1.

 

BIOSOROTIPOS DE AMOSTRAS DE CANDIDA ALBICANS ISOLADAS DA MUCOSA BUCAL DE PORTADORES SADIOS, PACIENTES DIABÉTICOS E COM CÂNCER.

 

E.G.Birman, C.R.Paula, M.R.Quirino, W.Gambale, B.Corrêa, F.R.X. da Silveira - Faculdade de Odontologia da USP, Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

 

                Foram estudadas amostras de Candida Albicans, isoladas da mucosa bucal de 150 pacientes sadios, 70 diabéticos e 50 portadores de câncer bucal, com vistas à distribuição de sorotipos e produção de enzimas. A sorotipagem foi realizada através do método de aglutinação com soro monoespecífico (sorotipo A). As atividades enzimáticas (fatores de virulência), foram determinadas em meio com fração IV de soro-albumina bovina e em ágar Sabouraud-dextrose, acrescido de gema de ovo. Os pacientes com câncer apresentaram a maior freqüência de culturas positivas para C.albicans (30%), seguidos dos portadores diabéticos (25%) e dos portadores sadios (20%). Os portadores com câncer apresentaram maior freqüência de amostras sorotipo A (98%), que, juntamente com as de sorotipo B, constituíram os maiores produtores de proteases (100%) e fosfolipases (95%). Desde que as infecções oportunísticas por fungos, têm se tornado muito importantes como causa de mortalidade, estudos como este, são essenciais para o entendimento melhor da interação dessa levedura com o meio bucal humano, na busca da prevenção e controle das infecções devidas a esses microorganismos.

 

 

 

2.

 

 

CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR NA PLACA DENTAL FORMADA SOBRE RESTAURAÇÕES DE CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO

 

Elaine M.Benelli, Monica C.Serra, Jaime A Cury - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                A liberação de flúor dos cimentos ionoméricos tem sido avaliada em condições que nem sempre simulam o que ocorre in vivo. Desta maneira, estudou-se neste trabalho a concentração de flúor na placa dental formada sobre restaurações de ionômero de vidro (Chelon-fil), utilizando-se resina composta (Silux-plus) como controle. Preparos de 1,5mm de diâmetro, realizados em fragmentos de esmalte humano com 16 mm de área, foram casualmente restaurados com cimento ionomérico ou compósito. Onze voluntários utilizaram placas palatinas de acrílicop, nas quais foram colocados os fragmentos restaurados. Após 28 dias, a placa dental acumulada foi coletada e pesada. O flúor solúvel em ácido foi extraído das amostras, após 3 hs de tratamento com HCL 0,5M. Determinou-se a concentração de flúor nas soluções através de eletrodo específico (Orion 96-09) e analisador de íons (Orion EA 940). Observou-se uma concentração média de 44,2 ppmF na placa total formada sobre o ionômero e de 10,4 ppmF na placa sobre o composto.

 

                Conclui-se que a alta concentração de flúor na placa dental formada sobre o cimento ionomérico deve explicar a propriedade anticariogênica deste material.

 

 

 

3.

 

ESTABILIDADE DE FLÚOR DE DENTIFRÍCIO SOB CONDIÇÕES AMBIENTAIS E ENVELHECIMENTO PRECOCE.

 

E.M.Franco & J.A Cury - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                Portaria da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária estabelece que um dentifrício fluoretado deve manter no mínimo 600 ppm de flúor solúvel pelo prazo de 1 ano de fabricação. Assim, o objetivo deste trabalho foi tentar estabelecer uma condição laboratorial que pudesse estimar o que aconteceria sob condições ambientais. Deste modo, foram preparados dentifrícios contendo 1000 ppmF na forma de NaF e Na2FPO3 (MFP) a base de CaCO3 como abrasivo. Utilizando-se eletrodo específico, flúor total e solúvel (iônico e ionizável) foram determinados nos dentifrícios logo após o preparo e decorridos 1, 2, 4 e 8 dias a 45ºC ou 45, 90, 180 e 360 dias a temperatura ambiente. Os resultados mostraram uma diminuição do flúor solúvel no dentifrício contendo NaF, mostrando correspondência cinética entre o ocorrido a 45º C e a temperatura ambiente, porém para o MFP a decomposição do mesmo foi maior a temperatura ambiente.

 

                Conclui-se que o envelhecimento precoce a 45ºC deve servir de parâmetro de estabilidade para dentifrícios com NaF/CaCO3. 

 

 

 

4.

 

 

A CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS EM ÁGUAS MINERAIS, CHÁS BRASILEIROS E CHIMARRÃO.

 

F.C.Franco, M.Maltz - Faculdade de Odontologia da UFRGS

 

                O presente trabalho examina a concentração de fluoretos em águas minerais, chás brasileiros e erva para chimarrão vendidos no RS. Foram estudadas oito marcas comerciais de águas minerais. A concentração de fluoretos variou entre 0,1 e 2,9 ppmF. A maioria das águas (n5) apresentou concentração de flúor baixa (0,1-0,62 ppmF), duas (n2) marcas comerciais apresentaram concentração (0,75-0,93 ppmF) dentro dos níveis indicados para a prevenção de cárie dentária. Uma água mineral apresentou concentração bastante alta de flúor (2,94 ppmF). Foram analisadas, também 15 marcas comerciais de chás.

 

                Os resultados variaram entre 3,63-136,35 ppmF. O chá preto apresentou em suas folhas grandes quantidades de flúor (92,71-136,35 ppmF) e uma concentração de 0,02 a 0,75 ppmF correspondentes a infusão em uma xícara de 120 ml. Os outros chás apresentaram uma concentração de flúor bastante baixa. As 15 marcas comerciais de erva-mate para chimarrão apresentaram baixas concentrações de fluoretos. Em geral, a concentração de flúor nas águas minerais, chás e erva-mate é baixa, entretanto algumas águas minerais e chás contém concentração de flúor dentro dos níveis ótimos para prevenção da cárie dentária.    

 

 

 

5.

 

 

CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE ESPÉCIES DE STREPTOCOCCUS ORAIS. ELETROFORESE EM GEL DE POLIACRILAMIDA DE PROTEÍNAS INTRACELULARES.

 

J.F.Höfling & D.M.P.Spolidorio - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                Com o objetivo de dar uma contribuição aos estudos de caracterização de Streptococcus da cavidade oral, amostras de culturas do grupo mutans isoladas e identificadas bioquimicamente, foram analisadas através da técnica de eletroforese em poliacrilamida. Do ponto de vista bioquímico, as cepas codificadas como: 6-G; V-5; VII-I; XIII-6; XIII-3; VII-2; XVI-1; XI-3; XII-3; XII-5 e I-4B, foram caracterizadas respectivamente como: 6 cepas de S.mutans, 1 cepa de S.rattus, 1 cepa de S.sobrinus e 3 cepas não identificadas bioquimicamente, devido à positividade simultânea de provas críticas para diferenciar 2 espécies distintas.

 

                Os resultados obtidos pela análise dos padrões protéicos, demostraram que as cepas caracterizadas como S.mutans, apresentam um mesmo padrão quando comparadas, diferindo das características como S.rattus e S.sobrinus, confirmando os resultados bioquímicos. Entre as amostras não identificadas, os dados obtidos pela eletroforese mostram que XII-3 e XII-5 apresentam similaridades com S.mutans e I-4B, difere significantemente das demais espécies citadas. De modo geral, o presente estudo demonstrou que a técnica de eletroforese em poliacrilamida se apresenta viável, de muita utilidade como uma técnica relativamente rápida, segura e não dispendiosa para ser aplicada na identificação de microorganismos.

 

 

 

6.

 

 

ÍNDICE DE MICROORGANISMOS CARIOGÊNICOS NA SALIVA DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRATAMENTO ODONTOLÓGICO. ESTUDOS PRELIMINARES.

 

R.M.P.Rontanti, M.N.dos Santos, M.B.D.Gavião, J.F.Höfling.

 

                Com o objetivo de se avaliar alterações nos índices de microorganismos cariogênicos, S.mutans e Lactobacillus salivares em indivíduos sob tratamento odontológico, 36 crianças em idade escolar, pacientes da Clínica de Odontopediatria do Curso de Especialização da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, serão analisadas do ponto de vista microbiológico, através da contagem de U.F.C. de bact/ml de saliva, previamente e após o vedamento das cavidades de cáries, com óxido de zinco e eugenol e ionômero de vidro. Das 36 crianças estudadas inicialmente (previamente a intervenção odontológica), a maioria (64,7%) apresentaram mais que 106 U.F.C. de bact/ml de saliva, com relação a S.mutans, índices considerados altos para esses microorganismos principalmente se somadas a 29,9% da amostra entre 105-106 U.F.C. de bact/ml, enquanto que somente 5,7% da amostra inicial, apresentam menos que 105 U.F.C. de S.mutans/ml de saliva. Nas contagens de Lactobacillus, 64,7% apresentam índices baixos desses microorganismo, observando-se para o restante 26,47% e 8,8% respectivamente, entre 105-106 e mais que 106 U.F.C. de bact/ml de saliva.

 

                Novos dados estão sendo obtidos, após o vedamento cavitário com óxido de zinco e eugenol e ionômero de vidro, a fim de dar prosseguimento a proposta inicial da pesquisa.  

 

 

 

7.

 

 

CINÉTICA DE FLÚOR EM SALIVA TOTAL APÓS A UTILIZAÇÃO DE DENTIFRÍCIO E BOCHECHO FLUORETADOS.

 

M.C.Serra e J.A Cury - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                O efeito cariostático do flúor tem sido relacionado a sua presença constante nos fluídos bucais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a cinética de flúor em saliva total humana, após a utilização de dentifrício e solução para bochechos fluoretados. Dezesseis voluntários, com idade entre 20 e 30 anos, participaram deste estudo. Cada voluntário submeteu-se a quatro tratamentos: dentifrício com flúor seguido de bochecho com flúor. Amostras de saliva não estimuladas foram coletadas nos tempos 0, 3, 9, 15, 30, 45, 60 e 120 minutos após os tratamentos. As dosagens de íon flúor nas amostras foram realizadas por potenciometria, através de eletrodo específico, sendo a disponibilidade de flúor em saliva total determinada em termos de área sob a curva de eliminação.

 

                A análise estatística dos resultados mostrou que o bochecho fluoretado foi mais efetivo na retenção de flúor em saliva que o dentifrício fluoretado e que a associação dentifrício/bochecho fluoretados não apresentou somatória de efeitos significativa.

 

 

8.

 

 

EFEITO DE VÁRIOS PARÂMETROS NA RETENÇÃO DE PINOS INTRA-RADICULARES.

 

 

K.R.H.C.Dias, N.Ashaveri e D.Nathanson

 

                A cimentação de pinos intra radiculares com cimento resinoso após a remoção da camada de esfregaço do canal já foi reportada anteriormente por vários autores. O motivo deste estudo foi avaliar o uso de um cimento resinoso opaco em combinação com o uso de um agente secador ou um adesivo dentinário antes da cimentação. Quarenta dentes unirradiculares recém extraídos tiveram suas coroas removidas. As raízes foram endodonticamente instrumentadas e obturadas com G.P. Preparações uniformes com 9 mm de profundidade foram feitas usando uma broca média (Boston Post). Os dentes foram divididos em grupos de acordo com a técnica de cimentação utilizada: Gr. A cimento resinoso (Boston Post); Gr. B cimento resinoso opaco (Experimental-Boston Post); Gr.C cimento resinoso opaco e agente secante dentinário (Experimental Boston Post); Gr. D cimento resinoso e adesivo dentinário. Antes da cimentação, todos os canais foram lavados com 17 % EDTA e com solução de NaOCI à 5,25%, e secos com jatos de ar e pontas de papel absorvente. Depois de 7 dias de armazenamento em água destilada à temperatura ambiente, os pinos foram tracionados por uma máquina Instrom à 0,02 in/min.

 

                Os resultados obtidos foram(ibs): Gr.A-82,45(+/-15,39); Gr.B-88,45(+/-20,4); Gr.C-104,05(+/-15,2); Gr.D-148,72(+/-12,3). O radio opacificador não reduziu a eficiência do cimento resinoso. O uso de um condicionador dentinário aumentou significantemente a retenção do cimento resinoso.

 

 

 

9.

 

 

A EVOLUÇÃO DAS PORCELANAS EM PROCEDIMENTOS RESTAURADORES.

 

M.dos Santos e J.A .D.Girolano Neto - Faculdade de Odontologia da USP

 

                Nestes posters evidenciam-se casos clínicos de California Bridge, Facetas Laminadas e Restaurações de Porcelana, bem como detalhes dos preparos para cada caso, e as peças devidamente ajustadas com controle de 6 meses após a cimentação.

 

 

 

 

10.

 

 

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE APLICADOS A ROTINAS DE DOSAGEM DE FLÚOR.

 

A . L.Rodrigues Jr & J.A . Cury - Faculdade de Odontologia de Araraquara - Unesp - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp

 

                O controle estatístico de qualidade (CEQ) é um método quantitativo de monitorização que pode ser usado para estimação das concentrações de íons fluor, obtidas a partir de análise potenciométricas. O método consiste em rejeitar ou não estimativas sujeitas a um nível de variabilidade superior ao tolerado, através do estabelecimento de limites. O processo de CEQ para dosagens de dosagens de flúor envolve 2 etapas de decisão, que avaliam a precisão e a exatidão das estimativas. Na primeira etapa referente a variação de regressão linear da curva de calibração, foi realizado um estudo através da distribuição de probabilidade x2. Foi estabelecido o limite de s=11,07, para curvas com 6 pares de coordenadas (log(ppm) milivolt). Valores superiores ao limite sugerem a rejeição da curva de calibração. Na Segunda etapa, referente a variação das leituras de um padrão, a sensibilidade do teste de hipótese do CEQ está relacionada ao número de repetições de leituras do padrão.

 

                Conclui-se que o método pode melhorar a qualidade das estimativas de concentrações de íon flúor, diminuindo a chance de erros laboratoriais.

 

 

 

 

11.

 

 

COMPORTAMENTO CINÉTICO E ELETROFORÉTICO DA PIRUVATOQUINASE DE GLÂNDULA SUBMANDIBULAR DE RATO.

 

C.D.Rosa, K.T.Sassaki, R.Rosa - Faculdade de Odontologia S.J.Campos - Unesp, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Instituto de Química - USP.

 

                Do estudo do comportamento cinético da PK de SM constatou-se pH ótimo de 7,46, em faixa alcalina perda brusca da atividade (10% de atividade residual). Com relação ao ADP, a PK apresentou cinética Michaeliana; a PEP, sigmoidal com Km=0,143 mM, S0,5=0,104mM e nH=1,46; ao PEP com 1 mM Frup2, michaeliana com km=0,042mM, S0,5=0,039m e nH=1,15. A ativação heterotrópica da Frup2 foi maior em concentrações sub-saturantes de PEP. Fru-2,6-P2 em concentrações micromolares alterou o padrão sigmoidal da curva de saturação para o PEP, para hiperbólico. A PK requer preferencialmente k+ e Mg2+ . Na+ e Ca2+ são potentes inibidores da enzima. L-Ala, L-Ph e Mh.ATP2- são inibidores competitivos do ADO e não competitivo do PEP. A Frup2 restaurou a atividade da PK aos níveis do controle, na presença de L-Phe e L-Ala. O poder inibitório destes metabólitos foi da ordem L-Ala>>MG.ATP2->L-Phe. Estes parâmetros cinéticos e físico-químicos, além do comportamento eletroforético, caracterizam a PK de glândula salivar submandibular de rato como sendo a forma isoenzimática do tipo L.

 

 

 

 

12.

 

 

COMPORTAMENTO CINÉTICO E ELETROFORÉTICO DA PIRUVATOQUINASE DE GLÂNDULA SALIVAR SUBLINGUAL DE RATO.

 

C.D.Rosa, K.T.Sassaki, R.Rosa - Faculdade de Odontologia S.J.Campos - UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Instituto de Química - USP

 

                A piruvatoquinase de glândula sublingual de rato apresentou pH ótimo em torno de 7,4 e atividade residual de 70% um pH=9. Com relação ao substrato ADP, apresentou cinética Michaeliana; PEP, curva de saturação sigmoidal com Km=0,061 mM, S0,5=0,076 mM e nH=1,65; PEP na presença de 1 mM FruP2, curva de saturação Michaeliana com km=0,02 mM e nH=1,0. Concentrações micromoleculares de Frup-2,6-P2 alteraram o padrão sigmoidal da curva de saturação para o PEP, para hiperbólico. Requer preferencialmente k+ e Mg2+. Inibida pelo Ca2+; e fortemente inibida pelo Na+. Os aminoácidos, L-Ala, L-Phe e Mg.ATP2- são inibidores não competitivos do ADP, e competitivos do PEP. A Fru-P2 restaura a atividade da PK frente a esse modulafoes negativos. O poder inibitório destes metabòlitos foi da ordem de L-Phe-L-Ala-Mg.ATP2-.O completo Mg.ATP+ inibe moderadamente a ação catalítica da isoenzima.

 

                Esses parâmetros cinéticos e físico-químicos, além do comportamento eletroforético caracterizam a piruvatoquinase da glândua salivar sublingual de rato, como sendo forma isoenzimática do tipo M2. 

 

 

 

13.

 

 

ESTUDO COMPARATIVO DOS EFEITOS DO NIMESULIDE E DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO SOBRE OS TEMPOS DE SANGRIA E COAGULAÇÃO SANGUÍNEA EM RATOS.

 

l.C.L.Araújo, T.R.Mattos Filho, E.D.Amdrade - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos de um antiinflamatório não esteróide (Nimesulide) recentemente introduzido no mercado farmacêutico, sobre os tempos de sangria(TS) e coagulação sangüínea(TC) em ratos, comparando-os aqueles proporcionados pelo ácido acetilsalicílico(AAS), cuja interferência negativa nestes mecanismos de hemostasia já foi comprovada. (Weiss, H.J., et all, J.Clin.Invet., 48:2169-80, 1969; Vane, J.R., Nature, 231:232-35, 1971; Grady & Moncada, Lancet ll:780,1978). Para isto, foram utilizados 24 ratos, Wistar, machos (280+/-10g), divididos em 3 grupos experimentais de 8 animais cada que receberam tratamentos distintos, por via oral: Grupo 1-AAS1, em dose única 5 mg/kg; Grupo 2-Nimesulide2, em 2 doses de 3 mg/kg, com intervalo de 6h e Grupo 3-soro fisiológico em volume equivalente aos demais grupos (constituindo-se no grupo controle). O TS e TC foram medidos antes da administração das drogas (tempo zero) e nos tempos 2, 24, 48, 72 e 98 horas pós-medicação.

 

                Os resultados obtidos mostraram que o AAS aumentou o TS e o TC em todos os tempos estudados confirmando os resultados de pesquisas anteriores. Por outro lado, com o Nimesulide não houve tendência ao aumento do TS, prolongando, entretanto, o TC em 24 horas de estudo. Pode-se concluir que estudos complementares, clínicos e laboratoriais, serão necessários para se empregar com segurança o Nimesulide no controle da dor e do edema decorrentes de intervenções odontológicas que envolvem sangramento. 1-APLICARR (HOESCHST do Brasil Química e Farmacêutica S.A), 2-SCAFLANR (Indústria Química e Farmacêutica SCHERING Plough Ltda.). 

 

 

 

 

 

14.

 

 

EFEITO DO 5-FLUORURACIL, SOBRE CRESCIMENTO DE DENTES DE RATOS

 

W.P.Bastos-Ramos, M.J.Coelho, J.P.Costa, T.O Nogueira - Faculdade de Odontologia de S.J.Campos - UNESP

 

                Um efeito esperado dos antimicóticos é que, inibindo a multiplicação celular, tanto de tumores malignos como de tecidos normais proliferativos 172 machos da raça Wistar. O 5-fluoruracil (5-FU) foi administrado em doses d 12, 15, 18 e 25 mg/kg, durante 10 dias consecutivos, fazendo-se a medida do crescimento dentário aos 4º, 7º, 10º e 20 º dias após a primeira dose do antimicótico. Avaliou-se em paralelo, para comparação de resultados, a influência da droga sobre epitélio intestinal, medula óssea e sangue periférico. Fez-se estudo histológico dos tecidos dentários. Os resultados obtidos mostraram que: a)o 5-FU causou inibição ao crescimento dentário somente em doses que acarretaram considerável intoxicação (15, 18 e 25 mg/kg) e morte precoce em animais (18 e 25 mg/kg); b) com a dose de 15 mg/kg, a qual inibiu o crescimento dentário ao 10º dia de tratamento, não se detectaram modificações histomorfológicas dos dentes, nem alterações consideráveis na contagem percentual de monócitos, eosinófilos, neutrófilos e linfócitos.

 

                Conclui-se que a inibição do crescimento dentário pelo 5-FU pode ter ocorrido não especificamente pela atividade antimicótica, mas em conseqüência da ação tóxica sobre todo o organismo.

 

 

 

 

15.

 

AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE SILÊNCIO ELETROMIOGRÁFICO DOS MÚSCULOS TEMPORAIS EM INDIVÍDUOS NORMAIS.

 

M.L.Eleutério, J.E.K.Trindade,A S.Trindade Jr. - Hospital de Reabilitação de Bauru - USP

 

                Os objetivos do presente trabalho foram: 1)determinar a duração do período de silêncio (PS) eletromiográfico dos músculos(mm) temporais (feixe anterior) direito (TD) e esquerdo(TE) em 22 indivíduos normais (14 do sexo masculino e 8 do feminino) com idade entre 20 e 25 anos, 2) calcular, a partir do valor médio, o limite superior de normalidade(LSN) para a duração do PS foi provocado pela percussão do mento, aplicada de cima para baixo com um martelo de teste de reflexos, com o indivíduo ocluindo maximamente os dentes em habitual. Para a captação dos potenciais de ação dos mm. foram utilizados eletródios bipolares de superfície (DISA, tipo 13L26). O eletromiograma foi registrado em papel. A média (X+/-DP) da duração do PS no TD foi de 25,98 +/- 94 ms e de 25,19 +/- 4,60 ms no TE. Não houve diferença estatisticamente significante entre estes valores (teste t pareado). O LSN foi de 32,46 ms e de 32,76 ms para o TD e TE, respectivamente, valores abaixo dos quais 95% da população estudada está incluída. Esses valores não diferiram estatisticamente dos obtidos nos mm., masséteres direito(MD) e esquerdo(ME) em indivíduos normais, num trabalho anterior de nosso laboratório (25,45 +/- 4,2 ms - MD e 25,33 +/- 4,18 ms - ME). Nesse mesmo estudo o LSN foi de 32,36 ms para o MD e 31,21 ms para o ME. 

               

                Os resultados permitem concluir que a duração do PS nos mm temporais também pode ser utilizada como índice objetivo do estado funcional do sistema estomatognático.

 

 

 

16.

 

INFLUÊNCIA DO 5-FLUORURACIL SOBRE O GERME DENTÁRIO DE FETOS DE RATOS

 

R.Fernades da Rocha, T.O Nogueira, W.P.Ramos-Bastos, T.R.Mattos Filho, I.P.Lemônica

 

- Faculdade de Odontologia de S.J.Campos e Inst. Bioc. Botucatu - UNESP, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                Objetivou-se estudar a influência do 5-Fluoruracil (5-FU) na formação do germe dentário de fetos de ratas tratadas com o antimicótico. Administrou-se -FU nas doses únicas de 10 e 20 mg/kg por via intraperitoneal aos 9º, 10º, 11º, 12º e 13º dias de prenhes. Os fetos foram analisados após cesariana realizada ao 21º dia de gestação, quanto à ocorrência de teratogênese, sendo suas cabeças seccionadas para análise histológica dos germes dentários.  Os fetos das ratas tratadas com 10 mg/kg de 5-FU no 9º dia de gestação apresentaram malformações como lábio leporino e exencefalia. Alterações no germe dentário ocorreram em cerca de 15% dos animais. Com a dose de 20 mg/kg obteve-se malformações com as mesmas características, verificando-se no entanto, agenesia do germe dentário. Os testes de ratas que receberam o antimicótico na dose de 10 mg/kg, aos 10º, 11º, 12º e 13º dias de gestação não apresentaram qualquer tipo de malformação, enquanto que naqueles de ratas tratadas com a dose de 20 mg/kg no 9º dia, verificou tanto malformações externas quanto ausência do germe dentário. Nos fetos oriundos de mães tratadas ao 10º, 11º e 13º dias não ocorreram quaisquer alterações, enquanto que nos nascidos de tratamento ao 12º dia verificou-se alterações tanto macroscópicas quanto a nível do germe dentário.

 

                Conclui-se que o 5-FU produziu malformações macro e microscópicas dependendo do dia da administração à gestante e da dose utilizada, correlacionando-se portanto com a fase do desenvolvimento embrionário.

 

 

 

17.

 

EFEITOS DE DUAS FORMAS FARMACÊUTICAS DE BETAMETASONA SOBRE O PROCESSO DE REPARAÇÃO ALVEOLAR DENTAL. ESTUDO HISTOLÓGICO EM RATOS.

 

M.C.Volpato & E.D.Andrade

 

- Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                Dada a tendência do uso dos gicocorticóides em dose única em odontologia, nos propusemos neste trabalho a avaliar os efeitos de uma dose única de betametasona sobre o processo de reparo alveolar dental em ratos. Foram utilizados 105 ratos (machos Wistar, adultos-jovens-180g), divididos em 3 grupos, os quais receberam o seguinte tratamento 1h antes da cirurgia: grupo 1 (controle): foram injetados com 0,2ml de cloreto de sódio 0,9% via intraperitoneal (IP); grupo 2: receberam uma dose única de 0,21mg/kg de fosfato dissódico de betametasona (éter altamente solúvel) via IP; grupo 3: receberam uma dose única de uma solução de depósito de betametasona (associação de acetato e fosfato dissódico de betametasona) via IM. Após este procedimento, foi removido o incisivo superior direito sob anestesia com hidrato de cloral a 10%-0,3g/kg via IP. O processo de reparo alveolar foi estudado nos tempos 1, 4, 7, 10, 14, 21 e 28 dias (5 animais/tempo de estudo). A análise histológica revelou um discreto atraso na maturidade do tecido nos grupos 2 e 3, com maior intensidade neste último. Entretanto, ao final dos 28 dias todos os animais apresentavam o completo reparo do alvéolo. Apesar de não ter ocorrido diferenças significativas entre os dois grupos tratados com betametasona, a reparação de rápida absorção deve ser a escolhida, devido a sua menor interferência no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal como conceituado por Claman (Hosp Pract 18:143,1983). 

 

 

 

18.

 

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE HIDROXIAPATITAS PARA USO CLÍNICO.

 

J.M.Granjeiro, M.A Fonsecaç L.Maeda, M.S.L.Taga, C.R.Trebacchetti, M.L.A B.Negrato, E.M.Taga

 

- Faculdade de Odontologia de Bauru - USP

 

                Hidroxiapatitas de diversas procedências foram analisadas através de : microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, espectrometria de infra-vermelho, difração e fluorescência de RX e Dosagem de Ca e PO4 liberados em meio ácido. As hidroxiapatitas utilizadas foram: Osteosynt e HA-40 (nacionais), Osteogen (importada) e Ha-FOB (laboratório de Bioquímica da FOPB/USP). Os resultados mostraram que todas as amostras são constituídas densas e irregulares. O tamanho da HA-FOB, Osteogen HA-40 e Osteosynt apresentaram em média grânulos com 50, 250, 300 e 500 um. Os perfis de espectrometria de infra-vermelho da HA-FOB, Osteogen e Osteosynt apresentaram-se idênticos ao padrão; a HA-40 revelou perfil diferente da normalidade. Na difratometria de RX observou-se um perfil característico da HA em todas as amostras; na fluorescência de RX as amostras de HA-FOB, Osteogen e Osteosynt apresentaram: CA e P; a HA-40: Ca, P, Ti, Sr, Fe, S e K. A dosagem química de Ca e PO4 mostrou a seguinte relação: HA-FOB (100%,100%); Osteogen (100%, 100%); Osteosynt (29,5%, 28,8%); HA-40 (6,3%, 2,3%).

 

 

 

 

19.

 

ASPECTOS ULTRAESTRUTURAIS DO PROCESSO DE TOMES NO INÍCIO DE FORMAÇAO DO ESMALTE PRISMÁTICO - I

 

A W.Almeida, M.L.P.Almeida, P.Dechichi

 

- Universidade Federal de Uberlândia - MG

 

                Os processos de Tomes mostram alguns aspectos ultraestruturais que fazem supor a existência de um sistema de transporte do material protéico, que constitui a matriz orgânica do esmalte, para fora da célula, bem como imagens que sugerem uma endocitose deste material, seguida de digestão do mesmo. O sistema de exportação de matriz orgânica estaria representado pela exuberância de perfis de retículo endoplasmático rugoso, de disposição paralela, que ocorrem no citoplasma até o nível em que aparecem as zônulas de oclusão ("tight junctions"). A partir deste nível, em direção aos processos de Tomes, o retículo endoplasmático rugoso torna-se mais escasso. Observa-se porém, secreção granulosa no interior de vesículas citoplasmáticas, no espaço extracelular lateral e por entre os processos de Tomes. Indicações de processos de endocitose aparecem a partir da faixa onde ocorrem as "tight junctions". Observa-se corpos multivesiculares indicativos de digestão intracelular conjuntos de túbulos associados às vesículas representando sistemas endossômicas; "coated pits" e "coates vesicles", característicos de endocitose, vesículas pequenas não revestidas possivelmente relacionadas com reciclagem de membranas. Nestas regiões do processo de Tomes, ricas em vesículas, aparecem muitos microtúbulos e microfilamentos provavelmente relacionados com o trânsito de tais vesículas. Na porção em que os processos de Tomes tornam-se mais delgados a matriz orgânica disposta em faixas, mostra sinais de mineralização concomitante à reabsorção de matriz orgânica, mostrada claramente em alguns "coated pits".

