Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0704 a PN0714 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0705 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Análise da rugosidade superficial e cinética de formação de biofilme em fios ortodônticos estéticos expostos à fumaça do cigarro
Guimarães MS, Paes-Souza SA, Nojima MCG, Castro ACR, Nojima LI, Sant´Anna EF, Pithon MM, Copello FM
Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar efeitos na rugosidade superficial e cinética da formação de biofilme microbiano em fios ortodônticos estéticos expostos à fumaça de cigarro. Segmentos de 5,0 mm de fios das marcas comerciais Aditek (ADT), Rock Mountain (RMO) e TP Orthodontics (TP) foram testados, comparando-se grupos experimentais (GE) e seus respectivos grupos controle (GC). Os GE foram expostos a 21 ciclos de fumaça em câmara específica e hermética, os GC foram armazenados em saliva artificial. A rugosidade da superfície (nGC=5 e nGE=5 para cada marca) foi verificada por rugosímetro óptico Zygo NewView 7100 sob parâmetros de rugosidade média (Ra) e rugosidade de profundidade média (Rz) com área de 0,107 mm² cada. A formação microbiana foi avaliada por três parâmetros do biofilme de Streptococcus mutans colonizados individualmente (nGC=6 e nGE=6 para cada marca): biomassa, matriz extracelular e atividade mitocondrial, com tempo de incubação de 48 horas. Testes ANOVA one way e ANOVA bidirecional foram aplicados para analisar rugosidade da superfície e cinética de formação de biofilme, respectivamente, com nível de significância de 5%. Detectou-se diferença significativa apenas para GE da marca TP no parâmetro de área Rz (p=0,001). Não houve significância estatística (p>0,05) para os parâmetros avaliados de formação do biofilme.
Conclui-se que a fumaça de cigarro pode ser reconhecida como possível razão para degradação da superfície de fios estéticos, porém sem alterar significantemente a cinética de formação do biofilme de Streptococcus mutans.
PN0706 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Atendimento imediato após traumatismo dentário em crianças brasileiras e fatores associados
Silva VMP, Souza KKB, Lisboa JL, Guimarães MO, Vieira-Andrade RG, Freire-Maia FB, Martins-Júnior PA, Zarzar PMPA
Saude Publica - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a frequência da procura por atendimento imediato após lesão traumática dentária (TD) na dentição decídua e os fatores associados. Trata-se de um estudo transversal com prontuários odontológicos de crianças, de 9 meses a 6 anos, atendidas em um Centro de referência em traumas na dentição decídua entre 2007 e 2018. As variáveis atendimento imediato após TD, características da criança, condições socioeconômicas e características do TD foram coletadas. Foram realizadas estatística descritiva, teste qui-quadrado e regressão de Poisson com robusta variância (p <0,05; IC: 95%). Dos 493 prontuários odontológicos, 61,1% (n = 301) eram do sexo masculino e 50,5% (n = 249) tinham idade igual ou inferior a 2 anos. Mais de 1/3 da amostra (36,9%; n = 182) procurou atendimento imediato após TD. Entre os tipos de TD, a prevalência de lesões de tecidos moles foi de 59,0% (n = 291), enquanto 51,7% (n = 255) foram de lesões de tecidos duros e 54,0% (n = 266) de lesões em tecidos de suporte. A procura por atendimento imediato após TD foi maior em crianças que necessitavam de sutura (PR: 1,39; IC95%: 1,01-1,92; p = 0,039), apresentavam luxação (lateral, intrusão e extrusão) (PR: 2,36; IC95%: 1,36-4,08; p = 0,002) e avulsão (PR: 2,18; IC95%: 1,28-3,70; p = 0,004).
Conclui-se que a necessidade de sutura, luxação (lateral, intrusão e extrusão) e avulsão foram fatores determinantes para a procura por atendimento imediato após TD, independentemente das características da criança e do status socioeconômico.
