Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0560 a PN0571 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PN0571 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Avaliação dos mediadores inflamatórios IL-6, IL-17 em modelo de periodontite induzido por ligadura em ratas e sua relação com a osteoporose
Miranda JAM, Joly JC, Napimoga MH, Peruzzo DC, Martinez EF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite é uma condição inflamatória crônica do periodonto que envolve interações entre produtos bacterianos, células e mediadores inflamatórios, tendo algumas situações sistêmicas como fatores modificadores da doença periodontal (DP). Dentre estes, destaca-se a osteoporose caracterizada por baixa densidade mineral óssea. Tendo em vista as evidências clínicas, este estudo objetivou quantificar mediadores inflamatórios (IL-6 e IL-17), em modelo de periodontite induzido por ligaduras em ratas com osteoporose. Vinte e oito ratas da linhagem Wistar foram aleatoriamente divididas nos seguintes grupos amostrais (n=7/cada): GI: com DP e sem osteoporose, GII: com DP e com osteoporose, GIII: sem DP e com osteoporose, GIV: sem DP e sem osteoporose. A osteoporose foi induzida com ovarectomia bilateral e acompanhamento após 60 dias. Quando presente DP, esta foi induzida com fio de ligadura, durante 14 dias. Amostras de gengiva foram removidas, e utilizadas para quantificação de IL-6 e IL-17, por meio do ELISA. Os dados foram tabulados e submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram que os grupos com DP apresentaram maior quantidade de IL-6 e IL-17 do que os grupos sem DP, especialmente na presença de osteoporose (p<0,05). Adicionalmente, observou correlação positiva entre osteoporose e DP (p= 0,0274), bem como, entre os níveis de IL-6 e IL-17 (p<0,05).
Conclui-se, que uma provável interação entre a DP e a osteoporose possa ocorrer possivelmente, mediada pela resposta imuno-inflamatória comum em ambas.
PN0568 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Avaliação clínica de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica na redução do sorriso gengival
Costa AB, Romansina D, Ramalho JAS, Pereira PA, Tedesco TK, Morimoto S, Ramalho KM
Odontologia - UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado comparou o efeito de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica tipo A (BTX-A) na redução do sorriso gengival (SG) e atividade muscular em 2, 8, 12, 16, 21 e 25 semanas. O objetivo foi avaliar se o aumento do número de pontos tem efeito na eficácia, durabilidade do tratamento e na atividade muscular. O estudo incluiu pacientes com SG maior ou igual a 3mm. Grupo 1: um total de 4 pontos de aplicação de BTX-A (2 unidades de BTX-A por ponto) para relaxamento dos músculos elevador do lábio superior e asa do nariz e elevador do lábio superior foi realizado; Grupo 2: um total de 2 pontos de BTX-A (2 unidades por ponto) para relaxamento do músculo elevador do lábio superior foi realizado. A Atividade muscular foi avaliada através de eletromiografia de superfície (EMGs) por avaliador cego e a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso foi mensurada com uso de paquímetro por avaliador cego. Após 2 semanas, houve diferença estatisticamente significante entre as medidas basal e final nos dois grupos em relação à redução do SG e redução da atividade muscular (p<0.05). Não houve diferença quando os dois grupos foram comparados entre si (p>0.05). Em 8 semanas, não houve mais redução estatisticamente significativa na atividade muscular. A duração do tratamento para redução significante do SG foi de 12 semanas no G1 e 16 semanas no G2, mas sem diferença significante entre eles em nenhum momento
Não houve diferença entre os dois protocolos testados em nenhum tempo avaliado. Aumentar o número de pontos de injeção não aumenta a eficácia e durabilidade do resultado.