Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0206 a PI0215 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


PI0206 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação em micro-CT do preenchimento e alteração volumétrica de materiais reparadores utilizando novo modelo de teste
Matallana LI, Figueira GO, Torres FFE, Pinto JC, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Novos materiais reparadores biocerâmicos pré-manipulados são desenvolvidos. Esses materiais necessitam de umidade para a presa e para avaliação de propriedades físico-químicas. BIO-C Repair (BCR) é um novo biocerâmico reparador pronto para uso. Novo modelo confeccionado em gesso foi utilizado para avaliação da capacidade de preenchimento e alteração volumétrica de BCR e MTA HP em comparação ao IRM. Cavidades retrógradas simuladas (3 mm altura/ 1 mm diâmetro) foram confeccionadas em gesso e escaneadas em micro-CT SkyScan 1272. Os modelos de gesso foram imersos em água destilada e armazenados em estufa por 24 h. As cavidades foram então preenchidas com os materiais e mantidas em estufa (24 h, 37ºC, 95% umidade) e novamente escaneadas. As cavidades foram avaliadas quanto ao preenchimento (mm3) e falhas (%). Os espécimes foram imersos em água destilada por 7 dias e novamente escaneados para avaliação quantitativa da alteração volumétrica. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA/Tukey (α=.05). Bio-C Repair mostrou maior capacidade de preenchimento que MTA HP (p<.05). IRM foi similar ao Bio-C e ao MTA HP (p>.05). MTA HP mostrou maior perda de volume (p<.05) que Bio-C e IRM, que foram semelhantes (p>.05).
Conclui-se que Bio-C Repair é um novo material reparador com maior capacidade de preenchimento e menor alteração volumétrica que MTA HP. O modelo de gesso proposto foi adequado para padronização da análise de propriedades físico-químicas por micro-CT de materiais biocerâmicos pré-manipulados, que precisam de umidade para a presa.
(Apoio: CNPq  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0)
PI0207 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise da eficácia do preparo químico mecânico sob o conteúdo microbiológico e endotóxico em lesões endodônticas periodontais combinadas
Avolio MVB, Chapola RC, Passini MRZ, Gomes BPFA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Lesões endo-periodontais combinadas (LEPC) são resultado de processos patológicos, que afetam tanto a polpa quanto o periodonto em um mesmo dente. O Complexo Vermelho é composto por três microrganismos anaeróbios Gram-negativos (P.gingivalis-Pg, T.denticola-Td, e T.forsythia-Tf). As bactérias Gram-negativas apresentam o lipopolissacarídeo (LPS) como seu fator de virulência mais relevante, responsável pelos principais fenômenos patológicos que ocorrem na polpa e no periodonto. Nesse estudo, foram analisados a presença das espécies do Complexo Vermelho nas bolsas periodontais (BPs) e nos canais radiculares (CRs) nos dentes com LEPC, e o efeito do preparo químico mecânico (PQM) na alteração da carga microbiana e na redução dos níveis de LPS, nos CRs e nas BPs. Foram coletadas 10 amostras clínicas dos CRs e das BPs, antes e após o PQM. A análise microbiológica das mesmas foi realizada através do Nested-PCR. A quantificação de LPS foi realizada através do ensaio Lisado de Amebócito Limulus. O microrganismo mais encontrado nos CRs e BPs antes do PQM foi Td (10/10). Após o PQM, o mais frequente nos CRs foi Tf (5/10) e nas BPs foi Td (9/10). Nos CRs, a média inicial de LPS foi de 18,92 EU/mL. Após o PQM, foi de 0,22 EU/mL. Nas BPs o valor médio inicial foi de 184,63 EU/mL e após o PQM foi de 89,37 EU/mL.
Concluiu-se que T.denticola foi a espécie mais prevalente nas bolsas periodontais. O preparo químico mecânico alterou a carga microbiana e reduziu os níveis de LPS em ambos os sítios.
