Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0220 a PN0231 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PN0222 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Adesividade em dentes preparados com ultra-som
Mariano JR, Oliveira AA, Freitas BLR
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta desta pesquisa foi comparar a adesão, utilizando o teste de microtração, de resina composta em superfícies preparadas com pontas de diamante montadas em um aparelho de ultra-som, com e sem utilização de ácido fosfórico a 37% para tratamento da superfície dentinária a ser restaurada e preparos tradicionais realizadas em superfícies com pontas diamantadas convencionais montadas em turbinas de alta-rotação e com condicionamento ácido fosfórico a 37%. Os produtos utilizados foram avaliados após serem aplicados de acordo com as recomendações dos fabricantes. Após armazenados em solução aquosa de Timol 0,1%, cada dente foi seccionado no sentido e perpendicularmente à interface de união para obtenção dos corpos-de-prova em forma de palito com secção transversal quadrangular e área aproximada de 1 mm². Cada corpo-de-prova foi submetido ao teste de microtração em máquina de ensaio universal a uma velocidade de 0,5 mm/min.
De acordo com a metodologia utilizada, pode-se concluir que não houve diferença de resistência à microtração de resina composta em superfícies, podendo-se concluir que quando utilizamos as pontas de diamante o condicionamento ácido da superfície preparada pode ser suprimido.
PN0229 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito da temperatura de secagem e presença de um monômero ácido na síntese de partículas de ortofosfato de cálcio
Fronza BM, Braga RR
Odontologia - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da adição de um agente funcionalizante e da temperatura de secagem sobre a fase de CaP formada e morfologia de partículas. Partículas foram sintetizadas por co-precipitação utilizando nitrato de cálcio e dihidrogenofosfato de amônio, com ou sem a adição de metacriloxietil fosfato (1 CaP : 2 MOEP, em mols). As sínteses foram realizadas a 23 oC e pH 6, e as partículas foram mantidas por 15 dias em dessecador à vácuo nas temperaturas de 23, 40 ou 60 oC. As partículas foram caracterizadas por difratometria de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Fosfato dicálcico dihidratado (DCPD) foi a fase predominante na síntese realizada sem MOEP após secagem a 23 oC, com partículas em forma de placas (~20 micrometros). As secagens a 40 oC e 60 oC resultaram em misturas de fosfato dicálcico anidro (DCPA) e fosfato octacálcico (OCP) e partículas irregulares de menor tamanho. A síntese realizadas com a adição de MOEP resultaram na formação de DCPD (23 oC e 40 oC) ou DCPA+OCP (60 oC). A morfologia das partículas não alterou em função da temperatura de secagem, com a formação de placas estreitas com extremidades arredondadas (~15 micrometros).
Pode-se concluir que a temperatura de secagem interferiu na fase formada. A adição de MOEP também interferiu no processo de cristalização, afetando a morfologia dos cristais e interagindo com a temperatura de secagem na definição do produto final.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/0701-9)