9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP

9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2026

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN-R0350 a PN-R0371 ]
 21 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN-R0350 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Avaliação das propriedades mecânicas de resina de impressão após repetidos ciclos de impressão
Gabriela de Arruda Ribeiro, Paulo Eduardo Barros de Souza Oliveira, Alia Oka al Houch, Anselmo Agostinho Simionato, Adriana Cláudia Lapria Faria Queiroz, Ricardo Faria Ribeiro, Renata Cristina Silveira Rodrigues
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de repetidos ciclos de impressão na rugosidade superficial, microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade de uma resina de impressão 3D para provisórios. Foram confeccionadas amostras de 25,0x2,0x2,0 mm para os ensaios de resistência à flexão e rugosidade superficial (n=16), 64,0 x 10,00 x 3,3 mm para o ensaio de módulo de elasticidade dinâmico (n=3) e 10,0 x 10,0 x 3,0 mm para o ensaio de microdureza (n=16). Os grupos de estudo foram resina sem exposição prévia (RS) e resina previamente exposta a múltiplos ciclos de impressão (RE). Após os ensaios, os dados foram coletados e analisados estatisticamente por meio do teste t (α=5%), uma vez que apresentaram distribuição normal. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quanto à resistência à flexão (p=0,148), módulo de elasticidade dinâmico (p=0,056) e rugosidade (p=0,239). Para microdureza, por sua vez, o grupo RE apresentou maiores valores do que o grupo RS (p<0,001).

Os resultados indicam que a reutilização da resina de impressão pode ser considerada uma estratégia para a redução do desperdício de material na confecção de próteses dentárias.

PN-R0353 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

ANÁLISE COMPARATIVA IN VITRO DA RADIOPACIDADE E RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE RESINAS BULK FILL E MONOCROMÁTICAS APÓS ESCOVAÇÃO SIMULADA
Heloísa de Almeida Ferreira, Arthur Marques Andrade, Lais Guedes Alcoforado de Carvalho, Marcus Vinícius Linhares de Oliveira, André Ulisses Dantas Batista, Mayara Abreu Pinheiro, Ana Karina Maciel de Andrade, Marcelo Augusto Oliveira de Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Resinas compostas bulk fill e monocromáticas destacam-se por inovações que buscam otimizar o desempenho clínico. Este estudo in vitro comparou a radiopacidade e a rugosidade superficial dessas resinas em relação a uma convencional, antes e após escovação simulada. Foram avaliadas Filtek One Bulk Fill, Tetric N-Ceram Bulk Fill, Vittra APS Unique, Palfique Omnichroma e Filtek Z350 XT (controle). Dez corpos de prova (5 mm × 2 mm) foram confeccionados por grupo. A rugosidade foi mensurada por perfilometria óptica 3D, e a radiopacidade por radiografias intraorais obtidas em três tempos de exposição (0,20 s, 0,32 s e 0,40 s), com análise no ImageJ. Após a avaliação inicial (T0), as amostras foram submetidas a 50.000 ciclos de escovação simulada, correspondentes a aproximadamente quatro anos, e reavaliadas (T1). Os dados foram analisados por testes não paramétricos, com nível de significância de 5%. Em T0, houve diferença significativa de rugosidade entre os materiais (p<0,05), com menores valores para as resinas monocromáticas. Após a escovação, todas as resinas, exceto Tetric N-Ceram Bulk Fill, apresentaram aumento significativo da rugosidade (p<0,05), sem diferença entre os grupos em T1 (p>0,05). Para radiopacidade, em T0, observaram-se diferenças entre materiais (p<0,001), com maiores valores para Tetric N-Ceram Bulk Fill e menores para Palfique Omnichroma. Em T1, não houve diferença significativa entre os materiais (p>0,05).

Conclui-se que as resinas monocromáticas apresentaram maior lisura superficial inicial, mas a escovação simulada reduziu as diferenças entre os materiais. A radiopacidade variou inicialmente conforme o tipo de resina e o tempo de exposição radiográfica, tornando-se semelhante após o desafio abrasivo.

PN-R0354 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Géis experimentais com pregabalina e nanohidroxiapatita para controle da hipersensibilidade dentinária
Camila de Paiva Rodrigues, Lindalva Maria de Meneses Costa Ferreira, Marina Lima Wanderley, Gabriela Monteiro Barbosa Xavier , Roseane Maria Ribeiro Costa, Cecy Martins Silva, Marina Botelho Jaime, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipersensibilidade dentinária é uma condição dolorosa associada à exposição dos túbulos dentinários, cujo manejo clínico ainda demanda de abordagens terapêuticas mais eficazes. Este estudo teve como objetivo, desenvolver e caracterizar de géis experimentais contendo pregabalina (5%) e nanohidroxiapatita (10%) para controle da hipersensibilidade dentinária. A pregabalina e a nanohidroxiapatita foram previamente caracterizadas quanto às suas propriedades físico-químicas e estruturais. Foram preparadas três formulações (gel base, gel com pregabalina e gel com nanohidroxiapatita) utilizando Pluronic como sistema de liberação. As formulações foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho (FTIR), análises termogravimétricas (TG/DTG) e calorimetria exploratória diferencial (DSC), além de avaliadas quanto à estabilidade preliminar. O FTIR confirmou a presença dos grupos funcionais característicos, sem evidência de interações químicas. A análise térmica demonstrou maior estabilidade das formulações géis em relação ao fármaco isolado, enquanto a amostra com nanohidroxiapatita apresentou elevado resíduo final, confirmando a incorporação da fase inorgânica. A ausência do pico endotérmico da pregabalina no gel sugere sua dispersão na matriz polimérica.

Todas as formulações apresentaram estabilidade físico-química satisfatória, ausência de alteração das propriedades organolépticas e pH próximo à neutralidade, indicando potencial para aplicação tópica, sendo relevante para o tratamento da hipersensibilidade dentinária.

(Apoio: CAPES)
PN-R0355 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

DESENVOLVIMENTO DE UM ADESIVO ODONTOLÓGICO BASEADO EM PONTOS POLIMÉRICOS DE CARBONO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE CLOREXIDINA
Thais Bezerra da Maceno Oliveira, Rebecca Jemima Pereira Araújo, Ana Clécia Santos de Alcântara, Shirley Maria de Nazaré Rocha Cardoso, Felipe Silva Gomes, Edilausson Moreno Carvalho, Paulo Vitor Campos Ferreira, José Roberto de Oliveira Bauer
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Desenvolver e avaliar um sistema adesivo odontológico bioativo contendo pontos poliméricos de carbono (CPDs) carregados com clorexidina (CLX), visando à liberação controlada e atividade antimicrobiana. Os CPDs foram sintetizados por método hidrotérmico, seguidos de diálise e liofilização. O híbrido CPD-CLX foi obtido com eficiência de encapsulamento determinada por UV-Vis (254 nm) e caracterizado por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e difração de raios X (DRX). O perfil de liberação de CLX foi avaliado em pH 5,5 para o pó, e sua atividade antibacteriana foi determinada contra Streptococcus mutans. Foram desenvolvidos sistemas adesivos experimentais contendo 5% e 10% de CPD ou CPD-CLX, além de um grupo controle sem partículas. As propriedades mecânicas foram avaliadas por resistência coesiva (n = 10; 1 mm/min), microdureza Knoop (n = 3) e grau de conversão por FTIR-ATR (n = 5). Os dados foram analisados por ANOVA e pós-teste de Holm-Sidak (α = 0,05). Os resultados demonstraram eficiência de encapsulamento superior a 50%, liberação sustentada dependente do pH e atividade antibacteriana (MIC = 156 µg/mL). A incorporação de 5% não comprometeu a resistência coesiva e o grau de conversão (p > 0,05), enquanto 10% reduziu esses parâmetros (p < 0,05). A microdureza foi maior no grupo controle, sem diferença entre os grupos modificados (p > 0,05). Os adesivos contendo CPD-CLX apresentaram liberação sustentada por até 28 dias.

A incorporação de CPDs carregados com CLX representa uma estratégia inovadora para sistemas adesivos com liberação controlada, potencializando a atividade antibacteriana sem comprometer propriedades mecânicas, com implicações diretas na longevidade das restaurações adesivas.

(Apoio: CAPES  N° 0001)
PN-R0357 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Scanner intraoral como ferramenta de seleção de cor: avaliação da diferença de cor de coroas
Joao Paulo de Souza Borba, Thaís Ferreira Rodrigues Mota, Paulo Henrique Martins Fernandes, Adilson Yoshio Furuse, Sérgio Kiyoshi Ishikiriama, Ana Flávia Sanches Borges
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A seleção de cor permanece um desafio na odontologia restauradora, mesmo com o avanço das tecnologias digitais. Este estudo avaliou a efetividade do uso exclusivo do scanner intraoral na obtenção de coroas com correspondência cromática clinicamente aceitável. Foram analisadas 102 coroas posteriores confeccionadas em dissilicato de lítio ou silicato de lítio reforçado por zircônia, produzidas a partir de modelos digitais obtidos com o scanner, sem envio de fotografias ou informações adicionais ao laboratório. A cor foi selecionada pela ferramenta de cor do software de aquisição de imagem utilizando a escala VITA Classical. Após cimentação das coroas, a correspondência de cor foi avaliada por espectrofotometria (VITA Easyshade Advance 4.0), com cálculo do ΔE00. Adicionalmente, a percepção estética foi avaliada por profissionais e pacientes por meio de escala ordinal. Os resultados demonstraram que os valores de ΔE00 excederam os limites de aceitabilidade na maioria dos casos. Os valores médios observados foram de 7,44±3,38 para os parâmetros 1:1:1 e 5,65±2,77 para a parametrização com fator 2 para luminosidade, ambos significativamente superiores aos limiares de aceitabilidade clínica (1,87 e 1,78, respectivamente). A avaliação visual profissional corroborou a baixa correspondência cromática, enquanto os pacientes atribuíram escores mais favoráveis, com diferença estatisticamente significativa entre os grupos.

Conclui-se que o uso isolado do scanner intraoral resulta em discrepâncias cromáticas superiores aos limites clínicos aceitáveis, apesar da satisfação dos pacientes, indicando a necessidade de associação com métodos complementares para maior previsibilidade estética.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2024/16819-3)
PN-R0358 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE CELULAR DE UM EMULGEL EXPERIMENTAL CONTENDO QUITOSANA E CARAPA GUIANENSIS AUBL
Alexandra Melo Pingarilho Carneiro, Paulo Eliezer de Oliveira Moreira, Maria Sueli da Silva Kataoka, Lena Heloyse Dos Santos Guimaraes, Caio Augusto de Almeida Canelas, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo, Marcele Fonseca Passos, Cecy Martins Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a biocompatibilidade celular de um emulgel dessensibilizante contendo quitosana e Carapa Guianensis Aubl. (ECGA) para aplicação tópica em dentes clareados com peróxido de hidrogênio a 35%. Foi feito ensaio de citotoxicidade e análise da viabilidade celular (MTT). Para o cultivo celular, foi utilizado a linhagem de fibroblastos gengivais humanos estabelecida e imortalizada por hTERT (FG-hTERT). As células foram descongeladas e mantidas em frasco de cultivo de 25 cm², em meio de cultivo DMEM/F12 suplementado com 10% de soro fetal bovino, 0,1% de Anfotericina B, e 1% de Penicilina/Estreptomicina. Mantidas em estufa a 37 ºC e atmosfera úmida contendo 5% de CO2. Na análise de viabilidade celular, aplicou-se o ensaio do MTT (3-[4,5-dimethylthiazol-2-yl] -2,5-diphenyltetrazolium, Bromide - Sigma St. Louis, MO, USA), que se baseia no processo de redução deste sal, solúvel em meio aquoso e de coloração amarela, em cristais de formazan, insolúvel em água e de coloração púrpura, por meio da atividade mitocondrial das células viáveis. Os experimentos foram realizados em triplicata. Foi realizada à análise estatística dos dados adotando o nível de significância de 5%. A normalidade foi verificada por meio do teste de Shapiro-Wilk e a comparação entre os grupos pelo teste de Kruskal-Wallis. O índice de viabilidade celular não foi considerado tóxico, aprestando valores de 93% para o QUI e 98% para o AND. A análise estatística não apresentou diferença significativa entre os grupos.

O emulgel desenvolvido é um biomaterial promissor para aplicações odontológicas, com potencial para reduzir o principal efeito adverso pós-procedimento, a sensibilidade induzida pelo clareamento.

(Apoio: CAPES)
PN-R0359 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Resistência ao desgaste de resinas compostas de cor simplificada submetidas a ciclos erosivos/abrasivos
José Alejandro Castro González, Laís da Mata Almeida, Amanda Tauchen Filgueiras, Thiago Doca, Leandro Augusto Hilgert, Rayssa Ferreira Zanatta
Dentística UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou as alterações na rugosidade superficial (RS) e na perda de superfície (PS) de resinas compostas de cor simplificadas após desafios erosivos, abrasivos e combinados. Espécimes circulares (n=120, 8 mm × 2 mm) foram preparados com as resinas: Filtek Z350 XT (controle, A2, 3M ESPE), Vittra Unique (FGM), Transcend (Ultradent) e Palfique Omnichroma (Tokuyama). Após 7 dias (armazenamento a 37ºC), as amostras foram polidas e parcialmente cobertas (2 mm) para preservar uma área de referência para comparação com a superfície tratada. As amostras foram alocadas de acordo com o protocolo de ciclagem: ciclagem erosiva (ácido cítrico 1%, pH 2,6, 5 min, 10x/dia, 1 dia), ciclagem abrasiva (50.000 ciclos de abrasão) e ciclagem combinada erosiva-abrasiva. A RS foi expressa como a variação percentual entre a rugosidade (Ra) das áreas tratadas e controle, enquanto a PD foi determinada pela diferença de altura entre essas regiões; ambos os parâmetros foram medidos por microscopia confocal de varredura a laser. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA dois fatores e teste Tukey (α = 5%). O tipo de resina, a condição de ciclagem e sua interação afetaram significativamente a RS (p < 0,001). A associação dos ciclos promoveu polimento (redução de RS) e desgaste (OS) em todas as resinas, e Filtek apresentou maior resistência ao desgaste e Unique a menor.

Pode-se concluir que a degradação superficial e estrutural de compósitos de resina depende do material e do desafio, sem relação direta entre SR e SL.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° INCT Saúde Oral e Odontologia N° 406840/2022-9)
PN-R0360 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Avaliação clínica de restaurações de lesões cervicais não cariosas: técnica direta x técnica direta-indireta
Paulo Gabriel Warmling, Natália Dos Santos, Roberta Pinto Pereira, Sylvio Monteiro Junior, Renata Gondo, Bruna Bernardino Silva, Isabela Cardoso de Oliveira, Beatriz Dulcineia Mendes de Souza
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho clínico de restaurações de resina composta em lesões cervicais não cariosas (LCNCs) realizadas pelas técnicas direta ou direta-indireta, por um período de 6 meses. Foram selecionados pacientes portadores de, no mínimo, 3 LCNCs, conforme critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Foram realizadas 90 restaurações, distribuídas em três grupos: grupo D, técnica direta com resina composta convencional (Filtek Z350 XT, 3M ESPE); grupo BF, técnica direta com resina composta bulk fill (Filtek One Bulk Fill, 3M ESPE); e grupo DI, técnica direta-indireta com resina composta convencional (Filtek Z350 XT, 3M ESPE). As restaurações foram realizadas sob isolamento relativo modificado, utilizando o sistema adesivo Single Bond Universal (3M ESPE), por um único operador. As avaliações clínicas foram realizadas até 72h após o procedimento e após 6 meses, pelo método FDI, por dois examinadores previamente calibrados. Não houve diferença estatística significante entre os grupos no baseline e após 6 meses (p>0,05). No grupo D não houve alteração significativa. No grupo BF, observou-se alteração significativa no manchamento superficial (p=0,038). No grupo DI, houve alteração significativa na sensibilidade (p=0,034) e no brilho superficial (p=0,011). Apesar dessas diferenças, nenhuma restauração apresentou comprometimento clínico relevante, não sendo necessário reparo ou substituição.

Concluiu-se que as três técnicas são indicadas para LCNCs, apresentando desempenho clínico satisfatório em 6 meses.

PN-R0362 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

Análise sobre os efeitos dos géis clareadores incorporados com nano tubos de dióxido de titânio associado ou não com LED violeta
Jully Anna Cardoso Correa, Marjorie de Oliveira Gallinari, Gabriele Oliveira Amaral Franciscon, Lara Maria Bueno Esteves, Karen Milaré Seicento Aidar, Henrico Badaoui Strazzi Sahyon, Marissa Geretti Timpurim Silva, André Luiz Fraga Briso
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O clareamento dentário é um procedimento estético amplamente buscado, contudo, o uso de altas concentrações de peróxido de hidrogênio (PH) estão associadas a sensibilidade pulpar elevada. Este estudo in vitro avaliou a eficácia e segurança de géis clareadores à base de PH a 10% incorporados com nanotubos de dióxido de titânio (TiO2-nts) em diferentes concentrações (1%, 5%, 10%), associados ou não ao LED violeta. Foram utilizados 300 dentes bovinos, preparados em discos de esmalte/dentina e submetidos a pigmentação padronizada com chá preto. Os espécimes foram divididos em 10 grupos experimentais. A eficácia clareadora foi avaliada por espectrofotometria (Delta E, Delta E00, WID), enquanto a segurança foi aferida pela análise da permeação trans-amelodentinária de PH e estabilidade físico-química (pH e degradação por permanganometria). Os resultados demonstram que a incorporação de 10% de TiO2-nts potencializou a reatividade do gel, alcançando eficácia clareadora estatisticamente semelhante ao grupo controle positivo (PH 35%). Adicionalmente, esta concentração promoveu a menor difusão de peróxido para a câmara pulpar e manteve o pH do gel mais próximo à neutralidade durante o tratamento.

Conclui-se que a inclusão de 10% de nanotubos de TiO2 é uma estratégia promissora para viabilizar um clareamento eficaz com menor concentração de PH, reduzindo riscos de danos teciduais.

PN-R0363 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 10

EFEITO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS ADESIVAS NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE SISTEMAS ADESIVOS UNIVERSAIS: ESTUDO POR MICROTRAÇÃO
Larysse Milo Gontijo, Ismênia Edwirges Bernardes Marçal, Larissa Aparecida Fernandes Moreira, Saulo Samuel Gonçalves Dias, Hugo Henriques Alvim, Ricardo Reis Oliveira, Allyson Nogueira Moreira, Daniel José Braga Dutra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontologia, observam-se constantes inovações no campo da adesão. Os sistemas adesivos universais "multi mode" foram concebidos sob o conceito "all-in-one" dos sistemas autocondicionantes de um passo, incorporando versatilidade quanto à forma de aplicação e interação com o substrato dentinário. O presente trabalho avaliou, por meio do ensaio de microtração, a resistência de união à dentina humana de dois sistemas adesivos universais, Single Bond Universal e Scotchbond Universal Plus, ambos da marca comercial Solventum, comparando-os em diferentes estratégias adesivas: condicionamento ácido prévio da dentina com manutenção da dentina úmida e modo autocondicionante. Neste estudo laboratorial in vitro quantitativo, 24 dentes foram divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=6), obtendo-se no mínimo 7 palitos por dente. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA (p<0,05). Observou-se diferença estatisticamente significativa entre todos os grupos avaliados. O grupo Single Bond Universal associado ao condicionamento ácido prévio apresentou os maiores valores de resistência adesiva, enquanto o Scotchbond Universal Plus demonstrou melhor desempenho no modo autocondicionante. O grupo Scotchbond Universal Plus associado ao condicionamento ácido apresentou os menores valores de resistência de união. Os resultados demonstram que a estratégia adesiva influencia diretamente o desempenho dos sistemas universais, podendo alterar significativamente a interação com o substrato dentinário e a estabilidade da interface adesiva.

Conclui-se que diferentes adesivos universais apresentam comportamentos distintos frente às estratégias adesivas empregadas.




.