RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2683 Resumo encontrados. Mostrando de 2291 a 2300


RCR-R007 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Restauração indireta em resina composta com a técnica da matriz transparente: um relato de caso clínico
Letícia Trevisan, Fabiola Fontana, Letícia Helena Kreutz Rosa, Cassiana Koch Scotti, Albano Luís Novaes Bueno
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A evolução da odontologia adesiva permite um contexto atual de conservação da estrutura dentária. Dessa forma, torna- se dispensável realizar preparos retentivos até mesmo em dentes que envolvem grande destruição coronária. Entretanto, quando se trata de restaurações extensas em resina composta de forma direta, estas exigem maior tempo clínico, habilidade do operador e domínio da anatomia dental. Nesse contexto, restaurações indiretas em resina composta através da técnica da matriz transparente estão se tornando cada vez mais utilizadas devido à rapidez, simplicidade e técnica que independe da habilidade manual do operador. Assim, o objetivo deste relato de caso é demonstrar a execução de um caso clínico de resina indireta posterior realizada na técnica da matriz transparente. O relato trata-se de um caso clínico de uma fratura no dente 46 que apresentava restauração extensa em amálgama, com indicação de substituição. Após a análise radiográfica e estrutural, a extensa destruição coronária fez com que uma restauração indireta em resina composta pela técnica da matriz transparente fosse indicada. Assim, demonstra-se neste relato a técnica operatória desde o planejamento até a cimentação da restauração indireta.

No presente caso, é possível observar que o diagnóstico e o plano de tratamento são fundamentais para alcançarmos um resultado satisfatório. A técnica da matriz transparente permitiu finalizar o caso com maior previsibilidade e segurança. O caso clínico apresenta a importância de se realizar procedimentos de forma simples, com materiais de excelente qualidade e facilidade clínica, unindo os conhecimentos de diferentes áreas da odontologia com a finalidade de devolver a função ao sistema estomatognático do paciente.

RCR-R008 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Eficácia, durabilidade e efeitos adversos do ácido poli-l-lático (PLLA) na região facial: Uma Revisão Sistemática
Maria Luiza Boechat Borges Neves, Antony de Paula Barbosa, Ana Claudia Carbone, Silvio Ventura, Mariana Barbosa Câmara-Souza, Rodrigo Lorenzi Poluha, Fernando Cezar Dos Santos, Giancarlo De la Torre Canales
ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O acido poli-lactico (PLLA) é um polímero sintético e biocompatível que estimula a produção de colágeno e é utilizado para correção natural e semipermanente da perda de volume facial associada ao envelhecimento. Porém, sua eficácia e segurança tem sido reportadas, com resultados variados devido à diversidade de protocolos de tratamento propostos. A presente revisão sistemática investigou a eficácia, durabilidade e segurança do tratamento com PLLA para o tratamento do envelhecimento facial e lipoatrofia. Uma busca eletrônica foi realizada nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL, Web of Science, para identificar estudos clínicos randomizados avaliando a efetividade, durabilidade e efeitos adversos do PLLA, em adultos, publicados desde o início de cada base de dados até fevereiro 2024. A qualidade da evidência foi avaliada de acordo com risco de viés utilizando a ferramenta Cochrane Risk-of-Bias Tool for Randomized Trials (RoB 2). Esta revisão sistemática foi registrada no PROSPERO (CRD42023472405), utilizou a estratégia PICO para a extração dos dados e seguiu o PRISMA-checklist. Foram incluídos 11 estudos os quais reportaram efeitos positivos do PLLA para o rejuvenescimento facial, incluindo aumento da espessura dérmica e redução da lipoatrofia, assim como na produção de colágeno após 3 a 12 meses. Os eventos adversos mais reportados foram hematomas, edema, eritema e desconforto no local da injeção, foram considerados leves e de resolução espontânea.Cinco estudos apresentaram alto risco de viés, enquanto seis estudos apresentaram risco de viés moderado.

