Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0288 a PN0298 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PN0298 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Ativação química de géis clareadores reduz a difusão trans-amelodentinária de H2O2 e a toxidade dos produtos sobre células pulpares
Voss BM, Ribeiro RAO, Duque CCO, Zuta UO, Soares DG, Hebling J, de-Souza-Costa CA
Prótese e Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliado a difusão de H2O2 e o efeito tóxico trans-amelodentinário de géis clareadores com 10% e 35% de H2O2 catalisados com óxido de manganês (MnO; 10 mg/mL). Para isso, discos de esmalte/dentina bovinos manchados com chá preto foram clareados com géis contendo MnO. Como controle positivo (CP) e negativo CN), um gel com 35% de H2O2 foi usado ou nenhum tratamento foi realizado, respectivamente. Para a análise de citotoxicidade, os discos foram adaptados em câmaras pulpares artificiais, as quais foram individualmente posicionadas em placas de 24 compartimentos. A superfície de dentina dos discos se manteve em contato com meio de cultura (DMEM), enquanto a superfície oclusal permaneceu exposta para receber os géis clareadores por 45 min. Então, os extratos (DMEM + componentes dos géis clareadores que se difundiram pelos discos) foram coletados e aplicados por 1 h sobre células MDPC-23. A quantificação de H2O2 que se difundiu pelos discos foi determinada pela técnica de violeta leuco-cristal/peroxidase. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística (ANOVA e Tukey; p<0,05). Independente da concentração de H2O2 nos géis clareadores, a adição de MnO reduziu a citotoxicidade de ambos os produtos em relação ao CP (p<0,05), bem como a difusão deste agente tóxico pelo esmalte e dentinas. Não houve diferença estatística entre os géis clareadores com 10% e 35% contendo MnO (p>0,05).
Concluiu-se que a catálise de géis clareadores com 10 mg/mL de MnO reduz a difusão trans-amelodentinária de H2O2 e consequentemente a citotoxicidade dos produtos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/14457-6)