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Resultado da busca [Siglas PN0715 a PN0725 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PN0725 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Influência do estado civil dos pais, do distúrbios do sono, hábitos parafuncionais e da atividade física no bruxismo do sono em crianças
Leal TR, Lima LCM, Granja GL, Bernardino VMM, Perazzo MF, Serra-Negra JMC, Ferreira FM, Granville-Garcia AF
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a associação entre estado civil dos pais/cuidadores, distúrbios do sono, cronotipo, hábitos parafuncionais, prática de esporte, uso de dispositivos eletrônicos e provável bruxismo do sono (BS) em crianças de 8 a 10 anos de idade. Trata-se de um estudo transversal realizado com 739 escolares de instituições públicas e privadas no Brasil. Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre dados sociodemográficos, o Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) e o Circadian Energy Scale (CIRENS). Além disso, o diagnóstico de hábitos parafuncionais em crianças foi realizado por meio do Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S). Quatro dentistas calibrados realizaram o exame clínico de bruxismo e o Kappa intra e inter foram superiores a 0,87. As análises das associações foram realizadas por meio de regressão logística multivariada (α = 5%). O Directed Acyclic Graph (DAG) foi utilizado para determinar as variáveis de ajuste no modelo estatístico. A prevalência de provável BS foi de 67 (9,1%). Um grupo de 431 (58,6%) crianças possuíam distúrbio do sono. No modelo final, o estado civil não casado dos pais/cuidadores (OR = 1,98; 95% IC: 1,07-3,65, p = 0,02), a presença de hábito parafuncional (OR = 2.02; 95% IC: 1,01-4,06, p = 0,04), não praticar esportes (OR = 1,92; 95% IC:1,04-3,54, p = 0,03) e ter distúrbios do sono (OR = 2,17; 95% IC: 1,11-4,19, p = 0,03) mantiveram-se associados ao provável BS nos escolares.
A presença de provável BS foi influenciado pelo estado civil dos pais, o distúrbio do sono, hábitos parafuncionais e a ausência de atividade física.
(Apoio: CAPES  |  FAPESQ)