A eficácia e segurança do PLLA para o tratamento do envelhecimento facial e lipoatrofia é sustentada por evidências de baixa qualidade.

RCR-R009 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Restauração classe II em resina composta: técnica indireta
Ana Luiza de Moura Libório, Taimara Carla Bertuzzi Ribeiro, Cássia Mariana Ribeiro Alves, Albano Luís Novaes Bueno, Cassiana Koch Scotti
Mestrado em Dentística Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As restaurações indiretas em resina composta tem sido muito utilizadas para reconstrução de dentes com grande destruição coronária, margens profundas e perda de cúspides, onde não é possível restaurar adequadamente de forma direta. Dentre suas vantagens, destaca-se a possibilidade de conservação e reforço da estrutura dentária remanescente, uma melhor redefinição da anatomia oclusal, definição de ponto de contato e acabamento e polimento. Além disso, se apresentam um tratamento menos invasivo e com um resultado estético favorável. Essas restaurações são normalmente realizadas em duas sessões, necessitando de uma moldagem ou escaneamento prévio. Com o avanço da odontologia digital nos últimos anos, o escaneamento tem sido uma excelente alternativa nesses tipos de caso. Logo, o objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de restauração indireta confeccionada sobre modelo impresso 3D após escaneamento digital. Paciente, sexo masculino, 33 anos, procurou atendimento odontológico relatando fratura da restauração do dente 27. Devido à extensão da cavidade foi sugerido a realização de uma restauração indireta em resina composta a qual foi confeccionada sobre modelo impresso, obtido após escaneamento digital do preparo.

Em suma, a utilização de restaurações indiretas em resina composta, especialmente quando combinadas com a tecnologia de escaneamento digital e modelagem 3D, oferece uma abordagem eficaz e menos invasiva para a reconstrução de dentes com grandes destruições coronárias. Este relato de caso destaca a aplicação bem-sucedida dessa técnica, resultando em uma restauração estética e funcional para o paciente.

RCR-R010 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Tendências e perspectivas mundiais sobre colagem de fragmento dental de 1988 a 2023 - uma revisão bibliométrica
Julia Mulinari, Aurélio de Oliveira Rocha, Isadora Durante de Souza, Nicolle Silveira Pinho, Lucas Menezes Dos Anjos, Henrique César Schimitz Gassen, Carla Miranda Santana, Mariane Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A colagem de fragmento possui os melhores resultados estéticos, morfológicos e funcionais para dentes traumatizados. O objetivo desse estudo foi realizar uma análise bibliométrica sobre colagem de fragmento dental. A busca foi em dezembro de 2023 na Web of Science. Conferências foram excluídas. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extraíram: número e densidade de citações, ano de publicação, periódico, fator de impacto, desenho de estudo, temáticas (tipo de fratura, objetivo do estudo, faixa etária), país e continente, instituição, autores e palavras-chave. Redes colaborativas foram geradas no software Vosviewer. A relação entre os dados foi determinada pela correlação de Spearman. Foram selecionados 288 artigos e 120 incluídos. O artigo mais citado totalizou 159 citações. O ano com mais publicações foi em 2008 (n=10). O periódico mais prevalente foi Dental Traumatology (n=54). Relato de caso (n=60) foi o desenho de estudo mais frequente A maioria dos estudos utilizou acompanhamento do caso (n=67), o maior número de fraturas foi de coroa (n=91) e o paciente jovem foi mais afetado (n=45). Tewari N foi o autor com o maior número de artigos (n=6). A Universidade de Brasília (n=5) destacou-se, o país mais prevalente foi o Brasil (n=28) e a Ásia o continente mais frequente (n=50). O VOSviewer demonstrou uma interação entre os autores. Observou correlação positiva fraca entre as citações e fator de impacto (p<0,05).

