9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP

9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2026

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNe0777 a PNe0962 ]
 175 Resumo encontrados. Mostrando de 91 a 100


PNe0880 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Características de silicones e de resina impressa translúcidos simulando a técnica da resina injetável
Jefferson Chaves Moreira, Santiago Rossi Gonçalves, Ruth Venâncio Fernandes Dantas, Danielly Sena de Araújo, Carlos Alberto Kenji Shimokawa
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo investigou propriedades físicas de materiais que podem ser utilizados para a confecção de matrizes translúcidas na técnica da resina injetável. Foram confeccionados anteparos com os silicones Transil F, Silic One Clear, Elite Glass e com resina impressa LuxaPrint Ortho Flex em espessuras de 2 a 10 mm. A quantidade de luz transmitida pelos equipamentos Bluephase N G4 e Elipar DeepCure através dos anteparos foi analisada por espectro-radiômetro. No 2º momento, a estabilidade dimensional e o módulo compressivo do silicone que transmitiu a maior quantidade de luz e da resina impressa foram avaliados com uma Máquina de Ensaios Universal. Os resultados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey ( = 0.05). Houve redução da transmissão de luz com o aumento da espessura (p<0,05). A resina impressa apresentou maior transmissão nas maiores espessuras (p<0,05), enquanto nas menores espessuras os silicones Transil F e Elite Glass apresentaram desempenho óptico semelhante (p>0,05) ou superior (p<0,05). Ambos os materiais apresentaram estabilidade dimensional ao longo de 30 dias. O módulo compressivo do silicone de 2 mm foi semelhante aos do silicone nas espessuras de 4 e 6 mm (p>0,05). A resina impressa na espessura de 2 mm apresentou módulos compressivos semelhantes aos dos silicones (p>0,05), porém superiores nas espessuras de 4 e 6 mm (p<0,05).

A redução da espessura das matrizes translúcidas aumentou significativamente a transmissão de luz, sem prejuízo da estabilidade dimensional. Embora espessuras de 2 mm de silicone e de resina impressa tenham apresentado comportamento mecânico similar ao da espessura de 6 mm de silicone, estudos adicionais são necessários para confirmar sua aplicabilidade clínica na técnica da resina injetável.

(Apoio: CAPES)
PNe0881 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Efeito do ácido fítico e do citrato de sódio na resistência adesiva
Caroline Campos Lacaia, Rafael Pino Vitti, Waldemir Francisco Vieira Junior, Simone Gomes de Oliveira, Flávio Henrique Baggio Aguiar
Clínica Odontológica FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a influência do ácido fítico (IP6) na resistência de união resina-dentina e no padrão de fratura, sob condições imediatas e após envelhecimento, bem como o efeito do citrato de sódio (CS) a 10% como irrigante auxiliar. Após aprovação ética, terceiros molares foram seccionados para obtenção de dentina média. Os dentes (n=10) foram distribuídos aleatoriamente, considerando tratamento e envelhecimento (imediato: 24 h/37 °C; envelhecido: ciclagem termo-mecânica, 3.000 ciclos térmicos, 5-55 °C; 300.000 ciclos mecânicos, 50 N). As superfícies foram padronizadas com lixas de carbeto de silício (#600-1200) e tratadas com IP6 (50%, 15 s), seguidas de enxágue com água destilada ou CS. O Ácido Fosfórico 35% foi usado como controle. O adesivo (Single Bond Universal, 3M ESPE) foi aplicado conforme o fabricante, seguido da inserção incremental de resina (Filtek Z250 XT, 3M ESPE; 4 mm). Os espécimes foram seccionados e submetidos ao ensaio de microtração (0,5 mm/min), e o padrão de fratura classificado em adesivo, coesivo (dentina ou resina) ou misto. Os dados foram analisados por ANOVA de dois fatores, seguida de Tukey (α=0,05), e qui-quadrado para modo de falha. Observou-se efeito significativo do tratamento e do envelhecimento sobre a resistência de união. Nos grupos condicionados com IP6, verificou-se incremento dos valores após envelhecimento (29,14±14,55 para 40,90±18,00 MPa). A associação com CS resultou em menor resistência (18,39±11,34 e 19,37±9,92 MPa). O padrão de fratura acompanhou a resistência de união, com falhas adesivas nos grupos de menor desempenho e mistas nos de maior resistência.