 

                Desta forma, esta fase precoce de formação do esmalte, ao mesmo tempo que o ameloblasto estaria secretando e depositando matriz orgânica, esta estaria sendo mineralizada na extremidade dos processos de Tomes e reabsorvida e digerida ao longo de tais processos, cedendo maior espaço para a deposição de novos cristais.

  

 

 

 

20.

 

ASPECTOS ULTRAESTRUTURAIS DO PROCESSO DE TOMES NO INÍCIO DA FORMAÇÃO DO ESMALTE PRISMÁTICO - II

 

M.L.P.Almeida, A W.Almeida, P.Dechichi

 

 - Universidade Federal de Uberlândia - MG

 

                No germe do primeiro molar superior do rato com 4 dias de idade, pode-se identificar ameloblastos na fase inicial de secreção do esmalte prismático. As micrografias eletrônicas mostram no ápice de tais células, material orgânico de aspecto granular, encontrado inicialmente no espaço intercelular migrando em seguida, por entre as células, até encontrar a frente de mineralização. A deposição da secreção por entre as células, dará origem às regiões interprismáticas do esmalte. Os prismas seriam formados graças à ação dos processos de Tomes que mostram secreção orgânica em suas proximidades e cristais com orientação diferente daquela encontrada nas regiões interprismáticas. A secreção orgânica que é depositada sob a forma de grânulos no espaço intercelular e mantém esta forma até alcançar a frente de mineralização, e também a secreção efetuada pelos processos de Tomes, assim que começam a receber os primeiros cristais, parecem interagir com os mesmos, passando a se dispor sob a forma de longas fitas. Estas fitas de material orgânico, facilmente visíveis na região interprismática, recebem inicialmente cristais sob a forma de agulhas que tendem a aumentar em volume, vindo a substituir progressivamente a matéria orgânica, na medida em que esta última é reabsorvida pela célula.

 

                Os aspectos ultraestruturais sugerem a matriz orgânica, após cumprir com o papel de molde para a deposição dos cristais, é eliminada pelas células no nível dos processos de Tomes, através da ação de um sistema de interiorização do material por endocitose.

 

 

 

21.

 

ESTUDO MORFOLÓGICO E MORFOMÉTRICO DO NERVO INFRA-ORBITAL DO MACACO PREGO (Cebus apella)

 

P.R.Botacin, M.Vitti, J.A Oliveira

 

- Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                No intuito de contribuir com o estudo do macaco-prego (Cebus apella), analisamos sob a lupa a distribuição do nervo infra-orbital em cinco animais. Cada um foi previamente perfundido, via aórtica, com solução de formol a 10 %. Dissecamos ambas as órbitas, observando sempre suas origens, trajetos e relações. Para o estudo morfométrico outros três animais foram preparados para a análise ultraestrutural do nervo. Sobre as fotomicrografias obtidas e com o auxílio de um sistema analisador de imagem computadorizado (Mini Mop), fez-se a análise de parâmetros como diâmetro e densidade axonal de fibras mielínicas e amielínicas, bem como, o período mielínico. Quanto ao trajeto, não notamos grande diferença daquele seguido pelo nervo correspondente no homem. Diferente todavia nos casos onde houve duplicidade de troncos nervosos e  forames infra-orbitais, ocorrendo então trocas de fibras entre os fascículos. Nestes casos, observou-se ainda que, os vasos sangüíneos se dispunham por entre os feixes nervosos e, também não foram encontrados, em nenhum dos casos, os nervos correspondentes aos ramos alveolares superiores médios.           

 

 

 

22.

 

 

DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA PADRONIZAÇÃO DE TOMADAS RADIOGRÁFICAS EM CÃES.

 

R.C.L.Cordeiro, P.S.Cerri, L.A Silva, B.A Ferreira, E.L.Mori

 

 

                Várias pesquisas são realizadas em cães no sentido de observar lesões periapicais. Os pesquisadores são unânimes quanto às dificuldades de uma padronização da imagem radiográfica. Com o propósito de se obter radiografias com boa qualidade, possíveis de serem comparadas entre si, e consequentemente, correlacionar a extensão de lesões periapicais, de um mesmo animal em diversos períodos experimentais, há necessidade de padronizar criteriosamente todos os fatores que influenciam na produção da imagem radiográfica.

 

                Assim confeccionamos um dispositivo onde se obtém uma padronização entre a angulação dos raios X e a posição do filme entre várias tomadas radiográficas em um mesmo animal.

 

 

 

23.

 

 

ANATOMIA DA REGIÃO HAMULAR

 

A F.Fernandes & E.A Quaggio

 

                O hâmulo do processo pterigóideo é importante por conter inserções do músculo do palato mole, além de servir de suporte da passagem do tendão do músculo tensor do palato. Sua anatomia é muito variada dependendo do crescimento do processo pterigóide e da atividade dos elementos musculares que neles se inserem. São descritos na literatura síndromes relacionadas ao crescimento excessivo do processo hamular. Contribuindo para o melhor conhecimento dessa importante região óssea, foram realizadas 20 micro dissecções dessa região, para evidenciar os músculos que aí se inserem e como se relacionam na sua complexa atividade na deglutição e fonação. Foi observada uma complexa disposição muscular ao nível do processo hamular e da junção do processo pterigóide com os ossos palatinos e maxila, próximo ao vértice da fossa pterigóide palatina e das aberturas dos forames palatinos menores.

 

                Foi encontrada nesta área inserções dos músculos constrictor superior da faringe, palato faríngeo, palato glosso, tensor do palato além da passagem do tendão deste último. 

 

 

 

24.

 

 

OBSERVAÇÕES SOBRE A SUPERFÍCIE DENTINÁRIA DE DENTES DECÍDUOS HUMANOS. ESTUDOS AO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA.

 

F.H.Icibaci, Ii-sei Watanabe, J.O R. de Morais, R.A Lopes

 

- Instituito de Ciências Biomédicas - USP

 

                No presente trabalho foram utilizados 50 dentes decíduos (incisivos, caninos, molares) os quais foram fraturados e tratados com a solução de 5% de hipoclorito de sódio para remover os tecidos moles remanescentes. Em seguida as peças foram desidratadas em alcoois, a secagem em estufa a 60ºC e metalizados em aparelho "Ion Sputter" Balzer SCD-40 e examinadas em microscópio eletrônico de varredura Jeol JSM-P15 e Hitachi S-800. Em fotomicrografia de menor aumento nota-se geralmente um superfície lisa, entretanto, em maior aumento, pode-se notar a existência de fibras colágenas dispostas em diferentes orientações e calcosferitos e a presença de numerosos forames dentinários cujos diâmetros variam de 2,4 a 3,9 micrômetros. 

 

 

 

25.

 

 

ESTUDO HISTOLÓGICO DA RESPOSTA TECIDUAL DE MICROPARTÍCULAS DE HA NATURAIS E SINTÉTICAS.

 

L.Maeda, M.A Fonseca, D.T.Oliveira, M.S.L.Taga, J.M.Granjeiro

 

- Faculdade de Odontologia de Bauru

 

                A hidroxiapatita (HA) é um complexo de cálcio e fosfato que apresenta uma composição química semelhante à porção mineral dos dentes e ossos. A possível síntese de HA em laboratório, bem como seu alto grau de biocompatibilidade tem permitido sua utilização, em odontologia, como material de implante em casos de defeitos ósseos, cirurgia oral maior e menor, perfurações do canal radicular, etc. Esse trabalho buscou comparar o comportamento biológico de partículas microgranulares de HA (obtidas a partir de esmalte dentário humano e sintetizadas em laboratório) implantadas em tecido subcutâneo de ratos. Os animais foram divididos em grupos de 3, e sacrificados nos períodos de 3, 7 e 30 dias. As peças cirúrgicas, removidas foram fixadas em formol, incluídas em parafina segundo a técnica de rotina e analisadas à microscopia óptica.

 

                A análise microscópica demonstrou que as Has implantadas (natural e sintética) não apresentaram sinais de toxicidade tecidual, induzindo a formação de granulomas do tipo corpo estranho.

 

 

 

26.

 

 

ASPECTOS ULTRA ESTRUTURAIS DA POLPA DE MOLARES DE RATOS EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS

 

O A Mora, P.D.A Bolini, M.J.Simões, N.Villa

 

Escola Paulista de Medicina

 

                Foram estudadas, a nível de microscopia eletrônica de trasmissão, molares de ratos em diferentes grupos etários: jovens (100g), adultos (250g), e senis (350g). O material foi fixado em glutaraldeido a 2% em tampão cacodilato 0,2M, descalcificado em EDTA e posteriormente submetido às técnicas de rotina para M.E.T. Nos ratos jovens observamos células com citoplasma evidente mostrando REG e Golgi bem desenvolvidos e grande concentração de mitocôndrias. Essas células se intercomunicam através de junções formando uma verdadeira rede celular. Existem ainda contatos intercelulares entre essas células e os odontoblastos. No estroma, entre a rede celular, aparecem poucas fibras colágenas e grande quantidade de substância amorfa. Nos ratos adultos as células do estroma pulpar apresentam REG bem desenvolvido, citoplasma com numerosos prolongamentos que formam uma rede celular aprisionando substância intercelular do tipo amorfa e algumas fibras colágenas.

 

                Nos ratos senis observamos células atróficas, com núcleo picnótico e apresentando ainda junções entre essas células e os odontoblastos. O estroma apresenta ainda substância amorfa e algumas fibras colágenas.

 

 

 

27.

 

 

ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO DO M. MASSETER EM SUAS REGIÕES SUPERIOR, MÉDIA E INFERIOR EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE OCLUSÃO CLINICAMENTE NORMAL E MALOCLUSÃO CLASSE I.

 

E.T.Palomari, M.Vitti

 

- Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

                O m. masséter foi estudado eletromiograficamente em suas regiões superior, média e inferior. Foi verificado a participação de cada uma delas na execução de 22 movimentos mandibulares em indivíduos protadores de oclusão clinicamente normal e de maloclusão Classe I de ANGLE. Foram analisados 20 indivíduos jovens adultos de ambos os sexos, sendo 10 deles portadores de oclusão clinicamente normal e 10 com maloclusão Classe I. No grupo de 10 indivíduos portadores de oclusão clinicamente normal foi estudado o m. masséter direito e nos portadores de maloclusão, o estudo foi bilateral, utilizando-se para tanto um par de eletrodos de superfície do tipo Beckman sobre cada região muscular.

 

                Os dados eletromiográficos obtidos mostraram a remédia e  inferior com uma maior atividade que, pode estar relacionada com a maior quantidade de fibras musculares. A região superior, mais rica em tecido fibroso, apresentou um grau de atividade menor.  

 

 

 

 

 

28.

 

 

ESTUDO MORFOLÓGICO E MORFOMÉTRICO DA GLÂNDULA PARÓTIDA DE RATO JOVEM SUBMETIDA À RADIAÇÃO X.

 

E.B.Rosldindo, L.S.Utrilla, R.C.C.Lia, N.C.Roslindo, R.Azoubel, P.S.Cerri

 

Este trabalho teve por objetivo verificar por meio de técnicas morfológicas, morfométricas, as alterações estruturais causadas pela radiação X, em glândula parótida de rato jovem. Foram utilizados 70 ratos machos (Rattus norvegicus albinus Holtsman) com 25 dias de idade, peso corporal médio de 47,08g, distribuídos em dois grupos experimentais: GRUPO 1 - irradiado e GRUPO 2 - controle. Foi utilizado um aparelho de radioterapia convencional (ELDORADO cCo 60), a região a nível das glândulas salivares foi irradiada com dose de 300 rads, sendo o procedimento repetido a cada 48 horas, totalizando um exposição de 1.200 rads. Decorridos os períodos pré-determinados de 3, 8, 13, 18, 28, 70 e 150 dias após à irradiação, os animais de ambos os grupos foram sacrificados e suas glândulas parótidas removidas, fixadas em FMA por 2 horas e incluídas em parafina. Após a microtomia, os cortes foram corados pela hematoxilina/eosina. Além do exame morfológico da glândula parótida, foram feitas mensurações empregando-se técnicas morfométrica e esterológica adequadas: cariometria - nas células acinares e nas células dos ductos estriados; teste estatístico não paramétrico - para comparação dos valores adquiridos.

 

                Os resultados obtidos sugerem que os ácidos serosos, mostraram-se radiosensíveis, mesmo utilizando-se dose considerada baixa e fracionada. Nos períodos mais próximos à radiação, foi acentuada a desorganização e a degeneração do parênquima glandular. Nos períodos finais do experimento, a glândula parótida mostrou atividade regenerativa predominante, ainda que, fossem observados fenômenos reparativos de padrões anormais com atipias celulares e substituição fibrosa. Os ductos estriados mostraram-se mais estáveis apresetando no período de 150 dias (180 dias de idade) após à irradiação, alterações estatísticamente não significantes, caracterizando-se como mais radioresistentes. 

 

 

 

29.

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE DA TPPase E CMPase NAS CÉLULAS DO DUCTO GRANULOSO, DURANTE O DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL DA GLÃNDULA SUBMADIBULAR DO CAMUNDONGO.

 

M.M.F.Samperiz & A I. Doine

 

- Instituto de Ciências Biomédicas - USP

 

A diferenciação do ducto granuloso ocorre a partir dos 15 dias de vida pós-natal, com o aparecimento de pequenos grânulos de secreção no ápice das células do ducto estriado (Gresik & MacRae, 1975). A ultra-estrutura e distribuição da atividade das enzimas tiaminopirofosfatase (TPPase) e citidina monofosfatase (CMPase) foi estudada em camundongos machos de 15, 18, 20, 21 e 25 dias de vida pós-natal. Aos 21 e 25 dias, a reação da TTPase, inicialmente restrita a 1 ou 2 sáculos da face trans do complexo de Golgi também foi vista nos segmentos do "trans Golgi network" e nos grânulos de secreção imaturos. A reação da CMPase foi discreta em todas as idades estudadas, limitando-se aos lisosomas e vacúolos autofágicos.

 

Os resultados mostraram que a modulação enzimática coincide com o desenvolvimento das organelas envolvidas no processo de síntese, no período em que aumenta a produção dos grânulos de secreção.

 

 

 

30.

 

 

ARRANJO TRI-DIMENSIONAL DAS FIBRAS RETICULARES DA GLÂNDULA SALIVAR SUBMANDIBULAR DE MACACA FUSCATUS, TRATADA COM A SOLUÇÃO DE NAOH.

 

Ii-sei Watanabe

 

- Instituto de Ciências Biomédicas - USP

 

Glândulas salivares submandibular de Macaca Fuscatus foram fixadas em solução de Karnovsky modificada durante 36 horas. Em seguida, as peças foram tratadas com a solução de NAOH a 10% durante 3-7 dias, à temperatura de 20°C. Após a lavagem em água destilada, foi feita a pós-fixação em solução de tetróxido de ósmio a 1% e tratadas com a solução de ácido tânico a 2% durante duas horas. A desidratação foi feita em série crescente de acetona e tratamento com a solução de acetato de isoamila. A secagem foi realizada no ponto crítico Hitachi, CPD-2 e metalização em aparelho "polaron Equipment-Coating Device", Inglaterra e examinadas em microscópio eletrônico de varredura Hitachi, S-800.

 

Este método permitiu observar a disposição tri-dimensional das fibras reticulares dos ácinos, ductos e dos lóbulos no seu aspecto original. O tempo de maceração das células depende do tamanho das peças e também da variação da temperatura.

 

 

 

31.

 

 

CAPILARES SUBEPITELIAIS DA MUCOSA BUCAL EXAMINADOS AO NÍVEL DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE ALTA RESOLUÇÃO.

 

Ii-sei Watanabe

 

- Instituto de Ciências Biomédicas - USP

 

Serão apresentados os aspectos de capilares subepiteliais da mucosa bucal tratadas com as técnicas de microscopia eletrônica de varredura de alta resolução, comparando-se com os aspectos obtidos em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução, Hitachi, S-900 e microscópio eletrônico de transmissão Hitachi, H-7000. Os capilares subepiteliais apresentam um diâmetro que varia de 4 a 10 micrometros. Estes são localizados junto às células epiteliais e envoltas por feixes de fibras colágenas. A membrana basal apresenta-se com um aspecto esponjoso contendo poucas fibrilas colágenas.

 

 

 

 

 

32.

 

 

MICROSCOPIA ELETRÕNICA DE VARREDURA DE ALTA RESOLUÇÃO DA GLÂNDULA SUBMANDIBULAR DE RATOS.

 

Ii-sei Watanabe

 

- Instituto de Ciências Biomédicas - USP

 

Para evidenciar as organelas citoplasmáticas de células acinares, utilizou-se o método de osmio-DMSO-ósmio. As peças foram fixadas em glutaraldeído e fraturadas em aparelho EikoTF-2. Macerou-se em solução de ósmio diluído durante 48,72 e 96 horas. Desidratou-se em álcool t-butil e a secagem em aparelho Eiko ID-2. A cobertura de ions de platina foi feita em aparelho Hitachi VA 10S e examinadas em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução Hitachi, S-900. As estruturas intracelulares tais como o retículo endoplasmático granular, mitocôndrias e aparelho de Golgi foram notadas em aspecto tridimensional. O ducto estriado possui células com grande acúmulo de mitocôndrias que medem aproximadamente 500 nm de diâmetro e grânulos de secreção medindo 0,3 a 1,2 um. Evidenciou-se grande quantidade de microvilosidades da superfície do ducto estriado. Também, foi notada a presença de micropregas de diferentes formas na superfície do ducto excretor.

 

 

 

 

33.

 

 

PAPILAS CONJUNTIVAS SUBEPITELIAIS DA MUCOSA GENGIVAL TRATADAS COM A SOLUÇÃO DE NAOH.

 

Ii-sei Watanabe

 

- Instituto de Ciências Biomédicas - USP

 

Mucosas gengivais de Macaca Fuscatus foram fixadas em solução de Karnovsky modificada durante 36 horas. Após a lavagem em água destilada, tratou-se com a solução de NAOH a 10% durante 3-7 dias. A pós-fixação foi feita em solução de tetróxido de ósmio a 1% durante 2 horas e passagem em solução de ácido tânico a 2% durante 2 horas. Desidratou-se em série crescente de acetona, secagem em ponto crítico Hitachi CPD-2 e metalização em aparelho "Polaron Equipment-Coating Device". As peças foram examinadas em microscópio eletrônico de varredura Hitachi, S-800.

 

Foram notadas papilas conjuntivas de forma simples ou complexa, constituídas de redes de fibras colágenas dispostas em várias direções. Houve papilas filiformes ou arredondadas e o grupamento destas papilas é muito variável.

 

 

 

 

34.

 

 

COMPONENTES CITOPLASMÁTICOS DAS CÉLULAS EPITELIAIS DAS MUCOSAS LINGUAL E PALATINA AO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA DE ALTA RESOLUÇÃO.

 

Ii-sei Watanabe¹, Y.Koriyama², E. Yamada²

 

- 1-Instituto de Ciências Biomédicas - USP, 2-Universidade de Fukuoka - Japão (Depto de Anatomia)

 

Mucosas da língua e do palato de mamíferos (ratos, coelhos e macacos) foram fixados em solução de ósmio a 2% durante 4 horas. As peças foram tratadas segundo o método ósmio-DMSO-ósmio, com o tempo de maceração de 48, 72 e 96 horas. As peças foram desidratadas em álcool t-butil, secagem em aparelho Eiko ID-2 e cobertura de íons de platina em aparelho Hitachi VA 10S. Todas as peças foram examinadas em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução do departamento de Anatomia, Faculdade de Medicina da Universidade de Fukuoka, Japão.

 

Foram observados o aparelho de Golgi, mitocôndrias, retículo endoplasmático granular e as junções celulares do tipo desmosomos. Os filamentos de 10 nanômetros constituem uma rede complexa principalmente ao nível da camada granular da célula epitelial. Numerosas protrusões citoplasmáticas de diferentes tamanhos são notadas sobre a membrana celular.  

 

 

 

 

35.

 

 

GLÂNDULA SUBMANDIBULAR DE RATOS TRATADAS COM SOLUÇÃO DE HCL A 8N.

 

Ii-sei Watanabe¹, Y.Koriyama², E. Yamada²

 

- 1-Instituto de Ciências Biomédicas - USP, 2-Universidade de Fukuoka - Japão (Depto de Anatomia)

 

É importante o conhecimento dos detalhes de estrutura dos ácidos e da glândula salivar para efetuar os diagnósticos. No presente trabalho foi analisada a morfologia da glândula salivar submandibular de ratos com tratamento em solução de HCL a 8N. As peças foram fixadas em glutaraldeído e pós-fixadas em solução de OS 04 a 2%. Desidratou-se em álcool t-butil, secagem em aparelho Eiko ID-2, e metalização em aparelho Hitachi VA 10S. As fotografias foram tomadas em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução Hitachi, S-900. Evidenciou-se ácinos de diferentes tamanhos com formas arredondadas ou alongadas. Na superfície acinar observou-se as células mioepiteliais. Os ductos secretores mostraram segmentos longos com ramificações terminais. Peças fraturadas reveleram os grânulos de secreção e outras organelas citoplasmáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

36.

 

 

SUCÇÃO DE POLEGAR E CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA DENTADURA PERMANENTE.

 

M.B.B.A Magnani, V.C.V. Siqueira, D.F.Nouer

 

A sucção de polegar é considerada como uma necessidade instintiva e deve ser encarada como normal até os nove primeiros meses de vida. O hábito provocado pela sucção de polegar a temporal ocasionará em alterações no desenvolvimento dos arcos dentários e alterações no posicionamento dos dentes como a mordida aberta anterior, deglutição atípica e modificações no perfil tegumentar. Conhecedores destes aspectos, nos propomos a controlar pacientes adultos de ambos os sexos os quais portadores de sucção de polegar foram tratados com terapia ortodôntica removível e fixa precisamente diagnosticada para cada caso e observar na efetividade desta terapia.

 

Após 12 meses de tratamento e controle psico-ortodôntico, os resultados foram satisfatórios pois houve acentuada no fechamento da mordida aberta, reposicionamento adequado dos dentes modificando o perfil tegumentar e principalmente recondicionamento do comportamento psico-social dos pacientes.

 

 

 

37.

 

 

DEGLUTIÇÃO ATÍPICA COM PRESSÃO LINGUAL NA REGIÃO GENIANA.

 

V. Maraccini, N.S.Prates

 

- Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

Foram analisados 19 indivíduos caucasóides, nas idades de 6 a 9 anos, portadores de maloclusão Classe I de Angle com mordida cruzada posterior uni e bilateral em pacientes da Clínica Integrada infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Após detectada a deglutição atípica com pressão lingual na região geniana, usamos uma placa impedidora-reeducadora inferior para a realização de uma série de exercícios mioterápicos. As medidas interdentais e posteriores ao tratamento, foram avaliados quando do término da mioterapia.

 

A terapia mostrou sucesso total nas áreas anteriores da maxila e mandíbula, ocorrendo descruzamento; possibilitou a mudança de posição da língua e o estabelecimento de um padrão mais favorável de deglutição.

 

 

 

38.

 

 

EFEITOS DE TEORES PROTÉICOS DA DIETA, CONJUGADA À AÇÃO DE FORÇA MECÂNICA, SOBRE TECIDOS PERIODONTAIS DO MOLAR DO RATO.

 

R.S.Prata, E.O.S.Bacchi, M.C.F.A.Veiga, N.S.Prates

 

- Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

Utilizando-se ratos albinos foram avaliados as possíveis alterações no periodonto de sustentação do molar submetido à força mecânica na movimentação (DMD) associada à variação do teor protéico da dieta. Através de radiografias foi mesurado o deslocamento mesial do molar e a análise histológica foi realizada pela técnica convencional.

 

Os resultados obtidos nos dão subsídios para concluir que: 1) A nutrição hiperprotéica acelera o deslocamento dentário e intensifica o processo de formação óssea, permitindo maior velocidade no processo de regeneração dos tecidos periodontais. 2) A nutrição protéica causou retardo no crescimento do animal e uma evidente degeneração dos tecidos periodontais, representada por osteoporose e diminuição no número de fibroblastos e fibras colágenas.

 

 

 

39.

 

 

DIAGRAMAS: PARA ARCOS DENTÁRIOS E METÁLICOS

 

L.Teramoto, M.H.C.Almeida

 

Através dos diferentes métodos de obtenção dos diagramas, com base em estudos matemáticos, para o estudo da forma dos arcos dentários e para auxiliar o contornemento de arcos metálicos, empregados em ortodontia, de um só caso clínico, para verificarmos a variabilidade de forma e de tamanho dos arcos obtidos, preconizados pelos diferentes autores encontrados na literatura.

 

 

 

40.

 

 

ESTUDO IMUNO-HISTOQUÍMICO INFLAMATÓRIOS EM DIFRENTES PRAZOS DE OBSERVAÇÃO.

 

Y.R.Carvalho, E.Toddai, V.C.Araújo

 

- 1-Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESP, 2- Faculdade de Odontologia - USP

 

Macrófagos inflamatórios, pertencentes ao sistema fagocitário mononuclear, originam-se de monócitos sanguíneos e migram para o foco da reação inflamatória, onde sofrem modificações fenotípicas, a nível da expressão de determinados antígenos. A fim de obter maiores informações sobre essas modificações, nos propusemos a realizar este estudo, utilizando a técnica imuno-histoquímica da peroxidase-antiperoxidase (PAP), para detecção dos antígenos lisozima, alfa 1-antiquimiotripsina (AQT) e antígeno leucocitário comum (LCA) em macrófagos e células gigantes aderidos a lamínulas de vidro implantadas no tecido subcutâneo de camundongos. Lamínulas de vidro foram implantadas bilateralmente em 60 camundongos e retiradas após 1, 3, 7, 14 e 21 dias. Após a remoção, as lamínulas foram lavadas em tampão fosfato, imersas em solução de saponina, novamente lavadas e fixadas em formol tamponado. A seguir foram processadas de acordo com a técnica de PAP. As reações para todos os antígenos estudados foram positivas. A marcação variou no decorrer do tempo, tendo a lisozima se expressado desde o 1º dia de observação, enquanto a alfa 1 - AQT exibiu positividade a partir do 7º dia. O LCA foi positivo desde o início. As 3 reações apresentaram fraca intensidade aos 21 dias.

 

Nossos resultados mostraram que a marcação pelo LCA e pela lisozima é uma característica de macrófagos exsudados, que também exibem presença de alfa 1 - AQT. Aos 21 dias houve uma redução na expressão dos 3 antígenos estudados.

 

 

 

41.

 

 

ESTUDO ULTRA-ESTRUTURAL E IMUNO-HISTOQUÍMICO DAS CÉLULAS DE LANGERHANS NA LESÃO PERIFÉRICA DE CÉLULAS GIGANTES

 

Y.R.Carvalho, E.Toddai

 

- Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESP,  Faculdade de Odontologia - USP

 

Lesões periféricas de células gigantes dos maxilares são constituídas basicamente por células mononucleadas e gigantes, provavelmente pertencentes ao "Sistema Fagocitário Mononuclear" (SFM). Para obter maiores esclarecimentos sobre a natureza destas lesões, pesquisamos a participação de células de Langerhans, por meio de imuno-histoquímica e microscopia eletrônica de transmissão. Foram estudados 37 casos de LPCG pertencentes aos arquivos do Serviço de Patologia Clínica da F.O. - USP. Para a reação imuno-histoquímica foi empregada a técnica da peroxidase-antiperoxidase (PAP), utilizando anticorpo policlonal para detecção da proteína S-100. Para o estudo ultra-estrutural, o material foi processado segundo as técnicas usuais. Células mononucleadas dendríticas, positivas para S-100, foram evidenciadas em 27 (72%) casos. Em sete lesões elas foram abundantes, enquanto no restante foram escassas. O exame ultra-estrutural mostrou um tipo de célula monoucleada dendrítica, com grânulo de Birbeck no citoplasma.

 

Os resultados obtidos permitiram detectar a presença de células de Langerhans na maioria das LPCG estudadas. Sendo o papel principal destas células o de apresentar antígenos aos linfócitos, função também desempenhada pelos fagócitos mononucleares, acreditamos que a presença destes dois tipos celulares nas LPCG esteja relacionada com um distúrbio local da resposta imunológica.

 

 

42.

