H001

Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de quatro medicações de uso endodôntico.

PALLOTTA, R. C.*, MASSARO, H., MACHADO, M. E. L.

FOCCB. Tel.: (0**11) 272-6262, fax: (0**11)  272-6262. E-mail: raulcapp@aol.com

O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação de quatro substâncias utilizadas como medicação intracanal, o iodofórmio, o hidróxido de cálcio, o CFC – 25% Ciprofloxacin, 25% metronidazol e 50% hidróxido de cálcio – e o IKI – 2% iodo, 4% iodeto de potássio veiculados em glicerina – sobre quatro bactérias que apresentam grande capacidade de resistência (Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis e Bacteroides fragilis). As quatro soluções foram utilizadas em dez concentrações diferentes. O procedimento a ser realizado consistia na incubação em tubos de ensaio de 0,9 ml de uma associação de bactérias e meio de cultura líquido numa concentração constante na qual deveria ser acrescentado 0,1 ml da medicação. O procedimento foi repetido 20 vezes para cada concentração de medicação sobre cada bactéria. Um grupo somente com meio de cultura e outro com meio e bactérias era inoculado servindo de controle negativo e positivo respectivamente. Após o período de incubação, verificava-se o crescimento bacteriano, avaliando a turbidez do tubo, comparando com a escala de MacFarland, sendo possível atribuir um valor para cada um dos tubos.

Para S. aureus, P. aeruginosa e E. faecalis, o CFC apresentou melhores resultados, seguido pelo hidróxido de cálcio e iodofórmio, e por fim o IKI. Já para o B. fragilis, o CFC e o iodofórmio foram mais eficazes, seguidos pelo hidróxido de cálcio e o IKI. Em maiores concentrações os resultados tenderam a ser semelhantes para todos os grupos. Pode ser observada uma relação direta entre a concentração e a ação do medicamento.

H002

Aspectos demográficos, clínicos e odontológicos de 1.200 pacientes HIV positivos.

ORTEGA, K. L.*, MAGALHÃES, M. H. C. G.

Disciplina de Patologia Bucal – Departamento de Estomatologia – FOUSP.

O objetivo deste estudo foi verificar os aspectos demográficos, clínicos e odontológicos de 1.200 pacientes HIV positivos, admitidos para tratamento odontológico no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, entre 1989 e 2000. Os dados contidos nas fichas clínicas dos pacientes foram transferidos para um programa de computador (Epi Info 6, versão 6.04b) e analisados. Os resultados mostraram que as características demográficas dos pacientes do CAPE foram muito similares às relatadas pelo Ministério da Saúde do Brasil no último boletim epidemiológico. As manifestações bucais da infecção pelo HIV, mais freqüentes, encontradas foram candidíase (32,83%), leucoplasia pilosa (15,41%), queilite angular (14,91%), gengivite (12,75%), periodontite (11,33%), ulcerações (6,75%), lesões de herpes (3,58%), sarcoma de Kaposi (2,16%), GUNA (1,41%), periodontite necrosante (1,08%), eritema gengival linear (1,08%), pigmentação da mucosa (1,08%), condiloma acuminado (0,50%), linfoma não-Hodgkin (0,41%), sífilis (0,33%), paracoccidioidomicose (0,08%) e carcinoma epidermóide (0,08%). A prevalência das lesões bucais foi influenciada pelo sexo, idade, contagem de CD4, terapia antirretroviral e tabagismo.

H003

Crescimento gengival relacionado à ciclosporina-A versus condição clínica e microbiológica periodontal.

ROMITO, G. A.*, PUSTIGLIONI, F. E., LOTUFO, R. F. M., SARAIVA, L., PUSTIGLIONI, A. N., STOLF, N. A. G.

Periodontia – FOUSP. E-mail: garomito@uol.com.br

Foram examinados 30 pacientes (média de 44,89 anos) submetidos à terapia com ciclosporina-A (CsA), e que não tinham sido submetidos à antibioticoterapia e nem a tratamento periodontal prévio, por pelo menos há 3 meses do início do estudo. O paciente deveria ter, no mínimo, 6 dentes. Foram registrados os índices de placa bacteriana (IP), índice gengival (IG), e os valores de profundidade clínica de sondagem (PCS) e nível clínico de inserção (NCI). Análise microbiológica foi realizada a partir de amostras coletadas do sulco/bolsa (s/b) gengival e da saliva estimulada (se). Os pacientes foram divididos em 2 grupos: com crescimento gengival (CCG) e sem crescimento gengival (SCG). Após análise estatística (teste do qui-quadrado; prova exata de Fisher; p << 0,05), concluiu-se que não houve diferença entre os dois grupos de pacientes com relação ao sexo dos pacientes, dosagem de CsA, tempo decorrido após o transplante, IP, IG, PCS e NCI. O exame microbiológico das amostras coletadas mostrou a presença de Actinobacillus actinomycetemcomitans (s/b - 23% e se -13%), Porphyromonas sp. (s/b - 36% e se -13%), Prevotella sp. (s/b - 93% e se -93%), Campylobacter sp. (s/b - 30%), Fusobacterium sp. (s/b - 66% e se - 50%), Peptostreptococcus micros (66%) e Streptococcus b-hemolítico (s/b - 57% e se - 83%). Destes microorganismos, apenas P. micros mostrou-se diretamente associado ao grupo CCG. Foi possível a detecção de Candida sp. (s/b - 30% e se - 30%), na amostra de saliva a presença de Candida sp. estava associada aos pacientes SCG. (Apoio: FAPESP – Processo: 99/06627-6.)

H004

Avaliação da superfície de limas endodônticas por MEV e EDX.

FILIPPINI, H. F.*, FIGUEIREDO, J. A. P.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Concentração em Endodontia – ULBRA.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a morfologia e a composição química de duas limas manuais de aço-inox e duas limas rotatórias de níquel-titânio. Foram selecionadas limas #35, duas de dada marca comercial. As limas de aço-inox avaliadas foram: Flexofile (Maillefer) e Flex-r (Moyco). As de níquel-titânio foram: Profile.06 ( Maillefer) e Pow-r 04 (Moyco). Inicialmente, as limas foram afixadas em “stub” desenvolvido no Laboratório de Microscopia Eletrônica da ULBRA, que permite a fixação de até seis limas em um único conjunto. A análise morfológica de superfície foi realizada a 3 mm da ponta do instrumento em aumento de 500 X. Após a realização das fotomicrografias, o campo selecionado foi submetido à análise de quantificação por sonda EDX. Nesta, a distribuição dos elementos era dado em percentagem e expresso em gráficos. Após, as limas foram seccionadas longitudinalmente, expondo sua porção central, ou corpo da lima. Fotomicrografias desta área em aumentos de 50 a 100 X foram realizadas e o campo selecionado para a análise em EDX foi o mesmo da avaliação anterior, porém na face interna. Os resultados mostraram iguais quantidades de ferro, cromo, silício e níquel para ambas as limas estudadas. Também as limas de níquel-titânio mostraram iguais proporções de níquel e titânio independentemente da marca comercial.

As limas estudadas apresentaram iguais componentes metálicos, sendo as diferenças existentes entre elas uma expressão da sua forma de fabricação.

H005

PTEN como marcador tumoral em carcinomas epidermóides bucais.

SQUARIZE, C. H.*, CASTILHO, R. M., PINTO Jr., D. S.

Estomatologia – FOUSP. Tel./fax: (0**11) 3091-7902. E-mail: squarize@fo.usp.br

Por muitos anos tem-se procurado um marcador tumoral que possa auxiliar na graduação, prognóstico e tratamento de carcinomas epidermóides bucais (CEB). PTEN é uma proteína supressora de tumor identificada recentemente, em 1997. Em 1999 e 2000, o uso de PTEN como marcador tumoral de neoplasias de próstata e do sistema nervoso central foi estabelecido. No entanto, não há relato na literatura deste uso em CEB. Assim, utilizando a técnica de imuno-histoquímica vastamente difundida e reconhecida no mundo em diagnóstico e pesquisa, realizamos este trabalho que tem como objetivo comparar a expressão de PTEN com o grau histológico de malignidade e propor o seu uso como marcador tumoral em CEB. Foram utilizados cortes histológicos de 3 micrômetros de espessura de 24 blocos parafinados de CEB dos arquivos da disciplina de patologia bucal da Universidade de São Paulo para a marcação imuno-histoquímica do anticorpo anti-PTEN. As marcações foram comparadas à graduação histológica de malignidade de Anneroth (1987) e subdivididos em 2 grupos: alto (escores de 1-2,5) e baixo grau (2,6-4). Controles negativos foram realizados com a ausência do anticorpo primário. Os resultados revelam marcação positiva de PTEN nos carcinomas de alto grau e negativa nos carcinomas de baixo grau, com p << 0,0005.

Assim, podemos afirmar que a expressão de PTEN está correlacionada ao grau de malignidade do carcinoma epidermóide bucal, podendo ser estabelecido como marcador tumoral nesta neoplasia. (Apoio: NIH-Bethesda.)

H006

Eosinofilia tecidual como fator de prognóstico em carcinomas espinocelulares de boca.

DORTA, R. G. *, LANDMAN, G., KOWALSKI, L. P., LATORRE, M. R. D., OLIVEIRA, D. T.

Patologia Bucal – FOB – USP; Hospital do Câncer - SP. E-mail: rdorta@fo.usp.br

A eosinofilia tecidual associada a tumores (TATE) tem sido descrita, entre outras localizações, nas neoplasias malignas da região de cabeça e pescoço. O mecanismo exato de atração dos eosinófilos e seu papel nos tumores ainda não foram definidos, sendo correlacionados tanto com um prognóstico favorável, como desfavorável. Com o objetivo de verificar a influência da TATE no prognóstico dos carcinomas espinocelulares localizados na língua, assoalho bucal, área retromolar e gengiva inferior com estadiamento clínico II e III foram analisados 125 pacientes quanto às características clínicas, tratamento e evolução, bem como os aspectos microscópicos relativos à morfologia e invasão tumoral e presença do infiltrado inflamatório, destacando-se a eosinofilia tecidual, quantificada por meio de análise morfométrica. O número de eosinófilos obtidos nos carcinomas espinocelulares de boca variou de 0 a 392 por milímetro quadrado. A TATE foi classificada em discreta (0 a 26 EOS/mm2), moderada (27 a 83 EOS/mm2) e intensa (84 EOS/mm2 ou mais) e apresentou correlação estatisticamente significativa com a intensidade do infiltrado inflamatório mononuclear e com a localização do infiltrado inflamatório eosinofílico.

A análise da eosinofilia tecidual como fator de prognóstico demonstrou que a eosinofilia tecidual intensa constitui um fator de prognóstico favorável independente nos carcinomas espinocelulares de boca com estadiamento clínico II e III localizados na língua, assoalho bucal, área retromolar e gengiva inferior.

H007

Rugosidade radicular após instrumentação periodontal.

MARTINS, E. O. B.*, SALLUM, A. W., MARTINS, F., SAMPAIO, J. E.

Departamento de Prótese e Periodontia – FOP – UNICAMP.

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, o grau de rugosidade radicular deixado pelos vários tipos de instrumentos utilizados durante o processo de instrumentação. Foram selecionados 110 dentes humanos extraídos. Os dentes foram divididos aleatoriamente, em 11 grupos: grupo 1 - curetas Gracey; grupo 2  - lima periodontal; grupo 3 - aparelho ultra-sônico; grupo 4 - aparelho sônico; grupo 5 - broca diamantada extrafina, em caneta de alta rotação; grupo 6 - broca diamantada extrafina, em caneta de baixa rotação; grupo 7 - broca carbide multilaminada de 12 lâminas, em caneta de alta rotação; grupo 8 - broca carbide multilaminada de 12 lâminas, em caneta de baixa rotação; grupo 9 - broca carbide multilaminada de 30 lâminas, em caneta de alta rotação; grupo 10 - broca carbide multilaminada de 30 lâminas, em caneta de baixa rotação e grupo 11 - controle, sem instrumentação. Os dados foram submetidos à análise estatísticas. Os resultados mostraram que o grupo 5 obteve o menor aumento de rugosidade em relação ao grupo controle, seguido em ordem crescente de rugosidade pelos grupos 2, 1, 9, 6 , 7, 10, 8, 4 e 3. Foram também realizadas fotomicrografias das superfícies radiculares, após a instrumentação, em microscopia eletrônica de varredura, com aumento de 150 e 350 X, com fins ilustrativos.

H008

Teste de microinfiltração dos cinco mais novos adesivos dentinários.

MARTINS, F.*, MARTINS, E. O. B., CONSANI, R. L. X., SINHORETI, M. C.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese – FOA – UNESP.

O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a efetividade entre adesivos dentinários hidrófilos que necessitam de múltiplas etapas no seu uso (ataque ácido, “primer” e adesivo, grupo controle) com adesivos de apenas uma etapa (adesivo autocondicionante) e duas etapas de uso (condicionamento e adesivo); e se esta efetividade de aderência pôde ocorrer de maneira similar tanto em esmalte/dentina quanto em cemento/dentina. Cavidades padronizadas foram feitas em dentes molares extraídos, tanto na face oclusomesial quanto na face oclusodistal, e então foram restauradas de acordo com as instruções dos fabricantes de cada adesivo. Após ciclagem térmica, as amostras foram deixadas em corante durante 24 horas e então cortadas e levadas a um microscópio ótico e também em MEV.

O adesivo de múltiplos passos obteve o melhor resultado (13% de microinfiltração), sendo estatisticamente (teste de Kruskal-Wallis) superior aos adesivos de passo duplo (43% de microinfiltração) e de passo único (75% de microinfiltração).

H009

Unha como indicador da exposição crônica ao flúor em ratos.

BUZALAF, M. A. R.*, FUKUSHIMA, R., CURY, J. A., GRANJEIRO, J. M.

Departamento de Ciências Biológicas – FOB – USP; FOP – UNICAMP. Tel.: (0**14) 235-8346. E-mail: mbuzalaf@fob.usp.br

O uso clínico do flúor (F) em termos de prevenção de cárie dental é indiscutível, porém a exposição a ele durante o período de formação dos dentes pode levar à fluorose dental, o que implica na necessidade do controle da sua ingestão. Estamos realizando estudos para avaliar a viabilidade de se usar unhas como indicadores da exposição ao F em ratos. O objetivo do presente estudo foi determinar a relação entre a ingestão crônica de F e a sua concentração no plasma e unhas de ratos. Seis grupos de 16 ratos Wistar machos receberam água de beber contendo 0 (controle), 7, 14, 28, 56 ou 100 ppm F (na forma de NaF) e ração contendo 25,9 ppm de F por 42 dias. O peso dos animais foi checado semanalmente e o volume de água consumido, a cada 2 dias. As unhas dos animais foram cortadas nos dias 21, 28, 35 e 42, e o plasma coletado no dia 42. As concentrações de F presentes nas unhas e no plasma foram analisadas com o eletrodo (Orion 9409), após difusão facilitada por HMDS. Foi observada uma relação direta entre as concentrações de F presentes nas unhas e a ingestão de F (r = 0,92, p << 0,001) em cada uma das quatro semanas, bem como entre as concentrações de F presentes nas unhas e no plasma no final do estudo (r = 0,67, p << 0,001).

Estes resultados indicam que, como foi demonstrado em humanos, as unhas podem ser usadas como biomarcadores para a exposição crônica ao F e que o rato é um bom modelo experimental para estes estudos. (Apoio financeiro: FAPESP – Processos: 00/00826-6 e 00/01173-6).

H010

Adesão de resinas compostas modificadas por poliácidos à dentina decídua.

RODRIGUES, C. C.*, VIEIRA, R. S.