Os dados sugerem que o envelhecimento influencia o desempenho do IP6 e que o CS não contribui para a resistência de união.

(Apoio: CAPES)
PNe0882 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

AVALIAÇÃO DA FOTOATIVAÇÃO ULTRARRAPIDA NA CIMENTAÇÃO DE PINOS DE FIBRA DE VIDRO
Adrián Martínez Nicolás, Rafaela Caroline Rodrigues, Vinicius Borges Oliveira, Giovana Mongruel Gomes, César Augusto Galvão Arrais
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar os efeitos da fotoativação ultrarrápida na resistência de união (RU) de dois cimentos resinosos duais utilizados na cimentação de pinos de fibra de vidro. Quarenta e oito pré-molares inferiores unirradiculares tiveram as coroas removidas abaixo da junção cemento-esmalte. Após tratamento endodôntico, os espécimes foram preparados para receber os pinos, previamente silanizados (Monobond N, Ivoclar Vivadent), cimentados com os cimentos autoadesivos RelyX U200 (3M ESPE) e Panavia SA Luting (Kuraray Noritake). Os cimentos foram fotoativados por 3 s (ultrarrápida) ou 20 s (convencional). Os corpos de prova (n=12) foram seccionados em seis fatias correspondentes aos diferentes terços radiculares e submetidos ao teste de push-out e à análise do padrão de fratura em microscopia óptica. Os dados de RU foram analisados por ANOVA dois fatores e teste de Tukey (α=5%). A fotoativação ultrarrápida não reduziu a RU em comparação ao protocolo convencional em nenhum terço radicular (p>0,05). Houve predomínio de falhas adesivas (≈70-90%) e baixa ocorrência de falhas coesivas (<10%). Conclui-se que a fotoativação ultrarrápida manteve a RU e o padrão de falha dos pinos cimentados, embora exija cautela no terço apical devido à possível limitação da polimerização em profundidade.

Conclui-se que a fotoativação ultrarrápida manteve a resistência de união dos pinos de fibra de vidro cimentados com cimentos resinosos duais, sem alterar o modo de falha, embora exija cautela em regiões de maior atenuação luminosa, especialmente no terço apical, devido a possíveis limitações de polimerização em profundidade.

PNe0883 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Desempenho biomecânico de molares restaurados com coroas de resina impressas em 3D com diferentes níveis de retenção do canal radicular
Ianca Daniele Oliveira de Jesus, Pablo Marcelino Kottnvitz Prado, Maryuri Del Carmen Macias Bautista, Laryssa Silva da Cunha, Hugo Lemes Carlo, Carlos José Soares
Dentística e Materiais Odontológicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito do tipo de retenção intraradicular e reconstrução do núcleo, com pinos de fibra de vidro (PFVs) ou endocrowns na taxa de sobrevivência à fadiga e resistência à fratura de molares tratados endodonticamente restaurados com coroas de resina composta impressas em 3D. Sessenta molares humanos foram aleatoriamente distribuídos em 4 grupos: PFV, reconstrução do núcleo e coroa (CcPFV); reconstrução do núcleo sem PFV e coroa (Cc); restauração endocrown (EndC); e dentes hígidos (Hígid). As amostras foram submetidas a ensaios de fadiga acelerada até à falha ou até a carga máxima de 2800 N (161 000 ciclos). As amostras sobreviventes foram então submetidas a ensaios de carga estática até à fratura. Foi aplicada análise de sobrevivência de Kaplan-Meier com teste log-rank e comparações pós hoc pareadas, seguida de comparação pareada de Wilcoxon (α = 0,05). Não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos testados em termos do número de ciclos de fadiga ou carga de fratura nas condições avaliadas. A resistência à fratura e o modo de falha não foram influenciados pela técnica restauradora. A maioria das falhas foi restrita às coroas ou à reconstrução do núcleo, sendo considerada reparável.

