9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP

9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2026

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2769 Resumo encontrados. Mostrando de 1521 a 1530


PNb0288 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Efeito in vitro dos métodos de limpeza na remoção de manchas em resina impressa para base de prótese com caracterização extrínseca
Ana Larisse Carneiro Pereira, Luiz Felipe Fernandes Gonçalves, Palloma Christine Queiroga Gomes da Costa, Matheus Harllen Gonçalves Veríssimo, Boniek Castillo Dutra Borges, Patrick Wesley Marques de Boa, Burak Yilmaz, André Ulisses Dantas Batista
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi investigar o efeito de métodos de limpeza na remoção de manchas em resinas impressas para bases de prótese com caracterização extrínseca. Espécimes (8,0 × 8,0 × 3,0 mm) foram fabricados a partir de 2 tipos de resina (n = 160): termopolimerizável, intrinsecamente caracterizada (HT-STG), e impressa, extrinsecamente caracterizada (3D-P). Estes (n = 40) foram imersos em 4 soluções pigmentantes (café, chá, vinho e fumo) por 7 dias e, em seguida, submetidos à remoção de manchas por 14 dias, utilizando métodos químicos (n = 10) (Corega Tabs®, Efferdent® e BM4 NOVA Power 22%®) ou mecânico (Polident®). As análises foram realizadas em três momentos (baseline, pigmentação e protocolo de limpeza) para avaliar a rugosidade superficial (Ra), dureza Vickers (VHN), sorção e solubilidade (µg/mm³), composição química, cor (CIEDE2000), análise microbiológica (UFC) e microscopia eletrônica de varredura. Os dados foram analisados por meio de ANOVA de quatro e três vias com teste post hoc de Tukey (α = 0,05). Rugosidade superficial, dureza e cor foram influenciadas pela interação entre tipo de resina, protocolo de limpeza, solução pigmentante e tempo (p < 0,05). Efferdent® promoveu melhor lisura superficial. Sorção e solubilidade permaneceram estáveis, com pequenas alterações na composição química. HT-STG apresentou maior alteração de cor, enquanto 3D-P maior estabilidade óptica. O agente clareador promoveu maior estabilidade de cor. A formação de biofilme variou conforme a combinação entre solução pigmentante, protocolo de limpeza e tipo de resina.

Conclui-se que a combinação entre resina, protocolo de limpeza, pigmento e tempo influencia na manutenção das propriedades superficiais, ópticas e microbiológicas.

PNb0334 - Painel Efetivo
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Análise Bibliométrica das Tendências de Pesquisa e da Produção Científica na Special Care in Dentistry (2021-2025)
Fernanda Miori Pascon, Ranam Moreira Reis, Juliana Cama Ramacciato, Marcelo Sperandio, Tatiane Marega
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Special Care in Dentistry tem ganhado relevância diante da crescente demanda por cuidado equitativo a pacientes com necessidades complexas, mas sua produção científica apresenta expansão heterogênea e possivelmente fragmentada. Nesse contexto, a análise bibliométrica permite mapear tendências, identificar lacunas e orientar o desenvolvimento científico estratégico. Este estudo realizou uma análise bibliométrica das publicações da revista (2021-2025), avaliando produção científica, citações, países, instituições, padrões temáticos e de colaboração. A busca foi realizada na Scopus (abril/2026) com os descritores SRCTITLE (Special Care in Dentistry) AND PUBYEAR > 2020 AND PUBYEAR < 2026 AND LIMIT-TO (DOCTYPE, "ar"), resultando em 481 artigos, analisados no VOSviewer e Bibliometrix. A produção manteve-se estável entre 2021 e 2023, aumentou em 2024 e reduziu em 2025. O Brasil liderou em publicações (123; 25,6%), seguido por Estados Unidos (77; 16%) e Índia (53; 11%). Considerando o autor correspondente, o Brasil foi o mais influente (n=380), seguido por Estados Unidos (n=197) e Índia (n=148). A Universidade de São Paulo destacou-se entre as instituições (n=47). As análises temáticas indicaram oral health e dental procedures como temas centrais, com clusters relacionados à qualidade de vida, cárie e deficiência intelectual. Tópicos de nicho incluíram fluoride varnish e topical agents, enquanto case report e diagnostic imaging indicaram predominância de estudos clínicos/observacionais. Houve baixa colaboração entre autores, com os Estados Unidos como principal hub.