 

 

AgNOR EM ADENOMA PLEOMÓRFICO E CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE GLÃNDULAS SALIVARES - UMA ANÁLISE COMPARATIVA 

 

R.A.Freitas, F.D.Nunes, S.C.O.M.Souza, N.S.Araújo, V.C.Araújo

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

A técnica do AgNOR vem sendo bastante utilizada como método auxiliar para o estabelecimento de diagnósticos diferenciais entre neoplasias benignas e malignas das mais variadas origens, inclusive em glândulas salivares. O carcinoma adenóide cístico (CAC) de glândulas salivares apesar de se caracterizar por  um padrão de crescimento lento, está associado a um prognóstico bastante sombrio, exibindo um curso evolutivo geralmente fatal, com períodos de sobrevida variáveis. Para se obter dados indicadores do seu caráter de malignidade, foi realizado um estudo histoquímico através da técnica do AgNOR em uma série de 09 casos deste tumor e 05 casos de adenoma pleomórfico (AP), neoplasia de caráter benigno, visando uma análise comparativa. Foi realizada a contagem do número de regiões organizadoras nucleolares (NORs) por núcleo em 150 células de cada caso estudado. Observou-se que os casos de CAC exibem um número médio de NORs/núcleo (2,2) significativamente maior (P>1%) do que os casos de AP (1,7).

 

Conclui-se que a técnica do AgNOR pode constituir método auxiliar de relevada importância no diagnóstico diferencial entre neoplasias benignas e malignas de glândulas salivares. Acreditamos que tal técnica possa também vir a contribuir, sobremaneira, para o estabelecimento de graus de malignidade distintos entre as neoplasias de caráter maligno. Entretanto, mais estudos se fazem necessários.

 

 

 

43.

 

 

AVALIAÇÃO CLÍNICA DO SARCOMA DE KAPOSI BUCAL EM PACIENTES COM AIDS.

 

L.F.Godoy, C.R.Costa, A.Finamori, E.G.Birman

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

O Sarcoma de Kaposi Bucal em pacientes aidéticos tem sido pouco avaliado em nosso meio. Face a importância de instituir tratamentos adequados e propiciar melhores condições de higiene e combater as infecções oportunistas associadas, avaliamos 144 pacientes com AIDS, apresentando a neoplasia na pele (63,09%); na boca e pele (29,28%) e exclusivamente na boca (7,6%). O grupo compreendia homens (61,4% homossexuais, 24,30% bissexuais e 14,58% heterossexuais). A localização mais prevalente foi o palato (duro e mole) seguido pela orofaringe. Lesões únicas ou múltiplas representadas por manchas violáceas ou púrpuras (35,1%) e tumorais (3,5%), merecendo vários diagnósticos diferenciais importantes. Das infecções oportunistas associadas, a candidose bucal foi a mais prevalente (45,6%), seguida de infecções pulmonares.

 

Quimioterapia sistêmica foi o tratamento escolhido pela equipe oncológica (Vincristina-Viblastina) associado a tratamento intra-lesional. A evolução da neoplasia variava com o quadro imunológico presente. A ocorrência em boca, não parece ser basicamente primária, merecendo esta neoplasia novas avaliações e enfoques terapêuticos.

 

 

 

44.

 

 

CULTIVO CELULAR COMO METODOLOGIA DE PESQUISA EM PATOLOGIA BUCAL

 

R.G.Jaeger, M.M.Jaeger, V.C.Araújo, B.Kachar

 

- Faculdade de Odontologia - USP - Brasil, Lab. of Cellular Biology, NIDCD, National Institutes of Health, Bethesda, MD, USA

 

O cultivo celular é um dos métodos de pesquisa mais utilizados nas diversas áreas das Ciências Biológicas, pois oferece a possibilidade da análise "in vitro" de populações celulares controladas, que no entanto ainda expressam as mesmas características fenotípicas que ocorrem "in vivo". Em cultivo, as células podem ser mantidas em condições que permitem a análise direta de processos tais como: motilidade celular, interações célula-célula, ou célula-matriz extracelular. Dentro desse contexto apresentaremos modelo de pesquisa lastreado no cultivo celular de tumores de glândulas salivares em humanos. Os tumores foram obtidos em biópsias de peças cirúrgicas e a cultura primária foi iniciada com meio Eagle modificado por meio Dulbeco (DME), com 10% de soro fetal bovino. Como a taxa de crescimento mostrou-se baixa foram introduzidos fatores de crescimento a saber: insulina, transferrina, triiodotiroidina, hidrocortisona. Toda a manipulação do cultivo se deu em capela de fluxo laminar desinfetado com etanol 70% e luz ultravioleta, e as células foram incubadas em estufas de CO a 37ºC.

                                                       ²             

A monitorização do cultivo foi realizada em microscópio invertido, utilizando-se o contraste de fase, interferência (Nomarski) e a modulação de contraste proposta por Hoffman.. A caracterização fenotípica das células foi feita por painel de anticorpos contra antígenos citoesqueletais e de membrana, pela imunofluorescência. Posteriormente foi realizada investigação subcelular das substâncias que reagiram positivamente, valendo-se do protocolo da proteína A-ouro coloidal. São também recursos disponíveis para o estudo em cultivo celular a microscopia de vídeo ("video enhancement microscopy"), que possibilita análise dinâmica e eletrofisiológica das células; bem como as secções ópticas proporcionadas pelo microscópio confocal a laser, que permite acurada discriminação das áreas positivas na imnofluorescência.

 

 

 

45.

 

EFEITO DO ÓLEO RESINA DE COPAÍBA E DO EUGENOL NOS TECIDOS SUBCUTÂNEOS DE RATOS: ESTUDO COMPARATIVO

 

C.B.Joaquim, D.T.Oliveira, C.L.F.Salles, A.Consolaro

 

Inúmeros trabalhos demonstraram que o eugenol liberado a partir de materiais dentários apresenta efeitos indesejáveis como citotoxicidade e neurotoxicidade. Tem sido sugerido que o eugenol seja substituído pelo óleo de copaíba, substância essa que também permite a confecção de uma pasta homogênea quando associada ao óxido de zinco. O óleo de copaíba é um óleo resinoso utilizado em medicina como antisséptico e cicatrizante de úlceras e feridas. O objetivo deste trabalho é estudar e comparar, microscopicamente, em diferentes tempos de observação os efeitos do óleo de copaíba e do eugenol, associados ao óxido de zinco, nos tecidos subcutâneos de ratos. Trinta e dois animais (Rattus norvegicus), divididos em dois grupos experimentais, com 16 animais cada, receberam na região dorsal implantes de tubos de polietileno contendo a pasta de óxido de zinco mais eugenol ou óxido de zinco mais óleo de copaíba. Cada animal recebeu, ainda, na região dorsal um tubo de polietileno vazio correspondente ao grupo controle negativo. Os animais foram sacrificados nos períodos de 7, 14, 21 e 28 dias. As regiões dos implantes foram removidas, incluídas em parafina e analisadas ao microscópio óptico.

 

Os resultados demonstraram que o efeito irritante do eugenol, na região subcutânea, foi menor quando comparado com o óleo de copaíba, sendo a diferenças teciduais marcantes nos períodos de 7 a 14 dias.

 

 

46.

 

 

INFLUÊNCIA DA PASTA COMPOSTA POR RIFOCORT, IODOFÒRMIO E PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO NA REPARAÇÃO ALVEOLAR

 

N.M.H.C.G.Magalhães, R.G.Jaeger, L.E.B.Rosa, R.P.Magalhães

 

- Faculdade de Odontologia - USP, Hospital das Clínicas - USP

 

Trinta ratos da linhagem Wistar foram submetidos a exodontia do primeiro molar superior esquerdo e divididos em dois grupos. Nos animais do grupo I após a exodontia foi colocada no interior do alvéolo a pasta composta por iodofórmio, paramonoclorofenol canforado e rifocort e realizada as sutura. Decorridas 48 horas, 7, 15, 21 e 30 dias, três animais de cada grupo foram sacrificados, as peças macroscópicas processadas, coradas pela hematoxilina e eosina e analisadas ao microscópio de luz. Os resultados mostraram que a reparação alveolar nos animais do grupo I processou-se mais rapidamente que a do grupo II.

 

Podemos concluir que o uso da pasta favoreceu as condições locais, devido às suas propriedades antiinflamatórias e antimicrobiana, facilitando dessa forma o processo de reparação alveolar.

 

 

 

47.

 

 

VERIFICAÇÃO DAS CÉLULAS DE LANGERHANS EM LEOCOPLASIAS DE BOCA

 

F.D.Nunes, M.H.G.C.Magalhães, N.S.Araújo, R.A.Freitas, M.F. dos Santos

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

As células de Langerhans (CL) são células apresentadoras de antígenos na maioria dos epitélios humanos. Recentemente tem havido um crescente interesse na funçaõ desta célula, especialmente naquelas patologias imunologicamente mediadas. O propósito de presente estudo é verificar uma possível correlação entre o número de CL e o aspecto histológico em HE de lesões diagnosticadas clinicamente como leucoplasia. Vinte e uma lesões pertencentes aos arquivos da nossa disciplina já emblocadas em parafina, foram cortadas a 3 um e submetida á técnica da peroxidase-antiperoxidase (PAP) com o antisoro anti-proteína S-100. As CL evidenciadas pela técnica, foram contadas na razão do número de 400 X percorridos na microscopia de luz (CGA), do comprimento linear da superfície do epitélio e da membrana basal.

 

Os resultados obtidos, quando submetidos ao teste de Bartlett, mostraram que as amostras não eram homogêneas. Este fato nos leva a inferir que outros fatores possam interferir na contagem de CL, impossibilitando uma análise mais objetiva da presença desta nos diferentes diagnósticos histológicos de leucoplasia. A localização da lesão, idade do paciente, presença de agentes virais e microbianos, o hábito do tabaco e do álcool, são possivelmente alguns desses fatores.

 

 

 

 

 

48.

 

 

ESTUDO HISTOLÓGICO DO TECIDO CONJUNTIVO PULPAR DE RATOS NOVERGICUS, FRENTE Á EXPOSIÇÃO ACIDENTAL EXPERIMENTAL, COM E SEM ISOLAMENTO ABSOLUTO, SEGUIDA DE CAPEAMENTO DIRETO COM ÓXIDO DE ZINCO E EUGENOL MODIFICADO - IRM

 

A.L.B.Presente, N.S.Pugliesi, D.S.Pinto Júnior

 

Estudamos, histologicamente, a interferência ou não do uso de dique de borracha em casos de exposição acidental experimental do tecido pulpar de dentes molares de ratos. Para isso utilizamos vinte ratos que foram submetidos à anestesia superficial mediante inalação de éter sulfúrico, após o que partimos para a exposição do tecido pulpar. O molar do lado esquerdo foi mantido com isolamento absoluto durante o experimento e o do lado direito não. Sacrificamos os animais nos tempos experimentais de 7, 14, 21 e 28 dias e obtivemos lâminas que foram fotomicrografadas.

 

O experimento propriamente dito nos possibilitou observar que o contato do tecido pulpar com a saliva e agentes da cavidade bucal do animal interferem na qualidade e intensidade da resposta obtida frente ao capeamento, não dependendo essa do material utilizado para tal finalidade.

 

 

 

49.

 

 

ESTUDO HISTOLÓGICO DA POLPA DE MOLARES DE RATOS SUBMETIDOS À PULPOTOMIA COM GLUTARALDEÍDO

 

M.F.S.Pinto, D.S.Pinto Jr., E.Santos, N.S.Pugliesi

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

O presente estudo teve o propósito de verificar histologicamente a reação do tecido pulpar de dentes de rato, quando submetidos à pulpotomia com a utilização do glutaraldeído a 2% e pH 7,3. Foram utilizados 12 ratos, de linhagem Wistar, pesando de 150 a 200g que foram anestesiados e posicionados em mesa operatória. Seguindo-se isolamento absoluto do primeiro molar superior, abertura para o acesso à polpa feita no sulco mésio-oclusal, irrigação com soro fisiológico, embrocação sobre os remanescentes radiculares pulpares por 5 minutos com penso de algodão embebido em glutaraldeído e posterior selamento da cavidade com óxido de zinco e eugenol tipo 2 - IRM. Os primeiros molares do hemiarco contralateral foram submetidos ao mesmo procedimento, exceção feita à embrocação com glutaraldeído. Os animais foram sacrificados no tempo de 7, 14, 21 e 28 dias. A maxila foi removida, fixada, descalcificada e a peça obtida processada histologicamente sendo as lâminas coradas pela hematoxilina e eosina.

 

Os resultados evidenciaram a formação de ponte de dentina a distância do agente fixador na região do istmo, às expensas do seguimento distal da polpa, que permaneceu vital, necrose até o terço médio do tecido pulpar da raiz mesial e vitalidade do terço apical da mesma observada até o tempo de 28 dias.

 

 

 

50.

 

 

INVASÃO BACTERIANA NA DOENÇA PERIODONTAL. ESTUDO EM MICROSCOPIA ELETRÕNICA DE VARREDURA

 

M.Reichardt, R.G.Jaeger, D.S.Pinto Jr.

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

Atualmente a ênfase predominante verificada na literatura, diz respeito à prevenção da doença periodontal, a partir de medidas que eliminem o seu principal agente etiológico, aplaca bacteriana. Essa estrutura, que possui papel fundamental na gênese da doença, libera toxinas direta ou indiretamente sobre o periodonto. Os produtos bacterianos penetram nos tecidos iniciando e mantendo uma resposta inflamtória a nível do tecido conjuntivo. As bactérias da placa permanecem na superfície radicular e no interior da bolsa, nunca invadindo os tecidos, porém a existência de invasão bacteriana na parede apical da bolsa, em caso de periodontite avançada é descrito por vários autores.

 

Tendo em vista o recente interesse demonstrado pela literatura nesse assunto, esse estudo vem mostrar as características morfológicas dos componentes bacterianos da placa subgengival profunda e dos remanescentes epiteliais em bolsas periodontais profundas a fim de acrescentar alguma informação sobre o relacionamento dessas duas estruturas.

 

 

 

51.

 

 

EPIDEMIOLOGIA DO CÂNCER BUCAL, NO PERÍODO DE 1976 A 1990, DIAGNOSTICADOS NO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARQUARA - UNESP

 

S.C.Scuracchio, C.C.Medeiros, M.S.P.Yones, P.C.Gonçalves, L.C.Spolidorio

 

- Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP

 

É aceito que a incidência de câncer bucal tenha crescido nos últimos anos, todavia esses estudos no nosso país tem sido limitado quanto a sua divulgação. O objetivo principal desse trabalho foi determinar a incidência de câncer bucal no período de 1976 a 1990, diagnosticados no Departamento de Patologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara/UNESP, levando em consideração idade, cor, sexo e localização da lesão. De todos os casos analisados, foi verificado que de todos os tipos de câncer bucal, 86% são espinocelulares desenvolvidos em pacientes entre 50 e 60 anos, raça branca, sendo o assoalho da boca e lábios inferiores as localizações mais afetadas.

 

Com esses resultados queremos chamar a atenção para um planejamento cuidadoso para uma perspectiva de prevenção de câncer bucal, em todos os segmentos da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

52.

 

 

ESTUDO MORFOLÓGICO E IMUNOHISTOQUÍMICO DO ADENOMA PLEOMÓRFICO DE GLÂNDULA SALIVAR MENOR

 

S.C.O.M. de Souza, L.E.B.Rosa, E.Toddai, V.C.Araújo

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

No presente estudo 51 casos de adenoma pleomórfico de glândula salivar menor pertencentes aos arquivos do Serviço de Patologia Clínica da FOUSP foram analisados à microscopia de luz e imunohistoquímica, utilizando-se anticorpos antivimentina, queratina e proteína S-100. Dez dos casos foram estudados também à microscopia eletrônica de transmissão. O exame histológico mostrou predomínio de componente mioepitelial exibindo padrões poligonal, hialino, ou plasmocitóide e fusiforme. Estas células mioepiteliais mostraram-se positivas para a vimentina enquanto que a marcação tanto pela queratina quanto pela proteína S-100 foi variável.

 

No estudo ultraestrutural foram vistos pequenos espaços luminais em meio aos lençóis de células poligonais as quais estavam unidas por desmossomos e exibiam, às vezes, microvilosidades. As células hialinas apresentavam citoplasma amplo, repleto de filamentos intermediários e com poucas organelas. Células fusiformes com sinais de estromatização foram vistas.

 

 

 

53.

 

NEOPLASIAS GENGIVAIS EM CÃES

 

A.J.Stopiglia, M.L.Z.dagli, J.L.Guerra, E.G.Birman

 

- FMVZ - FO- USP

 

O estudo da patologia comparada tem trazido numerosos subsídios para melhor compreensão dos mecanismos patogênicos de certas lesões. Assim, estudamos num período de três anos, as neoplasias mais frequentes observadas na gengiva de cães de várias raças, ampla faixa etária, tendo em vista as características anátomo-fisiológicas locais. Após exame clínico detalhado as lesões observadas eram biopsiadas e examinadas histologicamente destacando-se a prevalência de neoplasias malignas como o melanoma em 47%, sarcomas de várias origens em 9,0% e carcinoma epidermóide em 8,0%. Entre as neoplasias benignas destaca-se o papiloma (11%), além do discutido e controverso "épulis" ou "épulide" (25%) com suas características histopatológicas denominadas fibromatoso, acantomatoso e ossificante (Vet.Pathol.,16:209, 1979). Este, apesarde sua classificação como neoplasia de origem odontogênica (Oral Surg. Oral Med. Oral Pathol., 171:317, 1991) mereceu maior ênfase em nosso estudo.

 

Os resultados permitem observar em nosso meio aspectos diversos de frequência e localização das neoplasias mais prevalentes na gengiva do cão, em relação aos dados em humanos, questionando-se os múltiplos fatores envolvidos no aparecimento e desenvolvimento das neoplasias citadas.

 

 

 

 

54.

 

 

IMUNODEPRESSÃO E FORMAÇÃO DE GRANULOMAS PVC-INDUZIDOS SEM E COM TERAPÊUTICA ANTIINFLAMATÓRIA

 

L.A.A.Taveira, A.Consolaro, A.C.M.Stipp, A.D.Real, V.L.Gramúglia

 

Foram utilizados 60 ratos divididos em 3 grupos experimentais: controle, imunodeprimido e imunodeprimido tratado com diclofenaco sódico. A administração das drogas aqui utilizadas seguiu a relação droga/peso corporal utilizadas para o homem. No dorso dos animais foi implantada em um lado lamínula de vider e no outro esponja de PVC. Os granulomas formados e as lamínulas foram removidos em grupo de 5 animais, nos períodos de 7, 14, 21 e 28 dias após a implantação; sendo preparados através de procedimentos histotécnicos de rotina para coloração em H.E. Com base nos resultados obtido pudemos concluir que:

 

1) Os efeitos da imunodepressão pela ciclofosfamida no número e volume dos macrófagos e também na morfologia das CGMIs implicam no envolvimento de algum fenômeno de natureza imunológica. Também foi observado nestes animais fenômenos vásculo-exsudativos mais exuberantes, o que implica em uma maior sintomatologia clínica e atraso no processo de reparo. 2) Drogas antiinflamatórias não esteróides como o diclofenaco sódico, administrada, em animais imunodeprimidos pela ciclofosfamida, exacerba os efeitos de atraso na instalação de uma reação granulomatosa e de fibrosamento, o que sugere uma contra-indicação do uso associado destas drogas.

 

 

 

55.

 

 

PERIODONTOPATIAS: ASPECTOS BIOQUÍMICOS DA DOENÇA PERIODONTAL INFLAMATÓRIA

 

J.R.Kina, M.L.A.B.Negrato, E.M.Taga

 

- Faculdade de Odontologia de Bauru - USP

 

A concentração das enzimas: protease, desidrogenase lática, fosfatase alcalina, transaminase glutâmico-oxaloacético (GOT), transaminase glutâmico-pirúvico (GPT) e creatina fosfotransferase (CPK) e o perfil eletroforético foram analisados em extratos teciduais de gengivas obtidas de pacientes com diferentes graus da doença periodontal inflamatória. Os pacientes em número de 81, com idade variando de 14 a 51 anos foram classificados de acordo com os índices: gengival de Loe e Silness, de Ranfjord e do exame radiográfico da área em estudo.

 

A análise dos estudos mostraram os seguintes resultados: a) nenhuma das enzimas estudadas mostrou tendência acentuada à elevação com a progressão da doença periodontal inflamatória. b) o perfil protéico dos extratos teciduais obtido por eletroforese em gel de poliacrilamida mostrou: 1) pH 8,6: presença de 15 bandas protéicas; 2) pH 4,0: presença de 2 bandas protéicas e 3) SDS pH 7,0: presença de 25 bandas protéicas com peso molecular variando de 150.000 a 5.000 daltons. A variação entre os diferentes grupos foi mínima.

 

 

 

56.

 

ANQUILOSE DA ATM. ESTUDO CLÍNICO, RADIOGRÁFICO E ANÁTOMO-PATOLÓGICO

 

J.G.C.Luz, J.R.V. de Rezende, A.L.K.M.Almeida, I.C.Chilvarquer

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

A anquilose óssea ou verdadeira da articulação temporomandibular (ATM) apresenta importante comprometimento funcional e estético ao paciente, porém há pouco conhecimento histo-patológico da lesão. Foram avaliados pacientes com diagnóstico de anquilose da ATM. A média de idade foi de 18,4 anos. A queixa principal foi de limitação à abertura de boca. A média de duração dos sintomas foi de 8,8 anos. Micrognatismo estava presente na maioria dos casos bem como assimetria mandibular. Radiograficamente as alterações articulares foram representadas por uma massa radiopaca, não se identificando côndilo nem cavidade glenóide, estando ausente o espaço articular. Na mandíbula, foi verificada presença de chanfradura antagônica e ângulo mandibular agudo. A microscopia óptica de luz revelou estrutura de tecido ósseo com superfície recoberta por tecido conjuntivo denso. Uma camada de cartilagem hialina, sem limites definidos com o osso subjacente foi observada. O osso apresentou-se compacto, com grande quantidade de linha basofílica de repouso e reversas.

 

A microscopia eletrônica de varredura mostrou feixes de fibras colágenas na superfície, com arranjos concêntricos e áreas de cristalóides depositadas entre as fibras.

 

 

 

57

 

AVALIAÇÃO CLÍNICA E RADIOGRÁFICA DE PACIENTES PORTADORES DE APÓFISE ESTILÓIDE ALONGADA E CALCIFICADA E COM DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ATM.

 

L.Rodrigues, J.G.C.Luz, I. Chilvarquer

 

-Faculdade de odontologia. -USP

 

A presença de apófise estilóide alongada e calcificada pode levar a sintomas dolorosos crânio-faciais e cervicais. Esta sintomatologia pode ser confundida muitas vezes com os sintomas da disfunção da ATM. Avaliamos 5 (cinco) pacientes portadores de apófise estilóide alongada e calcificada, com diagnóstico prévio de disfunção dolorosa da ATM. Foram utilizadas as incidências radiográficas panorâmica e panorâmicas especial da ATM. Foram predominantes as apófises alongadas, parcialmente calcificadas, bilateralmente, localizadas entre o ponto médio do ramos ascendente e a base da mandíbula. A queixa principal referiu-se a dificuldade de abertura de boca e dor da ATM. O tempo de evolução da doença foi de 5 a 10 anos. A dor apresentou relação com tensão emocional. Dificuldade à deglutição bem como dor em orofaringe, laringe e região hióidea foram relatadas. A palpação, houve dor na musculatura mastigatória, em pelo menos 3 áreas, cervical e de ATM, bem como na região cervical ao movimento. Foram freqüentes os ruídos articulares.

 

Podemos concluir que os pacientes portadores de apófise estilóide alongada e calcificada e com diagnóstico de disfunção dolorosa da A TM, podem apresentar sintomatologia pertinente à Síndrome de Eagle e à disfunção dolorosa da A TM.

 

 

 

58

 

RESOLUÇÃO PROTÉlCA DE SEQUELAS TRAUMÁTICAS MAXILO-FACIAIS

 

D.R.da Silva, O.Crivello Jr.

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

As seqüelas traumáticas buco-maxilo-faciais representam um problema social de complexa solução sendo exigido para isso um detalhado estudo cirúrgico-protéico. Nos pacientes desdentados totais e bi-maxilares o tratamento precoce das fraturas mandibulares deve ser sempre realizado tendo o dogma da oclusão como objetivo primário. Profissionais estranhos à área acreditam que a osteossíntese a placas metálicas com redução dos fragmentos é suficiente para o tratamento dessas lesões. Como parte de uma linha de pesquisa expomos aqui um estudo clínico de um paciente portador de duas fraturas mandibulares tratadas anteriormente com placas metálicas que tiveram como resultado uma oclusão inadequada e a impossibilidade de mastigação. A resolução protéica se impôs à cirúrgica-protéica devido a completa recusa do paciente em se submeter à nova cirurgia para corrigir a seqüela. Assim, foram necessárias técnicas especiais de reabilitação protéica utilizadas em prótese buco-maxilo-facial para confecção de uma prótese total (moldagem com material não compressivo, busca da harmonia facial sem necessidade de um correto alinhamento dentário).

 

O resultado final foi a recuperação parcial das mastigações com completa satisfação do paciente. Temos como conclusões a necessidade de padronização das indicações das placas metálicas na fraturas maxilares e a importância da pesquisa e aprimoramento de novas técnicas e materiais  de prótese buco-maxilo-facial no auxílio ao tratamento das seqüelas traumáticas maxilo-faciais.

 

 

59

 

PREVALÊNCIA DE MALOCLUSÕES MORFOLÓGICAS E ÍNDICE DE HELKIMO EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ARTICULAÇÃO TEMPORAMANDIBULAR

 

A.C.B. Teixeira & F.A.S.Correia

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

O objetivo desta pesquisa foi verificar uma possível relação entre disfunção dolorosa da articulação temporomandibular (ATM) com maloclusões morfológicas e índice de Helkimo. Foram examinadas 10 (dez) pacientes, obtendo-se os modelos de estudo. Com vistas às maloclusões morfológicas, fizemos a classificação de Angle, medidas de sobressaliência e de sobremordida, número de mordidas cruzadas e de dentes ausentes. Foram utilizados os índices ananmésico de Disfunção (Ai) clínico de Disfunção (Di) e para estado Oclusal (Oi). Encontramos predominância de Classe II, bem como das medidas sobressaliências e sobremordidas com valores maiores que 2 milímetros. Foram encontrados 3 casos de mordidas cruzadas. Havia 4 pacientes sem ausência a dentária, 1 com falta de 1 dente e 5 com falta de 2 dentes. No que se refere aos índices de Helkimo houve uma predominância dos sintomas intensos (AiII), disfunção leve (DiI) e distúrbios graves da oclusão (OiII).

 

Concluímos que a instabilidade mandibular advinda de maloclusões Classe II, com sobressaliência e sobremordidas aumentados, bem como distúrbios oclusais graves, tenham um papel de destaque na gênese de sintomas intensos de disfunção da ATM.

 

 

60

 

ESTUDO COMPARATIVO DAS EXCURSÕES MANDIBULARES MÁXIMAS, COM E SEM PRESSÃO BIDIGITAL, EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ATM.

 

H.H. Uono, M.K.Yamamoto, F.A.S.Correia

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

A verificação das excursões mandibulares máximas tem grande importância na avaliação de portadores de disfunção dolorosa da articulação temporomandibular (ATM), pois uma de suas características é a limitação funcional. Com vistas à possibilidade de influência do método de obtenção das excursões mandíbula foram avaliados 25 pacientes com disfunção dolorosa da ATM. Foram mensuradas a abertura máxima, lateralidade direita e esquerda e protrusão máxima. Inicialmente as medidas tomadas sem pressão bidigital e, a seguir, com pressão. Em ambas as fases, foram feitas 3 mensurações para cada movimento. Através do teste "t" de Student não foi observada diferença significante entre as 3 mensurações em cada grupo. Entre os valores com e sem pressão bidigital, foi observada diferença significantes para o movimento de lateralidade esquerda (p<0,02). Estes achados permitem questionar fatores como a ocorrência unilateral de espasmos, hábitos de mastigação unilateral ou fatores inerentes ao profissional. 

 

Podemos concluir que apenas uma mensuração é válida para a avaliação de cada movimento mandibular máximo, bem como da necessidade de padronização de um método para a mensuração das mandibulares máximas.

 

 

61

 

ANÁLISE COMPARATIVA DENTRE DIFERENTES FATORES UTILIZADOS NA DETERMINAÇÃO DO RISCO À CÁRIE.

 

M.L.R.Souza, M.P. A.Mayer; L. O. C. Guimarães, F.Zelante.

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

Este estudo tem como objetivo comparar os diferentes métodos utilizados na I avaliação do risco à cárie. Foram amostrados 97 escolares com idade entre 11 e 13 anos quanto aos níveis salivares de S.mutans e lactobacilos, prevalência de cárie e o teste simplificado de resanurina. Observou-se uma correlação significativa entre S.mutans e prevalência de cárie, S.mutans e o teste da resarzurina e prevalência de cárie com o teste da resarzurina. Indivíduos que apresentaram níveis salivares maiores que 1.3 x 106 UFC/ml, CPO maior que 9 e mais que 8 lesões de cárie foram classificados como de alto risco no teste da resarzurina.

 

Estes resultados sugerem que o exame clínico pode ser um parâmetro útil na pré- seleção de indivíduos com outros fatores de risco.

 

 

 

62

 

ANÁLISE CLÍNICA, RADIOGRÁFICA E TERAPÊUTICA DA DISFUNÇÃO DE ATM.