Disciplina de Odontopediatria – UFSC. Telefax: (0**48) 234-8776. E-mail: cinthia@brasilnet.net

Este trabalho teve como objetivos: testar a resistência de união à dentina decídua de duas resinas compostas modificadas por poliácidos (Dyract AP e F2000) e de uma resina composta híbrida de micropartículas (Point4); e avaliar a interface dentina-material quanto ao tipo de fratura ocorrida após os testes. Foram desgastadas, até a dentina, as faces vestibular e lingual de 23 molares decíduos, divididos em 3 grupos de 15 faces cada. Após o condicionamento com ácido fosfórico 37% por 15 s, os dentes receberam o material restaurador, segundo as instruções do fabricante, através de uma matriz de teflon. As amostras foram estocadas em água destilada a 37ºC, por 10 dias, e termocicladas. O teste de resistência de união foi aplicado pela máquina Instron a uma velocidade de 1,0 mm/min. Os resultados foram: G1 (Prime & Bond 2.1 + Dyract AP), 20,24 MPa; G2 (Single Bond + F2000), 26,04 MPa; G3 (OptiBond Solo Plus + Point4), 38,34 MPa. Os testes F (p << 0,0001) e de Scheffé (p << 0,01) mostraram que G1 = G2 << G3. Após o cisalhamento, as amostras foram analisadas ao microscópio óptico. O teste de proporções indicou que G1 apresentou um número significativamente maior de fraturas adesivas (p << 0,05). Em G2, não houve diferença estatisticamente significante entre o número de fraturas adesivas e o de coesivas do material (p >> 0,05) e nem em G3, entre o número de fraturas coesivas do material e coesivas da dentina (p >> 0,05).

Concluindo: os materiais testados exibiram resistência de união à dentina decídua acima do recomendado pela literatura (17,6 MPa).

H011

Polimorfismo no promotor da MMP-1: risco genético para periodontite crônica.

SOUZA, A. P.*, TREVILATTO, P. C., SCAREL, R. M. C., BRITO, R. B. J., LINE, S. P.

Morfologia – FOP – UNICAMP. Tel.: (0**19) 430-5214/430-5218. E-mail: apsfop@yahoo.com

O objetivo deste trabalho foi estudar a possível relação entre um polimorfismo no promotor da MMP-1 e a severidade à periodontite crônica em não-fumantes. Uma inserção/deleção de uma guanina localizada na posição –1607 do promotor da MMP-1 cria dois alelos (1G e 2G), sendo que o alelo 2G tem mostrado aumentar os nível de transcrição. 113 indivíduos foram classificados de acordo com a severidade da doença periodontal nos seguintes grupos: controle saudáveis (n = 44); periodontite moderada (n = 31); periodontite severa (n = 38). DNA genômico de mucosa oral foi obtido pela purificação com fenol/clorofórmio e amplificado por PCR. Enzima de restrição (RFLP-XmnI) foi utilizada para detectar a presença dos alelos. Diferenças significantes foram vistas na freqüência do polimorfismo nos grupos controle e periodontite moderada e severa utilizando o teste qui-quadrado. No grupo saudável o alelo 2G foi visto em 53% dos casos, enquanto que no grupo com periodontite severa o alelo 2G foi visto em 71% (p = 0,029). O genótipo 2G/2G foi visto em 60,5% dos indivíduos com periodontite severa, e em 27,3% e 25,8% nos grupos controle e periodontite moderada, respectivamente (p = 0,008).

Nós concluímos que este polimorfismo está fortemente associado com a severidade da periodontite crônica. (Apoio: FAPESP – Processo: 99/11866-0; Comitê de Ética em Pesquisa da FOP/UNICAMP – protocolo 92/99.)

H012

Polimorfismo IL-1b+3953 versus doença periodontal crônica.

TREVILATTO, P. C.*, SCAREL, R. M., SOUZA, A. P., BRITO, R. B. J., LINE, S. P.

Morfologia – FOP – UNICAMP. Tel.: (0**19) 430-5214, 430-5218. E-mail: pctrev@yahoo.com.br

A interleucina-1b (IL-1b) tem sido implicada na patogênese da doença periodontal por ser considerada citocina pró-inflamatória multifuncional. O alelo 2 do polimorfismo IL-1b+3953 foi associado ao aumento na produção de IL-1b. O objetivo do presente trabalho foi a investigação da real associação entre o polimorfismo na posição +3953 do gene da interleucina-1b e a severidade da doença periodontal crônica. Para tanto, uma amostra de 113 pacientes não-fumantes de ambos os sexos com mais de 25 anos foi agrupada segundo o nível de severidade da doença periodontal: 44 indivíduos do grupo controle, 31 com periodontite moderada e 38 com periodontite severa. O DNA dos indivíduos foi obtido através de um bochecho com glicose a 3% (1 min), seguido de leve raspagem da mucosa jugal com espátula de madeira esterilizada. Após a extração do DNA com fenol/clorofórmio e precipitação com sal/etanol, a técnica RFLP-PCR (Taq I) foi utilizada para a detecção do alelo 1 (12 pb + 85 pb + 97 pb) e alelo 2 (12 pb + 182 pb). As freqüências alélicas foram estimadas com o auxílio do teste qui-quadrado. Não se observou diferença estatística nas freqüências dos alelos do polimorfismo entre os indivíduos dos grupos controle e com diferentes níveis da doença (p << 0,05).

Concluiu-se que o polimorfismo IL-b (+3953) não está associado à severidade da doença periodontal crônica.  (Apoio: FAPESP – Processo: 99/06094-8; Comitê de Ética em Pesquisa da FOP – UNICAMP – Protocolo:  63/99.)

H013

Matriz derivada de esmalte e RTG em lesões de furca.

REGAZZINI, P., PONTES, A. E. F.*, NOVAES Jr., A. B., OLIVEIRA, P. T., PALIOTO, D.,
SOUZA, S. L. S., TABA Jr., M., GRISI, M. F. M.

Departamento de CTBMFeP – FORP – USP.

O objetivo deste estudo é comparar a Matriz Derivada de Esmalte (MDE) associada ou não a membranas não-reabsorvíveis no tratamento de lesões de furca classe II em cães. Pré-molares inferiores de 4 cães de raça indefinida tiveram retalhos totais elevados e confeccionadas lesões de furca medindo 5 mm em altura e 2 mm em profundidade e preenchidas com guta-percha. Após 21 dias, os defeitos foram debridados, as raízes aplainadas e marcadas ao nível ósseo. Os segundos pré-molares serviram de controle (grupo1), os terceiros e quartos pré-molares do lado esquerdo (grupo 2) foram tratados com membranas de e-PTFE associadas a MDE e os do lado direito (grupo 3) receberam apenas MDE. As membranas foram removidas após 4 semanas e os animais sacrificados 8 semanas após. Pela histomorfometria, no grupo 1, a área de novo osso (ANO) foi de 31,65 ± 6,06%, a distância da crista óssea ao teto da furca (DCO) foi de 1,93 ± 0,19 mm e a extensão de novo cemento (NC) de 71,45 ± 10,86%. No grupo 2 não foi observada migração do epitélio juncional (EJ) com reduzida ANO de 28,49 ± 10,32%, alta DCO de 2,32 ± 0,53 mm e NC de 80,55 ± 12,76%. No grupo 3 observou-se altos valores de ANO 67,36 ± 3,93% (p << 0,05), baixos valores de DCO 0,57 ± 0,15 mm (p << 0,05) e NC de 94,44 ± 4,20%.

As diferenças de NC não foram estatisticamente significantes entre os grupos, apesar do valor mais alto do grupo 3, cujas características foram semelhantes às observadas no grupo 2. A MDE promoveu significante regeneração das lesões de furca e a associação com membranas não-reabsorvível foi prejudicial. (Apoio financeiro: FAPESP.)

H014

Diabete e doença periodontal: estão relacionadas?

BRONDANI, M. A.

IGG – Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tel.: (0**51) 241-3677.
E-mail: mabrondani@terra.com.br

O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre as possíveis correlações entre doença periodontal e diabete, em vários aspectos. Com a revolução na Medicina, seja pelos antibióticos ou pelas técnicas cirúrgicas, a população de idosos tem crescido em um ritmo nunca antes visto. Este fato já é notório em países europeus, na América do Norte e no Japão e também começa a ser notado em países em desenvolvimento. Entretanto, com o envelhecimento, uma variedade de doenças começa a ocorrer, e alguns problemas precisam de maior atenção. No idoso, a cárie e a doença periodontal são os problemas orais mais freqüentes. Essas doenças têm implicação para o resto do organismo e talvez possam existir correlações com outros distúrbios sistêmicos. Como o caso da periodontite, onde a diabete tem sido vista não somente relacionada à cicatrização tecidual, mas também como um possível fator etiológico daquela. A existência de relações entre doenças orais e fatores como o fumo e a genética nos permitem entender um pouco melhor a complexidade do processo, sem, no entanto, nos dar uma explicação completa.

Concluímos que, durante o processo de envelhecimento, é importante prestarmos atenção na saúde geral como um todo, principalmente pela possibilidade de correlações com a saúde bucal. Desta maneira, é sugerido um aprofundamento em estudos e pesquisas para que se conheça melhor tais correlações durante o envelhecimento na busca da saúde plena, do “sentir-se bem”.

H015

Avaliação histológica da limpeza dos canais radiculares utilizando-se limas Ni-Ti.

LETRA, A.*, GARCIA FILHO, P. F., FIDEL, R. A. S., SILVA, R. M.

Endodontia – Clínica Odontológica – Universidade Gama Filho. E-mail: aletra@uol.com.br

O objetivo deste trabalho foi avaliar histologicamente a capacidade de limpeza dos canais radiculares mesiais, de molares inferiores permanentes extraídos, promovida por três diferentes técnicas de instrumentação, utilizando-se quatro diferentes sistema de limas de Ni-Ti (Níquel-Titânio). 40 molares inferiores permanentes extraídos foram divididos em quatro grupos de dez dentes. Na técnica oscilatória manual utilizou-se: limas manuais Onyx-R® (grupo 1) e limas ProFile® manuais serie.29® (grupo 2), nas técnicas rotatórias utilizou-se: limas Quantec 2.000SC (grupo 3) e limas ProFile® serie.29® taper 0.4® (grupo 4). Os terços apicais das raízes foram preparados histologicamente, e corados pelo método da hematoxilina e eosina, as lâminas obtidas foram estudadas em estéreo-microscópio óptico e medidas através do programa de computador Image Proplus, os resultados das medições foram analisadas estatisticamente (análise de variância – ANOVA – p £ 0,05, e pelos teste de LSD, Tukey e Student. Os resultados foram: grupo 1 = 27,33 ± 19,67, grupo 2 = 25,43 ± 13,14, grupo 3 = 20,02 ± 19,50 e grupo 4 = 28,91 ± 6,51).

Pelos resultados obtidos podemos concluir que não houve diferença estatisticamente significativa quanto à limpeza das paredes dos canais radiculares e entre os quatro grupos de técnicas de instrumentação empregadas, nenhuma delas se mostrou superior às demais.

H016

Elevada atividade de MMP-2 e MMP-9 prediz disseminação metastática de carcinomas espinocelulares bucais.

ALVES, F. A.*, YORIOKA, C. W., KOWALSKI, L. P., GRANER, E., COLETTA, R. D.

FOP – UNICAMP; Hospital do Câncer - SP.

O objetivo deste estudo foi correlacionar a atividade de MMP-2 e -9, duas das principais enzimas do grupo das metaloproteinases de matriz (MMPs), com as características clínicas e histopatológicas de carcinomas espinocelulares (CECs) bucais. Para este estudo 44 amostras de CECs primários foram utilizadas. Os fragmentos tumorais foram incubados em meio de cultura celular por 16 h e a atividade das MMPs analisada e quantificada por enzimografia e densitometria. Duas principais enzimas com atividade gelatinolítica foram detectadas em todas as amostras de CEC e caracterizadas como MMP-2 e -9 pelas respectivas massas moleculares, ensaios de imunoprecipitação utilizando anticorpos monoclonais e neutralização por inibidores específicos como EDTA e 1,10-fenantrolina. Os resultados demonstraram que indivíduos portadores de tumores com elevada atividade de MMP-2 e MMP-9 apresentaram maiores índices de metástase a distância e expectativa de vida significantemente menor que pacientes com tumores com baixa atividade de MMPs (p << 0,01). Os tumores classificados como T3 e T4, segundo o sistema de estadiamento de tumores TNM, apresentaram uma atividade significantemente aumentada de MMP-2 e -9 em comparação com tumores classificados em T1 e T2 (p << 0,01). Não foi observada correlação entre a expressão de MMPs e a localização dos tumores, metástase regional, recidiva, graduação histológica e causa de morte.

Estes resultados sugerem que tumores com alta atividade de MMP-2 e -9 apresentam propensão a lançar metástases a distância e uma expectativa de vida significantemente menor.

H017

Diodo laser no diagnóstico de cárie oclusal – estudo in vivo.

COSTA, A. M.*, BEZERRA, A. C. B.

Departamento de Odontologia – Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade de Brasília. Tel.: (0**61) 307-2513.

Diagnosticar corretamente lesões incipientes é uma tarefa difícil. Recentemente, novos métodos foram introduzidos para facilitar a detecção dessas lesões. O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vivo, o desempenho do diodo laser (DIAGNOdent - KaVo) por meio da comparação com outros dois métodos comumente utilizados: inspeção visual (sem sondagem) e radiografia interproximal. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Foram selecionados 264 dentes hígidos ou com suspeita de lesão de cárie oclusal de 26 pacientes entre 8 e 12 anos. Após profilaxia, os dentes foram examinados independentemente por dois examinadores previamente calibrados. A inspeção visual e as medidas com o laser foram realizadas em condições padronizadas. As radiografias foram avaliadas em negatoscópio com auxílio de lupa. Para se obter a reprodutibilidade do DIAGNOdent, 50% dos dentes foram reavaliados. O preparo cavitário serviu como padrão-ouro. De acordo com os resultados, o DIAGNOdent apresentou altos valores de sensibilidade (esmalte - 84,2%; dentina - 93,4%) e especificidade (esmalte - 86,6%; dentina - 75,6%), porém baixo valor preditivo positivo (esmalte - 32%; dentina - 63,9%). Na reprodutibilidade intra-observador (teste Mc Nemar), o DIAGNOdent mostrou resultado satisfatório (76,43%), entretanto pelo coeficiente Kappa, obteve-se valor regular (60%).

Com base nos resultados, pode-se concluir que o DIAGNOdent pode ser utilizado como método complementar no diagnóstico de lesões de cárie oclusais.

H018

Avaliação da microdureza superficial de resinas compostas após o polimento.

PALMA DIBB, R. G.*, CHIMELLO, D. T., CHINELATTI, M.

Departamento Odontologia Restauradora – FORP – USP. Tel.: (0**16) 602-4078, 633-0999. E-mail: rgpalma@forp.usp.br

O objetivo do presente trabalho foi avaliar in vitro a microdureza superficial de resinas compostas antes e após o polimento em diferentes períodos de tempo. Foram testadas 4 resinas compostas tipo “flowable” (Flow-it, Revolution, Natural Flow, Fill Magic Flow), uma microparticulada (Silux) e uma híbrida (Z100). 240 cavidades com 5 mm (diâmetro) x 1,4 mm (profundidade), foram preparadas no centro de um cilindro de resina de poliéster e preenchidas com as resinas testadas num único incremento, tendo cada grupo 10 espécimes. Após a fotopolimerizado a microdureza Vickers (Shimadzu HMV-2) foi testada imediatamente (i), 24 horas (24), 7 e 21 dias após a confecção, com 50 g por 30 s, antes (A) e depois (D) do polimento com discos seqüenciais Super-Snap. Os espécimes foram armazenados em água destilada a 37ºC, em estufa. Na análise de variância e teste de Tukey observou-se que a Z100 apresentou maiores valores de dureza (média em VH - iA: 99,47 (± 4,06), iD: 96,53 (± 9,1); 24A: 94,4 (± 4,76), 24D: 117,5 (± 7,34); 7A: 94,28 (± 2,7), 7D: 140,83 (± 10,36); 21A: 94,3 (± 7,71), 21D: 117,9 (± 10,38)) sendo estatisticamente significante em relação aos outros materiais. Após o polimento as resinas apresentaram uma dureza superficial significantemente maior que antes do polimento para todos os períodos de tempo. A microdureza foi significantemente maior 7 dias após o polimento.

