade de vidas dos pacientes com LPO após ambos tratamentos em relação à limitação funcional, dor e disfunção psicológica (p<0,05). Não houve diferença em relação aos tratamentos. Considerando-a qualidade de vida como desfecho, o tratamento com corticoide foi mais custo-efetivo do que a FBM.
A FBM é tão eficaz quanto o tratamento com corticoide na promoção da qualidade de pacientes com LPO embora seja menos custo-efetivo.