 

C.M.Rizzatti-Barbosa, F.C.Groppo, A.L.Marques

 

Desde 1934, quando COSTEN voltou sua atenção para os problemas causado pelas disfunções da articulação temporomandibular, este assunto tem despertado interesse na classe odontológica e médica. Os autores apresentam neste trabalho (painel) uma avaliação clínica dos sinais e sintomas, aspectos radiográficos e terapêutica realizada com eletromagnetoterapia (Healtec). Para a realização do trabalho foram estudados 43 pacientes, adultos, de ambos os sexos, que apresentavam dores provenientes de disfunção de ATM.

 

Neste trabalho é realizado um estudo pormenorizado das causas, freqüências, sintomatológicas, aspectos radiográficos (ATM, Panorâmica e Telerradiografia).

 

 

63 

 

PROCESSO DE REPARO ALVEOLAR EM RATOS HIPOTIREOIDEOS, PAROTIDECTOMIZADOS E HIPOTIREOIDEOS INJETADOS COM PAROTIN. ESTUDO HISTOLÓGICO.

 

J.R.Albergaria-Barbosa & G. Matheus

 

O processo de reparo em feridas de extração dental -em ratos obedece a uma seqüência cronológica bem definida, iniciando-se pela hemorragia que ocorre imediatamente após a extração dental e que preenche a totalidade do alvéolo. Contudo, não só a variação das condições locais mas também a indicação de alterações sistêmicas, proporcionam modificações na cronologia do processo de reparo. Partindo do princípio que vários têm sugerido qualificações endócrinas às glândulas salivares com repercussão sobre o processo de reparo alveolar, os autores realizaram um estudo histológico do reparo alveolar em ratos hipotireoideos, parotidectomizados e hipotireoideos injetados com parotin.

 

 

64

 

ESTUDO COMPARATIVO DOS GUIAS DE PENETRAÇÃO DAS BROCAS DE GATES GLIDDEN E DAS LIMAS TIPO KERR. 

 

R.R.Biral, F.J.Souza Filho, J.Pupo 

 

Tem sido amplamente demonstrado as vantagens do preparo das porções cervical e média do canal radicular com instrumentos rotatórios previamente a sua instrumentação. Identificam-se entre as vantagens, facilitação na ampliação e irrigação do terço apical, bem como, nas manobras de obturação do canal. Entre os instrumentos rotatórios utilizados merecem atenção especial as brocas de Gates-Glidden, que tem sido indicada para o preparo do canal até o terço médio. Essas brocas possuem um guia de penetração polido, portanto, desprovido de corte, este orienta a broca para o desgaste em lateralidade. Para o uso dessas brocas, como pré-requisito, é necessário a dilatação do canal em calibre compatível com o volume do guia de penetração da broca para que este deslize sem ser forçado. Entre as várias técnicas de instrumentação onde as brocas de Gates-Glidden são usadas, preconizam-se momentos diferentes para seu uso, maneiras diferentes para se obter o preparo prévio do canal e amplitudes diferente de dilatação deste. Para esta pesquisa, nos fixamos na técnica da Universidade de Oregon, onde é importante a proporcionalidade do volume do guia das limas endodônticas e o das brocas. O propósito da presente pesquisa foi o de verificar na prática a proporcionalidade dos guias de penetração das limas tipo Kerr e os das brocas de Gates-Glidden. Foram preparadas 40 raízes dentais, sendo, que 10 raízes até a LK 25; 10 até a 30; 10 até a 35; 10 até a 40; 10 até a 45 e 10 até a 50. A seguir, foram, introduzidas brocas de Gates 2 e 3 e registro até que profundidade penetraram. Foram obtidos R para comprovação dos dados. 

 

Chegou-se a conclusão que quando se prepara a fase 1 e 2 da técnica de Oregon o ideal é manipular o canal previamente até a lima 40.

 

 

65

 

UTILIZAÇÃO DO HISTOACRYL NO SELAMENTO DA SUPERFÍCIE RADICULAR EXTERNA DE DENTES HUMANOS

 

R.Conti, J.L.S.L.Marques, M.P.A.Mayer, J.H.Antoniazzi

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

O objetivo deste experimento foi avaliar "in vitro" a capacidade de impermeabilização do histoacryl (n-butil-cinoacrilato) frente à superfície radicular externa de dentes humanos. A proposição acima está baseada na necessidade clínica de um material que possa promover um selamento da superficie radicular. Fato válido em condições especiais como a persistência da contaminação ou da recontaminação periapical pela impossibilidade da total eliminação dos microorganismos alojados nos tecidos que foram e envolvem o dente. Utilizou-se dentes unirradiculares onde os canais foram preparados e após autoclavação, os forames apicais selados com guta-percha. Seguiu-se a aplicação do Histoacryl na superfície radicular externa dos remanescente dentais e a contaminação via abertura cervical por uma cultura de E.coli. Os espécimes foram distribuídos em tubos contendo caldo BHI de modo que somente as porções apicais ficassem submersas. Após a incubação foi realizada a leitura, considerando-se positivos os tubos que revelaram turvação do meio.

 

Os resultados obtidos demonstraram que o Histoacryl impediu a passagem das bactérias do interior do canal radicular paro o caldo BHI, promovendo assim, um selamento "in vitro"  da superfície radicular externa de dentes humanos.

 

 

66

 

AVALIAÇÃO "IN VITRO" DE 3 DIFERENTES TÉCNICAS RADIOGRÁFICAS NO  DIAGNÓSTICO DE TRÊS TIPOS DE FRATURAS RADICULARES 

 

C.Damaa, P.Z.Rodrigues, C.E.Aun, I. Prokopowitsch

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

Este trabalho teve por objetivo, avaliar a técnica radiográfica (bissetriz, paralelismo e mista) para o diagnóstico de três tipos de fraturas radiculares sendo uma transversal e duas oblíquas, uma cérvico-apical e outra ápico-cervical, analisando não só quanto à presença da fratura mas também, quanto ao tipo e inclinação da linha de fratura. Para isso, foram selecionados 16 dentes unirradiculares e divididos em quatro grupos: grupo I - 4 dentes sem fratura e foram chamados de grupo de controle; grupo II com quatro dentes com fratura transversal; grupo III com quatro dentes com fratura obliqua cérvico-apical e o grupo IV com quatro dentes com fratura ápico-cervical. Esses dentes foram montados em um crânio seco e foram radiografados com diferentes incidências para a técnica da bissetriz, paralelismo e mista.

 

Após a análise radiográfica, por um grupo de observadores, pode-se concluir que dentre as técnicas usadas, a mista mostrou uma menor sobre posição de imagem, permitindo um rastreamento do traço de fratura mais definido.

 

 

67

 

AVALIAÇÃO "IN VITRO" DA VELOCIDADE DE DISSOLUÇÃO IÔNICA DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO ASSOCIADO A DIFERENTES VEÍCULOS

 

J.L.S.L.Marques, R.Conti, I.Gutz, J. H.Antoniazzi

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

O hidróxido de cálcio pró-análise é utilizado na clínica endodôntica como curativo de demora na forma de uma pasta. As substâncias mais utilizadas como veículo da pasta são polietilenoglicol, óleo de oliva, água destilada, anestésico e soro fisiológico. O objetivo deste experimento foi avaliar "in vitro" a velocidade de dissolução da pasta de hidróxido de cálcio em função do tempo, para os diferentes veículos. Um sistema experimental foi esquematizado, onde um papel de filtro funcionou como membrana entre a pasta depositada na parte inferior e o soro fisiológico na porção superior do sistema. O transporte iônico se procedeu pela membrana, sendo que o sistema foi mantido sob agitação e o único contato com o meio exterior foi através de uma agulha 30G, acoplada ao sistema para o escape de ar. Isto foi utilizado para os cinco veículos e o pH registrado em função do tempo, resultando em uma relação entre o log do tempo e o log da concentração de íons OH-.

 

Os resultados mostraram  que no sistema experimental a dissolução da pasta de hidróxido de cálcio apresentou variação de acordo com o tipo de veículo utilizado, assim sendo a velocidade de dissolução foi maior para as substâncias hidrossolúveis, ocorrendo também discrepância no limiar do pH atingido.

 

 

68

 

DETECÇÃO DE IgG PARA BACTÉRIAS ANAERÓBICAS NO SORO DE PACIENTES COM LESÕES PERIAPICAIS CRÔNICAS 

 

I.C.B.Morato, L. Macedo, K.M.Costa, C.A.P.Tavares

 

-Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Odontologia -UFMG

 

Lesões crônicas periapicais são causadas principalmente por bactérias anaeróbicas. O objetivo deste trabalho foi verificar se algumas das bactérias mais prevalentes nas lesões são capazes de induzir IgG no soro de pacientes. Para isto foram preparados antígenos das seguintes bactérias: Eubacterium lentum, Fusobacterium nucleatum, peptostreptococcus anaerobius e Bacteróides (Prevotella) intermedia. Bactérias cultivadas em meio líquido, foram lavadas 2x em salina fosfatada, e em seguida sonicadas por ciclos de 3 minutos por 2 minutos de intervalo por um total de 30 minutos. O material foi centrifugado a 30000 rpm , por 30 min. a 4(C e o sobrenadante separado. Para este ensaio foram selecionados 35 pacientes portadores de lesão periapical crônica. Como controle foram escolhidos 27 pacientes portadores sem qualquer história clínica pregressa ou atual de periapicopatias ou periodontopatias ou qualquer alteração patológica sistêmica. Os níveis de imunoglobulinas foram medidos pelo teste imunoenzimático (ELISA). 

 

Os resultados mostraram não haver diferenças nos níveis de IgG entre os soros dos pacientes  e os dos controles para antígenos das quatro bactérias testadas. Por isto os soros dos pacientes e controles foram adsorvidos foram adsorvidos com antígenos das bactérias. Estes soros foram então utilizados no teste de ELISA. Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa nos níveis de IgG apenas quanto utilizou-se antígeno de Bacteroides (Prevotella) intermedia. 

 

 

69

 

REMOÇÃO DE MANCHAS E DE IRREGULARIDADES SUPERFICIAIS NO ESMALTE DENTAL.

 

R. H. Sundfield, S. L. Mauro, J. Komatsu, S. H. Mestrener.

 

Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

 

A busca de novas técnicas para proporcionar uma melhor estética aos pacientes, nos conduziu a avaliar a eficiência de um produto de microabrasão "Prema Compound", proposto por THEODORE P. CROLL. Através da aplicação deste produto, foram removidas manchas e irregularidades superficiais presentes no esmalte dental, observando sucesso absoluto no emprego da referida técnica, quando as manchas e irregularidades se localizavam nas camadas superficiais do esmalte.

 

 

 

70

 

EFEITO DA INSTRUMENTAÇÃO MANUAL E ULTRA-SÔNICA NA REDUÇÃO DE UNIDADE FORMADORA DE COLÔNlA NO CANAL RADICUlAR 

 

F.M.Pinheiro1, F.A.Galiotti1, F.Ono1, I.Y:lto2, W. F. Costa2

 

-1 -F.O.R.P. -USP, 2..F.C.F.R.P. -USP

 

 Avaliou-se "in vivo", a redução de Unidade formadora de Colônia (UFC), de microorganismo após a instrumentação dos canais radiculares de 20 dentes unirradiculares necrosados, com lesão periapical visível, radiograficamente, sem exposição ao meio bucal, após o emprego da técnica convencional e ultra sônica (profiendo-Dabi Atlante) tendo como soluções auxiliares da instrumentação, a água destilada esterilizada e solução de hipoclorito de sódio a 0,5% (Lab. de Endodontia-FORP-USP). Após a cirurgia de acesso em condições assépticas, um cone de papel absorvente era introduzido, mantido por cerca de um minuto e a seguir transferido para um tubo de ensaio contendo 1,5m1 de RTF e processado imediatamente. O material era homogeneizado mecanicamente, submetido a diluição decimal e semeado em placas de ágar sangue para contagem total e em ágar SB20 para estreptococos do grupo mutans, e incubados em anaerobiose a 37(C por cerca de 48h e em aerobiose por 24h. No dente colocou-se como medicação intracanal uma pelota de algodão com PMCC e após 24 horas, o dente era submetido ao preparo biomecânico, e obtida a segunda amostra.

 

Constatou-se que todos os dentes estavam infectados, apresentando uma média de 3,43 z l04UFC/por dente (variando de 2,0 x 10 a 1,74 x 105 ). O grupo mutans esteve presente em 60,0% (12) dos casos com a média de 1,69x104UFC/dente. Na segunda amostra obteve-se uma redução de 100% em nível contável. Não houve diferença entre as duas técnicas, uma provável razão para o mesmo grau de eficiência foi a utilização do mesmo volume irrigante.

 

 

 

71

 

EVOLUÇÃO REACIONAL APICAL E PERIAPICAL EM DENTES DE CÃES BIOPULPECTOMIZADOS E CANAIS PULPARES PREENCHIDOS COM PASTAS À BASE DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO.

 

R. C. Comelli Lia, C.Benatti Neto, M.R.B.Oliveira, M.R.Leonardo.

 

A qualidade e evolução reparativa apical e periapical em tratamentos endodônticos depende fundamentalmente da conduta terapêutica estabelecida. Este trabalho propõe-se determinar a evolução reacional apical e periapical de dentes de cães biopulpectomizados tendo seus canais radiculares preparados e preenchidos com pastas à base de Hidróxido de Cálcio, veiculada em Macrogol 400 recebendo ainda nos Grupos: II -óxido de zinco e III - Sulfato de Bário. Foram utilizados 72 dentes birraculados de 6 Cães submetidos a preparo endodôntico rotineiro e preenchimento com as patas escolhidas. Após períodos de 30, 60 e 120 dias os animais foram sacrificados, removidas as peças para análise histopatológica.

 

Conclui-se que: há no quadro inflamatório, resíduos necróticos superficiais e atividade fagocítica variável; permissividade de evolução por reparação com aposição de cemento e reinserção de fibras do ligamento; menor potencial irritativo nos grupos I e II; adaptabilidade funcional com integração osso/ligamento/cemento no decorrer dos tempos de observação. 

 

 

72

 

ANÁLISE COMPARATIVA DE ALGUMAS SOLUÇÕES ARMAZENAOORAS USADAS PARA A ESTOCAGEM DE DENTES DE CÃES SUBMETIDOS À AVULSÃO DENTAL E POSTERIOR REIMPLANTE.  UMA AVALIAÇÃO HISTOLÓGlCA. 

 

I.Prokopowitsch & J.S.LMarques

 

-Faculdade de Odontologia -USP ~

 

Este trabalho teve por objetivo, estudar a ação conservadora de quatro diferentes condições armazenadoras sobre os tecidos periodontais em dentes avulsionados, até o momento do reimplante, avaliando histológicamente o grau de reabsorções radiculares externas dos espécimes. Para isso, foram selecionados três cães, que foram anestesiados e, em seguida, procedeu-se a extração dos incisivos centrais e primeiros laterais inferiores. Em prosseguimento, divimos os dentes em quatro grupos; os dentes do Grupo I foram mantidos em uma gaze seca; os dentes do Grupo       II foram imersos em solução fisiológica; os dentes do Grupo III foram imersos em leite, da marca Parmalat; os dentes do Grupo IV foram imersos em calcitonina sintética da marca Miacalcic (Sandoz). Todos os dentes foram mantidos por uma hora nas condições experimentais até o momento do reimplante. Após o tempo experimental, os dentes foram reimplantados e uma segunda radiografia foi tomada. Com os dentes em posição fizemos uma contenção com resina fotopolimerizável e fio de aço e tomamos uma radiografia final Os animais foram sacrificados 30, 60 e 90 dias após o reimplante. 

 

A análise histológica mostra que os dentes armazenados em calcitonina tiveram um menor grau de necrose do ligamento periodontal, com um reduzido índice reabsorção radicular (cemento e dentina) quando comparado com os outros grupos. Tal resultado sugere que a calcitonina  foi o melhor meio de estocagem de dentes avulsionados.

 

 

 

73

 

AVALIAÇÃO IN VITRO DE TAÇAS DE BORRACHAS PARA POLIMENTO DENTAL

 

C.KRossing, R. V. Oppermann

 

-Faculdade de Odontologia -UFRGS

 

Vários procedimentos preventivos incluem o polimento dental. O mesmo é realizado nas superfícies livres com taças de borracha. Sua forma e consistência são importantes para que seu uso não seja lesivo à polpa e periodonto. O presente estudo avaliou as taças de borracha existentes no mercado quanto à força, deformação e geração de calor com o uso. Inicialmente, sob força constante foi avaliada a deformação decorrente. Num segundo momento, valendo-se de uma balança de semi-precisão, determinou-se a quantidade de força necessária para empreender deformação de 1 a 3 milímetros no diâmetro das taças. Da mesma forma, o calor gerado sob utilização constante foi determinado com auxílio de um termômetro acoplado a uma superfície metálica. Diferenças significativas foram observadas em todos os parâmetros examinados para as diferentes taças de borracha.

 

Baseado nos parâmetros experimentais aqui descritos pode-se sugerir que taças não raladas e de borracha macia poderiam "in vivo" serem menos lesivas ao periodonto e tecidos pulpares.

 

 

74

 

REAÇÕES TECIDUAIS ÓSSEAS AO IMPLANTE DE TITÂNIO. ESTUDO COMPARATIVO HISTOLÓGICO E RADIOGRÁFICO EM RATO (Rattus norvegicus)

 

I. Weinfeld

 

-Faculdade de Odontologia -USP .

 

O autor realizou implantes de fragmentos de titânio puro em tíbia de 24 ratos, através de um ferimento efetuado com broca de uso odontológico. Vinte e quatro ratos submetidos ao mesmo procedimento, porém sem o implante, foram utilizados como controle. Visando avaliar a aplicação do método radiológico para seguimento das reações teciduais, utilizou-se como controle o método histológico. Foi notada importante fibrose e proliferação vascular com reação inflamatória crônica não especifica, importante nos períodos iniciais de observação, mas menor em períodos mais tardios. Foi possível verificar a neoformação óssea ao redor dos implantes, embora esta ocorresse tardiamente quando comparada ao grupo controle.

 

O método radiológico mostrou-se de aplicação eficiente tanto nos períodos iniciais de observação (7 e 14 dias) como nos mais tardios (90 e 120 dias), enquanto que nos períodos intermediários houve diferentes interpretações radiográficas pelos examinadores selecionados. Aos 7 dias a imagem radiográfica ao redor dos implantes era radiolúcida, aos 14 dias era entre  radiolúcida e radiopaca e finalmente radiopaca aos 90 e 120 dias. 

 

 

 

75

 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO DE PATOLOGIA GERAL -GRADUAÇÃO DA FOUSP

 

M.D.Novelli, R.C.Borra, L.X.Silva

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

A utilização de computador, para o estudo morfológico de estruturas anatômicas, requer algumas modificações nas técnicas convencionais para microscopia. Sendo assim, foram utilizados fígados de ratos para os experimentos de esteatose hepática por tetracloreto de carbono. O material para o estudo histológico foi cortado com no máximo 3µm de espessura e supercorado pela hematoxilina, diferenciado e contra corado pela eosina, para posterior digitalização de imagens por computador. Em seguida as imagens do microscópio receberam tratamento por meio de "softwares" específicos para diferenciar estruturas básicas como núcleo, citoplasma, substâncias intersticiais, espaços vasculares e gordura a serem quantificadas e submetidas a tratamento de computação gráfica.

 

Foi possível estabelecer comparações quantitativas entre os cortes histológicos de fígado de animais sacrificados após 24 horas da ingestão da droga e os sacrificados após 15 dias. bem como simular as alterações intermediárias do processo regressivo.

 

 

77

 

MICROBIOTA DA SALIVA E PRÓTESES DE DESDENTADOS PORTADORES OU NÃO DE PRÓTESES TOTAIS

 

R.F.AlbuquerqueJr.l, R.Afonso-Verri1, I.Y:1to2

 

1. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- USP, 2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP

 

Estudou-se a freqüência de estreptococos do grupo mutans, leveduras, baci1os gram- negativos, estafilococos e estreptococos na saliva, placa bacteriana e próteses totais de 26 pacientes por emeio de 3.206 culturas em ágar sacarose bacitracina, ágar sabouraud cloranfenicol, ágar hiperc1oretado-gema de ovo e ágar mitis salivarius. Verificou-se que o número de estreptococos tende a aumentar quando são oferecidas condições para a sua adesão, como as superfícies sólidas representadas pelas próteses totais. As leveduras foram mais abundantes em portadores de próteses totais que em pessoas desdentadas e aumentaram em número com o passar do tempo em pacientes que receberam próteses totais.

 

Dentre os microrganismos estudados houve prevalência dos bacilos gram-negativos nos pacientes desdentados. Ocorreu maior desenvolvimento de estafilococos durante o período de transição representado por exodontias e insta/ações de próteses.

 

 

78

 

ESTUDO COMPARATIVO DE SOLUÇÕES EVIDENCIADORAS ATRAVÉS DE MEDIDAS DO pH DA PLACA BACTERIANA 

 

L.F. Azevedo, T .M. Drehmer

 

Faculdade de Odontologia -UFRN 

 

O estudo teve como objetivo comparar o potencial hidrogeniônico (PH) da placa bacteriana sem coloração e evidenciada por soluções corantes de verde de malaquita, violeta de genciana e fucsina básica nas concentrações de 0,25% 0,50% e 1,00% em meio aquoso, pelo método extra-oral. 

 

Testes estatísticos permitiram concluir que houve diminuição do Ph da placa corada em relação ao da placa não corada, mas não evidenciou diferença estatisticamente significativa entre os três corantes nas concentrações usadas.

 

 

79

 

SUSCETIBILIDADE "IN VITRO" AO NORFLOXACIN DE CEPAS DE ACTINOBACILLUS (HAEMOPHlLUS ) ACTINOMYCETEMCOMITANS

 

M.J.AviJa-Campos, C.G.M.Resende, MA.R.Carvalho, CA.V.Damasceno, E. O. Cisalpino

 

- Instituto de Ciências Biomédicas -UFMG

 

Quinolonas são um grupo de agentes antimicrobianos bioquimicamente relacionados com o ácido nalidíxico. O norfloxacin, quinolona de segunda geração, tem amplo espectro de ação antimicrobiana contra organismos aeróbicos e facultativos, Gram positivos e Gram negativos. O A.actinomycetemcomitans é um microaerófilo exigente, usualmente associado à periodontite juvenil localizada. Neste estudo, foram determinadas as concentrações inibitórias mínimas (CIMs) de norfloxacin para 36 cepas de A.actinomycetemcomitans isoladas de 10 pacientes com periodontite juvenil, das clínicas da Faculdade de Odontologia da UFMG, e 3 de referência. As CIMs foram determinadas pelo método de diluição em ágar, usando-se o ágar Wilkins & Chalgren. As concentrações da droga (Merck Sharp & Dohme) foram de 0,001 a 8 ug/ml. As placas com as respectivas concentrações foram inoculadas com o replicador de Steers, com um inóculo final de 105 cels/ml.

 

Todas as cepas foram sensíveis em relação ao ponto crítico (3ug/ml), verificando-se uma faixa CIMs entre 0,03 e 0,05 ug/ml, confirmando a eficácia do agente.

 

 

80 

 

RELAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIA DE CÁRIE DE INDIVÍDUOS ADULTOS E FLUXO DE CAPACIDADE TAMPÃO DA SALIVA

 

T .M.Drehmer; A.A.S. de Lima, L.C.S.Bezerra, H.V. da Nóbrega

 

Faculdade de Odontologia -UFRN

 

A saliva tem sido indicada como um dos fatores que mantêm a integridade do esmalte e por esta razão decidiu-se estudar os seus parâmetros num e capacidade tampão, segundo sexo, idade e experiência de cárie em estudantes do Departamento de Odontologia. A saliva foi coletada por estimulação mastigatória com goma base e tempo determinado. Os dados coletados mostram uma correlação regular e significativa entre as variáveis fluxo e capacidade tampão, porém fraca e não significativa entre as variáveis salivares e a experiência de cárie (CPO-S). Observou-se, ainda, diferença estatisticamente significativa da capacidade tampão quanto ao sexo.

 

Avaliou-se também a habilidade dos testes salivares em discriminar indivíduos com diferentes riscos de cárie, concluindo-se que possuem valor limitado para tal finalidade.

 

81

 

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NA ANTI-SEPSIA PRÉ-CIRÚRGICA

 

CA.B.Escobar1 & L.L.Bammann2

 

-1. Faculdade de Odontologia -UFPEL, 2. Instituto de Biologia -UFPEL

 

O propósito desta investigação foi avaliar a atividade antimicrobiana de substâncias, freqüentemente, utilizadas na anti-sepsia da boca, objetivando a otimização de medidas preventivas relacionadas a intervenções cirúrgicas a nível de cavidade oral. As substâncias, testadas "in vivo", foram solução de digluconato de clorexidina a 0,2%, solução de timerosal a 0,1% e solução de polivinilpirrolidona -lodo (PVP-1) com 1% de iodo ativo, utilizando-se solução de cloreto de sódio a 0,85% como controle. As substâncias teste e controle foram avaliadas através de 4 aplicações na cavidade oral de 10 indivíduos, procedendo-se a colheita de material, para exame bacteriológico, antes e decorridas 0, 1, 2 e 9 horas de seu uso. Seguindo-se a técnica comum de exames quantitativos, o material foi semeado na superfície do "Brain Heart Infusion Agar" (BHIA), acrescido de sangue e neutralizantes, com subseqüente incubação em ambiente de anaerobiose. Assim foi possível determinar os efeitos antimicrobianos imediato, residual e acumulativo das substâncias selecionadas.

 

Os resultados, obtidos segundo o presente modelo experimental, indicam que a ação da clorexidina e do PVP-I foi significativamente mais acentuada do que a do timerosal, enquanto a deste foi compatível à do controle, nos diversos tempos considerados.

 

 

 

82

 

DESINFECÇÃO DA ÁGUA DE EQUIPOS ODONTOLÓGICOS ATRAVÉS DE UM ANTISSÉPTICO

 

V .Fantinato

 

-Faculdade de Odontologia de São José dos Campos -UNESP

 

Coletou-se água da seringa tríplice de 15 equipos odontológicos, procedendo-se à contagem padrão de bactérias heterotróficas em placa, segundo adaptação de normas propostas pelo Ministério da Saúde e Ministério de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A seguir esgotou-se toda água contida no interior do reservatório de água do equipo, através da seringa tríplice. Imediatamente após, colocou-se água mais o antisséptico (Calbenium), preparado segundo as indicações do fabricante. Após 30 minutos, coletou-se nova amostra de água seguindo-se a contagem padrão em placa. Sempre que houve necessidade de completar a água do reservatório dos equipos foi colocado o antisséptico em teste. Realizaram-se novas contagens a intervalos de 1, 7, 14, 21 e 28 dias. Das amostras de água sem antisséptico obteve.-se números da ordem de 240 ufc* /ml até 83.000 ufc/ml. Após 30 minutos de ação do antisséptico houve diminuição acentuada para 0-40 ufc/ml em 10 equipos. O mesmo ocorreu após 24 horas.

 

Após 7 dias, com exceção de 1 equipo, todos estavam praticamente descontaminados. A partir de 14 dias todos os equipos apresentaram praticamente 0 ufc/ml. 

 

 

83

 

RELAÇÃO ENTRE O TESTE BANA DA PLACA SUBGENGIVAL E OS NÍVEIS DE INFLAMAÇÃO GENGIVAL E PRESENÇA DE ESPIROQUETAS, EM CRIANÇAS BRASILEIRAS

 

L.Fonseca, B.E.C. de Toledo, I. YIto, S.RP.Orrico, A.M. Elias

 

A microbiota subgengival de 66 crianças, de ambos os sexos e de 5 a 10 anos de idade, foi estudada utilizando-se o método enzimático Benzoy-DL-arginine.-naphtylamide (BANA) como um meio de diagnóstico alternativo. As amostras, num total de 264, correspondendo a 4 sítios por criança, foram colhidas por intermédio de cunhas de madeira, após a remoção da placa supragengival de sítios não sangrantes ou sangrantes, determinados pela aplicação do índice gengival (IG). Os dados BANA mostraram que o teste foi positivo em 34,8% das crianças e em 45,0% dos sítios examinados.

 

Os resultados foram submetidos à análise estatística, empregando-se o programa GLIM 3.77 (Generalized Linear Interactive Moddeling) e mostraram que a positividade de reação BANA foi estatisticamente significante, quando associada à presença de espiroquetas em sítios não sangrantes ou sangrantes, com tendência a aumentar com a progressão da idade, a associação entre a positividade da reação BANA e os sítios não sangrantes e sangrantes não foi estatisticamente significante; a idade não influenciou a proporção da presença de espiroquetas em função dos sítios não sangrantes ou sangrantes.

 

 

 

 

84

 

EFEITO NO FLÚOR EM CÁRIES ADJACENTES A RESTAURAÇÕES DE CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO OU COMPÓSITO

 

D.Gasparini, M.C.Serra, JA.Cury

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de lesões de cárie ao redor, de restaurações de cimento de ionômero de vidro ou compósito, quando o esmalte adjacente foi submetido a um alto desafio cariogênico e tratado com dentifrício, e bochecho fluoretado. Sessenta molares humanos restaurados foram seccionados longitudinalmente e cada metade dental casualmente restaurada com cimento ionomérico (Cehelon-Fi1) ou compósito (Herculite). Os dentes restaurados, divididos em 4 grupos, foram submetidos a ciclagens térmicas e de des-remineralização. Um grupo foi usado como controle, outro submetido às ciclagens, um terceiro foi tratado com dentifrício fluoretado (1.500 ppmF) após o desafio cariogênico, enquanto o quarto grupo foi tratado com solução de NaF (225 ppm) após o dentifrício. A formação de cáries secundárias foi avaliada quantitativamente através de testes de microdureza.