Observa-se que os estudos dessa técnica são baseados principalmente em relatos de caso, descrevendo o acompanhamento do caso em pacientes jovens. O Brasil se destacou nessa área e a Universidade de Brasília foi a instituição mais proeminentes nesse campo de estudo.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR-R011 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Uso de materiais resinosos bioativos na longevidade de restaurações diretas: uma revisão sistemática
Luísa Figueredo de Carvalho, Marianna Gimenes e Silva, Sheila Cristina Stolf, Mauricio Malheiros Badaró, Rafael Guerra Lund, Carlos Enrique Cuevas Soares, Thais Mageste Duque, Juliana Silva Ribeiro de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A revisão sistemática teve como objetivo responder a pergunta: O uso de materiais resinosos bioativos aumenta a longevidade de restaurações diretas posteriores? Para tal, foram seguidas as diretrizes PRISMA e o delineamento foi registrado na plataforma PROSPERO. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scopus, Cochrane, Embase, Scielo e Web of Science, sem restrição de data e de idioma. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos que avaliaram o uso de biomateriais com abordagem restauradora direta e definitiva em ensaios clínicos. Os critérios de exclusão foram artigos que avaliaram o uso dos biomateriais como abordagem provisória, expectante, selantes, restaurações classe III, IV ou V, artigos de casos clínicos, revisões sistemáticas ou de literatura, estudos in vitro, in vivo e in situ. Para análise do risco de viés foram utilizadas as ferramentas da Colaboração Cochrane, sendo Risk of Bias 2, RoB 2 para ensaios clínicos randomizados e ROBINS-I para não randomizados. Após a exclusão de duplicatas no site Rayyan, 1070 artigos foram avaliados pelo título e resumo, dos quais 21 foram incluídos para a leitura na íntegra. Destes, somente 18 artigos atenderam os critérios estabelecidos e apresentaram baixo risco de viés. Em decorrência da heterogeneidade dos estudos, não foi possível realizar a metanálise.

Sendo assim, concluiu-se que os materiais bioativos demonstraram um desempenho clínico aceitável em termos de longevidade restauradora.

RCR-R012 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Proposta de Fluxo Digital para Confecção de Prótese Maxilar Implanto Suportada Cerâmica com base na Prótese Provisória
Adriana Traczinski, Ivete Aparecida de Mattias Sartori
INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência de um fluxo digital completo para fazer uma reabilitação maxilar implanto suportada cerâmica com base em uma prótese provisória. Estando a prótese provisória completamente ajustada, foi realizado escaneamento intraoral. A digitalização permitiu a captura do contorno da prótese, relação interoclusal, contorno gengival do rebordo e transferência da posição dos implantes no nível dos intermediários. Na mesma sessão, foi confeccionado um index que gerou um modelo físico, o gabarito da posição dos intermediários. No laboratório, este foi digitalizado com os scan bodies posicionados como feito em boca. As imagens geradas pelos escaneamentos foram exportadas para dentro do mesmo software, alinhadas e sobrepostas. Isto permitiu a conferência e correção dos eixos dos implantes, desenho da prótese final com base no contorno da provisória e preservação da relação interoclusal estabelecida, assim como o perfil de emergência das coroas dentárias. Na prova do assentamento passivo, seguindo o Teste de Shefield, foi constatada a passividade da peça e na análise dento facial sobre fotografias foi verificada a transferência dos parâmetros estético funcionais presentes na prótese provisória. O ajuste oclusal foi realizado e a prótese final foi instalada. As recomendações de manutenção e higiene oral foram passadas, e assim a prótese considera entregue.

Com base na análise do caso é possível concluir que esse fluxo é favorável para confecção da prótese cerâmica utilizando a prótese provisória como base de referência.