Podendo-se concluir que a resina híbrida apresentou a maior dureza e que para manter melhores propriedade deve-se realizar o polimento preferencialmente após 1 semana. (Apoio financeiro: FAPESP – Processo: 99/06060-6.)

H019

Testes de microdureza superficial e homogeneidade mineral do esmalte bovino.

VIEIRA, A. E. M.*, BERGAMASCHI, M., DELBEM, A. C. B.

Departamento de Odontologia Infantil e Social – FOA – UNESP. Tel.: (0**18) 620-3235. E-mail: adelbem@foa.unesp.br

A microdureza superficial do esmalte permite verificar quantitativamente as perdas e os ganhos de mineral, na avaliação e desenvolvimento de produtos odontológicos fluoretados. Este trabalho avaliou in vitro se uma seqüência de 5 endentações é representativa da dureza do esmalte bovino antes e após alterações ocorridas por tratamento (controle – GC, verniz fluoretado – GV e diamino fluoreto de prata – GD) e ciclagem de pH. Utilizaram-se 102 blocos de esmalte (4 x 4 mm) de dentes bovinos, sendo suas superfícies desgastadas e polidas. Realizou-se teste de microdureza (Knoop) superficial do esmalte inicial: 05 endentações na região central do bloco (RC), 05 endentações 1000 µm acima (RS) e 05 abaixo (RI) da região central. Após tratamento, procedeu a microdureza superficial final, a 100 µm, respectivamente, das endentações iniciais. Os resultados da análise de variância (teste de Tukey) e do teste de Kruskal-Wallis (p << 0,05) para RS, RC e RI foram, respectivamente: 343,72a, 341,99a e 343,24a. Nos blocos tratados, foram respectivamente, para RS, RC e RI, inicial e final, no GC: 337,85a, 331,52a, 342,28a e 246,60b, 237,12b, 251,28b; GV: 340,60a, 335,30a, 339,84a e 304,35c, 303,94c, 303,04c; GD: 338,90a, 334,38a, 333,84a e 310,75c, 305,22c, 306,00c.

Conclui-se que uma seqüência de 5 endentações é representativa da microdureza superficial do esmalte, sendo o esmalte bovino substrato homogêneo para validação de produtos fluoretados.

H020

Rugosidade superficial de resinas acrílicas submetidas a diferentes sistemas de limpeza.

D’ALMEIDA, N. F.*, RODE, S. M., DAMIÃO, A. J.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese – FOSJC – UNESP/IEAv – CTA, São José dos Campos - SP. Tel.: (0**12) 321-8166 (r.1305). E-mail: nunodalmeida@aol.com

O objetivo deste estudo foi avaliar a rugosidade superficial (Ra) de duas resinas utilizadas na confecção de próteses oculares (Resina Acrílica Ativada Termicamente (RAAT) e RAAT com 5% de Crosslink (RAATc), A. O. Clássico Ltda.), submetidas a dois diferentes sistemas de limpeza. Foram confeccionados 15 corpos-de-prova (cp) de cada material, (18 mm x 2 mm), foram avaliados por um aparelho Perthometer S8P (Perthen, Mahr, Germany) para se obter os valores médios de Ra, antes e após a utilização dos sistemas de limpeza. Os cp foram divididos em 6 grupos (n = 5): G1 - RAATc/água destilada comprimido efervescente (Protefix, ASTA Médica); G2 - RAATc/H2O2 (REZENDE, 1971); G3 (Controle) - RAATc/água destilada; G4 - RAAT/comprimido efervescente; G5 - RAAT/H2O2; G6 (Controle) - RAAT/água destilada. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância a três critérios (ANOVA) e teste de Tukey (5%) e demonstraram Ra média, em ordem decrescente, nos grupos: G4, G6, G5, G2, G1 e G3. Os resultados mostraram que a RAAT apresentou Ra significantemente maior que RAATc independentemente do sistema de limpeza utilizado e que a associação da RAAT/comprimido efervescente (G4) apresentou a maior média de Ra, diferindo estatisticamente dos grupos G1, G2 e G3.

Conclui-se que ambas as resinas apresentaram maior Ra após o uso dos sistemas de limpeza, que a RAAT tornou-se mais rugosa do que a RAATc e a associação da RAAT/comprimido efervescente foi a condição que apresentou maior rugosidade superficial.

H021

Termometria sem contato: avaliação de uma alternativa na leitura de temperaturas em Odontologia.

CAVALCANTI, B. N.*, BARROS, E. A., OTANI, C., RODE, S. M.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese – FOSJC – UNESP; Departamento de Física – ITA.

Em Biologia e Patologia Pulpar, muitos dos problemas que podem ocorrer estão relacionados à produção de calor que pode levar os tecidos à inflamação e necrose. No entanto, muitas vezes, após a aprovação do uso de uma nova tecnologia por resultados de testes in vitro, é impossível avaliar o desempenho quanto à geração de calor in vivo e definir parâmetros de uso mais precisos, já que as metodologias para este fim são na maioria invasivas. O objetivo deste estudo é o de avaliar e introduzir no meio científico odontológico, uma nova tecnologia não invasiva para avaliação de aumentos de temperatura, comparando-a com a metodologia mais consagrada na literatura que é o uso de termopares. Para isso, foram confeccionados 10 discos de porcelana, nos quais foram incluídos 5 termopares (1 controle e outros 4 para avaliar perdas de calor) numa face e, na outra face, foi posicionado o termômetro sem contato. A fonte de calor foi um laser de CO2 aplicado sobre a superfície lida pelo termômetro sem contato. Os dados foram registrados simultaneamente por uma câmera de vídeo VHS, de modo que cada corpo fornecesse “n” tempos de avaliação e conseqüentemente “n” valores exponenciais tratados estatisticamente pela teoria de erro, que aplicados sobre a equação Treal = e[Tlida]-1 onde “e” é a constante definida pelos gráficos, resultaram em uma fórmula com nível de confiança de 10%.

Conclui-se que o desenvolvimento de uma fórmula aplicando tecnologia de leitura industrial na Odontologia permite, com boa confiabilidade, a avaliação de temperaturas in vivo, obtendo parâmetros de proteção pulpar mais precisos.

H022

Ajuste pilar/implante de pilares em titânio e pilares fundíveis nas fases laboratoriais.

MENDONÇA, G.*, FERNANDES NETO, A. J., NEVES, F. D., SILVEIRA Jr., C. D.

Área de Prótese Fixa – FOUFU. Tel.: (0**34) 3218-2222. E-mail: gmendonca@ufu.br

Com o desenvolvimento do tubo em plástico fundível chamado de pilar “UCLA” muitas controvérsias surgiram com relação a sua utilização, pois etapas laboratoriais rotineiras, poderiam induzir desajustes entre pilar e implante. Frente a esta problemática, este trabalho teve como proposta comparar, através de microscopia eletrônica de varredura, o ajuste vertical e horizontal na interface pilar/implante de pilares pré-fabricados em titânio ao pilar “UCLA”, após fundição, solda e aplicação da porcelana, comparando ainda as fases entre si. Foram utilizados dez implantes e dez pilares fundíveis em dois corpos-de-prova com cinco implantes cada, e cinco implantes e cinco pilares em titânio para o grupo controle. Vinte fotos foram obtidas para os pilares de titânio e outras vinte para cada uma das fases laboratoriais dos pilares fundíveis. As medidas de desajuste vertical e horizontal foram feitas e submetidas a análise gráfica comparativa. Para o ajuste vertical ocorreram desajustes clinicamente importantes. O ajuste horizontal, mostrou-se diferente para o pilar de titânio em comparação ao plástico em todas as fases. Também houve significativa alteração entre as fases de fundição e solda.

Pôde-se concluir que a utilização de pilares plásticos fundidos aumenta o desajuste vertical existindo um maior risco em utilizar o pilar “UCLA” plástico, o desajuste horizontal apresentou-se insatisfatório sendo alterado durante as diferentes etapas laboratorias, sendo este risco exacerbado pelo aumento do número de implantes em próteses múltiplas. (Apoio financeiro: PIBIC/CNPq.)

H023

Dispositivo de suporte para confecção de componentes protéticos dentários, com Cad Cam.

DE LUCA, S. C. B.

Departamento de Pós-Graduação – UNICASTELO. Tel.: (0**21) 512-8899, fax: (0**21) 294-2473. E-mail: silvio@deluca.com.br

A presente patente tem por finalidade permitir ao dentista elaborar peças de conexões cerâmicas personalizadas para implantes dentários, em uma única consulta ao lado da cadeira odontológica, utilizando recursos de Cad Cam até então não utilizados na implantodontia, evitando as etapas de moldagem e toda a seqüência laboratorial convencional (enceramento, adição ou subtração de materiais e fundição). Foi utilizado o artefacto proposto em um Cad Cam tipo CEREC, com blocos de zircônia modificados especificamente para a técnica. Os seguintes testes laboratoriais foram realizados: microscopia eletrônica de varredura para análise da superfície de assentamento e testes de compressão e tração sobre o corpo-de-prova. Após os ensaios as peças foram reavaliadas na microscopia eletrônica de varredura sem apresentar deformação de sua forma original.

Concluímos que, devido ao alto custo para a confecção de conexões, o artefato proposto favorece a democratização da técnica, reduzindo custos, tempo operatório clínico e redução das atividades laboratoriais. (Este dispositivo tem patente concedida pelo United States Department of Comerce, Patent and Trademark Office número 09/285,661. Pedido de patente ao European Patent Office número 99126083-8. No Brasil, o pedido de patente consta com o número PI 9805906-8. Os recursos utilizados foram arcados pelo autor.)

H024

Validação do CPITN para o diagnóstico da periodontite no Brasil.

BASSANI, D. G.*, SILVA, C. M., OPPERMANN, R. V.

Programa de Pós-Graduação – Odontologia – ULBRA. E-mail: bassanidr@hotmail.com

O objetivo do presente estudo foi validar a versão parcial e a versão total do CPITN para o diagnóstico de periodontite. Foram examinados, através de um exame periodontal completo – padrão-ouro – (nível de inserção clínica e profundidade de sondagem em 6 sítios de todos os dentes), 400 indivíduos. Os testes sob validação foram derivados dos exames e comparados ao padrão-ouro. A análise estatística demonstrou que o CPITN total apresentou sensibilidade e especificidade, respectivamente de 58% e 80,6%. Valores preditivos positivo e negativo de, respectivamente, 87% e 46,3%. Esta versão do CPITN estimou a prevalência de periodontite nesta amostra em 46% enquanto o valor real foi de 69%. O CPITN parcial apresentou sensibilidade 50% e especificidade 87,1%. Os valores preditivos positivo e negativo foram, respectivamente, 89,6% e 43,9%. A prevalência estimada pelo teste foi de 30,5%. A taxa de concordância ajustada (Kappa) para o CPITN total e parcial foi, respectivamente, 0,32 e 0,29. Os diagnósticos dos testes discordaram significativamente do resultado do padrão-ouro (qui-quadrado p << 0,001).

O estudo de validação foi completado e pode-se concluir que ambas as versões do CPITN foram incapazes de refletir o estado real da saúde periodontal desta amostra. Correções matemáticas nos valores estimados por estes testes devem ser aplicadas aos resultados de exames populacionais que utilizam estes instrumentos.

H025

Lesões traumáticas em Recife: um estudo retrospectivo.

CALDAS Jr., A. F., COSTA, K. M. P. C.*, SORIANO, E.

Departamento de Odontologia Preventiva e Social – Universidade de Pernambuco.

O objetivo deste estudo retrospectivo foi analisar dados de fichas clínicas de pacientes atendidos no setor de emergência de trauma dental em um hospital na cidade de Recife - PE, durante os anos de 1997-1999, de acordo com o sexo, idade, causa, quantidade de dentes afetados, tipo de dente e tipo de trauma. Os achados clínicos de todos os pacientes examinados foram registrados. Um total de 250 pacientes, entre 1 a 59 anos de idade, apresentando 403 traumas, foram examinados e/ou tratados. As causas dos traumas dento-alveolares foram classificadas em 5 categorias: traumas domésticos, traumas urbanos, traumas escolares, atividades esportivas, violência. O tipo de trauma foi classificado por dentistas que trabalhavam na clínica, de acordo com a classificação de Andreasen. A diferença entre os sexos em relação ao número de casos foi estatisticamente significante (p << 0,0001). A fratura apenas de esmalte (51,6%) e de dentina (40,8%) foram os tipos mais comuns de trauma. Os traumas foram mais freqüentemente diagnosticados como sérios em pacientes jovens (até 15 anos de idade) e 82,4% dos casos de luxação intrusiva foram diagnosticados no grupo de 1-5 anos de idade. As causas principais foram quedas (72,4%), colisões com objetos (9,2%), violência (8,0%), acidentes automobilísticos (6,8%) e práticas esportivas (3,6%). O trauma causado por violência foi estatisticamente significativo no grupo de 6-15 anos (p << 0,0005). Chama-se a atenção que determinados ambientes são favoráveis ao trauma dental, tendo sido o fator etiológico mais comum observado neste estudo.

H026

Estudo da matriz extracelular em doenças dermatológicas com manifestação bucal.

TARQUÍNIO, S. B. C.*, ARAÚJO, N. S., ARAÚJO, V. C.

Departamento de Semiologia e Clínica – FOUFPel; Departamento de Patologia Bucal – FOUSP. E-mail: sancha@uol.com.br

Poucos são os relatos na literatura que reportam a participação da matriz extracelular (ME) em doenças dermatológicas com manifestação bucal, como o Líquen Plano (LP), Penfigóide Benigno de Mucosa (PBM) e Pênfigo Vulgar (PV). O objetivo do presente trabalho foi estudar, através da técnica da estreptoavidina-biotina, a ME nas referidas lesões, utilizando anticorpos monoclonais para Laminina (LAM), Colágeno IV (COL IV), Fibronectina (FNC), Tenascina (TNC) e Colágeno III (COL III). Para tal, foram selecionados dos arquivos de Patologia Cirúrgica da Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP, 15 espécimens de LP, 10 de PBM e 10 de PV, situados em diferentes sítios da cavidade bucal. Como controle foram utilizadas 10 amostras de gengivite crônica e 5 de mucosa bucal normal. Nossos resultados evidenciaram que LAM e COL IV apresentam padrão de distribuição descontínuo ao longo da membrana basal no LP e PBM, coincidentes com áreas de exocitose e padrão contínuo no PV; a TNC demonstra distinta marcação imuno-histoquímica reticular na área de infiltrado inflamatório no LP, em diferentes sítios bucais, exceção feita à gengiva, onde fica restrita apenas à zona de membrana basal, bem como apresenta espessamento na interface epitélio mesenquimal no PBM e PV; a FNC e COL III revelam positividade imuno-histoquímica similar nas três entidades estudadas, demonstrando padrão reticular de expressão nas áreas de infiltrado inflamatório e fibrilar nas demais áreas.

Com base em nossos achados, ficou evidente a participação efetiva da ME na patogenia do LP, PBM e PV.

H027

Avaliação da eficácia do posicionador mandibular de Sarmento nas telerradiografias laterais da cabeça em norma lateral.

PEREIRA NETO, J. S.*, MAGNANI, M. B. B. A., ALMEIDA, M. H. C., NOUER, D. F.

Departamento de Odontologia Infantil – FOP – UNICAMP.