 

Os resultados mostraram que os tratamentos com flúor reduziram o desenvolvimento de cárie no esmalte adjacente ao compósito, enquanto o cimento ionomérico preveniu totalmente a formação de cáries secundárias apesar do alto desafio cariogênico.

 

 

85

 

LIBERAÇÃO DE FLÚOR DE RESTAURAÇÃO DE IONÔMERO DE VIDRO E INCORPORAÇÃO AO ESMALTE DENTÁRIO HUMANO SUBMETIDO A CICLAGENS DE DESMINERALIZAÇÃO E REMINERALIZAÇÃO.

 

L.R.M. Martins, J.A.Cury, C.E.Francischone

 

A liberação de flúor de materiais odontológicos, tem sido estudada em água e/ou saliva. A presente pesquisa propõem-se a estudar este assunto com liberação em soluções de Desmineralização e Remineralização, simulando alto desafio cariogênico. Foram realizadas cavidades oclusais pré-molares extraídos com finalidade ortodôntica e restaurados com diferentes ionômero de vidro e amálgama (como controle). A liberação de flúor foi mensurada com eletrôdo específico nas soluções des-re. Também mediu-se a incorporação de flúor ao esmalte localizado vestibularmente.

 

Os resultados demonstram a liberação de flúor pelos ionômeros e incorporação ao esmalte, bem como observou-se a propriedade de prevenir cáries secundárias quando da utilização deste material. A metodologia desenvolvida pareceu ser modelo laboratorial mais próximo da realidade clínica.

 

 

 

86

 

CÁRIE DE MAMADEIRA: DETERMINAÇÃO DE UFC DE ESTREPTOCOCOS DO GRUPO MUTANS NA SALIVA

 

P.Nelson F(, A.M. Queiroz, Y.Y. Ito, Z.M.Mussolino

 

1. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP

 

O objetivo desse estudo foi efetuar contagens de UFC de estrepotococos do grupo mutans na saliva não estimulada, coletada de 22 crianças com cárie de mamadeira da FORP-USP, com faixa etária de 1 ano e 9 meses a 6 anos. Amostras de saliva pura e de diluições (até 10-4) foram semeadas em meio SB-20 e incubadas pelo método da chama de vela, a 37(C por 72 horas. Após esse período foi feita a contagem de UFC de estreptococos, do grupo mutans e identificação bioquímica.

 

Os resultados obtidos mostraram que 100% das crianças estudadas abrigavam estreptococos do grupo mutans, sendo que 54,5% apresentavam somente a espécie S.mutans, e 45,5% apresentavam as espécies S.mutans e S.sobrinus. A média de UFC de estreptococos do gnupo mutans/ml de saliva foi de 5,7 x 106.

 

 

87

 

LIBERAÇÃO DE FLÚOR DE SELANTE (Fluorshield) EM ÁGUA, SALIVA E SOLUÇÕES DES-REMINERALIZANTES

 

J.R.C.Saad1 & J.A.Cury2

 

-1. Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP, 2. Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

A pesquisa por materiais dentários com propriedades de liberar flúor e portanto por si só contribuírem para controlar o desenvolvimento de cárie tem aumentado ultimamente. Entretanto, a avaliação dos mesmos tem sido feita em condições que não simulam o que ocorre no meio bucal. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento do selante Fluorshield em liberar flúor quando imerso em água, saliva artificial e submetido a ciclagens de des-remineralização. Dezoito corpos de prova cilíndricos, de 71 mm2 de área, foram preparados de acordo com as recomendações do fabricante e colocados individualmente em 1,5 m1 de meio, totalizando 6 para cada condição experimental. De tempos em tempos e por 15 dias as soluções eram trocadas, sendo que ion flúor era determinado nas mesmas com eletrodo específico Orion 96-09. Os resultados mostraram maior liberação nas soluções Des-Re e menor em saliva.

 

Conclui-se que a liberação de flúor é diferente nos meios estudados e que concentrações cariostáticas significativas foram observadas, principalmente quando de condições desmineralizantes e remineralizantes.

 

 

88

 

O EFEITO DE ADOÇANTES COMERCIAIS À BASE DE ESTEVIOSÍDEO NO METABOLISMO DO ESTREPTOCOCO MUTANS

 

A.B.Schoenardie, M.Maltz

 

-Faculdade de odontologia -UFRGS

 

O presente trabalho tem o objetivo de estudar o efeito de adoçantes comerciais à base de esteviosídeo no metabolismo do streptococcus mutans. Foram estudados crescimento bacteriano (medido em DO) e produção de ácido (medido pela queda do pH). Foram testadas três marcas comerciais: Stevita (Ingá), Steviplus (L.Catarienense) e Vitahervas (L. Vitalab); Esteviosídeo Puro (Ingá) e Sacarose (Reagem). As concentrações das marcas comerciais foram de 2%, do esteviosídeo puro, de 0,2% e da sacarose, de 17%. Os meios de cultura (BHI-Difco) contendo os diferentes adoçantes foram inoculados com streptococcus mutans IB16. O pH foi medido de 2 em 2 horas até completar 14 horas e após as 21, 24 e 48 horas. A densidade ótica foi medida às 4, 6 e 8 horas. O crescimento bacteriano nos meios de cultura com sacarose e com as diferentes marcas comerciais foi maior do que o crescimento bacteriano na presença do esteviosídeo puro. Não houve praticamente modificações no pH do meio com esteviosídeo puro. Entretanto, observou-se queda significativa do pH dos meios inoculados com as diferentes marcas comerciais. A queda do pH na presença das sacarose foi mais rápida do que na presença dos adoçantes comerciais à base de esteviosídeo. É imponente salientar que todos os meios de cultura com os adoçantes comerciais tiveram pH final abaixo de 5,0.

 

 

89

 

DIAGNÓSTICO DE CÁRIE DE SUPERFÍCIE OCLUSAL

 

B.B.e Silva, M.Maltz, F.Franco

 

Faculdade de Odontologia-UFRGS

 

O objetivo do trabalho foi examinar a concordância do diagnóstico de cárie de superfície oclusal e indicativo de tratamento em um grupo de examinadores: 4 dentistas formados a menos de 10 anos e 11 alunos do último semestre da Faculdade de Odontologia da UFRGS. O propósito de colocar estudantes no grupo de examinadores era detectar se o ensino de nossa faculdade resultava em um padrão no diagnóstico e tratamento das lesões da superfície oclusal. O grupo examinou faces oclusais de dentes totalmente irrompidos de 10 crianças com idades entre l0 a 12 anos. Das 85 faces que foram examinadas, apenas 13 tiveram o mesmo diagnóstico por todo o grupo de examinadores. Isto significa apenas 15,2% de concordância de diagnóstico. Em relação à tabela de tratamento não houve nenhuma concordância.

 

O presente trabalho demonstrou que existe grande dificuldade em padronizar o diagnóstico e conseqüentemente o tratamento das lesões de superfície oclusal. Na  medida em que existe a dificuldade no diagnóstico da cárie de face oclusal e na medida em que hoje conhecemos o processo da doença e que esta é passíve1 de controle, em caso de diagnóstico duvidoso, devemos sempre optar pelo controle do processo da doença e não pelo tratamento invasivo.

 

 

90

 

AVALIAÇÃO DO ÁGAR SB20 E MSB NA DETERMINAÇÃO DA UNIDADE FORMADORA DE COLÔNIAS DO STREPTOCOCCUS DO GRUPO MUTANS

 

A.A. Torres1, C.Pizzolitto1, I. Y.Ito2

 

-1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara -UNESP, 2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP

 

Os meios de cultura MSB e SB20 foram empregados para determinar o número de , UFC de estreptococcus do grupo mutans em saliva e em placa dental de 30 adolescentes, na faixa etária de 12 a 15 anos de idade, residentes em Araraquara-SP. Cerca de 2,Oml de saliva estimulada foram coletadas em frascos, contendo pérolas de vidro. Um "pool" de placa dental foi colhido das faces oclusais, interproximais e vestíbulos/linguais por meio de três cunhas cervicais de madeira (Inodon), e depositadas em frascos, contendo pérolas de vidro e 2,0 ml de PBS. O grupo mutans foi determinado em 29 (96,6%) amostras de saliva e em 26 (86,6%) de placa dental no ágar SB20, e em 28 (93,3%) de saliva e em 24 (80,0%) de placa dental no ágar MSB. Somente em 1 (3,3%) indivíduo cárie inativo (caso 20) não foi detectado o grupo mutans no ágar MSB, S.mutans foi detectado em 100% das amostras de saliva e em 96,5% de placa dental: S.sobrinus somente em 10, 7% de saliva; S.mutans (V) em 7,1% de saliva e em 4,0% de placa dental. No ágar SB20, S.mutans foi detectado em , 100% das amostras de saliva e placa dental; S.cricetus em 3,4% de saliva e em 3,8% de placa dental; S.sobrinus em 31,0% de saliva e em 30,8% de placa dental; S.mutans (V) em 6,9% de saliva e em 3,8% de placa dental. Dos 29 indivíduos que estavam colonizados pelo grupo mutans, 6 (58,6%) albergavam um único biotipo (monocolonizado) enquanto que 13 (44,83%) abrigavam múltiplos biotipos (multicolonizados). O ágar SB20 detectou maior número de UFC do grupo mutans em saliva do que em placa dental.

 

 

91

 

NÍVEIS DE STREPTOCOCCUS DO GRUPO MUTANS NA SALIVA DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS INSULINO-DEPENDENTE

 

M.C.Galana-Orovio, RS.S.Rocha, O.P.S.Rosa, E.S.Lopes

 

-Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Nos portadores de DMID além da insulina é de vital importância para o tratamento certas restrições dietéticas, particularmente os carboidratos refinados. Em virtude da estreita relação entre os streptococcus e a sacarose, decidimos verificar como se comportavam seus níveis de saliva de jovens portadores de DMID. Selecionados 26 diabéticos de ambos os sexos, de 7 a 24 anos de idade (X= 16,5). Um número igual de jovens saudáveis do mesmo sexo, idade e nível sócio econômico constituiu o grupo controle. Após a determinação do índice CPOS foi colhida saliva estimulada durante 5 minutos, 2 horas após o café da manhã. Pelo método de Westergren & Krasse e em placas de ágar SB20 foram estimados os níveis de streptococcus, 72 horas após a incubação anaeróbica. Verificamos para o grupo com DMID o valor médio de UFC de streptococcus/ml de saliva de 943.469; para os controles esse valor foi de 739.531. A comparação entre os dois grupos pelo teste de Mann Whitney não revelou diferença estatisticamente significante. Observamos pelo coeficiente de correlação de Spearman existir correlação entre a idade e o índice CPOS tanto para o grupo de diabéticos como para o grupo controle (p<0,05).

 

Concluímos que os resultados obtidos para o grupo com DMID, semelhantes aos dos controles, possivelmente estejam relacionados com o tempo do diabetes (X = 6,3 anos ), ou mesmo com níveis mais altos de glicose salivar e/ou diminuição do fluxo salivar.

 

 

 

92

 

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO TIPO II

 

T.M.Garib, O.P.S.Rosa, R.S.S.Rocha, E.S.Lopes

 

-Faculdade de Odontologia de Bauru -USP. 

 

Ao lado das propriedades físicas, químicas e biológicas é crescente o interesse nas propriedades antimicrobianas dos materiais odontológicos. Assim, procuramos investigar a atividade antimicrobiana de cimentos de ionômero de vidro restauradores, disponíveis no comércio (Ceram Fil, Chelon Fil, Chelon Silver, Shofu GC e Vidrion-R), contra a cepa GS-5 do Streptococos mutans. Em ágar MH-sangue fizemos em duplicata o teste de inibição do crescimento pelos cimentos recém preparados que foram introduzidos em cavidades de 6 mm de diâmetro feitas em placas semeadas, com leitura dos halos após 48 horas de incubação em microaerofilia a 37(C. Todos os cimentos apresentaram halos de inibição. Com base nas médias dos halos de inibição, realizamos um teste em triplicata para quantificar o flúor liberado. Todos os cimentos liberaram flúor, na seguinte ordem: Vidrion-R-30,3 ppm, Chelon Fil-25,5 ppm, Shofu Gc-20,77 ppm, Chelon Silver-ll,03 ppm e Ceram Fil-4,2 ppm. Em caldo mitis-salivarius investigamos a ação dos cimentos sobre a fermentação feita pelo S.mutans. Para tanto, em quadruplicata, suspendemos pastilhas dos cimentos em fio de aço inoxidável, colocando-as então em caldo MS semeado, e realizamos transferências e medições do pH diárias, por 4 dias. Durante todo o propósito o pH das amostras foi significantemente maior que o controle positivo (pastilhas de aço inoxidável), sendo o Chelon Fil o cimento que maior inibição da fermentação causou.

 

Conclusão: os cimentos e ionômero de vidro apresentam atividade antimicrobiana "in vitro"contra o S. mutans GS-5.

 

 

 

93

 

RECUPERAÇÃO DE CANDIDA ALBICANS NA CAVIDADE BUCAL DE RATOS NORMAIS E SIALOADENECTOMIZADOS

 

A.O.CJorge, M.A.G.Totti, P.dD.Movaes, O.P .Almeida

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Ratos normais e sialoadenectomizados (remoção cirúrgica das glândulas salivares maiores) foram inoculados diariamente, durante 4 dias consecutivos, na boca, com 0,2 ml de suspensão de C. albicans (108 células/ml). 1 hora, 1,2 2, 3, 5, 7 e 15 dias após a última inoculação, a saliva foi coletada durante 5 minutos com auxílio de algodão e feita a quantificação do volume salivar e de C. albicans, sendo os resultados expressos em UFC/ml. Os ratos xerostômicos tiveram diminuição de cerca de 4 vezes na secreção salivar, e mostraram mucosa bucal bastante ressecada. Após 1h, o número de C.albicans foi maior nos animais normais, diminuindo em ambos os grupos depois de 24 h. Nos períodos seguintes houve aumento gradativo apenas nos xerostômicos, atingindo valores máximos após 5 dias. Decorridos 15 dias, todos os ratos sialoadenectomizados apresentaram positividade para C.albicans, o que ocorreu apenas em 50% dos normais.

 

Estes resultados mostraram que a diminuição do fluxo salivar permite crescimento acentuado e mais prolongado de C.albicans na boca de ratos. Portanto, a sialoadenectomia pode ser utilizada para o estudo de candidose em ratos, contribuindo para o melhor conhecimento do papel da saliva nessa doença.

 

 

 

94

 

EFEITO DE DOIS MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE FLÚOR GEL EM UM MODELO DE CÁRIE EXPERIMENTAL EM HUMANOS

 

A.Chapper. L.KKilian, T.Feijó, L. W.Suffert

 

-Faculdade de Odontologia -UFRGS

 

O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar, com o modelo de cárie experimental em humanos, suas diferentes formas de aplicação de flúor fosfato gel acidulado 1,23% sobre amostras de esmalte posteriormente submetidas a um processo de ciclagem des-remineralizante. Aparelhos montados intrabucalmente contendo peças de a esmalte foram utilizados por 5 indivíduos durante 3 períodos experimentais onde no 1( foram feitas 3 posições diárias das peças de esmalte, em solução de sacarose 5%, durante um mês consecutivo. O 2( e o 3( Períodos seguintes constituíram-se de procedimento semelhante precedido por uma aplicação tópica de flúor durante 4 minutos e 6 aplicações , com intervalos de 1 hora, respectivamente. 

 

Os resultados obtidos demonstraram pouca ou nenhuma diferença na resposta obtida com os 2 tipos de aplicação de flúor. Diferenças observadas intra e interindividuais significativas apontam para a necessidade de, em estudos semelhantes, controlarem-se, variáveis como espessura de placa que podem modificar os resultados.

 

 

95

 

CORRELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE UFC DE STREPTOCOCCUS DO GRUPO MUTANS NA SALIVA, E O NÚMERO DE SUPERFÍCIES DENTAIS CARIADAS.

 

P.Nelson F(, M.Baptistussi, R.V.P.Azevedo, M.C.M. de Souza-GugeImin, I.Y.lto, H.Panzeri

 

- Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP

 

Foram analisadas 104 amostras de saliva de crianças, de ambos os sexos, da Escola Crescência Carolo Balbo -Usina São Francisco - Sertãozinho - SP, compreendendo a faixa etária de 5 a 14 anos. A saliva, após devida homogeneização e diluição foi semeada no ágar SB-20 modificado (com açúcar Cristalvo), incubado a 37(C e pelo método de vela, durante 3 dias. Procedeu-se a contagem das Unidades Formadoras de Colônias (UFC) e o repique dos tipos morfológicos característicos em tubos com tioglicolato, incubados a 37(C por 24 horas e submetidas a classificação bioquímica. Dentre as 132 cepas isoladas, a maioria foi identificada como da espécie S.mutans (91,34% ), seguida das espécies S.sobrinus (20,19%) e S.rattus (12,50%) com maior freqüência e, por S.cricetus e S.mutans (V) com 1,92% e 0,96% respectivamente.

 

Para o grupo mutans obteve-se a média de 1,4x106 UFC/ml e, 1,57xl06 para a espécie S.mutans e 0,04x106 para S.rattus quando isolados como biotipo único. A análise estatística demonstrou a existência de correlação estatisticamente significante, ao nível de probabilidade de 1,0%, entre o número de UFC do grupo mutans e o número de superfícies dentais cariadas.

 

 

 

96

 

MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE FIOS DE AÇO IMPLANTADOS EM TECIDO MUSCULAR DE RATOS.

 

R.H.Barbieiro, M.F.R.Gabrielli, L.M.A.C.Nassour

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

As deformações mecânicas do fio de aço, usados em osteossíntese, provocam alterações na superfície e na estrutura interna do metal. Estas alterações foram estudadas, com auxílio de lupa estereoscópica, metalografia e microscopia eletrônica de varredura, no fio livre de deformação e torcido. Os resultados indicam que a torção do fio provoca alterações geométricas dos grãos e também aparecimento de linhas de tensão no interior dos grãos, além de frestas na superfície, que facilitam a instalação de processo corrosivo. Quando o material foi implantado no tecido muscular de rato, houve inicialmente processo inflamatório agudo e posterior formação de cápsula fibrosa.

 

 

97

 

CALIFÓRNIA BRIDGE: UMA SOLUÇÃO ESTÉTICA

 

J.A.Di Girolamo Neto & E.Matson

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

A estética tem sido enfocada como um ponto de grande preocupação da odontologia, o que vem proporcionando um desenvolvimento cada vez maior, tanto de materiais quanto de técnicas restauradoras que se atenham a solução dos problemas estéticos dos pacientes. Neste particular, tanto resinas compostas quanto porcelanas, vêm sofrendo aperfeiçoamento afim de superar as limitações inerentes aos próprios materiais e sua utilização. Da união dos dois materiais considerados como estéticos, a resina composta e a porcelana, surgiu a idéia de se confeccionar próteses fixas totalmente de porcelana, adesivadas com resinas específicas para este fim.

 

A Califórnia Bridge vem ao encontro da mais alta exigência estética aliada à segurança de confecções e utilização, respeitando as indicações e contra-indicações.

 

 

 

98

 

AVALIAÇÃO CLÍNICA, APÓS 12 MESES DE APLICAÇÃO, DE DOIS MATERIAIS ODONTOLÓGICOS UTILIZADOS COMO SELANTE

 

L.R.M.Martins, J.R.Lovadino, MA.G.Meneguel

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Os autores avaliaram, após 2 anos de aplicação, o desempenho clínico de 2 materiais odontológicos utilizados como selantes de cicatrículas e fissuras, utilizando técnica invasiva. A abertura do sulco foi realizada com ponta diamantada apropriada para este fim. Foram avaliados 30 dentes de 15 crianças, correspondente à 68% da amostra inicial das crianças. Verificou-se que: a) houve 80% de retenção do material Chelon-Fil (Espe) e 33% do selante Delton (J&J); b) houve deslocamento parcial em 13,33% para o ionômero 60% para Delton; e, c) o deslocamento total foi semelhante para ambos 6,6%. Também observou-se que o selante Delton apresentava fratura em quina de modo a poder facilitar a retenção e impacção alimentar nesta área.

 

Através da metodologia e da análise estatística dos resultados conclui-se: 1. O cimento de ionomêro de Vidro Chelon-Fil apresentou-se mais estável em selamentos com intervenção que o selante Delton. 2 Ambos foram eficientes na manutenção de ausência de cárie oclusal.

 

 

99

 

AVALIAÇÃO CLÍNICA E FOTOGRÁFICA DE SELANTES DE FÓSSULAS E FISSURAS

 

S.J.Mauro, R.H.Sundfield,J.Komatsu, S.H,Mestrener

 

-Faculdade de Odontologia de Araçatuba -UNESP

 

A comprovada eficiência dos selantes de fóssulas e fissuras, na redução da incidência de cáries oclusais, nos conduziu a verificar o comportamento clínico de dois selantes. Um foto-polimerizável (PRISMA-SHIELD-Dentisply) e um auto-polimerizável (CONCISE-3M). Quarenta pré-molares foram utilizados neste estudo, sendo que em 20 dentes foi aplicado o selante CONCISE e nos outros 20 o PRISMA-SHIELD. As aplicações foram conduzidas de maneira a aplicar os dois selantes no mesmo pacientes, imediatamente após o selamento e aos 6, 12 e 18 meses nas superfícies oclusais dos dentes, foi aplicada uma solução corante à base de hematoxilina, e em seguida realizadas fotografias dos selantes.

 

Aplicando os critérios propostos por TONN E RYGIE (J.Dent.Res.,60, 1982) as fotografias foram analisadas e classificadas, onde se conclui que o selante CONCISE apresentou melhor comportamento clínico que o selante PRISMA-SHIELD, com relação a adaptação de margem, textura superficial e desgaste do material.

 

 

100

 

REMOÇÃO DE MANCHAS E DE IRREGULARIDADES SUPERFICIAIS NO ESMALTE DENTAL

 

R.H.Sundfeld, J.Komatsu, S.R.Mestrener; SJ.Mauro

 

-Faculdade de Odontologia de Araçatuba -UNESP

 

Razões fudamentalmente de cunho estético, têm levado pacientes portadores de manchas no esmalte dental a procurar o consultório odontológico, com a finalidade exclusiva de remover essa lesão. Esse fato, nos levou a analisar clinicamente a atuação do composto microabrasivo "PREMA COMPOUND" (Premier Dental Product Company), no esmalte dental manchado e também com irregularidades superficiais. Através do exame clínico direto, 32 dentes portadores de manchas ou irregularidades superficiais no esmalte dental, foram selecionados para este estudo. A técnica, constituiu-se inicialmente do isolamento absoluto apenas do dente envolvido, seguido da aplicação de verniz à base de copal, sobre a borracha, na região cervical. O composto microabrasivo foi aplicado inicialmente com pontas de borrachas abrasivas, acopladas em um micromotor com redutor de velocidade de 10:1. As aplicações foram feitas em intervalos de 20 a 30 segundos, com lavagens periódicas de jatos de água entre cada intervalo. Em áreas localizadas o produto foi aplicado com aplicador manual.

 

De acordo com a técnica, pudemos observar, pelo exame clínico direto, que em 24 dentes as manchas superficiais foram totalmente removidas, enquanto que em 2, não o foram. Com relação às irregularidades, de uma forma geral, os resultados foram sempre positivos, ou seja, foi observado uma planificação da superfície.

 

 

101

 

INFLUÊNCIA DE COLUTÓRIOS ANTIPLACA, COM OU SEM A ADIÇÃO DE CLORETO DE ZINCO DE METABOLISMO DA PLACA DENTÁRIA IN VITRO

 

LA.F.Cahaim & C.E. Pinheiro

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba- UNICAMP

 

A eficácia de colutórios antiplaca foi determinada utilizando-se a inibição do metabolismo da placa dentária In Vitro como parâmetro de avaliação. A fermentação foi realizada incubando-se a suspensão de placa recente (10mg/ml de tampão fosfato pH 6,8) em meio contendo glicose, com ou sem a adição de colutório, durante 2h à 37(C. Os ácidos de fermentação foram titulados com NaOH 0,01N. A síntese de polissacarídeos extracelulares insolúveis (PEI) foi realizada incubando-se a suspensão de placa em meio contendo sacarose, com ou sem a adição de colutório, durante 16h à 37(C.

 

Os resultados obtidos demonstraram que todos os colutórios, na diluição de 1:20, inibiram significantemente a fermentação, contudo a diferença entre eles foi também significante, sendo os colutórios Colgate Gengi-dent. Cepacol Clorhexidina e cloreto de zinco os mais eficazes e Listerine e Plax os menos eficazes. Com relação à síntese de PEI, todos os colutórios, com exceção do Plax, inibiram-na significantemente, sendo o Colgate Gengi-dent, Cepacol, clorohexidina e cloreto de zinco os mais eficazes.

 

 

 

 

102

 

LIBERAÇÃO DE FLÚOR DE CIMENTOS IONOMÉRICOS PROTETORES PULPARES

 

M.F.L. Navarro, R.M, de Carvalho, R.B.Del' Hoyo, R.S.Suga

 

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Os primeiros ionômeros de vidro indicados para proteção pulpar eram quimicamente ativados. Recentemente novos materiais com dupla presa foram lançados no mercado. Neste estudo são apresentados os padrões de liberação de flúor de materiais quimicamente ativados e com dupla ativação (química e foto). Foram empregados os cimentos VITRABOND (3M) = VB; XR IONOMER (KERR)-XR; KETAC-BOND (ESPE)-KB e 3M LINER (3M)-LI. Seis corpos de prova foram confeccionados para cada material e para cada período de teste, em matrizes de teflon, medindo 8mm de diâmetro por 1,5mm de espessura. As amostras foram mantidas em suspensão de 18m1 de água, destilada deionizada à 37(C. As leituras foram realizadas: de 6 em 6 horas para o período de 24 horas; de 24 em 24 horas para o período de 7 dias e de 7 em 7 dias para o período de 28 dias. Foi utilizado o aparelho medidor de flúor por íon especifico (PROCYON-SA 720).

 

Os resultados, expressos ug F-/mm2, foram analisados estatisticamente, por teste de  variância e de Tukey ao nível de 5% de significancia. Os resultados observados foram os seguintes: para o período de 6 horas -XR = 1,356; VB = 0,537; KB = 1,031; LI = 0,556 e para o período de 28 dias -XR = 1,406; VB = 0,408; KB = 0,302 e U = 0,153. Todos os materiais liberam flúor diminuindo drasticamente, após os períodos iniciais. O XR IONOMER liberou a maior quantidade de flúor e o 3M LINER a menor.

 

 

103

 

ELETROMIOGRAFIA DOS MÚSCULOS MASSETER E TEMPORAL, ANTES E APÓS TRATAMENTO DE MAL OCLUSÃO (CLASSE I E II)

 

V.L.Di Gregório, F.Bérzin, D.Teixeira

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

 

Os músculos Masseter e fibras anteriores do Temporal, esquerdos e direitos foram analisados eletromiogradicamente (EMG) em 12 pacientes, idade entre 9 e 12 anos e portadores de mal oclusão Classe I ou II divisão 2( e subdivisão direita ou esquerda com desvio da linha mediana dental decorrente do deslocamento mandibular em relação ao Plano Sagital Mediano, antes do tratamento e aos 3 e 6 meses após a colocação do aparelho ortopédico Planas inclinação frontal. Os pacientes foram submetidos aos movimentos de elevação da mandíbula, deglutição, mordidas molar direita e esquerda e mordida incisiva. A análise revelou aumento de potencial de ação dos músculos Masseter e Temporal tanto aos 3 quanto aos 6 meses de tratamento, havendo maior atividade do Masseter direito e Temporal direito. O aumento de atividade muscular, possivelmente, tenha ocorrido devido a utilização do aparelho promovendo maior expansão das arcadas com deslocamento da mandíbula para frente e contralateralmente ao desvio mandibular com contatos dentais, estabelecendo-se um referencial para manutenção do posicionamento mandibular, estimulando os referidos músculos.

 

 

 

104

 

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO FARMACOLÓGICO DAS PLANTAS MEDICINAIS, ESPÉCIES POROPHYLLUM ruderale, ARCTIUM lappa minor E PLANTAGO major. EFEITOS CICATRIZANTES E ANTIMICROBIANO .

 

D.A.de Lima Neto, J.L.lJosé, M.C.F.A. Veiga

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -, UNICAMP

 

Foram estudadas as características fisico-químicas e teores de macro e micronutrientes das espécies de plantas medicinais: Arctium lappa minor, Plantago major e Porophyllum ruderale. Utilizando-se de extratos aquosos das referidas plantas, efetuou-se testes de cicatrização em ratos. Aplicou-se 1 gota por dia destes extratos em animais  sacrificados aos 3, 7, 11 e 14 dias após lesão dorsal. Nos animais controles, foi aplicado água destilada. Os cones histológicos foram histometrados e procedeu-se a contagem de: fibroblastos, fibras colágenas e vasos sanguíneos. Essas plantas possuem efeitos cicatrizantes semelhantes e aceleram o processo de cicatrização quando comparadas ao grupo controle. Utilizando-se extratos hidroalcoólicos por maceração constatou-se a atividade antimicrobiana destes em relação a Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes tipo A e  Streptococcus pyogenes tipo B.

