9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP

9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2026

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNe0777 a PNe0962 ]
 175 Resumo encontrados. Mostrando de 171 a 175


PNe0910 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Setenta anos de odontologia adesiva: Análise bibliométrica e altimétrica dos artigos mais citados em odontologia adesiva
Francisco Ivison Rodrigues Limeira, Marjorie Izabella Batista Aguiar, Tuélita Marques Galdino, Alyce Ferreira Cordeiro Fernandes, Diandra Costa Arantes
Odontologia FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se identificar e analisar as principais características dos 100 artigos mais citados em odontologia adesiva, adotando uma perspectiva histórica. A busca foi realizada em 16 de julho de 2025, na base Thompson Reuters Web of Science (WoS) Core Collection. Foram extraídos os seguintes dados: título, número de citações WoS (total e nos últimos sete anos) e densidade, autoria, continente, país, instituição, ano de publicação, periódico científico, idioma, desenho do estudo, área de estudo e nível de evidência. Foram realizadas comparações em relação ao número de citações no Scopus e no Google Scholar. O software VOSviewer foi usado para gerar redes bibliométricas. A busca recuperou 55.582 artigos. Cada um dos 100 artigos selecionados possuia mais de 100 citações. Vinte e dois artigos possuiam mais de 400 citações. O artigo mais citado foi da Bélgica, de autoria de Van Meerbeek et al. (2003). Dois grupos de pesquisas proeminentes foram identificados nos EUA e na Bélgica. As décadas de 2000 e 1990 foram as mais profícuas, com 53 (17.408 citações) e 29 (8.918 citações) artigos. Os períodicos Journal of Dental Research e Dental Materials apresentaram as maiores publicações (33 e 30) e citações (10.567 e 9.830). A caracterização e a comparação de sistemas adesivos foi o tópico mais estudado (38 artigos, 12.275 citações).

Houve a predominância de estudos experimentais sobre as propriedades dos sistemas adesivos comerciais. A análise bibliométrica forneceu pistas sobre os temas, grupos de pesquisa, autores e periódicos que contribuem para a odontologia adesiva.

PNe0913 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Nova resina antimicrobiana contendo metacrilato de cobre para uso como barreira intra-orifício em endodontia
Giana da Silveira Lima, Julia Macluf Torres, Maria Eduarda Lima do Nascimento Marinho, Carla Lucia David Peña, Kamila Pagel Ramson, Hellen Monique da Motta, Fernanda Geraldo Pappen, Rafael Guerra Lund
Programa de pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo desenvolveu e caracterizou uma resina flow experimental contendo metacrilato de cobre (MCU) para uso como barreira intra-orifício, analisando propriedades antimicrobianas e físico-químicas comparadas a materiais comerciais. A hipótese testada foi que a incorporação do MCU conferiria atividade antibacteriana sem comprometer as propriedades do material. Foram avaliados: resina experimental com 16% MCU (EXP MCU), resina base (EXP) e seis materiais comerciais: cimento de ionômero de vidro modificado por resina, material temporário à base de óxido de zinco e quatro resinas compostas: convencional, flow, flow colorida e bulk-fill flow. Ensaios de difusão em ágar e contato direto modificado definiram a concentração de 16% MCU. Os materiais foram avaliados quanto à atividade antimicrobiana contra S. mutans, escoamento, grau de conversão (GC), microscopia eletrônica de varredura (MEV), resistência de união ao push-out e modo de falha. Os dados foram analisados por ANOVA e Tukey (p≤0,05). Os resultados confirmaram a hipótese, demonstrando que o EXP MCU apresentou atividade antibacteriana sem comprometer as propriedades avaliadas. O grupo EXP MCU apresentou o maior GC (75,3 ± 2,40%), sem diferença significativa em relação à resina flow colorida, além de escoamento semelhante entre as resinas flow (p=0,08). Na avaliação do push-out, os materiais resinosos apresentaram maiores valores de resistência de união (14,32 ± 3,25 a 11,14 ± 4,42 MPa), sem diferença significativa entre si, além de predominância de falhas mistas e interfaces adesivas contínuas e bem definidas em MEV.

A incorporação de MCU representa uma alternativa promissora para o desenvolvimento de novos materiais destinados ao selamento cervical em endodontia.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CAPES  N° 001  |  CAPES  N° 001)
PNe0922 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Efeito de diferentes fotoiniciadores no fotoclareamento de compósitos restauradores odontológicos
Ricardo Bruno Ventre, Rafael de Oliveira Dias, Ricardo Amore, Roberta Caroline Bruschi Alonso
Odontologia UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou o efeito de diferentes fotoiniciadores no fotoclareamento de compósitos odontológicos experimentais, comparando com compósitos comerciais e o comportamento da cor antes e após a fotoativação. Foram adquiridos quatro compósitos comerciais com diferentes fotoiniciadores e co-iniciadores (VITTRA, OPALLIS E e D e TETRIC N-Ceram. Foram formulados quatro compósitos experimentais (C1, C2, C3 e C4). Os compósitos experimentais possuem os monômeros dimetacrilatos como matriz orgânica, Bisfenol glicidil dimetacrilato e Trietileno glicol dimetacrilato, na proporção de 1:1. Foi utilizado inibidor hidroxi butil tolueno em 0,1%, carga de feldspato com tamanho médio de 2µm. Os sistemas de fotoiniciação utilizados foram: Canforoquinona - CQ, Fenilpropano diona - PPD, Óxido Bis-Acilfosfínico - BAPO, óxido mono-aquil fosfínico - MAPO ou Lucerin TPO. O co-iniciador DMAEMA, foi utilizado nos compósitos C1 e C2 na proporção de 2%. Foram confeccionados dez espécimes para cada compósito, colocados em matriz de aço inox com 10mm de diâmetro e 2mm de espessura. A fotoativação foi realizada com VALO, na potência standard por 40 segundos. A avaliação de cor dos compósitos foi realizada antes a após a fotoativação utilizando o espectofotômetro VITA Easyshade 4.0 com a escala CIELAB. Foi verificada a normalidade da distribuição dos dados de cor pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Os dados foram submetidos à análise de Variância (=0,05) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