O objetivo da presente pesquisa foi testar o posicionador mandibular de Sarmento para telerradiografias da cabeça em norma lateral. A hipótese consistiu em verificar a diferença entre as grandezas lineares e angulares obtidas nas radiografias realizadas pelo método convencional e com o posicionador mandibular de Sarmento. A amostra constou de 80 telerradiografias da cabeça tomadas em normal lateral, obtidas de 40 indivíduos adultos, leucodermas, de ambos os sexos, com idade variando entre os 17 e 43 anos. Cada radiografia assim obtida, foi traçada duas vezes, com a finalidade de minimizar o erro de traçado sendo posteriormente mensuradas pela média. Foram analisadas oito grandezas angulares (SNA, SNB, ANB, FMA, FMIA, IMPA, ANG.Z e Pl.Ocl.) e cinco grandezas lineares (AO-BO, AFA, AFP, QT e LS) e o IAF. Os resultados demonstraram significância estatística ao teste “t” para dados pareados para as grandezas SNB, FMA e Pl.Ocl, ao nível de p = 0,01 e 0,05.

Com base na análise dos resultados obtidos, concluímos que o dispositivo foi efetivo no controle da estabilidade do terço inferior da face, durante as tomadas telerradiografias da cabeça em norma lateral. As grandezas angulares SNB, FMA e Pl.Ocl. apresentaram maior variabilidade quando comparadas com as fornecidas pela tomada de raios X pelo método convencional.

H028

RTG em lesão de furca classe II: estudo clínico controlado.

CURY, P. R.*, SALLUM, A. W., SALLUM, E. A., JEFFCOAT, M. K.

Departamento de Periodontia – FOP – UNICAMP; Faculdade de Odontologia de Birmingham – UAB. Tel.: (0**19) 430-5301. E-mail: patcury@yahoo.com

O presente estudo avaliou os resultados da regeneração tecidual guiada (RTG) com uma membrana reabsorvível no tratamento de lesões de furca classe II em molares inferiores durante 24 meses. Nove pacientes, cada um com 2 lesões de furca (18 lesões) foram incluídos. Os defeitos em cada paciente foram aleatoriamente designados para o grupo teste (RTG) ou controle (raspagem e alisamento radicular com acesso cirúrgico). Medidas clínicas e radiografias foram obtidas antes do tratamento, e 6, 12, 18 e 24 meses após as cirurgias. A redução da profundidade de sondagem, em relação à profundidade inicial, foi significante ao longo dos 24 meses nos grupos teste e controle (p << 0,007, p << 0,0006, respectivamente), mas as diferenças entre grupos não foram significantes em nenhum exame. O ganho de nível clínico de inserção horizontal foi estatisticamente maior no grupo teste do que no controle ao longo de 24 meses (p << 0,033), e o nível clínico de inserção vertical foi significativamente melhor no grupo teste (12,31 mm) do que no grupo controle (13,78 mm, p << 0,04) aos 24 meses. O ganho de altura óssea no grupo teste foi significante (p = 0,018) aos 24 meses. No grupo teste, 2 dos 9 defeitos apresentaram fechamento completo e 1 foi transformado em classe I 6 meses após as cirurgias, enquanto que no grupo controle duas lesões foram convertidas em classe III aos 12 e 24 meses.

Concluindo, RTG promoveu maior ganho de nível clínico de inserção horizontal e vertical, possibilidade de fechamento de lesões e ganho de altura óssea, além de maior estabilidade dos resultados ao longo de 24 meses.

H029

Estudo da fadiga compressiva em resinas compostas para dentes posteriores.

BRANDÃO, L.*, ADABO, G. L., VAZ, L. G., SAAD, J. R.

ULBRA – Cachoeira do Sul.

As propriedades mecânicas das resinas compostas têm sido avaliadas por meio de testes estáticos. Entretanto, os materiais, no meio ambiente bucal, são submetidos a esforços cíclicos. O estudo da fadiga avalia a perda de resistência do material quando submetido a tensões cíclicas, durante um determinado período, portanto, o método apresenta melhores condições de simulação da situação clínica. O objetivo do trabalho foi de determinar o limite de fadiga de quatro resinas compostas indicadas para dentes posteriores, por meio do método “escada” e comparar esses valores com a resistência à compressão dos materiais. A metodologia consiste na aplicação de tensões cíclicas por um período de até dez mil ciclos. A carga aplicada varia de acordo com a falha ou subsistência do material. Quando o material resiste aos dez mil ciclos sem fraturar-se, a tensão é aumentada num incremento fixo, entretanto quando  ocorre o rompimento do corpo-de-prova, antes de completar os dez mil ciclos, a tensão é diminuída na mesma proporção. Esse processo é repetido até atingir, no mínimo 15 repetições. A partir dos dados fornecidos pode-se calcular o desvio padrão e o limite de fadiga médio.

Com base nos resultados foi possível concluir que: 1) o limite de fadiga foi, em média, 63,02% da resistência à compressão, nos materiais estudados; 2) os ensaios dinâmicos apresentaram valores inferiores aos ensaios de compressão em todos os grupos testados; 3) o limite de fadiga médio dos grupos 4, 2 e 1 foi considerado estatisticamente igual, sendo o grupo 4 superior ao 3.

H030

Protetores bucais versus traumatismo nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

CARDOSO, M.*, RODRIGUES, C. C., ROCHA, M. J. C., CALVO, M. C. M.

Disciplina de Odontopediatria – UFSC. Tel., fax: (0**48) 333-1527. E-mail: acarlos@ccs.ufsc.br

O objetivo deste estudo foi determinar a freqüência de traumas bucais em atletas participantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e o seu conhecimento sobre o uso de protetores bucais. Através de questionários, foram indagados 510 atletas de 8 modalidades diferentes: basquete, handebol, vôlei, judô, caratê e tênis de ambos os sexos, “futsal” e ciclismo (“downhill”) masculinos. As entrevistas foram efetuadas durante a realização dos jogos por duas pesquisadoras calibradas. Dentre os esportes investigados, o “futsal” foi o que mais relatou traumas bucais (qui-quadrado = 12,24, p = 0,0005), seguido do caratê (qui-quadrado = 9,36, p = 0,0022) e do basquete (qui-quadrado = 8,65, p = 0,0033). Quanto ao conhecimento dos atletas sobre o que fazer em caso de avulsão e fratura, 88,8% e 47,8%, respectivamente, não sabiam o que fazer ou tinham pouca informação. De todos os atletas questionados, somente 85 (16,7%) usavam protetores bucais durante o JASC, sendo que destes, 79 utilizavam porque era obrigatório (caratê). O boxe mostrou-se o meio de divulgação mais comum do uso de protetores (Z = 47%). Dos 423 atletas que não usavam protetores nos jogos, 46 (10,9%) já o haviam experimentado e dos 255 que relataram traumatismo bucal, 220 descreveram envolvimento de tecido mole, 54, de dente superior e 51, de fratura dental.

A freqüência de traumas em atletas de futsal e basquete, assim como o número reduzido de usuários de protetores bucais, podem ser considerados significativos justificando campanhas para o seu uso. (Apoio financeiro: Curso de Pós-Graduação da UFSC.)

H031

Estudo das manifestações referidas das odontalgias de origem dentária.

REGATAO, M. C.*, CALDEIRA, C. L.

Departamento de Dentística e Endodontia – FOUSP. Tel.: (0**11) 3091-7839, r. 45.

O objetido deste estudo foi avaliar se o paciente que refere dor ou alguma alteração de origem dentária, particularmente pulpar ou periapical, apresenta outras áreas de referência dolorosa na região de cabeça e pescoço, e, posteriormente, relacionar a área de localização da dor com as principais regiões de referência desta dor. Analisamos uma mostra de 100 pacientes com manifestações dolorosas de origem endodôntica, através do preenchimento de uma ficha clínica com dados referentes às características da manifestação dolorosa dos pacientes, como: localização, áreas de referência de dor, tipo de sensibilidade dolorosa e diagnóstico provável. Observamos que, em 16% dos pacientes, o dente sinálgico não correspondeu ao dente algógeno, 48% dos pacientes relataram manifestação dolorosa tanto em áreas próximas como em áreas distantes do dente afetado e ainda que, apenas 28% dos pacientes relataram dor especificamente no dente causador da dor.

A observação das áreas de referência de dor pode ser um importante indicativo para o diagnóstico endodôntico, visto que existe intensa relação entre as manifestações de dor e o diagnóstico provável. (Apoio financeiro: FUNDECTO.)

PE01

Avaliação quantitativa do uso da Internet pelo corpo discente em Odontologia, valendo-se da pesquisa de campo.

OLIVEIRA, M. C. M.*, FREITAS, L. M., CALDEIRA, C. L., LEMOS, E. M., AUN, C. E., GAVINI, G.

Endodontia – FO – UNICID.

Notoriamente, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação produz aumento de produtividade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente se associadas a um projeto pedagógico coerente. Para o desenvolvimento de material odontológico educativo, valendo-se das mídias eletrônicas e, acessado a partir da rede mundial de computadores, é necessário uma pesquisa de campo. Para tanto, este estudo visou quantificar a disponibilidade à Internet pelos alunos de graduação do curso de Odontologia da FO – UNICID. Um questionário com perguntas fechadas e abertas foi aplicado em cento e trinta e oito discentes. Os resultados demonstraram que um alto índice (95%) do corpo discente avaliado mantém acesso à Internet; de modo que 75% o fazem em sua residência, 12% na própria faculdade e, 2% com outros recursos. Com relação à freqüência, 33% utilizam diariamente, 36% semanalmente e, 22% mensalmente. Do total, 98% relataram que gostariam de utilizar a Internet para acessar matérias de seu curso. Com referência ao conhecimento e habilidade em manipular as ferramentas de navegação, 30% relataram possuir baixo grau, 65% médio e, 0,7% alto.

De posse dos resultados obtidos neste estudo podemos inferir que: os alunos encontram-se equipados e motivados ao acesso de material pedagógico odontológico através da rede mundial de computadores.

PE02

Ensino a distância: exercícios de fácil produção.

SKELTON-MACEDO, M. C.*, CARDOSO, R. A., BOMBANA, A. C., ANTONIAZZI, J. H.

FOUSP. E-mail: mmacedo@uol.com.br

O ensino a distância tem alcançado atenção e interesse no processo de ensino-aprendizagem. Apesar disto, o corpo discente tem se mostrado resistente à sua aplicação por diversos motivos, dentre os quais o receio de não ter conhecimento suficiente da área de Informática para que se comece a desenvolver trabalhos neste sentido. Este trabalho se propõe a motivar o corpo discente a partir do conhecimento de que este dispõe, com o uso de um software de fácil aplicação – PowerPoint – na criação de exercícios de acompanhamento simples e de desenvolvimento rápido. Todas as áreas da Odontologia podem começar seus primeiros passos no ensino a distância a partir da motivação de seu corpo discente. A proposta se fundamenta na utilização de ferramentas de desenho e texto de fácil produção e execução que geram exercícios de acompanhamento do aprendizado a serem “navegados” pelo aluno em estudo próprio, seja em casa ou em local que permita a utilização de terminais de computadores. O exercício apresentado neste estudo foi feito sobre o tema “Anatomia Dental” e foi desenvolvido em 6 horas, compreendendo questões de múltipla escolha com, pelo menos, três opções. A opção errada permite retornar à questão para que se escolha nova alternativa. Somente a opção correta permite passar ao próximo exercício.

PE03

Avaliação qualitativa da imagem digital obtida através de dois métodos com finalidade didática em Endodontia.

LEMOS, E. M.*, AUN, C. E., GAVINI, G., CALDEIRA, C. L., SHIMABUKO, D. M., DEONIZIO, M. D. A.

Endodontia – FOUSP.

O objetivo do presente estudo foi avaliar comparativamente a qualidade da reprodução das imagens digitais com finalidade didática em Endodontia, tendo como fonte de variação a imagem digital direta (IDD). Dez dentes humanos extraídos foram utilizados. Cortes nos sentidos longitudinal e transversal preservando-se o endodonto foram realizados com auxílio de brocas diamantadas em alta rotação. Os cortes sofreram tratamento das superfícies com auxílio de discos abrasivos e polimento até tornarem-se planificados e lisos suficientes para a otimização do estudo comparativo. As imagens obtidas através da fotografia convencional e digitalização com auxílio do “scanner” (Gl) e Imagem Digital Direta obtida apenas com o “scanner” - IDD (G2) foram submetidas à avaliação comparativa, pela projeção das imagens com apoio do projetor multimídia (resolução: SVGA – 800 x 600 dpi) e por dez docentes da Disciplina de Endodontia. Os resultados demonstraram diferenças significantes entre os grupos, de modo que, para 80% dos observadores o Grupo 2 apresentou qualidade visual superior e, para 20% dos observadores, não houve diferença.

Nossos resultados suportam a conclusão de que o Grupo 2 apresentou, significativamente, resolução visual superior; otimizou a materialização didática em Endodontia, eliminando o tempo desprendido no processamento e digitalização das fotografias convencionais; e, possibilitou a reprodução fiel dos detalhes anatômicos, permitindo o desenvolvimento cognitivo, construção das atitudes e habilidades, que devem nortear os procedimentos pré-clínicos e clínicos do corpo discente.

PE04

Método para avaliação da forma do preparo do canal radicular.

CAMPOS, C. N.*, CAMPOS, C. A.

Departamento de Clínica Odontológica – Endodontia – FOUFJF.  Tel.: (0**32) 3229-3864. E-mail: cauber@terra.com.br

Muitas são as maneiras de avaliar a forma do preparo do canal radicular, sendo que o resultado da maioria delas é baseado na interpretação de vários observadores, tendendo para o subjetivismo. O objetivo desse estudo foi desenvolver um método matemático que possibilitasse a avaliação, comparação e classificação de canais radiculares quanto à forma do preparo após a instrumentação endodôntica. Este método inédito se baseia no princípio de que um cone é considerado perfeito e regular, quando seus diâmetros apresentam um aumento de forma constante e uniforme. Assim, medindo os diâmetros em vários níveis de um canal, podemos calcular, de um nível para outro, em quanto variou o diâmetro. O resultado do cálculo do desvio padrão das variações desses diâmetros em um determinado canal nos mostra um índice que, quando comparado com os de outros canais, nos permite classificá-los quanto à qualidade da forma do preparo.

Concluímos que quanto menor for o valor encontrado nesse resultado, melhor é a forma do preparo. Esse método foi amplamente testado em canais simulados e em condições reais, oferecendo um índice de confiabilidade da ordem de 100%, tornando assim dispensável a presença de observadores nesse tipo de trabalho de pesquisa.

PE05

O ensino em clínica integrada e o enfoque curricular ideal.

PADILHA, W .W. N.*, ROCHA, R. G., TORTAMANO, N.

Pós-Graduação em Odontologia – UFPB. E-mail: wilpad@uol.com.br

Este estudo objetivou relacionar as características do ensino em clínica integrada (CI) e o enfoque curricular (EC) ideal predominante. Enviou-se um questionário do tipo misto aos 87 coordenadores desta disciplina nas instituições de ensino odontológico no Brasil (IEOs). Retornaram respondidos 61,44% dos questionários (n = 51). Os dados obtidos indicaram: 100% da amostra considerou que o ensino em CI pode ser melhorado; as sugestões mais freqüentes foram para a organização didática (25,8%) e recursos humanos (21,5%); os fatores que prejudicam o ensino em CI mais freqüentemente apontados foram os recursos humanos (35,3%) e infra-estrutura (21,95%); 62,0% consideram a CI adequada ao restante do currículo; as técnicas de aula mais utilizadas são as práticas de clínica (47,0%) e seminários (34,0%). Quanto ao currículo, é considerado como capaz de preencher as áreas de formação necessárias para o aluno por 64,0%; 80,0% da amsotra considerada que a formação dos alunos atende às necessidades da comunidade; o enfoque curricular ideal mais freqüente foi a reconstrução social com 45,4% seguido de desenvolvimento do processo cognitivo (24,24%), auto-realização (18,18%), racionalismo acadêmico (9,09%) e tecnologias de ensino (6,06%). Foram relacionadas ao enfoque mais freqüente 9,6% das sugestões ao ensino, e 11,11% das propostas de inclusão de conteúdo.