(Apoio: CNPq  N° 001  |  Fapemig  N° 000  |  PROEX  N° 000)
PN0707 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Tradução e adaptação cultural do "Illness Perception Questionnaire-Revised for Dental" para o português brasileiro
Aguiar MIB, Basso BL, Goettems ML, Azevedo MS, Costa VPP, Rocha RASS, Barbosa TS
Patologia e Pacientes Especiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou realizar a tradução e adaptação cultural do instrumento em língua inglesa "Illness Perception Questionnaire-Revised for Dental" (IPQ-RD) para o Português Brasileiro. O IPQ-RD é composto por 34 itens que avaliam a representação/percepção cognitiva e emocional dos pais/responsáveis por crianças acometidas por cárie dentária, com opções de resposta em escala Likert de 5 pontos, variando de "concordo totalmente" (escore 1) até "discordo totalmente" (escore 5). Quanto maior escore, menor a percepção da doença. A tradução foi realizada com base em protocolo que consistiu na tradução para o Português Brasileiro, tradução reversa para o inglês e revisão por Comitê de Especialistas. A versão traduzida foi aplicada em 15 pais/responsáveis para verificar o nível de compreensão do instrumento. Em alguns itens, as versões feitas por ambos os tradutores foram idênticas; em outras, uma ou outra versão foi priorizada; já em outras, optou-se por modificar termos para se ter maior clareza do item. Após a aplicação do pré-teste, verificou-se que três questões foram incompreendidas por mais de 15% da amostra, sendo os itens revisados pelo Comitê de Especialistas. A versão adaptada foi aplicada em um novo pré-teste, com amostra de pais/responsáveis (n=15) diferentes da primeira etapa, obtendo-se nível de compreensão satisfatório para todas as questões do instrumento.
O IPQ-RD foi traduzido para o Português Brasileiro e ajustado ao contexto cultural de pais/responsáveis por crianças com cárie dentária por meio de adaptações semânticas, idiomáticas e culturais.
(Apoio: CAPES)
PN0708 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mães surdas e filhos de mães ouvintes
Silveira KSR, Saddi LCS, Martins-Pfeifer CC, Abreu LG, Nogueira RF, Prado IM, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal comparativo analisou os fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mães surdas e ouvintes. Participaram do estudo 116 mães (29 surdas e 87 ouvintes) de Belo Horizonte, Minas Gerais e seus filhos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética institucional (49803115.4.0000.5149). As mães responderam sobre hábitos de sucção nutritiva e não-nutritiva, fatores sociodemográficos e preencheram a versão brasileira do questionário autoaplicável Inventário Ansiedade de Beck (IAB), que verificou sintomas de ansiedade. Para as mães surdas, utilizou-se a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS). Foram utilizados os testes qui-quadrado da razão de verossimilhança e Kruskal-Wallis. A média de idade das mães foi de 32 anos (DP=7,4) e dos filhos 3,15 (DP=1,04). Os filhos de mães surdas que utilizaram chupeta tiveram uma maior prevalência de partos prematuros (p=0,003) e as mães surdas apresentaram um nível maior de ansiedade (p=0,003). O uso de mamadeira foi associado ao uso de chupeta e a maior duração da amamentação natural foi associada ao não uso da chupeta independentemente se a mãe era surda ou ouvinte (p> 0,001).
Concluiu-se que filhos de mães surdas que usaram chupeta tiveram uma maior prevalência de partos prematuros e suas mães um maior nível de ansiedade, quando comparadas às mães ouvintes. Mães que ofereceram mamadeira também ofereceram chupeta a seus filhos e as crianças que não utilizaram chupeta foram aquelas que tiveram aleitamento materno por um período maior. A inclusão deve estar inserida nas políticas públicas de promoção de saúde.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPs - Fapemig)
PN0710 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação do impacto na qualidade de vida de pacientes tratados com aparelhos fixos estéticos e alinhadores tipo invisalign
Borbolla RR, Delgado IF, Narimatsu DMS, Faltin-Junior K, Ortolani CLF
Ortodontia - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto na qualidade de vida durante o tratamento ortodôntico de pacientes com aparelho fixo estético e alinhadores do tipo Invisalign. Esta pesquisa foi realizada em consultórios particulares da cidade de São Paulo, com 66 pacientes adultos, divididos em dois grupos: grupo I - Alinhadores Invisalign (36 pacientes) e grupo II - Aparelho fixo estético (30 pacientes). O questionário escolhido foi o OHIP-14 (Oral Health Impact Profile). Este questionário contém 14 perguntas, divididas em sete subgrupos. O questionário foi preenchido pelos pacientes em três tempos diferentes: ao iniciar o tratamento ortodôntico (baseline), após 3 meses de tratamento (T1) e após 6 meses de tratamento (T2). Para a comparação entre os grupos dentro de cada tempo, foi aplicado o teste de Mann-Whitney e, para a análise da satisfação ao longo do tempo dentro de cada grupo, foi adotado o teste de Friedman. Adotou-se um α=0,05. No Baseline, os resultados demonstraram que não houve diferença estatística significativa entre os grupos. Já com relação ao grau de satisfação ao longo do tempo, nos pacientes que utilizaram o Invisalign, o grau de satisfação aumentou na comparação dos 6 meses para o baseline, sendo estatisticamente significante (p<0,05).