(Apoio: CNPq)
PI0208 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Influência da laserterapia na inflamação e maturação das fibras colágenas em tecido pulpar de ratos diabéticos submetidos à clareação
Goto J, Benetti F, Ramos GA, Silva IJP, Sivieri-Araújo G, Briso ALF, Ervolino E, Cintra LTA
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência da laserterapia de baixa intensidade, utilizando laser infravermelho (LIV), na inflamação e maturação colágena no tecido pulpar de ratos diabéticos submetidos à clareação dentária. Um total de 56 ratos foi dividido em grupos: controle normoglicêmicos (N), N-clareados (NCla), N+LIV, NCla+LIV, diabéticos (D), D-clareados (DCla), D+LIV, DCla+LIV. A diabetes foi induzida por estreptozotocina, a clareação foi realizada com H2O2 a 17,5%, e LIV foi aplicado. Após 2 e 30 dias (n=7 hemimaxilas/grupo/tempo), os ratos foram eutanasiados e as hemimaxilas processadas para análise em H.E. e picrosírius red (PSR). Aplicou-se escores à inflamação e as áreas correspondentes às fibras colágenas foram calculadas. Testes estatísticos foram aplicados (p<0,05). Aos 2 dias, NCla+LIV e DCla+LIV apresentaram inflamação semelhante aos grupos N e D, respectivamente (p>0,05), e diferente dos grupos NCla e DCla (com maior inflamação) no terço cervical da polpa coronária, também respectivamente (p<0,05); não houve diferença entre grupos diabéticos comparados aos normoglicêmicos(p>0,05). Aos 30 dias, não houve inflamação. Para PSR, aos 2 dias, observou-se maior quantidade de fibras maduras em DCla comparado ao NCla (p<0,05); já NCla+LIV e DCla+LIV foram semelhantes (p>0,05). Aos 30 dias, a diferença foi observada apenas entre os grupos N e NCla, onde NCla apresentou maior quantidade de fibras maduras (p<0,05).
Conclui-se que a diabetes elevou a maturação colágena do tecido pulpar de dentes clareados, e LIV minimizou a inflamação e a fibrose no tecido pulpar.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/20681-3)
PI0209 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação quantitativa da redução bacteriana com Reciproc Blue, XP-endo Shaper e Finisher em canais de formato oval: estudo in vivo
Ferreira PHG, Oliveira AGG, Farias LM, Magalhães PP, Reher P, Braga T, Cortes MIS, Amaral RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico randomizado in vivo avaliou a eficácia dos instrumentos Reciproc Blue (RB), XP-endo Shaper (XP-S) e XP-endo Finisher (XP-F) associado à XP-S na redução bacteriana em canais radiculares de formato oval com necrose pulpar e periodontite apical primária. Um total de 28 dentes unirradiculares e com canal único foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo 1, RB (n = 14) e grupo 2, XP-endo (XP- S e XP-F, n = 14). O preparo químico-mecânico utilizou como irrigantes hipoclorito de sódio 5,25% e EDTA 17%. Amostras microbiológicas foram coletadas com pontas de papel absorvente estéreis antes da instrumentação (S1), após o preparo químico-mecânico (S2) e após a instrumentação com XP-F (S3). Os extratos de DNA foram submetidos para análise de contagem bacteriana total por reação em cadeia da polimerase em tempo real. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA, e o nível de significância foi estabelecido em 5%. Resultados das amostras foram positivos quanto à presença bacteriana em S1. A contagem bacteriana reduziu substancialmente após os procedimentos do tratamento (P <0,01). Os resultados não mostraram diferença estatística entre a instrumentação com RB e XP-S em relação à redução bacteriana (P ˃ 0,05). Uma redução bacteriana acentuada foi observada após o uso de XP-F (P <0,01).
Os sistemas XP-S e RB reduziram acentuadamente a carga bacteriana em canais radiculares de formato oval com periodontite apical primária. O instrumento XP-F, usado como suplementar ao preparo químico-mecânico, promoveu uma redução bacteriana significativamente maior.
(Apoio: Fundo de Incentivo à Pesquisa PUC Minas - FIP PUC Minas  N° 22.474/1º.2019  |  CAPES  N° 001)
PI0210 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Acurácia do teste de sensibilidade pulpar no diagnóstico das patologias pulpares: estudo clínico observacional
Magalhães TEA, Matos FS, Cunha TC, Paranhos LR, Bernardino IM, Moura CCG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia do teste de sensibilidade pulpar (TSP) com spray de gás refrigerante (1,1,1,2-tetrafluoretano) no diagnóstico de patologias pulpares e determinar o efeito de variáveis ​​individuais e clínicas na confiabilidade do teste. Sessenta pacientes com indicação de tratamento endodôntico radical foram selecionados e examinados de agosto de 2017 a julho de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, exames clínico-radiográficos e TSP. Foram registrados os resultados do TSP, dados sociodemográficos (idade e sexo), tipo de dente em relação ao número de raízes, presença de restaurações e cáries, além do consumo recente de analgésicos. A presença de sangramento dentro da câmara pulpar foi usada como padrão-ouro. O TSP com spray de gás refrigerante apresentou sensibilidade de 0,88, especificidade de 1,00, valor preditivo positivo de 1,00, valor preditivo negativo de 0,86 e acurácia de 0,93. A acurácia do TSP não foi afetada pelas variáveis ​​individuais ou clínicas (p>0,05; teste do Qui-quadrado).