Concluiu-se que não houve correspondência entre as freqüências de fatores relacionados às dificuldades e sugestões para a melhora, da mesma forma que entre o EC ideal mais freqüente e as propostas de melhoria do ensino.

PE06

Relexões sobre a prática de ensino em ciências sociais aplicadas à Odontologia (Sociologia e Antropologia).

MOLINA, V. L. I.

Departamento de Odontologia Social e Clínica Infantil – FOSJC – UNESP.

Ao término do ano letivo de 2000, procurou-se organizar algumas reflexões sobre o conjunto de atividades instrucionais propostas para a disciplina CSAO 1, oferecida aos alunos dos primeiros anos dos cursos integral (CI) e noturno (CN) e definidas como propícias à aprendizagem e facilitadoras das relações professor-aluno. Os resultados mais expressivos são: (1) diferentemente dos anos anteriores, alunos do CI e do CN ficaram para exame/recuperação (10% do CI e 13,3% do CN) e 1 aluno do CN (3,3%) foi reprovado na disciplina. (2) A maioria dos alunos (77,6% do CI e 72% do CN) considerou que o professor relacionou o conteúdo da disciplina com o campo de saúde bucal coletiva e que “na maioria das vezes” apresentou o conteúdo de forma clara e precisa (57,1% do CI e 48% do CN). (3) As relações entre professor-aluno foram consideradas como sendo “sempre e na maioria das vezes amigáveis” (57,1 % do CI e 72% do CN).

As novas estratégias instrucionais por si só não garantiram melhor desempenho do aluno. À elas deve-se somar outros fatores institucionais e educacionais. Há que se dispor de tempo para anunciar um conteúdo que supere a tradicional separação entre o clínico individual e o coletivo epidemiológico.

PE07

Ensinos odontológicos norueguês e brasileiro: a importância da formação básica.

SILVA, D. T., DEON, P., RÖSING, C. K.*, OPPERMANN, R. V., GJERMO, P. E.

Curso de Odontologia – ULBRA; Department of Periodontology – University of Oslo (UiO), Norway. Tel.: (0**51) 477-4000. E-mail: ckrosing@hotmail.com

Este estudo verificou a importância das ciências básicas, bem como a forma de apresentação de conteúdos por professores e alunos de 3 universidades (UFRGS, ULBRA, UiO). O currículo novo da UiO contempla uma formação básica ampla e Ensino Baseado no Problema – PBL. Questionários estruturados foram respondidos por 22 alunos do currículo antigo da UiO (UiO-A), 28 do currículo novo (UiO-N), 25 alunos da UFRGS e 25 da ULBRA. O grupo de professores foi de 17 (UiO), 10 (UFRGS) e 13 (ULBRA). A maioria dos alunos opinou que o treinamento básico deveria ser idêntico ao do médico, sendo o maior percentual obtido pelos estudantes do UiO-N (75%), e o menor na ULBRA (52%) . A opinião dos professores variou de 83,3% (ULBRA) a 100% (UFRGS). Anatomia foi classificada como mais importante pelos alunos, seguida de Patologia, Microbiologia, Histologia e Bioquímica. Os estudantes noruegueses, ao observarem isoladamente cada ciência básica, revelaram percentuais menores que os brasileiros. Os estudantes brasileiros preferem aulas expositivas (84-100%), e seminários (56-80%). Os noruegueses dão maior importância à leitura e menor a aulas expositivas (56-68%). Professores preferem seminários nas 3 universidades. Cursos extramuros recebem pouca importância.

Pode-se concluir que existem diferenças transculturais, embora a relevância da formação básica seja reconhecida por todos. Seminários e PBL são vistos pelos noruegueses como a forma mais adequada de ensino.

PE08

Biblioteca virtual odontopediátrica.

BUSSADORI, S. K.*, GUEDES-PINTO, A. C.

Departamento de Ortodontia e Odontopediatria – FOUSP - SP.

Na presente pesquisa desenvolveu-se um CD-ROM de Dentística Odontopediátrica, dando origem ao primeiro volume da biblioteca virtual. Após realização do CD-ROM, empregando diferentes softwares para sua finalização, aplicou-se questionário com 30 entrevistados para avaliar o método de ensino-aprendizagem. O questionário continha 17 questões referentes à forma do programa, clareza das técnicas, facilidade de uso e validade como método didático, além das características pessoais do entrevistado (professores e alunos). A análise das respostas foi feita descritivamente por meio de tabela de freqüência e teste exato de Fisher. Após avaliação dos resultados, pôde-se verificar que os recursos mais utilizados para exposição das aulas são os “slides” e o quadro-negro, sendo que o uso do CD-ROM é baixo e proporcional entre os grupos de alunos e professores; a maioria dos entrevistados acessa a Internet, mas poucos utilizam cursos a distância. O programa apresentou-se bem claro quanto à apresentação das técnicas e ao seu uso. Aproximadamente 20% fariam alterações nos “layout”, “links” e imagens do CD-ROM; quanto ao texto, 30% fariam alterações.

Os entrevistados viram no CD-ROM um bom método didático e demonstraram interesse em aprender a fazê-lo, tornando-se assim, completamente factível e pertinente a aplicação desse instrumento como meio educativo.

PE09

Avaliação da desadaptação na caixa proximal de restaurações classe II em amálgama de prata: estudo in vitro.

SILVA, F. R., DANTAS, M. C.*

Faculdade de Odontologia – UFRJ.

O ensino em laboratório de restaurações metálicas diretas envolve 2 estágios. O 1º corresponde ao ensino dos preparos cavitários. O 2º a técnica restauradora, o tempo e a pressão necessários para a correta condensação do amálgama para obter-se um mínimo de porosidade e o máximo de adaptação. Ao final do período teórico/prático o aluno deveria confeccionar restaurações em amálgama de prata com o mínimo de erros. A fim de avaliar a evolução no aprendizado durante o período pré-clínico, que facilite ao professor e ao aluno a visualização de erros e acertos, é proposto um processo de quantificação das fendas existentes na caixa proximal de restaurações classe II em diferentes fases do período letivo. Foram realizadas 2 amostragens aleatórias compostas cada uma de 10 dentes em resina. O 1º grupo corresponde lª restauração classe II confeccionada pelos alunos e o 2º grupo, também classe II, refere-se àqueles restaurados na prova prática final. Após seccionamento V-L ao nível da caixa proximal, foram embutidos em resina epóxi, seguindo-se de lixamento (240, 600 e 1200) e polimento com alumina. Os corpos-de-prova foram analisados em microscopia óptica com aumento de 25 X (Olympus BX60M com câmara digital Olympus DPI0). As análises microestruturais para a determinação da desadaptação do amálgama às paredes cavitárias utilizaram programas de processamento de imagens digitais. O método de avaliação permitiu uma quantificação das fendas.

Verificou-se diferenças de medidas na largura dessas fendas entre os grupos 1 e 2, de modo a indicar uma metodologia para a avaliação da prática pré-clínica.

PE10

Ensinos odontológicos norueguês e brasileiro: avaliação da formação clínica.

SILVA, D. T., DEON, P., OPPERMANN, R. V.*, RÖSING, C. K., GJERMO, P. E.

Curso de Odontologia – ULBRA, Department of Periodontology – University of Oslo (UiO), Norway. Tel.: (0** 51) 477-4000. E-mail: ruiopper@terra.com.br

Este estudo avaliou, em 3 universidades (UFRGS, ULBRA e UiO), a opinião de alunos e professores a respeito da formação clínica. Questionários estruturados foram aplicados a 25 alunos da UFRGS e da ULBRA, a 28 alunos do novo e a 22 do antigo currículo da UiO, 17 professores da UiO, 10 da UFRGS e 13 da ULBRA. Para os noruegueses o trabalho mínimo prático deve ser controlado (78,6%-86,4%). A variação entre os brasileiros foi de 16-60%. Noruegueses apresentam satisfação maior que brasileiros (87-100% versus 60-91,7%) na avaliação da prática. Acadêmicos avaliaram-se mais favoravelmente do que seus professores com relação às suas aptidões. Para os alunos, maiores dificuldades na formação clínica são próteses extensas, ortodontia complexa, implantes, tratamento de DTM e planejamento de programas de saúde coletiva. Não foram observadas diferenças entre os currículos. Na UiO, a capacidade clínica após a graduação é questionada pelos professores. No Brasil, a opinião é mais positiva. Docentes brasileiros concordam quanto à habilitação para procedimentos de raspagem supra- e subgengivais, restaurações simples, endodontia de unirradiculares e odontopediatria.

Conclui-se que existem diferenças entre a percepção de alunos e professores sobre o ensino odontológico prático, sendo que os últimos têm uma visão menos favorável sobre a capacidade clínica de seus alunos do que é autopercebida. Diferenças transculturais são observadas quanto à quantidade mínima de trabalho bem como à qualidade do ensino prático.

PE11

Programa de Saúde Bucal do escolar no IEPIC – uma perspectiva docente.

MAIA, K. D.*, FONTOURA, H. A., MATUCK, I. C., SOARES, E. L.

Departament of Periodontology – University of Oslo. Tel.: (0**51) 477-4000.

Este estudo avaliou, em 3 universidades (UFRGS, ULBRA, UiO), a opinião de alunos e professores a respeito da formação clínica. Questionários estruturados foram aplicados a 25 alunos UFRGS e da ULBRA, a 28 alunos do novo e a 22 do antigo currículo da UiO, 17 professores da UiO, 10 da UFRGS e 13 da ULBRA. Para os noruegueses o trabalho mínimo prático deve ser controlado (78,6%-86,4%). A variação entre os brasileiros foi de 16-60%. Noruegueses apresentam satisfação maior que brasileiros (87-100% versus 60-91,7%) na avaliação prática. Acadêmicos avaliaram-se mais favoravelmente do que seus professores com relação às suas aptidões. Para os alunos, maiores dificuldades na formação clínica são próteses extensa, ortodontia complexa, implantes, tratamento de DTM e planejamento de programas de saúde coletiva. Não foram observadas diferenças entre os currículos. Na UiO, a capacidade clínica após a graduação é questionada pelos professores. No Brasil, a opinião é mais positiva. Docentes brasileiros concordam quanto à habilitação para procedimentos de raspagem supra- e subgengivais, restaurações simples, endodontia de unirradiculares e odontopediatria.

Conclui-se que existem diferenças entre a percepção de alunos e professores sobre ensino odontológico prático, sendo que os últimos têm uma visão menos favorável sobre a capacidade clínica de seus alunos do que é autopercebida. Diferenças transculturais são observadas quanto à quantidade mínima de trabalho bem como à qualidade do ensino prático.

PE12

Análise da metodologia de ensino da Endodontia da FOUSP.

NOGUEIRA, A. L. F.*, ARAKI, A., AKISSUE, E., ROTA, E., CALIL, E, CARDOSO, L. N., WALDOMIRO, R., BEZERRA, A., LAGE-MARQUES, J. L.

Disciplina de Endodontia – FOUSP. Tel.: (0**11) 3091-7939.

Este estudo teve como objetivo, analisar a evolução da proposta de ensino da Disciplina de Endodontia da FOUSP e identificar tendências, quando comparados à prática laboratorial com a clínica endodôntica. A metodologia experimental empregada foi a abordagem pelo método do questionário. As respostas  do grupo de alunos foram: durante o aprendizado do laboratório e da clínica, a fase de cirurgia de acesso (37,8%/23,1%) e odontometria (20,0%/25,6%), constituíram-se as mais difíceis; 100% dos alunos considerou a prática laboratorial importante antes da clínica e a maioria (51,4%), considerou-se apto ao início das atividades clínicas; os alunos sentiram-se mais seguros em realizar tratamentos em dentes anteriores (43,6%) e pré-molares (36,4%) do que em molares (20,0%), sendo que a maior dificuldade encontrada na clínica, referiu-se a diagnóstico (76,81%); quanto às tomadas radiográficas 37,14% dos alunos relataram ter tido um aumento na clínica, sendo a dissociação das raízes e as distorções as dificuldades mais encontradas.

Conclui-se que as tomadas radiográficas constituíram maior dificuldade na fase de odontometria, principalmente nos casos de pré-molares e molares seguida das dificuldades encontradas para obtenção do diagnóstico. Como alternativa didática para a etapa de diagnóstico, sugere-se o emprego de simulações de situações clínicas foto- e radiografadas; a dificuldade para as tomadas radiográficas podem ser minimizadas pela retomada de conceitos da Radiologia e exercícios práticos em crânios secos. A aplicação regular de questionários aos alunos, poderia minimizar imediatamente as dificuldades relatadas, além do que seria um acompanhamento da evolução dos mesmos.

PE13

Análise acadêmica sobre métodos de ensino e de avaliação de Endodontia em atividades pré-clínicas.

ABRAHÃO, I. J.*, TUBEL, M. P. F.

UNIMES.

O objetivo do presente estudo foi classificar por meio de questionários a didática, as estratégias, a carga horária e a avaliação do ensino pré-clínico de Endodontia em duas universidades particulares do estado de São Paulo. Para tanto, foi elaborado um questionário com alternativas e perguntas escritas, em que os alunos puderam avaliar o nível de aproveitamento do ensino pré-clínico de Endodontia, assim como apresentarem sugestões e críticas por meio de avaliações de acadêmicos em diferentes estágios de aprendizado. O questionário foi distribuído na Universidade Metropolitana de Santos para alunos do terceiro ano que estão iniciando a fase pré-clínica, para alunos do quarto ano que estão na fase clínica e para alunos do quinto ano que já foram aprovados na disciplina e estão em clínica integrada, totalizando 300 alunos. Foi igualmente distribuído um questionário solicitando métodos de avaliação para alunos monitores e estagiários da disciplina. Esse mesmo questionário foi distribuído na Faculdade de Odontologia das Faculdades Metropolitanas Unidas para alunos em fase pré-clínica, totalizando 40 questionários. Os resultados foram quantificados e analisados.

As respostas aos questionários levaram às seguintes conclusões: o ensino pré-clínico com troquéis torna-se monótono e sem atrativos a partir do momento em que se inicia a fase clínica; o ensino laboratorial nesta fase deveria se resumir à realização de cirurgias de acesso unicamente; existe uma dificuldade muito grande em se conseguir dentes humanos para fase laboratorial e um modelo de similador deve ser desenvolvido para suprir esta falta; o método de avaliação, embora muito severo, foi considerado justo e de fácil compreensão.

POAC01

Indicadores sociais e recursos odontológicos dos municípios do estado de São Paulo no final do século XX.

JUNQUEIRA, S. R.*, ARAUJO, M. E.

Departamento de Odontologia Social – FOUSP. E-mail: e-simone@fo.usp.br

Neste trabalho relacionaram-se, para todos os municípios do estado, características socioeconômicas da população com recursos dos serviços em saúde bucal. Os dados foram obtidos por meio da Pesquisa Municipal Unificada, do Atlas de Desenvolvimento Humano, do Perfil Municipal de Saúde, do CRO - SP e da Unicef. As variáveis selecionadas foram: índices de desenvolvimento humano, de condições de vida (ICV) e o de sobrevivência das crianças de até 6 anos de idade, renda familiar per capita média, índices de desigualdade de Theil-L e de Gini, porcentagem de pessoas com renda insuficiente, taxa de analfabetismo da população adulta, número de cirurgiões-dentistas (CD) inscritos no CRO - SP e dos CD e auxiliares do setor público, número de equipamentos odontológicos e horas trabalhadas pelos CD. As variáveis foram submetidas à análise de regressão linear simples. O número de profissionais públicos aumenta quanto piores os indicadores de renda e de analfabetismo. O número de auxiliares ainda é inadequado para a adoção de práticas de sistemas de trabalho de alta cobertura. Já os inscritos no CRO - SP acompanham as melhores condições socioeconômicas, como renda e ICV. No setor público, o número de equipamentos equivale ao número de CD, o que indica ociosidade do serviço. A variável está relacionada com a menor renda média da população, assim como o número de horas trabalhadas.