 

Tais testes foram efetuados de acordo com o método de difusão em discos (método Kirbi Bauer) pela técnica da diluição em tubos. Segundo, os dados obtidos nos testes de atividade antimicrobiana, os efeitos dessas plantas medicinais deram prova de possuírem efeito antimicrobiano.

 

 

105

 

USO DA FISIOTERAPIA NAS FRATURAS MANDIBULARES

 

E.L.Nunes, A.Guimarães, J.LJosé

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Esta pesquisa teve por finalidade investigar um método para reduzir o tempo pós- operatório e o tempo de bloqueio intermaxilar em pacientes submetidos à cirurgia buco- maxilo-facial. Foi feito um estudo comparativo entre o método convencional (Grupo I- Controle 40 pacientes) e o método proposto (Grupo II-Fisioterapia-40 pacientes). O Grupo I foi submetido à redução de fratura da mandíbula e o Grupo II ao seguinte tratamento: Redução da fratura, com osteossíntese, bloqueio intermaxilar rígido; imobilização por 21 dias. No pós-operatório foi iniciada a fisioterapia para: movimentos da mímica, crioterapia; ultrassom intermitente e massoterapia. No 21( dia o bloqueio maxilar passou a semi-rígido e iniciou-se o trabalho de cinesiologia. No 30( dia houve a remoção do bloqueio intermaxilar.

 

Dos resultados obtidos pode-se observar que os pacientes do Grupo II, obtiveram alta em metade do tempo com relação do Grupo Controle, e nas mesmas condições de reparação. Esta constatação foi avaliada por exame clínico e radiográftco. A taxa de fosfatase alcalina não evidenciou alteração.

 

 

 

106

 

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PLACAS OCLUSAIS TIPO MICHIGAN, SOBRE OS MOVIMENTOS MANDIBULARES

 

P. A. de Oliveira, D. Teixeira

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNCAMP

 

Este experimento tem por finalidade, avaliar a eficiência da placas oclusais do tipo "Michigan", sobre a extensão dos movimentos mandibulares, antes e após a sua aplicação. Após examinados mais de 30 pacientes com disfunções crânio-mandibulares, escolheu-se ao acaso, 10 pacientes, que receberam tratamento com placa. Todos de cor branca com idade entre 24 e 46 anos, sendo seis do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Todos os pacientes tiveram medidos seus movimentos mandibulares, quanto à extensão e traçado, através de um aparelho da Siemens, denominado Sirognathograh, e com auxílio de um programa de computador, desenha e mede tais movimentos. Após as medições iniciais foram aplicadas as placas por 60 dias, uso de 24 horas e repetidos os exames no computador.

 

Os dados encontrados foram alinhados em tabelas e gráficos, para análise, onde se conclui, que as placas tipo "Michigan" tem uma efetiva sobre extensão e traçado dos movimentos mandibulares, demonstrando recuperação, principalmente do sistema neuromuscular.

 

107

 

AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES SANGUÍNEAS DOS ÍNOS CÁLCIO E FÓSFORO, APÓS ANESTESIA COM LIDOCAÍNA E BUPIVACAÍNA.

 

A. P. Silveira, C. M. Rizzati-Barbosa

 

É a anestesia um dos recursos mais preciosos na ação da supressão da dor. Cumpre-nos, portanto, evitar que por inaptidão nossa, exponhamos a um risco maior, o paciente, por falta de conhecimentos da solução anestésica que estamos utilizando. Partindo deste princípio, os autores estudaram as concentrações sanguíneas dos íons cálcio e fósforo em pacientes que foram anestesiados com lidocaína e bupivacaína. As concentrações destes íons foram verificadas nos períodos de 01 horas e 24 horas após a administração da solução anestésica.

 

O objetivo deste trabalho foi o de verificar a ação residual das duas soluções anestésicas.

 

 

 

 

108

 

PEPTÍDEO ATRIAL NATRIURÉTICO (ANP): CONTROLE NEURAL, HORMONAL E METABÓLICO

 

M.Q.A.Turrinl, N.Shinomiyal, J.Bauer1, L.Bi.S.Valle1, G.Opocher2

 

-2. Instituto de Ciências Biomédicas -USP, 2. Università di Padova, (Itália)

 

O ANP é liberado dos atrios por estímulos de estiramento atrial (taquicardia, hipervolemia). Porém os fatores que condicionam liberação tissular e sistêmica do ANP, não são conhecidos. Para analisar a participação colinérgica. hormonal e metabólica, o seguinte protocolo foi utilizado: Glândulas Salivares e Plasma de ratos machos (180-250g) foram coletados de 3 grupos: Grupo I .Desnervação colinérgica pré-ganglionar , por retirada de martelo. As amostras foram coletadas após 3, 7 e 21 dias de desnervação. Grupo 2 -Castração, por remoção dos testículos e epidídimo. Grupo 3 .Diabetes Aloxânico (40mg/k). O ANP foi dosado por Radioimunoensaio (RIA-Península), sensibilidade 0.95 pg/ml, ED50= 11.62 pg/ml. Os resultados demonstraram diminuição significante dos níveis de ANP em homogenados de Glândula Salivar do grupo 3- Diabéticos (X=333.7 + 88.8 J SE, N=7) comparado ao seu controle (X =309536  +1169.93. N=7) e diminuição significativa do ANP plasmático dos Diabéticos (X = 60.46 + 20.43, N = 9) comparando ao controle (X=178.15 + 53, N=13). No Grupo 2 -Castrados o ANP plásmatico aumenta  (X =452 + 121, N=5) em relação ao controle (X =178. 15 + 53, N=13). O ANP de Glândulas Salivares e Plasma do Grupo 1- Desnervação, não diferiram dos seus controles. 

 

Os resultados comprovam o controle exercido pela Insulina (Diabéticos) e pela Testosterona (Castrados), nos níveis locais (Tissulares) e sistêmicos (plasmáticos) de ANP, o qual controla o balanço hidro-eletrolítico do organismo, através de ação diurética e nautriurética nos rins. Os presentes resultados sugerem que os efeitos hidroeletrolíticos da Insulina e Testosterona, podem ser mediados pelo ANP. 

 

 

109

 

INFLUÊNCIA DAS CUNHAS REFLETORAS NO GRAU DE DUREZA KNOOP DE COMPÓSITOS ODONTOLÓGICOS

 

E.D.Magro, M.F.de Goes, S.Consani

 

O propósito deste trabalho foi verificar a influência da intensidade luminosa emitida pelas cunhas refletoras, no grau de dureza dos compósitos odontológicos. Foram utilizados os compósitos herculite XR e P50 para confeccionar amostras usando a emissão direta da luz visível, ou através de uma cunha refletora, em tempos de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 segundos. Após, as amostras foram incluídas em resina à base de poliéster e polidas, onde foram feitas quatro penetrações em cada região, utilizando-se um aparelho Durimet, equipado com diamante Knoop, e carga de 50 gramas com 30 segundos para cada penetração.

 

Os resultados indicaram superioridade estatística do compósito P-50, independente do uso de cunhas refletoras em relação ao Herculite XR nas regiões de superfície e fundo das amostras, usando cunhas refletoras, os valores de dureza foram estastiticamente inferiores, na região de superfície e de fundo do compósito Herculite XR, mas sem diferença estatística na região de superfície do compósito P-50, a partir de 150 segundos de exposição à luz visível.

 

110

 

INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE COCÇÕES SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA PORCELANA ODONTOLÓGICA.

 

B.A.de Moraes Neto & W.L.Stolf 

 

O objetivo deste estudo foi verificar a rugosidade superficial de três porcelanas odontológicas com relação ao número de cocções e tipo de vitrificação: natural e artificial. Efetuamos de 4 a 8 cocções e utilizamos o parâmetro Ra de medida de rugosidade superficial. Os resultados foram submetidos a Análise de Variância e Testes de Tukey e nos forneceram as seguintes conclsusões: 

 

1. As porcelanas odontológicas apresentaram resultados estatisticamente diferentes entre si, em ordem decrescente a porcelana "WILLCERAM" mostrou-se com maior rugosidade superficial seguida da porcelana "VITA VMK-68" e da porcelana "DUCERAN". 2 O tipo de vitrificação não apresentou resultados estatisticamente diferentes para vitrificação natural e artiftcial. 3. Em relação ao número de cocçõs, analisando cada porcelana isoladamente os resultados mostraram-se estatisticamente semelhantes de 4 a 8 cocções.

 

111

 

COMPORTAMENTO DE BASES SOB RESTAURAÇÕES DE COMPÓSITO

 

M.F.de Góes & S.Consani

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba- UNICAMP

 

A resitência flexural da dentina, de um compósito, de bases forradoras e do conjunto formado pelo compósito/base foi verificada através de Consistometro. Além disso, para   os conjuntos compósito/base, foi verificada a influência do carregamento axial de compressão na infiltração marginal. A análise dos resultados do ensaio de flexão demonstrou que, nas duas profundidades de cavidades estudadas, a dentina não apresentou diferença estatística significativa. Na espessura de base de l mm, o cimento DYCAL diferiu estatisticamente do cimento Vidrion F e ambos diferiram do cimento de Fosfato de Zinco. Para a espessura de base de 2mm, os cimentos não apresentaram diferença estatística significante. Finalmente, os conjuntos compósito/base não diferiram estatisticamente entre si.

 

Os resultados do ensaio de infiltração marginal demonstraram que não houve diferença estatística significativa entre os corpos de prova que receberam ou não carregamento.

 

 

 

112

 

AVALIAÇÃO DA CONTRAÇÃO DE FUNDIÇÃO E FLUIDEZ DE LIGAS DO SISTEMA Cu-Al-Zn-Nb, Cu-Al e Cu-Zn

 

L.C.Sobrinho, M.F.Goes, S.Consani

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a contração de fundição e a fluidez de uma liga experimental baseada no sistema Cu-Al-Zn-Nb e comparar os resultados com os obtidos com duas ligas alternativas comerciais, compostas à base de cobre (Duracast MS e Goldent LA). A contração de fundição foi determinada através de um anel de fundição especialmente construído, onde a contração das ligas era determinada subtraindo-se os valores do comprimento do molde antes da fundição dos valores do comprimento do corpo de prova, após fundido. A fluidez foi obtida por meio de padrões feitos com tela retangular de nylon (20x20 mm), contendo filamentos de 0,3mm de diâmetros, totalizando 306 espaços vazios. A avaliação da fluidez foi considerada em relação a quantidade de espaços vazios preenchidos pela liga após a fundição.

 

Os autores concluíram que a concentração de fundição da liga Duracast MS foi superior às demais ligas, seguidas das ligas Experimental e Goldent LA, contudo, sem apresentarem estatísticas significativas. Já, em relação aos resultados de fluidez, a liga experimental apresentou o maior valor seguidas das ligas Duracast MS e Goldent LA, com diferença estatística significativa ao nível de 5%, somente entre as ligas Experimental e Goldent LA. 

 

 

 

113

 

INFLUÊNCIA DO CIMENTO ADESIVO PANAVIA EX NA MICRO-lNFILTRAÇÃO DE RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA DE PRATA

 

S.M.Werner; L.A.Ruhnke, S.Consani

 

Faculdade de odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a inf1uência do cimento adesivo Panavia Ex, na infiltração marginal de restaurações de amálgama de prata. Foram utilizados trinta dentes humanos entre caninos e pré-molares, com cavidades classe V na face vestibular. As cavidades do grupo A foram restauradas com amálgama sem forramento; as do grupo B, forradas com Panavia EX e depois restauradas com amálgama e, as do grupo C, condicionadas com ácido fosfórico a 37%, por 30 segundos, forradas com Panavia EX e então restauradas com amálgamas de prata. Após restaurados, os dentes foram submetidos a 100 ciclos térmicos em banhos de água entre 5(C, 37(C, e 60( e depois protegidos com esmalte e cera, exceto a restauração e 2mm ao seu redor, para serem imersos numa solução de azul de metileno a 0,5% por 73h. A seguir, os dentes foram seccionados e a infiltração avaliada de 0 (zero) a 3, de acordo com a crescente penetração do corante.

 

Os resultados mostraraam que: 1. todas as restauralcões de amálgama de prata sem forramento tiveram  infiltração severa e moderada. 2. as restaurações forradas com Panavia E.X tiveram infiltração inferior ao controle; 3. não houve influência do condicionamento ácido sobre a infiltração marginal.

 

 

 

114

 

PENETRAÇÃO DE SELANTES EM SULCOS E FISSURAS DE MOLARES PERMANENTES. ANÁLISE "IN VITRO" SEGUNDO MATERIAIS E TÉCNICAS

 

G.D.Czlusniak, C.Benatti Neto

 

A finalidade deste trabalho foi avaliar a proporção de penetração de selantes (delton -quimicamente polimerizável, sem carga e incolor; Helioseal -fotopolimerizável, sem carga e com pigmento; Alpha-seal light -fotopolimerizável, sem carga e incolor e Prisma -Shield -fotopolimerizável, com carga), em sucos e fissuras, de superfícies oclusais,  de120 terceiros molares hígidos. As técnicas utilizadas foram: A (não invasiva); B (invasiva com profundidade de lmm) e, C (invasiva com profundidade de 2mm). O comprimento das fissuras e a penetração dos selantes foram examinadas no projetor de perfis, à partir de uma abertura arbitrada em 0,6mm, como início das fissuras.

 

Após análise, concluiu-se que: 1) Delton, Helioseal e Alpha-Seal Light mostraram as melhores penetrações nos sulcos e fissuras, enquanto o Prisma-Shield foi o que apresentou a menor penetração nas técnicas A e B; 2) independente do selante, as médias de penetração foram em ordem decrescente para as técnicas C, B e A. 3) Na técnica não-invasiva é indicado selante sem carga, química ou fotopolimerizável, incolor ou com pigmento e 4) Na técnica, invasiva (entre 1 e 2mm ), desde que limitado ao esmalte, pode ser empregado selante com ou sem carga.

 

 

 

 115

 

AVALIAÇÃO DE DESAJUSTE CERVICAL DE INFRA-ESTRUTURAS METÁLICAS PARA METALOCERÂMICAS, SEGUNDO REVESTIMENTOS E TÉCNICAS DE EXPANSÃO

 

J.R.Lovadino

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

O objetivo do presente trabalho foi o de verificar o desajuste de infra-estruturas, fabricadas com uma liga experimenta1 de Ni-Cr, quando se utilizaram duas marcas comerciais de revestimentos fosfatados para alta fusão, e quatro técnicas de expansão do revestimento. Obtidas as fundições, o desajuste foi medido em quatro pontos pré- determinados de cada corpo de prova, através de um microscópio comparador .

 

Após análise estatística, concluímos que os revestimento apresentaram sempre diferenças entre si. O produto Acquavest apresentou as menores desadaptações. As diferenças estatísticas quanto às técnicas de expansão do revestimento estiveram presentes nos grupos cujo revestimento foi o Hi Temp. Assim, o grupo cuja expansão foi obtida pela imersão do revestimento em água aquecida a 38( C e, sob pressão atmosférica de 2,81  kgf/cm2 ou não, apresentaram a menor desadaptação. A seguir, apresentaram um desajuste pior, os grupos em que a expansão foi mista, ou seja, cujos anéis de fundição foram revestidos com uma ou duas tiras de amianto umedecidas em água destilada. Para o revestimento Acquavest cujos níveis de adaptação sempre foram superiores aos do Hi-Temp não houve diferença entre os grupos tratados com técnicas diferentes de expansão do revestimento.

 

 

116

 

AVALIAÇÃO HISTOPATOLÓGICA DO TECIDO CONJUNTIVO SUBCUTÂNEO DE RATOS EM IMPLANTES DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS UTILIZADOS NA OBTURAÇAO DE CANAIS RADICULARES, VEICUUDOS EM TUBOS DE POLIETILENO.

 

M.R.B. Oliveira, F. A. Gonçalves, C. Benatti Neto

 

Este trabalho tem por objetivo, avaliar o comportamento do tecido conjuntivo subcutâneo do rato, frente a implantes de tubos de polietileno, contendo materiais à base de Hidróxido de cálcio, utilizados na obturação de canais radiculares. Foram utilizados 48 ratos, divididos em 12 animais para períodos de 7, 21, 40 e 60 dias. Os materiais testados compõem 3 grupos a saber: grupo I -Sealapex; II CRCS e III Sealer 26, tendo-se como controle, as laterais do tubo de polietileno.

 

Após análise dos resultados, concluiu-se que: 1) Os materiais analisados, apresentaram-se semelhantes, como irritantes do tecido conjuntivo subcutâneo do rato, crescente na ordem: Grupos I, II e III; 2) Houve evolução por colagenização moderada da cápsula persistindo elevada reação macrofágica sobre componentes dos cimentos,  proporcional ao grau de irritabilidade de cada grupo, persistente em todos os períodos de análise, decrescendo com o tempo; 3) Não foram visualizadas massas amorfas como mineralizadas.

 

 

117

 

COMPATIBILIDADE BIOLÓGICA EM TECIDO CONJUNTIVO SUBCUTÂNEO DO00 RATO, DE PASTAS À BASE DE HIRÓXIDO DE CÁLCIO CONTIDAS EM TUBOS DE DENTINA HUMANA

 

A.Zelante, M.R.B.Oliveira, R. C. C. Lia

 

Esta pesquisa avalia comparativamente, através de microscopia óptica, o potencial irritativo de 3 misturas à base de hidróxido de cálcio, tendo como veículo o polietileno glicol 400, colocadas em tubos de dentina humana. Foram utilizados 60 ratos, divididos em 4 animais para cada um dos seguintes períodos: 14, 28, 60 e 90 dias, para os grupos: I - Hidróxido de cálcio + Polietileno glicol 400; II -Hidróxido de cálcio + Iodofórmio + polietileno glicol 400 em -Hidróxido de cálcio + Óxido de zinco + polietileno glicol 400.

 

Pela análise dos resultados, concluiu-se que: Todas as misturas mostraram-se relativamente como irritantes do conjuntivo subcutâneo do rato na ordem crescente: Grupos I, III e II; todavia permitiram proporcionalmente evolução por colagenização da cápsula e constância de massas amorfas como mineralizadas mais intensa a partir dos 28 dias.

 

 

118

 

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS M.OMOHYOIDEUS, VENTER SUPERIOR E  M. DIGASTRICUS, VENTER ANTERIOR. 

 

H.A.L.Castro, B.KönigJr., F.Bérzin

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar a atividade eletromiográfica do ventre superior do M. omo-hioideo e ventre anterior do m. digástrico, em movimentos mandibulares, em indivíduos, com idade variando entre 17 a 30 anos, sem história de doenças musculares ou articulares. Os registros eletromiográficos (EMG) foram realizados em eletromiográfo TECA TB-4 de dois canais. Para derivar os potenciais elétricos do ventre superior do m. omo-hioideo e ventre anterior do m. digástrico, foi utilizado um par de eletrodos para cada músculo nos movimentos mandibulares, os dois músculos apresentaram-se ativos na maioria dos voluntários.

 

Foi observado, que nos movimentos de ascensão, retropulsão, extrusão e protusão da mandíbula apresentam-se inativos.

 

 

 

119

 

EFEITOS DA ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE EM GORDURAS SOBRE A GLÂNDULA SALIVAR SUBMANDIBULAR DO RATO

 

A.M.F. Falleiros & I.G.Piza

 

-Depto de Histologia -UNIV .EST .LONDRINA

 

Glândulas submandibulares de ratos jovens, submetidos a uma alimentação isenta de gorduras, foram analisadas histológica, histométrica e histoquimicamente, desde os 30 e até os 135 dias de dieta. Os resultados mostraram que as glândulas apresentaram aumento nos pesos absoluto e relativo. As alterações morfológicas foram observadas a partir dos 60 dias de dieta, principalmente a nível de células acinosas e células dos ductos granulosos. A histometria revelou ter ocorrido aumento nas frações de volume ocupadas pelos ácinos e pelos ductos estriados, e redução na fração de volume ocupada pelos ductos granulosos.

 

Histoquimicamente, demonstrou-se diminuição nos teores de glicoproteínas neutras e de lipídios nas células acinosas e nos ductos granulosos; e retardo no aparecimento de material protéico nos ductos granulosos.

 

 

 

120

 

EFEITOS DA DEFICIÊNCIA ALIMENTAR PROTÉICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL DOS ÁCINOS E DOS DUCTOS GRANULOSOS

 

A.M.L.Ferreira, F.Fava de Moraes

 

-Depto de Histologia -UNIV. EST. LONDRINA e Faculdade de Odontologia -USP

 

O desenvolvimento pós-natal dos compartimentos acinar e granuloso da glândula salivar submandibular do rato foi estudado, em animais submetidos à deficiência alimentar protéica. A mal nutrição foi imposta aos animais experimentais desde a vida intra-uterina, tendo-se analisado o material de espécimes, aos 0 (zero), 2, 5, 8, 10, 15, 20, 30, 40, 50 e 60 dias de idade, sob microscopia óptica comum e histoquímica; microscopia óptica de alta resolução; e microscopia eletrônica.

 

Concluiu-se que, sob a atuação da síndrome, os elementos celulares envolvidos no desenvolvimento acinar sofrem atraso em sua diferenciação, e a modulação de células estriadas para granulosas não se completa, mesmo até o último grupo etário estudado. Nas células pro-acinosas e acinosas, foram registradas menores quantidades de glicoproteínas neutras.

 

 

 

121

 

EFEITOS DA HIPERVITAMINOSE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO COMPARTIMENTO ACINAR DAS GLÂNDULAS SALIVARES SUBMANDIBULARES DO RATO, DURANTE A LACTAÇÃO 

 

G.G.C.Macêdo

 

-Depto de Histologia -UNIV .EST. DE LONDRINA

 

Através de métodos citológicos, citométricos e citoquímicos, foram estudadas alterações promovidas pela hipervitaminose-A, sobre o desenvolvimento acinar da glândula salivar submandibular do rato. Demonstrou-se que, sob aquela condição experimental, o desenvolvimento das estruturas acinares é comprometido, na medida em que mais lentamente ocorrem: o crescimento da população de células acinosas definitivas e a concomitante redução no número de células precursoras (túbulos terminais).

 

Demonstrou-se, também, a ocorrência de alterações nos teores de diferentes classes de substâncias citoquimicamente detectáveis (sob microscopia óptica), nas células dos túbulos terminais e acinosas.

 

 

 

122

 

ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO M.STERNOHYOIDEUS NA FALA E EM ALGUNS MOVIMENTOS 

 

A.S. Maio & F.Bérzin

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Pesquisou-se a atividade eletromiográfica do m.esterno-hióideo na fala. Os registros eletromiográficos ocorreram com movimentação normal da mandíbula e com o corpo da mandíbula apoiado. O m.esterno-hióideo foi pesquisado também na inspiração nasal (normal e forçada), expiração nasal (normal e forçada), soprar, mastigação e deglutição. Um par de eletrodos de agulha monopolar, foi implantado no músculo. Um mini-microfone à altura da laringe, registrava a emissão das sílabas. Nos resultados o m.eterno-hióideo mostrou-se ativo na emissão de sílabas, tanto na movimentação normal da mandíbula, quanto durante seu apoio. Observou-se aumento da atividade elétrica quando se apoiou a mandíbula. O m.esterno-hióideo teve pouca atuação na inspiração nasal, porém passou a atuar quando esta foi forçada. Na expiração nasal forçada teve ação reduzida. Houve participação do músculo no soprar e na sucção na Mastigação e na deglutição o m.esterno-hióideo mostrou-se mais ativo entre todos os movimentos estudados. Provavelmente, ação do m.esterno-hióideo se daria no sentido de movimentar o O.hióide recolocando-o e estabilizando-o na sua posição inicial, deslocada durante esses movimentos funcionais e também agindo como antagonista dos músculos da mastigação.

 

 

123

 

RENOVAÇÃO DE PROTEÍNAS PELOS AMELOBLASTOS SECRETORES VISUALIZADOS POR RADIOAUTOGRAFIA, EM MOLARES DE CAMUNDONGO S APÓS INJEÇÃO DE 3H-PROLINA

 

E.A.O.Narvaes & G.Blumen

 

Muitos estudos sobre amelogênese, v .g., renovação de proteínas da matriz celular do esmalte, foram realizados através de análise radioautográfica em dentes de crescimento contínuo; estes dentes apresentam em sua região apical, um órgão odontogênico, o qual substitui células e tecidos perdidos por desgastes em sua superfície mastigadora. O crescimento erupção contínua dificultam a análise dos resultados radioautoigráficos após a administração de compostos radioativos, em virtude de imprecisão da correlação entre migração e crescimento com a secreção e remoção de proteínas. Com o intuito de contornarmos este problema, estudamos a renovação de proteínas em face mesial de 1° molar inferior de camundongos, que pelo fato de não apresentar crescimento contínuo, poderia facilitar o estudo da cinética desta renovação. 1os molares removidos, em diferentes intervalos de tempo, de animais injetados com 5 µCi/g de peso de 3H -prolina foram preparados para inclusão em resina epoxi e cones de 1µm, radioautografados.

 

Os resultados obtidos comprovam que com efeito, existe renovação proteica na matriz do esmalte controlada pelos ameloblastos secretores.

 

 

124

 

RELAÇÕES ANATÔMICAS MEDIAIS DA ARTICULAÇÃO TÊMPOROMANDIBULAR (ATM)

 

J.A.C.Navarro

 

A utilização da imagem tomográfica e da ressonância magnética, que vieram enriquecer os recursos clássicos do Rx, no diagnóstico das disfunções da ATM, vem despertando crescente interesse dos profissionais especializados no aprofundamento dos seus conhecimentos básicos, em especial da anatomia. Contribuindo para esse aperfeiçoamento, efetuamos 20 micro dissecções da região medial da ATM, em hemi-cabeças de indivíduos adultos, de ambos os sexos, identificando os elementos anatômicos que estão próximos à articulação e que correm o risco de serem comprometidos em traumas, patologias e nos acessos cirúrgicos transcraniais.

 

Destacam-se na área dissecada, estruturas como artérias e arteríolas originadas das artérias maxilar e temporal superficial, veias e vênulas tributárias da veia retromandibular ramos das neruolas do aurirulotemporal e masseterino, e os ligamentos temporomandibular e esfenomandibular.

 

 

125

 

EFEITO DO ULTRA-SOM NO PROCESSO DE REPARO DE FRATURA DO OSSO ZIGOMÁTICO DE RATOS. AVALIAÇÃO HISTOMORFOLÓGICA

 

J.M.Pádua, R.C.C.Lia, J.R.Gonçalves, C.Benatti Neto

 

No processo de reparo, muito se tem estudado sobre as possibilidades de aceleração na consolidação de fraturas. Assim o conhecimento de mecanismos que estimulam a reparação do tecido ósseo, pode resultar na redução do período de imobilização da fratura e constituir-se em alternativa no tratamento de complicações. Esta pesquisa objetiva-se, avaliar a evolução do processo de reparo de fraturas do arco zigomático de ratos sob estimulação ultra-sônica de alta freqüência e baixa intensidade. Foram utilizados 32 ratos divididos equitativamente para períodos de 6, 11, 31 e 45 dias. As fraturas programadas foram realizadas bilateralmente. O arco zigomático do lado esquerdo recebeu aplicações diárias de ultra-som, enquanto o lado direito serviu de controle. Após os tempos estabelecidos, os animais foram sacrificados e as peças preparadas para análise histomorfológica.

 

Concluiu-se que durante o desenvolvimento do processo de consolidação das fraturas do arco zigomático do rato, a evolução reacional-reparativa obedeceu seqüência normal nos dois grupos; -a estimulação terapêutica com o ultra-som, acelera e intensifica todas as fases do processo no grupo tratado e; -não foram detectados efeitos secundários.

 

 

 

126

 

EFEITOS DA DEFICIÊNCIA ALIMENTAR PROTÉICA SOBRE AS GLÂNDUlAS SUBMANDIBULARES DE RATAS GRÁVIDAS, LACTANTES E PÓS-LÁCTANTES

 

N.R..Pereira &A.M.L.Ferreira

 

-Depto de Histologia -UNIV.EST. LONDRINA

 

As glândulas submandibulares de ratas experimentalmente submetidas, a partir do início da gestação, a uma deficiência alimentar protéica (8% ), foram analisadas, histológica e morfometricamente, em diferentes intervalos, desde os 15 dias de gestação e até os 39 dias do período de pós-lactação. A partir da segunda metade da lactação, os ductos granulosos apresentam-se reduzidos em número e tamanho, enquanto os ductos estriados passam a ocupar maior fração de volume. A citologia desses ductos, igualmente manifesta alterações. As células granulares escuras fazem-se progressivamente menos presentes, desde a gestação até o final do experimento, enquanto que as células granulares claras ocorrem com freqüência progressivamente maior. Na pós-lactação, algumas células passam a exibir sinais de modulação ("de retorno") para células de ductos estriados.