A produção cresceu, com destaque para o Brasil, porém com limitada colaboração internacional, e tendência à interdisciplinaridade centrada no paciente.

PNb0345 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

DESIGUALDADES TERRITORIAIS NA MATURIDADE DIGITAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: EVIDÊNCIAS NACIONAIS DO CENSO UBS 2024
Márcia Maria Pereira Rendeiro, Renata Rocha Jorge, Beatriz Cristina de Freitas
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A transformação digital tornou-se estratégica para qualificação dos sistemas de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), onde pode ampliar acesso, fortalecer a coordenação do cuidado e qualificar processos assistenciais. Objetivou-se analisar a maturidade digital da APS brasileira e identificar padrões estruturais entre Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estudo ecológico transversal com dados secundários do Censo Nacional das UBS 2024, contemplando 44.938 unidades. Foi construído o Índice de Maturidade Digital da APS (IMD-APS), composto por conectividade, equipamentos, prontuário eletrônico, teleconsulta, teleregulação, compartilhamento eletrônico de informações e comunicação digital em rede. Aplicaram-se análise de componentes principais, clusters e análise espacial por Unidade Federativa. O IMD-APS apresentou média nacional de 56,8 pontos. Sul (68,4) e Sudeste (64,7) registraram maiores escores, enquanto Nordeste (49,6) e Norte (44,2), os menores. Observou-se maior disseminação de recursos básicos, como internet e prontuário eletrônico, em comparação a dimensões avançadas, como interoperabilidade e telessaúde integrada. Identificaram-se quatro perfis: avançada, intermediária, parcial e vulnerável.

Conclui-se que a digitalização da APS avançou, porém de forma desigual, exigindo políticas territorialmente sensíveis com foco em infraestrutura, qualificação profissional, interoperabilidade e equidade. O padrão espacial confirmou melhores resultados no Sul e Sudeste.

PNb0353 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Análise de indicadores em saúde bucal para subsidiar a estruturação do serviço de endodontia em Igarapé-MG
Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, João Ângelo Rodrigues Neto, Gustavo Correia Basto da Silva, Andreia Maria Araujo Drummond
Odontologia Social e Preventivsa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi diagnosticar a situação de saúde bucal em Igarapé-MG, por meio da avaliação de seis indicadores em âmbito da Atenção Primária à Saúde relacionados a dor dentária, atendimento de urgência, exodontias e abscesso dento alveolar. Foi delineado um estudo epidemiológico observacional do tipo ecológico, a partir da utilização de uma série temporal entre 2021-2024. As bases de dados utilizadas foram o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica e o sistema próprio municipal de gestão de dados. Foram realizadas análises com filtro temporal quadrimestral e mensal. Foram feitas análises descritivas com a construção das médias móveis com período de 3 meses. A análise inferencial buscou identificar tendências temporais por meio do teste Tau de Kendall. Dos seis indicadores avaliados, quatro deles apresentaram tendência mensal crescente significativa (p < 0,001): proporção de atendimentos odontológicos de urgência na demanda espontânea; taxa de atendimentos odontológicos de urgência por população total cadastrada; taxa de atendimento odontológico por dor de dente e taxa de atendimento odontológico por abscesso dento alveolar. A análise dos indicadores em nível de UBS revelou algumas diferenças na distribuição ao longo das 09 unidades em análise, com concentração da dor dentária e urgência em uma UBS específica e ainda revelou uma discrepância do lançamento dos dados de exodontias no SISAB em relação a produção real das unidades.

Há evidências de uma crescente demanda por atendimentos de urgência e de dor dentária no município com algumas disparidades nas diferentes unidades de saúde, indicando que a estruturação do serviço de especialidade possa auxiliar na resolutividade da rede de saúde bucal do município.