Pacientes tratados com os alinhadores Invisalign alcançaram uma satisfação na qualidade de vida maior quando comparados aos pacientes tratados com aparelho fixo estético ao longo de 6 meses.
PN0711 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Confiabilidade e validade da avaliação do desgaste dentário utilizando um scanner intraoral
Bastos RTRM, Silva PT, Normando D
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a validade, a confiabilidade e a precisão de três métodos de avaliação do desgaste dentário. Dezoito voluntários adultos de ambos os sexos (18 a 55 anos de idade) foram selecionados e submetidos a exames clínicos, fotografias intraorais e protocolo de escaneamento intraoral utilizando um scanner de luz (TRIOS® Pod, 3Shape, Copenhague, Dinamarca). As imagens obtidas foram reavaliadas após 30 dias. Para análise dos dados coletados durante os exames, foram utilizados os testes de Friedman, correlação intra-classe e Kappa ponderado, com p<0,05. O gráfico de Bland-Altman também foi utilizado. Todos os três métodos mostraram confiabilidade, precisão e replicabilidade na avaliação do desgaste dentário. Em relação à avaliação interexaminadores, não foi detectada diferença significativa entre os métodos (p>0,05). Para ambos os avaliadores, a replicabilidade foi excelente para todos os métodos (0,8631 e 0,9171), com p<0,0001.
O escaneamento intraoral é um método confiável para avaliar o desgaste dentário para fins clínicos e científicos.
(Apoio: CNPq)
PN0712 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Análise bibliométrica e visualizada de publicações científicas sobre a dor dentária em crianças e adolescentes
Pires KM, Moccelini BS, Santos PS, Canto FL, Bolan M, Cardoso M
Centro de Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi identificar as principais tendências em publicações científicas referentes a dor dentária em crianças e adolescentes, através de uma análise bibliométrica em periódicos científicos indexados na Web of Science (WOS) no período de 1945-2019. Utilizou-se os recursos da WOS para identificação das variáveis: número de artigos publicados por ano, países, instituições, periódicos e autores mais produtivos. Os resultados de colaboração entre países e a ocorrência de palavras-chave foram analisados através do VOSviewer. Os 100 artigos mais citados foram verificados na WOS, Scopus e no Google Acadêmico. Dois pesquisadores extraíram os dados. Um total de 410 estudos foram identificados. 2018 foi o mais produtivo sobre o tema. O Brasil é o país com maior número de publicações, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais a instituição mais produtiva e PAIVA SM o autor. O periódico com maior número de publicações sobre o assunto é o International Journal of Paediatric Dentistry. Os autores do Brasil, Estados Unidos da América e Inglaterra são os que mais colaboram com autores de outros países. Palavras-chave com maior ocorrência são children, prevalence, oral health, toothache e caries. O artigo identificado no WOS com maior número de citações recebeu um total de 181 citações no WOS, 193 na Scopus e 431 no Google Acadêmico.
A avaliação da dor dentária em crianças e adolescentes através de uma análise bibliométrica permitiu uma melhor compreensão desse campo de pesquisa, mostrando tendências atuais e destacando o Brasil como o país mais produtivo.
PN0713 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

O trauma dental e suas conseqüências influenciam na contratação profissional? Desenvolvimento, validação e aplicação de um instrumento
Andrade ACDV, Magno MB, Nadelman P, Oliveira DD, Lacerda-Santos R, Coqueiro RS, Maia LC, Pithon MM
Saúde Ii - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi desenvolver e validar um questionário sobre os aspectos avaliados durante o processo de contratação por profissionais de recursos humanos (PRH), aplicar o questionário de validação e avaliar as percepções e julgamentos do PRH em relação a diferentes lesões dentárias traumáticas (TD) e suas consequências (Cs). A aceitabilidade, propriedades discriminativas, consistência interna e confiabilidade teste-reteste foram avaliadas no questionário desenvolvido considerando a mesma metodologia do estudo principal e adotando uma amostra piloto. Para o processo de validação e também a fase de aplicação do instrumento, imagens de homens e mulheres foram manipuladas, ou não (controle), para criar diferentes tipos de TD (fratura de esmalte, fratura de esmalte e dentina e avulsão) e TD-Cs ( descoloração da coroa e perda dentária devido à avulsão). O questionário desenvolvido apresentou excelente aceitabilidade, fortes propriedades discriminativas, consistência interna satisfatória e excelente a boa confiabilidade teste-reteste. A presença de TD e TD-Cs teve efeito negativo nos aspectos avaliados utilizados durante o processo de contratação (P <0,001).
