Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0232 a PN0243 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PN0242 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Estudo clínico randomizado do própolis na redução da hipersensibilidade dentinária: um ensaio piloto
Carneiro AMP, Paula BLF, Nunes SC, Barros APO, Oliveira RP, Barros TF, Araújo JLN, Silva CM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo-cego avaliou o efeito do própolis com duas concentrações distintas (10% e 15 %) na hipersensibilidade dentinária (HD). Quinze dentes com HD foram randomizados e alocados em três grupos de tratamento (n=5): G1- placebo - creme dental sem princípio ativo, G2- creme dental com própolis a 10% e G3- creme dental com própolis a 15%. A avaliação da HD foi realizada em três tempos: baseline (antes do tratamento), 15 e 30 dias após o tratamento, por meio de estímulo tátil e evaporativo, empregando a escala visual analógica (EVA). Para a análise intragrupo foi utilizado o teste Friedman (p<0.05): o teste tátil mostrou uma redução significativa da HD no G2 e G3 após 15 e 30 dias; o teste evaporativo mostrou redução significativa da HD em todos os grupos avaliados, sendo o G1 e o G3 após 30 dias e o G2 após 15 e 30 dias. Para a análise intergrupo foi utilizado o teste Kruskal Wallis (p<0.05): o teste tátil mostrou uma redução significativa da HD do G2 quando comparada ao G3 após os diferentes períodos de avaliação; o teste evaporativo mostrou redução significativa da HD do G2 em relação ao G1 após 30 dias.
Desta forma, o creme dental contendo própolis a 10% promoveu a maior redução da HD quando comparado ao própolis a 15%.
(Apoio: CNPq  N° 130961/2019-1)
PN0243 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Processo de corrosão por técnicas eletroquímicas na liga metálica quaternária Ti-35Nb-7Zr-5Ta, modificada por feixe de laser
Italiano AEV, Reis BA, Purisaca JEV, Fernandes L, Santos ML, Vaz LG
Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O sucesso dos dispositivos biomédicos, em especial os implantes dentários em longo período, depende da interação do biomaterial com o ambiente bucal a qual envolve reações eletroquímicas. A fim de aperfeiçoar as propriedades do titânio (Ti), elementos de liga são adicionados, sendo a liga Ti-6Al-4V a mais comum. O objetivo desse trabalho foi investigar o comportamento eletroquímico/resistência a corrosão da liga metálica quaternária Ti-35Nb-7Zr-5Ta modificada por feixe de Laser em solução fisiológica (NaCl 0,9%). As avaliações foram realizadas utilizando-se as técnicas de potencial a circuito aberto com o tempo (OCP), de polarização potenciodinâmica (PP) e polarização cíclica (PC). Nas curvas de OCP pode-se observar a formação da camada de óxido metálico (Ti) devido a reações espontâneas que ocorrem na superfície do material. Esta camada de óxido apresentou melhor comportamento eletroquímico nas amostras modificadas por feixe de laser, sendo corroborado nas curvas de PP, onde foi possível observar uma diferença de potencial de corrosão entre as amostras modificadas a uma frequência de 20Hz e 35 Hz, constatando uma zona de ativação (formação do filme passivo) e região de passivação, enquanto na PC observou-se um potencial de repassivação (Er) maior em relação ao potencial de corrosão (Ecorr).
Concluindo assim que a liga Ti-35Nb-7Zr-5Ta com modificação de superfície por feixe de laser, além de ter elementos não nocivos ao organismo indica melhorias nas propriedades de corrosão e possível melhora da biocompatibilidade.