Existe, portanto, o direcionamento dos recursos humanos e materiais, no serviço público, de acordo com as necessidades da população – admitindo-se que, em condições socioecômicas precárias, a saúde bucal também assim se manifesta.

POAC02

Indicadores de saúde bucal relacionados à qualidade de vida: revisão sistemática.

BIAZEVIC, M. G. H.*, ARAUJO, M. E.

Departamento de Odontologia Social – FOUSP.

Os indicadores objetivos em saúde bucal constituem medidas clínicas úteis para a mensuração da necessidade normativa de tratamento do paciente. Entretanto, possuem suas limitações, já que não trazem informações a respeito do impacto que a condição bucal possui em sua qualidade de vida. Atualmente, vem-se propondo a associação de tais indicadores aos chamados subjetivos, ou de qualidade de vida, com o intuito de se obter um panorama global de sua condição no seu dia-a-dia. Os objetivos do presente trabalho foram: 1) verificar se os indicadores subjetivos em saúde bucal são capazes de detectar aspectos da saúde bucal de indivíduos que os indicadores clínicos não detectam; 2) verificar se existe associação entre a percepção do indivíduo a respeito de sua saúde bucal e os achados clínicos. Assim, realizou-se revisão bibliográfica utilizando-se uma metodologia de revisão sistemática, que encontra suas bases na medicina embasada em evidências; os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos levantados na base de dados Medline foram claramente definidos. Dos 77 trabalhos selecionados, apenas 48 tiveram a pontuação mínima necessária para serem considerados relevantes.

Da análise do material selecionado (N = 48), pôde-se concluir que: 1) os indicadores subjetivos em saúde bucal produzem maior evidência na detecção de problemas que os indicadores objetivos não detectam; 2) a autopercepção da condição de saúde bucal permite que se tenha um panorama mais próximo da real condição de saúde bucal do indivíduo, apesar de não substituir o exame clínico do paciente. (Apoio financeiro: CAPES.)

POAC03

Motivação com capacitação de pessoal para promoção de saúde bucal.

RÊGO, R. A.*, COUTO, G. B. L., PINHEIRO, J. T.

Clínica e Odontologia Preventiva – Curso de Odontologia – UFPE. E-mail: gbosco@npd.ufpe.br

O objetivo desta pesquisa foi avaliar e comparar a eficácia de dois programas de orientação preventiva, através dos índices de placa e gengival. Foram selecionados 90 escolares, os quais foram divididos em 3 grupos de 30 escolares cada, sendo um grupo controle e dois experimentais. Os grupos experimentais receberam, semanalmente, escovação supervisionada, bochecho com solução fluoretada, instruções de higiene oral através de macromodelo, palestras, filmes e outros dispositivos educacionais e foram submetidos a 4 avaliações trimestrais com coleta dos índices de placa e gengival, sendo que um grupo recebeu orientações de um auxiliar capacitado pelo profissional de Odontologia, enquanto o outro recebeu orientações do próprio profissional. O grupo controle recebeu uma orientação inicial e bochecho com solução fluoretada, sem ter acesso ao programa motivacional no decorrer da pesquisa e foi avaliado no início e final do experimento. Os três grupos receberam “kits” de escovação nas avaliações. Verificou-se no grupo orientado pelo profissional de Odontologia uma redução no índice de placa de 51%, no grupo orientado pelo auxiliar, 29% e no grupo controle, 7,4%. O índice gengival do grupo controle reduziu-se em 17%, enquanto no do grupo orientado pelo profissional de Odontologia e pelo auxiliar, a redução foi de 100%.

Concluiu-se que os dois programas foram eficazes na melhoria das condições de saúde bucal dos escolares, observando-se melhor desenvoltura no programa desenvolvido e executado pelo profissional de Odontologia.

POAC04

Tamanho da amostra em estudos odontológicos.

GONÇALVES, J. R.*, AMBROSANO, G. M. B., MENEGHIN, M. C., PEREIRA, A. C.

Departamento de Odontologia Social – UNICAMP - Piracicaba.
E-mail: jrochall@zipmail.com.br

É fundamental definir o tamanho da amostra para realizar uma investigação científica odontológica. As características das amostras nos estudos determinam a validade dos resultados experimentais e observacionais. Na experimentação é importante definir: quantos grupos estão sendo comparados; intervenção e controle ou mais; determinar se o dado é paramétrico (medidas contínuas) ou não-paramétrico (índices) e a relação entre os grupos. Definidos estes parâmetros, o tamanho da amostra e o teste estatístico adequado são selecionados com a finalidade de demonstrar coerência com o objetivo do estudo. O presente estudo foi elaborado para investigar a importância do tamanho da amostra na pesquisa odontológica por meio de levantamento bibliográfico na base de dados: MEDLINE, LILACS e BBO, tendo como referência o cruzamento de unitermos (amostra; tamanho; delineamento; saúde bucal; serviço) datas definidas e utilização do banco de dados eletrônico (Review Manager, versão 4.04 Centro Colaboração Cocharane, 1999).Os resultados mostram que a representatividade da amostra é proporcional a complexidade do estudo.

Para ensaios clínicos quanto mais selecionada a amostra, menor o poder de generalização dos resultados. Sendo assim, os métodos para avaliar o tamanho da amostra embasados cientificamente, permitem credibilidade, segurança e melhor relação custo–benefício dos estudos na Odontologia. Portanto a estatística não pode reverter uma análise de resultados que foi conduzida de forma equivocada. (Apoio: Departamento de Odontologia Social da UNICAMP de Piracicaba.)

POAC05

Representações sociais de saúde bucal formadas por gestantes soropositivas para o HIV.

SILVEIRA, F.*, GRAÇA, T., RANGEL, M., SOARES, E.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF - RJ. E-mail: flaviams@nitnet.com.br

O objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais de saúde bucal formadas por gestantes HIV+, considerando seus contextos sociais e condições de saúde bucais, comparando-as com gestantes HIV-. A metodologia utilizada foi qualitativa, abordando com profundidade as relações dos processos e fenômenos da saúde que não podem ser captáveis e perceptíveis em equações e estatísticas. Realizou-se a análise de conteúdo de entrevistas com 20 gestantes (divididas em: HIV- e HIV+) atendidas no Hospital Universitário Antônio Pedro. Foram realizados exames clínicos, entrevistas individuais e discussões coletivas. Observou-se nos dois grupos: desinformação com relação ao processo saúde/doenças bucais; a saúde bucal foi representada como fator de influência nas relações sociais. O medo foi um sentimento representado através de: medo relativo ao dentista, medo de perder os dentes anteriores, medo de ter mau hálito, e no caso do grupo HIV+, medo de discriminação, medo de morrer e medo de contaminar o filho. No grupo de gestantes HIV+ foram evidenciados indicadores sociais (renda familiar mensal e escolaridade) e de condições de saúde bucal (CPOD, CPOS, IPC, biofilme visível e alterações de tecidos moles) mais desfavoráveis.

Essa situação sugere que a dificuldade de acesso à educação em saúde bucal e ao acompanhamento odontológico profissional, bem como as práticas profissionais privilegiando os procedimentos cirúrgicos com a exodontia indiscriminada de elementos dentários, contribua para as representações sociais e para a saúde bucal das gestantes soropositivas para o HIV. (Apoio: CAPES.)

POAC06

Projeto piloto: oficina de saúde bucal para professores do ensino fundamental.

SILVA, E. B. N.*, FUSCELLA, M. A. P., GALVÃO, L. M., FERNANDES, L. M. A. G., FERNANDES, T. O.

Universidade Potiguar. Tel.: (0**84) 215-1230. E-mail: odontologia@unp.br

Diante da alta prevalência de cárie e da doença periodontal encontrada na população brasileira, elaborou-se este projeto piloto, com o objetivo de capacitar professores do ensino fundamental da Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, em Natal - RN, para atuarem como agentes multiplicadores de saúde bucal, junto aos alunos. Participaram 18 professores do turno matutino das disciplinas de português, matemática, geografia, história, ciências e artes. Coordenaram as atividades, duas alunas do curso de Odontologia da Universidade Potiguar, orientadas pelas professoras de Odontologia Preventiva e Social. Numa oficina de 4 horas os professores fizeram leituras de textos e construíram instrumentos educativos relacionados à prevenção da cárie e doença periodontal. O primeiro resultado importante alcançado foi a motivação dos professores, que incluíram a saúde bucal no planejamento pedagógico, integrando essas atividades, ao conteúdo da disciplina que ministravam. Foi realizada uma Gincana de Saúde Bucal no final do ano, onde foram apresentados todos os trabalhos produzidos, além de arrecadarem escovas dentais e dentifrícios, que foram distribuídos pelos alunos, a uma Comunidade da Pastoral da Criança, numa atividade educativa, ou seja, os alunos, preparados por seus professores, atuavam como agentes multiplicadores de saúde bucal.

A partir dos resultados positivos alcançados pelo projeto piloto, esse trabalho está sendo ampliado, envolvendo os turnos matutino e verpertino.

POAC07

Uso e acondicionamento de escovas em creches.

COELHO, R. de C.*, BRANDÃO, L. M., SILVEIRA, J. L. G. C.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF - RJ; SMS - RJ.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições e formas de manipulação e acondicionamento das escovas dentais em seis creches conveniadas com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Estudo desenvolvido pela abordagem indutiva, pela técnica de observação direta intensiva (formulário) e método de procedimento estatístico. O universo amostral contou com 524 escovas dentárias em uso, verificando-se a manipulação das escovas antes, durante e após o uso. Verificou-se: 56% das escovas apresentavam resíduos previamente à escovação, predominantemente creme dental; 46% dos porta-escovas permitem o contato direto entre si; 38% permitem o contato direto das cerdas com as bordas do porta-escovas e 73% permanecem descobertos; em 1,8% das turmas as escovas são retiradas coletivamente do porta-escovas; em 1,00% a dispensação do creme dental permite o contato do tubo com a escova; em 22% das turmas a educadora escova os dentes de todas as crianças; em 30% a educadora realiza a escovação de uma parcela das crianças; em 7% as crianças escovam sozinhas; em 26% a escovação é supervisionada; 1,5% não é realizada qualquer higienização bucal. Posteriormente à escovação: 20% das turmas realizam lavagem coletiva das escovas, e 42% não realizam nenhuma forma de secagem das mesmas, enquanto 8% secam com uma mesma toalha de pano todas as escovas.

Os resultados encontrados sugerem a necessidade da implementação de um programa direcionado às professoras, bem como normatização de todo o conjunto de ações e atividades relativas a higienização bucal dos pré-escolares nestas instituições.

POAC08

Avaliação clínica de um ano da técnica restauradora atraumática em pré-escolares.

PINHEIRO, C.*, ROCHA, C., COUTINHO, T. C.

Departamento de Odontoclínica – Universidade Federal Fluminense – Niterói - RJ. Tel.: (0**21) 719-1055. E-mail: tcoutinho@openlink.com.br

O objetivo deste estudo foi avaliar clinicamente, após um ano, 59 restaurações (oclusais, proximais e cervicais) realizadas através da Técnica Restauradora Atraumática (ART) em 25 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de uma Creche Municipal de Niterói - RJ, participantes do Projeto de Extensão de Promoção de Saúde Bucal da UFF. Todos os responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento de acordo com o Comitê de Ética. O material utilizado foi o Ketac Molar (DFL), sendo manipulado de acordo com as instruções do fabricante e a técnica restauradora seguiu as recomendações do Guia Prático para a Técnica do Tratamento Restaurador Atraumático elaborado pela OMS. A avaliação do desempenho clínico das restaurações foi realizada por dois avaliadores calibrados, através do método de avaliação clínica direta com sonda e espelho utilizando o critério classificatório preconizado por PHANTUMVANIT et al. (J Public Health Dent, v. 56, p. 141-145, 1996), que consiste de escores de 0 a 9. Observou-se um sucesso de 61% de retenção total (escore 0) considerando-se todos os tipos de restauração realizados em dentes decíduos. Considerando-se cada tipo separadamente, foi obtido um sucesso de 78,6% nas restaurações de classe I; 61,5% nas de classe II; 14,2% nas de classe III e 100% nas de classe V. Nenhuma das crianças que receberam a ART apresentaram atividade de cárie após o período de um ano.

Concluiu-se que a ART é uma alternativa de tratamento bem-sucedida em pré-escolares, como parte integrante de um programa embasado na promoção de saúde.

POAC09

Caracterização de levantamentos epidemiológicos de fluorose dentária no estado de São Paulo.

FORNI, T. I. B.

Faculdade de Odontologia – Universidade Metodista de São Paulo.

O objetivo do estudo foi descrever 11 levantamentos exploratórios de fluorose dentária que utilizaram recomendações da Organização Mundial da Saúde, que preconiza uso dos critérios do Índice de Dean. Os bancos de dados foram fornecidos pela FSP – USP e organizados segundo variáveis comuns: idade (5 a 12 anos), sexo, grupo étnico e examinador. A análise dos intervalos de confiança indicou que à medida que aumentou a idade, diminuiu a proporção de casos de ausência de fluorose em todos os municípios e que os municípios de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires apresentaram as maiores prevalências. Para a variável “sexo” foi observada diferença estatisticamente significativa em Diadema (p = 0,031) e São Paulo (p << 0,001), com maiores prevalências respectivamente nos sexos feminino e masculino. Para grupo étnico, diferenças estatisticamente significativas (p << 0,01) foram observadas em Santos, São Caetano do Sul e São Paulo, com indicadores mais elevados para não-brancos. Devido à característica exploratória dos estudos, os examinadores não tinham atingido percentuais de concordâncias aceitáveis pela OMS e isso é observado nos resultados.

Novos estudos transversais são necessários para confirmar as hipóteses levantadas e devem, no seu planejamento, levar em consideração amostras que permitam pós-estratificações, idades de exame de acordo com eventos de interesse para investigação e treinamento dos examinadores. Estudos longitudinais são necessários para se identificar associações com fatores causais da fluorose dentária de forma a orientar serviços de saúde e população para o uso racional do flúor.

POAC10

Quinze meses de monitoramento da fluoretação da água de Pelotas - RS.

LIMA, F. G., LUND, R. G., MARQUES, R., FERREIRA, R., FORMOLO, E., JUSTINO, L. M., DEAMRCO, F. F.

Mestrado em Dentística – FOUFPel; UNIVALI. Tel.: (0**53) 222-4439. E-mail: fabiarq@terra.com.br

A fluoretação da água de abastecimento público (FAAP) é ainda o método de escolha para prevenção da doença cárie dentária, em termos de saúde pública, principalmente nos países ditos em desenvolvimento. No município de Pelotas - RS existe tal programa, porém, se faz necessário o heterocontrole dos níveis de flúor, para que haja efeito preventivo sem ter riscos à saúde da população. O objetivo deste estudo foi acompanhar, mensalmente, os níveis de flúor na água de abastecimento público de Pelotas, a fim de verificar se os mesmos estavam em níveis ideais. A cidade de Pelotas foi dividida em 16 pontos geográficos, abrangendo todas as regiões da cidade, incluindo as 3 Estações de Tratamento da água (ETAs). A coleta foi feita mensalmente, de novembro de 1999 a março de 2001, nos 16 pontos, em frascos plásticos de 5 ml previamente esterilizados. Após a coleta, as amostras foram enviadas ao Laboratório de Vigilância Sanitária de Flúor da Universidade do Vale do Itajaí, onde a análise é feita através do método eletrométrico (Orion 720 A ou 920 A/Eletrodo Orion 9609). Após quinze meses de análise, verificamos que sempre houve um número próximo a 50% de pontos de coleta com níveis de flúor na água insuficientes à prevenção da doença cárie e que não houve uma constância entre cada ponto, havendo alternância entre pontos que estavam acima ou abaixo da média, em diferentes meses.