As técnicas de reconstrução coronária com ou sem pino e endocrown apresentaram sobrevivência à fadiga, resistência à fratura e modos de falha semelhantes. Pela simplicidade de protocolo e menor risco de dano intraradicular coroas endocrown em resina impressa apresentaram desempenho biomecânico favorável para restauração de molares tratados endodonticamente.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPEMIG RED  N° 00204-23  |  CNPq INCT Saúde Oral e Odontologia  N° 406840/2022-9/ APQ-03238-24)
PNe0885 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Capacidade de correspondência de cor e avaliação de rugosidade de resina composta simplificada
Carolina Denadae de Campos Pinto, Rayssa Ferreira Zanatta, Carlos José Soares, Murilo de Sousa Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro comparou a correspondência de cor e a rugosidade superficial de uma resina composta simplificada com resinas compostas convencionais. Foram utilizadas 36 coroas bovinas (n = 12), nas quais cavidades padronizadas (5,0 mm de diâmetro por 1,5 mm de profundidade) foram confeccionadas no centro da face vestibular e restauradas aleatoriamente com um dos materiais: resina composta micro-híbrida universal (FiltekTM Z250 XT, Solventum), resina composta nanoparticulada para estratificação (FiltekTM Z350 XT, Solventum) e resina composta nanoparticulada de cor simplificada (FiltekTM Easy Match, Solventum). O polimento foi padronizado e realizado por operador cegado. A cor foi mensurada por espectrofotômetro antes das restaurações e após 24 h, e expressa por meio do cálculo do ΔE00 (CIEDE2000), enquanto a rugosidade média (Ra) foi avaliada por rugosímetro. Os dados de cor foram comparados por meio do teste ANOVA de um fator e, os de rugosidade, por ANOVA de medidas repetidas, ambos seguidos do teste de Tukey (nível de significância de 5%). Para cor, observou-se diferença significativa entre os grupos (p < 0,0001), sendo que a resina composta Z350 apresentou maior estabilidade (ΔE00 = 1,51 ± 0,35), seguida de Easy Match (ΔE00 = 3,15 ± 1,11) e Z250 (ΔE00 = 4,28 ± 0,90). Para Ra, não houve diferença entre os materiais (p = 0,227), porém todos apresentaram valores maiores que a condição inicial.

Conclui-se que a resina composta Filtek Z350 XT apresentou melhor comportamento de cor para o desenho de cavidade proposto, enquanto todos os materiais apresentaram aumento da rugosidade após o procedimento, sem diferença significativa entre si nos valores finais.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPEMIG  N° RED-00204-23  |  CNPq  N° 406840/2022-9)
PNe0886 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Efeito do selamento dentinário pré-endodôntico na composição e microdureza da dentina coronária
Valeria Sofia Ferreira da Costa Villamayor, Gabriela Isabel Cuevas-Aquino, Maria Isabel Vanelli, Manoel Damião Sousa-neto, Joissi Ferrari Zaniboni, Aline Evangelista Souza-Gabriel
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O selamento dentinário imediato (SDI) pré-endodôntico tem sido proposto como estratégia adjuvante para preservar a dentina submetida a soluções irrigadoras. Avaliou-se, in vitro, o efeito do SDI sobre a microdureza e composição química da dentina coronária. Sessenta blocos dentinários foram distribuídos aleatoriamente em seis grupos (n = 10) de acordo com o SDI: CP (controle positivo) - dentina hígida; CN (controle negativo) - dentina exposta às soluções irrigadoras; SBU - adesivo Single Bond Universal/Solventum; SBU + RC - adesivo SBU associado à técnica resin coating; OFL - adesivo Optibond FL/Kerr; e OFL + RC - adesivo OFL associado ao resin coating. Os grupos (exceto o CP) receberam a simulação da irrigação endodôntica com NaOCl 5,25% (5 min) e EDTA 17% (3 min), com troca a cada minuto. Os fragmentos foram seccionados e polidos. A microdureza (Knoop, 25 g) foi aferida em 5 pontos a 60 µm da superfície. A composição química foi avaliada por FTIR/ATR. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (α = 0,05). A microdureza foi reduzida após a irrigação endodôntica (p < 0,001). Os grupos com SDI não diferiram do CP (p > 0,05), independentemente da técnica. O CN reduziu a banda de amida I (conteúdo orgânico) quando comparado aos demais (p < 0,0001). Alterações na amida III (organização do colágeno) foram observadas entre dentina hígida (CP) e os espécimes com SDI (p = 0,001), sendo mais intensas para o adesivo OFL. Para o fosfato, apenas o CP diferiu de CN (p = 0,018). Na relação fosfato/Amida I, houve diferença entre CP e SBU (p = 0,042).