A cor da resina é influenciada pelos fotoiniciadores. Polimerização gera alteração da cor, em dependência do fotoiniciador utilizado. As resinas são neutras nas dimensões verde e vermelha, sem variação importante com a polimerização. Resinas possuem componente amarelo sendo diretamente influenciado pela fotoativação. CQ é mais amarelo e mais intenso que BAPO e TPO. PPD é intermediário. O sistema APS apresentou a maior estabilidade de cor, sem alterações importantes. O componente amarelo é o que mais se destaca no matiz sendo mais evidente nas resinas com CQ. BAPO e TPO acarretam menor intensidade de amarelo. A CQ gera maior fotoclareamento na reação de polimerização que os demais fotoiniciadores. Os fotoiniciadores não afetam a luminosidade antes da polimerização. A polimerização reduz a luminosidade dos compósitos dependendo do tipo de matiz. Todos os grupos apresentaram variação visível da cor com a polimerização, sendo a variação mais intensa para os compósitos contendo CQ e a menor para os compósitos contendo APS.

PNe0943 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Parâmetros sistêmicos séricos e antropométricos associados à obesidade como moduladores da decisão clínica em periodontia
Cristine D'Almeida Borges, Matheus Santos Mafra Barbosa, Akyllys Lucas Ferreira da Silva, Luiz ALexandre Moura Penteado, Laís Christina Pontes Espíndola, Rafaela Andrade de Vasconcelos, Priscylla Gonçalves Correia Leite de Marcelos, Nara Santos Araujo
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou identificar e organizar parâmetros sistêmicos séricos, plasmáticos e antropométricos associados à obesidade com relevância para a modulação do risco periodontal, o planejamento do tratamento periodontal não cirúrgico e o encaminhamento multiprofissional, considerando a obesidade como condição inflamatória crônica de baixo grau com impacto direto sobre a resposta imune e o metabolismo tecidual. Realizou-se revisão narrativa conceitual com busca estruturada nas bases PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science, com descritores controlados e termos livres, incluindo estudos em humanos publicados entre 2010 e 2026, priorizando estudos com parâmetros séricos quantificáveis e dados longitudinais antes e após o tratamento, resultando em 45 artigos incluídos. A análise de menção conjunta revelou que proteína C-reativa, fator de necrose tumoral alfa e índice de massa corporal formaram o núcleo central de citação. A cobertura longitudinal variou amplamente: glicemia, índice de resistência à insulina, insulina e circunferência da cintura apresentaram os maiores índices; proteína C-reativa e hemoglobina glicada, posição intermediária; interleucina 1 beta e perfil lipídico, os menores valores. Predominaram estudos observacionais, com apenas dois ensaios clínicos randomizados entre os 45 artigos.

Parâmetros de acessibilidade rotineira, como proteína C-reativa, glicemia, hemoglobina glicada, índice de resistência à insulina e circunferência da cintura, reúnem condições para nortear a estratificação de risco e o planejamento terapêutico, sendo necessários ensaios clínicos randomizados para validação prospectiva do modelo proposto.

PNe0944 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Influência de cenários emulados de idade mínima para início do tabagismo sobre periodontite e perda dentária
Leandro Machado Oliveira, Catherine Bandiera Zaleski, Cleider Augusto Marques Rocha Júnior, Gustavo Giacomelli Nascimento, Thayná Regina Pelissari
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tabagismo é uma das principais causas de periodontite e perda dentária. Entretanto, a contribuição do início precoce do tabagismo para esses desfechos ainda permanece insuficientemente investigada. O presente estudo avaliou o efeito independente da iniciação precoce ao tabagismo sobre periodontite e perda dentária, bem como investigou se cenários emulados de aumento da idade mínima para início do tabagismo poderiam reduzir as estimativas de risco desses desfechos. Para o desfecho periodontite, foram utilizados dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) dos Estados Unidos. Para perda dentária, além do NHANES, utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. Modelos de decomposição em quatro vias foram empregados para estimar o efeito da idade de início do tabagismo independentemente da exposição cumulativa ao tabaco. Adicionalmente, cenários alternativos de idade mínima para iniciação ao tabagismo foram emulados por meio do estimador de máxima verossimilhança direcionado. Embora não tenha sido observado efeito direto da idade de início do tabagismo, verificou-se interação entre início precoce do tabagismo e exposição cumulativa ao tabaco sobre a ocorrência de periodontite e perda dentária. Os cenários emulados sugeriram ainda que impedir o início do tabagismo antes dos 16 anos poderia reduzir substancialmente o risco dessas condições bucais. Análises utilizando desfechos controle positivo e negativo indicaram baixa probabilidade de confundimento residual explicar os achados observados.

Os resultados sugerem a existência de períodos sensíveis nos quais o início do tabagismo regular aumenta substancialmente o risco de periodontite e perda dentária.




.