Os resultados indicam não haver um controle efetivo da FAAP de Pelotas, com níveis abaixo do ideal em muitos locais, o que pode acarretar à perda do efeito preventivo do método em relação à cárie dental.

POAC11

Projeto de atendimento aos pacientes com traumatismo dental.

PROVENÇANO*, F., FIDEL, R. A. S., FIDEL, S. R., DELPHIN, L., CARVALHO, R.

Departamento de Odontologia – UNIGRANRIO. E-mail: rivail@ig.com.br

A lesão traumática envolvendo principalmente dentes e tecidos adjacentes tem sido preocupante não só pelo fator do sofrimento humano e emocional em sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas, como também pelo funcional e estético. Segundo Andreasen, as lesões traumáticas dentais devem ser tratadas de maneira mais hábil possível possibilitando um atendimento de valor sócio-econômico e cultural eficiente. O projeto tem a finalidade de levar esclarecimentos aos centros esportivos e de saúde, escolas e hospitais, através de palestras e distribuição de “folders” sobre as diversas situações do paciente traumatizado, além do atendimento multidisciplinar auxiliando na pesquisa integralizada, a um maior número possível de pacientes que tenham sofrido trauma dental e ainda, integrar a teoria básica com a prática clínica, resultando na elaboração de pesquisas específicas no âmbito dos dentes traumatizados. Dessa forma, a Faculdade de Odontologia da UNIGRANRIO transformou-se num centro de referência e pesquisa no atendimento aos pacientes traumatizados no município de Duque de Caxias e regiões adjacentes. O projeto recebe uma média de cinco pacientes por dia onde tem se destacado os casos de avulsão, subluxação e fraturas, recebendo todo o acompanhamento clínico e radiográfico. Os dados colhidos até o momento estão sendo tabulados para posterior análise e conclusão.

POAC12

Incremento de cárie dental em lactentes – um estudo longitudinal.

SCAVUZZI, A. I. F.*, CALDAS Jr., A. F., COUTO, G. H. L.

Departamento de Saúde – UEFS - BA; Faculdade de Odontologia de Pernambuco – UPE.

Nesta pesquisa, foi realizado um estudo longitudinal prospectivo da cárie dentária, numa amostra de 186 crianças, com 12 a 30 meses de idade, em Feira de Santana - BA, sendo analisados potenciais fatores de risco para o incremento de cárie dental após um ano. Todas as crianças faziam parte de um programa público de puericultura. Após 11 meses, todas as mães/responsáveis das 217 crianças que participaram do exame inicial foram contactadas, tendo retornado 85,7% da amostra inicial. As informações socioeconômico-demográficas, comportamentais e de saúde foram coletadas por meio de entrevista estruturada realizada no exame inicial. Os exames bucais para detecção de cárie dental, placa visível (PV) e mancha branca (MB) foram realizados no início da pesquisa e ao final de um ano. A análise estatística foi feita mediante distribuição de freqüências, obtenção de médias e desvio-padrão, análise bivariada e multivariada com regressão logística, obtenção do risco relativo e intervalos de confiança a 95%. A prevalência de cárie no exame inicial foi de 6,4%, tendo aumentado cerca de 3 vezes ao final de um ano, bem como, 19,9% apresentou incremento de cárie dental. Os fatores associados ao incremento de cárie dental após 1 ano, para p << 0,05, foram a experiência de cárie anterior, a presença de MB e PV nas superfícies vestibulares dos incisivos superiores, presença de molar, a idade da criança, o nível educacional da mãe, o uso de dentifrício fluoretado e a avaliação feita pela mãe sobre a condição dentária do filho.

POAC13

Avaliação de um programa de educação em saúde através da análise de conhecimentos e crenças sobre saúde bucal.

GOMES FILHO, D. L.*, FREITAS, M., VOLSCHAN, B. C. G.

Odontologia Social – UFF; Odontopediatria – UNESA. E-mail: dlgfilho@uol.com.br

Este trabalho tem por objetivo avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde bucal através da análise dos conhecimentos e crenças dos participantes. Este programa consiste de reuniões semanais com os responsáveis por crianças de 5 a 12 anos atendidas na Clínica Integrada Infantil da UNESA, nas quais são abordados diversos temas sobre saúde bucal. Anteriormente à implantação do programa foi aplicado um questionário a 73 responsáveis (fase 1). O questionário apresentou uma pergunta fechada sobre o nível de escolaridade e 12 perguntas abertas relacionadas a saúde bucal. Após 3 anos de programa o mesmo questionário foi aplicado a 58 responsáveis (fase 2). As respostas do questionário receberam tratamento qualitativo de análise de conteúdo e foram categorizadas como corretas e incorretas. A análise estatística dos resultados na comparação entre as duas fases utilizou o teste de qui-quadrado e foi observado que em níveis de escolaridade até o fundamental houve diferença estatística, nível de significância de 95%, em termos de número de acertos sobre conhecimentos de saúde bucal. Entretanto, não foi observado diferença em relação às crenças. Já no nível de ensino médio incompleto, foi verificado diferença estatística tanto em conhecimentos quanto em crenças, níveis de significância de 95% e 99%, respectivamente.

Os resultados nos levam a concluir que o programa apresentou eficácia em relação aos conhecimentos sobre saúde bucal. Porém, as crenças persistem dependentes do nível de escolaridade.

POAC14

Escolas promotoras de saúde construindo a integração.

MATUK, L. C., GIONGO, M.*, OLIVEIRA, R. M., OLIVEIRA, G., PIRES, J., TEIXEIRA, D.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF; UFRJ.

O presente estudo é resultado do convênio firmado entre a Prefeitura do Rio de Janeiro/S. Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Odontologia e Fundação BIORIO, tendo como objetivo implementar ações de saúde no espaço escolar. Atuando em 50 escolas municipais o projeto constrói interfaces entre a unidades escolares e a rede de atenção básica de saúde, permitindo a inserção dos atores nos programas de saúde em desenvolvimento. Estão em desenvolvimento levantamentos sobre a condição dental e necessidade de tratamento (OMS), acuidade visual e auditiva dos escolares. A metodologia empregada visa a atuação em equipes interdisciplinares formando agentes multiplicadores de saúde, construindo uma adequação local a partir do projeto político pedagógico da escola. Temos 39.381 escolares envolvidos, onde 22% necessitam de exame oftalmológico, 20% de exame otorrinolaringológico ou fonoaudiológico e na amostra (12%) do levantamento da condição dental 41% estão livres da doença cárie, 42 grupos de multiplicadores de saúde estão em ação.

O projeto tem total apoio da comunidade, exerce papel docente-assistencial, fomentando a pesquisa e a extensão universitária. O projeto tem o financiamento do Município do Rio de Janeiro através da Fundação BIORIO e serve como piloto para a futura ampliação em toda a rede escolar.

POAC15

Avaliação de um programa educativo-preventivo na prevenção da cárie.

CESÁRIO-PINTO, L. M.*, WALTER, L. R. F., PERCINOTO, C., FROSSARD, W. T. G.

Departamento de Odontologia Infantil e Social – FOA – UNESP. Tel.: (0**18) 620-3235. E-mail: percinot@foa.unesp.br

A prevalência de cárie dentária indicou a necessidade do atendimento precoce em crianças com menos de um ano de idade. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia de um programa educativo-preventivo através da prevalência de cárie, assim como identificar os fatores comportamentais que interferem no risco de cárie nas crianças atendidas na Bebê-Clínica da Universidade Estadual de Londrina, e as causas do abandono do programa pelas mesmas. A amostra foi dividida em grupos G1 e G2. Para o grupo G1, composto por 242 crianças que permaneceram no programa durante quatro anos, foi realizado o exame bucal e, para as mães ou responsáveis, aplicado um formulário com a finalidade de obter dados relativos aos hábitos dietéticos, de higiene bucal e à repercussão das ações educativas; no grupo G2, composto por 60 crianças que abandonaram o programa, uma entrevista foi realizada com as mães com o objetivo de verificar as causas deste abandono. O teste estatístico não-paramétrico qui-quadrado foi utilizado para análise dos dados. Os resultados mostraram que no grupo G1, 71,1% das crianças aos 5 anos de idade nunca tiveram experiência de cárie e que o comportamento no momento da escovação e o risco de cárie foram as variáveis que tiveram associação com a aquisicão da cárie dentária. Mudança para serviços de saúde similares mais próximos ao domicílio foi a principal causa do abandono no grupo G2.

O programa mostrou ser eficaz na prevenção da cárie e na manutenção da saúde bucal das crianças.

POAC16

Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de idosos.

FIGUEIREDO, A.*, VILELA, A., BACELAR, J., CALDAS Jr., A.

De acordo com as projeções estatísticas da OMS, até 2025, a população de idosos no Brasil crescerá em escala ascendente. Este trabalho teve como objetivo descrever o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de idosos institucionalizados e não-institucionalizados da cidade do Recife. Os dados foram obtidos através do uso de um questionário e exame clínico, seguindo os critérios preconizados pela OMS. Um total de 177 pessoas foram examinadas, sendo 106 não-institucionalizadas e 71 institucionalizadas. Os idosos institucionalizados e não-institucionalizados apresentaram um CPO-D médio igual a 30,0 (DP = 3,55) e 28,46 (DP = 5,1) respectivamente. Foi encontrada diferença estatisticamente significante na média de dentes cariados entre os dois grupos estudados (p << 0,05). O percentual de edentulismo foi de 52,5%, sendo que destes, 81,9% necessitavam de prótese total superior e 62,7% de prótese total inferior. Com relação a saúde geral, 59,8% responderam que a consideravam razoável a ruim. Apesar da alta prevalência de cárie e edentulismo e grande necessidade de reabilitação através de próteses totais, apenas 31,8% relataram apresentar dificuldades no seu desempenho devido a esses problemas.

Concluiu-se que o quadro epidemiológico encontrado constitui-se de extrema gravidade para os dois grupos e, apesar, das doenças bucais não apresentarem risco à vida, podem ter um impacto na auto-estima das pessoas e interferir na manutenção de uma vida mais saudável.

POAC17

Estudo comparativo da aplicação do ART em dois grupos populacionais.

CHEVITARESE, L., CARVALHO, I., MASUDA, R. M., MATTOS, D.*, SANDIN, M., SOUSA, C.

Odontopediatria e Clínica Integrada – Escola de Odontologia – UNIGRANRIO.

Este trabalho teve como objetivo comparar a saúde bucal de dois grupos populacionais: Apuiarés - CE (GA) e Cajarí - MA (GB), antes (T1) e após 1 ano (T2) da aplicação do Programa Sorrindo com Saúde, que fez uso da técnica ART segundo a OMS utilizando Vidrion RO, SS White. O estudo foi desenvolvido pela FO - UNIGRANRIO em parceria com o Programa UNISOL. A amostra foi constituída de 184 pacientes voluntários (114 GA e 70 GB). O que diferenciou o GA do GB foi a atuação de agentes de saúde bucal (ASB) capacitados pela equipe, neste último grupo. O número de dentes cariados decíduos (DCd), dentes cariados permanentes (DCp), suas médias por indivíduo (Média/Ind.) e evolução, podem ser observados na tabela abaixo.

Conclui-se que o ART deteve o avanço da doença cárie nos dois grupos, mostrando-se mais eficiente no GB que contou com a participação dos ASB no processo de educação e instrução de higiene bucal.

POAC18

Avaliação dos agentes de saúde bucal com ênfase em ART.

CHEVITARESE, L. M.*, SANDIN, M. C., MASUDA, R. A. M., MATTOS, D., CARVALHO, I. B., SOUSA, C. O.

Odontopediatria e Clínica Integrada – Escola de Odontologia – UNIGRANRIO.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacitação de agentes de saúde bucal (ASB) com ênfase em ART (ASB) oferecida durante a realização do Programa Sorrindo com Saúde (T1), em Cajari. A amostra se constituiu de 9 indivíduos moradores deste município com o 1º grau completo (média de idade = 20,22 anos). O curso teórico/prático foi ministrado durante 13 dias (4 h/dia) por acadêmicos previamente treinados. Para a realização do curso foi confeccionado um manual contendo assuntos referentes ao ART propriamente dito, anatomia dental, identificação de fatores de risco às doenças cárie e periodontal (FRCP), principalmente. Após 1 ano da realização do curso, foi aplicado questionário com 14 perguntas abertas e fechadas objetivando a análise qualitativa das atividades dos ASB. Os resultados mostraram que 100% aprovaram ligando-o ao fato de terem obtido novos conhecimentos (77,80%). Como pontos positivos os ASB citaram os conhecimentos adquiridos e repassados à população de Cajarí em T1 (78,57%), e assimilação dos FRCP (21,43%). Como pontos negativos foi citada a falta de continuidade do curso devido ao não retorno da equipe à Cajarí (66,70%), e a não continuidade do trabalho dos ASB junto à comunidade (44,40%). Os ASB (40,0%) relataram melhora na qualidade de sua higiene bucal. A palavra “profissão” (33,30%) foi relacionada ao significado do Programa.

Conclui-se que a capacitação de ASB foi eficiente, devendo ser estimulada a continuidade do Programa.

POAC19

Avaliação qualitativa do impacto do ART na população de Cajari.

CHEVITARESE, L. M., MATTOS, D., SOUSA, C. O., CARVALHO, I. B., MASUDA, R. M.*, SANDIN, M. C.

Odontopediatria e Clínica Integrada – Escola de Odontologia – UNIGRANRIO.

Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto do ART na população de Cajari - MA, após 1 ano da aplicação do programa “Sorrindo com Saúde”. Para tanto se aplicou um questionário com 7 perguntas fechadas e abertas para 83 pacientes que participaram inicialmente do programa (média de idade = 19,6 anos). Ressalta-se que mais de uma opção de resposta pode ser dada pelos pacientes. Os resultados mostraram que 94,5% dos pacientes aprovaram o tratamento, sendo a orientação de higiene bucal (33,33%) e a opção de tratamento não oferecido (23,19%) os principais motivos. O restante não aprovou devido às perdas das restaurações; no entanto todos fariam o tratamento novamente, e destes, 41,10% apresentaram como principais justificativas a ajuda no cuidado dos dentes (31,51%) e, promoção de bem-estar (26,03%). A dificuldade de mastigar antes do tratamento foi apontada por 41,10% dos indivíduos, dos quais 96,67% relacionaram o ART com a melhora na mastigação devido a, principalmente: a) fechamentos das lesões cavitadas de cárie (58,62%); b) redução da dor (27,59%). Quando questionados quanto à sensibilidade dolorosa durante o tratamento, 56,16% disseram não apresentar nenhum tipo de dor. Todos os indivíduos relataram algum tipo de melhora em suas vidas após o tratamento: a) na saúde (80,82%); b) na aparência (73,97%); c) na vida social (63,01%). A definição do ART foi dado por 96,39% das pessoas e a palavra “saúde” foi escolhida por 41,25%.

Pode-se concluir que o programa além de promover saúde causou mudanças nos hábitos de vida da comunidade.

POAC20

Significado do ART para agentes comunitários de saúde de Cajari.

CHEVITARESE, L. M., MASUDA, R. M., MATTOS, D., SOUSA, C. O., SANDIN, M. C.*,
CARVALHO, I. B.