RCR-R013 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Levantamento bibliográfico das evidências sobre terapia fotodinâmica antimicrobiana nas diferentes especialidades odontológicas
Sâmmea Martins Vieira, Ewerton Garcia de Oliveira Mima, Heitor Marques Honório, David Moher, Lara Maria Herrera Drugowick, Morgana Rodrigues Guimarães Stabili, Lívia Nordi Dovigo
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT) é uma estratégia promissora na Odontologia. Muitos trabalhos foram publicados com essa temática e diversas revisões sistemáticas (RS) surgiram. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das RS existentes sobre aplicações de aPDT nas diferentes especialidades odontológicas para possibilitar um entendimento amplo de seu potencial e possíveis lacunas de pesquisas. Esse trabalho faz parte de uma Overview, cujo protocolo encontra-se registrado (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/BS2KZ). Buscas extensivas foram realizadas nas principais bases de dados, com estratégia de busca específica. Foram incluídas todas as RS que se enquadraram nos critérios de elegibilidade, sem restrição do idioma, data ou status de publicação. Foram identificadas 5.303 RS, e após checagem de duplicatas, triagem e avaliação dos textos completos por dois revisores independentes, foram incluídos 101 artigos. A maioria das RS (52%) estavam relacionadas à área de periodontia, 16% à implantodontia, 13% à terapia endodôntica, 10% cariologia e 9% prótese. Na primeira etapa foram avaliados os trabalhos na área de terapia endodôntica, e já foi possível verificar que cerca de 62% das publicações ocorreram entre os anos de 2020 e 2023. Destes trabalhos, observou-se sobreposição de 2,85% dos estudo primários, sendo que 69% das RS mostraram conclusões a favor da aPDT como terapia coadjuvante e 31% concluíram que ainda são necessários mais estudos clínicos e protocolos validados.

Em conclusão, a aplicação da aPDT tem sido extensivamente investigada, principalmente nas áreas de periodontia e implantodontia e as RS, embora possuam sobreposição de estudos primários, possuem conclusões heterogêneas.

(Apoio: FAPESP  N° 2022/12580-0)
RCR-R014 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Cimentação de restauração indireta com resina flow
Taimara Carla Bertuzzi Ribeiro, Cássia Mariana Ribeiro Alves, Ana Luiza de Moura Libório, Albano Luís Novaes Bueno, Cassiana Koch Scotti
Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A eleição do agente cimentante para restaurações parciais indiretas em resina composta representam um desafio na rotina clínica. Dentre as opções, estão os cimen-tos resinosos duais, cimentos resinosos fotopolimerizáveis, resinas termo-moficicadas e resinas fluidas. Considerando a cimentação com resina flow, tem-se como vantagens: tempo de trabalho, alta resistência de união em tecidos dentais e boa estabilidade de cor, principalmente quando associadas a técnicas de otimização do posicionado da margem gengival da restauração como o levantamento de margem e a realização de uma biobase sobre o preparo remanescente. Ademais, outra particuliaridade de algu-mas resinas fluidas é sua característica bioativa (Beautifil Flow Plus - Shofu) e sua alta resistência mecânica (Grandioso Flow - Voco) que representam diferenciais ímpares quando em casos de restaurações extensas com margens subgengivais. Entretanto, apesar de dispormos de excelentes materiais e técnicas confiáveis, ainda assim a reso-lução de casos de cavidades extensas em dentes posteriores ainda representam um desafio para muitos dentistas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar uma abordagem eficaz e de resultados longevos para cimentação de restaurações parciais em resinas compostas indiretas utilizando resinas fluídas.

Características comuns dos cimentos resinosos fotopolimerizados conferem à eles serem a primeira escolha para cimentação adesiva. No entanto, estas mesmas características podem ser observadas em outros materiais, como as resinas flow convencionais ou as resinas de baixa viscosidade e de baixa contração de polimerização, conhecidas como resinas flow da categoria bulk fill. Essas, por sua vez, tornam-se um alternativa viável ao uso.