O questionário desenvolvido forneceu respostas válidas e confiáveis sobre os aspectos avaliados durante o processo de contratação por profissionais brasileiros de recursos humanos (PRH). TDI e TDIs-Cs influenciam negativamente os aspectos avaliados durante o processo profissional de contratação do HRP.
(Apoio: CNPq  N° 309800/2019-6 )
PN0714 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Autopercepção do paciente pedriátrico sobre saúde bucal ao ser submetido a tratamento endodôntico
Damasceno AGLR, Muniz AB, Sampaio MMD, Sampaio MMD, Gimenez T, Imparato JCP
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho é avaliar a percepção das crianças com relação aos molares decíduos que serão submetidos a tratamento endodôntico, durante o período de proservação de um mês e seis meses após o tratamento. A amostra contou com um número de 17 participantes, com a faixa etária de 2 a 7 anos de idade. A pesquisa foi conduzida por 2 examinadores distintos previamente treinados e calibrados para realizar o Child's Questionnaire about Teeth Appearance. Para análise da autopercepção da criança quanto ao tratamento odontológico, será feita uma análise estatística descritiva utilizando os dados coletados nos questionários e realizando uma comparação dos dados quanto ao tempo da investigação. Os resultados demonstraram que na primeira consulta a maioria das crianças (10 crianças - 58.8%) tinham percepções ruins, sendo a maior parte das crianças (n=7 / 52.9%) responderam que não achavam o dente bonito. Após o retorno ao consultório odontológico, dado um mês da realização do tratamento, 13 crianças (76.5%) já não autorelatavam a doença e 14 crianças (82.7%) estavam satisfeitas quanto a aparência do dente que foi tratado. Na última consulta de proservação 14 criancas (82.7%) e 16 crianças (94.1%) que seus dentes estavam respectivamente sadios e bonitos.
Conclui-se que perfil de autopercepção da criança foi alterado em relação ao seu dente após a realização do tratamento endodôntico, comprovando que o tratamento foi satisfatório para melhora da autopercepção da criança quanto sua saúde bucal, quanto maior o tempo de proservação mais satisfeitos os relataram estar.
PN0704 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Avaliações das reabsorções dentárias após o tratamento da mordida aberta anterior com ancoragem esquelética ampliada
Santos G, Silva E, Meloti AF, Nascimento MCC
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar por meio das imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico, as reabsorções dentárias em pacientes portadores de mordida aberta anterior, tratados ortodonticamente com intrusão dos dentes posteriores superiores e inferiores, utilizando-se quatro miniplacas. Para isso, selecionou-se imagens antes e após tratamento ortodôntico de 32 pacientes portadores de mordida aberta anterior. As raízes de todos os dentes presentes na maxila e mandíbula foram mensuradas tendo como referência o seu longo eixo radicular, desde o ápice até a linha cervical, representada pela junção cemento-esmalte, no sentido vestíbulo-lingual. As mensurações obtidas nas fases pré e pós-tratamento ortodôntico foram realizadas por um único observador calibrado. Os resultados mostraram que a diferença do comprimento das raízes nos grupos dos dentes anteriores e posteriores, nas fases pré e pós-tratamento ortodôntico foi estatisticamente significante (p<0,01), indicando que houve uma reabsorção com média 0,85 mm para os dentes anteriores e de 0,69 mm para os dentes posteriores. As reabsorções radiculares nos dentes posteriores, após a mecânica ortodôntica intrusiva ancorada em miniplacas foram, em média, menores que 1 mm. Nos dentes anteriores, 50% apresentaram reabsorções menores que 1 mm e os restantes tiveram reabsorções ligeiramente acima de 1 mm, atingindo o valor máximo de 1,17 mm.
Com base nos resultados, é possível afirmar que o protocolo de tratamento adotado nos pacientes portadores de MAA não promove reabsorções radiculares imagiologicamente significativas.
(Apoio: CAPES  N° 001)