Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0181 a PI0187 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PI0181 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Expressão dos genes IL7 e PFN1 em indivíduos com Doença Periodontal, Diabetes Mellitus tipo 2 e Dislipidemia
Ferreira KS, Corbi SCT, Silva BR, Bastos AS, Cirelli T, Nicchio IG, Orrico SRP, Scarel-Caminaga RM
Morfologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e a Dislipidemia são doenças sistêmicas que costumam apresentar-se como comorbidades da doença periodontal (DP). Análise proteômica prévia mostrou que as proteínas Interleucina 7 (IL-7) e Profilina 1 (PFN-1) foram mais expressas em pacientes com a presença das três doenças. O objetivo deste estudo foi validar a expressão dos genes inflamatórios IL7 e PFN1 em pacientes com combinações diferentes de DM2 (compensado/descompensado), Dislipidemia e DP. Os pacientes foram submetidos a exame clínico periodontal e avaliação dos perfis glicêmico e lipídico. No total 150 pacientes foram divididos em grupos (com 30 indivíduos cada): Grupo 1 (DM2 descompensado, dislipidemia e DP), Grupo 2 (DM2 compensado, dislipidemia e DP), Grupo 3 (dislipidemia e DP), Grupo 4 (DP) e Grupo 5 (Controle). A investigação da expressão de IL7 e PFN1 em leucócitos dos pacientes foi feita após extração do RNA, confecção do DNA complementar, e realização de PCR quantitativo utilizando TaqMan. Maior expressão sistêmica do gene IL7 foi encontrada em pacientes do Grupo 2 e do Grupo 5 (saudáveis). O gene PFN1 mostrou-se mais expresso em pacientes com apenas DP (Grupo 4) e pacientes saudáveis (Grupo 5).
Conclui-se que a compensação metabólica quando alcançada em pacientes com DM2 elevam a expressão de IL7 em níveis semelhantes ao de indivíduos saudáveis, e a expressão de PFN1 aumento gradualmente na em direção ao fenótipo saudável.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/26338-1, 2009/16233-9, 2010/10882-2, 2014/16148-0. 2015/08678-1, 2016/25418-6)
PI0182 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Resposta oxidativa e viabilidade de queratinócitos orais expostos à proantocianidina
Sousa LSE, Basso FG
Odontologia - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A intensa expressão de metaloproteinases da matriz (MMPs) pode resultar na progressão acelerada da perda das estruturas do periodonto. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito da aplicação da proantocianidina (PA) extraída da semente de uva na modulação da resposta oxidativa e síntese de MMP porqueratinócitos orais (QOs). Para isso, QOsforam semeados em placas de 96 compartimentos e expostos a estímulos inflamatórios (TNF-𝛼), seguido da aplicação de PA nas concentrações de 0,5 e 1%. Após 24 horas, foram determinados o efeito desta aplicação sobre a viabilidade celular, resposta oxidativa (síntese de espécies reativas de oxigênio) e síntese MMP-3 (ELISA). Os dados foram avaliados por meio de testes estatísticos ANOVA e Tukey (𝛼 =0,05). Aumento na resposta oxidativa e síntese de MMP-3, bem como significativa redução de viabilidade ocorreu quando os QOs foram expostos ao TNF-𝛼. Células tratadas com PA após o estímulo com TNF-𝛼 apresentaram viabilidade celular similar ao grupo controle, além de modulação negativa da resposta oxidativa. Qos tratadosapenas com PA isoladamente exibiam valores de viabilidade, resposta oxidativa e síntese de MMP-3 similares ao grupo controle.
Concluiu-se que a concentração de 0,001% de PA não é tóxica e tem potencial para regular negativamente a resposta oxidativa de queratinócitos orais.