Conclui-se que o SDI pré-endodôntico foi capaz de preservar a microdureza e reduzir a degradação de colágeno promovida pelos irrigantes, embora as alterações estruturais sejam dependentes do sistema adesivo utilizado.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PNe0887 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Efeito da Fotoativação Ultrarrápida na Dureza de Cimentos Resinosos na Cimentação de Pinos de Fibra de Vidro
Maria Fernanda Anez Santistevan, Adrián Martínez Nicolás, Vinicius Borges Oliveira, Rafaela Caroline Rodrigues, Giovana Mongruel Gomes, César Augusto Galvão Arrais
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo in vitro avaliou a influência do protocolo ultrarrápido de fotoativação na microdureza Vickers (VH) de cimentos resinosos duais empregados na cimentação de pinos de fibra de vidro (PFV). Quarenta e oito pré-molares unirradiculares foram tratados endodônticamente e tiveram a porção coronária removida. OS PFV foram silanizados (Monobond N, Ivoclar Vivadent) e cimentados utilizando cimento resinosos autoadesivos duais (RelyX U200 - Solventum ou Panavia SA Luting - Kuraray), os quais foram fotoativados por 3 s (ultrarrápido) ou 20 s (convencional). As raízes foram seccionadas em fatias correspondentes aos terços cervical, médio e apical, e a camada de cimento foi submetida à análise de HV em diferentes regiões. Os dados foram analisados por ANOVA de dois fatores e teste de Tukey (α = 0,05). A fotoativação ultrarrápida não alterou a microdureza nos terços cervical e médio (p>0,05). Entretanto, houve redução significativa dos valores sob fotoativação de 3 s no terço apical (p<0,05), com médias variando de aproximadamente 41-42 VHN, em comparação a 44-45 VHN para 20 s (p<0,05), independentemente do cimento resinoso avaliado.

Conclui-se que protocolos ultrarrápidos embora viáveis, devem ser utilizados com cautela na cimentação de PFV, considerando o potencial comprometimento da polimerização em regiões profundas do canal radicular.

PNe0888 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Efeito de agentes remineralizantes na permeabilidade do peróxido de hidrogênio e na eficácia do clareamento em esmalte com trincas
Clara Silva Carneiro, Leticia Caroline Condolo, Laryssa Mylenna Madruga Barbosa, Taynara de Souza Carneiro, Michael Willian Favoreto, Carlos Guilherme Murr, Sandra Regina Masetto Antunes , Alessandro D. Loguercio
Dentística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro teve como objetivo avaliar a influência de agentes remineralizantes na permeabilidade do peróxido de hidrogênio (PH) e na eficácia do clareamento dental em dentes com trincas em esmalte. Foram utilizados 40 pré-molares humanos, distribuídos em quatro grupos (n = 10): controle negativo (sem clareamento), dentes com trincas: controle positivo (clareamento), nano-hidroxiapatita e CPP-ACP aplicados durante 14 dias (2x ao dia por 10 min) antes do clareamento. As trincas foram caracterizadas antes e após por micro-CT e classificadas em escala de 1 a 5, conforme extensão e profundidade. A penetração do PH na câmara pulpar foi mensurada por espectrofotometria UV-Vis e a alteração de cor foi avaliada por espectrofotometria digital (VITA Easyshade). Observou-se diferença significativa na penetração do PH (p < 0,05), sendo maior no grupo controle positivo e semelhante ao grupo tratado com CPP-ACP. O grupo tratado com nano-hidroxiapatita apresentou menor penetração de PH, sem diferença estatística em relação ao controle negativo (p > 0,05). Todos os grupos submetidos ao clareamento apresentaram alteração de cor significativa, sem diferenças entre si (p > 0,05). Não foram observadas alterações na espessura do esmalte após os tratamentos (p > 0,05). A análise por micro-CT evidenciou trincas com morfologia heterogênea, sem modificações estruturais após a aplicação dos agentes ou do clareamento.

Conclui-se que a aplicação prévia de nano-hidroxiapatita reduz a permeabilidade do PH sem comprometer a eficácia clareadora, mostrando-se uma estratégia promissora para o manejo de dentes com trincas de esmalte.