Odontopediatria e Clínica Integrada – Escola de Odontologia – UNIGRANRIO.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão e a aplicação de conhecimentos adquiridos através de curso teórico-prático oferecido durante a realização do programa “Sorrindo com Saúde” em Cajari - MA para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), após 1 ano de sua realização. A amostra foi formada por 10 ACS que dão assistência, em média, a 108 famílias (média de 11 visitas anuais/comunidade). Para o curso, que durou 4 dias (4 h/dia), foi elaborado um manual, que foi lido e debatido por acadêmicos previamente treinados, visando ao aprendizado dos ACS quanto aos conceitos de promoção de saúde bucal com ênfase na identificação dos fatores de risco às doenças periodontal e cárie, gestantes e, biossegurança pessoal, complementando seus conhecimentos que são transmitidos durante as visitas domiciliares que realizam nas comunidades. A avaliação foi realizada através de questionário com 14 perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que para todos os ACS o curso auxiliou em seus trabalhos junto às comunidades por eles assistidas. Com relação à receptividade das comunidades aos novos conhecimentos, 90% delas recebeu muito bem, sendo que ninguém se recusou a receber as orientações. Para todos os ACS, todas as famílias visitadas apresentaram mudança de comportamento e estas ocorreram através da mudança nos hábitos de higiene bucal, proporcionado melhora na qualidade de vida e saúde da população.

Pode ser concluído que o programa instituído para ACS promoveu a compreensão de novos conhecimentos e promoveu saúde bucal para a comunidade.

POAC21

Barreiras ao atendimento odontológico de gestantes: um estudo qualitativo.

ALBUQUERQUE, O. M. R*., RODRIGUES, C. S.

Departamento de Odontologia Preventiva e Social – FOP. Tel./fax: (0**81) 3458-1476. E-mail: olgamaria@terra.com.br

Este é um estudo qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar barreiras ao atendimento odontológico de gestantes inscritas no programa “Saúde da Família” no Cabo de Santo Agostinho e desenvolver um questionário válido para coleta de dados. A metodologia adotada foi o grupo focal e as gestantes selecionadas mediante amostra intencional. A análise das informações seguiu a categorização da Federação Dentária Interna­cional, na qual as barreiras se referem ao indivíduo, à prática da profissão e à sociedade. Observou-se predominância das barreiras concernentes ao indivíduo: crenças populares que desaconselham a busca do atendimento odontológico na gravidez, baixa percepção de necessidade, medo de sentir dor e dificuldades de acesso, como o medo dos perigos enfrentados de madrugada para marcar consulta. Barreiras relacionadas à prática da profissão: dificuldades de comunicação dos dentistas, descrédito no diagnóstico e nos procedimentos realizados. Barreiras referentes à sociedade: desarticulação dos serviços de saúde, educação em saúde inexistente ou com abordagem inadequada. As gestantes demonstraram visão crítica, mas passiva quanto ao modelo de atenção vigente e a principal razão que as impulsiona a procurar o dentista é uma dor forte e contínua.

Tais conclusões reafirmam o princípio do fortalecimento da ação comunitária como meio de aprimorar prestação de serviços com vistas à promoção da saúde.

POAC22

Validade diagnóstica do DIAGNOdent® em lesões de cárie in vivo.

PINELLI, C.*, SERRA, M. C., LOFFREDO, L. C. M.

Odontologia Restauradora/Dentística – Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Tel.: (0**19) 430-5340, 430-5218. E-mail: camilapinelli@yahoo.com

O objetivo deste estudo foi determinar a reprodutibilidade e a validade do laser DIAGNOdent no diagnóstico diferencial de lesões de cárie ativas e paralisadas, em superfícies lisas livres, in vivo. Voluntários foram selecionados em escolas públicas de Piracicaba - SP e, no total, 220 lesões de cárie foram examinadas sob condições clínicas padronizadas. Dois examinadores calibrados realizaram os exames clínico e laser, de modo independente e, após o intervalo de uma semana, os voluntários foram reexaminados. Aplicou-se a estatística Kappa e a concordância intra-examinador para a avaliação laser foi substancial (k ex1 = 0,7906 e k ex2 = 0,7087), enquanto que para a avaliação clínica, a concordância foi quase perfeita (k ex1 = 0,9454 e k ex2 = 0,8453), para ambos os examinadores. A concordância interexaminador mostrou um valor substancial (k = 0,7733) para a avaliação laser, enquanto que para a avaliação clínica a concordância interexaminador foi quase perfeita (k = 0,8454). O critério de validação para o laser DIAGNOdent foi a avaliação clínica das manchas brancas, classificadas em lesões ativas ou paralisadas.

A sensibilidade foi de 0,72 e a especificidade 0,73, que indicaram que o laser DIAGNOdent mostrou-se um bom método auxiliar de diagnóstico para detectar lesões de cárie incipientes em superfícies lisas livres. A utilização de ambos os métodos pode aprimorar a eficácia do diagnóstico de cárie. (Apoio: FAPESP. Processo: 99/05540-4.)

POAC23

Promoção de saúde materno-infantil: uma análise reflexiva.

FRAUCHES, M.B.*, COELHO, A. B. S., SATHLER, C. D.

UNIVALE/CENBIOS – Curso de Odontologia. Tel.: (0**33) 3225-1414.
E-mail: Coordcenbios@univale.br

O presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil das gestantes atendidas no serviço público, a saber, Unidades Básicas de Saúde (UBS) da família na zona urbana do Município de Governador Valadares - MG , considerando as possíveis alterações buco-dentais que as gestantes percebem durante a gravidez; o conhecimento destas sobre sua saúde bucal e de seus bebês, através da aplicação de um questionário, abordando questões relativas a hábitos nocivos para as mesmas, tratamento odontológico na gravidez, uso de suplementos vitamínicos, mitos e crenças sobre fatores de risco para o desenvolvimento de cárie dentária e relação gravidez–cárie. 322 gestantes foram entrevistadas e os resultados demonstraram que elas apresentavam idade média de 24,19 anos, 40,68% eram mães de primeiro filho, 66,56% possuíam baixo nível de escolaridade, 60% com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos.Quanto ao tratamento odontológico e origem de informações sobre saúde bucal, 90% não procuraram o atendimento odontológico durante a gravidez, e em 76% dos casos a televisão foi a grande responsável pelas informações sobre saúde bucal, 39% acreditavam que a gravidez ocasiona problemas dentários e que o tratamento odontológico pode prejudicar o bebê.

Portanto, os resultados mostram que ainda existem muitos mitos com relação à gravidez e saúde bucal, além de desconhecimento da transmissibilidade da doença cárie; justificando desta forma a necessidade de melhores informações a este grupo específico e implantação de programas de promoção de saúde materno-infantil.

POAC24

Cárie dentária em escolares de Governador Valadares - MG: problemas e soluções.

OLIVEIRA, R. C.*, FERREIRA, E. F., FRAUCHES, M. B., NOGUEIRA, M. H., SILVA, H. G.,
PERIM, B. C. I.

UNIVALE; CENBIOS.

O presente estudo foi desenvolvido com 1.230 escolares (7-14 anos), de 3 escolas públicas e 1 privada da zona urbana do município de Governador Valadares - MG, com o objetivo de se conhecer a freqüência e distribuição da cárie dentária, e do tratamento já dispensado. O cálculo amostral foi feito por estimativa de média, e os examinadores foram previamente calibrados (0,80). As escolas foram sorteadas e os indivíduos escolhidos aleatoriamente nas listagens das classes. Observou-se um CPOD médio de 0,88 (dp = 1,69) sendo que a escola da rede privada apresentou o menor CPOD (0,61 - dp = 1,29). As necessidades acumuladas de tratamento restaurador perfizeram um total de 359 procedimentos, com uma progressão de 7 aos 7 anos para 102 aos 12 anos e 885 dentes com lesão de esmalte foram constatados. Das 2.553 intervenções realizadas, 1.817 eram selamentos oclusais. Das 736 restaurações feitas, 28 (3,8%) se apresentaram inadequadas.

Pode-se concluir que o atendimento odontológico tem sido feito, com qualidade adequada, porém, em função da progressão da doença e da significativa presença de lesões de esmalte, o controle da doença deve ser atividade considerada com prioridade.

POAC25

Índice de Sangramento Gengival: avaliador de promoção de saúde bucal.

MELLO, P. B. M.*, MAIA, K. D., GAMA, V. R. C. M., WEYNE, S. C.

UFF - RJ; UNESA - RJ; SMS/GBS - RJ.

O movimento de promoção de saúde na clínica odontológica tem avançado, tanto em países desenvolvidos como em países “emergentes”, e alcançado ganhos reais em saúde coletiva. Neste intuito a Disciplina de Odontologia Coletiva II da UNESA, através do Projeto Docência Assistencial com o município do Rio de Janeiro realiza um programa de promoção de saúde na clínica odontológica distribuído em três postos de saúde municipais. Este programa compreende atividades de educação em saúde, exames clínicos para diagnóstico de atividade de doenças cárie e periodontal, controle e tratamento da atividade das doenças e reavaliação dos casos. Com este propósito utilizou-se o Índice de Sangramento Gengival Simplificado (ISG) como avaliador das atividades de promoção de saúde realizadas em 379 pacientes, sendo 62,23% do sexo feminino e 37,77% do sexo masculino, compreendidos na faixa etária de 4 a 13 anos (X = 7,5 ± 1,72), que participaram deste programa no ano de 1999. Todos os pacientes foram submetidos a exames iniciais e finais ao tratamento. A mediana encontrada no início do tratamento para o ISG foi de 10,33% e ao final de 4,10%. Os dados iniciais e finais foram submetidos ao teste “t” de Student, obtendo-se um resultado de “t” = 19,47** (p << 0,01).

Logo, compreende-se que as ações do programa de promoção de saúde foram eficientes, dada a redução estatisticamente significativa no ISG da população estudada, tornando-se evidente sua relevância para a saúde bucal coletiva.

POAC26

Método simplificado para higienizar prótese total.

SEIXAS, Z. A.*, GUERRA, C. M. F.

Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial – CCS – UFPE.

Elaborou-se neste trabalho um método para higienizar próteses totais que fosse eficiente, simples e econômico para aplicação em saúde pública, empregando o hipoclorito de sódio de uso doméstico (água sanitária) em solução com água destilada para imersão das mesmas. Através dos meios ágar Mitis Salivarius – DIFCO (EUA) e CHROMágar Candida – Microbiologie (França) testou-se a ação da solução proposta sobre o Streptococcus mutans e a Candida albicans em 30 próteses totais. Os resultados demonstraram que: a) todas as próteses estavam colonizadas por S. mutans e C. albicans; b) não foi detectada a presença de S. mutans e C. albicans nas próteses tratadas com hipoclorito de sódio de uso doméstico em solução com água destilada por 10 minutos; c) após 4 dias do tratamento, houve recolonização das próteses porém com redução de 57,5% (prótese superior) e de 60,9% (prótese inferior) para o S. mutans e 84,9% (prótese superior) e de 86,7% (prótese inferior) para C. albicans em relação às populações iniciais.

Concluiu-se que: a) a utilização do hipoclorito de sódio (água sanitária) em solução com água destilada para imersão de próteses totais por 10 minutos a cada 4 dias é eficaz para higienização das mesmas pois acarreta redução significativa da colonização por S. mutans e C. albicans; b) o método, simples e econômico, pode ser recomendado aos usuários de todas as camadas sociais.

POAC27

Condições de saúde periodontal na população do município de São Paulo em 1986 e 1998.

MARQUES, R. A. A.

Faculdade de Odontologia – Universidade Metodista de São Paulo.

O objetivo deste trabalho foi o de analisar os resultados de dois estudos realizados no município de São Paulo, tendo em vista metodologia e metas propostas pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Foram analisados os resultados quanto à prevalência, extensão e severidade das doenças periodontais, medidos através do CPITN, dos estudos epidemiológicos realizados pelo Ministério da Saúde - MS, e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES, nos anos de 1986 e 1998, respectivamente. Foram analisados os dados obtidos para adolescentes e adultos de 35 a 44 anos, em ambos os estudos; foram descritos os resultados obtidos pelo MS, para adultos 50 a 59 anos e para idosos de 65 a 74 anos, pela SES-SP. A prevalência das doenças periodontais não sofreu alterações nos adolescentes examinados no dois momentos; quanto à extensão, verificou-se diferença estatisticamente significante (p = 0,0001) entre as condições de saúde periodontais nos adolescentes nos dois estudos, sendo melhores em 1998, quando comparadas àquelas de 1986. Também foram melhores as condições periodontais dos adultos de 35 a 44 examinados em 1998. Nos adultos de 50 a 59 anos e nos idosos de 65 a 74 anos o edentulismo apresentou-se como o maior problema.

Diante das metas da OMS, verifica-se a necessidade de novos estudos onde se identifiquem e avaliem fatores, condições e preditores de risco para as doenças periodontais, que orientem políticas públicas de saúde bucal coletiva.

POAC28

Prevalência das oclusopatias em pré-escolares de Vitória: associação da dentição decídua com as funções oronasofaringeanas.

EMMERICH, A.*, FONSECA, L., ELIAS, A. M., MEDEIROS, U.

UFES; UFRJ.

O objetivo do trabalho foi estimar a prevalência de oclusopatias e investigar prováveis associações dos problemas oclusais com alterações anátomo-funcionais, em crianças com idade de 3 anos, no município de Vitória - ES. O material constitui-se de dados sobre oclusopatias e dados anátomo-funcionais do sistema estomatognático de 291 crianças de ambos os sexos, que freqüentam os Centros de Educação Infantil. As crianças foram selecionadas por meio de amostragem probabilística por conglomerados admitindo uma margem de erro de 6% para as estimativas de prevalência. Informações clínicas foram obtidas por meio de exame clínico. Informações sobre as alterações anátomo-funcionais foram obtidas por meio de testes funcionais quanto a deglutição, fonação e respiração bucal e vedamento labial. Observou-se prevalências de 27,1% de oclusopatias leves e de 32% de oclusopatias moderadas e severas, classificadas segundo critério da OMS (1987). Com relação aos planos terminais distais, verificou-se que 29,2% das crianças apresentaram plano terminal mesial para os segundos molares decíduos, 6,9% degrau distal, 55% plano terminal vertical e 7,9% misto. A sobremordida moderada ou profunda ocorreu em 49,5% das crianças, a mordida aberta em 26,3% e a mordida cruzada em 12%.

Os resultados dos testes do qui-quadrado mostraram significância estatística de associação de sobremordida e mordida cruzada com algumas alterações anátomo-funcionais do sistema estomatognático. (Apoio: PICDT/CAPES.)

POAC29

Prevalência das oclusopatias em pré-escolares e escolares de Vitória - ES.

EMMERICH, A., FONSECA, L.*, ELIAS, A. M., MEDEIROS, U.

UFES; UFRJ

O objetivo do trabalho foi estimar a prevalência das oclusopatias em crianças com idade de 3, 7 e 12 anos, no município de Vitória. O material constituiu-se de dados sobre as oclusopatias de 291 crianças com 3 anos, 300 com 7 anos e 290 com 12 anos, de ambos os sexos, que freqüentam os Centros de Educação Infantil e Escolas de 1º grau municipais. As crianças foram selecionadas por meio de amostragem probabilística por conglomerado admitindo uma margem de erro de 6%, para as estimativas de prevalência. Informações clínicas foram obtidas por meio de exame clínico, utilizando afastadores de lábios descartáveis. Para síntese e análise dos dados, utilizou-se o programa EPI-INFO 6.02. Na classificação das oclusopatias adotou-se o critério estabelecido pela OMS em 1987. As prevalências de oclusopatias leves em crianças com 3, 7 e 12 anos foram 27,1%, 32,7% e 27,9%, respectivamente. Oclusopatias moderadas/severas foram observadas em 32%, 44% e 55,9% das crianças naquelas idades. Para a classificação ântero-posterior, verificou-se na idade de 3 anos que 29,2% das crianças apresentavam degrau mesial para os segundos molares decíduos, 6,9% degrau distal, 55% plano terminal vertical e 7,9% misto. Para 7 e 12 anos, obteve-se 63% e 49,7% com Classe I, 30,6% e 42,1% com Classe II e 3,3% e 6,9% com Classe III de Angle, respectivamente.

Os resultados sugerem que as oclusopatias aumentam com a idade, tornando-se um problema de saúde pública, em função da importância funcional e psicossocial da boca. (Apoio: PICDT/CAPES.)