(Apoio: CNPq)
PI0183 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Eficácia da fibrina rica em plaquetas e do enxerto de tecido conjuntivo no tratamento de recessões gengivais: Estudo Clínico
Passos GP, Machado LM, Soares MTR, Oliveira GJPL, Fernandes LA, Ribeiro-Júnior NV, Pigossi SC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A utilização da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) tem sido proposta como alternativa ao uso do enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETC) no tratamento de recessões gengivais (RG). O objetivo desse estudo foi comparar o uso do ETC e da PRF associado à técnica de túnel (TT) para o tratamento de RG múltiplas. Quatorze pacientes apresentando RG múltiplas bilaterais (Recessão Tipo 1 (RT 1)) em incisivos, caninos e/ou pré-molares na maxila foram incluídos nesse estudo. O estudo foi feito no modelo boca-dividida em que a TT foi realizada em ambos os lados, no entanto em um lado foi utilizado o ETC (36 RG) e no outro a PRF (36 RG). Os parâmetros clínicos periodontais incluindo nível da margem gengival (NMG), profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, espessura/altura da gengiva queratinizada (EGQ/AGQ) foram obtidos antes do procedimento cirúrgico e após 1, 3 (14 pacientes) e 6 meses (11 pacientes). Maior redução no NMG (0.74 ± 0.81mm versus 1.17 ± 0.72mm) e aumento da AGQ (3.13 ± 1.18mm versus 2.58 ± 1.10mm) foi observado para o ETC em comparação a PRF após 6 meses de acompanhamento (p<0.05). Maior ganho de EGQ foi observado para o ETC em comparação a PRF (1.81 ± 0.64mm versus 1.45 ± 0.46mm), no entanto não foram encontradas diferenças significativas. Não foram observadas diferenças entre os grupos para o tempo de cirurgia, padrão de cicatrização (Índice de Laundry) e preferência estética (Escala visual analógica) entre as duas técnicas.
Conclui-se que o ETC apresentou resultados clínicos superiores em comparação a PRF no tratamento de RG múltiplas nesse estudo.
(Apoio: CNPq  N° 134955/2019-6)
PI0184 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Estudo in vitro e in vivo de sondas periodontais do tipo Williams disponíveis no mercado brasileiro
Macabú JF, Matos ISO, Barroso EM, Camargo GACG, Souza AA, Zuza EP
Formação Específica - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar características estruturais in vitro e utilização in vivo de diferentes sondas periodontais do tipo Williams disponíveis no mercado brasileiro, utilizadas para sondagem clínica diagnóstica em periodontia. Os grupos de sondas foram divididos (n=65) em marcas: 1)Hu-Friedy; 2)Trinity; 3)Fava e 4)Golgran/Millenium). Foram avaliados in vitro: peso (g), diâmetro da ponta ativa no terço inicial, médio e final (mm), diâmetro do cabo (mm) e milimetragem das sondas (mm). Para o estudo in vivo, foram selecionados 10 participantes que apresentavam pelo menos quatro dentes com periodontite. As marcas de sondas foram codificadas em A, B, C e D (n=40) para o cegamento do examinador. Os resultados mostraram um diâmetro da ponta ativa sugestivo de forma tridimensional cônica para as marcas Trinity, Hu-Friedy e Golgran/Millenium, com conicidade crescente, enquanto a marca Fava® demonstrou diâmetro sugestivo de forma tridimensional cilíndrico/paralelo. A sonda Fava® apresentou os maiores diâmetros nos terços inicial e médio, enquanto a Hu-Friedy® revelou o menor diâmetro no terço inicial. As sondas de todas as marcas apresentaram milimetragem similar em todos os pontos avaliados. No estudo clínico, verificou-se que a sonda Fava® resultou em menor média de profundidade de sondagem do que às demais.
Conclui-se que as sondas periodontais apresentam diferenças estruturais que devem ser consideradas durante a seleção dos instrumentos, pois interferem diretamente no diagnóstico clínico da doença periodontal, podendo subestimar a doença.
(Apoio: FAPERJ  N° E-26/200.39/2018)
PI0185 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Avaliação da efetividade da terapia fotodinâmica na terapia periodontal não cirúrgica: ensaio clínico randomizado
Chagas KE, Mendes LF, Lima RPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da terapia fotodinâmica (PDT) na terapia periodontal não cirúrgica (TPNC). Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado do tipo boca dividida e cego. O estudo foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos e obtve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A amostra foi composta por 12 indivíduos com periodontite selecionados nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFMG. Todos os participantes deste estudo foram submetidos a raspagem e alisamento radicular (RAR) em duas consultas em 24 horas. Dois quadrantes de cada indivíduos foram submetidos a RAR, enquanto, no grupo teste (GT), os outros dois quadrantes foram submetidos a RAR associados à PDT. No grupo controle (GC), foi realizada uma simulação da PDT. O exame clínico periodontal foi realizado para análise dos parâmetros de sangramento a sondagem (SS), profundidade da sondagem (PS) e nível de inserção clínica. Este exame foi realizado no início e 60 dias após o término da TPNC. Os dados foram tabulados e em seguida realizada análise estatística. A TPNC resultou em significativa redução no percentual de sítios com SS e na PS. Sítios no qual a PDT foi associada á TPNC apresentaram uma redução de 40,8% no percentual de sítios com SS, enquanto que sítios do GC demonstraram uma redução de 27,5%. Não foi observada diferença entre as terapias em relação á redução no percentual de sítios com PS ≤6mm.