(Apoio: CNPq INCT Saúde Oral e Odontologia  N° 406840/2022-9  |  CNPq  N° 304444/2025-1  |  CNPq  N° 151823/2025-1)
PNe0890 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

PREDIÇÃO DA SENSIBILIDADE PÓS-CLAREAMENTO DENTAL UTILIZANDO MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA
Diulia Pereira Bubna, Cristiano Miranda de Araujo, Thalita de Paris Matos, Giulia Bessa de Mello Antonaccio, Sheise Lany Cerdeira da Silva, Luciana Mendonça Silva, Leandro de Moura Martins, Bianca Marques de Mattos de Araujo
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi desenvolver e validar modelos de aprendizado de máquina supervisionado para prever a intensidade da dor pós-clareamento entre 1 e 24 horas após o procedimento, considerando variáveis clínicas e relacionadas ao material. Foram analisados retrospectivamente dados de 690 pacientes. As variáveis preditoras incluíram idade, sexo, modalidade de clareamento, tipo de gel, número de sessões e aplicações, tempo de aplicação, pH do gel, sensibilidade prévia, uso de agente dessensibilizante e dor basal mensurada pela Escala Numérica de 5 pontos (NRS; 0-4). O desfecho foi a intensidade da dor entre 1 e 24 horas após o procedimento, também mensurada pela NRS. Oito algoritmos de aprendizado de máquina foram treinados com divisão dos dados em 80% para treino e 20% para teste e validação cruzada de cinco dobras. O desempenho foi avaliado por MAE, MSE, RMSE e R², com IC95% obtidos por bootstrapping. Os modelos apresentaram bom desempenho na estimativa da intensidade dolorosa. No conjunto de teste, o Random Forest apresentou o melhor desempenho, com MAE de 0,86 (IC95%: 0,70-1,04), RMSE de 1,27 (IC95%: 1,05-1,51) e R² de 0,23 (IC95%: 0,05-0,39). Na validação cruzada, o Random Forest também apresentou os melhores resultados, com MAE de 0,76 (IC95%: 0,67-0,86), RMSE de 1,12 (IC95%: 1,03-1,21) e R² de 0,31 (IC95%: 0,21-0,40). Variáveis como pH do gel, tipo de agente dessensibilizante, idade, número de aplicações e sensibilidade prévia estiveram entre as mais relevantes.

Os modelos preditivos demonstraram potencial para auxiliar na identificação de pacientes com maior risco de sensibilidade pós-clareamento, contribuindo para estratégias mais individualizadas de prevenção e manejo da dor no período pós-operatório imediato.

PNe0891 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 12/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Bloco A - Azul

Análise de Vias KEGG em Genes Compartilhados na Polpa e Dentina ao Longo do Envelhecimento
Luiza Mota Lima Verde, Simone Gomes de Oliveira, Rodrigo Jardim, Flávio Henrique Baggio Aguiar
dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi identificar vias metabólicas associadas a genes comumente expressos entre indivíduos jovens (H18; n=2) e acima de 50 anos (H50; n=2) na polpa e dentina humanas. Terceiros molares hígidos foram coletados, excluindo-se dentes com cárie, restaurações ou alterações estruturais e periodontais. O RNA total foi extraído separadamente dos tecidos e submetido a sequenciamento de alto rendimento, identificando 34.141 genes na polpa e 33.516 na dentina. Após controle de qualidade, os transcritos foram quantificados por pseudoalinhamento com Kallisto (100 bootstraps) utilizando o genoma de referência GRCh38.p14. Para cada tecido, genes detectados em ambos os grupos etários foram considerados compartilhados (37 na polpa e 44 na dentina), sendo priorizados para análise aqueles com Log2FC>1. A análise funcional foi realizada por enriquecimento de vias KEGG via Enrichr. Na polpa, observou-se associação predominante com vias de sinalização intracelular e comunicação celular, incluindo FGF23, TNFRSF6B e VSNL1. Na dentina, destacaram-se vias relacionadas ao metabolismo lipídico e à biossíntese de ácidos graxos, incluindo ACOT1, ACOT4 e BBOX1.

Os resultados indicam manutenção de programas funcionais específicos entre as faixas etárias, apesar da remodelação transcricional, sugerindo continuidade funcional adaptativa nos tecidos dentários.

(Apoio: CAPES  N° 8887.198672/2018-00   |  2019/20576-0  N° FAPESP)



.