O TSP com spray de gás refrigerante é um método preciso e confiável para determinar o diagnóstico de patologias pulpares, principalmente em casos de vitalidade pulpar ou pulpite irreversível.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 307808/2018-1)
PI0212 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise da qualidade das radiografias executadas durante os tratamentos endodônticos realizados na clínica odontológica
Lara GSC, Silva EGA, Carvalho LKCG, Dametto FR, Arruda-Vasconcelos R, Louzada LM, Veloso HHP, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade das radiografias (RX) periapicais (Per) convencionais realizados durante as etapas do tratamento endodôntico (TE), sendo: radiografia inicial, odontometria, prova do cone, condensação lateral e radiografia final, avaliando quanto à técnica radiográfica, ao processamento da película de RX e ao armazenamento da película de RX. Foram selecionados 50 prontuários totalizando uma amostra de 250 RX Per. As RX foram analisadas por 3 endodontistas experientes, sendo o índice kappa utilizado para analisar a concordância entre avaliadores. Nos dados, observou-se que das 250 radiografias analisadas, 234 apresentaram algum tipo de erro na qualidade das radiografias. Quanto as etapas do TE, foi observado 87,34% de erro, dos quais: odontometria (25,14%); prova do cone (23,15%), condensação lateral (23,05%) e RX inicial (16%). Quanto à técnica radiográfica obteve 56,95% de erros, dos quais: alongamento da imagem (23,59%), angulação horizontal (14,73%), "cone cut" ou meia lua (8,65%), encurtamento da imagem (5,46%) e filme invertido (4,52%). Em relação ao processamento foi detectado 85,08% de erros, sendo estes: marca de digitais (33,14%), manchamento (30,47%) e pouco contraste (21,47%). Em relação ao armazenamento foi detectado em 100% dos casos erros em relação a ranhura (83,77%), deslocamento da emulsão (12,74%) e películas coladas (3,49%).
Concluiu-se que houve uma baixa qualidade nas radiografias periapicais realizadas por graduandos e os erros mais frequentes foram as ranhuras, marca de digitais e manchamento.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2015/23479-5  |  CNPq  N° 308162/2014-5  |  CNPq  N° 303852/2019-4)
PI0213 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito sinérgico de flavonóides e peptídeos catiônicos sobre o metabolismo e capacidade de migração em fibroblastos estimulados por LPS
Oliveira LS, Benlagha A, Grenier D, Santos JN, Cintra LTA, Duque C, Caiaffa KS
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar o efeito sinérgico de epigalocatequina-3-galato (EGCG) e proantocianidina do cranberry do tipo A (AC-PAC) quando combinadas com LL-37 ou seu análogo KR-12-a5 sobre o metabolismo e a migração de fibroblastos gengivais humanos (HGF-1), estimulados por lipopolissacarídeo (LPS) de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (ATCC 29522). As células HGF-1 foram pré-tratadas com os compostos isolados ou com uma combinação de EGCG + AC-PAC; AC-PAC + KR-12-a5; AC-PAC + LL-37; EGCG + KR-12-a5 ou EGCG + LL- 37. As culturas celulares foram então estimuladas com LPS. O metabolismo e migração celular foram analisados utilizando ensaios colorimétricos (ensaio de MTT) e fluorescentes, respectivamente. Os dados obtidos nos ensaios de MTT foram expressos em médias (± desvios padrão) da porcentagem de metabolismo celular em relação ao controle (DMEM - 100% de metabolismo celular) e a porcentagem de migração celular em relação ao controle negativo (células não tratadas - 100% migração cellular), e então submetidos a ANOVA e teste de Tukey (p <0,05). O EGCG, em 25 e 12,5 µg/mL, estimulou o metabolismo celular mesmo sob efeito do LPS. As combinações de EGCG + AC-PAC, EGCG + LL-37 e EGCG + KR-12-a5 estimularam o metabolismo celular na presença de LPS. Combinações de EGCG com AC-PAC ou KR-12-a5 e AC-PAC com LL-37 foram capazes de aumentar estatisticamente a migração celular.