(Apoio: FAPs - FAPEMIG RED  N° 00204-23)
PNb0355 - Painel Efetivo
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Edentulismo em idosos brasileiros - Análise a partir de dados do SBBrasil
Sinval Adalberto Rodrigues-Junior, Fabiélli Fonseca, Isabella Gobbi Rotoli, Luciara Dalcin da Rosa
PPGCS UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O edentulismo é um dos problemas de saúde bucal associado a pessoas idosas no Brasil. O objetivo desse estudo foi avaliar os fatores associados ao edentulismo nos idosos brasileiros. Os dados foram obtidos a partir do levantamento de saúde bucal SBBrasil 2023 e organizados de modo a considerar apenas a faixa etária entre 65 e 74 anos (idosos). Edentulismo (Edêntulo/Dentado) foi a variável dependente na análise de regressão logística bivariada, e as variáveis independentes que apresentaram p-valor <0,20 foram incluídas no modelo multivariado. A análise multivariada hierarquizada foi construída com três blocos hierárquicos: variáveis demográficas, socioeconômicas e do indivíduo. Os resultados foram expressos como odds ratios (OR) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). As análises foram realizadas no Jamovi, com nível de significância de 5%. Um total de 9.018 indivíduos foram incluídos. O modelo final explicou 7,8% da variabilidade total. Ser do nordeste, centro-oeste e sul foi fator de proteção comparado com o norte, assim como ser das capitais (p<0,05). O aumento do número de pessoas por domicílio, não ter telefone fixo e internet aumentaram significativamente a chance de edentulismo (p<0,05). Da mesma forma, o aumento da idade e ser do sexo feminino (p<0,05). Foi observado um efeito de gradiente entre escolaridade e a chance de ser edêntulo (p<0,05), com idosos que não estudaram tendo um OR=4,5 (IC95% 3,5-5,8) de edentulismo comparado com os com ensino superior.

O edentulismo está associado a variáveis demográficas, socioeconômicas e individuais. Sua discussão requer que as dimensões analisadas sejam consideradas.

PNb0357 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Integração entre Centros de Especialidades Odontológicas e Atenção Primária à Saúde: papel do apoio matricial e comunicação assistencial
Gustavo Correia Basto da Silva, Milena Eduarda Silva Sérvolo, Thiago Caldeira Diniz, Waleska Fernanda Souto Nóbrega, Daniele Lopes Leal, Rafaela da Silveira Pinto, Najara Barbosa da Rocha, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo analisou a associação entre arranjos institucionais do apoio matricial, mecanismos de comunicação assistencial e o nível de integração entre Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Trata-se de estudo transversal com dados secundários do PMAQ-CEO coletados em 2018. A variável dependente foi o nível de integração CEO-APS, mensurado por um escore composto e categorizado em tercis. As variáveis explicativas incluíram arranjos do apoio matricial, comunicação assistencial e unidades da federação. Realizou-se regressão logística ordinal, adotando nível de significância de 5%. Entre 903 CEO, observou-se predominância de alto nível de integração (51,3%). Na análise ajustada, a comunicação assistencial CEO-APS associou-se a maiores níveis de integração CEO-APS (OR=5,75; IC95%: 2,18-15,16), seguida pelo arranjo de apoio matricial com atuação conjunta de apoiador institucional e coordenação de saúde bucal (OR=4,59; IC95%: 1,95-10,79). Também se associaram a comunicação CEO-hospital (OR=1,85; IC95%: 1,19-2,89) e a existência de registro institucional de contatos da APS no CEO (OR=2,17; IC95%: 1,37-3,43).

Os achados indicam que a integração entre CEO e APS está associada a dispositivos organizacionais, especialmente à comunicação assistencial e a arranjos estruturados de apoio matricial, evidenciando seu papel no fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal no SUS.