 

 

127

 

EFEITOS DA ALIMENTAÇÃO PROTÉICO-DEFICIENTE SOBRE O COMPARTIMENTO ACINAR DA GLÂNDULA PARÓTIDA DO RATO, DURANTE O DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL.

 

I.G.Pizza &A.C.H.Zanatta

 

Depto Histologia -UNIV.EST. LONDRINA

 

Em ratos submetidos à alimentação protéico-deficiente, o desenvolvimento pós- natal do compartimento acinar da glândula parótida foi analisado, através de métodos histológicos, histoquímicos e micrométricos. Demonstrou-se que a deficiência alimentar provou uma hipertrofia de células acinosas, tanto quanto um aumento no diâmetro acinar. Paralelamente, a atividade de síntese dessas células é afetada, com prejuízo quantitativo em proteínas e mucossubstâncias.

 

Concluiu-se, ainda, pela caracterização da síndrome, como sendo de natureza protéico-calórica.

 

 

128

 

METABOLISMO DE PROTEÍNAS NO LIGAMENTO PERIODONTAL DE INCISIVOS DE CAMUNDONGOS EM ERUPÇÃO IMPEDIDA, DESIMPEDIDA E RETARDADA PELA VIMBLASTINA. ESTUDO RADIOAUTOGRÁFICO ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DE 3H-GLICINA

 

M.L.O.Polacow, J.Merzel

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Dois grupos de camundongos tiveram seus incisivos inferiores esquerdo seccionados a cada dois dias para desimpedir a erupção. Os animais foram subdivididos num lote que recebeu 2 mg/kg de peso de vimblastina (Lilly) e outro controle, que recebeu um volume equivalente de soro fisiológico. O 1° grupo, 2h após a vimblastina, recebeu 5 µCi de 3H- glicina/g de peso. No 2° grupo, a mesma dose de 3H-glicina foi injetada 24 h após a  vimblastina. Em intervalos de tempo que variaram de 1 a 96h os animais foram sacrificados por perfusão com fixador de Karnowsky. As hemimandíbulas foram retiradas, descalcificadas, subdivididas em 2 segmentos, basal e incisal, e incluídas em Epon. Cortes de lµm de espessura da porção basal das hemimandíbulas da porção basal das hemimandíbulas foram radioautografados. A concentração de grãos de prata reduzida foi determinada no ligamento junto ao dente e junto ao osso na pré-dentina e dentina.

 

A análise preliminar dos resultados através de retas de regressão do logarítmo da concentração de grãos de prata no ligamento em função do tempo, indicou uma maior concentração de proteínas marcadas nos animais tratados tanto nos incisivos direitos como esquerdos. Na pré-dentina e dentina, análise quantitativa em faixas sucessivas abrangendo toda sua altura, também mostrou maior concentração de proteínas nos dentes dos animais tratados. A possível relação deste acúmulo de material proteico com o retardo na erupção provocados pela vimblastina é analisada.

 

 

 

129

 

EFEITOS DO ÁLCOOL ETÍLICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E ERUPÇÃO DOS INCISIVOS DE RATOS .

 

M.A.C.Salgado, S.A. Tomazela

 

-Faculdade de Odontologia de S-J. Campos- UNESP

 

A Síndrome Fetal Alcóolica, conseqüência da ingestão de álcool etílico em níveis elevados durante a gravidez, relaciona algumas malformações congênitas crânio-faciais decorrentes da interferência deste sobre o desenvolvimento normal dos tecidos e estruturas, embrionárias. Com a finalidade de observar os efeitos do álcool sobre o desenvolvimento e erupção dos incisivos foram administradas, em ratas grávidas, duas doses de álcool etílico diluídas em solução salina, por via intra-peritoneal, no7( dia do período gestacional. Ao nascimento um filhote de cada ninhada foi sacrificado a fim de confeccionar lâminas histológicas do germe dental em desenvolvimento. Nos restantes, através de exame visual, foi observada a cronologia da erupção dos incisivos superiores e inferiores.

 

Os resultados macroscópicos e microscópicos indicam que nos filhotes tratados houve um atraso no desenvolvimento e erupção dos incisivos, o que nos permite concluir que o álcool etílico administrado no período gestacional ocasional tanto no processo de diferenciação e proliferação dos tecidos dentários.

 

 

130

 

OCORRÊNCIA DE GLICOGÊNIO NOS DUCTOS DA GLÂNDULA SUBMANDIBULAR DE RATOS NORMAIS E SUBMETIDOS A DEFICIÊNCIA ALIMENTAR PROTÉICA, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL 

 

T .M.S.Salomão & N.R.A.Pereira

 

-Depto Histologia -UNIV .EST.LONDRINA

 

Procedeu-se à pesquisa histoquímica (PAS+amilase; metanamina-prata) de glicogênio nos ductos das glândulas submandibulares de ratos normo-alimentados e malnutridos (8% de proteína), do nascimento até os 60 dias de idade.

 

Concluiu-se que o glicogênio presente nos ductos estriados e excretores dos animais normais diminui com a idade sendo, essa redução, mais acentuada no período pós-desmame. Nos ductos granulosos, o glicogênio, presente desde os 35 dias, manteve-se constante até os 60 dias. A condição de deficiência alimentar protéica, por sua vez, determinou um atraso no aparecimento, tanto quanto uma redução no conteúdo do glicogênio nos ductos estriados e excretores.

 

 

 

131

 

TRANSPLANTE AUTÓGENO E HOMÓGENO DE CARTILAGEM HIALINA, SEM PERICÔNDRIO CONSERVADA EM GLICERINA, PARA O PROCESSO MALAR DO RATO. ESTUDO HISTOLÓGICO COMPARATIVO

 

J.Scarso Filho, L.T.0.Ramalho, M.F.R.Gabrielli

 

-Faculdade de Odontologia de Araraquara .-UNESP

 

Considera-se importante o estudo histológico dos transplantes tendo em vista a aceitação biológica e sua substituição por tecido ósseo. Nosso objetivo foi correlacionar as evidências morfológicas dos implantes autógenos e homógenos de cartilagem hialina sem pericôndrio mantidas em glicerina PA durante 20 dias. Os leitos cirúrgicos dos arcos zigomáticos contendo fragmentos da última costela foram removidos de 48 ratos divididos equitativamente em dois grupos: Autógeno e Homógeno nos períodos de sacrificio: 02. 07, 14, 21, 60 e 120 dias. Os fragmentos do arco zigomático foram removidos e processados para embebição em parafina, cortados e corados com H.E. e Tricrômico de Mallory. As preparações histológicas do grupo autógeno mostraram maior tendência ao

encapsulamento, substituição óssea uniforme de forma centrípeta e lenta, enquanto que do grupo homógeno, apresentaram maior desorganização no encapsulamento promovendo lacunas preenchidas por tecido conjuntivo e subseqüente deposição de matriz óssea.

 

Assim sendo os achados morfológicos sugerem que a antiguidade da glicerina inibe a reação de biocompatibilidade, entretanto não impede o organismo de reconhecer as células homógenas e, dessa maneira, ativar o mecanismo de substituição óssea.

 

 

 

132

 

 

ESTUDO HISTOLÓGICO DO REPARO APICAL EM DENTES COM RISOGÊNESE INCOMPLETA APÓS BIOPULPECTOMIA

 

LA.B. da Silva, M.R.Leonardo, L.S.Utrilla

 

Mediante a impossibilidade da obturação convencional dos canais radiculares nos dentes com rizogênese incompleta será proposta técnica para indução do fechamento apical. Foram utilizadas diferentes pastas a base de hidróxido de cálcio como "curativo expectante" e com renovações periódicas em canais radiculares de pré-molares de cães com rizogênese incompleta, as quais constituíram 4 grupos: a) Hidróxido de cálcio p.a.; b) Calen;

c) Calen + PMCC e d) Pasta L&C. Após o preparo biomecânico, os canais radiculares foram preenchidos com as pastas. A primeira troca foi realizada após 7 dias e a seguir, mensalmente durante 3 meses. Controles radiográficos mensais foram efetuados por 120 , dias, perfazendo total de 217 dias. A seguir, os cães foram sacrificados, as maxilas e mandíbulas removidas, fixadas, desmineralizadas. As peças foram reduzidas e os segmentos , dentários seccionados e incluídos em parafina. Cones com 6 um de espessura foram corados por H.E. e Tricrômico de Mallory .

 

Os resultados obtidos foram: na maioria dos canais radiculares dos grupos A, B e C houve fechamento total do ápice enquanto, no grupo D, o fechamento esteve parcial ou ausente, com deposição irregular de tecido mineralizado. No periápice ocorreu infiltrado inflamatório, sendo suave nos grupos Ao B e C enquanto no grupo D variou de moderado a intenso.

 

 

133

 

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS ORBICULARES SUPERIOR E INFERIOR DA BOCA EM INDIVÍDUOS COM OCLUSÃO CLINICAMENTE NORMAL E PORTADORES DE MALOCLUSÕES DURANTE A FALA.

 

M. Vitti &: S.C.Marchiori

 

-Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

A fim de detectar possíveis alterações no comportamento dos Músculos Orbiculares Superior e Inferior da Boca em indivíduos portadores de maloclusões, durante a fala, comparamos os eletromiogramas desses indivíduos com os eletromiogramas de indivíduos com oclusão clinicamente normal. Para o diagnóstico de oclusão, tomamos como base a classificação proposta por Angle, 1907. Os registros foram obtidos durante a emissão de vinte (20) vocábulos, balanceados foneticamente, e a análise foi estudada em um eletrorniógrafo TECA, modelo TE-4.

 

Os resultados obtidos, demonstraram: a) O Músculo Orbicular Superior da Boca apresentou variações no seu comportamento, enquanto o Músculo Orbicular Inferior apresentou-se mais ativo e mais estável durante a emissão da maioria dos vocábulos solicitados. b) indivíduos portadores de Classe III de Angle, desenvolveram considerável  hiperatividade no músculo orbicular Superior da Boca..

 

 

 

 

135

 

ANÁLISE FUNCIONAL DA OCLUSÃO DECÍDUA NA FAIXA ETÁRIA DE 03 A 5,5 ANOS

 

T .Ando, S.M.Rose, Izo M. Zani, M. N.P.Friggi, M.Mori

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

Com a intenção de analisar os aspectos funcionais apresentados pela oclusão decídua procurou-se identificar: A posição mandíbular retruida (relação central); o máximo contato adquirido (M.I.H.), e sua coincidência, ou não, com a oclusão cêntrica; os movimentos excursivos (1ado trabalho (balanceio]); Os Dentes Guias, e a morfologia apresentada. Estas informações são indispensáveis na restauração, no ajuste e na reabilitação ou reposicionamento com aparatologia. Foram seleciona das crianças na faixa etária de 3 a 5,5 anos, com presença de todos os dentes decíduos naturais, com alguns molares restaurados a amálgama e resina composta. A partir dos modelos das áreas dentais, posicionados em articulador semi-ajustável, foi abalisada a oclusão morfo-funcional.

 

Até o momento, observou-se a presença de Guia anterior incisiva no movimento protusivo, Guia canina no movimento de lateralidade, posição de relação central e, que, na posição de máxima intercuspidação pode ocorrer interferência, causada iatrogenicamente ou  por mau posicionamento dental, levando a uma disfunção do sistema estomatognático.

 

 

136

 

INFLUÊNCIA DO SELAMENTO EM MASSA DE CAVIDADES CARIOSAS COM UM CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO SOBRE OS NÍVEIS SALIVARES DE ESTREPTOCOCO DO GRUPO MUTANS.

 

L.F.C.Batistal, B.Q.Soukil, R.V.P.Azevedo2, I.Y.lto2, Z.M.Mussolinol

 

-1. Faculdade de Odontologia de Rib.Preto -USP, 2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Rib.Preto- USP

 

O selamento em massa de lesões cariosas abertas, em odontopediatria, por meio de materiais temporários, tem sido indicado durante a fase de adequação do meio bucal, não apenas pelo seu efeito cariostático, mas também, pela redução dos níveis salivares de microorganismos cariogênicos. Souki et al., Anais da VII- Reunião da SBPqO, verificaram que o selamento em massa com um cimento de óxido de zinco-eugenol reduz, temporariamente, o nível salivar de estreptococo do grupo mutans: sendo que um retomo aos níveis iniciais pode ser observado após 30 dias. O presente estudo tem como objetivo avaliar a influência do selamento em massa, com um cimento de ionômero de vidro, disponível no mercado nacional (Ceram Fill), nos níveis salivares de estreptococos do grupo mutans, devido à sua ação antibacteriana e cariostática. Amostras de saliva não estimulada foram coletadas de 10 crianças (4 a 10 anos de idade), antes e após o selamento (24 horas; 17, 12 e 30 dias), submetidas à diluição seriada e semeadas no ágar SB-20, com incubação à 37ºC, pelo método da chama de vela, por 3 dias, seguida da contagem.

 

Os resultados iniciais deste estudo indicam uma redução dos níveis salivares dos estreptococos do grupo mutans após 24 horas do selamento em massa, e uma tendência de  retomo aos níveis iniciais, após 1 semana.

 

 

 

137

 

INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO DE ERUPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA PLACA E O DESENVOLVIMENTO DE CÁRIE NA FACE OCLUSAL DOS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES

 

J.T.Carvalho, K.R.Ekstrand, A. Thylstrup .

 

Foram selecionadas para o estudo 57 crianças 6-8 anos de idade. As faces oclusais dos primeiros molares permanentes do lado direito foram examinadas em relação a: 1) estágio de erupção. 2) ocorrência e distribuição de placa e 3) ocorrência e localização de, cárie. Placa oclusal foi registrada através de dois métodos: 1) placa visível e 2) detalhado mapeamento da distribuição de placa. O registro de placa foi repetido após 48 horas sem higiene oral. Cárie dentária foi registrada após profissional remoção da placa. As arcadas superior e inferior do lado direito foram moldadas com material a base de borracha. As crianças foram divididas em 4 grupos de acordo com o estágio de erupção.

 

Os resultados mostraram um significante redução da placa facilmente identificada nos molares em oclusão quando comparados com os 3 grupos que representam molares parcialmente erupcionados. O detalhado mapeamento da placa mostrou um padrão definido, em determinados locais relacionados com a macromorfologia da face oclusal. Observou-se uma redução na freqüência de acumulação da placa espessa nos molares em oclusão. A proporção de lesões ativas nos molares em oclusão foi pequena e lesões estacionárias foram principalmente observadas nesse mesmo grupo. Isto indica que os dentes em erupção são cárie suscetíveis.

 

 

 

138

 

CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO DOS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES

 

S.Grinfeld, V .Araújo, M.lssáo

 

-Faculdade de Odontologia -USP

 

A cronologia de erupção dentária tem seu valor, quanto ao padrão de alinhamento dos dentes nas arcadas dentárias, no sentido funcional, assim como, na detecção do período pós-eruptivo do esmalte dentário. Através do conhecimento da cronologia de erupção dentária poderemos, de forma mais consciente, efetuar medidas preventivas. Como por exemplo: utilização de fluoretos, aplicação de selantes de fóssulas e fissuras oclusais, de forma interceptíva, elevando assim a atitude do dentista. Devido a de dados estatísticos sobre cronologia de erupção dos 1º molares permanentes, na Região Nordeste, e objetivando desenvolver um trabalho consciente da aplicação de método preventivos da cárie dentária nos 1º molares permanentes, que por diferentes causas, possuem alta susceptibilidade a cárie, procuramos detectar o período ideal para a utilização dos métodos, que está de uma certa forma ligado ao período de maturação pós-eruptiva do esmalte dentário. Tendo como base, a tabela de cronologia de erupção dentária de acordo com LOGAN e KRONFELD, onde verifica-se que os 1º molares permanentes erupcionam por volta dos 6 anos de idade, examinamos 1200 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 7 anos, de nível sócio-econômico baixo, matriculadas nas escolas de uma mesma região. Para a determinação dos graus de erupção, os exames foram efetuados nas escolas, sob luz natural, com auxilio do odontoscópio e abaixadores de língua descartáveis. Os graus foram determinados da seguinte forma: GRAU ZERO = dente não erupcionado, GRAU UM = erupção de até 1/3 de coroa, GRAU DOIS = erupção de até 2/3 de coroa, e GRAU TRÊS = coroa totalmente erupcionada.

 

Das l.200 crianças examinadas foi observado que a coroa clínica dos lº molares permanentes é fatalmente evidenciada na faixa etária dos 5 anos e 6 meses. A partir da coleta de dados e de acordo com a determinação dos graus de erupção, podemos sugerir o melhor período de utilização de meios preventivos na cárie dentária.

 

 

139

 

ADAPTAÇÃO DO AMÁLGAMA DE PRATA BRUNIDO ÀS PAREDES LATERAIS DA CAVIDADE SOB INFLUÊNCIA DAS TÉCNICAS DE TRITURAÇÃO E CONDENSAÇÃO

 

C.G.Guirado, S.Consani

 

O presente trabalho propôs-se verificar a adaptação do amálgama de prata brunido à superfície das paredes laterais de corpos de prova confeccionados com as ligas Velvalloy e Despersal1oy. Essas ligas foram trituradas manual e mecanicamente e condensadas manualmente com condensador tipo Hollemback nº 1 sob pressão de kgf e mecanicamente com condensador mecânico da Dabi-Atlanti S/a, em cavidades preparadas em matriz de aço inoxidável Os corpos de prova foram analisados através de um rugosímetro óptico marca JENA, e fotografados para comparação.

 

Os resultados obtidos permitiram concluir que para qualquer uma das duas ligas estudadas, tanto a trituração mecânica como a condensação mecânica melhor adaptação às paredes laterais da matriz metálica em relação às triturações e condensação manual.

 

 

 

140

 

ESTUDO DO SELANTE FLUORETADO FLUORSHIELD (DENTSPLY): I - DETERMINAÇÃO DA LIBERAÇÃO DE ÍONS FLÚOR

 

M.C.F.PIMenta, A.Pavarini, O. Társia

 

A quantidade de íons flúor liberada pela resina Fluorshield para o meio aquoso foi medida depois de 30 minutos, 2 e 24 horas, 2, 3, 4 e 5 dias de incubação. A liberação de íons flúor pela resina foi insignificante para propósitos terapêuticos, tanto em relação à concentração do íon como ao tempo de liberação. Já a liberação de íons flúor a partir da resina não polimerizada foi mais elevada, atingindo concentrações de 1400 ppm em 24 horas.

 

 

141

 

ESTUDO DO SELANTE FLUORETADO FLUORSHIELD (DENTSPLY): II-DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO ATAQUE ÁCIDO DE SUPERFÍCIES PROXIMAIS DE DENTES HUMANOS DEPOIS DA REMOÇÃO DO SELANTE.

 

M.C.F.Pimenta,A.Pavarini, O.Társia

 

A determinação da resistência da estrutura dental ao ataque ácido após a remoção do selante fluoretado foi realizada pela quantificação do cálcio, fósforo e flúor liberados após o ataque ácido lático in pH 5,0 durante 2, 3, 4,5, 6,7,8 e 10 dias de tratamento ácido. , Nos resultados experimentais não houve diferença significante entre o tratado e o controle em relação à quantidade de cálcio e fósforo liberados pelo ataque ácido.

 

Daí se pode concluir a não efetividade do produto em relação a não aumento de resistência.

 

 

142

 

UTILIZAÇÃO DE SELANTES DE FÓSSULAS E FISSURAS OCLUSAIS NO PRIMEIRO MOLAR PERMANENTE RESULTADO APÓS 12 MESES.

 

V.Santos, L.Fontes, N. Lima

 

O "alerta preventivo", particularmente da cárie dentária, positivamente vem tomando vulto no meio odontológico do Brasil, um dos campeões mundiais desta doença. A consciência do dentista está voltando-se, no sentido de respeitar mais a integridade e estruturas dos dentes, utilizando técnicas e meios de conduta preventivas, ao invés de preocupar-se apenas com o tratamento conservador. A filosofia da Técnica não Invasiva, com o emprego de selantes, ainda deixa "flashs" de dúvidas no dentista, em relação à presença ou não da cárie incipiente. Em conjunto com a utilização das aplicações tópicas de fluoretos, o aconselhamento dietético, a motivação e esclarecimento ao paciente, e o exame período, traz grande esperança, para que a atitude preventiva, como um todo, consiga sensibilizar os órgãos governamentais, através da classe odontológica, para atuar na população brasileira, de uma forma efetiva, tal qual já existe em países do 1º mundo. Sabendo-se da alta susceptibilidade dos 1ºs molares permanentes a cárie dentária, elegemos o selante de fóssulas e fissuras oclusais, meio interceptivo da cárie oclusal. Logo, além de ser uma forma preventiva da cárie oclusal, poderá impedir a formação de novos nichos de infecção. Participaram do experimento 24 crianças do sexo masculino e 35 do sexo feminino, perfazendo um total de 213 dentes selados, na faixa etária de 5 anos e seis meses a 8 anos de idade, de escolas cuja população pertence a um nível sócio econômico baixo. As crianças deveriam ter, no mínimo, 2 molares permanentes em condições de receber selante. O selante eleito foi o DELTON da JOHNSON & JOHNSON, e a técnica utilizada seguiu a especificação do fabricante. No início do experimento, foram utilizados os índices de CPOS e ceos, para o equilíbrio da amostra.

 

A retenção dos selantes aplicados nos 1ºs molares permanentes obteve os seguintes resultados: após 6 meses 82,08%, aos 12 meses 68,93%. A perda do material após o período acima citado, foi: 5,17%, 12,87% respectivamente. De acordo com o planejamento inicial do trabalho, será feito o controle de retenção e perda do material até 24 meses.

 

 

143

 

EFICÁCIA DA ASSOCIAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE FOSFATO DE CÁLCIO DIHIDRATADO (DCPD) E A SOLUÇÃO DE FLÚOR ACIDULADO (FFA) A O,5%F-, NA PREVENÇÃO DE CÁRIE

 

A.Valsecki Jr.

 

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

 

O severo problema da cárie dentária na infância e adolescência continua na grande maioria dos povos, constituindo um problema de saúde pública. Assim, foram estudados 562 escolares (6 a 10 anos) com pelo menos todos os 1ºs molares e incisivo centrais permanentes com mais de 2/3 da coroa já erupcionada. Aplicou-se um código de cárie, modificado para a superfícies dentais. A amostra foi distribuída em 4 grupos de estudo, a saber: I -aplicação de flúor-fosfato acidulado 1,23%F- ; II -aplicação de flúor -fosfato, acidulado 0,5%F- ; III -aplicação de uma solução ácido saturada com fosfato de cálcio desidratado (DCPD) e, a seguir, a solução de flúor- fosfato acidulado 0,5%F-; e IV - , controle. As aplicações das medidas foram realizadas sob a forma de um jato de spray e em dois períodos: 0 e 12 meses. A cada 12 meses os escolares eram reexaminados, aplicando-se um sistema "cego" de avaliação. Os principais resultados indicam que a medida associada (DCPD e flúor) apresentou o melhor nível de eficácia (49,1%), com uma diferença, estatisticamente significante, e um maior "ganho líquido" (453 superfícies dentais), após 24, meses de estudo.

 

Concluiu-se que a associação entre uma solução pré-condicionada do esmalte (DCPD) com uma solução fluoretada (FFA 0,50%F- ), aplicadas em spray, promove um benefício adicional e vantajoso na prevenção da incidência de novas cáries.

 

 

144

 

AÇÃO DO BIONATOR DE BALTERS E DO AEB-REMOVÍVEL NA INTERCEPÇÃO DAS MÁS OCLUSÓES DE CLASSE II, DE ANGLE

 

J.C.R.Martins, L.P.Martins, C.Chan

 

O trabalho avalia o efeito de dois aparelhos, o Bionator de Balters e o Aparelho Extra-Bucal do tipo removível, utilizados para a intercepção das más oclusões de Classe II, de Angle. Telerradiografias tomadas no início e no final da correção da má-oclusão 912 a 20 meses) foram traçadas e medidas com o cefalograma de mc amara (computadorizado) para avaliar o efeito da mecanoterapia sobre a morfologia dentofacial. Como controle foram utilizadas radiografias de indivíduos com má oclusão de classe II, em idades correspondentes às da amostra experimental, tomada no mesmo intervalo de tempo.

 

Os resultados do trabalho mostraram que os aparelhos utilizados, embora convencionalmente devessem trabalhar diferente -o Bionator estimulando o crescimento mandibular e o AEB Removível restringindo o crescimento maxilar -provocaram respostas dentofaciais semelhantes, evidenciadas pela análise de cefalométrica de mc Namara.

 

 

145

 

APARELHO GENIANO DE NOUER

 

D.F.Nouer; M.H.C.Almeida, M.B.B.A. Magnani, V.C.V.Siqueira

 

Na clínica de Odontologia infantil da F.O.P. verificou-se um elevado índice de pacientes com deglutição atípica geniana, que pode levar a acentuada maloclusão com diastemas generalizados e protrusão dos incisivos mandibulares quando não tratados precocemente. Observamos que a grade palatina não corrige este tipo de problema. Isto nos, levou a idealizar um aparelho e uma metodologia específica. O aparelho apresenta, acessórios metálicos comuns como grampo de retenção de Adams, arco vestibular de Ashley, grade impedidora posicionada paralelamente as fases linguais dos incisivos , mandibulares, e um fio guia que se estende da região posterior até o os incisivos, bilateralmente. O fio guia posiciona-se tangente e sobre a grade impedidora.

 

Após a adaptação do aparelho são ensinados exercícios mioterápicos que proporciona a correção da deglutição geniana.

 

 

146

 

INFLUÊNCIA DO USO DE APARELHO ORTODÔNTICO FIXO SOBRE OS ÍNDICES DE PLACA E DE GENGIVITE E SOBRE O METABOLISMO DA PLACA DENTARIA IN VITRO.

 

C.F.Pinheiro, C.E.Pinheiro, O.G.Silva Filho, M.I.F.Poletto.

 

-Faculdade de Odontologia de Bauru -USP, Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

Os índices de placa e de gengivite, assim como a fermentação e a síntese de polissacarídeos extracelulares insolúveis da placa dentária In Vitro foram avaliados em indivíduos portadores de aparelho ortodôntico fixo com o objetivo de elucidar se a presença do aparelho ortodôntico interfere na formação e no metabolismo da placa dentária. Participaram deste experimento 38 pacientes entre 10 e 19 anos de idade. Os índices de placa e de gengivite, a fermentação e a síntese de PEI foram feitos antes e 10 meses depois da instalação do aparelho ortodôntico.

 

Os resultados obtidos mostram que houve um aumento significante dos índices de placa e de gengivite, como também, da síntese de PEI após o uso do aparelho ortodôntico. Resultado inverso foi obtido para a fermentação da placa. Os autores aventam a possibilidade da liga metálica do aparelho ter liberado íons metálicos como Ni e o Cr, os quais podem ter  interferido no metabolismo bacteriano.

 

 

147

 

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS MATEMÁTICOS DE RISCO DE DESTRUIÇÃO PERIODONTAL A PARTIR DO AJUSTE DE CURVA OBTIDA NA PLOTAGEM CPITN x IDADE.

 

A.Campos Jr., M.F.Navarro, S.L.A.Greghi, A.Holetz, L.F.N.Ruiz

 

-Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Novos conceitos acerca da distribuição da severidade da doença periodontal na população revelam que, em dados epidemiológicos de países diversos 80% das doenças concentram-se em 20% dos indivíduos. Assim, existem grupos populacionais de risco à perda óssea, enquanto a maioria da população, apresenta uma perda média de 0,1 mm/ano.  Para identificação de grupos de risco e curva de progressão da doença periodontal, foram examinadas 5425 pessoas, a partir de 12 anos de idade, da cidade de Bauru -SP, seguindo-se critérios de escolha aleatórios e utilizando-se do índice CPITN. A análise dos dados, revelou que existe correlação entre a idade e a progressão da doença, obtendo-se uma curva por plotagem destes dados, que foi caracterizada segundo uma equação parabólica. A obtenção dos coeficientes foi feita por algoritmo de Marquardt, permitindo a identificação de limites de previsibilidade.

 

Conclui-se portanto, que é possível a caracterização de probabilidade transversal de risco d doença periodontal utilizando-se médias populacionais, definindo-se o desvio , individual em relação à curva média.

 

 

148

 

 RELAÇÃO DA MORDIDA CRUZADA POSTERIOR UNILATERAL FUNCIONAL COM POSIÇÃO CONDILAR 

 

D.M.Pinto & T Okada  -Hospital de Reabilitação de Bauru -SP

 

Existe uma preocupação em relacionar a mordida cruzada inferior funcional com alterações no posicionamento do côndilo na fossa mandibular, devido a possíveis  conseqüências para a saúde do sistema estomatognático que isto possa trazer. O objetivo desta pesquisa é justamente relacionar, através do uso de radiografias transcranianas da  ATM, a citada alteração oclusal funcional com a posição condi1ar, antes e após o descruzamento da mordida, comparando também com um grupo controle, com oclusão  normal ou ideal. A amostra foi selecionada para esta pesquisa, portanto todos possuíam mordida posterior unilateral funcional -50% do lado direito e 50% do lado esquerdo, e  foram tratados no Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva da  PROFIS/Bauru. 