Conclui-se que o EGCG, isolado ou combinado com AC-PAC e KR-12-a5, induziu aumento no metabolismo e na migração de fibroblastos gengivais humanos estimulados por LPS.
(Apoio: CNPq  N° 140467/2018-1  |  CAPES  N° 88881.135824/2016-01)
PI0214 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Comparação de biofilmes monoespécie ou mistos através da viabilidade microbiológica e formação de matriz
Rosim PLB, Cuéllar MRC, Mendez DAC, Cruvinel T, Andrade FB
Endodontia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Polissacarídeos extracelulares (PEC) são sintetizados a partir da sacarose por bactérias e assim como a matriz, são uma forma de resistência dos biofilmes. Avaliou-se biovolume, viabilidade celular, capacidade de formar matriz e PEC de biofilmes monoespécie e mistos de Enterococcus faecalis e Streptococcus mutans, através da Microscopia confocal de varredura a laser (MCVL) com diferentes corantes. Blocos de dentina bovina foram lixados em politriz, mantidos em soro, esterilizados e divididos segundo o tipo de biofilme e corantes (n=6): G1- E faecalis + Live/dead + calcofúor; G2- S. mutans + Live/dead + calcofúor; G3- Misto + Live/dead + calcofúor; G4- E faecalis + Live/dead + AlexaFlúor; G5- S. mutans + Live/dead + AlexaFlúor; G6- Misto +live/dead + AlexaFlúor. Os blocos foram colocados em placas de 24 poços, para a formação de biofilme sobre os mesmos durante 7 dias com trocas diárias do meio de cultura BHI + glicose 1% e sacarose 1%. Os biofilmes foram visualizados em MCVL Leica em quatro áreas de cada bloco. No programa Las X foi realizada a quantificação volumétrica (biovolume) dos biofilmes e as porcentagens das bactérias viáveis (verde) e mortas (vermelho), e fluorescência da matriz (azul) e do PEC (magenta). Na viabilidade e no biovolume os grupos mistos foram significativamente maiores do que os grupos de S. mutans (p< 0.05). A quantidade de matriz e do PEC dos biofilmes foram similares estatisticamente.
Na formação in vitro de biofilmes de duas espécies a combinação das cepas mostrou um aumento na viabilidade e biovolume e mesma quantidade de matriz extracelular.
PI0215 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise de diferentes sistemas rotatórios de instrumentação endodôntica na formação de trincas radiculares
Pinheiro GRB, Trevensoli VC, Pinheiro SL, Rocha DGP, Pelegrine RA, Bueno CES, Degasperi GR, Fontana CE
Endodontia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a possível formação de trincas radiculares após instrumentação endodôntica com o preparo de canais radiculares com sistemas rotatórios de lima única ou de múltiplas limas sequenciais. Foram selecionados 45 molares inferiores permanentes e apenas as raízes mesiais foram preparadas. As amostras foram aleatoriamente divididas em três grupos com relação ao tipo de instrumento a ser empregado no preparo dos canais radiculares: sistema Hyflex CM (grupo GHCM), sistema Hyflex EDM (grupo GEDM) e sistema Protaper Next (grupo GPTN). Apenas os canais mésio vestibulares dessas raízes foram preparadas e os canais mésio linguais serviram como controle. A observação de trincas foi realizada após secção das raízes nas regiões dos terços radiculares à 3mm (terço apical), 6mm (terço médio) e 9mm (terço cervical) do forame apical. As amostras foram coradas com azul de metileno 1% por 1 min e com auxílio de microscópio operatório em aumento de 16X foi analisado a presença de trincas. As variáveis obtidas através do estudo foram submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e ao teste de Friedman. Independente do grupo de instrumentos testados, trincas foram observadas nos diferentes terços radiculares, porém não houveram diferenças estatísticas entre os mesmos (P > .05) e não foram observadas diferenças nos índices de trinca por terços radiculares dentro do mesmo grupo analisado (P > .05).
O uso de instrumentos rotatórios com sistemas de lima única ou múltiplas podem resultar em algum índice de defeitos dentinários, independente do terço radicular.
(Apoio: CNPq)