RCR-R015 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Fatores de risco e de proteção associados ao desenvolvimento de crianças brasileiras na primeira infância: uma revisão de escopo
Isabela Melo Martins, Patrícia Corrêa-Faria, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa, Matheus de França Perazzo
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão de escopo foi mapear as evidências sobre os fatores de risco e de proteção ao DPI. Busca por artigos foi realizada no PubMed, Embase, BVS, Cochrane, APA Psyc Net, ProQuest Library e literatura cinzenta em 23/04/2024. O filtro de data de publicação abrangeu de 2015 a 2024. Foram incluídos estudos observacionais e de intervenção que abordaram os fatores de risco e de proteção ao DPI na população brasileira. Foram excluídos preprints, resumos sem trabalho completo, guidelines, relatos de caso, livros e revisões sistemáticas, além disso, estudos com grupos populacionais clínicos. Foram extraídas informações sobre: autor principal, ano de publicação, delineamento, local do estudo, participantes (número e idade), fatores de risco e de proteção ao DPI. Do total de 6812 documentos identificados, 24 foram incluídos. A maioria foi realizada no estado de São Paulo (n=6); e o desenho transversal foi o mais frequente (n= 12). Foram identificados 43 fatores de risco e 15 de proteção ao DPI. Estes fatores foram divididos em: nível socioeconômico, características individuais, maternas, familiares e ambientais. Vulnerabilidade socioeconômica da família (n=10), baixa escolaridade parental (n=3) e sexo masculino (n=5) foram os fatores de risco socioeconômicos e individuais mais citados. Tipo de parto (n=2), gravidez na adolescência (n=2) foram mencionados como fatores de risco maternos. Ambiente adequado (n=3), maior renda familiar (n=2), presença paterna e práticas parentais positivas (n=1) foram fatores de proteção ao DPI.

Conclui-se que em crianças brasileiras, o DPI é influenciado favoravelmente por fatores como o ambiente adequado. Por sua vez, vulnerabilidade socioeconômica prejudica o DPI.

(Apoio: chamada FAPEG/PPSUS: 202110267000301.  N° FAPEG)
RCR-R016 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 - 17h30 - Sala: 16

Estratégias odontológicas para prevenir o desgaste dentário erosivo causado pelo refluxo gastroesofágico: revisão de literatura
Caroline Nágila do Nascimento Terto, Monalisa Vasconcelos de Oliveira, Verónica Cecilia Mejía, Cibele Sales Rabelo, Isabelly de Carvalho Leal, Vanara Florêncio Passos
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura referente às potenciais abordagens destinadas a prevenção da erosão dentária em indivíduos que sofrem da doença do refluxo gastroesofágico. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Scopus e Embase, utilizando os descritores ''gastroesophageal reflux'', ''gastric acid'', ''preventive dentistries'', ''tooth erosion'' e termos sinônimos, aliando combinações com diferentes operadores booleanos, sem restrição de idioma. Os critérios de inclusão foram estudos in situ, publicados nos últimos 10 anos, com dentes erodidos por ácido clorídrico e tratados com qualquer agente tópico. Já os critérios de exclusão foram estudos abordando dentição decídua, erosões de origem extrínseca e cárie dentária. Um total de 437 estudos foram identificados, mas, após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos nesta revisão 11 artigos, que abordaram o uso de dentifrícios (5 estudos), de enxaguatórios (7 estudos) e de compostos resinosos (1 estudo).

Compostos bioativos como fluoreto de estanho, hidróxido de magnésio, hidroxiapatita, fosfopeptídeos de caseína/fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) e polifenóis, bem como, compostos resinosos incluindo selantes, infiltrantes e adesivos foram utilizados como medidas preventivas e apresentaram resultados promissores na proteção contra a erosão dentária intrínseca. No entanto, devido a essas evidências serem originadas de estudos in situ e devido a variabilidade nas metodologias empregadas, são necessários ensaios clínicos para uma melhor compreensão da interação dessas substâncias com o substrato dentário e seus efeitos no desgaste dentário erosivo intrínseco.