PNb0359 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Bullying por orientação sexual: associações com tabagismo e saúde bucal em adolescentes - Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (2015 e 2019)
Heitor Bernardes Pereira Delfino, Phelipe Elias da Silva, Valeska Lacerda Domingos Garcia, Bruno Monteiro Silva, Euvesley Silva, Roberto Francisco Moura Gomes Santos, Catarina Machado Azeredo, Álex Moreira Herval
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi investigar a associação entre diferentes tipos de bullying e tabagismo, comportamentos e desfechos de saúde bucal em adolescentes brasileiros. Este estudo transversal analisou dados de 259.022 adolescentes participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) brasileira (2015 e 2019). Foram realizadas análises descritivas ponderadas, e as diferenças entre grupos foram avaliadas por testes F ajustados ao desenho amostral complexo. As associações foram estimadas por regressão de Poisson com variância robusta, com cálculo das razões de prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95%, com ajuste para variáveis sociodemográficas. Interações por sexo e ano da pesquisa também foram avaliadas. Adolescentes expostos ao bullying por orientação sexual apresentaram maior prevalência de experimentação de cigarros, escovação dentária insuficiente (<2 vezes/dia) e dor dentária nos últimos 12 meses, em comparação aos não expostos. Após os ajustes, o bullying por outros motivos e o relacionado à orientação sexual permaneceram associados ao tabagismo atual (RP: 1,12 e 1,55, respectivamente), à experimentação de cigarros (RP: 1,20 e 1,99), à baixa frequência de escovação dentária (RP: 1,36 e 1,77) e à dor dentária (RP: 1,42 e 1,60). Observou-se interação por sexo para experimentação de cigarros, com associações mais fortes entre meninas. As análises por ano indicaram aumento na prevalência de tabagismo e experimentação de cigarros entre adolescentes expostos ao bullying por orientação sexual.

Conclui-se que esse tipo de bullying foi associado a maior prevalência de tabagismo, escovação dentária insuficiente e dor de dente em adolescentes.

(Apoio: CNPq  N° 406840/2022-9 (INCT Saúde Oral e Odontologia)  |  CNPq  N° 313491/2021-6 (PQ)  |  FAPEMIG/UFU  N° 16/2025)
PNb0366 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Perfil de saúde bucal de crianças e adolescentes de uma Organização Não Governamental do distrito de Bateias, Campo Largo, PR, Brasil
Marilisa Carneiro Leão Gabardo, Amanda Charneski, Gabriela Vitória Dolato Rodrigues, Leonardo Alves Rufato, Renatha Cristiane Nogueira Peres, Joao Armando Brancher, Mariana Perotta, Bianca Lopes Cavalcante-leão
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a prevalência de Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI), Hipomineralização de Molar Decíduo (HMD), cárie dentária e Índice de Placa Visível (IPV) em crianças e adolescentes de uma Organização Não Governamental (ONG) no distrito de Bateias, Campo Largo, PR, Brasil. Tratou-se de um estudo transversal, com coleta de dados por meio de questionário e realização de exame clínico por cirurgião-dentista calibrado, com auxílio de luz alógena, em local preparado para a realização do exame. Para prevalência de cárie dentária foram utilizados os índices de ceo-d e CPO-D, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde. A HMI e a HMD foram avaliadas segundo critérios da Academia Europeia de Odontopediatria e a classificação foi realizada conforme critério de Ghanim. A prevalência de HMI foi avaliada nas crianças e adolescentes que tinham todos os primeiros molares permanentes totalmente irrompidos, enquanto a HMD foi avaliada nas crianças que tinham os segundos molares decíduos. Para o IPV foi utilizado o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A amostra final foi de 33 participantes (6 e 13 anos de idade), sendo 21 (63,6%). A média de CPO-D foi de 3,21. Em 7 crianças o CPO-D foi zero. A prevalência de HMI foi de 33,3% (n=11) e a de HMD foi de 6,1% (n=2). Em relação ao IHOS, 27 (81,8%) crianças e adolescentes apresentaram higiene regular, 6 (18,2%) higiene boa e nenhum participante apresentou higiene ruim. A maioria das crianças e adolescentes, 27 (81,8%), realizavam a própria higiene bucal.

As crianças e adolescentes avaliados apresentaram prevalência relevante de HMI e experiência de cárie moderada, apesar da higiene bucal regular. Reforça-se a importância de ações educativas e preventivas no contexto da ONG.

