CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
Área do Associado
Associe-se
  NOTÍCIAS

COMUNICADO SBPqO COVID-19 (22/04/2020)

Prezado(a) associado(a),

O mundo vivencia uma experiência de crise no âmbito da saúde sem precedentes com o advento da pandemia do COVID-19, patologia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. São inegáveis os enormes impactos globais nas sociedades, economias, sistemas de saúde, ambientes de trabalho, assim como projetos profissionais, acadêmicos e pessoais. Devido ao cenário de incertezas e inseguranças que estamos vivendo, a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica por vezes recebe mensagens da comunidade científica com diversas questões e dúvidas relacionadas à nossa 37ª Reunião Anual programada para o período de 9 a 12 de setembro de 2020. O presente comunicado vem esclarecer tais questionamentos com vistas a divulgar entre nossos associados como a diretoria da SBPqO está direcionando suas ações durante este momento de crise.

A SBPqO formou um Comitê de Gerenciamento de Crise, constituído por membros dos conselhos Diretor e Consultor. Este Comitê vem se reunindo semanalmente e está responsável por realizar diversas análises detalhadas, criteriosas e aprofundadas considerando todos os elementos pertinentes especificamente à nossa Reunião Anual, aos dados governamentais relacionados a pandemia COVID-19 e à literatura complementar nacional e internacional referente ao tema.

Fundamentada nas análises realizadas até o presente momento, a Diretoria da SBPqO, com o apoio de seu Conselho Consultor, entende que nossa Reunião Anual deve ser mantida para a data planejada. A análise considera o período previsto de quarentena e de isolamento social, a possibilidade de deslocamento e de mobilidade pessoal no mês de setembro, e os efeitos que a crise pode acarretar à nossa comunidade até a data do evento. 

Ainda que alguns eventos internacionais de outras sociedades acadêmicas e de pesquisa, que seriam realizados no segundo semestre de 2020, tenham sido cancelados, muitos ainda estão com sua programação prévia mantida, como exemplo citamos a Reunião Anual da Divisão Pan-Européia da IADR, que ocorrerá em Marseille (França) de 10 a 12 de setembro de 2020 (https://per-iadr2020.com/?p=home). Sendo assim, acreditamos que não há, até o presente momento, dados concretos que suportem a decisão por um cancelamento de um evento em âmbito nacional como a Reunião Anual da SBPqO que ocorrerá no segundo semestre do ano vigente.

A SBPqO está atenta e alerta a todos os desdobramentos da crise que estamos vivendo, e tem adotado ações necessárias para mitigar possíveis prejuízos aos nossos associados. Como exemplo, enfatizamos que, excepcionalmente nesse ano, a Sociedade optou pela não obrigatoriedade do pagamento da anuidade para realização da submissão resumos. Esta taxa associativa será paga, em conjunto com a taxa de inscrição ao nosso evento, somente após a divulgação da lista de resumos selecionados para apresentação no evento, caso o associado tenha interes se em participar da reunião. Além disso, atendendo a demandas da nossa comunidade acadêmica, a Sociedade deliberou pela prorrogação de prazo para submissão dos resumos para o dia 15 de maio

A SBPqO entende que o cenário de insegurança em que estamos todos inseridos pode suscitar dúvidas sobre a participação dos seus associados na Reunião Anual. Desta forma, é importante que as políticas de cancelamento dos valores pagos sejam divulgadas com transparência e clareza para todos os interessados (link para política devolução).

De tal modo, gostaríamos de reafirmar que, suportados por todas as análises realizadas, exaustivamente avaliadas e consideradas até o presente momento, nossa Reunião Anual permanecerá prevista para a data planejada e seguirá estritamente todas as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, objetivando sempre a adoção de medidas que proporcione o bem estar e proteção da saúde de todos os participantes.

Esperamos que esta situação se normalize brevemente e que todos fiquem bem e com saúde. 


Cordialmente,
Diretoria da SBPqO
www.sbpqo.org.br


 
 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO