9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP

9 a 12 de Setembro de 2026 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2026

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PIf0396 a PIf0476 ]
 73 Resumo encontrados. Mostrando de 61 a 70


PIf0462 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Desenvolvimento De Um Guia Educativo Para Avaliação De Sequelas Por Trauma Dental: Relato de Experiência
Vitória Gindri Fortaleza, Maria Eduarda Casadei Motta Bellini, Bruna Dos Santos Silva, Júlio César Franco Almeida, Liliana Vicente Melo de Lucas Rezende, Fernanda Cristina Pimentel Garcia, Eliana Mitsue Takeshita

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Relatar a experiência de desenvolvimento de um e-book educativo voltado à avaliação de sequelas em dentes permanentes decorrentes de traumatismos na dentição decídua, o material foi motivado pela identificação de lacunas no ensino da traumatologia dentária. O processo de construção ocorreu de forma sequencial, envolvendo planejamento, levantamento bibliográfico em bases de dados internacionais, organização temática, elaboração textual e curadoria de imagens clínicas. A estrutura pedagógica foi orientada por princípios de aprendizagem, com organização progressiva do conteúdo e integração entre recursos visuais e textuais. A inclusão de imagens clínicas e radiográficas foi priorizada, devido a sua importância no reconhecimento de padrões morfológicos para um diagnóstico. A escolha pelo formato digital foi baseada na crescente relevância das tecnologias educacionais no ensino em saúde, que favorecem o acesso ao conteúdo e ao aprendizado. Durante a elaboração, destacaram-se desafios relacionados à padronização das imagens e à adaptação da linguagem técnico-científica para um formato acessível ao público-alvo. O conteúdo foi estruturado com base em diretrizes internacionais, garantindo alinhamento com práticas clínicas baseadas em evidências.

O e-book foi desenhado para expor conhecimento obtido durante os 15 anos de análise de dados. O guia promove o fortalecimento do raciocínio diagnóstico, permitindo que o profissional identifique se as alterações observadas na dentição permanente são decorrentes de um trauma ocorrido na infância. A estrutura do material segue as diretrizes da IADT, assegurando que a padronização das condutas esteja em conformidade com as evidências científicas atuais colhidas nesta pesquisa.

PIf0464 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Associação entre simetria de presença e de gravidade em dentes homólogos e antagonistas em pacientes com hipomineralização dentária
Lara Piê Mendonça Ventura, Fernanda de Araujo Verdant, Fernanda Mafei Felix da Silva, Aline de Almeida Neves
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudo observacional transversal objetivou identificar a apresentação clínica da hipomineralização dentária (HD), considerando os padrões simétricos de presença e gravidade das lesões. A amostra foi composta por 79 indivíduos, com idades entre 7 e 17 anos, diagnosticados com HD. Os dados foram coletados das fichas clínicas dos pacientes onde o exame havia sido realizado por um examinador previamente calibrado. O diagnóstico da HD foi estabelecido de acordo com os critérios de Ghanim et al (2015). A análise da simetria quanto à presença e severidade das lesões de HD foi realizada em pares de dentes homólogos e antagonistas. Também foram coletadas informações sociodemográficas, como idade, gênero e presença de fatores de risco sistêmicos. Foram realizadas análises descritivas e o teste concordância para avaliar os padrões simétricos de presença e severidade das lesões. Foi observado predomínio do gênero masculino (n = 41; 51,9%) com média de idade de 10,78 ± 2,1 anos. Em relação ao padrão simétrico de presença, 87,3% dos indivíduos (n = 69) apresentaram pelo menos um par de dentes homólogos acometidos de forma simétrica. Resultado semelhante foi observado entre dentes antagonistas, com simetria de presença identificada em 77,2% da amostra (n = 61). Foi observado uma concordância (Kappa = 0,82) entre a presença de simetria entre os pares de dentes homólogos e antagonistas em relação simetria de presença e severidade. Não houve resultado significativo entre uso de medicamento na infância e presença de simetria de presença entre antagonista e homólogos p>0,05.

Sugerimos que HD pode apresentar padrões simétricos de presença e gravidade entre dentes homólogos e antagonistas e que o fator sistêmico avaliado não influenciou na simetria de presença.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/200.389/2023)
PIf0465 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Estudo longitudinal da relação dos hábitos bucais na primeira infância no desenvolvimento da má oclusão
Caroline de Lima Frachia, Diego Patrik Alves Carneiro, Marcelo de Castro Meneghim, Silvia A. S. Vedovello, Patrícia Rafaela dos Santos

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho objetivou avaliar a relação dos hábitos bucais da primeira infância no desenvolvimento da má oclusão na transição da dentadura decídua para a permanente. Foram avaliados 34 jovens de 15 anos, anteriormente avaliados aos 5 e aos 8 anos. A oclusão dentária foi classificada de acordo com o índice de Foster e Hamilton, considerando chave de caninos, sobressaliência, sobremordida e mordida cruzada posterior. Os jovens que relataram ter realizado tratamento ortodôntico ou que estavam em tratamento no momento da coleta, não participaram dessa avaliação. Os dados sobre hábitos foram coletados por meio de um questionário aplicado aos responsáveis. Foram realizadas análises descritivas (frequências absolutas e relativas), além dos testes Exato de Fisher e qui-quadrado, com nível de significância de 5%, utilizando o software R. Em relação ao histórico de hábitos na primeira infância, 91,2% receberam aleitamento materno exclusivo, e em 79,4% dos casos o aleitamento se estendeu por mais de seis meses. O uso de chupeta foi relatado por 52,9% dos participantes, sendo o hábito deletério mais prevalente. Apesar disso, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos que apresentaram ou não o hábito de sucção de chupeta e/ou dedo, quanto a classificação da má oclusão. A presença de má oclusão aumentou ao longo do tempo, sendo observada variação estatisticamente significativa tanto da dentadura decídua para a mista, quanto da decídua para a permanente (p≤0,05).

Conclui-se que o hábito deletério mais prevalente na primeira infância foi a sucção de chupeta, e que houve um aumento da má oclusão ao longo do desenvolvimento oclusal, independente da presença do hábito.

(Apoio: FAPESP  N° 2024/21583-9)
PIf0466 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Formação e retenção de CaF₂ no esmalte: formulação aquosa vs gel acidulado sob fluxo salivar simulado
David Ignacio Pizarro Guzmán, Matheus Gonçalves de Assunção, Constanza E. Fernández, Cínthia Pereira Machado Tabchoury
Odontología UNIVERSIDAD DE TALCA - CHILE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Produtos fluoretados de aplicação profissional diferem quanto à formulação e ao pH, o que pode influenciar a formação e a retenção de reservatórios tipo CaF₂ no esmalte. Este estudo laboratorial teve como objetivo comparar a formação e a retenção de CaF₂ após a aplicação de uma formulação aquosa neutra de fluoreto (ClinproT Clear, ~9.700 ppm F, pH~7,0) ou de um gel fluoretado acidulado (APF, ~12.300 ppm F, pH~3,5), sob fluxo salivar simulado. Blocos de esmalte bovino (5×5 mm; n=8-12 por grupo) foram tratados por 4 ou 15 minutos e expostos à saliva artificial em fluxo contínuo por até 6 horas. O fluoreto solúvel em KOH (produto tipo CaF₂) foi quantificado no tempo inicial e após o período no fluxo salivar (µg F/cm²). Os dados foram analisados por modelo linear generalizado com medidas repetidas. Foram observados efeitos significativos do tipo de produto, do tempo de aplicação e do tempo de exposição ao fluxo salivar (p<0,001), bem como interação significativa produto×tempo (p<0,001). O aumento do tempo de aplicação promoveu maior formação de CaF₂ para ambos os produtos. Em protocolos clinicamente relevantes (15 min para a formulação aquosa vs 4 min para o gel), não foram observadas diferenças significativas na formação inicial de CaF₂. Entretanto, os níveis de CaF₂ diminuíram mais rapidamente para a formulação aquosa (3,57±0,57 µg F/cm² em 6 h) do que para o gel (10,49±3,17 µg F/cm² em 6 h).

Embora ambos os produtos apresentem reatividade inicial semelhante, o gel fluoretado acidulado apresenta maior persistência do reservatório tipo CaF₂ sob fluxo salivar contínuo.

PIf0467 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Produção de um biomaterial com atividade antimicrobiana para aplicação como curativo odontológico funcional
Laura de Barba Schmitt, Michele Cristina Formolo Garcia, Andrea Lima Dos Santos Schneider, Ana Paula Testa Pezzin, Vinicius Abreu Rodrigues Dos Santos, Flares Baratto Filho
Odontologia UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontologia, o controle de infecções bacterianas associadas a biofilmes e lesões bucais constitui um desafio relevante, impulsionando o desenvolvimento de biomateriais com propriedades antimicrobianas para aplicação em terapias regenerativas. A celulose bacteriana (CB) apresenta estrutura nanofibrilar tridimensional, alta biocompatibilidade e elevada retenção hídrica, sendo potencial carreador de agentes bioativos, porém sem atividade antimicrobiana intrínseca. Assim, este estudo teve como objetivo incorporar nanopartículas (Nps) de dióxido de titânio em membranas de CB, em diferentes concentrações, avaliando sua atividade antimicrobiana para aplicação odontológica. As membranas foram produzidas pela bactéria Komagataeibacter hanseni, purificadas e esterilizadas. A incorporação das Nps foi testada em membranas úmidas, liofilizadas e com troca de solvente, também foram testadas diferentes concentrações das Nps. As membranas também foram analisadas quanto a capacidade de absorção e retenção de água. A atividade antimicrobiana foi testada frente as bactérias Streptococcus salivarius, Escherichia coli e a levedura Candida albicans.

Os resultados evidenciaram membranas altamente porosas, com elevada capacidade de absorção e retenção de água. A incorporação foi mais eficiente em membranas úmidas e com troca de solvente, enquanto as liofilizadas apresentaram comprometimento estrutural. As membranas funcionalizadas demostraram maior eficácia contra S. salivarius, menor efeito sobre E. coli e baixa atividade antifúngica. Desta forma, foi possível concluir que a incorporação de Nps em CB é promissora para curativos bioativos, embora ainda demande otimização.

(Apoio: FAPESC  |  CNPq)
PIf0468 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Validação de face de modelos 3D de dentes para uso em treinamentos práticos de detecção de lesões de cárie em simuladores virtuais
Ana Carolina Souza da Cruz, Mariana Paes Muro, Maria Carolina da Costa Prestes, Vitória Isabel Santos Escandon Sanchez, Laura Regina Antunes Pontes, Mariana Minatel Braga
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os autores participaram do desenvolvimento da metodologia proposta , sem conflito de interesse comercial"

Modelos 3D de dentes para treinamentos práticos em detecção de cárie pode ser uma alternativa a dentes extraídos em atividades laboratoriais. Entretanto, o desenvolvimento de modelos com fidelidade adequada ainda é um desafio. Este estudo desenvolveu modelos 3D de dentes com lesões de cárie por meio do escaneamento de dentes previamente utilizados em atividades laboratoriais e realizou uma avaliação inicial de validade de face para essa finalidade. Foram escaneados 21 dentes em diferentes estágios de cárie, sob luz natural e iluminação reduzida, gerando arquivos STL para visualização em microcomputador convencional. Foi criado um pool de imagens digitais e uma lista de correspondência entre dentes físicos e modelos digitais análogos. A validade de face foi avaliada por uma examinadora sem participação na coleta ou na organização dos arquivos, que analisou a correspondência entre os dentes físicos e os modelos digitais, classificando-os como compatíveis ou não. A avaliação foi morfológica, em escala de cinza. Houve 100% de acertos na identificação das correspondências entre dentes físicos e arquivos digitais. Entretanto, exceto em condições mais severas, não foi possível identificar adequadamente lesões iniciais de cárie nesse modo de visualização, independentemente da iluminação utilizada.

Conclui-se que os modelos digitais apresentaram validade de face adequada quanto à correspondência morfológica, mas ainda requerem aprimoramentos para a identificação de lesões iniciais.

(Apoio: USP- PUB  |  FAPs - Fapesp  N° 2025/04263-3)
PIf0469 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Estabilidade de cor das ligaduras elásticas ortodônticas estéticas
Manuela Acevedo Diaz, Bruna Elias da Costa, Matheus Moraes de Aguiar, Nathalia Rodrigues Valverde, Karina Felix Santos, Alexandre Tomokazu Munakata, Fernando Akio Maeda, Lucas Hian da Silva
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a pigmentação de ligaduras elásticas ortodônticas estéticas expostas a diferentes meios durante o período de troca. Foram avaliadas cinco marcas comerciais: 3M Unitek, GAC, Morelli, RMO e TP Ortho. As ligaduras foram distribuídas em quatro condições experimentais (n=15): café, mostarda, água destilada e controle sem exposição. As amostras foram imersas diariamente nos meios por 10 minutos, lavadas em água destilada por 20 segundos e armazenadas em saliva artificial a 37 °C por 24 horas. O protocolo foi repetido por 28 dias, simulando a troca mensal das ligaduras. Ao final as ligaduras foram instaladas nos bráquetes de uma paciente modelo e fotografadas com câmera Canon Rebel EOS T3i, flash e lente macro 100 mm, sob padronização de iluminação e distância. As imagens foram avaliadas por 24 ortodontistas e 25 leigos por meio de escala visual analógica de atratividade (VAS), com escores de 0 a 2 considerados desfavoráveis, de 3 a 7 moderados e de 8 a 10 favoráveis. Cada imagem foi avaliada por até 60 s. Os escores foram analisados por ANOVA de 3 fatores e teste de Tukey (α=0,05). Leigos atribuíram escores maiores (6,06 ±3,64) do que ortodontistas (5,23 ±3,93) (P<0,001), indicando diferença na percepção estética entre os grupos. O café apresentou os menores escores estéticos (1,24 ±1,56), seguido da mostarda (3,25 ±2,01) (P<0,001). A água destilada (8,98 ±1,43) e o controle (9,13 ±0,96) não diferiram entre si. Entre as marcas, a RMO apresentou o maior escore estético (6,03 ±3,50), indicando menor pigmentação, sem diferença em relação à Morelli (5,89 ±3,71) e à Unitek (5,68 ±4,08) (P>0,05).

Conclui-se que café e mostarda produziram alterações significativas na pigmentação das ligaduras estéticas, independentemente da marca avaliada.

PIf0470 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Retenção de conhecimento e habilidade diagnóstica da hipomineralização molar incisivo de estudantes de Odontologia após intervenção
Maria Eduarda Marques de Lima, Mariany Lima Tavares, Juliany Lima Tavares, Paula Akemi Albuquerque Kominami, Eliana Mitsue Takeshita, Cristiane Tomaz Rocha
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a retenção de conhecimento e habilidade diagnóstica sobre hipomineralização molar incisivo (HMI) em estudantes de Odontologia, bem como comparar a eficácia de uma aula teórica isolada ou associada a treinamento prático. Trata-se de um estudo longitudinal realizado com estudantes de Odontologia do 8º semestre da Universidade de Brasília, ao longo de três semestres letivos. Um questionário eletrônico estruturado foi aplicado para avaliar conhecimentos teóricos e clínicos sobre HMI, incluindo imagens clínicas, e com pontuação total de 20 pontos. Também foram coletados dados sociodemográficos. Os participantes foram igualmente distribuídos em dois grupos: Grupo Controle, exposto apenas à aula teórica, e Grupo Teste, exposto à aula teórica associada a treinamento prático, com ênfase na habilidade diagnóstica por meio da análise de casos clínicos ilustrados. A retenção do conhecimento foi avaliada antes (T0) e imediatamente após a intervenção (T1), com base no número de acertos. Uma análise estatística descritiva e a checagem da normalidade pelo Teste Shapiro-Wilk foram realizadas. O fator tempo foi comparado pelo teste T pareado e o fator grupo pelo teste Mann Whitney (α=0,05). A amostra incluiu 52 estudantes, sendo 69,2% do sexo feminino, e com média de idade de 22,5 anos. A média de acertos aumentou de 7,57 (±2,09) no T0 para 12,57(±2,12) no T1, evidenciando um aumento significativo do conhecimento ao longo do tempo (p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos no T0 (p=0,896) nem no T1 (p=0,301).

Concluiu-se que a aula teórica foi eficaz na retenção imediata do conhecimento e da habilidade de diagnóstico sobre HMI, sem benefício adicional do treinamento prático.

(Apoio: UNB)
PIf0471 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Análise microbiológica das superfícies de alinhadores ortodônticos após o emprego de diferentes métodos de limpeza
Arthur Blasco, Caroline Costa Guimarães, Guilherme Goulart Cabral-oliveira, Daniel Martins Braga, Giovanna de Carvalho Moreira, Gabriela Barreto Inacio Gomes, Rhita Cristina Cunha Almeida
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os alinhadores estéticos são alternativas discretas e removíveis aos aparelhos ortodônticos fixos, mas seu uso prolongado cria um ambiente favorável à formação de biofilme, elevando o risco de cáries, alterações periodontais e comprometendo a adaptação do dispositivo. Diante da ausência de padronização nos métodos de limpeza, este estudo experimental in vitro buscou identificar o protocolo mais eficaz para reduzir o acúmulo microbiano em alinhadores ortodônticos. Foram utilizados 25 fragmentos de alinhadores Invisalign (n = 5 por grupo), contaminados com Streptococcus mutans e incubados por 48 h a 37 °C. Os espécimes foram distribuídos em cinco grupos: (1) controle positivo com clorexidina 0,12%; (2) controle negativo, sem limpeza; (3) escovação mecânica com creme dental Colgate Total 12; (4) pastilha efervescente Aparelho + Clean e (5) Corega Tabs. Após os procedimentos, foi realizada contagem de unidades formadoras de colônia (UFC). O controle negativo apresentou alta contaminação. Clorexidina, Aparelho + Clean e Corega Tabs reduziram a carga bacteriana abaixo do limite de detecção, enquanto a escovação reduziu significativamente, porém sem eliminação total. Houve diferenças estatísticas entre os métodos (p < 0,001) e entre controle e escovação (p = 0,028).

Conclui-se que os métodos químicos foram mais eficazes que a escovação isolada. Embora a escovação reduza a contaminação, deve ser combinada a agentes químicos para garantir higienização eficiente. Os achados reforçam a necessidade de padronização baseada em evidências científicas.

PIf0472 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 12/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Bloco E - Amarelo

Cárie dentária e comprometimento pulpar em pacientes internados na Enfermaria de Pediatria de um Hospital Universitário
Bárbara Regina Lima de Barros, Georgia Correia de Almeida, Roberta Costa Jorge, Juliana Souto Baptista de Menezes, Marise Elia de Marsillac, Vera Mendes Soviero
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em geral, a cavidade bucal não é contemplada no exame clínico de admissão hospitalar. Durante a hospitalização, os cuidados orais acabam sendo negligenciados. O objetivo deste estudo transversal foi avaliar índice de placa, gengivite e cárie dentária em pacientes internados na enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Um examinador calibrado realizou os exames à beira do leito, empregando os índices IHOS, CPO-D e PUFA (kappa ≥ 0,74), além da avaliação clínica de gengivite. Dor de dente e frequência de escovação foram avaliados através de questionário. Pacientes de 7 a 17 anos foram elegíveis. Motivo e tempo de hospitalização foram coletados do prontuário hospitalar. O registro eletrônico dos dados em tempo real foi realizado no RedCap. Os dados foram analisados descritivamente no SPSS. A amostra foi de 115 pacientes, 60 (52,2%) meninas, idade média 13,3 anos (DP 2,63), sendo que 55 (47,8%) estavam internados há pelo menos 4 dias. O IHOS médio foi 1,55 (DP 0,66). Gengivite foi observada em 85 (73,9%) pacientes, sendo em 39 (33,9%) com sangramento. Sessenta (52,2%) pacientes apresentavam CPOD/ceod ≥ 1 e 32 (27,8%), pelo menos 1 dente permanente ou decíduo com cárie não tratada. PUFA/pufa ≥ 1 foi observado em 11 (9,6%) pacientes. Dentre os pacientes com cárie não tratada, observou-se CD médio = 1,31 (DP 1,20); cd médio = 0,88 (DP 1,86), PUFA médio 0,28 (DP 0,58) e pufa médio = 0,09 (DP 0,39). Escovação dentária diária foi relatada por 94 (81,7%) pacientes e dor de dente nos últimos 3 meses, por 30 (26,1%) pacientes.

A prevalência de cárie não tratada, gengivite e relato de dor de dente foram frequentes, indicando que os pacientes internados na enfermaria de Pediatria apresentaram alta demanda de cuidados em saúde bucal.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/201.184/2025  |  CAPES  N° 001)



.