Portanto, pelos resultados do estudo, confirma-se a hipótese que a PDT tem efeito positivo na TPNC.
PI0186 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Eficácia do Laser de Diodo e Flúor no tratamento da Hipersensibilidade Dentinária: um estudo clínico randomizado
Pantuzzo ES, Abreu LG, Cunha FA, Lima RPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado, único e cego avaliou a eficácia de Laser de Diodo e Flúor no tratamento da Hipersensibilidade Dentinária (HD) devido à recessão gengival. Vinte e oito indivíduos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: 10 indivíduos tratados com Laser de Diodo, nove tratados com Flúor e nove que receberam placebo. A dor foi avaliada pela escala visual analógica (EVA) e pela escala de classificação verbal (VRS) aos estímulos evaporativo e tátil. A EVA foi aplicada logo após, 6h após, 12h após, e 24 h após o tratamento em sessão única para HD, enquanto a VRS foi aplicada logo após, 15 min e 7 dias após o tratamento. Adicionalmente, a qualidade de vida dos participantes foi avaliada através da versão brasileira validada do Dentine Hypersensitivity Experience Questionnaire (DHEQ 15). Aprovado no comitê de Ética em Pesquisa da UFMG em: 11/05/2018. Número: 2.650.157. Foi utilizada análise estatística, descritiva e o teste ANOVA. Valores de P <0,05 foram estatisticamente significantes. O Laser reduziu significativamente a HD ao estímulo evaporativo (P = 0,002). A aplicação de Flúor não alterou o grau da HD para estímulos evaporativos e táteis (P> 0,05). O grupo dos indivíduos tratados com Laser apresentaram maior redução da HD (25,4%) quando comparados aos tratados com Flúor (17,1%) e aos tratados com placebo (2,9%). A análise descritiva indicou que os itens que mensuram os impactos emocionais e sociais da HD foram aqueles com um impacto mais negativo sobre os indivíduos.
A terapia com Laser de Diodo foi mais eficaz na redução da HD do que a terapia com Flúor.
(Apoio: CNPq)
PI0187 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Medidas de desfechos relatados pelos pacientes após enxerto usando terapia de fotobiomodulação: um ensaio clínico randomizado
Fonseca JG, Bitencourt FV, David SC, Schutz JS, Kirst Neto AO, Schindler E, Visioli F, Fiorini T
Ctbmf e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados de desfechos relatados pelos pacientes após terapia de fotobiomodulação (TFBM) na área doadora de enxerto de tecido conjuntivo epitelizado. Foi realizado um ensaio clínico randomizado, paralelo, controlado e triplo-cego. Foram selecionados 44 participantes que necessitavam de enxerto de tecido conjuntivo para o tratamento de defeitos mucogengivais. Os participantes foram aleatoriamente distribuídos nos grupos teste (TFBM - realizado no pós-operatório imediato, 24h e 48h) e controle (placebo - realizado nos mesmos tempos experimentais, sem emissão de laser). No baseline, 24h, 48h e 7 dias após a cirurgia foi aplicado um questionário de avaliação pós-operatória dividido em três domínios (função oral, função geral e outros sintomas) composto por 12 questões em escala Likert variando de nenhum (0) a extremo (4). Foi adotado teste two-way ANOVA e post hoc de Sidak's (p<0,05). Observou-se redução significativa para o grupo teste em: função geral nas categorias dificuldade para dormir (24h: p=0.049), deixar de ir ao trabalho/faculdade (48h: p=0.024) e dificuldade em realizar atividades diárias (24h: p=0.003; 7 dias: p=0.016); função oral em abertura de boca (48h: p=0.010), mastigação (48h: p=0.001) e consumo de alimento (24h: p=0.016); e outros sintomas nas categorias sensação de inchaço (48h: p=0.036) e sangramento no palato (24h: p=0.032).
A TFBM mostrou-se efetiva na avaliação de desfechos relatados pelos pacientes nos domínios função geral, função oral e outros sintomas.
(Apoio: CAPES  N° 001)