 

Após a análise e medição no espaço articular nos traçados das radiografias, chegamos  a conclusão que este tipo de radiografia não consiste num método de diagnóstico auxiliar  aceitável para ver alterações condilares relacionadas com alterações oclusais desta magnitude. Esta conclusão é corroborada pela literatura.

 

 

 

 

 

 

149

 

 MÉTODO RADIOGRÁFICO SIMPLIFICAOO PARA AVALIAÇÃO DA MATURAÇÃO , ESQUELÉTICA.

 

 A.L.Ramos, O.G. da Silva Filho, J.Valladares Neto, L.L.Sampaio

 

Durante a adolescência ocorre um surto de crescimento das dimensões faciais que se mostra de importância singular para os ortodontistas, uma vez que esse crescimento é aproveitado para reduzir o tempo de tratamento ativo bem como obter respostas mais favoráveis aos recursos ortopédicos. A avaliação mais, comumente utilizada na prática para , se diagnosticar a época que ocorre este surto puberal é a idade cronológica, porém, sabemos que esta não representa um índice fiel à maturação biológica do indivíduo. Em função disto, a ortodontia conta com outro recurso que seria dado pelos índices de maturação dos ossos da mão (índice carpal).

 

Este trabalho vem divulgar uma simplificação para este tipo de avaliação, baseando-se , apenas numa radiografia "periapical" do 1º dedo, onde o aparecimento do sesamóide e as , alterações epifisárias da falange proximal guardam uma estreita correlação com o pico de crescimento nos adolescentes.

 

 

 

150

 

INFLUÊNCIA DA QUEILOPIASTIA E PALÁTOPLASTIA SOBRE A FORMA DO ARCO DENTÁRIO SUPERIOR DE ADULTOS FISSURADOS DE LÁBIO E PALATO.

 

A.L.Ramos, O,G.Silva-Filho

 

A reabilitação de fissurados de lábios e palato envolve nos primeiros meses de vida, cirurgias reparadoras que vão devolver a condição estética e anatômica para a criança. O resultado inicial destas cirurgias são muito animadoras, entretanto, ao longo do tempo, a cinta cicatricial criada causa um efeito bloqueador do desenvolvimento sagital e transversal da maxila, denotando uma forma colpsada ao arco dentário superior e uma retrusão do terço médio da face. A maioria dos adultos têm conferido à reparação do palato a principal causa destas seqüelas, contudo, trabalhos como este vêm ressaltar a tendência em se afirmar que a queiloplastia é que provoca maiores restrições. 

 

 

151

 

CORRELAÇÃO ENTRE COMPRIMENTO DA INSERÇÃO CONJUNTIVA DO EPITÉLIO JUNCIONAL, POPULAÇÃO DE FIBROBLASTOS E ÁREA DE REABSORÇÃO RADICUI.AR EM ESPÉCIMES HISTOLÓGICOS DE LESÕES  RADICULARES HORIZONTAIS TRATADAS POR TÉCNICAS DE REPOPULAÇÃO CELULAR SELETIVA

 

A.Campos Jr; E. Passanezi,. E.G.Seabra, L.C.A. Aragoenes. E.T. Lourenço Jr.

 

-Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

O tratamento por repovoamento celular seletivo é uma alternativa relativamente recente de terapia periodontal, ocorrendo uma proliferação celular advinda do ligamento periodontal, em substituição à migração epitelial comumente encontrada na cicatrização de áreas tratadas. Uma amostra de 14 dentes, em humanos, foram tratados por terapia ácida, sete dos quais com a utilização de membranas de nitrocelulose. Após 3 meses os dentes, com perdas ósseas horizontais avançadas, foram extraídos em conjunto com uma pequena , porção de tecido marginal vestibular. Foram medidos os componentes do epitélio juncional e do sulco, inserção conjuntiva, áreas de reabsorção radicular, e foi feita quantificação da população celular de fibroblastos supra-alveolar e do ligamento periodontal. Os resultados, após análise estatística, mostraram altos valores de correlação não paramétrica atingidos, na maioria  variáveis acima de 0,75. Estabeleceu-se adicionalmente, fatores de coeficientes em análise log-linear de regressão múltipla.

 

Conclui-se, portanto, que as distancias biológicas mantém uma correlação linear, mesmo em condições de cicatrização de bolsas horizontais profundas e com a presença recessões acentuadas.

 

 

 

152

 

TRATAMENTO DA LEUCOPLASIA PILOSA EM PACIENTES HIV-POSITIVOS

 

C.RCosta & L.F.Godoy -SUDS- SP 

 

A leucoplasia pilosa foi considerada um marcador de infecção pelo HIV sendo que nos últimos dois anos, tornou-se evidente que esta também pode ocorrer em indivíduos com  diferentes causas de imunossupressão não provocados pelo HIV .Os vírus Epstein-Barr e Papiloma vírus humano foram evidenciados nas lesões que ocorrem comumente na borda lateral da lingual e também na mucosa jugal e labial. As extensas, em geral, necessitam  tratamento. Assim utilizamos como agente terapêutico podofilina (uso tópico) já - amplamente utilizado em lesões cutâneos associados a HPV (vírus do papiloma humano).  Esta terapêutica envolve a destruição física de células infectadas a semelhança de outras  substâncias causticas e ácidas há utilizados neste tipo de tratamento.

 

 Casos clínicos foram avaliados e tratados com determinado número de aplicações tópicas, e concentração variáveis, sendo que o tempo de remissão e os aspectos clínicos finais demonstraram a efetividade deste tratamento. Em pacientes portadores de HIV na fase final assintomática ou Aids.

 

 

 

153

 

EFEITOS CARCINOGÊNICOS DO ÓXIDO DE NITROQUINOLINA (4-NQO) SOBRE A  MUCOSA DO PALATO E DO DORSO DA LÍNGUA DE RATOS NORMAIS E XEROSTÔMICOS

 

 C.M.Navarro & O.PAlmeida -Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

 

O desenvolvimento de carcinomas no palato de ratos normais e xerostômicos foi estudado através da aplicação de óxido de nitroquinolina (4-NQO). A xerostomia foi obtida por remoção cirúrgica das glândulas salivares maiores. No palato de todos os animais foi aplicado 4-NQO a 0,5% diluído em propilenoglicol, com auxilio de pincel. 4 vezes por semana, durante 6 meses. Após 4 a 6 meses, os animais foram anestesiados para exame clínico da mucosa do palato e da língua. Observou-se a presença de úlceras no palato de 13% dos animais normais e em 53% dos xerostômicos, e na língua em 13% dos animais normais e em 26% dos xerostômicos. Informou-se que as ulcerações correspondiam a áreas de carcinoma espinocelular .

 Os resultados indicam que a saliva tem importante papel na proteção da mucosa bucal no desenvolvimento de carcinomas provocados pelo 4-NQO.

 

 

154

 

DESENVOLVIMENfO DE METODOLOGIA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO DE PATOGIA GERAL

 

M.D.novelli, R.C.Borra, L.X.Silva -Faculdade de Odontologia -USP

 

A utilização de computadores, para o estudo morfológico de estruturas anatômicas, requer algumas modificações nas técnicas convencionais para microscopia. Sendo assim foram utilizados fígados de ratos para os experimentos de esteatose hepática por tetracloreto de carbono. O material para o estudo histológico foi cortado no máximo com 3um de espessura e supercorado pela hematoxilina, diferenciado e contra corado pela eosina, para posterior digitalização de imagens por computador. Em seguida as imagens do microscópio receberam tratamento por meio de "softwares" específicos para diferenciar, estruturas básicas como: núcleo, citoplasma, substâncias intersticiais. espaços vasculares e  gordura a serem quantificadas e submetidas a tratamento de computação gráfica.

 

Foi possível estabelecer comparações quantitativas entre os cortes histológicos de fígado de animais sacrificados após 24 horas da ingestão da droga e os sacrificados após 15 dias, bem como, simular as alterações intermediárias do processo regressivo.

 

 

 

 

155

 

ESTUDO DA PRESENÇA DE CITOQUERATINA DE ALTO E BAIXO PESO

 MOLECULAR NO REVESTIMENTO EPITELIAL DE CERATOCISTO

 

 P. V.Rados, M.Sant'Ana Filho, JJ.D.Barbachan, J.S. da Luz

 

-Faculdade de Odontologia de  Porto Alegre -UFRGS

 

Este trabalho visa estudar a presença de citoqueratina de alto e baixo peso  molecular nas células do revestimento epitelial dos ceratocistos. Foram selecionados cinco  casos diagnosticados no Laboratório de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da  UFRGS. Para a evidenciação imunohistoquímica seguiu-se a técnica "ABC" (Citoqueratina  de alto peso-KAP Citoqueratina de baixo peso-AEI/Biogenex).

 

 Os resultados observados demonstraram que as células epiteliais do revestimento dos ceratocistos apresentaram positividade para ambos tipos de citoqueratina. A positividade para a citoqueratina de baixo peso molecular foi mais forte e envolvidas células mais profundas do revestimento epitelial do que a citoqueratina de alto peso molecular.

 

 

 

156

 

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRESENÇA DE CITOQUERATINA DE ALTO E BAIXO PESO MOLECULAR EM CISTOS DENTÍGEROS E FOLÍCULOS PERICORONÁRIOS

 

P. V.Rados, M.Sant'Ana Filho, JJ.D.Barbachan, J.S. da Luz

 

-Faculdade de Odontologia de Porto Alegre -UFRGS

 

Este trabalho tem por objetivo comparar o padrão Imuno-histoquímico de folículos pericoronários de terceiros molares inclusos com o de cistos dentígeros. O padrão Imuno- histoquímico, relaciona-se especificamente a presença de citoqueratina de alto e baixo peso molecular nas células epiteliais destas duas entidades. Foram selecionados quatro casos de cistos dentígeros e oito de folículo pericoronários. O método imuno-histoquímico é do tipo " ABC" (Citoqueratina de alto peso-KAP Citoqueratina de baixo peso-AEI -Biogenex).

 

Os resultados obtidos mostram que os cistos dentígeros tem positividade para ambos tipos de citoqueratina, sendo mais intensa para AEI. Com relação aos folículos pericoronários, a positividade não é constante, mas é mais marcada para KAP.

 

 

 

157

 

ANÁLISE DE MULTIVARIÁVEIS NA COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE CPITN MÉDIO INDIVIDUAL

 

A.CamposJr, L. C. C. Veieira, M.F.L.Navarro, C.P. de Leon -Faculdade de Odontologia de Bauru -USP .

 

O índice CPITN tem sido utilizado para determinar a extensão da doença periodontal em populações diversas, inclusive no Brasil. As doenças periodontais têm sido relacionadas etiologicamente à placa bacteriana, mas fatores locais e gerais de resistência do hospedeiro têm igualmente importante papel na evolução dessas doenças, ocasionando, grupos mais susceptíveis à destruição periodontal. Em um levantamento epidemiológico em 5425 indivíduos maiores de 12 anos de idade, em Bauru, São Paulo, relacionou-se o CPITN individual médio com as seguintes condições: idade, sexo, escolaridade, classe social, atendimento odontológico prévio nos 12 anos anteriores ao estudo. O método estatístico utilizado foi de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram coeficientes de regressão entre todas as covariáveis testadas com a determinação de uma equação e erro padrão que indicam relações complexas entre os fatores, com predominância decrescente de idade, classe sócio-econômico, sexo  escolaridade e atendimento odontológico prévio.

 

 

 

158 

 

 

ANÁLISE HISTOMORFOMÉTRICA DO COMPONENTE INFLAMATÓRIO INDUZIDO  PELO IMPLANTE DE FRAGMENTOS RADICULARES NO TECIDO SUBCUTÂNEO DE  RATO

 

A.Campos Jr., S.L.A.Greghi, L.C.A Arogonés, S.L.S. de Souza, S.L.P.R de Almeida; Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

 O tratamento radicular sempre foi considerado um passo essencial na terapia periodontal, para a remoção de produtos citotóxicos que estariam impregnados profundamente na raiz. Esses conceitos têm sido questionados na literatura recente. Assim, com a finalidade de quantificar o processo inflamatório gerado pela superfície radicular  contaminada tratada com diferentes métodos, foram implantados fragmentos radiculares no  tecido subcutâneo do dorso de dez ratos machos adultos. Cada rato recebeu quatro fragmentos, um de cada dos seguintes grupos: (1) fragmentos não contaminados; (2)  fragmentos contaminados submetidos a polimento com taça de borracha e pedra pomes (3) ; fragmentos contaminados que não sofreram nenhum procedimento; (4) fragmentos  contaminados que sofreram raspagem. Após 15 dias foi feita biópsia excisional do tecido aos fragmentos. O material obtido sofreu processamento histológico convencional. A leitura dos cortes foi feita através de morfometria, em microscópio óptico, observando-se as quantidades relativas de várias estruturas celulares.

 

Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos 2 e 4,e dentro das limitações desse modelo experimental, pode-se concluir que provavelmente seja necessária a remoção de alguma quantidade de cemento para que ocorra  uma reparação, tecidual satisfatória.

 

 

 

 

 159

 

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PACIENTES TRATADOS PERIODONTALMENTE PREVENTIVA QUE PARTICIPAM OU NÃO DE UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA PREVENTIVA.

 

 M.I.Fernandes, S.Graça. N.Konkewics, R.V. Oppermann -Faculdade de Odontologia de Porto Alegre -UFRGS

 

 O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito de uma sistemática de manutenção periódica preventiva em pacientes periodontalmente tratados. Os seguintes parâmetros foram avaliados: índice de placa visível; índice de sangramento gengival; profundidade de sondagem das bolsas; sangramento à sondagem. Foram tratados 28  pacientes, destes 18 compareceram às consultas de manutenção periódica preventiva de  acordo com suas necessidades individuais por um tempo médio de 20 meses enquanto 10  pacientes estiveram ausentes não recebendo nenhum controle profissional por um período  médio de 27 meses. Os resultados mostraram que após tratamento os pacientes apresentaram saúde periodontal e este resultado pode ser mantido nos participantes do programa de manutenção. Os índices de higiene oral e gengivite ao final do estudo eram semelhantes aqueles registrados no final do tratamento, assim como profundidade de  sondagem das bolsas e sangramento à sondagem. No entanto, nos pacientes ausentes das manutenções houve um aumento em relação à presença de placa visível e gengivite. Embora estes índices ainda foram inferiores aos registrados no início do tratamento. Em relação ao sangramento a sondagem e profundidade de sondagem das bolsas foi observado um aumento em ambos sendo mais pronunciado o sangramento à sondagem.

 

Podemos concluir que pacientes participantes de uma sistemática de manutenção periódica preventiva apresentam melhores condições de saúde periodontal quando comparados com pacientes não participantes.

 

 

 

 

160

 

 AVALIAÇÃO DA REATIVIDADE DE GRANULÓCITOS NA PERIODONTITE JUVENIL

 

R.S.Gomez,J.E. da Costa, TC.M.Lorentz, AA.Garrocho, J.A.Nogueira-Machado

 

 Alterações qualitativas ou quantitativas dos granulócitos e neutrófilos tem sido, descrito em várias formas de doença periodontal inflamatória. O objetivo do nosso trabalho é o de avaliar a fagocitose de partículas opsonizadas (zimozan-C3b) por granulócitos de pacientes portadores de Periodontite Juvenil. Selecionou-se quatro pacientes portadores de  Periodontite Juvenil Generalizada (idade 18 a 20 anos) e um paciente com Periodontite Juvenil Localizada (12 anos) na Clínica de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Após a coleta de 10 ml. de sangue heparinizado, os granulócitos foram separados utilizando-se um gradiente de Ficoll-Hypaque duplo. As células foram alvadas três vezes em Hank's (HBSS) e contadas em uma câmara de  Newbauer. Para cada experimento foram usadas 5x105 células. Como controle foram também selecionados 8 indivíduos normais (periodontalmente saudáveis) e 3 pacientes com Periodontite do "adulto". Na quantificação da fagocitose utilizamos geração de quimioluminescência e capacidade de redução de um sal de tetrazolium (M'IT), conforme  descrito por Silva-Teixeira (1990)

 

 Observamos uma diminuição na liberação de radicais livres oxidantes durante a fagocitose no grupo dos pacientes com Periodontite Juvenil em relação aos controles. A possibilidade de que estes dados sejam conseqüência de uma ação inibidora modulada pela flora microbiana é uma hipótese que necessita de outros estudos para confirmação

 

 

 

 

 

 

 

 

161

 

 PROFUNDIDADE DE SONDAGEM E HIDRÓLISE DE BANA, NA MONITORIZAÇÃO DO TRATAMENTO PERIODONTAL.

 

M.F.M.GrisI1, I.Y. Ito2, A.B.Novaes2, S.L.S .Salvador2 -1. Faculdade de Odontologia de  Ribeirão Preto - USP Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP .

 

Estudo anteriores mostraram que a hidró1ise do abstrato sintético, benzoyl-arginine- naphylamide (BANA) está significantemente associado com amostras da placa subgengival  de pacientes com Periodontite de Adulto. Na presente investigação, a habilidade de placa subgengivaàl para hidrolizar BANA foi correlacionado com a profundidade de sondagem. Trezentos e nove (309) sítios doentes de 20 pacientes, foram analisados antes e depois dos  procedimentos de raspagem e alisamento radicular .Os resultados mostraram que as médias de profundidade de sondagem e resultados BANA positivo antes do tratamento foram, 4,26 + 1, 7mm e 2,38 + 1,1, respectivamente. Após o tratamento foram 3,06 + 1,4 mm e 1,28 + 0,6, respectivamente. Antes do tratamento 83,0% dos sítios monitorizados eram BANA do sítios. Três semanas após os procedimentos de raspagem e alisamento a proporção de p1aca subgengival decresceu para 20,0% .

 

 Estes resultados sugerem que a hidrólise de BANA pela placa subgengival pode ser em combinação com critérios clínicos no inicio da terapia e para monitorizar a eficiência dos procedimentos de raspagem e alisamento radicular.

 

 

 162

 

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS DEFORMIDADES DENTO FACIAIS

 

W.A. Jorge, M.M.Soares, C.L.Ferraz, R.Martins

 

 No presente trabalho, os autores analisam os aspectos cirúrgicos das deformidades dento faciais, estudando as alterações oclusais pelas compensações dentais nos arcabouços , ósseos bem como as alterações musculares e articulares, causadas pelas alterações do  sistema estomatognático que devem ser levadas em consideração e corrigidas no ato , cirúrgico em pacientes portadores de deformidades dento faciais. Os autores analisam as  principais Técnicas Cirúrgicas e a grande versatilidade possível na combinação não só das , várias Técnicas bem como do uso de cirurgias bimaxialares.

 

 

 

 

163

 

FIXAÇÃO INTERNA RÍG1DA EM FRATURAS MANDIBULARES .

 

W A. Jorge, C.L.Ferraz, M.C.Pitta

 

Fixação Interna Rígida mandibular pode ser entendida como técnicas de osteossíntese mandibular que dispensam o bloqueio Maxilo Mandibular no pós operatório imediato. O trabalho discute as vantagens e desvantagens das várias técnicas de osteossíntese mandibular com miniplacas. Suas indicações e contra indicações. Nossa experiência mostra que o tratamento realizado com fixação interna rígida possui inúmeras vantagens sob os tratamento realizados com osteossíntese a fio metálico, embora este último possua ainda indicações precisas no campo da traumatologia buco maxilo facial.

 

 

 

164

 

ANQUILOSE TEMPÔRO-MANDIBULAR: TERAPÊUTICA CIRÚRGICA

 

 W. A.Jorge, R.Martins, C. V. Salgado

 

Os autores apresentam casos de pacientes (crianças) portadoras de Anquilose Têmporo-mandibular com histórias pregressas diferentes da etiologia destes processos patológicos. Além das radiografias, foram utilizadas como exames complementares as tomografias computadorizadas e planigrafias da articulação têmporo-mandibular que foram conclusivas da alteração do espaço articular comprovando a evolução para uma anquilose da ATM. O planejamento cirúrgico foi programado em função da idade dos pacientes visto que o côndilo mandibular é um dos importantes centros de crescimento mandibular. Nos casos de indicação cirúrgica, além de ressecção do côndilo mandibular, e/ou artroplastia foi programado e realizado enxerto costo-condral tendo em vista o crescimento mandibular.

 

 

 

 

165

 

 

AVALIAÇÃO DA AÇÃO LOCAL E SISTÊMICA DO COMPLEXO OSSEÍNA.

HIDROXAPATITA SOBRE O PROCESSO DE REPARO ALVEOIAR. ESTUDO  HISTOLÓGICO EM RATOS

 

 R.Mazzonetto & J.R.de Albergaria-Barbosa

 

 Os estudos em torno da cronologia do processo de reparo a1veolar em ratos, com a mesma metodologia de análise histológica, tem sido realizados em várias instituições de  ensino superior e por vários pesquisadores. Entretanto sabemos, que este processo de reparo em feridas de extração dental pode ter sua cronologia alterada por vários fatores, incluindo os sistêmicos. Os autores fazem um estudo da influência local e sistêmica do complexo osseína-hidroxapatita, sobre a cronologia da reparação a1veolar.

 

Para a realização deste trabalho, foram utilizados 63 ratos (Rattus Norvegicus albinus, Wistar); machos, pesando em média 170 gramas e com idade de 90 dias. Os sacrifícios ocorreram as 03, 06, 09, 15, 21 e 30 dias.

 

 

 

 

166

 

ANGINA DE LUDWIG: TERAPÊUTICA E COMPLICAÇÕES

 

 M.C.Pitta, W.A.Jorge, M.M.Soares, C.V.Salgado

 

No presente trabalho, os autores, fazem uma revisão da literatura abordando aspectos da etiologia, fisiopatologia e terapêutica cirúrgica e medicamentosa da Angina de  Ludwig que, apesar dos recursos terapêuticos odontológicos, ainda é uma patologia de morbidade e mortalidade grande. Os autores fazem um relato de três casos de Angina de Ludwig tratados no Hospital Universitário com complicações pulmonares.

 

 

 

167

 

REAÇÃO DO TECIDO GENGIVAL HUMANO A DIFERENTES TIPOS DE FIOS DE  SUTURA EM CIRURGIA PERIODONTAL.

.

R.S.G.A.Rached, B.E.C.Toledo, J.E.C.Sampaio, T.Okamoto

 

O comportamento do tecido gengival frente a 4 diferentes tipos de fios de sutura utilizados em cirurgia periodontal, foi estudado em 36 pacientes, dos dois sexos e de 15 a 45anos. Os fios, disponíveis no mercado: a seda preta trançada siliconizada, o poliester verde trançado siliconizado, o perlon preto mono-multifilamento e o nylon preto monofilamento,eram de diâmetro 3-0 com 45cm de comprimento e encastoados em agulha atraumática, 3/8

de circulo, com 19,5 cm e ponta triangular. Foram realizadas suturas prévias do tipo interrompido, de forma a se obter, no ato cirúrgico, biópsias de tecido com 3,7 e 14 dias de observação e os espécimes submetidos à tramitação laboratorial de rotina com cortes de 6 micrometros de espessura, corados pela hematoxilina e eosina.

 

Os resultados revelaram que: a seda foi o material que provocou ação inflamatória mais intensa e prolongada; o poliéster e o perlon  apresentaram resultados semelhantes com ação menos intensa e de menor duração que a seda; o nylon foi o material que provocou a menor ação inflamatória com processo reparativo mais precoce

 

 

 

 

168

 

 ESTUDO DA AÇÃO DO JATO DE BICARBONATO DE SÓDIO NO TRATAMENTO DA  HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA. AVALIAÇÃO CLÍNICA E MORFOLÓGlCA.

 

 J.E.C.Sampaio, B.E.C.Toledo, S.R.P.Orrico, I.Sei Watanabe

 

Foi realizado um estudo clínico e morfológico, através da microscopia eletrônica de varredura, em 278 dentes que apresentavam diferentes graus de sensibilidade dentinária.  Aplicou-se jato de bicarbonato de sódio com intervalos de 3 dias (Grupo I) e 7 dias (Grupo ll).

 

 Conclui-se que: 1) a aplicação do jato de bicarbonato foi efetivo para diminuição da sensibilidade dentinária para os graus I e 2; 2) os dentes com grau I inicial apresentaram no  final do tratamento grau O; 3) o intervalo de aplicação de 7 dias foi mais efetivo na , eliminação da sensibilidade; 4) o jato de bicarbonato eliminou a placa bacteriana mas deixou  as superfícies rugosas, com depressões e escavações; 5) essas irregularidades foram mais  evidentes na área de transição cemento-esmalte e de furcas.

 

 

 

 169

 

IDIIG: UM NOVO ÍNDICE PARA A AVALIAÇÃO DO POTENCIAL IMUNOLÓGICO ;e GENGIVAL EM RELAÇÃO À IGA

 

M.M.C.Souza-Gugelmin1, I.Y.Ito1, G. Maia-Campos2

 

- 1 Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, 2. Faculdade de Odontologia de RIbeirão Preto - USP

 

 Este trabalho teve inicialmente como objetivo quantificar o teor de IgA, pela técnica -de imunodifusão radial simples, na saliva total de 135 crianças, na faixa etária dos 5 aos 13,  e determinar uma possível correlação entre essa dosagem e alguns parâmetros, tais como:idade, índice gengival e índice de placa. Entretanto, como nenhuma correlação pôde ser detectada, seja com os citados parâmetros, seja com o número de sítios gengivais  sangrantes, que seria o parâmetro que traduziria a severidade da inflamação gengival, notou-se que mais importante na secreção de IgA parecia ser antes a extensão da área  gengival inflamada do que a sua severidade em pontos localizados da mucosa. A partir dessa observação, percebeu-se que a correlação com o índice gengival não deveria ser feita  simplesmente com o teor de IgA. mas sim com o teor de IgA secretado por face gengival  inflamada. Surgiu então um novo índice, o índice de defesa imunológica da gengiva (IDIG), que matematicamente corresponde à relação teor de IgA/NFGI.

 

Esse índice torna possível, pela simples contagem do número de faces gengivais inflamadas (NFGI) e dosagem do teor de IgA, fornecer ao clínico importantes informações sobre o potencial de defesa imunológica local de uma criança acometida pela gengivite.

 

 

 

 

170

 

ESTUDO MORFOLÓGICO DA HIPERPLASIA GENGIVAL DILANTÍCA EM COMPARAÇÃO À GENGIVA NORMAL E GENGIVITE

 

A.C.M.Dtipp & L.C.F.Frasca

 

Um estudo quantitativo do epitélio oral e lâmina própria de gengiva marginal humana afetada pelo uso de difenil-hidantoinato de sódio foi realizado comparando-se à gengiva normal e inflamada a fim de estabelecer em microscopia óptica, as possíveis diferenças entre os três grupos analisados. Em relação ao epitélio, tanto na camada basal como na espinhosa, a análise estatística evidenciou diferenças significantes entre os três grupos nos seguintes parâmetros: relação núcleo/citoplasma; densidade de volume nuclear e citoplasmático; volume nuclear, citoplasmático e celular; número de células por mm3 e espessura do epitélio. Quanto à avaliação morfométrica das estruturas presentes na lâmina própria, a densidade de volume de fibras colágenas e substância intercelular; densidade de volume de núcleos de fibroblastos e células imigrantes; densidade de volume de vasos sanguíneos; número de fibroblastos e número de células imigrantes mostraram diferenças  significantes entre si.

 

Em base dos resultados obtidos, foi possível concluir que: 1) o epitélio da vertente oral , de gengiva marginal, sofre! um processo de hipertrofia celular nas camadas basal e espinhosa em pacientes sob medicação anticonvulsivante. Apesar do número de células por mm3 ter diminuído, a espessura do epitélio aumenta consideravelmente em relação à gengiva normal e gengivite, sendo possível ocorrer uma hiperplasia associada ao processo hipertrófico celular. 2) o tecido conjuntivo da gengiva afetada pela hidantoína apresenta um processo de hiperplasia celular(fibroblastos), acompanhado de uma diminuição das substâncias extracelulares.

 

 

 

171

 

 ESTUDO CLÍNICO DA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PACIENTES PORTADORES DE FENDAS LÁBIO-PALATINAS

 

 A.C.M.Villela & O.Crivello Jr.

 

- Faculdade de Odontologia - USP

 

A disfunção da articulação temporomandibular é um tema que, através dos anos, vem sendo continuamente estudado nos seus mais diversos aspectos, pelo fato de ser caracterizados como patologia multifatorial. A oclusão e os aspectos psicológicos são fatores essenciais na evolução dessa patologia. Nesse trabalho objetivamos analisar a presença da sintomatologia da disfunção na A. T .M. em pacientes portadores de fendas lábio-palatinas, nas suas diversas formas, visto que, esses pacientes apresentam, em diferentes graus, uma maloclusão. Foram analisados 20 pacientes do ambulatório de  P.B.M.F. do D.C.P.T.M.F. da FOUSP portadores de fendas lábio-palatinas. Através de exame clínico de rotina para o diagnóstico da disfunção da A.T .M., procuramos identificar a  presença ou não do conjunto de sinais e sintomas que revelem a ocorrência dessa patologia.

 

Nossos resultados mostram que existe uma alteração no sistema estomatognático desses pacientes, seja através da limitação dos movimentos funcionais, assim como uma musculatura mais dolorosa à palpação e a função, mas que a disfunção da A. T.M. só foi diagnosticada clinicamente nos pacientes que apresentam um stress emocional acentuado.