PNb0373 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Da juventude à vida adulta: Trajetória da experiência de cárie ao longo de 20 anos na população brasileira
Fábio Carneiro Martins, Lilian Milazzo, Gilberto Alfredo Pucca Junior , Cristine Miron Stefani, Adriano de Almeida de Lima, Emília Carvalho Leitão Biato, Erica Torres de Almeida Piovesan, Leandro Augusto Hilgert
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Analisar a experiência de cárie dentária ao longo de 20 anos em uma coorte etária da população brasileira. Métodos: Estudo observacional, analítico e comparativo, com dados secundários dos inquéritos nacionais SB Brasil 2003 e SB Brasil 2023, ambos com amostras representativas da população brasileira. Foram analisadas as variáveis número médio de dentes hígidos, cariados, restaurados, perdidos e índice CPOD em dois grupos independentes: G1 - jovens de 15-19 anos (SB Brasil 2003) e G2 - adultos de 35-44 (SB Brasil 2023). Embora sejam grupos independentes, a comparação entre essas faixas etárias permite inferir mudanças populacionais ao longo de cerca de 20 anos sob a perspectiva do curso de vida, ainda que não se trate de acompanhamento longitudinal dos mesmos indivíduos. As comparações entre os grupos foram realizadas pelo teste t de Welch, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se redução na média de dentes hígidos (22,32 para 18,95) e cariados (3,18 para 1,95). Em contrapartida, houve aumento dos dentes restaurados (1,88 para 4,76), perdidos (1,14 para 3,63) e do CPOD (6,40 para 10,34). Todas as diferenças foram estatisticamente significativas (p<0,01).

Apesar da redução de dentes cariados, houve aumento do CPOD e dos componentes P e O. Embora relevantes, muitos avanços nas últimas décadas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde, não foram suficientes para modificar o padrão de adoecimento, a progressão da doença e suas consequências, portanto, é preciso avançar em direção a um modelo de cuidado mais resolutivo. Caso contrário, persistirá o paradoxo de uma população que vive mais, porém com maior carga de doenças e piores condições de saúde ao longo da vida.

PNb0386 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco A - Azul

Preservação alveolar com e sem uso de membrana reabsorvível: análise interina de escaneamento intraoral de um ensaio randomizado
Alex Nogueira Haas, Kaylaine Gabrieli Brauwers, Alan Ballardin Garcia, João Roig Martins
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar as mudanças no rebordo vestibular de preservação alveolar (PA) com (GT) e sem (GC) membrana a partir de escaneamento intraoral. Esta análise interina de um ensaio randomizado cego em paralelo incluiu 23 pacientes de um total de 40 previstos. Foram incluídos pacientes sistêmica e periodontalmente saudáveis apresentando um dente posterior indicado para exodontia e com dentes vizinhos presentes. Exodontias minimamente traumáticas sem elevação de retalho foram conduzidas. Os dois grupos receberam enxerto ósseo de origem bovina (Bio-oss Collagen, Geistlich), no grupo controle foi inserida membrana de colágeno (Mucograft Seal, Geistlich) e no grupo teste foi realizada apenas sutura para estabilização do coágulo sem união dos bordos do alvéolo. Escaneamento intraoral foi realizado antes da exodontia (inicial), uma semana e 4 meses após. Uma linha vertical paralela ao rebordo vestibular foi traçada, e as medidas horizontais foram feitas perpendicularmente a ela 3mm apicalmente à margem gengival inicial. Do exame inicial para 1 semana, houve redução horizontal do rebordo no GC de -0,68(1,04)mm e aumento horizontal de 0,19(0,46)mm no GC (p=0,03). Do exame inicial para 4 meses, houve redução horizontal nos dois grupos sem diferença significativa (GT=-1,83; GC=-1,46; p=0,45). Modelo de regressão multivariado demonstrou que dentes inferiores apresentam maior redução horizontal do que superiores (beta=1,22; p=0,01).

A partir desta análise preliminar sem a diferenciação de mudanças ósseas e de tecido mole, pode-se concluir que não existe superioridade do uso de membrana em procedimento de PA em dentes posteriores.




.